Pesquisar este blog

sexta-feira, 20 de abril de 2012

PROGRAMAÇÃO PARA O 24º ANIVERSÁRIO DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA E ADMINISTRATIVA DE CURIONÓPOLIS


CCJ aprova criação de mais 2 varas do trabalho para Parauapebas

A cidade de Parauapebas terá mais duas varas do trabalho, projeto que foi aprovado na Comissão de Constituição de Justiça (CCJ) do Senado na última quinta-feira (19).
Ao todo, o PLC autorizou a criação de mais 11 varas do Tribunal Regional do Trabalho na jurisdição da 8ª região, além das duas varas em Parauapebas  serão criadas mais 9 varas em municípios do Pará. Três em Belém, duas em Marabá, três em Macapá e uma em São Félix do Xingu.
O projeto prevê a criação de 253 cargos efetivos, sendo 11 de juiz; 88 de analista e 44 de técnico judiciário, além de 11 comissionados de direção e 99 funções comissionadas. A proposta agora irá para votação no plenário do Senado.


ACIDENTE COM MICRO-ÔNIBUS NA PA-275, TOMBA COM 27 ÍNDIOS

Um micro-ônibus conduzindo 27 índios da etnia Xikrin tombou na manhã desta sexta-feira (20) na PA-275, a dois quilômetros da sede do município de Curionópolis. O tombamento se deu em virtude das péssimas condições da rodovia. Segundo o cacique Aré, o motorista perdeu o controle do veículo após bater em um dos buracos na pista quando tentava ultrapassar um ônibus.
Entre os índios estavam várias mulheres e crianças, mas ninguém ficou ferido com o acidente. Os índios estavam voltando de Parauapebas para Marabá. Ontem, eles participaram de um evento na aldeia Xikrin em Parauapebas em comemoração ao Dia do Índio. O micro-ônibus é de propriedade dos índios.
Fonte: Zedudu

Índios Xikrins do Cateté encontram antiga aldeia abandonada há 60 anos


Os índios Xikrins do Cateté, que vivem em Parauapebas, no sudeste do Pará, comemoram a descoberta de um lugar muito importante para a história da tribo. Em um município vizinho, eles encontraram a área onde os antepassados viveram.
De acordo com a Funai, a antiga aldeia ficava em uma área na zona rural de Canaã dos Carajás. Na década de 50, brigas entre tribos fez com que muitos índios ficassem doentes e morressem. Os que sobreviveram mudaram para o interior da Floresta Nacional de Carajás.
O local da antiga aldeia pertence a um fazendeiro da região, mas os índios querem que seja preservado e se torne um lugar dedicado à memória da tribo.
Até fevereiro deste ano, o local da antiga tribo estava esquecido, mas depois de histórias do pai e do tio, Roiri Xikrin encontrou a terra dos antigos povos da tribo.
A Funai informou que já está em negociação com o dono da terra para que o local seja preservado e liberado para que os índios Xikrins possam fazer rituais e manifestações da cultura.
Fonte: Globo Rural

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Nas penalidades Arte Soccer fatura Copão de Futsal 2012 em Parauapebas


O V Copão de Futsal de 2012 conheceu o seu campeão nas penalidades máximas, na noite da última quarta-feira, 18, no Ginásio Poliesportivo. A equipe do Arte Soccer sagrou-se campeão ao derrotar o time do Shak por 2 x 0, nas cobranças de pênaltis. A partida terminou empatada em 5 a 5 no tempo normal.  O atacante Bodó e o lateral Tuca marcaram para o Arte Soccer, enquanto Leno e Cleito desperdiçaram as duas cobranças para o time  do Shak.
A partida foi muito disputada. As duas equipes se revezaram gol a gol no placar. Os gols da partida no tempo normal foram anotados por: Leno (3 vezes), Cleito e Paulo para o time do Shak, já para o Arte Soccer marcaram: Bodó (3 vezes), Tuca e Ronilson. O destaque do torneio foi o atacante Bodó do Arte Soccer, que marcou 12 gols. Pelo lado do Shak, o destaque foi o jogador Leno que marcou gols tanto nas semifinais, quanto na final.
O campeão e o vice do Copão foram contemplados com troféu, medalhas, um kit de material esportivo dado pela Secretaria de Esporte e Lazer, além da vaga no campeonato municipal de futsal da segunda divisão deste ano.
Fonte: Ascom PMP

Caixa terá horário ampliado para atender demanda de programa de crédito


As agências da Caixa Econômica Federal em todo o país ampliarão o horário de atendimento ao público a partir de segunda-feira (23). Segundo nota do banco, as agências vão abrir uma hora mais cedo que o horário habitual para atender as demandas do Programa Caixa Melhor Crédito. O novo horário vai vigorar até o dia 11 de maio.
No sábado 12 de maio, a Caixa abrirá suas principais agências para a Ação Caixa Melhor Crédito. A ideia é divulgar “melhor compreensão do movimento do mercado em relação ao crédito, às taxas, às tarifas bancárias e outros serviços”.
“Essas medidas fazem parte da estratégia da Caixa de atuar junto à sociedade brasileira, por meio de noções de gestão financeira. Neste dia, quem procurar a Caixa vai receber orientações sobre a forma consciente e responsável de contrair empréstimos e alongar suas dívidas por meio de simulações em relação à necessidade do cliente e comparando as diferentes situações”, diz o banco, em nota.
A Caixa lançou o programa no último dia 9, com anúncio de redução de taxas de juros. Na mesma semana, o Banco do Brasil também reduziu juros. Após pressão do governo, bancos privados, como Itaú e Bradesco, também cortaram as taxas mínimas nos empréstimos para os clientes. 
Fonte: Agência Brasil. 

Prefeitura de Parauapebas e Sejudh realizam mutirão de cidadania na Palmares II


Com o objetivo de combater o subregistro, por meio da emissão de certidão de nascimento e demais documentos de identificação básica, a Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) em parceria com a Prefeitura de Parauapebas realizará um mutirão de cidadania no dia 21, sábado, a partir das 8h, na escola Crescendo na Prática, Palmares II.

Na ocasião serão oferecidos à população os serviços de: emissão de 1º via de registro de nascimento de crianças e adultos, emissão carteira de identidade 1º, 2º e 3º via para maiores de 16 anos e  carteiras de trabalho. Serão disponibilizados ainda, serviços fotográficos para as pessoas que forem emitir documento.
Serviço: Ação cidadania
Local: Escola crescendo na prática, Palmares II
Data: 21 de Abril, sábado

Operação Eirene III reduz índice de homicídios em Parauapebas


A operação "Eirene III", coordenada de forma integrada pelas polícias Civil e Militar, Conselho Tutelar e Departamento de Trânsito do Estado (Detran), dentre outros órgãos municipais de Parauapebas, no sudeste do Pará, está garantindo a redução da criminalidade na cidade. Até esta quinta-feira (19), nenhum homicídio - doloso ou culposo - foi registrado no município.
O balanço final das ações desenvolvidas durante a operação foi divulgado pela Seccional Urbana de Parauapebas nesta quinta-feira. Com objetivo de reduzir os índices de criminalidade registrados na cidade, mantendo a ordem pública e o respeito ao ordenamento jurídico, com ações preventivas e repressivas, a operação policial resultou na apreensão de onze mil mídias "piratas" (CDs e DVDs), conforme relatório da prefeitura local.
Os agentes recolheram ainda 89,86 quilos de carne em situação irregular no açougue “Rei do Boi” e outros 63,92 quilos de carne suína e frango retirados do açougue “Ki Frango”. No total, 160 veículos e 335 foram abordados em via pública para averiguações. Dentre os veículos, a maioria (83) era particular. A Polícia Civil lavrou cinco termos circunstanciados de ocorrência, procedimento policial por crime que não gera prisão em flagrante.Mais informações clique aqui

Trabalhadores protestam no Rio de Janeiro contra empreendimentos da Vale no Brasil


Representantes de comunidades e trabalhadores de vários estados brasileiros e do Canadá, que dizem ter seus direitos humanos e trabalhistas prejudicados pela mineradora Vale, fizeram ontem (18) uma manifestação pacífica em frente à sede da companhia, no centro do Rio de Janeiro. Os manifestantes reclamam de danos ambientais causados por diversos empreendimentos da Vale no Brasil e no exterior.
De acordo com Ademir Jacinto da Silva, de 35 anos, integrante do movimento, o ato teve a finalidade de chamar a atenção dos acionistas sobre os problemas que ocorrem nas unidades da empresa. Segundo ele, a data da manifestação foi escolhida por haver uma reunião entre os sócios da empresa para apresentar o projeto para o ano de 2013. "Nós achamos fundamental fazer o protesto, porque eles [a Vale] passam aqui só o lado bom do que fazem, só os lucros. A parte onde os trabalhadores morrem, ficam doentes e a degradação do meio ambiente provocada pela empresa, isso a Vale não passa nada".
Outro manifestante, Dário Bossi, de 40 anos, disse que a empresa continua explorando o solo brasileiro, contribuindo para o desmatamento, desde a implantação, entre os anos 1970 e 1980, do programa Grande Carajás, região rica em recursos minerais, com o intuito de desenvolver o Pará e o Maranhão. "Aquilo que hoje nós estamos reivindicando, na verdade, é a herança de 30 anos de história que nos mostraram que não é verdade que o programa Grande Carajás traz desenvolvimento para nossas regiões. Trouxe riquezas sim, mas riqueza acumulada para poucos, sendo muito mal distribuída", completou.
Ainda como parte do protesto, as entidades que compõem a Articulação Internacional dos Atingidos pela Vale apresentam nesta tarde um relatório inédito de insustentabilidade da companhia, documento espelhado no relatório de responsabilidade da empresa.
A manifestação foi acompanhada por policiais militares e não houve problemas no trânsito. A assessoria da Vale informou, por telefone, que está apurando as denúncias.

Edição: Lana Cristina
Da Agência Brasil

SOU ÍNDIO COM MUITO ORGULHO


Sou da terra, sou da água,
sou do mato, sou da vida.
Meus costumes modificam
Mas nunca perco minhas raízes

A natureza me abastece
e a ela sou fiel defensor.
Luto pela minha tribo na
aldeia ou onde quer
que eu for

Sou o verdadeiro proprietário
do Brasil que Deus me deu
mas o povo que aqui chega
não tem cuidado com o que é meu

Derrubam árvores, tocam fogo
poluem rios e matam os bichos
Apesar de sermos guerreiros,
Não somos tantos como estas
tribos.

O meu povo milenar, precisa
ser respeitado.
As tradições que conservamos
deviam ser copiadas.
A natureza de tudo nos empresta
Mas no futuro seremos cobrados.

Poema: Rosangela Sampaio
Foto na Aldeia Kikretum(Indios Kayapós)

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Adiada licitação das obras na BR-155


A abertura dos envelopes contendo as propostas para a recuperação de um trecho de 300 quilômetros da BR-155, entre os municípios de Marabá e Redenção, que deveria ter ocorrido na última sexta-feira, 13, na sede do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit), em Belém, foi adiada para o dia 22 de abril. Segundo fontes do órgão, o adiamento se deu por conta de uma pequena alteração feita no projeto inicial.
Com uma extensão atual de 344 km, a rodovia, que teve o seu longo processo de federalização concluído recentemente, é de extrema importância para o Estado do Pará, principalmente para as regiões sul e sudeste do Estado, por sua condição de estrada tronco que liga a BR-158 em Redenção com o entroncamento da BR-222 em Marabá. Em junho de 2009, uma Lei Federal autorizou a inclusão da antiga rodovia PA-150, atual BR-155, na relação descritiva das rodovias do Sistema Rodoviário Federal (SRF).
No ano seguinte, o Dnit iniciou o processo para a completa federalização da rodovia, que depois de percorrer todos os trâmites burocráticos foi finalmente concluído no início de 2012. "Durante o processo de federalização, que durou dois anos e meio, a rodovia deveria continuar a receber manutenção por conta do Governo Estadual. O que infelizmente não ocorreu, gerando transtornos imensos para a população daquela região", afirma o deputado Zé Geraldo, frisando que conseguiu incluir a rodovia na planilha do PAC 2, garantindo recursos no valor de R$ 290 milhões para recuperação, manutenção e reconstrução da rodovia.

PARQUE ZOOBOTÂNICO VALE, TEM PROGRAMAÇÃO ESPECIAL PARA O DIA DO ÍNDIO


O Dia do Índio (21) será comemorado no Parque Zoobotânico Vale (PZV) com uma programação especial, no próximo domingo (22). Uma equipe do Museu Emílio Goeldi ministrará oficina de adereços indígenas. Os visitantes, também, poderão prestigiar uma exposição de frutos, sementes, orquídeas e plantas medicinais, típicas da nossa região.
A programação acontecerá das 09h às 13h. A entrada é gratuita.
Assessoria de Comunicação da Vale

Campeonato de Skate reúne várias tribos em Parauapebas


A Praça de Eventos foi palco do 1º Campeonato de Skate Marola Mult Marcas, realizado em parceira com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Esporte (Semel).
O evento começou no sábado, às 16 h e encerrou no domingo, 15, às 21 h, com a premiação dos campeões. Um público diferenciado marcou presença no local, além dos amantes das modalidades estiveram presentes pais dos atletas.
A primeira etapa da competição em Parauapebas foi marcada pelo o encontro de várias tribos, a galera radical do Skate, Bike e Patins fizeram a festa dando um show de acrobacias e muita coragem nas manobras de efeitos radicais, em três categorias disputas, Mirim, Iniciante e Amador.
Segundo o organizador do evento, Cleiton Soares, as expectativas foram superadas  com relação   ao número de participantes e apoio que recebeu de todos os parceiros , que foi fundamental para a realização do campeonato. “Foi o nosso primeiro evento a gente ficou bastante satisfeito com público que nos prestigiou, sem dúvida que a segunda etapa vem ai e vai ser melhor ainda”, disse Cleiton Soares. 
Fonte: Ascom PMP

Inscrições para concurso de agente de trânsito e transporte encerram dia 20, sexta-feira


Os interessados em conquistar uma vaga no concurso para agente de trânsito e transporte de Parauapebas têm até dia 20, sexta-feira, para realizarem suas inscrições.
O concurso, que teve seu edital divulgado no dia 04 de abril, oferece 40 vagas para nível médio, com salário de R$ 1.622,49 e jornada de trabalho de 40 horas semanais. Ficando as admissões condicionadas à disponibilidade orçamentário-financeira da Prefeitura Municipal de Parauapebas, durante o prazo de validade do Concurso Público, que é de dois anos prorrogável, uma única vez, por igual período.
As inscrições tiveram início dia 04 e seguem até às 23h59 do dia 20 abril,   e devem ser efetuadas na modalidade Online (via Internet) no endereço eletrônico http://www.fadesp.org.br. Para se inscrever, o candidato deve ter ensino médio completo e Carteira Nacional de Habilitação, para conduzir veículo automotor da categoria AB. A taxa de inscrição é de 40, 00 reais.
As Pessoas com Deficiências (PcD) têm assegurado o direito de inscrição no presente concurso público, desde que a deficiência seja compatível com as atribuições do cargo em provimento para o qual o candidato concorre. Serão reservadas 5% das vagas ao cargo e das que vierem a surgir durante o prazo de validade do concurso para as PcD.
O concurso contará com duas fases. Na primeira, prova objetiva de caráter eliminatório e classificatório e na segunda, prova de Esforço Físico de caráter eliminatório. As provas objetivas serão aplicadas no dia 20 de maio de 2012, no turno da manhã, das 8 às 12h. Para a prova de Esforço Físico, os candidatos serão convocados em edital específico para esse fim, publicado o aviso no Diário oficial do Estado do Pará e relacionados no site da FADESP (http://www.fadesp.org.br). Realizarão a prova de Esforço Físico somente os candidatos classificados na prova objetiva.
Fonte: Ascom PMP

Campeonato Paraense de Karatê Interestilo reúne mais de 600 atletas


Parauapebas recebeu nos dias 14 e 15 de abril o Campeonato Paraense de Karatê Interestilos. O evento ocorreu no ginásio Poliesportivo e contou com um público expressivo.
A competição foi realizada pela Federação Paraense de Karatê Interestilos (FEPAKI), organizado pela Associação Ágape, anfitriã da competição, como o apoio da Prefeitura Municipal de Parauapebas, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer.
No sábado, 14, ocorreu a competição de katá que foi disputada na categoria individual e por equipe. No domingo, 15, às 9h, foi realizada a abertura oficial do campeonato com a presença das delegações de Ananindeua, Castanhal, Belém, São Félix do Xingu, Ourilândia do Norte, Breu Branco, Tucumã, Redenção, Marabá, Curionópolis, Canaã dos Carajás, Jacundá, além de Parauapebas, sede do evento, representada pelas associações: Ágape, Girão, Kimê, Samurai Zem, Garra de Águia, Ramos, Oyama e Projeto Pipa. Mais de 600 atletas estiveram em ação na briga por medalhas.
O professor Francisco Eloécio, da Associação Ágape de karatê Interestilos avaliou o evento e o considerou positivo. Uma vez que o público compareceu em massa, principalmente os pais dos alunos, que se fizeram presente no apoio além do alto nível das lutas. Outro fator muito importante, segundo Francisco, foi à ausência de contusões.  Francisco destacou ainda, a participação dos alunos da rede pública que deram um show no campeonato. “Mesmo tendo pouco tempo de treino os alunos das escolas públicas fizeram bonito, entenderam a mensagem que a gente tem passado por meio do karatê e isso só tem contribuído para o crescimento e a visibilidade da arte em nossa cidade”, frisou Eloécio.
Para Eloécio, o principal objetivo foi alcançado, que era reunir todas as associações, principalmente as locais, em uma competição de alto nível, com a proposta de difundir mais ainda a modalidade, com respeito, garra e comprometimento com o esporte e lazer do em Parauapebas e região.
O secretário de Esporte e Lazer, Anderson Moratorio, prestigiou no evento e destacou o  crescimento da modalidade no município, através do trabalho bem feito com a parceria entre o Governo Municipal e as associações. “Graças a essa grande união, o karatê tem tomado bastante espaço na cidade de Parauapebas, que já é uma referência regional da arte, sem dúvida que isso é muito gratificante para todos nós”, relatou o secretário. Anderson ficou impressionado com o grande número de crianças que participaram da competição, fruto das ações das associações nas escolas.
O próximo evento esportivo da modalidade que vai contemplar Parauapebas será o Campeonato Norte e Nordeste de Karatê Interestilos, previsto para o mês de maio, de 17 a 20, no ginásio Poliesportivo.  

Texto: Carlos Campos

Câmara Municipal de Parauapebas oferece curso Licitação e Contratos


Com o objetivo de oferecer aos servidores públicos municipais do Executivo e Legislativo instrumentos técnicos básicos para exercer suas atividades e proporcionando um maior conhecimento sobre administração pública, a Câmara Municipal de Parauapebas estará ofertando o curso Licitação e Contratos na administração pública, nos dias 18 e 19 (quarta e quinta-feira), das 8h às 12 h, no plenário da Câmara Municipal de Parauapebas. O curso tem como objetivo capacitar os servidores com informações que facilitem a compreensão dos processos de licitação e contratação, respeitando os preceitos constitucionais e legais de ética e transparência na administração pública municipal. Serão disponibilizadas 70 vagas. As inscrições estão sendo realizadas na Câmara Municipal de Parauapebas, no dia 17, terça-feira, das 8h às 12 h e das 14 às 18 horas.
Fonte: Zedudu

PARAUAPEBAS, A NOVA HOLLYWOOD


Dentro de pouco tempo quem chegar à cidade de Parauapebas vai se deparar com o nome do município estampado em local privilegiado, destacado em letras gigantes. A promessa da homenagem foi feita pelo prefeito Darci José Lermen.
O nome da cidade será montado no alto do Morro dos Ventos, próximo do prédio da prefeitura, com letras medindo 16 metros de altura, podendo ser visto de longa distância. O objetivo é perpetuar o nome da cidade e tornar o mesmo ainda mais conhecido e divulgado no Brasil e no mundo.
O letreiro com o nome de Parauapebas terá o mesmo modelo do existente no distrito de Hollywood, em Califórnia, nos Estados Unidos, mas as letras serão um pouco maiores, já que o letreiro da cidade norte-americana tem apenas 12 metros de altura.
O projeto para elaboração da obra já está em andamento, e dentro de pouco tempo será apresentado à população.
Com a implantação desta marca ficará bem mais difícil que algum aventureiro, como vem ocorrendo, tente mudar o nome da cidade.
O nome de Parauapebas, hoje com 24 anos de emancipação política, é conhecido em todo o Brasil e até mesmo no exterior, e muitos são os jovens que se orgulham de aqui ter nascido, crescido e até mesmo se formado em curso superior, mostrando com isto o potencial dinâmico de uma comunidade que se desenvolve graças ao esforço, dedicação e trabalho dos que aqui escolheram para morar.
No entender do prefeito, o nome do município, recebido em homenagem ao rio que corta toda a cidade, já é por demais conhecido e orgulho para todos que aqui moram, principalmente pelos que aqui nasceram e não existe a menor justificativa para se trocar a denominação.
texto: Waldyr Silva
Foto: Zedudu

Prefeitos de 75 municípios tentarão a reeleição


Nas eleições municipais deste ano, 75 dos 143 prefeitos paraenses estarão concorrendo à reeleição. Estão aptos a uma nova candidatura 89 gestores municipais, mas quatro não querem uma nova disputa e três estão indecisos. Outros sete prefeitos não responderam à pesquisa realizada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), divulgada ontem no site da entidade. Ao todo, 52,4% dos gestores municipais do Pará querem tentar um novo mandato. Em todo o país, dos 5.563 municípios, em 3.302 (59,35%) os atuais prefeitos podem concorrer a um novo mandato.
Os gestores desistentes são encontrados em maior proporcionalidade nos Estados do Amapá e no Rio de Janeiro, ambos com registro de 14,3% de renunciantes. A média de desistência do Pará é a menor do Brasil, com apenas 4,5% de recusa a uma reeleição.
Segundo a CNM, as últimas eleições municipais, a partir do ano de 2000, têm se caracterizado pelo número crescente de prefeitos que buscam um segundo mandato. Quando somadas as médias dos anos 2000, 2004 e 2008, 60% dos prefeitos que poderiam se recandidatar tentaram um novo mandato e o mesmo percentual – 60% - saiu vitorioso.
A quantidade de prefeitos em todo o Brasil que se candidataram a reeleição foram: em 2000, 62%; em 2004, 63,3%; e em 2008, 76,9%. Ou seja, em todos esses anos mais da metade dos prefeitos que podem se candidatar acabam optando por isso.Matéria completa Clique aqui

Justiça pede afastamento de Secretário de Gestão e Planejamento de Canaã dos Carajás


O prefeito em exercício de Canaã dos Carajás, Itamar Francisco da Silva recebeu determinação do juiz daquela comarca, Dr. Lauro Fontes Júnior, para que afastasse temporariamente do cargo o funcionário Jurandir Ferreira, secretário de Gestão e Planejamento. Ele é acusado de ter estuprado uma funcionária da prefeitura. A determinação se deu depois que o MP apresentou novos documentos que comprovariam que a permanência de Jurandir no cargo poderiam trazer prejuízos ao processo.
Canaã dos Carajás II
A determinação da suspensão do secretário foi baseada no artigo 319, VI , do CPP, que prevê medidas cautelares diversas a prisão a “suspensão do exercício de função pública ou de atividade de natureza econômica ou financeira quando houver justo receio de sua utilização para a prática de infrações penais”. Jurandir não foi exonerado do cargo e sim. (ZM News)

terça-feira, 17 de abril de 2012

Dossiê Curió:Ele é uma sombra entre os garimpeiros


Se há um lugar onde Sebastião Curió poderia se sentir novamente em casa é a vila de Serra Pelada. Local onde antigos garimpeiros ainda nutrem uma mistura de respeito e admiração pelo ex-manda-chuva do garimpo. Ordem, disciplina e justiça são palavras usadas para definir a atuação de Sebastião Curió no mais famoso garimpo brasileiro. Falar em mudança de nome do município entre os antigos desbravadores da mina de ouro é perda de tempo. “Em vez disso, o que se devia era pensar em projetos sociais para o povo. O Curió foi um herói para muitos dos que vivem aqui”, diz Genésio Donizete, membro da Associação de Assistência e Defesa dos Garimpeiros de Serra Pelada, entidade que se reorganizou há um ano.
O nome de Curió divide opiniões em Serra Pelada e Curionópolis. Há os que defendem a ideia de que ele representa uma época de atraso e autoritarismo. E há os que pensam que ele foi necessário durante um período singular da história do Pará. Certo mesmo é que há um projeto que pretende extinguir do mapa o nome do município vinculado ao ex-braço direito dos militares.
O projeto é de autoria oficial do deputado estadual Fernando Coimbra. No projeto, a intenção é fazer com que o novo nome do município esteja vinculado às atividades minerais desenvolvidas por empresas como a Vale e a canadense Colossus. O projeto da Vale é a Serra Leste, que já tem canteiros de obras espalhados pela área do antigo garimpo. O nome do município passaria a ser Serra Leste, de acordo com o projeto de Coimbra. Há resistências. “Por que, se houver essa mudança, não se deixa o nome do município como Serra Pelada, que já é mundialmente conhecido?”, questiona Guto da Costa, 47 anos, ex-garimpeiro que já tentou se tornar vereador em eleições passadas. Sobre Curió, é sucinto. “Foi um ditador, não tenho como admirá-lo”.Matéria completa: Clique aqui
Fonte: Diário do Pará

Eldorado do Carajás-PA -Ato ecumênico lembra morte de agricultores


Um ato ecumênico com representantes de várias religiões vai lembrar os 16 anos da morte de 19 trabalhadores rurais sem-terra, em confronto com a policiais militares, na tarde desta terça-feira (17), na chamada Curva do 'S', em Eldorado do Carajás, no sudeste paraense, local onde ocorreram as mortes. O episódio ficou conhecido como Massacre de Eldorado.
Segundo informou o MST, a Rodovia PA-150 deve ser interditada entre o meio-dia e às 17 horas, para a realização da programação. Cerca de 700 jovens que participam do acampamento pedagógico realizam o ato ecumênico. O ato acontece às 17 horas, horário em que ocorreu o massacre, em frente ao Memorial das Castanheiras, onde 19 árvores mortas representam as vítimas do massacre.
Este ano a coordenação do MST (Movimento Sem Terra) optou por não realizar programação na capital no dia do massacre.  Uma reunião com órgãos ligados a questão agrária, que deve acontecer no final do mês, substituiu a programação na capital.
Segundo o coordenador do MST no Pará, Ulisses Manaças, a decisão de não realizar programação simultaneamente na capital foi por questões financeiras. 'Foi mais a questão de infraestrutura para montar o acampamento. Então decidimos manter somente a programação em Eldorado, que foi iniciada no dia 10 deste mês', explicou.

Redação Portal ORM

Prefeitura recebe diagnóstico socioeconômico e ambiental


No mês de janeiro, deste ano, a Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan), contratou uma consultoria da Fadesp – Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa, órgão ligado à UFPA – Universidade Federal do Pará, para realizar um estudo socioeconômico e ambiental sobre a cidade, que vai subsidiar o planejamento de longo prazo para a cidade, denominado Parauapebas mais 20.
O estudo foi divulgado na quinta-feira, 12, no auditório da Prefeitura, para representantes de órgãos municipais e sociedade civil organizada. Na ocasião, foram apresentados dados sobre os limites geográficos da cidade e a expansão da zona urbana em detrimento da rural, informações sobre a evolução populacional, aspectos demográficos, espacialidade econômica e análise de indicadores socioeconômicos, ambientais e fiscais de Parauapebas.
Durante a apresentação do estudo, o coordenador da equipe técnica Prof.Dr. José Raimundo Barreto Trindade, ressaltou que Parauapebas é o primeiro município do Pará a realizar um trabalho como este. Ele também destacou que o nível de formalidade na cidade é bem elevado, ao contrário do que acontece no Estado.
O planejamento que será construído com base nas informações do estudo e também em uma pesquisa qualitativa que ainda será realizada, deverá apontar alternativas econômicas para o município, de forma que paulatinamente a cidade dependa menos do setor mineral.
Três arranjos de produção serão indicados no planejamento Parauapebas mais 20: serviços especializados vinculados à mineração, tais como engenharia e design, que possam servir para o processo de desenvolvimento; polarização de Parauapebas em relação ao eixo regional e que fortaleça o comércio local; componente vinculado a agricultura familiar e a pecuária leiteira, por meio de consórcio com outros municípios. Serviços educacionais e de saúde também são apontados como segmentos promissores.  
De acordo com o Secretário Municipal de Planejamento, João Tadeu, o próximo passo é mobilizar a sociedade civil organizada e formadores de opinião para a construção em conjunto do planejamento de longo prazo, esse primeiro contato será realizado no Seminário Parauapebas mais 20, que integrará as comemorações do aniversário da cidade neste ano.
“A economia está crescendo, mas pode entrar em crise. Por isso, é tão importante a sociedade romper o ciclo de acomodação e agir propositivamente para o desenvolvimento de políticas que possam beneficiar a sociedade local a longo prazo”, afirma José Raimundo Barreto Trindade.
Fonte ASCOM PMP

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Índios desembarcam em São Félix do Xingu para Semana dos Povos Indígenas


Mais de 4 mil índios de várias etnias desembarcaram, no final da tarde desta segunda-feira (16), no município de São Félix do Xingu. Eles chegaram a cidade para a participar da 4ª Semana dos Povos Indígenas que inicia na próxima quinta-feira (19).

Fonte: ORM

Pré-candidato a prefeito de Curionópolis é preso com panfletos apócrifos


Foi preso de polícia, Adonei Sousa Aguiar, presidente do Partido Democratas (DEM) em Curionópolis e pré-candidato da legenda a prefeito do município. Junto com Adonei Aguiar foram presos, também, Francisco Aderbal de Oliveira, vice-presidente do DEM e Antonio Luiz, que é filiado ao partido.
Os três foram flagrados no final da tarde de terça-feira, 10, pela polícia de Curionópolis entrando na cidade com cerca de três mil panfletos apócrifos (sem assinatura), intitulados “Tirando a máscara”, com “conteúdo calunioso, injurioso e difamatório” contra o juiz da Comarca de Curionópolis, Claytoney Passos Ferreira; o delegado Thiago Carneiro Rodrigues; o promotor de Justiça da Comarca de São Félix do Xingu, cujo nome não foi revelado; o prefeito de Curionópolis, Wenderson Azevedo Chamon, o “Chamonzinho”; e contra a genitora deste, Ângela Azevedo Chamon.
Além do material impresso, foi apreendida, ainda, a quantia de R$ 6.705,00 em espécie no interior da camionete modelo S10, cor prata e placa JVW 5681-Parauapebas, que estava sendo conduzida pelos três homens. Os acusados foram abordados pela polícia na entrada da cidade de Curionópolis, quando chegavam de Parauapebas, onde mandaram imprimir os panfletos, que seriam distribuídos no distrito de Serra Pelada.
Os acusados foram autuados em flagrante delito pelo delegado Antonio Miranda Neto, diretor da 20ª Seccional de Polícia Civil de Parauapebas, pela prática de crime tipificado nos seguintes artigos do Código Penal Brasileiro: Adonei Aguiar: arts. 138, 139, 140, 141, 288 e 344; Francisco Aderbal: arts. 138, 139, 140, 141 e 288; e Antonio Luiz: arts. 138, 139, 140, 141, 288.
O advogado dos acusados é Flávio Aparecido Santos, o qual estava presente no momento da autuação, também acompanhada pelo juiz Líbio Araujo Moura, vice-presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Pará (Amepa).
Ouvido pela reportagem, o delegado Antonio Miranda explicou que o auto de prisão em flagrante do trio estava sendo encaminhado à Justiça e esta vai decidir se mantém ou não a prisão dos acusados. Caso a prisão seja mantida, cada um deles deve responder por pena que ultrapassa dez anos de reclusão.
Segundo o delegado, a informação sobre o transporte do material impresso oriundo de Parauapebas chegou à polícia de Curionópolis por telefone. De posse das informações, a polícia montou uma barreira na entrada da cidade e flagrou os acusados com os impressos na camionete.
“A Justiça vai decidir se o trio vai ficar preso em Parauapebas ou Curionópolis, e também se os acusados se inserem em crime eleitoral. Os proprietários da gráfica onde o material foi impresso vão responder também pelo crime dos três acusados”, explica a autoridade.
Mesmo procurados com insistência, o advogado de defesa e os acusados não quiseram falar à Imprensa. O conteúdo do panfleto também não foi divulgado ao batalhão de repórteres que se encontrava na delegacia. Já o DEM, partido ao qual pertence Adonai, divulgou que está apurando os fatos, que está prestando assistência ao seu filiado, mas que este sofrerá sanções caso seja realmente culpado dos crimes de que é acusado. (Correio Tocantins)

Juventude do MST faz homenagem às vítimas de Carajás


Para homenagear os 21 trabalhadores rurais mortos em eldorado dos Carajás, no Pará, jovens do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) daquele estado estão acampados na região onde ocorreu o massacre, há 16 anos, durante uma operação da Polícia Militar.
O 7° Acampamento Pedagógico “Oziel Alves” começou no domingo (8). Desde 2006, a juventude Sem Terra do Pará se reúne em memória às vítimas e cobram justiça. Neste ano, realizam diversas plenárias de debates com temas relacionados à questão agrária e a atual realidade e desafios no campo como educação, agroecologia, agrotóxicos, a luta das mulheres e violência. Além disso, realizam oficinas e cinema na terra.
O Massacre de Eldorado dos Carajás, que repercutiu na imprensa internacional, está entre um dos acontecimentos que mais envergonham os defensores dos direitos humanos no Brasil, tendo em vista as violações dos direitos dos trabalhadores e a impunidade que paira sobre o acontecimento. Até hoje, ninguém foi preso apesar das condenações dos dois comandantes da PM. Eles foram sentenciados há 220 anos de detenção.
Todos os dias durante o acampamento, que irá até o dia 17 desse mês, às 17h os jovens fazem o fechamento da rodovia (BR-155) por 21 minutos, em memória ao massacre. No último dia do acampamento, 17 de abril, cunhado como Dia Internacional da Luta Camponesa, acontece um ato político na chamada 'Curva do “S”'.

Com MST

domingo, 15 de abril de 2012

Prêmio Mérito Lojista, já tem um nome para entrega do troféu jornalista do ano.


Na última sexta-feira, 13, foi escolhido pelos membros da Associação de Imprensa e Comunicação de Parauapebas (Aicop), através de voto secreto,  JOSÉ NEVES, repórter e apresentador da Tv Liberal de Parauapebas para receber o prêmio de melhor jornalista do Ano.
José Neves é atualmente o apresentador do Lib Cidade,  telejornal produzido pela TV Liberal em Parauapebas exibido durante o Bom Dia Pará da Capital Belém, além de ser um dos principais repórteres correspondentes de matérias para a rede estadual e nacional do Sudeste do Pará para a TV Globo.
O reconhecimento dos companheiros de comunicação se deve ao desempenho nas matérias exclusivas e bem produzidas realizados pelo jovem ao longo destes últimos anos como repórter e apresentador, onde amparado por uma equipe de grandes profissionais de TV realiza um trabalho imparcial e com a  responsabilidade que merece o telespectador de Parauapebas.
Além de José Neves, outros profissionais e empresários lojistas do Município em seus mais diversos seguimentos também receberão o prêmio durante o evento que acontecerá dia 21(sábado), no Ginásio do Colégio Chico Mendes.