Pesquisar este blog

sábado, 10 de março de 2012

IV edição da Copa da Integração 2012 de Parauapebas

Uma boa notícia para os amantes do futsal. Começa no domingo, 11, a IV edição da Copa da Integração 2012. Os jogos serão disputados nas quadras do Bairro Casas Populares I, Rio Verde, Beira Rio e Cidade Nova.


No domingo, 11, ocorrem às partidas eliminatórias nas quadras do Bairro Casas Populares I e Cidade Nova, a partir das 8h da manhã.

No dia 18 de março, mais uma rodada eliminatória será realizada, só que desta vez na quadra do Castelo Branco, no bairro Rio Verde e na quadra do Bairro Beira Rio também a partir das 8h da manhã.
O campeão de cada quadra se enfrenta na fase final, cuja data ainda será definida pela organização da competição. O campeão e o vice da fase final garantem vaga no Campeonato Municipal de Futsal da segunda divisão 2012.
A Copa da Integração é realizada pela Prefeitura Municipal por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.

Programação:
Dia 11 de março:
Quadras:
 Cidade Nova e Casas Populares I
Dia 18 de março:
Quadras:
Castelo Branco (Bairro Rio Verde) e Beira Rio
Data: 11 de março
Horário: 8h
Local: Cidade Nova e Casas Populares I

sexta-feira, 9 de março de 2012

Prefeitura de Parauapebas colocou em pratica o Projeto Bem Estar do Servidor Público Municipal


Com o objetivo de proporcionar uma melhor qualidade de vida a seus funcionários, a Prefeitura de Parauapebas colocou em pratica o projeto Bem Estar do Servidor Público Municipal, que conta com nutricionista, educadora física, fisioterapeuta e psicóloga.
Orientar os servidores sobre uma alimentação equilibrada e a adotar um estilo de vida mais saudável é tarefa da nutricionista Sâmia Oliveira Lucena, que atende mediante a marcação de consultas individuais, de segunda à sexta, das 8 h às 14 h, na Coordenadoria de Treinamentos e Recursos Humanos (CTRH). “Pessoas que querem perder peso, que são hipertensas, as que sofrem com obesidade e até mesmo as que buscam orientação receberão dicas de como: se alimentar bem, além da prescrição de uma dieta”, disse a nutricionista.
Fazer exercícios antes do expediente de trabalho para começar bem o dia,  esse é o propósito da ginástica laboral. Segundo a educadora física Lisane Gomes, a atividade proporciona um condicionamento físico melhor, reeducação postural, bem estar, tudo em benefício da saúde. A ginástica é realizada todos os dias, das 8 h 15 às 8 h 30 e duas vezes por semana nas secretarias que não ficam localizadas no prédio da prefeitura. Quem participa ainda tem direito a sessões de massoterapia.
Outro serviço de saúde promovido pelo projeto é avaliar, prevenir e tratar lesões ou distúrbios decorrentes da atividade do trabalho. “São realizadas consultas individuais para identificação de Lesão por Esforço Repetitivo (LER) ou Doenças Ocupacionais Relacionadas ao Trabalho (DORT), que dependendo da necessidade serão encaminhadas ao médico”, disse Eliene Costa Silva, fisioterapeuta.
Como se diz: “mente sã, corpo são”. O descontrole emocional pode acarretar situações desconfortáveis e prejudiciais ao bem estar da pessoa, levando inclusive a quadros de depressão, estresse e isolamento social. “O trabalho do psicólogo é auxiliar à pessoa na busca pelo autoconhecimento, assim como na construção de comportamentos mais saudáveis, buscando ajudar na resolução de situações que parecem difíceis de serem superadas, oferecendo o suporte necessário para a pessoa desenvolver suas potencialidades”, disse Andrea de Paula, psicóloga.
Além dos atendimentos, também são realizadas palestras abordando a saúde. As consultas podem ser agendadas na CTRH, ou pelos telefones 3346-7254/7255.
Fonte: Ascom Parauapebas

Semma firma parceria com representantes de associações para destinação correta de resíduos poluidores


Preocupados com a destinação correta dos resíduos poluentes das empresas da cidade, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente- Semma, realizou durante a manhã desta quarta-feira, 07, uma reunião com representantes da Associação Comercial e Industrial de Parauapebas- ACIP e Associação das Oficinas de Manutenção Mecânica e Lojas de Auto Peças de Parauapebas- AOP.  
Jeanny Luce Freitas Frateschi, secretária municipal de Meio Ambiente ressaltou a seriedade do Licenciamento Ambiental para os empreendimentos com potencial poluidor, do Certificado de Coleta do Óleo- CCO, além do Contrato e Comprovante de Destinação de Materiais Sólidos Contaminados por Óleo. “Por lei, o empreendedor tem que dar uma destinação para o resíduo que a empresa produz”, explicou.
Segundo José Soares, representante da ACIP, hoje são mais 600 associados e alguns empreendedores ainda não se despertaram para esta questão. “Acredito que este será um grande trabalho de educação ambiental: Temos que tornar um hábito”, disse.
Para Augusto Santos, presidente da AOP, a parceria entre a Semma e as associações servirá para orientar os microempresários. “Muitos não sabem o problema que estão gerando para o próprio empreendimento e em conseqüência ao meio ambiente”, relatou.
Ainda na reunião, foram apontadas aos presentes, empresas que coletam óleo e resíduos contaminados nesta região. A secretária municipal de Meio Ambiente aproveitou para frisar a importância do comprometimento dos empreendimentos. “Não adianta ter o seu ambiente adequado e não ter uma destinação correta”, finalizou.
Ascom Parauapebas

Abastecimento de água será restabelecido no sábado



O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep) informa a toda população que houve o rompimento da adutora principal localizada na Rua Cristo Rei esquina com Santa Helena – Bairro Rio Verde, devido ao ocorrido o abastecimento de água está interrompido para toda a cidade, com exceção das Chácaras e parte do Complexo Altamira. A Saaep está trabalhando para solucionar o problema, a previsão é que o abastecimento de água seja normalizado, sábado, 10, às 06h.

Farmácias de Parauapebas estão sendo alvo constante de assaltantes.


Os bandidos chegam sempre de moto e sem tirar o capacete já vão direto ao caixa como se já soubessem o local. Na maioria das vezes chegam em dupla e enquanto um vasculha o caixa o outro fica na espreita intimidando os clientes que já estão no local ou que chegam. Num tom de ameaça constante eles intimidam os funcionários que ficam sem ação diante dos meliantes armados.  Segundo alguns donos de farmácias que já foram vitimas de assalto a ação sempre dura de 3 a 6 minutos. A policia já identificou alguns bandidos, expediu os mandados de prisão e já esta a procura dos mesmos.

Principal traficante do Sul do Pará está preso


Três mandados de prisão decretados pela Justiça; um processo por tráfico internacional de drogas na Polícia Federal; condenado por tráfico de entorpecentes pela Justiça; sete processos criminais na Justiça Estadual e procurado pela Polícia Civil. Esse é o “curriculum” de Sebastião Ferreira. Ele foi conduzido para Parauapebas, sudeste do Pará, da cidade de Augustinópolis, no Estado de Tocantins, onde estava preso por uso de documento falso. Sebastião era apontado como o traficante de drogas mais procurado de

Parauapebas. As informações foram divulgadas ontem pelo delegado Antônio Miranda Neto, diretor da Seccional Urbana do município. “Atualmente, Sebastião trazia drogas do Estado do Maranhão para comercializar no Pará”, informou o policial civil.

Conforme o delegado, Ferreira agia na venda de drogas nos municípios da região sudeste do Pará, como Parauapebas, Canaã dos Carajás e Eldorado dos Carajás. (Diário do Pará)

CINEMA E SAÚDE NO UNIQUE SHOPPING COM CRIANÇAS


A Prefeitura Municipal de Parauapebas, através da SEMSA (Vigilância em Saúde/Setor de Comunicação), informa que estará promovendo no dia 10 de março(Sábado), Campanha de Combate à Dengue no Unique Shopping com as crianças, segue mais informações:


Objetivo: Conscientizar e sensibilizar os visitantes, lojistas e funcionários do Unique Shopping da importância de cada um fazer a sua parte no combate à dengue.
Dia:10/03/2012 -Horário: a partir das 10h00

Programação: 
Iniciaremos assistindo o filme “A Viagem II à IlhaMisteriosa” com as crianças e seus responsáveis e após o filme as crianças visitarão todas as lojas distribuindo panfletos e adesivos de como devemos combater a dengue e  crachás da campanha  à todas as crianças que estiverem no Unique Shopping.


Convidados: crianças filhos de servidores da SEMSA e parceiros, 25 crianças do projeto “Campeões do Futuro, Formando Cidadão do Amanhã” da Polícia Militar, acompanhadas de seus responsáveise do coordenador do projeto Sgt PM Soares.

OBS: Haverá ônibus cedido pela Semed,saindo do Hospital Municipal Théofilo Soares e do Quartel da Polícia Militar às 09h00. Na oportunidade prestigiaremos a exposição do carro da campanha de combate a dengue que ficará exposto no Unique Shopping por uma semana.

NÃO DEIXE A DENGUE MATAR QUEM VOCÊ AMA!
COMBATER A DENGUE É DEVER DE TODOS!

quinta-feira, 8 de março de 2012

CUIDADO COM O POSTE

Há mais de 20 anos população e condutores de veiculo precisam fazer malabarismo para desviar de um poste na Rua Olga Lustosa, no Setor Planalto na cidade de Redenção no Pará.O Bairro foi criado e a Rua foi pavimentada há apenas alguns meses. Desde então, o poste que ajuda a dar sustentação a um linhão de energia eletrica de alta tensão, que vem da Usina de Tucurui, coloca em risco a vida principamente dos motoristas desavisados.
Fonte: Otavio Araujo

PARABÉNS ÀS MULHERES DE PARAUAPEBAS



No mundo existem diversos tipos de mulheres. Existem as que curam com a força do seu amor e as que aliviam dores com a sua compaixão. Foram exemplos Irmã Dulce, na Bahia e Madre Tereza, na Índia.
Existem mulheres que cantam o que a gente sente e as que escrevem o que a gente sente.
Há muitas mulheres glamourosas, como o foi Lady Di e mulheres maravilhosas que deixam lições eternas, como Eunice Weaver e Madame Curie.
Existem mulheres que fazem rir, e mulheres talentosas no Teatro, nas telas dos cinemas, nos palcos do Mundo.
Entre tantos tipos de mulheres existem as que não são  conhecidas ou famosas. Mulheres que deixam para trás tudo o que têm, em busca de uma vida nova. Lembramos das nossas nordestinas e sua luta constante contra a adversidade, para que os filhos sobrevivam.
Mulheres que todos os dias se encontram diante de um novo começo, que sofrem diante das injustiças das guerras e das perdas inexplicáveis, como a de um filho amado, pela tola disputa de um pedaço de terra, um território, um comando.
Mães amorosas que, mesmo sem terem pão, dão calor e oferecem os seios secos aos filhos famintos. Mulheres que se submetem a duras regras para viver.
Mulheres que se perguntam todos os dias, ante a violência de que são vítimas, qual será o seu destino, o seu amanhã.
Mulheres que trazem escritos nos sulcos da face, todos os dias de sua vida, em multiplicadas cicatrizes do tempo.
Todas são mulheres especiais. Todas, mulheres tão bonitas quanto qualquer estrela, porque lutam todos os dias para fazer do mundo um lugar melhor para se viver.
Entre essas, as que pegam dois ônibus para ir para o trabalho e mais dois para voltar. E quando chegam em casa, encontram um tanque lotado de roupa e uma família morta de fome.
Mulheres que vão de madrugada para a fila a fim de garantir a matrícula do filho na escola.
Mulheres empresárias que administram dezenas de funcionários de segunda a sexta e uma família todos os dias da semana.
Mulheres que voltam do supermercado segurando várias sacolas, depois de ter pesquisado preços e feito malabarismo com o orçamento.
Mulheres que levam e buscam os filhos na escola, levam os filhos para a cama, contam histórias, dão beijos e apagam a luz.
Mulheres que lecionam em troca de um pequeno salário, que fazem serviço voluntário, que colhem uvas, que operam pacientes, que lavam a roupa, servem a mesa, cozinham o feijão e trabalham atrás de um balcão.
Mulheres que criam filhos, sozinhas, que dão expediente de oito horas e ainda têm disposição para brincar com os pequenos e verificar se fizeram as lições da escola, antes de colocá-los na cama.
Mulheres que arrumam os armários, colocam flores nos vasos, fecham a cortina para o sol não desbotar os móveis, mantêm a geladeira cheia.
Mulheres que sabem onde está cada coisa, o que cada filho sente e qual o melhor remédio para dor de cotovelo do adolescente.
Podem se chamar Bruna, Carla, Teresa ou Maria. O nome não importa. O que importa é o adjetivo: mulher.
*   *   *
A tarefa da mulher é sempre a missão do amor, estendendo-se ao infinito. Tal tarefa pode ser executada no ninho doméstico, entre as paredes do lar, na empresa, na universidade, no envolvimento das ciências ou das artes.
Onde quer que se encontre a mulher, ali se deverá encontrar o amor, um raio de luz, uma pétala de flor, um aconchego, um verso, uma canção.
FELIZ DIA INTERNACIONAL DA MULHER!

ACIDENTE NA PA 279 COM VÍTIMA FATAL


Aconteceu ontem(07), ao meio dia um grave acidente na PA-279, à 25 quilômetros de Xinguara, entre uma carreta, cor vermelha, placa ECT 1188(São Paulo) e em caminhão guincho, cor branca da empresa marcovel de Tucumã que bateram de frente.
O caminhão de carvão, seguia de marabá para o Projeto Onça puma, no municipio de Ourilândia do Norte, enquanto o caminhão guincho vinha sentido contrário. Os dois veiculos bateram de frente numa subrida da estrada onde não existe buraco nem curva, apenas chovia muito no local, o que pode ter causadoa batida.
O motorista que dirigia o guincho, Julio Cesar, funcionário da marcovel, morreu preso entre às ferragens. Testemunhas disseram que chegaram a ouvir o barulho da batida, e mesmo com chuva foram ao local do acidente, mas chegando lá só encontraram o motorista do guincho já morto, não viram o motorista da carreta que provavelmente tenha se evadido do local.
Ninguem soube explicar a causa do acidente, mas, segundo a policia, o motivo pode ter sido a forte chuva que dificultou a visibilidade da estrada.
Fonte: Edmar Brito/ blog: Otavio Araujo

Carnês do IPTU serão entregues até dia 15 de março


A Prefeitura de Parauapebas informa a toda população que os carnês de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) serão entregues até 15 de março de 2012, nos endereços fornecidos ao fisco. Após essa data, os contribuintes, que não obtiverem seus carnês terão até dia 31 de março de 2012 para obter seu IPTU com desconto de 10% no Departamento de Arrecadação Municipal (DAM), localizado na Rua F, n°244, Bairro União.   O IPTU também pode ser obtido pela internet no endereço:http://servicos.parauapebas.pa.gov.br. No entanto, as guias impressas pelo site não gozam do direito ao desconto de 10%.

Semsa realiza palestra em homenagem ao dia Internacional da Mulher


Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realizará uma palestra sobre saúde da mulher, no Unique Shopping, na quinta-feira, 08, a partir das 15h. A palestra será ministrada pela coordenadora da saúde da mulher, Cleice Azevedo. Na ocasião haverádistribuição de preservativos pela equipe do CTA e exposição de banners voltados para atenção à mulher.             
O intuito do evento é proporcionar aos visitantes, lojistas e funcionários do Unique Shopping mais esclarecimentos sobre os programas de atenção às mulheres existentes na rede pública, que estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde de Parauapebas.

Serviço: Palestra em homenagem ao dia internacional da mulher
Local: Unique Shopping
Data: 08/03/2012 (quinta-feira)
Horário: 15h

 Fonte: Assessoria Imprensa PMP

Alepa aprova lei da amamentação de autoria da deputada Bernadete Ten Caten


Um Projeto de Lei que versa acerca do direito da mulher poder amamentar quando estiver fazendo prova em concurso público foi aprovado nesta quarta-feira no plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Pará. O PL, de autoria da deputada estadual Bernadete Ten Caten (PT-Pa), foi debatido e aprovado em plena semana alusiva às comemorações do Dia Internacional da Mulher, que transcorre amanhã, 8 de março.
A nova lei garante o direito de amamentação durante realização de concursos públicos estaduais. Assim, será oportunizado à mulher, com lactente de até seis meses, o direito de amamentação em espaço adequado com acompanhante que permanecerá com a criança durante a realização do exame seletivo. Essa amamentação pode ser feita a cada intervalo de duas horas, por até 30 minutos, porém, o tempo despendido para a alimentação do bebê será compensado durante a realização da prova em igual período.


quarta-feira, 7 de março de 2012

Receita Federal do Pará alerta contribuintes sobre golpe

O Serviço de Tecnologia (Setec) da Delegacia da Receita Federal do Pará avisou ontem,06, que a Receita Federal não manda e-mails aos contribuintes para tratar de qualquer assunto. A renovação do alerta se deve ao fato da Receita Federal do Pará estar recebendo várias ligações de contribuintes que alegam ter recebido e-mail no que são avisados que estão na malha fina da Receita, com uma indicação de link para acesso e constatação do problema. Entretanto, o link leva a um vírus, que se instala no computador e copia ou destroi informações e arquivos dos usuários, segundo as reclamações das pessoas que foram vítimas do golpe virtual.

Movimento de mulheres bloqueia Rodovia BR-155


Um grupo de mais de 700 mulheres bloqueou, por cerca de quatro horas, a BR-155, próximo ao Pólo industrial de Marabá, no sudeste paraense, nesta quarta-feira (07). O protesto faz parte da Jornada Nacional do Mvimento Mulheres da Via Campesina, pelo Dia Internacional da Mulher, e tem como objetivo exigir o veto da Presidente Dilma Rousseff ao novo Código Florestal, além de denunciar os recentes crimes no campo.
O protesto começou às 4h e encerrou às 10h da manhã. As agricultoras da região fizeram um ato na rodovia. 'Queremos que a presidente Dilma reveja essa situação da anistia a quem desmatou', explica a coordenadora do movimento, Mercedes Queiroz.
A programação de protestos pela jornada nacional foi iniciada na segunda-feira (5), com ato no Incra. No segundo dia houve ato e audiência pública no Ibama.
A pista já foi liberada e o tráfego de veículos é normal na rodovia.
Portal ORM

Caixa emite CPF gratuito na Semana da Mulher


A partir de hoje até a próxima sexta-feira, a Caixa Econômica Federal estará emitindo gratuitamente CPF para as mulheres. A ação abrange todas as agências do banco no País, onde serão feitos serviços de inscrição, regularização e consulta gratuitas de CPF para o público feminino, de acordo com horário de atendimento bancário.
Atualmente, a emissão do documento custa R$ 5,70 e pode ser feita nas agências da Caixa, Banco do Brasil e Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT). As mulheres maiores de 18 anos devem levar um documento de identificação, que contenha a filiação e data de nascimento, além do Título de Eleitor ou documento de justificativa eleitoral. Quem ainda não tem 18 anos pode ser representado por um dos pais ou responsável. Nesse caso, o representante deve portar certidão de nascimento ou documento que contenha filiação e data de nascimento da criança ou adolescente, além de documento de identificação e CPF próprios e, se for o caso, documento que comprove a tutela, curatela, guarda ou procuração.
Mulheres com idade entre 16 e 18 anos e que possuem documento de identificação que contenha filiação e data de nascimento podem solicitar a emissão ou regularização do CPF sem a presença de um responsável. Sem esse documento, as cidadãs não podem exercer alguns direitos, como abrir contas bancárias e ser titular de programas sociais.
Segundo a Caixa, desde 2004, cerca de 1 milhão de mulheres já emitiram o documento gratuitamente, beneficiadas pela ação da instituição. Também como forma de homenagem às mulheres, os empregados e as empregadas da Caixa serão convidados a refletir sobre o tema 'Equilíbrio de Gênero'.
Fonte: O Liberal

PREFEITURA DE PARAUAPEBAS ENTREGA NOTEBOOKS A PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO


Nesta manhã de quarta-feira, 07, no auditório da Prefeitura Municipal de Parauapebas o prefeito de  Darci Lermen realizou uma cerimônia de entrega de notebooks a professores da rede municipal de ensino.
A ideia é que cada professor das escolas municipais receba um notebook para auxiliá-lo em suas tarefas escolares dentro e fora da sala de aula.
O objetivo da Secretaria Municipal de Educação é entregar 2000 mil notebooks até o final de março.

terça-feira, 6 de março de 2012

Emater realiza estudo de levantamento de produção frutífera em Curinópolis


Uma atividade técnica da equipe da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) está realizando o levantamento da produção de frutas do município de Curionópolis, no sudeste do estado. O levantamento vai subsidiar a Emater de dados, mas especialmente vai identificar o potencial do município, área de cultivo e  produção. Segundo Jorge Lima, técnico em agropecuária da Emater, a necessidade da identificação se deu porque associações e sindicatos do município se interessam em serem fornecedores de matéria-prima para a merenda escolar da região. A proposta da Emater é conseguir incluir frutas regionais no cardápio das escolas.
Nesse momento, os produtores realizam a colheita de acerola, cupuaçu, maracujá e taperebá. Os produtos in natura estão sendo comercializados como uma cooperativa de agricultores de Parauapebas fornecidos para merenda escolar. Parte da produção também abastece uma empresa de polpa de frutas em Marabá. Curionópolis já desenvolve o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do governo federal e envolve cinco produtores do município, que comercializam intermediados pela Emater, via associação de produtores, mel de abelha, peixe e coco.
No próximo dia 15 de abril, Curinópolis vai realizar a primeira festa do taperebá, coordenada pela Emater, com apoio do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) e cooperativas do município. O objetivo é conscientizar os agricultores para a preservação das fruteiras nativas, a exemplo do taperebá, uma vez que quase 100% do fruto na região ainda é nativo, além de mostrar a viabilidade econômica da cultura para o município.
Fonte: Agencia Pará de Noticias

SEMSA PROMOVE CAMPANHA DE DOAÇÃO DE SANGUE EM PARAUAPEBAS


A Prefeitura Municipal de Parauapebas, através da SEMSA (Agência Transfusional de Parauapebas), informa que estará promovendo nos dias 17 e 18 de março, Campanha de Doação de Sangue, segue mais informações:

Meta: 200 bolsas coletadas
Dia:17/03/2012 - 08:00/12:00 14:00/18:00
Local de Coleta: Centro de Saúde Cidade Nova-HMP
Rua A Qd. 07 lote Especial – Cidade Nova
Dia 18/03/2012 - 08:00/12:00
Local de Coleta: Centro de Saúde Cidade Nova-HMP
Rua A Qd. 07 lote Especial – Cidade Nova

DOAR SANGUE É...
UMA QUESTÃO DE AMOR A VIDA!

PRÉ-REQUISITOS PARA DOAR SANGUE:
- Estar em boas condições de saúde;
- Estar alimentado;
- Podem doar sangue pessoas 16 e 67 anos; para pessoas com idade entre 16 e 17 anos, se faz necessária a presença do responsável para autorizara doação e precisa estar munido de documento de identidade emitido por órgão oficial;
- Pesar50 kg ou mais;
- É obrigatório apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial.
- Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas que antecedem a coleta.

ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA A 6ª EDIÇÃO DO FEMPA - FESTIVAL DE MÚSICA DE PARAUAPEBAS-PA


Com o objetivo de valorizar e tornar público o talento de músicos, intérpretes e compositores, o Festival de Música de Parauapebas (Fempa), em sua 6ª edição, abre as inscrições para a etapa local, que será realizado nos dias 25 e 26 de maio. As inscrições devem ser feitas no período de 5 de março a 30 de abril, na Secretaria Municipal de Cultura (Secult), na rua F,244, Cidade Nova, onde também estará disponível o regulamento do Festival.
Este ano a premiação do Fempa será a seguinte:
1° lugar: 4 mil reais
2º lugar: 3 mil reais
3º lugar: 2 mil reais

Informações:
 3346-1358/3356-2007 – Secult
 E-mail: festival@fempa.com.br/
fempa.parauapebas@gmail.com

segunda-feira, 5 de março de 2012

Câmara Federal discute redução da maioridade penal, via internet, nesta terça.


A Agência Câmara de Notícias promove na terça-feira (6), às 11 horas, um bate-papo pela internet com o deputado Luiz Couto (PT-PB) sobre a possibilidade de redução da maioridade penal de 18 para 16 anos. Couto é relator na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 171/93 e de outras 30 PECs apensadas que autorizam o julgamento de adolescentes como adultos. Embora ainda não tenha apresentado o seu relatório, ele adiantou que vai votar contra as propostas, por considerá-las inconstitucionais.
Qualquer pessoa pode participar do bate-papo. Basta acessar o site www.camara.gov.br/agencia e clicar no ícone do debate.
Hoje, no Brasil, nenhuma pessoa que tenha menos de 18 anos pode ser responsabilizada por crimes e punida com base no Código Penal (Decreto-Lei 2.848/40). Quem tem entre 12 e 18 anos e comete alguma infração fica sujeito às medidas socioeducativas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA – Lei 8.069/90).

IML pode liberar esta semana laudo definitivo do caso Thais Feitosa. Polícia segue sem pistas dos assassinos


O delegado Antônio Miranda Neto, titular da 20ª Seccional Urbana em Parauapebas, afirmou que prosseguem as investigações sobre o caso da pequena Thais Feitosa.
Pelo que entendo, a polícia segue sem pistas concretas que levem ao autor ou autores do crime bárbaro. Por outro lado, Miranda lembra que dos 14 casos de desaparecimentos registrados na delegacia de Parauapebas, 13 tratavam-se de "fuga do lar", quando a criança desvia-se de sua rotina e deixa sem notícias a família. Todos os menores reapareceram poucas horas depois. Estavam em companhia de namorados, amigos ou outros parentes. Ainda bem.
Mas, um detalhe é de deixar qualquer um preocupado. Segundo o delegado, apenas nesta semana será expedido o laudo definitivo pelo Instituto Médico Legal (IML) referente ao assassinato de Thais.
Vejam que a criança foi encontrada morta no dia 14 de fevereiro. Passado quase um mês desde o crime, perguntas simples, porém vitais para resolver o caso, permanecem sem respostas.

Não se sabe se o esquartejamento do corpo da criança deu-se pela ação dos assassinos ou de animais; não se pode dizer com certeza sequer se houve violência sexual, muito menos se há resquícios de material genético de outras pessoas no corpo da criança, o que, em caso de prisão dos suspeitos, será decisivo para garantir a condenação.
Os esforços da equipe do delegado Miranda, como se vê, acabam esbarrando na morosidade da perícia que, sobrecarregada e trabalhando em condições precárias, não consegue ser rápida o suficiente.
Algumas providências administrativas poderiam já ter sido tomadas. A imediata instalação do IML em Parauapebas já passou da hora. Uma cidade de quase 200 mil habitantes, com fluxo de migração constante e um alto índice de crimes, quase todos violentos, não pode prescindir de um IML. Por outro lado, está claro que o efetivo disponível para a Polícia Militar é insuficiente para prover a segurança.
Parauapebas, segunda cidade em arrecadação do Pará, conta com diversas autoridades estaduais que tem ali sua base eleitoral. Está faltando o que para que esta força econômica, política e eleitoral seja mobilizada no sentido de garantir condições mínimas de trabalho aos policiais e peritos na cidade?
Vamos esperar que outro crime bárbaro aconteça para que essas reivindicações sejam novamente apresentadas?
Algo precisa ser feito e rápido. Ou será mais um crime a engrossar a estatística de mistérios sem solução. Neste caso, certo mesmo apenas a vida de uma criança ceifada brutalmente e a indizível dor da família.
Fonte: Pebinha de Açucar

SINE de Marabá seleciona mão de obra para usina de Belo Monte


A obra da usina hidrelétrica de Belo Monte, em Altamira, oeste do Pará, já atrai trabalhadores de todas as regiões do País. Apesar da migração em busca de trabalho, a empresa Norte Energia, que constrói a usina, diz que a prioridade é utilizar a mão de obra da região. Com isso, o Sistema Nacional de Emprego (SINE) de Marabá já selecionou e enviou 180 trabalhadores que foram absolvidos pela empresa que constrói a usina.
Segundo Luana Bastos(da foto), coordenadora do SINE de Marabá, a empresa Norte Energia já levou para Altamira pedreiros, carpinteiros, soldadores, ferreiros armadores, mestres de obras, e ajudantes de obras.
Entre as 2 mil vagas previstas, a empresa pretende contratar nesta região as seguintes funções: eletricista, operador de máquinas pesadas, encanador hidráulico, técnico de segurança do trabalho, entre outros. “Essas pessoas contratadas vão trabalhar para várias empresas terceirizadas. Nossa função, no SINE, é identificar e atrair pessoas qualificadas. Como a Norte Energia não tem escritório em Marabá, a empresa faz a seleção aqui em uma sala do SINE e os profissionais já saem com a Carteira de Trabalho assinada”, revela.
Normalmente, passam pelo SINE de Marabá entre 200 a 250 pessoas por dia, apenas para encaminhamento ao mercado de trabalho. Todavia, em função das contratações para Belo Monte, esse número subiu para uma média de 350 pessoas.
Fonte: Folha do Bico

Funcionários da CELPA decidem paralisar por 48h



Nesta segunda-feira (5), funcionários da Celpa (Centrais Elétricas do Pará) decidiram paralisar suas atividades por 48h, interrompendo parte dos serviços de operação e manutenção. A decisão foi tomada durante a assembleia comandada pelo presidente do Sindicato dos Urbanitários, Ronaldo Romeiro, que teve início às 7h30, em frente à empresa, situada na avenida Augusto Montenegro, em Belém.
Cerca de 250 trabalhadores compõem a assembleia, que deve se estender por todo o dia, para a discussão das reivindicações de melhores condições de trabalho e o pagamento da 38ª parcela do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS). O sindicato e os funcionários também estariam se manifestando a favor da federalização da empresa.
O fornecimento de energia elétrica não será prejudicado, mas os funcionários já anunciaram que a paralisação pode se estender por mais tempo.
Em nota emitida ontem, a Celpa anunciou que vai apresentar hoje à Justiça uma proposta para que seja efetuado o pagamento da parcela do PCCS aos colaboradores da empresa. A assessoria da Celpa explicou que "por conta da recuperação judicial em curso, a empresa está impedida de realizar pagamentos em aberto até o dia 28 de fevereiro".
A assessoria da Celpa informou ainda que os salários dos funcionários continuarão a ser pagos normalmente durante o período de recuperação judicial. Na mesma nota, a Celpa pediu a compreensão dos funcionários para que os serviços prestados à população não fossem atingidos, mas sobre a paralisação deflagrada hoje, a empresa ainda não se posicionou. (DOL)

Agricultoras familiares do sul e sudeste participarão de encontro em Marabá Agricultoras familiares do sul e sudeste participarão de encontro em Marabá

Agricultoras familiares de 19 municípios do sul e sudeste do Pará se reunirão nos próximos dias 7 e 8 (quarta e quinta-feira), em Marabá, no encontro que discutirá o tema “Terra, Água e Agroecologia”. O debate enfatizará a situação atual das mulheres nos assentamentos destinados à reforma agrária, como estão organizadas, o que produzem e em que condições, e quais as perspectivas econômicas de inserção no mercado.
O evento, que reunirá cerca de 100 mulheres, será realizado em parceria pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater), Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Agricultura (Fetagri) e Comissão Pastoral da Terra (CPT).
Um curso de formação vai mapear a real situação das mulheres, para a elaboração de um planejamento de ações para 2012, visando fortalecer, incentivar e organizar esse segmento, e assim romper barreiras históricas, permitindo a essas mulheres assumir postos de direção nas organizações rurais, minimizando as desigualdades.
Fonte: blog Otavio Araujo

Operários fizeram manifestação na portaria de acesso a Carajás


Centenas de trabalhadores do Consórcio Camter Paranasa, que presta serviço para a mineradora Vale, realizaram na última sexta-feira (2), no período das 6 às 9 horas, uma manifestação em frente à portaria da Flona Carajás que dá acesso à Serra dos Carajás, em Parauapebas, para protestar, segundo eles, contra a falta de pagamento do salário e de horas extras.
Além do atraso no pagamento do salário, os trabalhadores reclamam também da qualidade do alimento servido pela empresa em Carajás. “A empresa não cumpre com os abonos prometidos, não paga hora extra e serve até comida estragada com rato no feijão”, denunciou para a reportagem o pedreiro Jean Silva Rodrigues.
O servente Reinaldo da Silva Veras avisou que os trabalhadores só voltariam ao trabalho quando a empresa atendesse ao pleito da categoria, “porque não é admissível que nós trabalhadores sejam tratados como animais”, protestou.
Durante a manifestação que durou cerca de três horas, foi grande a movimentação de pessoas e de veículos querendo subir ou descer a serra, uma vez que os trabalhadores em protesto impediam o tráfego na portaria de casso a Carajás.
Um funcionário da Vale chegou a pedir que os trabalhadores fizessem a manifestação mas sem atrapalhar a movimentação dos demais trabalhadores de empresas que precisavam subir a serra para assumir suas funções.
Para acabar com o protesto, foi preciso a invenção de uma guarnição da Polícia Militar, sob o comando do próprio comandante da corporação, Ten. Cel. Roberto Coracy, que ordenou aos trabalhadores para não atrapalharem a movimentação de veículos que precisavam subir ou descer a Serra dos Carajás.

Matéria completa clique aqui

Lista do Tribunal de Contas já tem 804 com 'nome sujo'


O Tribunal de Contas do Estado (TCE) já possui uma relação prévia com 804 nomes que podem ficar de fora da disputa eleitoral de outubro. São gestores que - por má-fé ou desconhecimento - deixaram de comprovar a correta aplicação dos recursos públicos e foram condenados pela Corte a devolver mais de R$ 295,6 milhões aos cofres do Estado. A lista final será encaminhada até o dia 5 de julho para o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), que deve emitir a relação oficial daqueles que foram atingidos pela inelegibilidade Veja a lista prévia em: http://www.tce.pa.gov.br/SecretariaNet/Relatorio/RelacaoContaIrregular.pdf

A lista do TCE, por enquanto, não para de crescer. Até a última-sexta-feira, constavam no site da instituição 1.449 registros - já transitados em julgado - de irregularidades nas contas. Só no ano passado o TCE determinou a devolução de R$ 49,5 milhões - sobretudo de projetos que deveriam ter sido realizados na área da saúde. De acordo com o levantamento, pelo menos 30 convênios de entidades com centros regionais de saúde ou hospitais do Estado deixaram de ser corretamente executados e resultaram em um prejuízo de R$ 5 milhões, o que em valores corrigidos ultrapassa a marca de R$ 13,9 milhões.

Segundo o presidente do TCE, o conselheiro Cipriano Sabino, a lista ainda está sujeita a alterações até o prazo final estabelecido pela Justiça Eleitoral. 'Esta lista é atualizada sempre que uma decisão é publicada no Diário Oficial do Estado. Pode ser que os nomes que estão nesta lista hoje, não sejam os mesmos no dia em que a relação for entregue à Justiça Eleitoral, ou porque novos nomes chegaram ou porque o gestor conseguiu alguma liminar na Justiça', afirmou.

Fonte: O Liberal

domingo, 4 de março de 2012

PRESO ACUSADO DE COMETER ESTUPROS EM TUCUMÃ E OURILÂNDIA DO NORTE

Policiais da Divisão de Investigação e Operações Especiais(DIOE), apresentou à imprensa, no último sábado, Kilson Rodrigues dos Reis, acusado de cometer estupros contra jovens nos municípios de Ourilândia do Norte e Tucumã.
Os crimes começaram a acontecer no início de dezembro, tendo como primeira vítima uma criança de nove anos que voltava à pé da igreja na companhia de sua mãe e uma tia, quando um homem em uma moto as abordou e arrancou a criança das mãos de sua mãe, a colocando na moto e fugindo. A criança foi encontrada horas depois às margem da rodovia PA-279, na saida para a cidade de São Felix do Xingu, e relatou às autoridades que havia sido estuprada e espancada.
Um outro estupro ocorreu na terça-feira de carnaval nas proximidades do primeiro caso, por volta das cinco horas da madrugada, quando uma jovem de dezoito anos que mora em Tucumã e estava se dirigindo para pegar um ônibus da empresa em que trabalha, que fica em Ourilândia do Norte, quando foi seguida e atacada por dois homens em uma moto. Os criminosos a levaram, pois não havia pessoas nas proximidades, apenas sua mãe, que estava na porta de  sua casa que fica há uma distância de 5-- metros do local onde sua filha foi levada.
Apesar de ter ocorrido atrás dos homens, a mãe não conseguiu evitar o rapto da filha. Horas depois a jovem procurou a Delegacia de Tucumã e registrou o crime de violência sexual. Conforme informação de moradores, teria havido outros casos que não foram registrados devido a falta de um escrivão na delegacia.
O caso de Ourilândia do Norte ocorreu quando uma moradora estava sozinha em frente à sua casa quando chegou um homem com uma faca a obrigando a entrar na residência onde a estuprou e fugiu em seguida.
Com a prisão de Kilson, a policia agora pretende descobrir se os crimes sexuais ocorridos nos últimos meses nas duas cidades tem alguma relação com o mesmo ocusado. (O Regional)