Pesquisar este blog

sábado, 21 de agosto de 2010

RUMORES SOBRE MUDANÇA NAS ATRAÇÕES DA FAP

Há informações extra-oficiais de que algumas atrações que já haviam sido anunciadas para a Feira do Agronegocio de Parauapebas poderão ser modificadas.


Segundo boatos, será incluído na programação João Neto e Frederico, Kassiko, AR-15 e seria excluído Banda Ravelli e ainda há incertezas quanto Calcinha Preta.

24 municípios ficarão sem energia elétrica amanhã

Cidades são do Sul do Pará. Será feita manutenção, prevenção e inspeção na rede elétrica. Para isso, é preciso desligar o sistema

Amanhã, 24 localidades do Sul do Pará ficarão sem luz das 7h15 às 12h45 por conta da manutenção preventiva da Celpa, no sistema da subestação de Marabá e serviços de melhorias de suprimento na linha de transmissão Marabá-Xinguara.
Segundo Carlos Persinoti, gerente do Departamento de Serviços Técnicos da Celpa, para a realização da manutenção é necessário que haja o desligamento. Esse programa de intervenções pretende melhorar o sistema de energia que a Celpa fornece para seus clientes.
“Será feito manutenção, prevenção e inspeções nos sistemas elétricos das empresas e verificação de alguns pontos para possíveis melhorias”, explica Persinoti. Essa manutenção periódica é planejada com meses de antecedência e terá equipe técnica de Belém, Castanhal e Santarém.
Entre os serviços realizados estão poda de árvores, substituição de cruzetas, isoladores, chaves fusíveis e chaves facas ao longo da rede de distribuição de energia.
O desligamento será nos municípios de Marabá, Palestina do Pará, Brejo Grande do Araguaia, São Domingos do Araguaia, São João do Araguaia, Itupiranga, Redenção, Eldorado dos Carajás, São Geraldo do Araguaia, Piçarra, Sapucaia, Xinguara, Rio Maria, Floresta do Araguaia, Pau D’Arco, Banach, Conceição do Araguaia, Cumaru do Norte, Água Azul do Norte, na localidade de Rio Vermelho e nas zonas rurais de Curionópolis, Santa Maria das Barreiras, Ourilândia do Norte e Canaã dos Carajás. (Diário do Pará).

Dilma abre 17 pontos sobre Serra e venceria no 1º turno, aponta Datafolha

Na primeira pesquisa Datafolha depois do início da propaganda eleitoral no rádio e na TV, a candidata a presidente Dilma Rousseff (PT) dobrou sua vantagem sobre seu principal adversário, José Serra (PSDB), e seria eleita no primeiro turno se a eleição fosse hoje.

Segundo pesquisa Datafolha realizada ontem em todo o país, com 2.727 entrevistas, Dilma tem 47%, contra 30% de Serra. No levantamento anterior, feito entre os dias 9 e 12, a petista estava com 41% contra 33% do tucano.

SUPERAÇÃO: Ex-BBB Fernando Fernandes fatura ouro em Mundial de canoagem

O Brasil conquistou nesta sexta-feira dois ouros em provas paraolímpicas do Mundial de canoagem, disputado em Pozna, na Polônia. O destaque do dia foi o paulista Fernando Fernandes, ex-participante do Big Brother Brasil que sofreu um acidente de carro em julho do ano passado e ficou paraplégico.

Fernando liderou a final K1 A dos 200 m masculino com folga e fechou a prova em 56s151, muito à frente do segundo colocado, o espanhol Antônio de Diego (1min06s215). O britânico Jono Brome completou o pódio com 1min07s179.
Este foi o principal título conquistado por Fernando em sua breve carreira paraolímpica, embora, em abril, o ex-BBB já houvesse triunfado na mesma prova no Sul-Americano de canoagem, disputado na Argentina. O paulista já revelou que sua grande meta é conquistar uma medalha nas Paraolimpíadas
Mais Informações

Estação Conhecimento de Tucumã vem em busca do bi-campeonato de atletismo

Vinte e nove alunos da Estação Conhecimento de Tucumã, iniciativa da Fundação Vale, que mantém naquele município o maior pólo de preparação de atletas do Estado, participam neste sábado, 21/08, do Campeonato Paraense Caixa Mirim de Atletismo. A delegação se juntará às equipes de diversos clubes da capital e do interior na competição que reunirá aproximadamente 100 desportistas, com idades entre 12 e 14 anos. Serão 23 provas como salto em distância, revezamento, lançamento de dardo e salto em altura (feminino e masculino) realizadas na Escola de Educação Física da Universidade Estadual do Pará (Uepa), na Avenida João Paulo II. As provas iniciaram às 8horas e encerram às 17horas.

Este é o segundo ano que a equipe da Estação Conhecimento participa na categoria mirim. No ano passado, a delegação alcançou 233 pontos, garantindo o 1º lugar na classificação geral, com 16 medalhas no total.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Porco nasce com 6 patas na Argentina

Buenos Aires, 20 ago (EFE).- Um porco de seis patas, fruto do cruzamento de uma porca e um javali, nasceu na província de San Luis, na região central da Argentina, onde outro porco, também com seis pernas, nasceu com duas línguas na semana passada.

"O pequeno porco é filho de uma porca branca e de um javali que entrou no curral", disse hoje Sandra Flores, proprietária do criadouro onde aconteceu o estranho nascimento, perto da cidade de Pozo del Carril.
Em declarações à agência oficial "Télam", a mulher disse que "o animal tem suas duas patas extras entre as duas extremidades traseiras" e que "estão atrofiadas", já que "não as utiliza para caminhar", embora "sejam perfeitas, iguais às outras".
Na semana passada, também em San Luis, um porco nasceu com seis patas e duas línguas, mas o animal morreu minutos depois do nascimento

ACIP - PROMOVE ENCONTRO COM CANDIDATOS ÀS ELEIÇÕES

A ACIP – ASSOCIAÇÃO COMERCIAL, INDUSTRIAL E SERVIÇOS DE PARAUAPEBAS, ESTARÃO REALIZANDO, NOS MESES DE AGOSTO E SETEMBRO, EM SUA SEDE, ENCONTROS COM CANDIDATOS ÀS ELEIÇÕES DESTE ANO, OS QUAIS PODERÃO TER OPORTUNIDADE DE EXPOR, AOS EMPRESÁRIOS, SEUS PROJETOS A SEREM IMPLEMENTADOS, CASO ELEITOS, SENDO QUE O PRIMEIRO CANDIDATO QUE ACEITOU NOSSO CONVITE, FOI A CANDIDATA A DEPUTADA ESTADUAL-BEL MESQUITA E, ANTES DAS ELEIÇÕES, ESTAREMOS CONFIRMANDO AS REUNIÕES COM OUTROS CANDIADATO. AGUARDE CONVITE. ASSIM, A ACIP LHE CONVIDA, CASO SEJA DE SEU INTERESSE, A PARTICIPAR DESSA REUNIÃO COM A CANDIDATA A DEPUTADA ESTADUAL BEL MESQUITA, QUE OCORRERÁ DIA 26.08.10-ÀS 19 HORAS, NA NOSSA SEDE, RUA 24 DE MARÇO, 02 – RIO VERDE. FAVOR CONFIRMAR PRESENÇA ATRAVES E-MAIL; acip@flexanet.com.br.

TIME DE PARAUAPEBAS VOLTA A JOGAR EM OUTUBRO

Depois de uma grande temporada em jejum o Parauapebas Futebol Clube vai voltar a campo na primeira quinzena de outubro de 2010, num amistoso contra o Gavião Kykatejê um preparatório para a próxima temporada do Campeonato Paraense de Futebol profissional da segunda divisão.

As constantes cobranças da torcida de Parauapebas fizeram com que o presidente do PFC Roque Dutra, começasse a se posicionar com relação ao destino do clube, que apesar de não firmar compromissos ainda com despesas de jogadores e comissão técnica, garante que o clube entrará em ação no momento certo.

Parauapebas pode se orgulhar! - AQUI CULTURA E ARTE ESTÃO SEMPRE À DISPOSIÇÃO

(na foto Marcos Ariel, pianista carioca)
Eventos culturais de ótima qualidade é o que não falta na cidade para aprimorar o gosto pelo que realmente é bom no Brasil e no mundo.
Se tem uma coisa que funciona de verdade na administração pública de Parauapebas é a Secretaria de Cultura. A atuação de Claudio Feitosa frente ao setor é digna de elogios e reconhecimento.
Em seu calendário anual de atividades estão o Festival de Cinema, Festival de Música, Teatro, Palestras, Festival Jeca Tatu(festa junina), incentivo a qualquer forma de cultura e arte, valorização dos talentos regionais, escola de música, além da Semana de Cultura que está acontecendo na cidade e vai até o dia 21, e que coloca a frente da população local, artistas musicais consagrados de todo o Brasil e vem construindo futuros artistas.

Na programação da SEMANA DA CULTURA, de hoje 20/08 na Praça Mahatma Gandhi, você pode apreciar às 19:30hs um Documentário sobre Paulo Moura, maestro, instrumentista e compositor com grande contribuição à musica instrumental brasileira. As 21:30hs você pode curtir o baixista Dudu Lima e Cordas Mineiras.
No dia 21/08, Sábado, além do torneio de xadrez, você vai poder apreciar Sebastião Tapajós, considerado um dos maiores violonistas do mundo, acompanhado pelo baixista Ney Conceição e pelo Trio Manari.
Parabéns, Claudio, se as outras secretarias trabalhassem com o mesmo empenho, nossa cidade poderia ser bem melhor!

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

CNJ cancela mais de 5.000 registros de terras no Pará

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) cancelou mais de 5.000 registros de terras considerados irregulares no Estado do Pará. A determinação é do corregedor nacional de Justiça, ministro Gilson Dipp, e afeta imóveis em desacordo com os limites estipulados pela Constituição. Dipp cancelou os títulos por conta da suspeita de grilagem de terras e fraudes.

Os títulos já haviam sido bloqueados em 2006, por decisão da justiça estadual. O CNJ ainda não informou o tamanho da área a ser cancelada. Com o registro anulado, o dono da propriedade fica impedido de vendê-la ou usá-la em negócio bancário até que regularize a situação.
É considerado irregular o imóvel rural com mais de 10 mil hectares registrado de 16 de julho de 1934 a 8 de novembro de 1964; com extensão superior a 3 mil hectares, de 9 de novembro de 1964 a 4 de outubro de 1988; e com mais de 2,5 mil hectares, a partir de 5 de outubro de 1988.
A irregularidade foi denunciada por órgãos paraenses e federais, como o Instituto de Terras do Pará, a Procuradoria-Geral do estado, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), o Ministério Público, a Advocacia-Geral da União (AGU) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Cabe à Corregedoria-Geral do Pará orientar os cartórios estaduais sobre o cancelamento. Esses órgãos terão 30 dias para adotar as medidas necessárias. O governo paraense e a União devem providenciar a regularização dos títulos. Em setembro do ano passado, o CNJ cancelou registros de imóveis em Altamira, também no Pará, somando mais de 410 milhões de hectares.

II CurtaCarajás - Mostra competitiva - Mostra paralela - Oficinas - Palestras - Shows

De: 09 a 13 de Novembro de 2010
Em sua segunda edição o CurtaCarajás vem novamente trazer o universo cinematográfico brasileiro para Parauapebas, cidade localizada no sudeste do Estado do Pará. Este é um festival de cinema brasileiro que se vem se firmando como ponto de exibição da produção de curtametragens nacionais e que é realizado na região norte em uma cidade do interior do estado do Pará , onde a cultura do cinema nacional tem seu espaço reservado anualmente, é um ciclo de fomento, produção e difusão da sétima arte. Inscrições aqui

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Polícia encontra vários objetos ilícitos na cadeia de Redenção-PA

Na manhã do dia(18), uma revista de rotina realizada nas celas da Superintendência de Polícia Civil do Sul do Pará, em Redenção, encontrou vários objetos ilícitos no poder dos detentos. Na revista, foram encontrados cinco aparelhos de celular, oito chips de memória para celular, dois carregadores, quatro cachimbos usados para fumar crack e maconha, duas máquinas elétricas de fazer tatuagem, um pedaço de serra e vários pedaços de madeira, que estariam servindo como estoques. Os chips estavam escondidos dentro de uma Bíblia.

A revista foi feita por agentes penitenciários do Susipe (Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará), com apoio de policiais civis. Os donos dos objetos apreendidos não foram identificados.
Segundo o delegado regional, Nicolau Neto, a polícia não sabe como esses objetos foram parar dentro das celas. De acordo com ele, a vistoria de parentes de presos que vão à delegacia para visitá-los é de responsabilidade dos agentes da Susipe. Porém, o delegado afirmou que a polícia tomará mais cuidado para que isso seja evitado, e avisou que quem for flagrado tentando entrar na cadeia com algum tipo de material ilícito será preso e autuado.
 delegado voltou a citar a superlotação na cadeira de Redenção, como causadora de grandes problemas para o trabalho da polícia. O local está com 70 presos atualmente. Segundo Neto, nos dias de visitas, que acontecem sempre às quartas-feiras, cada detento tem direito a receber duas visitas, o que acaba inchando ainda mais o local, e em decorrência disso, a polícia se torna obrigada a dar uma maior atenção aos presos, quando poderia estar fazendo o trabalho de investigação. “Estamos sendo babás de presos”, reclamou. (Diário Online, com informações da Sucursal em Redenção)

Candidata à reeleição no Pará, Ana Júlia manda distribuir 5 mil cestas básicas

O governo de Ana Júlia Carepa (PT-PA), candidata à reeleição, assinou um contrato para comprar e distribuir 5.000 cestas básicas, conforme publicação de hoje do "Diário Oficial" do Pará.

O Ministério Público Federal informou que abrirá uma investigação sobre a aquisição para apurar se ela configura ilegalidade ou mesmo crime eleitoral.
Segundo o que foi publicado, as 5.000 cestas básicas custarão R$ 197 mil aos cofres públicos. Elas serão adquiridas de uma empresa de Ananindeua (PA), que ganhou uma concorrência pública num pregão eletrônico.
O MPF afirmou que a distribuição governamental desse tipo de item no período eleitoral só é regular se for causada por uma emergência (como desastres naturais) ou se fizer parte de um programa planejado com antecedência.
A Procuradoria informou que ao menos uma irregularidade já existe: no "Diário Oficial", não é informada qual será a destinação das cestas básicas.
A publicação diz apenas que a ordem de pagamento saiu do gabinete de Ana Júlia e que a distribuição das cestas é uma "ação social integrada do palácio do governo".

OUTRO LADO
Em nota, o governo disse que a compra de cestas básicas é "uma rotina anual" e visa atender "pessoas em situação de extrema vulnerabilidade social".
"Os prazos de conclusão do processo licitatório [para a compra] variam de acordo com o atendimento de todas as exigências do certame. No ano passado, o processo encerrou em julho. Este ano, em agosto", diz o texto.
O governo disse também que as cestas só serão distribuídas "em casos emergenciais, como incêndios".
A coordenação da campanha da governadora disse que não tem relação nenhuma com a aquisição das cestas, e que não distribuirá alimentos durante a disputa.

Fazendeiro cria minivacas nos EUA para produzir menos gás metano

Um fazendeiro nos Estados Unidos está criando vacas em miniatura que teriam menos impacto sobre o meio ambiente.

O gado de pecuária é responsável por grande parte das emissões de metano no mundo, um dos gases que mais contribui para o aquecimento global.
Hoje há 26 raças de "minivacas" no mundo. Na maior delas, as vacas têm pouco mais de um metro de altura. Algumas vacas chegam a medir menos de 80 centímetros Mais informações

Em Parauapebas-PA uma fazenda também cria mini vacas que são geralmente apresentadas em esposições agropecuárias. veja foto abaixo

SANTINHO PODE AJUDAR NA HORA DO VOTO

Os famosos santinhos que sujam a cidade no dia da eleição, mas que é um dos principais apelos de marketing dos políticos para se eleger, podem ser indispensáveis nesta eleição tanto para o eleitor quanto para o candidato.

Os pequenos papeis com cara e numero do candidato, que são distribuídos em boca de urna proibidos no dia da eleição serão essenciais antes de digitar a tecla CONFIRMA, afinal são muitos números para decorar!
Em outubro a eleição será para Deputado Federal, Estadual, Senador, Governador e Presidente, e o santinho será importante porque os eleitores estão mais seletivos, e é justamente por estarem mais politizados que não vão querer errar o numero dos candidatos, e o santinho ajuda até mesmo aos próprios candidatos que no dia da eleição só se lembram de seu próprio numero e esquecem dos demais cargos públicos que precisam ser ocupados.
Muitos eleitores ainda estão analisando os candidatos e selecionando os santinhos que vão levar para o gabinete de votação.
Se você é candidato, ta na hora de conquistar seu eleitor e convencê-lo desde já a guardar seu santinho na carteira até o dia da eleição.

FAP 2010 EM PARAUAPEBAS JÁ TEM SHOWS CONFIRMADOS

A FAP 2010 – Feira de Agronegócios de Parauapebas, realizada pelo SIPRODUZ, já tem data e shows confirmados.

Um dos maiores eventos do calendário da cidade vai movimentar a cidade no mês de Setembro, com shows, rodeios e feira de agronegócios.
Estas serão as bandas e cantores que se apresentarão na FAP 2010, de 04 a 12 de setembro:



Dia 04/09(Sabado)- Batidão e a Dupla Sertaneja Rick e Dendê

Dia 05/09(Domingo) - Dejavú e Dj Juninho Portugal
Dia 06/09(Segunda-feira) - Show Gospel (ainda à confirmar o cantor ou cantora)
Dia 07/09(Terça-feira) - Calcinha Preta e Kassikó (Forro e Brega)
Dia 08/09(Quarta-feira) - Artistas da Terra
Dia 09/09(Quinta-feira) - João Bosco e Vinicius(Sertanejo)
Dia 10/09(Sexta-feira) - Aviões do Forró
Dia 11/09(Sábado) - Banda Reprise e Banda AR 15(Brega)
Dia 12/09(Domingo) - Garotos do Baile e Ravelly

EU QUERIA ENTENDER O PODER PÚBLICO DE PARAUAPEBAS

A paralisação dos professores em Parauapebas mais uma vez demonstra a total falta de administração de seu gestor.

Enquanto o conselho administrativo da prefeitura formada na maioria pelos próprios secretários que se engalfinha numa disputa partidária, os problemas do município acumulam e se arrastam nas mãos de uns e de outros que estão orientados a não resolver, pelo menos é o que parece.
O executivo ainda não conseguiu provar seu poder para resolver questões simples desta administração, e na vontade de querer agradar e agregar partidos aliados esquece que eles mesmos não conseguem se entender e tentam sabotar qualquer decisão de um ou de outro.
Os professores que não são da turma do tô nem ai, são os únicos que parecem enxergar, se indignar e protestar pela tamanha falta de respeito com a coisa pública.
Parece piada, mas num município rico como Parauapebas, quem tem contas a receber da prefeitura vai gastar muita gasolina sendo mandado de um lado para outro, e quem não tem carro?
Ainda não consegui descobrir para onde vão os milhões arrecadados pela Prefeitura, além dos recursos estaduais e federais, se esta não consegue pagar seus credores e cumprir com seus acordos ou mesmo iniciar e terminar uma obra com recursos próprios.
Dá até para desconfiar que como em outras prefeituras por ai, muitos comércios para receber o que lhe é devido pela prefeitura acabam sendo obrigados ou para não perder o serviço virando cúmplices da maracutaia, superfaturando notas ficais, sem mesmo saber a destinação dos valores a mais que pedem para ser alterado, daí haja dinheiro! Será que isso acontece aqui?
Será que a própria mineradora da região também desconfia disso e não quer pagar em dinheiro e sim em obras valores que deve a Prefeitura da cidade, porque não confia se os recursos vão ser ou não devidamente aplicados?
O comercio e os funcionários públicos servem a prefeitura, a prefeitura não serve a contento seus munícipes, deve ter alguém em algum lugar que pode estar se dando bem à custa dos quatro.
São tantos questionamentos!...

TRE cassa mandato de prefeito Rondon do Pará

O prefeito do município de Rondon do Pará, Olávio Rocha (PMDB) e o vice Luiz Fernandes (PMDB) foram cassados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PA), condenados por abuso de poder econômico e compra de votos na campanha eleitoral de 2008. Eles foram denunciados pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) e pela segunda colocada na eleição, Shirley Cristina de Barros, da coligação Mudança Já, que deverá ser empossada no cargo, assim que o tribunal publicar o acórdão da cassação.

Olávio Rocha foi acusado de ter se utilizado da empresa Centro de Medicina e Fonoaudiologia (Cemefi), de propriedade de um dos coordenadores de sua campanha, para emissão de requisições de combustíveis a eleitores, a fim de participarem de carreatas.
Os veículos foram abastecidos no posto São Francisco, com as notas emitidas pela Cemefi. A defesa do prefeito nega que as notas emitidas foram para comprar votos, mas para abastecer veículos de pessoas que trabalhavam na campanha, como informou o prefeito nos autos.
O juiz da 51ª. Zona Eleitoral, julgou a ação improcedente, alegando provas insuficientes, mas o MPE recorreu ao TRE, que na primeira votação resultou em empate de três votos a favor e três contra a cassação. Mas, na sessão de ontem, o presidente da corte eleitoral paraense, desembargador João Maroja, apresentou voto de minerva, que culminou na cassação de Olávio Rocha e Luiz Fernandes.
Maroja argumentou que as provas nos autos são robustas, confrontando com o voto do relator, juiz federal Daniel Sobral, que concluiu que não havia provas suficientes de que houve crime de distribuição de combustível aos eleitores.
Sobral alegou que as provas foram baseadas em depoimentos de frentistas do posto São Francisco ao Ministério Público. Mas, no depoimento à justiça, os frentistas não compareceram, portanto, as provas eram extra-judiciais e é temeroso cassar um prefeito sem prova contundente. Os juízes Ricardo Nunes e Luiz Neto votaram com o relator e Paulo Jussara, Rubens Leão e Vera Araújo, votaram pela cassação. Com o voto do presidente a votação resultou em quatro votos a favor da cassação e três contrários. (Diário do Pará)

PARALIZAÇÃO PROFESSORES PARAUAPEBS

A greve dos professores, chamada pelo sintepp de paralisação continua pelo menos até quinta-feira onde haverá uma resposta da prefeitura sobre dois pontos:

a contraproposta do sintepp de reajuste de 6,50% mais hora atividade no contra-cheque e avanço no PCCR;
readminissão dos profissionais de educação do cedere I.
Até lá todos os professores da rede pública de ensino vão fazer falta para milhares de alunos que terão muito trabalho para repor as aulas até o fim de ano. Somados serão quase um mês sem aulas. Agora é aguardar até quinta para descobrirmos se, enfim, o ensino volta ao normal.
Fonte: Laercio de Castro

Vox Populi aponta Dilma com 16 pontos à frente de Serra

Pesquisa Vox Populi divulgada terça-feira ,17, aponta a candidata do PT à Presidência, Dilma Rouseff, com 16 pontos a frente de José Serra (PSDB).

Segundo o levantamento, a petista tem 45% das intenções de votos, enquanto o tucano está com 29%. Como a verde Marina Silva tem 8% das intenções e os demais não atingiram 1%, Dilma venceria no primeiro turno, segundo a pesquisa.
Dos pesquisados, 5% declararam voto branco ou nulo e outros 12% se disseram indecisos.
A pesquisa, contratada pelo iG e pela TV Bandeirantes, foi feita entre os dias 7 e 10 de agosto.
O Vox Populi entrevistou 3 mil pessoas em 219 municípios de todos os Estados, incluindo o Distrito Federal e excluindo Roraima. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número 22.956/10. A margem de erro é de 1,8 ponto percentual para mais ou para menos.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

PARCERIA PELA SEGURANÇA NO TRÂNSITO

A Vale e a Prefeitura de Parauapebas assinaram, nesta segunda-feira, 16 de agosto, às 16h30, um Termo de Cooperação para aumentar a segurança no trânsito de Parauapebas tanto na área urbana do município quanto nas estradas Raimundo Mascarenhas - que liga Parauapebas ao Complexo Minerador de Carajás -, PA 275 e PA 160. A Vale investirá R$ 120 mil na compra de veículos e radares que serão utilizados pelo Departamento Municipal de Trânsito e Transportes (DMTT). O convênio prevê ainda ações de fiscalização, controle de emissão de poluentes veiculares, educação no trânsito e melhorias na sinalização e circulação de veículos.

LULA GARANTE RECURSOS PARA A REALIZAÇÃO DE PLEBISCITOS DO ESTADO DO CARAJÁS E TAPAJÓS

O presidente Luís Inácio Lula da Silva sancionou na segunda-feira, 9 de agosto, a Lei 12309 de 2010 que promulga a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2011 que em seu artigo 12, inciso 22 garante recursos à Justiça Eleitoral para cobrir despesas com eleições, referendos e plebiscitos.
Originalmente, o texto sancionado pelo presidente da República foi proposto pelo deputado Giovanni Queiroz (PDT-PA) ao relator da LDO no Congresso Nacional, o senador Tião Viana (PT-AC), que o adequou nos parâmetros regimentais. A LDO sancionada pelo presidente Lula foi publicada no Diário Oficial da União na data de terça-feira – 10 de agosto, quando passou a entrar em vigência.
Para o deputado Giovanni Queiroz, autor do PDC 159-B/92, apensado ao PDS 2300/09, a notícia da sanção do presidente Lula a LDO foi considerada espetacular. “Discutia-se [no parlamento] que não haveria recursos para a realização do plebiscito e agora, isso não se discute mais”, disse. “A LDO de 2011 já traz essa previsão para realizarmos o plebiscito, onde o povo escolherá se quer ou não que o sul do Pará se emancipe e torne o mais novo Estado do Brasil”, comentou eufórico.

Para o pedetista, caiu por terra os argumentos contrários a aprovação dos PDC’s e PDS’s que autorizam a realização de plebiscitos. “Os que são contra a criação de Carajás e Tapajós abraçarão agora a bandeira de não dar ao povo o poder de decisão se é para criar ou não as duas novas Unidades Federativas”, questionou.

Homem diz que desenvolveu "genitália feminina" e "menstruou"


Um homem do Malauí causou choque em sua comunidade e nas autoridades médicas ao dizer que desenvolveu órgãos genitais femininos e que possui sinais de menstruação. Jali Mateyu, 25 anos, afirmou que os sintomas apareceram há dois anos. As informações são do jornal The Nation.
"Eu percebi algo estranho perto do meu ânus e minha mulher confirmou que eram órgãos genitais femininos", disse Mateyu. "Os sintomas desapareceram, mas em julho deste ano a 'genitália' feminina reapareceu, meu pênis encolheu e depois sumiu. Havia apenas órgãos genitais femininos", afirmou o homem.
Jali Mateyu diz que sentia coceira, e que a região tinha sangramento. "Minha mulher disse que é parecido com a menstruação das mulheres", disse ele. O homem procurou um curandeiro, que retirou a 'genitália feminina' e aplicou ervas. "Agora, os órgãos genitais masculinos estão ressurgindo, mas eles são muito fracos. Não posso ter relações sexuais", disse Mateyu.
Desde o início dos sintomas, Jali Mateyu não pôde mais trabalhar em sua mercearia, que foi fechada. Segundo ele, moradores de sua aldeia o ameaçaram "dizendo que eu sou uma mulher", afirmou. No entanto, segundo um médico do Hospital Queen Elizabeth, é impossível para um homem desenvolver órgãos femininos, e que é muito rara a "inversão" dos testículos em adultos. Ainda assim, Mateyu e os curandeiros que tentam tratá-lo acreditam que os sintomas são resultado de uma bruxaria feita pela sogra dele e pelo ex-marido de sua segunda mulher.

ESQUISITO: Parque da China cria banco que espeta preguiçosos

Na China tem muita gente. Muita gente mesmo. Tanto que um parque criou uma maneira bem bizarra de evitar que as pessoas fiquem sentadas nos bancos públicos por muito tempo: depois de um tempo, quem está sentado é alfinetado por espinhos nas partes baixas e é obrigado a dar lugar a outra pessoa.

Funciona da seguinte maneira: há um local para inserir moedas. Ao colocar a moeda, você terá um tempo cronometrado para sentar. Quando o prazo acabar, os espinhos sobem no acento. Caso queira ficar mais tempo descansando, terá que colocar outra moeda.

Presos fogem pelo portão da frente de delegacia em Parauapebas

Após serrar as grades de uma das celas e derrubar o portão principal da delegacia de Parauapebas, no sudeste do Pará, vários presos fugiram do local. Eles renderam um vigilante e saíram, pelo portão da frente, por volta das 23h deste domingo (15).
Além do vigilante também estava no local um policial civil que alegou não ter percebido nenhum movimento estranho antes da fuga. Um dos foragidos é Jarley Sena Barbosa(da foto), preso na última terça-feira (10) após ter assaltado e sequestrado o diretor de jornalismo da TV Liberal em Parauapebas.
A polícia informou que está à procura dos fugitivos e abriu inquérito para apurar o caso, para descobrir se houve negligência do policial de plantão.
Além de Jarley, também estão foragidos Victor Araújo Gadea e Francisco Dalberto Silva de Oliveira, todos presos acusados de assalto.

Dois municípios do Pará aguardam ajuda

Apenas dois municípios paraenses, que decretaram Situação de Emergência (SE) e/ou Calamidade Pública, estão aguardando a análise para a liberação de ajuda da Secretaria Nacional de Defesa Civil, conforme consta no site do órgão.

Um é Itaituba, com casos de salmoneloses (intoxicação alimentar causada pela bactéria Salmonella Enterica), e ou outro é Porto de Moz, com caso de enchente, que deram entrada no decreto nos dias 16 de março e 14 de junho deste ano, respectivamente.
Só neste ano de 2010, 42 municípios do Pará solicitaram e tiveram seus decretos reconhecidos, sendo que 35 destes foram apenas em março, duas em junho e cinco em julho. A maioria é por conta de casos de enchentes, enxurradas e erosão fluvial.
Alguns dos municípios que receberam a ajuda nacional foram Almerim, Anapu, Curionópolis, Eldorado dos Carajás, Jacundá, Juriti, Rio Maria, Vitória do Xingu, Santo Antônio do Tauá e Novo Repartimento. (Diário Online)

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

HORÁRIO ELEITORAL GRATUITO COMEÇA TERÇA-FEIRA


A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão divulgará mais de 20 mil candidatos que disputarão as eleições de 3 de outubro a partir desta terça-feira (17) e, para o primeiro turno, irá ao ar até 30 de setembro. Serão dois blocos de 50 minutos, de segunda-feira a sábado, iniciados às 7h e 12h no rádio e às 13h e 20h30 na televisão (horário de Brasília).

A divisão do tempo de rádio e televisão leva em conta os cargos em disputa - Presidência da República, governos estaduais e vagas parlamentares. Às segundas, quartas e sextas-feiras, serão veiculadas as divulgações de candidatos a governador por 18 minutos. Depois, vêm os programas de deputados estaduais (distritais no caso do Distrito Federal), por 17 minutos. Por fim, os postulantes ao Senado terão 15 minutos.
Às terças, quintas-feiras e sábados serão veiculadas as propaganda de candidatos à Presidência da República, por 25 minutos. Em seguida, virão as de deputados federais, por 25 minutos. O tempo para cada coligação é dividido conforme a representação desses partidos na Câmara dos Deputados ou na Assembleia Legislativa.
O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) determinou a seguinte divisão do tempo de propaganda entre os principais candidatos a presidente da República: 10 minutos e 38 segundo destinados à “Para o Brasil seguir mudando”, de Dilma Rousseff (PT), sete minutos e 18 segundos para "O Brasil Pode Mais", de José Serra (PSDB), um minuto e 23 segundos para o Partido Verde, de Marina Silva.
Plínio Arruda Sampaio (PSOL) terá um minuto e um segundo. Rui Costa Pimenta (PCO), Zé Maria (PSTU), José Maria Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB) e Ivan Pinheiro (PCB) contarão com 55 segundos cada. SAIBA MAIS

Colômbia: 4 brasileiros estavam em avião partido por raio


Um coronel da polícia colombiana afirmou na manhã desta segunda-feira que quatro brasileiros estavam a bordo de um avião que se partiu após ser atingido por um raio ao aterrissar na ilha de San Andrés, na Colômbia, informa a agência AFP. Os quatro brasileiros escaparam ilesos do acidente.

Um passageiro morreu e outros 120 ficaram feridos, cinco deles com gravidade, no acidente com a aeronave da companhia aérea Aires.
"Aparentemente, o avião foi atingido por um raio no momento em que aterrrisava no aeroporto Gustavo Rojas Pinilla, da ilha caribenha de San Andrés", indicou o coronel Ronald Tascón, diretor de operações da Aerocivil, à imprensa de Bogotá.
"O piloto contou que, faltando penas 80 metros para a cabeceira da pista, o raio atingiu o avião, e ele perdeu o controle da aeronave", explicou o general Orlando Paéz Barón, diretor de segurança áerea da Polícia Nacional.
"Fui informado que a perícia do piloto evitou que a aeronave saísse da pista", acrescentou. "Devido ao impacto, os motores se desprenderam e o avião se partiu em três segmentos", declarou ainda.
Segundo informações da agência Reuters, várias testemunhas asseguraram que no momento da aterrissagem ocorria sobre a ilha um fenômeno de tempestades elétricas que teria causado o acidente.

domingo, 15 de agosto de 2010

Rock in Rio 2011 já confirmado no Rio de Janeiro


Rock in Rio volta ao Rio de Janeiro em 2011 – Após 10 anos o Rock in Rio voltará ao Brasil em 2011 e acontecerá na cidade do Rio de Janeiro na área criada e destinada para este evento, onde se encontra o maior palco do mundo com 5 mil metros quadrados em uma área de 250 mil metros quadrados na Barra da Tijuca. Rock in Rio 4 será voltado para Heavy Metal, Indie Rock e Pop Rock.
O Rock in Rio foi criado por Roberto Medina em 1985 na cidade do Rio de Janeiro e virou um grande sucesso em todo mundo, se apresentando em diversos países. Em 2010 o Rock in Rio aconteceu em Portugal no mês de maio no parque Bela Vista. No Brasil o Rock in Rio aconteceu nos anos de 1991, 2001 e agora em 2011, mantendo sempre um intervalo de 10 anos entre um evento e outro.
Segundo Medina os intervalos do evento poderá passar a ser de dois em dois anos e que no Rock in Rio de 2011 sonha trazer Shakira e Lady Gaga.

Bandidos aterrorizam estradas do Sudeste

Viajar de ônibus pelas estradas do Pará, principalmente à noite, continua sendo motivo de preocupação para motoristas e passageiros, por causa dos assaltos. A afirmação é do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários em Empresas de Transporte de Passageiros Interestaduais, Intermunicipais, Turismo e Fretamento (Sintritur), Antônio Flávio Lenório Ferreira. Geralmente, os bandidos – no mínimo, quatro – atacam a partir das 23 horas. E os pontos mais críticos estão localizados nos trechos entre Goianésia e Jacundá e Goianésia e Tucuruí, no sudeste do Estado, e entre Moju e Tailândia, no nordeste paraense.

Na Vila Aparecida, entre Tailândia e Goianésia, há uma lombada que tem contribuído para a ocorrência de roubos. Na hora em que os motoristas reduzem a velocidade dos veículos, para cruzar o obstáculo, os assaltantes entram em ação. Empresários e rodoviários já solicitaram, em vão, a retirada dessa lombada. Flávio, como o sindicalista é mais conhecido, não dispõe de números para dar a dimensão dos perigos a que estão expostos os rodoviários e os passageiros. Mas diz que a entidade denunciou essa situação ao Ministério Público do Estado, há um ano. Ele afirma que, desde então, e com a participação de órgãos como a Polícia Rodoviária Estadual, esse cenário melhorou, mas ainda está longe do ideal. De acordo com o presidente do Sintritur, houve uma redução no número de roubos.
Mas, afirmou, as quadrilhas continuam no caminho dos ônibus intermunicipais e interestaduais. “Houve uma diminuída, mas ainda não foi suficiente, pois os assaltos continum acontecendo”. Flávio lembra que, há poucos meses, um motorista da Transbrasiliana, empresa que tem o maior número de viagens à noite, foi baleado durante um assalto. A ação dos bandidos obrigou as empresas de turismo a adotarem uma nova estratégia. Há mais de dois anos, seus veículos são de Belém acompanhados por escoltas armadas, afirma o sindicalista.

PECUARISTAS TEMEM NÃO RECEBER GADO VENDIDO A FRIGOL NO SUL DO PARÁ

O pedido de recuperação judicial feito pelo Frigorífico Frigol, que tem uma unidade em Água Azul do Norte, deixou a classe ruralista preocupada com o futuro da pecuária na região Sul do Pará, uma das maiores produtoras de gado do Estado, e que tem nos frigoríficos seus principais parceiros na comercialização de bovinos.

A preocupação maior é dos fazendeiros que venderam gado para o Frigol e não tem como receber imediatamente o que lhes são devidos, por que agora, quem vai dizer como e quando as dívidas serão pagas é a justiça, e isso pode levar muito tempo para ser resolvido.
Com medo de um calote geral por parte do Frigol, uma grupo de credores entrou na justiça pedindo arresto de bens como garantia do que tem a receber da instituição. Alguns fazendeiros chegaram a vender o equivalente a um milhão em gado para o frigorifico além dos pequenos ruralistas que venderam o que tinham para a empresa e agora não tem nem como recomeçar.
A direção do Frigol ainda não se pronunciou sobre o assunto, mas existe uma probabilidade muito grande da maioria dos funcionários serem demitidos por causa da dificuldade financeira que a empresa passa no momento, fato que preocupa os funcionários e os donos de comércios também.
Apesar da notícia ruim, partida do pedido de recuperação judicial por parte do Frigol, os frigoríficos Xinguara e Mafripar, localizados em Xinguara, continuam operando normalmente, inclusive, pelo que se tem informação, com pagamento de credores, fornecedores e funcionários em dia, ou seja, não existe dificuldades financeiras nesta duas unidades frigoríficas, por enquanto, o que de certa forma, alivia um pouco a tensão dos fazendeiros e pecuaristas da região.