Pesquisar este blog

quinta-feira, 7 de junho de 2012

2° Fórum de Cultura Junina em Parauapebas acontece nesta sexta, 08


O 2º Fórum de Cultura Junina de Parauapebas será realizado no Centro de Desenvolvimento Cultural (CDC) nos dias 8 e 9 de junho. O encontro é uma preparação para o Festival Junino Jeca Tatu 2012, um dos mais tradicionais eventos culturais da região. 
Na sexta-feira (8), a partir das 14 horas, ocorrerá o credenciamento e, logo em seguida, debates. Já no sábado (9), de 11h às 18h, serão ministradas oficinas de cenografia e figurino. Promovido pela Liga das Agremiações Juninas de Parauapebas (Liajup) e Secretaria Municipal de Cultura (Secult), o Fórum é  voltado para produtores de cultura junina.

PROGRAMAÇÃO
Serviço: 2º Fórum de Cultura Junina de Parauapebas
Local: CDC
Data: 8 de junho (Abertura)
Horário: 14 horas

PARAUAPEBAS: Prova para agente comunitário de saúde será realizada neste domingo, 10


Mais de 4000 mil candidatos farão neste domingo, 10, às 9h,  a prova do processo seletivo destinado ao preenchimento de 149 vagas para o cargo de Agente Comunitário de Saúde (ACS).
No dia de prova os candidatos deverão comparecer ao local definido com uma hora de antecedência do  horário fixado para o seu início, devendo apresentar o cartão de inscrição, juntamente com um original de documento de identidade com fotografia. Os candidatos podem acessar o site da FADESP para confirmar o local da prova.
A seleção compreenderá três fases: na primeira ocorrerá exame de conhecimentos, mediante aplicação de provas objetivas de caráter eliminatório e classificatório; na segunda etapa, os candidatos farão curso introdutório de formação inicial de ACS e uma prova objetiva; já na terceira e última etapa, os candidatos serão submetidos à prova de títulos.
Fonte: Ascom PMP

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Bel Mesquita pede exoneração e deixa secretaria do Ministério do Turismo para se Candidatar em Parauapebas


A secretária nacional de políticas do Turismo, Bel Mesquita (PMDB) entregou na última segunda-feira,04, ao ministro do Turismo, Gastão Vieira, uma carta solicitando sua exoneraçao do cargo. A decisão foi tomada pelo fato de que ela irá concorrer à eleição em Parauapebas (PA), município do qual é ex-prefeita por dois mandatos, além de ter sido deputada federal. Ainda ontem, 05, Bel Mesquita encontrou-se com o vice-presidente Michel Temer (PMDB) que disse estar feliz com a aliança nacional que ajudou a conduzir Dilma Rousseff ao cargo de presidente do Brasil, seja repetida em Parauapebas.
O MTur ainda não se pronunciou sobre o substituto de Bel Mesquita que deixa o cargo sem ter concluído a nova etapa do Plano Nacional de Turismo. A indicação de quem ocupará a Secretaria Nacional de Politicas de Turismo deve ocorrer nas próximas semanas. Quem fica respondendo interinamente no cargo é o chefe de gabinete Paulo Roberto André.
Confira o inteiro teor da carta:clique aqui

PARAUAPEBAS: AICOP PROMOVERÁ O TROFÉU IMPRENSA EM 2012


Diretores e membros da Associação de Imprensa e Comunicação de Parauapebas (Aicop) reuniram-se na última sexta-feira, no auditório do Sine para comemorar durante um coquetel o "Dia da Imprensa", e aproveitaram para tratar de assuntos importantes de interesse da classe. 
Um dos assuntos abordados foi a apresentação da reforma do estatuto da associação que será apreciado pelos membros e se aprovado, será levado ao Cartório para registro. Na ocasião foi divulgado também que será promovido pela Aicop o “Troféu Imprensa de Parauapebas”, previsto para acontecer no mês de novembro deste ano.
Para tanto, foi formada uma comissão integrada por Eliane Andrade, Suiane Costa, Marcine Paula, Castilho e Zinho Bento, que começam a se movimentar e criar um formato para realização do evento que pretende premiar os profissionais de imprensa que mais se destacarem no decorrer do ano.
COPA FUTSAL
Na oportunidade, foi constituída uma segunda comissão para organizar a V Copa de Futsal da Aicop, que ocorre no segundo semestre deste ano, tendo como novidade a modalidade feminina. Fazem parte desta comissão os associados Carlos Campos, Beto Oliveira, Fabrício Pereira e Marcine Paula. Ainda esta semana, as duas comissões começam as reuniões para definir critérios para a realização dos dois eventos.
A Aicop considera o “Troféu Imprensa de Parauapebas” e a Copa de Futsal como parte do fortalecimento e da unidade da categoria, que este ano visa aumentar o seu quadro de sócios e a conquista do tão sonhado terreno para a construção de sede própria da entidade.

Fonte e Foto: Waldyr Silva


PARAUAPEBAS: Palestra da semana do meio ambiente reúne centenas de pessoas


Estudantes de escolas técnicas, universitários, alunos do ensino médio, autoridades, servidores e a comunidade somaram as mais de 300 pessoas que estiveram presentes na palestra sobre Alternativas Sustentáveis para a Construção Civil, que ocorreu durante a noite de segunda-feira, 04, no Centro Universitário de Parauapebas (Ceup). O evento foi promovido pela Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e está inserido na 17ª Semana do Meio Ambiente.
Segundo o engenheiro do Green Building Council Brasil e palestrante, Marcos Casado, a ideia principal da palestra era abordar os impactos causados pela construção civil e promover uma consciência que leve a mudança de hábitos. “Este é o setor que mais emprega e que mais cresce no país, também é responsável por proporcionar impacto ambiental. O principal objetivo é causar uma transformação nesse setor, visando um futuro melhor para as próximas gerações”, disse.
A 17ª Semana do Meio Ambiente, que iniciou desde o dia 28 de maio, segue em 2012 o tema mundial Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos.
De acordo com secretária municipal de meio ambiente, Jeanny Luce Freitas Frateschi, além de promover a interação com a comunidade escolar através das sessões de filmes e oficina de charges, a intenção é promover debates durante o ciclo de palestras. “Buscamos inserir na programação temas de relevância para o desenvolvimento do município, por meio da construção civil, produção de biodiesel e licenciamento ambiental e destinação de resíduos”, explicou.
Dando continuidade ao ciclo de palestras na manhã de terça-feira, 05, foi realizada no Ceup, palestra sobre o Potencial de Produção de Biodiesel no Pará. Na ocasião, foi abordado no discurso do gerente de produção vegetal da Secretaria de Agricultura do Estado do Pará- SAGRI ressaltou a perspectiva para a região quanto ao plantio do dendê. “Por meio de pesquisa, associada ao uso da tecnologia e ao interesse do setor  agropecuário, Parauapebas pode produzir óleo com potencial de fabricação biodiesel”, disse.



A programação da Semana de Meio Ambiente ainda conta com apresentações culturais e se encerra nesta quarta-feira, 06 de junho.


18h30 - Apresentação do livro: Fauna da Floresta Nacional de Carajás
Local: Auditório da Câmara Municipal de Parauapebas
Coordenação: João Marcos Rosa
Público Alvo: Comunidade em geral

08h- Palestra: Licenciamento Ambiental e Destinação de Resíduos
Local: Centro Universitário de Parauapebas- Ceup
Palestrante: André Aragão- SEMA estadual

19h- Entrega de Premiação
Local: Praça de Eventos
22h- Encerramento com show de Tom Cleber


Fonte: Ascom PMP

Juíza afasta presidente da Coomigasp por irregularidades


A juíza Eline Salgado Vieira, da comarca de Curionópolis, afastou o presidente da Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp), Gessé Simão de Melo, e outros diretores, segundo denúncia do Ministério Público do Estado (MPE), acusados de desvios de R$ 19 milhões da entidade. Os envolvidos têm dez dias para apresentar defesa e eventuais recursos para retornar à Coomigasp. Além de Gessé Simão, foram afastados Antonia Oliveira, Antonio Filho, Francisco Filho, Osmano de Souza e Tânia Balhos, acusados de lavagem de dinheiro, apropriação indébita e formação de quadrilha.
Segundo o MPE, os recursos eram desviados da pessoa jurídica da entidade para as contas pessoais dos acusados. Para pesquisar ouro, paládio e prata em Serra Pelada, a Coomigasp fundou a sociedade anônima Companhia de Desenvolvimento Mineral Serra Pelada (SPCDM) e recebeu da empresa Colossus, responsável por viabilizar a exploração, R$ 173.738.801,06. Em seguida, o dinheiro foi desviado para a atual e a diretoria anterior da cooperativa. O Diário tentou terça-feira (5) à noite falar com Gessé Simão e advogados da Coomigasp, mas todos os telefones estavam na caixa postal.
Fonte: Zeca News

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Vale não paga novo imposto de Jatene. Governador vai revogar benefícios concedidos à mineradora no Pará


Não está fácil a vida da Vale. Na última quinta-feira, a empresa não depositou os 55 milhões de reais de uma recém-instituída taxa de mineração do governo do Pará.
Como não concorda com o tributo, não tirou o dinheiro do cofre. Foi a única mineradora que se negou a pagar. Preferiu a briga na Justiça.
Ao saber da inadimplência , porém, o governador Simão Jatene mandou preparar um projeto de lei revogando diversos benefícios da Vale, que desoneram fortemente suas exportações.
Clóvis Torres, consultor-geral da Vale, entrou em contato para acrescentar que a Vale entrou com uma ação no Pará, pois a bauxita foi reduzida para 0,5 UFP (unidade fiscal do Pará) e o governo local quer cobrar cobrar 3 UFPs da Vale.
No total,  seriam 800 milhões de reais, mais do que o orçamento de todo o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM). A Vale, de acordo com Torres, crê que a Justiça reconhecerá o caráter arrecadatório da taxa, “que é inconstitucional, em virtude da discrepância entre o serviço a ser prestado para fiscalizar o setor e o valor cobrado”
Fonte: Zeca News

Exposição de charges movimenta 17ª Semana do Meio Ambiente em Parauapebas


Com a ideia de explorar temas atuais na produção de desenhos, teve encerramento na última sexta-feira (01), a Oficina de Humor Gráfico e Meio Ambiente que aconteceu na Praça de Alimentação do Unique Shopping. O evento foi realizado pela Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).
Na avaliação do cartunista e professor Biratan Porto, os alunos conseguiram captar com sucesso o objetivo da oficina. “Fiquei surpreso com a qualidade dos trabalhos e achei incrível a percepção que eles têm a respeito dos impactos ambientais”, disse.
O exemplo, sobre o qual o cartunista fala, foi bem expressado nas obras desenvolvidas pelas crianças e jovens que retrataram o desmatamento, o aquecimento global, a poluição sonora e dos rios. Kerlys Windson, de 13 anos, foi um dos alunos que se destacou no curso: “Busquei despertar nas pessoas a consciência de não desmatar, mas sim reflorestar”, declara.
Também preocupado com a interferência do homem sobre os rios e mares, Kenedy Willian Cordeiro, de apenas 11 anos, retratou em sua charge a poluição. “Acompanho os problemas como a poluição dos rios. E a minha inspiração veio da vontade de alertar a comunidade sobre os problemas futuros”, ressalta.
A secretária municipal de Meio Ambiente, Jeanny Luce Freitas Frateschi, mostrou-se entusiasmada com o resultado das primeiras atividades da 17ª Semana do Meio Ambiente. Segundo ela, além da oficina de charges, mais de 700 estudantes da rede pública de ensino e servidores públicos puderam assistir gratuitamente a exibições do filme Xingu e Os sem floresta.  “Tivemos um resultado muito positivo nesta primeira semana e bem participativo por parte dos alunos e das famílias que deram muito apoio”, observa.
Os mais de 20 trabalhos desenvolvidos durante a Oficina de Humor Gráfico e Meio Ambiente estão expostos no Unique Shopping, junto às 60 obras de Biratan Porto. A exposição teve início na manhã de sábado (02) e se estenderá até o dia 06 de junho.

05/06
Local: Centro Universitário de Parauapebas- Ceup
08h30 - Palestra: Potencial de Produção de Biodiesel no Pará
Palestrante: Alexandre Alberto Gonçalves Galvão- SAGRI

Local: Centro de Desenvolvimento Cultural- CDC
19h - Sarau: Apresentações culturais de dança, teatro, poesia, música, exposição de artesanato e telas
Público Alvo: Comunidade em geral

05 a 06/06
Local: Centro de Desenvolvimento de Parauapebas- CDC
18h às 22h- Atividade: Exposição de Charges dos alunos de Biratan Porto e Exposição de Fotos de João Marcos Rosa.

06/06
Local: Auditório da Câmara Municipal de Parauapebas
18h30 - Apresentação do livro: Fauna da Floresta Nacional de Carajás
Coordenação: João Marcos Rosa
Público Alvo: Comunidade em geral

06/06
Local: Centro Universitário de Parauapebas- Ceup
08h- Palestra: Licenciamento Ambiental e Destinação de Resíduos
Palestrante: André Aragão- SEMA estadual

Local: Praça de Eventos
19h- Entrega de Premiação
22h- Encerramento com show de Tom Cleber

Fonte: Ascom PMP

Parauapebas teve crescimento eleitoral, desde a última eleição Municipal


O Cartório Eleitoral em Parauapebas, responsável pela 075ª Zona Eleitoral, que abrange os municípios de Parauapebas e Canaã dos Carajás, divulgou o fechamento do eleitorado na Zona Eleitoral.
135.718 eleitores estão aptos a exercer sua cidadania e votar nas eleições municipais em outubro próximo. Destes, 111.921 em Parauapebas e 23.797 em Canaã dos Carajás.
Parauapebas
Em 2008, última eleição municipal, em Parauapebas estavam aptos a votar 85.246 eleitores. 71.997 foram às urnas. Conforme os números divulgados, em Parauapebas houve um crescimento de 26.675 eleitores (31,29%) nesses quatro anos.
Canaã dos Carajás
Já em Canaã dos Carajás, 19.020 eleitores estavam aptos a votar em 2008. 15.796 compareceram. Em Canaã o crescimento foi de 4.777 eleitores (25,11%), desde a última eleição municipal.
Novo juiz eleitoral
Presidirá as eleições na 075ª Zona Eleitoral o juiz Líbio Moura, já que no próximo dia 7 o atual juiz eleitoral, Dr. Everaldo Pantoja e Silva completa seu segundo ano a frente do eleitoral e deve deixar o cargo.
Fonte: Zedudu

CIDADÃOS DE PARAUAPEBAS ENCONTRAM DIFICULDADE PARA TIRAR DOCUMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO


Considerado o terceiro Município do Pará que mais gera emprego, ficando atrás apenas de Belém e Altamira, Parauapebas com seus mais de 160 mil habitantes ainda sofre com a ineficiência de alguns serviços essenciais que facilitem a vida de seus cidadãos.
Quem precisa de documentos de identificação, como a carteira de trabalho e de identidade, além de segundas vias de documentos que são emitidas pela Casa do Cidadão de Parauapebas-PA, tem encontrado dificuldades. 
Segundo a cidadã Rosa Carmim, por várias vezes procurou a unidade de atendimento da cidade, mas ouviu sempre a mesma desculpa, de que não havia material necessário para a emissão dos documentos.  Outro problema identificado é de que a demora para entrega dos documentos tem levado muitas pessoas a procurar atendimento em outros Municípios vizinhos, que entregam o documento no mesmo dia.
Por tratar-se de um Município que tem como referencia a farta disponibilidade de emprego, a maior dificuldade para documentar seus cidadãos parece ser a organização e melhor gestão dos serviços prestados pelos órgãos competentes na emissão dos registros de identificação.
A título de informação, a Casa do Cidadão de Parauapebas, está localizado na Rua do Comércio, Praça da Cidadania, próximo a Igreja Assembléia de Deus.

Documentos necessários para emissão de documento
- 2 fotos 3 x 4 (coloridas ou em preto e branco, recentes, de boa qualidade, de frente e sem apetrechos que dificultem o reconhecimento das características físicas do cidadão, tais como boné e lenço);
- Certidão de Nascimento, se for solteiro ou Certidão de Casamento, se casado for (originais ou cópia autenticada em cartório). Se a cópia não houver sido autenticada por tabelião, o interessado deverá apresentar também o original para conferência. Portanto, para emissão de carteira de identidade deve-se apresentar a certidão original ou a cópia autenticada por tabelião;
- Comprovante de pagamento do DAE (Documento de Arrecadação Estadual);
- CPF (caso se queira a inclusão, na Carteira de Identidade, do número do Cadastro das Pessoas Físicas).

Texto: Rosangela Sampaio

Termina protesto que impediu acesso à mina de ferro de Carajás, no Pará


Um acordo entre a empresa Nova Usina e um grupo de trabalhadores pôs fim ao protesto que bloqueou, nesta segunda-feira (4), o portão de acesso a mina de ferro de Carajás, no sudeste do Pará.
A interdição durou mais de três horas e impediu a entrada de cerca de 10 mil trabalhadores na área da Serra dos Carajás, onde funciona a mina de ferro da Vale. Os trabalhadores do consórcio Nova Usina protestaram contra a falta de benefícios sociais.
A categoria fechou a entrada da mina para reivindicar reajuste do valor da cesta básica, que hoje é de R$ 200 reais, extensão do benefício do plano de saúde para dependentes.
Após reunião entre a empresa e o sindicato dos trabalhadores, a Nova Usina, que presta serviços para a Vale, se comprometeu em aumentar o valor da cesta básica para R$ 300 reais, como queriam os trabalhadores, e estender o plano de saúde para mais dois dependentes.
A Nova Usina também dispensou os empregados do trabalho no sábado, como estava previsto no contrato.(G1)

MANIFESTANTES INTERDITAM A PORTARIA DA VALE EM PARAUAPEBAS

Cerca de 200 manifestantes interditam a portaria da Vale desde às 5hs desta segunda-feira( 04), causando um  tumulto no trânsito de Parauapebas.
Os ônibus que transportam os funcionários da Vale e de empresas terceirizadas para os projetos de minério da Serra dos Carajás estão formando uma fila gigantesca sem possibilidade de ir ou voltar de onde estão.
Segundo as últimas informações a manifestação está sendo feita pela empresa Nova Usina, que dentre as reivindicações  solicita: aumento salarial, vale alimentação e inclusão da família no plano de saúde.
Membros da Diretoria de relacionamentos da Vale já estão no local para negociar as reivindicações e a previsão é que até meio dia a portaria seja liberada.

Fonte: Rosangela Sampaio

Começa nesta segunda-feira, 04, gratuidade de medicamentos para asma


A partir de hoje (4), drogarias credenciadas no programa Aqui Tem Farmácia Popular começam a distribuir gratuitamente remédios contra a asma. De acordo com o Ministério da Saúde, os três medicamentos – brometo de ipratrópio, diproprionato de beclometasona e sulfato de salbutamol – estarão disponíveis em mais de 20 mil estabelecimentos em todo o país. Para retirar os remédios, é preciso apresentar um documento com foto, o CPF e a receita médica dentro do prazo de validade.
A decisão de disponibilizar gratuitamente os medicamentos tem o objetivo de atender, prioritariamente, crianças com até 6 anos, já que a asma está entre as principais causas de internação nessa faixa etária. Em 2011, do total de 177,8 mil internações no Sistema Único de Saúde (SUS) em decorrência da doença, 77,1 mil foram crianças com essa idade. Além disso, cerca de 2,5 mil pessoas morrem por ano por causa da asma.
Ainda segundo o ministério, a incorporação dos medicamentos deverá ampliar o orçamento atual do Programa Saúde Não Tem Preço em R$ 30 milhões ao ano. Atualmente, o Farmácia Popular atende a 200 mil pessoas que buscam remédios para a asma, mas a previsão é que a gratuidade beneficie até 800 mil pacientes por ano.
(Agência Brasil)