Pesquisar este blog

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Pássaro de espécie rara é encontrado em Parauapebas, no Pará


Uma ave da espécie rara Uiraçu-falso, mais conhecido como gavião-real-falso, foi encontrado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no município de Parauapebas. Ele foi levado para o Parque Zoobotânico Vale pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Segundo o supervisor do Parque Zoobotânico Vale, André Mourão, o pássaro chegou ao local apresentando características de maus-tratos, como penas opacas e fratura na asa direita.
O Uiraçu-falso está sendo tratado enquanto o ICMBio define seu destino. O Instituto pretende deixá-lo sob os cuidados de um criador conservacionista com experiência em reprodução. O chefe do ICMBio na Floresta Nacional de Carajás, Frederico Martins, afirma que o animal pode contribuir para a conservação da espécie mesmo fora da natureza, devido ao seu conhecimento genético e à possibilidade de reprodução em cativeiro.
Os pássaros da espécie medem entre 81 e 91 centímetros e as fêmeas são maiores que os machos. A diferença para o gavião real verdadeiro pode ser vista na plumagem e no penacho. Os dois tipos de pássaro estão incluídos no Programa de Conservação do Gavião-real (PCGR) do projeto do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).

ELEITORES DE PARAUAPEBAS TEM MENOS DE UMA SEMANA PARA REGULARIZAR SITUAÇÃO ELEITORAL


Com a ampliação de horários e locais de atendimento, o Tribunal Regional Eleitoral no Pará intensificou o serviço de regularização dos eleitores de todo o Estado do Pará. O prazo para quitação de débitos, mudança de domicílio eleitoral, requerimento de seção especial e transferência para outros Estados se encerra no próximo dia 9 de maio.
Desde o dia 10 de abril os postos de atendimento já estavam funcionando até 15h, duas horas a mais do que o normal, e desde quarta-feira (02) o Cartório Eleitoral e o Forum da cidade de Parauapebas estão  abertos ao público até às 18h, de segunda a sexta-feira. Mesmo com a ampliação do horário e dos locais de atendimento as filas só aumentam a cada dia.

ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS DE PARAUAPEBAS SOFREM INTOXICAÇÃO


Dezoito estudantes das Escolas das escolas Carlos Henrique e Machado de Assis da rede pública municipal de Parauapebas, foram levados ao Hospital Municipal Teófilo Soares, na última quinta-feira(03) com sintomas de intoxicação alimentar, após ingerir lanches servidos nos colégios.
Oito estudantes já foram liberados e dez continuam em observação.  A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio da vigilância sanitária, juntamente com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) já foram nas referidas escolas investigar as possíveis causas do mal estar apresentado pelos estudantes.  
A Prefeitura de Parauapebas já está dando todo o apoio aos estudantes e suas famílias.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA A INFLUENZA É ANTECIPADA EM PARAUAPEBAS


A Prefeitura Municipal de Parauapebas, por meio da SEMSA (departamento de vigilância em saúde/imunização)informa que estará realizando no período do dia 04 a 25.05.12, Campanha Nacional de Vacinação contra  a Influenza. Na oportunidade informamos que a abertura da campanha acontecerá no dia 04 de maio, de 08h00 as 13h00, no CRAS do Rio Verde, situado à Rua 10 de maio, esquina com a rua Minas Gerais, lote e quadra especial, com os idosos de todos os CRAS( aproximadamente 400 idosos serão esperados). Vale ressaltar que o dia “D” da Campanha será no dia 05 de maio (sábado), em todas as unidades de saúde, Hospital Municipal Theófilo Soares  e postos de apoio
Público esperado: 400 idosos na abertura no dia 04 de maio (sexta-feira).

Programação Especial com os idosos:
- Café da manhã;
- Almoço;
- Corte de cabelo e maquiagem;
- Vacinação a partir das 08h até as 13h00;
-Apresentação teatral;
- Brincadeiras, Jogos;
- Sorteios de brindes para os idosos já vacinados;
- Forró ao vivo durante toda a programação.
- Entrega de Kit’s de Higiene para os idosos por parte dos funcionários da Vale Ferrovia.

Fonte: ASCOM PMP

Vias e estacionamentos serão alterados durante comemorações de aniversário de Parauapebas


A Prefeitura Municipal de Parauapebas, por meio do Departamento de Trânsito e Transporte (DMTT) informa que serão realizadas algumas mudanças nas vias próximas a festa de comemoração ao aniversário de Parauapebas, no dias 04, 08, 09 e 10 de maio. Fique atento às mudanças:

- A Rua F passará a ter sentido duplo no trecho compreendido entre as Ruas 10 e 5, a partir das 18 h até o término do evento.
- A PA-275 (Quartel/Portaria) terá sentido único entre as ruas 5 e 3, a partir das 16 h até o término do evento. 
- É proibido parar e estacionar na Rua F, entre as ruas 10 e 5, a partir das 16 h até o término do evento ( carros estacionados no local após as 16h serão guinchados)
- O estacionamento público, ao lado do ponto de táxi da Cidade Nova, não poderá ser utilizado, apenas permitido o acesso a veículos de transporte coletivo, a partir das 16 h até o término do evento.

Águia de Marabá anuncia contratações para Série C-Pre temporada pode acontecer em Parauapebas

A diretoria do Águia de Marabá anunciou na última quarta-feira (2) a contratação de reforços para a disputa do Campeonato Brasileiro da Série C. Após confirmar a volta do zagueiro Carlão e do goleiro Marcelo Cruz, desta vez o Azulão apresenta como novidade o acerto com o lateral direito Ivonaldo, que jogou a Segunda Divisão do Mineiro pelo Uberlândia (MG). O jogador deve desembarcar em Marabá no domingo e na segunda-feira se apresenta ao clube, que pode participar de uma pré-temporada em Parauapebas ou Salinópolis.Mais informações clique aqui

Equipe da Record de Curionópolis é agredida em Eldorado do Carajás


Uma equipe de reportagem da Liderança FM e da TV Record/Curionópolis foram agredidas em Eldorado do Carajás, por elementos que teriam ligação com o prefeito Genival Gonçalves (PT), quando se preparavam para colher depoimentos de populares que denunciariam supostas irregularidades na administração daquela cidade. O fato ocorreu ontem (1º) e a polícia investiga o caso.
A Associação de Imprensa e Comunicação de Parauapebas (Aicop), através de nota assinada por seu presidente, o amigo Laércio de Castro, repudiou a agressão sofrida pelos profissionais da imprensa e pediu rigor na apuração dos fatos.
Leia a seguir a nota oficial da Aicop.
Nota de repúdio da Associação de Imprensa de Parauapebas
A Associação de Imprensa e Comunicação de Parauapebas (Aicop) vem a público manifestar desagravo e irrestrita solidariedade aos integrantes da Equipe da TV Liderança, composta pelo cinegrafista e produtor Tiago Souza e pelo motorista Rafael Teixeira, que foram vítimas da truculência de alguns simpatizantes da gestão municipal de Eldorado dos Carajás, em pleno exercício de suas atividades profissionais, na cobertura de assalto a bancos naquele município, ocorrido nesta terça-feira, dia 1 de maio.
Esta associação não será tolerante com quaisquer falta de compromisso e ou profissionalismo por parte dos membros da imprensa, por outro lado será inconteste defensora dos direitos do exercício da função. 
Condenamos todo e qualquer tipo de violência, e nada justifica, em meio a tantos métodos de defesa, por meio da lei, o uso da violência para inibir a imprensa de realizar o seu trabalho.
As informações de interesse popular não podem se sobrepor a vontade de interesses privados. A população tem o direito de conhecê-las para poder avalia-las e a partir daí opinar sobre uma ótica imparcial e com os poderes legais que detêm.
O ato de violência ocorrida manhã do “Dia Internacional do Trabalhador” contra a equipe de jornalismo da supracitada emissora gerou um boletim de ocorrência, e que foi de perto acompanhado pelo superintendente de policia civil da regional Marabá. Agora caberá a esta associação, legitimamente, representante da imprensa e comunicação de Parauapebas, exigir a apuração dos fatos e a aplicação das penalidades de acordo com o que rege a lei. 
Sempre estaremos alerta e não nos intimidaremos com atos como este que tem como finalidade calar a voz da sociedade. A liberdade de imprensa, uma vez ou outra sofre algum tipo de atentado, recentemente um jornalista foi brutalmente assassinado em um dos pontos turísticos mais visitados do Maranhão, e isso não servirá como obstáculo para nosso trabalho e não permitiremos que sirva de motivação para aqueles que se julgam acima da lei, não recuaremos em dizer a verdade e informar a população.
A Aicop repudia com veemência o incidente, ao mesmo tempo em que solicita as providências cabíveis por parte das autoridades competentes, inclusive com proteção aos agredidos e ameaçados, a despeito das providências judiciais que esta entidade tomará.
Laércio de Castro
Presidente da Aicop
Fonte: Contraponto

ABENÇOADO CALÇADÃO DE PARAUAPEBAS


Quem chega a Parauapebas e passa pela Avenida principal logo percebe que além das árvores que ornamentam de forma horizontal o perímetro urbano da cidade também dispõe de um calçadão de aproximadamente 5 quilômetros que deixam a cidade ainda mais bonita e utilizável.
O espaço largo da avenida com suas quatro pistas asfálticas possibilitaram um espaço disponível para pratica esportiva.
Além das quadras poliesportivas, anfiteatro, barzinhos e praça, a avenida e bastante freqüentada pelos que gostam de fazer uma boa caminhada.
Os adeptos da caminhada cada dia conseguem mobilizar mais pessoas, e basta ver a disposição de jovens, adultos e até de idosos a procura de saúde e de boa forma para encontrar coragem para começar. 
A avenida que começou sem nenhum planejamento, é hoje um dos cartões postais da cidade, um verdadeiro ponto de encontro de amigos e para a família.
Quem trafega todos os dias na avenida já percebeu também que a cidade está ganhando mais alguns quilômetros de calçadas que beneficiará o trânsito de pedestres de outros bairros próximos a avenida principal da cidade. 
Apesar de servir de inspiração para outros projetos de loteamentos em andamento no município, a avenida deixou a desejar apenas na falta de espaço para as ciclovias. Com o trânsito complicado da cidade alguns pontos que ainda possuem o espaço para os ciclistas não são respeitados pelos motoristas.
A verdade e que o abençoado calçadão de Parauapebas está a disposição de quem procura uma vida mais saudável, um local mais seguro para o trafego de pedestres e uma visão agradável para quem passa de veiculo pela avenida.
Texto: Rosangela Sampaio

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Dezessete presos são transferidos de Parauapebas para Marabá


A Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (Susipe), com apoio da 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil em Parauapebas e do 23º Batalhão de Polícia Militar no município, em especial o Gripo Tático da PM, transferiu na manhã da última segunda-feira (30) para o Centro Regional de Recuperação Agrícola Mariano Antunes (Crrama), em Marabá, 17 detentos de justiça que estavam custodiados na carceragem municipal de Parauapebas.
A transferência dos detentos atende à ação civil pública proposta pelo Ministério Público e prolatada pela juíza Eline Salgado Vieira, que responde pela 4ª Vara Cível de Comarca de Parauapebas, na qual a magistrada condena as instalações da carceragem municipal, localizada no Bairro Rio Verde, e determina a remoção imediata de todos os presos custodiados no xadrez pela Susipe para Marabá, ou outro estabelecimento que possua condições de abrigá-los.
Na ação, a magistrada lembra que o problema de superlotação da carceragem de Parauapebas já vem sendo alertado pelo Ministério Público desde 2007, com sugestão inclusive para que o Governo do Pará fizesse obras de reparos nas instalações elétricas e nos espaços de arejamento das respectivas celas, além de limitar o número de presos na carceragem, mas não houve qualquer manifestação por parte do Governo do Estado.
No momento em que os 17 presos deixaram a carceragem do Rio Verde, o e minúsculo espaço contava com 117 detentos, distribuídos na cela nova (28), cela grande (60) e no calabouço (29). Para a próxima quinta-feira (3), serão transferidos mais três presidiários para Marabá.
Relação dos presos
Os detentos transferidos para Marabá são os seguintes: Francisco Danilo dos Reis (arts. 157 e 33), Jeferson Araújo Figueiredo (art. 157), Tiago Costa Lima (157), Rafael Santos Lima (157), Justino Pires de Lima Júnior (157), Diogo Arnaldo Saissem de Alencar (157), Dhiemes Sousa Dias (129), Francisco Santos Conceição (33 e 35), Duliano Diniz Gonçalves (157), Higlan Lima Nascimento (33 e 35), Francisco Paulo de Medeiros (33 e 35), Wilton Aluizio M.de Assunção (157), Rafael Ferreira da Silva (157), Israel Henrique Cândido (157 e 33), Luan Robert da Conceição (129, 157 e 333), Raimundo Nonato Júnior (33) e João Neto da Silva Ferreira (33 e 35). 
Fonte e Fotos (Ronaldo Modesto/Waldyr Silva)

1000 famílias realizam o sonho da casa própria em Parauapebas


A Prefeitura de Parauapebas, juntamente com a Caixa Econômica Federal, entregou 1000 unidades habitacionais às famílias beneficiadas pelo programa, durante uma cerimônia realizada no sábado, 28, às 18h, no Residencial dos Minérios, bairro que as casas foram construídas.
As famílias que receberam a chave da casa própria, no local da cerimônia, já podem providenciar sua mudança. Cada uma das 1000 residências conta com uma área de 40,8 m², composta por sala integrada à cozinha, banheiro, dois quartos e área de serviço. O bairro foi entregue com toda a infraestrutura básica de água, energia e asfalto e uma praça para recreação dos moradores. Está em processo de licitação a construção de uma escola padrão para o bairro, com 12 salas de aula, biblioteca, sala de leitura e cantina. Enquanto isso, os alunos da rede pública terão transporte escolar.
“Meu coração hoje bate mais forte do que o coração de qualquer um que está aqui, pois ele bate mil vezes, por mil famílias, que hoje realizam o sonho de ter uma casa. Nossa cidade é uma mistura de gente de todos os Estados do Brasil, mas todas essas pessoas querem construir a felicidade e, para serem felizes precisam da casa própria”, declarou emocionado o Prefeito, Darci Lermen. O prefeito aproveitou a ocasião para pedir ao superintendente da Caixa Econômica Federal da região sul do Pará, Floriano Kruly, a liberação da construção de mais unidades habitacionais para Parauapebas.
A construção do Bairro Residencial dos Minérios ficou sobre a responsabilidade da empresa HF Engenharia, com a qual ficou acordado que uma parte dos materiais da construção seria adquirida em Parauapebas, além disso, foi solicitado que a mão-de-obra local fosse priorizada. 
O contrato para a construção das casas foi assinado entre a Caixa Econômica Federal e a Empresa HF Engenharia, e abrangeu o valor de cerca de 40 milhões de reais.
 Autoridades
Estiveram presentes na cerimônia de entrega das casas o Prefeito Darci Lermen, superintendente da Caixa Econômica Federal, Flroriano Kruly, secretários de: Habitação, Antônio Neto; Administração, Luis Vieira; Produção Rural, Clovis Laurindo; a ex-governadora, Ana Júlia; deputado estadual, Milton Zimmer; vereadores Odilon Rocha, Euzébio Rodrigues, Wolner Wagner e demais autoridades.

24 anos de Parauapebas será comemorado em grande estilo

Para comemorar 24 anos de Emancipação Politica e Administrativa a Prefeitura Municipal de Parauapebas preparou uma programação cheia de boas atrações e inaugurações.
As festividades ocorrerão até dia 26 de maio, com inaugurações, shows, palinha especial, evento cultural em homenagem às mães, abertura dos Jogos Interescolares , Campeonato Municipal de Futsal e Manhã Cidadã.
Dentre as programações, Parauapebas receberá um grande presente no seu aniversário: três novas Unidades de Saúde da Família (USF), nos bairros Liberdade, Da Paz e Jardim Canadá. As USF’s contarão com serviços de consulta médica, enfermagem, realização de exames como coleta de PCU (Prevenção de Câncer de Colo Uterino), teste do pezinho, vacinas, curativos, consultas com nutricionista, odontológicas, acompanhamento de pré-natal, além de outros serviços que não são de urgência e emergência.
No dia 10, quinta-feira, data do aniversário de Parauapebas, uma grande ação cidadã será realizada na Praça de Eventos, das 8h às 12h. Serão oferecidos diversos serviços de saúde, auto estima, consultoria profissional, atividades recreativas, exposições, shows com artistas locais, apresentação do coral municipal e distribuição de picolés, algodão doce e pipoca.

CONFIRA ABAIXO TODA A PROGRAMAÇÃO:

03/05(Quinta) – PALHINHA ESPECIAL – CDC – 19hs
04/05(sexta) – SHOW CATÓLICO – PADRE ANTONIO MARIA – Praça Mahatma Gandhi – 19hs
07/05 (segunda) INAUGURAÇÃO UNIDADE SAUDE DA FAMÍLIA – Bairro Liberdade – 16hs
08/05(terça) SHOW BRUNA KARLA – Praça de Eventos – 21hs
09/05(quarta) CLAUDIA LEITE – Praça de Eventos – 22hs
10/05(quinta) ABERTURA JOGOS INTERESCOLARES-JIPS – Ginasio Poliesportivo(Beira rio) – 08hs
10/05 (quinta)ABERTURA DO CAMPEONATO DE FUTSAL – Ginasio Poliesportivo – 18hs
10/05(quinta) SHOW E MATHEUS – Praça de Eventos – 22hs
13/05(Domingo) EVENTO CULTURAL EM HOMENAGEM AO DIA DAS MÃES – Praça Mahatma Gandhi – 19hs
18/05(sexta) INAUGURAÇÃO DA UNIDADE SAUDE FAMILIA – Bairro da Paz – 19hs
19/05(sábado) – BAILE DA SAÚDE – Auditório da Prefeitura – 19hs
26/05(sábado) – INAUGURAÇÃO UNIDADE SAÚDE DA FAMÍLIA– Jardim Canadá – 16hs 

Fonte ASCOM PMP

Comissão debate fundos sociais da mineração


A Comissão de Direitos Humanos e Minorias realiza na quinta-feira, às 9 horas, uma audiência pública para discutir a proposta de criação de fundos sociais comunitários da mineração. Foram convidados para o debate o ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, o presidente da companhia Vale, Murilo Ferreira, representantes de movimentos sociais e pesquisadores.
A criação dos fundos foi proposta por um conjunto de organizações com atuação em direitos humanos, defesa do meio ambiente e desenvolvimento sustentável, além de articuladores de movimentos sociais das comunidades atingidas. A ideia é que esses fundos, geridos com participação da comunidade, recebam parte das rendas obtidas com a mineração e apliquem esses recursos na promoção do desenvolvimento sustentável e na reparação de danos provocados pela atividade.
Na audiência pública, será apresentado um estudo comparativo sobre as experiências desse tipo em outros países.
O presidente da comissão, deputado Domingos Dutra (PT-MA), que sugeriu o debate, afirma que o Código de Mineração a ser enviado pelo governo este ano ao Congresso deverá considerar “os interesses e direitos humanos das populações atingidas pelos impactos sociais e ambientais gerados pelo setor”.
Dutra cita como exemplo o corredor Carajás, que corta 23 municípios no Maranhão e 4 no Pará, por onde são transportadas cerca de 465 milhões de toneladas de minério de ferro para embarque no terminal ferroviário de Carajás, no município de Parauapebas (PA). Os péssimos indicadores sociais dessa região atestam o desequilíbrio entre os benefícios e os danos da atividade, diz o deputado.

Polícia intensifica buscas por ladrões de banco em Eldorado do Carajás


A polícia do Pará vai intensificar nesta quarta-feira (2) as buscas pelos suspeitos de assaltar duas agênciais bacárias em Eldorado do Carajás, no sudeste do estado. O coronel Roberto Coraci, comandante do 23º Batalhão da Polícia Militar de Parauapebas, informou que a prisão da quadrilha é uma questão de tempo. "Temos informações sigilosas sobre a localização dos bandidos", disse.
Para o coronel, a quadrilha que assaltou o Banpará e o Banco da Amazônia na madrugada desta terça-feira (1º) pode ser a mesma que praticou um assalto frustrado na cidade de Canaã dos Carajás, também na região sudeste do estado. O crime em Canaã ocorreu na madrugada do último sábado.
O modo como os bandidos agiram também foi parecido. Os criminosos usaram pessoas como escudo para criar um clima de terror na região e fugir do cerco da polícia. "A ação de Eldorado é para compensar a frustração de Canaã", considerou o comandante da PM, ao afirmar que não foi levado dinheiro do banco da agência do Banco do Brasil em Canaã. 
A polícia não divulgou o valor do dinheiro roubado em Eldorado. Mas, segundo o coronel Roberto, os assaltantes não levaram uma quantia alta, uma vez que a agência do Banpará só vai fazer o depósito do dinheiro para pagar funcionários da prefeitura nesta quarta-feira. Já o Banco da Amazônia, disse o PM, é quase inoperante e tem pouca movimentação financeira na cidade.
Eldorado do Carajás tem uma população estimada em cerca de 30 mil habitantes. O efetivo da Polícia Militar é insuficiente para atender a demanda na área da segurança, como confirma o próprio comandante da tropa. São apenas 16 homens em atuação no município. "Isso só vai melhorar com a entrada de novos policiais na corporação", disse Coraci.
No assalto em Eldorado, os bandidos bloquearam o acesso entre a unidade da Polícia Militar e o centro da cidade, queimando um carro na ponte que permite o locomoção dos PMs à área onde ficam os bancos. A interdição da rodovia dificultou o trabalho dos policiais. A habilidade em andar no município levou a polícia a considerar que a quadrilha é formada por pessoas da própria região.
"Essa quadrilha não tem nada a ver com a migração (de bandidos de outros estados para o Pará). Ela está localizada na região e tem apoio logístico de pessoas da região", disse o coronel da PM. Nesta quarta-feira, o grupamento áereo da Polícia Civil vai fazer um novo sobrevoo no município de Eldorado para tentar localizar os suspeitos. 
A procura pelos ladrões de banco conta com reforço policial de equipes de policiais de Belém.(G1)

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Chamadas DDD nos orelhões da Embratel serão gratuitas


A Embratel não poderá cobrar, até o final deste ano, pelas chamadas de longa distância originadas dos orelhões de responsabilidade da empresa. A gratuidade vai do próximo dia 30 de abril até o dia 31 de dezembro deste ano.
A medida será tomada porque a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) constatou que a empresa teve um desempenho insatisfatório na execução do plano de revitalização da telefonia de uso público, iniciado em dezembro de 2011.
Suspensão das cobranças
“Foi contatado que parte significativa da planta de pouco mais de 1.500 orelhões da empresa continua fora de condições regulamentares de uso”, explica a Anatel por meio de nota.
Por conta disso, a Superintendência de Serviços Públicos e de Universalização da Anatel emitiu despacho cautelar, no dia 20 de abril deste ano, determinando a suspensão das cobranças nas ligações de longa distância.
No dia 30 de abril, estima-se que 70% dos orelhões da empresa já não estejam mais cobrando por tais chamadas. A gratuidade deve alcançar todos os orelhões até o dia 30 de junho deste ano. Vale destacar que, durante o período, a Embratel ainda terá de divulgar a gratuidade em jornais de grande circulação.
Para que a ligação seja gratuita, é preciso que o usuário utilize o código 21. A Embratel, por sua vez, afirmou que a gratuidade é de iniciativa própria, tendo como objetivo atender a medida da Anatel sobre o plano pró-melhoria de telefonia de uso público.
Revitalização da telefonia pública
O Plano de Revitalização apresentado pelas concessionárias alcançou todo o território nacional, com prazos previstos para conclusão diferenciados por prestadora: 31 de dezembro de 2011, para Telefônica, Sercomtel e CTBC; 31 de março de 2012, para Embratel; e 30 de junho de 2012 para a Oi. 
Fonte: Folha de Parauapebas

Bandidos Explodem Caixa Eletrônico em Canaã dos Carajás, no Pará

Polícia Civil esta a procura dos homens suspeitos de explodir um caixa eletrônico do Banco do Brasil, em Canaã dos Carajás, no sudeste do Pará, na madrugada do último sábado (28). Um helicóptero está sendo usado para localizar os bandidos na zona rural do município.
Os assaltantes utilizaram dinamites para detonar o caixa eletrônico. A polícia informou que, antes do assalto, um grupo de pessoas foi feito refém e levado até a agência. Depois que o caixa foi detonado, os suspeitos libertaram os reféns e fugiram com o dinheiro.
A polícia foi acionada e perseguiu o grupo. Segundo testemunhas, a quadrilha era formada por mais de cinco pessoas. Na fuga, segundo a polícia, houve troca de tiros, mas ninguém se feriu. Os bandidos conseguiram atirar em um dos pneus da viatura da polícia, que ficou para trás.
Os assaltantes ainda queimaram um carro na estrada. Ainda não se sabe quanto foi levado do caixa eletrônico.

Sistema que facilita obter visto dos EUA estreia nesta segunda

  1. O processo de solicitação de visto americano no Brasil foi facilitado nesta segunda-feira. Além de o agendamento de entrevistas agora poder ser feito por telefone e pela internet, a obtenção do documento ficou mais em conta: os mais de US$ 200 (equivalente a R$ 375) que vinham sendo cobrados de cada visitante brasileiro passaram a US$ 160 (cerca de R$ 300). Em 7 de maio, as cidades de Brasília, Belo Horizonte, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo devem receber centros de atendimento aos solicitantes de visto. No feriado de amanhã, não funcionarão os serviços presenciais na embaixada e nos consulados. De acordo com a Missão Diplomática americana no País, os centros inaugurados nas cinco capitais coletarão dados biométricos antes do comparecimento a um dos consulados ou à embaixada dos Estados Unidos, em Brasília. O novo sistema promete funcionar em horários flexíveis nos dias úteis (das 7h às 18h) e garante atendimento aos domingos (das 13h às 18h). A intenção é reduzir o tempo de espera pelo visto.Mais informações clique aqui