Pesquisar este blog

terça-feira, 17 de abril de 2012

Dossiê Curió:Ele é uma sombra entre os garimpeiros


Se há um lugar onde Sebastião Curió poderia se sentir novamente em casa é a vila de Serra Pelada. Local onde antigos garimpeiros ainda nutrem uma mistura de respeito e admiração pelo ex-manda-chuva do garimpo. Ordem, disciplina e justiça são palavras usadas para definir a atuação de Sebastião Curió no mais famoso garimpo brasileiro. Falar em mudança de nome do município entre os antigos desbravadores da mina de ouro é perda de tempo. “Em vez disso, o que se devia era pensar em projetos sociais para o povo. O Curió foi um herói para muitos dos que vivem aqui”, diz Genésio Donizete, membro da Associação de Assistência e Defesa dos Garimpeiros de Serra Pelada, entidade que se reorganizou há um ano.
O nome de Curió divide opiniões em Serra Pelada e Curionópolis. Há os que defendem a ideia de que ele representa uma época de atraso e autoritarismo. E há os que pensam que ele foi necessário durante um período singular da história do Pará. Certo mesmo é que há um projeto que pretende extinguir do mapa o nome do município vinculado ao ex-braço direito dos militares.
O projeto é de autoria oficial do deputado estadual Fernando Coimbra. No projeto, a intenção é fazer com que o novo nome do município esteja vinculado às atividades minerais desenvolvidas por empresas como a Vale e a canadense Colossus. O projeto da Vale é a Serra Leste, que já tem canteiros de obras espalhados pela área do antigo garimpo. O nome do município passaria a ser Serra Leste, de acordo com o projeto de Coimbra. Há resistências. “Por que, se houver essa mudança, não se deixa o nome do município como Serra Pelada, que já é mundialmente conhecido?”, questiona Guto da Costa, 47 anos, ex-garimpeiro que já tentou se tornar vereador em eleições passadas. Sobre Curió, é sucinto. “Foi um ditador, não tenho como admirá-lo”.Matéria completa: Clique aqui
Fonte: Diário do Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário