Pesquisar este blog

sexta-feira, 6 de abril de 2012

PARAUAPEBAS " O MARANHÃO É AQUI"!


   Os 892 quilômetros de trilhos da estrada de ferro Carajás que liga Parauapebas(PA) a São Luis(MA), foi o principal meio de transporte que embarcou sonhos e as mãos abençoadas do povo do nordeste que ajudaram a construir o desenvolvimento na região desde a sua inauguração em 1985.
  O trem da EFC percorre 25 localidades, entre povoados e municípios, sendo 21 no Maranhão e quatro no Pará, levando em média 1.100 pessoas por dia. Em 2009, mais de 340 mil pessoas viajaram pela estrada de ferro Carajás a bordo do trem.
  Estima-se que aproximadamente 70% dos mais de 153 mil habitantes de Parauapebas é formada de maranhenses. È o município que possui o maior número de pessoas nascidas no Maranhão. Dessa forma, brinca-se que Parauapebas é um município do Maranhão e não do Pará.
  Apesar da cidade está situada no coração do estado do Pará, o que menos se encontra neste município é paraense.
  Os costumes maranhenses já estão enraizados na cultura da cidade que não deixa faltar  em seu café da manhã uma tapioca, e em suas refeições diárias uma boa farinha d’água, além do cuxá, o peixe assado, e aquele cardápio mais popular como a panelada, o sarrabulho, dobradinho, mocotó e a carne de sol.
  É so ouvir rádio que você percebe que o forro é um dos ritmos mais executados na cidade, além das baladas onde não pode faltar o reggae. E como maranhense é um povo tipicamente festeiro a festa junina tem se tornado um dos eventos mais espetaculares e esperados do ano na cidade.
  Segundo dados fornecidos pelo Cartório de Registro Civiol da Comarca de Parauapebas, dos 53 mil registros de nascidos vivos em Parauapebas desde o ano de 1992, 90%(noventa por cento) dos pais são naturais do Estado do Maranhão.
  O município tem também um bairro que reverencia os seus cidadãos ilustres, o Bairro Maranhão”, antes  “maranhãozinho” , que surgiu da noite para o dia, como a maioria dos bairros na cidade, mas que deixa registrado que por aqui eles passaram demarcando território.
  Quem veio de outros estados do Brasil, acaba se acostumando com o jeito maranhense de ser e de falar. O sotaque e as gírias aos poucos vão se tornado um hibrido norte-nordeste com feições próprias, um verdadeiro caldeirão cultural, e que carrega na forma e no sua conteúdo, no corpo e na alma, na cultura e no coração, a identidade mais perfeita de ser brasileiro.
Texto: Rosangela Sampaio
Foto: J. Sobrinho

quinta-feira, 5 de abril de 2012

VANTAGENS E DESVANTAGENS DE COMER CHOCOLATE


Se junto da satisfação de ganhar ovos de Páscoa vem a culpa por devorá-los, saiba que o chocolate é considerado um alimento saudável, mas só se consumido com moderação.

O LADO BOM DE COMER CHOCOLATE
(ao leite e amargo)
- Estimula o cérebro: dá prazer e euforia.
- Tem propriedades antioxidante e estimula o sistema nervoso central
- Acalma a TPM e age como antidepressivo
- Diminui o colesterol ruim(LDL) e aumenta o bom(HDL)
- Diminui o risco de doenças do coração
- Atua como antienvelhecimento
- É rico em vitaminas A, B, D, magnésio, manganês, potássio, sódio, ferro, flúor e fósforo
Quantidade ideal:50 gramas por dia.

AS DESVANTAGENS DE COMER CHOCOLATE
(Se passar das 50 gramas diárias)
- Aumenta o colesterol
- Aumenta o nivel de gordura no sangue
- Irrita o estômago e a mucosa do intestino
- Causa diiarreia e sensação de estar empanturrado
- Causa irritação na pele
- Causa Exaqueca

quarta-feira, 4 de abril de 2012

SEMANA SANTA AQUECE O COMÉRCIO DE PARAUAPEBAS


Já estamos na Semana Santa  e o comércio parece estar bem aquecido nesta véspera de Páscoa.
As prateleiras mais disputadas em todos os comércios da cidade são as de ovos de chocolate, vinho, pão e peixe. E os preços são os mais variados assim como os produtos oferecidos para conquistar o cliente. 
Para quem está achando o preço dos peixes salgados como a água do mar em alguns supermercados , na feira municipal é fácil encontrar maior variedade e preços mais em conta.
O período da Semana Santa é o segundo mais importante depois das festas de final de ano segundo o comercio de gêneros alimentícios. Muitos comerciantes se preparam com meses de antecedência para este momento, e a cada ano aumentam o seu estoque. O incremento na economia é grande por causa do  preço dos produtos. Um ovo de páscoa, por exemplo, pode chegar a R$80,00  assim como o disputado bacalhau onde o quilo pode chegar a R$60,00 ou mais na cidade.
Com a festa cristã que  para muitos é considerado um momento de grandes oportunidades comerciais, a data precisa ser lembrada principalmente no seu verdadeiro simbolismo pelo sofrimento e  ressurreição de Jesus Cristo
texto: Rosangela Sampaio

VANS continuam desrespeitando a ordem do trânsito de Parauapebas.

Chegando próximo dos 24 anos de emancipação política e administrativa, o setor de transporte em Parauapebas continua sendo dominado pelas vanz.  E longe de ser considerado um transporte coletivo e sim alternativo as vanz mesmo tendo a disposição milhares de passageiros que são transportados todos os dias, parecem não se contentar e saem numa busca desesperada para encher a condução desrespeitando até as leis de trânsito.
Apesar da fiscalização do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte-DMTT e das cooperativas, alguns  motoristas continuam fazendo manobras arriscadas, velocidade acima do permitido em algumas ruas e avenidas da cidade e desobedecendo algumas regras básicas de sinalização na hora de parar, colocando em  risco a vida de passageiros, pedestres e principalmente outros condutores de veiculo que estiveram trafegando próximo às vanz.
Mesmo com algumas mudanças exigidas pela cooperativa de vanzeiros como: parar somente nos pontos predeterminados, identificação nas vanz dos locais de parada, andar de van em Parauapebas ainda continua a ser um exercício de paciência e resistência. Primeiro pelo turismo forçado de rodar a cidade inteira para chegar ao local desejado o que acaba atrasando o compromisso de muitas pessoas, segundo  pela superlotação , e terceiro pela falta de prudência de alguns motoristas.
Um município que tem uma taxa de crescimento acima da media nacional parece não ter encontrado uma solução, gerenciamento ou mesmo uma forma mais eficaz de fiscalização neste que tem sido o principal meio de transporte para o deslocamento popular de Parauapebas.
Texto: Rosangela Sampaio

Entenda o que representa cada dia da Semana Santa

Com o Domingo de Ramos, no último dia (1º), a Igreja Católica iniciou o período de celebrações ápice do Cristianismo - a Semana Santa. No período, a Igreja revive os passos de Jesus durante sua paixão, morte e ressurreição. Este momento inicia no Domingo de Ramos, quando se recorda a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, e termina no Domingo de Páscoa, com a celebração da ressurreição de Jesus Cristo.
Entenda o que significa cada dia da Semana Santa!


Canaã dos Carajás: Anuar Alves (PDT) vai ficar “off” por mais 120 dias


O juiz Lauro Fontes Junior, da Comarca de Canaã dos Carajás prorrogou hoje o prazo do afastamento do prefeito de Canaã dos Carajás, Anuar Alves da Silva (PDT) por mais 120 dias.
Anuar (Foto) foi afastado do cargo sob a justificativa de que poderia atrapalhar as investigações inerentes a um contrato celebrado entre o município de Canaã dos Carajás e a empresa CMN – Construtora Meio Norte Ltda – para pavimentação asfáltica em vias do município, que gerou uma Ação Civil Pública ( Autos 2011.1.000809-7 ) movida pelo Ministério Público Estadual.
O juiz Lauro Fontes, baseado no artigo 20 da Lei 8.429/92, que prevê um afastamento de até 180 dias nos casos necessários ao bom andamento das investigações, determinou que Anuar continue afastado por mais 120 dias a contar do dia 09 de abril de 2012, data em que deveria retornar ao cargo, para que, assim, não interfira na coleta e produção de provas.
O atual prefeito, Itamar Francisco da Silva (PTB) já foi notificado da decisão e permanece no cargo. Oficiais de justiça da Comarca de Canaã dos Carajás estão à procura de Anuar para notificá-lo da decisão.
Com informações de Leila Cardoso, Jornal Visão News (blog zedudu)

Caio Blat diz ter ligação pessoal com história de Xingu

Intérprete de Leonardo Villas Bôas, o menos conhecido dos três irmãos sertanistas, o ator Caio Blat conta que tem uma ligação afetiva com a história de "Xingu", pois seu padrinho participou da expedição dos Villas Bôas, e diz acreditar que o filme é o mais importante do cinema brasileiro atual.
O ator também narra as dificuldades durante as filmagens e explica quem é seu personagem, o mais novo dos irmãos, que acabou mão entrando para a história. O longa de Cao Hamburger acompanha a trajetórias dos irmãos Villas Bôas, que decidem participar das expedições organizadas pelo governo brasileiro para ocupar o interior do país e acabam tendo papel fundamental na criação do Parque Nacional do Xingu. O filme estreia no dia 6 de abril de 2012. 

UFPA oferta 288 oportunidades de intercâmbio



Estão abertas inscrições para vários programas de mobilidade estudantil na Universidade Federal do Pará (UFPA). Viajar para China, estudar em Portugal ou conhecer melhor a própria Amazônia são as opções disponíveis para os universitários da federal paraense. Cada programa tem prazos, regras e documentos específicos para inscrição, mas o prazo final para se candidatar a uma das vagas termina entre o dia 15 e 23 de abril e juntos os programas ofertam 288 oportunidades de intercâmbio.
O Programa Top China que está com inscrições abertas até o dia 15 de abril na UFPA. Este ano, quatro alunos e um professor das áreas de meio ambiente e Urbanismo devem passar três semanas em território chinês, aprender mandarim e trocar experiências com o país oriental. Para saber como participar acesse o site da UFPA.
Até o dia 16 de abril estão abertas inscrições para estudantes dos cursos de Licenciaturas da UFPA para cursarem parte de sua graduação em universidades lusitanas. Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI), do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras pretende apoiar até 280 alunos de universidades brasileiras este ano. Acesse o edital
Quem deseja conhecer melhor a própria Amazônia, pode participar do Programa Amazônia 2020, que incentiva o intercâmbio de estudantes de graduação entre instituições de ensino superior da região. As inscrições vão até o dia 23 de abril. Detalhes da seleção estão disponíveis no site da instituição.
 

Carajás: A NOVA ITABIRA, por Lúcio Flávio Pinto


Certo dia, o mais famoso filho de Itabira do Mato Dentro chegou à sacada da sua casa e não viu mais a serra em frente. Serra que fora do seu pai, do seu avô, "de todos os Andrades, que passaram/ e passarão, a serra que não passa".
Serra essa que era "coisa de índios" e foi tomada pelos brancos "para enfeitar e presidir a vida/ neste vale soturno onde a riqueza/ maior é a sua vista a contemplá-la". Deveria ser uma vista eterna. O pico do Cauê, todo de ferro, do melhor minério do planeta, era capaz de soprar "eternidade na fluência".
Mas eis que, em dada manhã, o poeta Carlos Drummond de Andrade olha e não vê mais a serra dos índios e dos muitos Andrades. A forma eterna de ser em ferro fora desmontada, "britada em bilhões de lascas,/ deslizando em correia transportadora/ entupindo 150 vagões,/ no trem-monstro de 5 locomotivas/ — trem maior do mundo, tomem nota".
Chocado e indignado, o poeta ordena em versos: "foge minha serra vai,/ deixando no meu corpo a paisagem/ mísero pó de ferro, e este não passa".
Se tivesse nascido em Parauapebas, no Pará, como reagiria aquele que muitos consideram não só o maior poeta de Minas, mas do Brasil? Sua serra acabou como "um retrato na parede, e como dói". Deixou como herança itabirana "o hábito de sofrer que tanto me diverte", reconfortava-se o vate mineiro.ver mais

Seminário sobre enfretamento à violência contra mulher discutiu em Parauapebas aLei Maria da Penha


Parauapebas recebeu nos dias 29 e 30 de março o I Seminário de “Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher”. O evento encerrou as atividades do 22º Encontro da Mulher de Parauapebas. Sendo resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal da Mulher (Semmu) com o Tribunal de Justiça do Estado do Pará, através do Fórum da Comarca de Parauapebas, e a AMEPA - Associação dos Magistrados do Estado do Pará.
O objetivo do seminário foi promover conhecimento para a implementação de políticas públicas de proteção integral à mulher. Durante o evento foram discutidos os dispositivos da Lei Maria da Penha, sua eficácia e inovações em sua interpretação pelo Supremo Tribunal Federal. 
Estiveram presentes no evento a presidente da Comissão de Prevenção e Combate à Violência contra a Mulher do Tribunal de Justiça do Pará e desembargadora, Maria de Nazaré Saavedra Guimarães,  as técnicas do TJ-PA, Riane Conceição e Elis Maria, o advogado e procurador do município de Belém, Daniel Coutinho da Silveira, a Defensora Pública do Estado do Pará, Kassandra Campos Pinto, Drª. Eline Salgado Vieira, Juíza de Direito, titular da 2ª Vara Cível da Comarca de Parauapebas, além de representantes de entidades da classe feminina no Município.
Para a secretária municipal da mulher, Joelma de Moura Leite, o seminário possibilitou uma discussão sobre a Lei Maria da Penha, evidenciando o que avançou e o que precisa ser realizado. Segundo Joelma os profissionais da área jurídica e a comunidade em geral puderam tirar suas dúvidas.
Texto: Janaina Ravanelli
Fotos: Helder Messiahs

c

terça-feira, 3 de abril de 2012

Concursos oferecem mais de oito mil vagas no Pará


Pelo menos 142 concursos públicos em todo o País estão com inscrições abertas neste mês e reúnem 43.484 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. Somente no Pará, estão 8.416 dessas vagas, distribuídas em 15 concursos. O maior salário ofertado no Estado é de R$ 21.766,15, para provimento no cargo de juiz do trabalho substituto do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região – Pará e Amapá (TRT8). As inscrições para o concurso do TRT8 vão até o dia 26. Com a mesma margem de salário, as inscrições para o concurso do Ministério Público do Trabalho se encerram hoje. O certame será aplicado no dia 6 de maio.
Entre as prefeituras do interior do Pará, a de Canaã dos Carajás abriu o maior número de vagas: 835, para os cargos de nível fundamental incompleto, fundamental completo, médio, técnico e superior, sendo o salário mais alto no valor de R$ 5 mil. As inscrições vão até o dia 15 deste mês e as provas estão marcadas para 20 de maio. Já o maior salário entre as prefeituras paraenses, de R$ 9.606,40, é ofertado em Santa Maria das Barreiras. Pelo edital, são 435 vagas na administração direta para todos os níveis de escolaridade. As inscrições vão até o dia 20 deste mês.

PREFEITURA
A prefeitura de Belém aparece no rol de concursos públicos do mês de abril com 2.152 vagas. A maior parte delas é da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), com 1.901 vagas. As inscrições vão até o dia 2 de maio. O restante das vagas é ofertado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente – Semma (142), na própria prefeitura (62) e na Fundação Municipal de Assistência ao Estudante de Belém (47). Entre todos os concursos de Belém, o salário máximo é de R$ 1.244,00. Os municípios de Bonito, Jacareacanga, Portel e Vigia também abriram vagas para concurso público neste mês. São quase 1.400 cargos a serem preenchidos com salários de até R$ 4.205,54.

RESERVA
Além das vagas abertas, há concursos para formação de cadastro de reserva, ou seja, os aprovados são chamados conforme a abertura de vagas durante a validade do concurso. É o caso do Banco do Brasil, cujas inscrições vão até o dia 13 deste mês. O salário máximo é de R$ 7.499,75.
Em alguns Estados vizinhos ao Pará também se repete a abundância de vagas. No Maranhão estão previstos cinco concursos públicos neste primeiro semestre, correspondente a 1.730 novos postos de trabalho. No Amazonas, na Câmara Municipal de Coari, ainda aparece 38 vagas, cujo salário máximo chega a R$ 4.500,00. Já o governo do Amapá disponibiliza mais de 3 mil vagas para as secretarias estaduais de Saúde e de Educação.

POLICIA FEDERAL
A Polícia Federal também realiza concurso público para preenchimento de 600 vagas, com salários de até R$ 7.514,33, para os Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rondônia e Roraima e em unidades de fronteira. As inscrições da PF se encerram hoje. ( O Liberal)

Brasil quer Internet em todo o país


O Brasil vai lançar em 2014 um satélite para alargar a todo o país a cobertura da Internet de banda larga e que terá também fins militares, anunciou na segunda-feira o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo Silva.
O satélite exigirá um investimento de 750 milhões de reais (308 milhões de euros) e será desenvolvido pela empresa pública brasileira de telecomunicações Telebrás e pela fabricante aeronáutica Embraer.
O ministro brasileiro das Telecomunicações explicou, citado pela Agência Brasil, que o satélite vai permitir oferecer uma ligação à Internet de banda larga a 40 milhões de lares, incluindo em zonas remotas, como a região da Amazónia.
De acordo com o Governo brasileiro, o satélite permitirá ainda responder às necessidades de comunicação das Forças Armadas.
O satélite deverá ser lançado fora do Brasil, porque o país carece de tecnologia necessária para o colocar em órbita geoestacionária.
Por outro lado, o Executivo do Brasil prevê lançar nos próximos meses um concurso para conceder frequências para a quarta geração móvel (4G) com o objectivo de alargar o acesso à Internet de alta velocidade em dispositivos móveis até 2014, ano em que o país vai organizar o Mundial de Futebol.
O Brasil lançou em 1985 o primeiro satélite de telecomunicações, propriedade da empresa estatal Embratel, e dispõe de outros dois para a recolha de dados ambientais e de três, em parceria com a China, também para fins científicos.
Fonte: Diário Digital/Lusa

Prefeitura e Vale assinam convênio para pavimentação asfáltica na zona rural


Na próxima quarta-feira, 04, Prefeitura e Vale, por meio da sua controlada Salobo Metais S/A, assinarão um convênio que viabilizará o asfaltamento das estradas vicinais de acesso às Vilas Sanção e Paulo Fonteles, ambas localizadas em Parauapebas. As vias serão ligadas à estrada Paulo Fonteles que já está sendo pavimentada. O evento ocorrerá no auditório da Prefeitura, às 09h.
O convênio atende a uma solicitação das comunidades daquela região e vai beneficiar as quase 400 famílias. Ele promoverá melhoria na infraestrutura rodoviária, utilizada para escoamento da produção rural, beneficiando assim o homem do campo e também a economia local.
Para o prefeito Darci Lermen, essa obra é um marco para a produção rural local e consolida os trabalhos que a gestão municipal tem realizado, visando à promoção o desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida das pessoas que moram na zona rural. De acordo com o diretor do Departamento de Operações de Cobre, Eugenio Victorasso, um dos focos de atuação da Vale é apoiar à gestão pública. “Buscamos o desenvolvimento sustentável das regiões onde atuamos e o fato de termos objetivos comuns com o poder público torna a parceria viável”, comemora Victorasso.
A obra está orçada em cinco milhões de reais, cada uma das partes envolvidas no convênio será responsável por 50% desse valor. O recurso da Vale será repassado para conta específica e a Prefeitura será responsável pela execução de toda obra de pavimentação das duas estradas.

RESPONSABILIDADES
No convênio, a Prefeitura de Parauapebas se compromete a:
1.      Executar a obra de pavimentação das duas estradas.
2.      Identificar os superficiários das áreas por onde passarão as duas estradas a serem asfaltadas, bem como as áreas não edificáveis (30 metros para cada lado, a contar do eixo central).
3.      Identificar as interferências– quanto às áreas de posse da comunidade rural do município – a serem feitas para a consecução do objetivo do convênio.
4.      Validar, junto à comunidade local, por meio de reuniões, o traçado da estrada a ser construída.
5.      Desenvolver um trabalho de pesquisa junto ao INCRA e ao ITERPA consistente na verificação da cadeia dominial das áreas a serem atingidas pela construção da Estrada.
6.      Realizar trâmite pertinente para transferência para o domínio do município das áreas atingidas e necessárias para a realização da obra.
7.      Elaborar o plano de controle ambiental necessário para a consecução do objetivo do convênio.
8.      Acompanhar, junto coma comunidade que será diretamente beneficiada, as obras de asfaltamento da Estrada.
9.      Realizar a avaliação e emitir parecer do processo de licenciamento, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).
10.  Realizar prestação de contas a Vale, de todos os valores repassados pela mesma para execução da obra.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

LAGO NATURAL DE PARAUAPEBAS ATRAI PILOTOS DE JET SKI


Os amantes do Jet Ski em Parauapebas agora tem um local especial para a pratica do esporte aquático.
Apesar do Rio Parauapebas não ser próprio para o tráfego de Jet ski por possuir muitas pedras, o local utilizado pelos pilotos   está sendo o lago natural do loteamento Nova Carajás, localizado na PA 275, saída para Curionópolis.
Muitos pilotos e estreantes na prática do esporte aquático, se reúnem todos os sábados e domingos no lago Nova Carajás e tem atraído muitos curiosos.

Sebrae Mais leva conhecimento a panificadoras de Parauapebas


Belém – Oitenta empresários do setor de panificação e confeitaria participaram na quinta-feira (29), na sede do Sebrae no Pará, do Seminário de Apresentação do programa Sebrae Mais. Na ocasião, houve a palestra “Gestão de Custos para Redução da Ineficiência Operacional”,  apresentada por Márcio Rodrigues, presidente do Instituto Tecnológico da Panificação e Confeitaria (ITPC).

Nesta terça-feira (3), o Seminário de Apresentação do Sebrae Mais será realizado no município de Parauapebas para empreendedores do setor alimentício.
A oferta do programa é uma das ações previstas no convênio firmado entre Sebrae, Associação Brasileira de Panificação e Confeitaria (Abip) e ITPC. A parceria existe para fortalecer o segmento em cinco estados brasileiros.
Segundo Miguel Pantoja, gerente de Capacitação Empresarial do Sebrae no Pará, o Sebrae Mais oferece instrumentos de crescimento a empresas que buscam a evolução. “No caso da panificação, o mercado está sempre aquecido, restando saber aproveitar as oportunidades e se organizar para essa expansão”, observa.

Inovação 
Justamente em busca de soluções mais avançadas para melhorar a gestão de seu negócio, Alex Batista aproveitou o evento para saber mais sobre o programa. “Mesmo com bastante conhecimento em gestão, por ser graduado na área, sempre conversei com o Sebrae para obter as melhores soluções. Agora sinto necessidade de conceitos avançados, para que consiga aprimorar a estrutura de minha panificadora e torná-la mais lucrativa”, disse.
Satisfeita com os resultados alcançados após participar do seminário Empretec e do curso "Gestão da Inovação”, soluções do Sebrae Mais, a empresária de Abaetetuba Neia Nery pretende aproveitar as demais ferramentas do programa. “Essas duas capacitações fizeram toda a diferença na gestão do meu negócio, tanto que já nos primeiros meses seguintes consegui aumentar em 250% o faturamento”, contou.
Para Elias Pedrosa, diretor administrativo e financeiro do Sebrae no Pará, ações voltadas para o setor da panificação sempre dão boas respostas. “Este é um setor que dá grandes resultados”, elogiou.

Serviço
Sebrae no Pará - (91) 3181.9140

Prefeitura de Parauapebas realiza inaugurações nas zonas rural e urbana

Nos dias 02, 03 e 04 de abril, a Prefeitura vai realizar inaugurações de obras já concluídas nas zonas urbana e rural de Parauapebas e assinatura de convênio para a realização de novas obras. Segue abaixo a programação:


MÉRITO LOJISTA DE PARAUAPEBAS ACONTECERÁ EM ABRIL


A festa mais aguardada pela maioria dos lojistas de Parauapebas que todos os anos  homenageia os empresários e seus respectivos seguimentos, ocorrerá no final deste mês de Abril.
Segundo a organização, a festa que aconteceria no mês de novembro de 2011, foi adiada o ano passado devido a outras prioridades que deixaram a diretoria da CDL(Câmara de Dirigentes Lojistas) sem tempo para organizar um evento de tão grande importância para os lojistas da cidade,
O evento vai premiar os destaques de 2011 e acontecerá no dia 21 de Abril(sábado), no Ginásio do Colégio Chico Mendes.

Pesquisa de opinião pública
O evento ganhou o respeito dos lojistas pela seriedade na pesquisa de opinião pública que é realizado por uma empresa idônea e imparcial, pois trata-se da Simetria, que tem sede em Belém-PA e já tornou-se referencia em seu seguimento pois desenvolve vários tipos de estudos, pesquisas e levantamentos de dados antes de entregar os resultados a CDL.

Crise da Celpa ganha reportagem na Globo


Blecautes em vários municípios em horário de pico, atendimento precário aos usuários e todo tipo de queixa deixam claro que os dias são de penumbra no setor elétrico no Pará. Para completar, a Rede Celpa, concessionária que atende o Estado e está em processo de recuperação judicial, pode até ter a concessão cassada. É o que deve acontecer caso a companhia privada não consiga aporte de capital para se manter, como confirma o diretor-geral da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), Nelson Hubner. 

Na última sexta-feira (30), a crise foi assunto de reportagem do Bom Dia Brasil, da Rede Globo, que informou que o Pará tem o pior fornecimento de energia do País.
A matéria da Globo teve um minuto e meio e iniciou mostrando casos de clientes da Celpa que perderam utensílios como geladeiras e computadores devido aos constantes picos de energia. No ano de 2011 os consumidores da Celpa foram os que mais sofreram com a falta de luz. Somando as interrupções de energia no ano passado esses mesmos usuários ficaram sem fornecimento por quase 100 horas, o que é três vezes mais do que o aceitável pela agência reguladora.

Privatizada em 1998, a Celpa (Centrais Elétricas do Pará) passa por um dos piores momentos da sua história desde então e, agora, a sua controladora, o Grupo Rede Energia, admite que passa por dificuldades com a empresa, responsável por 143 municípios e 1,6 milhão de consumidores no Norte do País. A dívida seria da ordem de R$ 2 bilhões. Diante disto, a Celpa ingressou no dia 28 de fevereiro com pedido de recuperação judicial na comarca de Belém, o que foi aceito pelo Judiciário.

A Justiça também nomeou um administrador da recuperação judicial e estabeleceu prazos e uma lista de condutas a serem adotadas pela empresa.

DÍVIDAS
As principais dívidas da Celpa são com a Eletrobrás, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e outras instituições financeiras. A Justiça do Estado do Pará publicou edital, em 8 de março deste ano, convocando todos os credores da empresa a apresentarem em 15 dias a declaração do crédito que lhes é devido pela Celpa. 

Segundo o edital, a Eletrobras teria perto de 600 milhões de reais a receber da empresa paraense, considerando também o que é devido às subsidiárias da estatal. A Celpa tem ainda uma dívida de cerca de 1 bilhão de reais com bancos.

O maior credor entre instituições financeiras é o BNDES, com 235,3 milhões de reais. Outros 141,5 milhões de reais são com o Bradesco, 87,1 milhões de reais com o Itaú BBA (banco de atacado do Itaú Unibanco), 123,9 milhões de reais com o Banco da Amazônia e 76,1 milhões de reais com o Banco do Brasil. Além disso, investidores representados pelo Bank of New York Mellon teriam 443,6 milhões de reais a receber.

Os valores foram apresentados pela Celpa e ainda podem mudar, de acordo com a contestação dos credores.

NOTA CURTA
Quanto à reportagem da Rede Globo, a Celpa se manifestou em nota curta na qual diz que está confiante no processo de recuperação judicial e que os investimentos que vêm sendo feitos vão permitir que ela renegocie suas dívidas e continue fornecendo energia no Pará.

PARAUAPEBAS SOFRE COM O DESPREPARO DE FUNCIONÁRIOS EM BARES E RESTAURANTES


     Ir a bares e restaurantes em Parauapebas com a intenção de sair do estresse desta correria que é a cidade mais progressiva do Sul e Sudeste do Pará é quase que um milagre.
    Milhares de pessoas sofrem todos os dias com o mau atendimento nos seguimentos de comida e bebida na cidade. O despreparo dos profissionais desta área tem resultado em problemas como: atendimento demorado, conta errada, mau humor dos funcionários, falta de instrução dos garçons e garçonetes, pouco funcionário para atender muitos clientes, falta de atenção na hora de pegar o pedido do cliente, entre outros problemas que geram um descontentamento no cliente.
    Segundo Ivan Silva, que costuma freqüentar alguns restaurantes da cidade, “o cliente não se importa em gastar muito quando sai para estes locais. Mas, com a demora no atendimento, o desinteresse em agradar a clientela, a forma rude de tratamento, a falta de agilidade na troca da bebida e na hora da limpeza, acabam fazendo com que você antecipe sua saída de determinados locais desta natureza, justifica Ivan”. 

FALTA MÃO DE OBRA
  O que se percebe na cidade é que falta especialização nesta área, de preparar o funcionário para esse tipo de serviço. A falta de qualificação profissional tem deixado a desejar o que acaba gerando um prejuízo para os próprios donos de restaurantes e bares. 
  A verdade é que não é muito difícil identificar de onde vem o problema. Com a alta rotatividade de clientes, os donos de bares e restaurante parecem estar mais preocupados em quantidade, esquecendo-se da qualidade do serviço, deixando de fidelisar sua clientela.  
Texto: Rosangela Sampaio