Pesquisar este blog

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Audiência pública debate duplicação da Estrada de Ferro Carajás


Foi realizada, em Açailândia, uma audiência pública entre a mineradora Vale e entidades do Maranhão para tratar do processo de duplicação da Estrada de Ferro Carajás. A reunião contou com um número grande de representantes de várias entidades de classe, da mineradora Vale, do Ibama e da comunidade.
A Vale está apresentando durante todo esse mês, em municípios do Maranhão e Pará, o projeto de expansão da Estrada de Ferro Carajás que visa aumentar a capacidade de transporte de minério e ferro.
Segundo o gerente geral de relacionamento da empresa, Celber Meireles, a reunião coordenada pelo Ibama teve como objetivo explicar às comunidades os programas ambientais, os benefícios e questões relacionadas ao empreendimento e o estudo ambiental.
Segundo a empresa, o projeto de expansão da rodovia vai gerar mais de oito mil empregos no pico das obras, que acontecerão em vinte e sete cidades, sendo quatro no Pará e vinte e três no Maranhão. Do lado de fora do local da reunião, houve protestos. Moradores de comunidades por onde a empresa tem atuação, exibiram fotos que, segundo eles, mostram outros impactos causados pela empresa.(G1)

Balneários públicos de Parauapebas, PA, estão impróprios para banho


Segundo vistorias realizadas pelo Corpo de Bombeiros de Parauapebas, sudeste do Pará, os balneários públicos do município não estão adequados para banho. De acordo com os bombeiros, as áreas não apresentam boas condições de segurança à população. As vistorias foram realizadas entre os meses de maio e julho deste ano.
O alto índice de afogamentos nos balneários foi o que motivou a fiscalização, segundo os bombeiros. Os oficiais afirmam que o consumo excessivo de bebidas alcoólicas é um dos principais fatores que contribuem para este tipo de acidente. Por isso, os bombeiros recomendam que as pessoas controlem o consumo de bebidas alcoólicas e redobrem o cuidado com as áreas mais profundas dos balneários.(G1)