Pesquisar este blog

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Fundação Tancredo Neves leva ações culturais à Região do Araguaia

A Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves deu mais um passo rumo à consolidação do projeto que prevê a implantação de bibliotecas em todos os municípios paraenses, com a inauguração, na última segunda-feira, 4, do mais novo espaço de leitura do município de Redenção, na região do Araguaia. O cronograma das ações que se destinam ao cumprimento dessas metas é elaborado pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Pará.
Com a entrega da biblioteca de Redenção, restam apenas 13 municípios paraenses a serem contemplados com espaços públicos de leitura. Na região do Araguaia, também foram inauguradas as bibliotecas de Cumarú do Norte e Pau D’arco. Essas ações são viabilizadas por meio do Programa Livro Aberto, do Ministério da Cultura, coordenado no Pará pela Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves. Na próxima segunda-feira, 11, outra sala de leitura será entregue, desta vez no município de Curuçá.
Caravana da Leitura - No mês de julho, as regiões do Araguaia e Carajás também receberão a Programação de Verão do Ônibus Biblioteca, dentro do projeto “Caravana da Leitura”, desenvolvido pela Fundação Tancredo Neves. Tucuruí, Breu Branco, Marabá, Parauapebas e Ourilândia são alguns dos municípios do sudeste paraense que serão atendidos nesse período.
O Ônibus Biblioteca oferece atividades de incentivo à leitura e à informação com contação de histórias, gincanas e bingos culturais, teatro de fantoches e consulta ao acervo móvel. Ao todo, 16 municípios serão contemplados com as ações da “Caravana” no mês de julho.
Hélio Granado - Ascom/FCPTN

Encontro estadual discute políticas públicas para a comunidade LGBT em Parauapebas

Aconteceu nesta quinta-feira, 7, a abertura do “IV Encontro Estadual de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais do Pará (LGBT/PA)”, em Parauapebas, no sudeste paraense. A Coordenadoria de Proteção à Livre Orientação Sexual (CLOS), vinculada à Secretária de Estado de Justiça e Direitos Humanos do Pará (Sejudh), participa do evento, que propõe o debate de políticas públicas voltadas para o segmento.

Intitulado “Temos família, temos direitos: o caminho para a construção da cidadania LGBT”, o evento é organizado pelo Movimento LGBT do Pará. O início da cerimônia de abertura está marcado para as 19h, no Centro Universitário de Parauapebas (CEUP), localizado no bairro Cidade Nova. os debates começam nesta sexta-feira, 8, sempre das 8h às 18h, no mesmo local. A programação se estende até o próximo domingo, 10.

Advocacy (termo que significa a busca de apoio para os direitos de uma pessoa ou para uma causa) prevenção das DST/Aids e direitos humanos são algumas das temáticas que serão abordadas nas oficinas que compõem a programação do evento. Além disso, os organizadores do IV Encontro visam elaborar, junto às lideranças e grupos organizados de vários municípios paraenses, um documento com ações que deverão ser colocadas em prática, a partir dos desafios que forem constatados durante os debates e que servirão de subsídio para o próximo encontro, em 2012.

Em sua quarta edição, o encontro estadual se constitui a partir de um fórum legítimo e agrega 38 instituições envolvidas na garantia de diretos e cidadania LGBT. “Com o encontro, esperamos promover o fortalecimento dos ativistas e das instituições que compõem o movimento LGBT do Pará e, para isso, pretendemos abordar a educação, o ativismo, a saúde e, também, a segurança pública”, destaca o coordenador de Formação Política do Movimento LGBT/Pa, Beto Paes.

O coordenador estadual de Proteção à Livre Orientação Sexual e presidente do Conselho Estadual da Diversidade Sexual, Samuel Sardinha, representará a Sejudh na conferência. Com o apoio do Instituto Abraço à Diversidade (IAD), do município que sedia o evento deste ano, o encontro é ressaltado por Sardinha como um “marco para a construção de políticas públicas voltadas para a comunidade LGBT do estado”.

Fonte: Ellyson Ramos – Ascom Sejudh

Curso em Parauapebas para a implantação da Farmácia Viva

Acontece em Parauapebas, sudeste paraense, de sexta-feira (8) a domingo (10), o curso de capacitação em cultivo – manejo e produção de plantas medicinais, promovido pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater). A ação é uma parceria com a Pastoral da Saúde municipal. Cerca de 20 participantes receberão instruções para incentivar o cultivo de plantas com efeito medicinal comprovado para a construção de uma farmácia viva na zona rural.
Na Pastoral da Saúde de Parauapebas, que fica na cidade, há algum tempo já foi construída a primeira Farmácia Viva. Pela positividade da experiência e a possibilidade de gerar melhoria de vida para as pessoas que vivem no interior, veio a ideia de levar essa experiência para o campo. Procurada pela Pastoral, a Emater se prontificou em ministrar o curso, que vai dar noções de plantio, incentivo de cultivo, farmacologia e posologia.
O técnico da Emater e coordenador do treinamento, Raimundo Jorge Lima, diz que o curso será ministrado pelo engenheiro agrônomo Eduardo Benício Gomes, técnico da Emater especialista em cultivo, manejo e produção de plantas medicinais, aromáticas e condimentares. Ainda segundo Raimundo Jorge o que será ministrado no curso passa longe de automedicação, fator este abominado pelos técnicos. “Nosso objetivo é contribuir para a melhora da saúde da comunidade, oferecendo uma alternativa de prevenção e tratamento para diversas doenças”, reforça.
Data: 08/07/2011 às 09:00
Local: Pastoral da Saúde de Parauapebas
Endereço: Bairro da Paz, próximo à igreja São José
Contatos: Raimundo Jorge: (94) 9133-0028

Fonte: Ascom Emater

quarta-feira, 6 de julho de 2011

BARBA, CABELO, BIGODE E TALENTO PARA FAZER GOL

Horizonte Minerals começa perfuração em Carajás, no Pará

A Horizonte Minerals, companhia britânica de desenvolvimento e exploração, anunciou hoje que deu início à perfuração de diamante do projeto de ouro Falcão na parte sul de Carajás - Parauapebas (PA), no norte do Brasil.
O projeto Falcão, que faz parte da joint venture da companhia com a AngloGold Ashanti Limited, está localizado sobre uma janela na extremidade oriental da Serra do Inajá.
Em outubro do ano passado, a empresa realizou uma amostragem de solo detalhada, mapeamento geológico e uma pesquisa aeromagnética e radiométrica realizada em outubro de 2010.
O presidente da companhia, David Hall, afirmou em comunicado que o programa de perfuração atual deve testar a anomalia de ouro do solo que é atualmente de 4.700 de comprimento (valor Online)

terça-feira, 5 de julho de 2011

Paulo Fehlauer, fundador da Casa da Cultura Digital (SP), ministrará o módulo “Experiências Multimídia” na estréia da 2ª etapa do projeto em Marabá, Parauapebas, Santarém e Manaus.

O projeto de capacitação audiovisual Curta em Circuito bem poderia recomeçar assim suas atividades nesta segunda temporada. Não fosse um porém: a palavra de ordem é multimídia. Alunos, preparem todo seu impulso criativo para experimentar à vontade nas mais diversas linguagens com o produtor multimídia paranaense Paulo Fehlauer, do tarimbado Coletivo Garapa (SP). Fehlauer será responsável pelo módulo Experiências Multimídia, que dará o ponta-pé inicial de uma nova etapa que insere Parauapebas em sua rota.

Difícil encontrar quem ainda não tenha escutado falar em multimídia, simploriamente definida como a integração de diferentes mídias, a exemplo de imagem, texto, áudio e vídeo, para ficarmos nos mais populares, através de tecnologias com suporte digital – PC´s, tablets, smartphones. Apesar de bastante difundido e presente em nosso dia-a-dia, o termo ainda gera um tanto de confusão e poucos podem afirmar que dominam a técnica com todo o potencial que ela oferece em tempos virtuais. Nada como o fundador do Coletivo Garapa e da Casa da Cultura Digital, portanto, para ensinar o bê-á-bá aos jovens aprendizes de Parauapebas e região.
INSCRIÇÕES: cine@labirintocinemaclube.com.br
94 – 8129-5125 / 9145-0077

Melhores agremiações de 2011 são premiadas no Festival Jeca Tatu

Durante seis dias, a cultura junina tomou conta de Parauapebas com o IX Festival Jeca Tatu. Depois de meses de trabalho duro, ensaios, e uma disputa de alto nível, as agremiações juninas conheceram as campeãs do festival. O resultado foi divulgado pela Liga das Agremiações Juninas de Parauapebas – Liajup, nesta segunda-feira, 05 de julho.
O 1° lugar do grupo A ficou com os “Jovens do Cangaço” e os “Cabras da Peste” ficaram com a segunda colocação. No grupo B, a agremiação “Rabo de Palha foi a campeã”, ficando à frente da “Chapéu de Palha”, que levou o 2° lugar. Na disputa entre as quadrilhas de salão, “Explosão de Cheiro” foi a grande campeã, seguida por “Rosas de Ouro” e “Explosão Jovem”. Marabá foi a campeã da disputa intermunicipal, Ourilândia ficou com a 2ª posição e Eldorado Ficou em 3°. Além disso, as rainhas caipiras dos “Jovens do Cangaço”, “Cabras da Peste” e “Flor do Sertão” ficaram com 1°, 2° e 3° lugares, respectivamente.
Este ano, o festival realizado pela Liga das Agremiações Juninas de Parauapebas (Liajup) e Secretaria Municipal de Cultura homenageou Jackson do Pandeiro e teve a participação de 22 quadrilhas, que disputaram a premiação distribuída nas categorias: Mirim, Caipira A e B, Salão e Intermunicipal.
Fonte: Ascom PMP

Parauapebas ganhará internet banda larga via fibra ótica

A informação foi confirmada pelo advogado assessor jurídico da Acip, Manoel Chaves Lima, que disse até que até o final do mês de julho, a rede de fibra ótica que está trazendo a internet banda larga, será finalmente instalada em Parauapebas.
A iniciativa é uma conquista da Acip,  e da classe empresarial local. Em setembro de 2010, José Rinaldo recebeu na sede da Acip em uma reunião com os demais diretores, o diretor da WKVE Telecom que é do Estado de Minas Gerais. Na época, animado com as perspectivas de crescimento de Parauapebas e região, e a promessa de redução do ICMS, ele aceitou o convite de José Rinaldo e o desafio de trazer internet de qualidade e estável e acima de tudo acessível a todos quantos necessitem dessa importante ferramenta para melhorar as relações comerciais.
O presidente da Acip Oriovaldo Mateus recebeu com muita alegria a novidade e afirmou que “devemos comemorar a chegada da internet banda larga em nossa cidade, trazida através de fibra ótica em rede de distribuição aérea e subterrânea que já se encontra há poucos quilômetros de Parauapebas, relata Oriovaldo

Municípios do Pará já começam a receber turistas

Um dos Estados mais exuberantes e atraentes do Norte do Brasil, com seus 143 municípios e seis polos turísticos, o Pará reúne inúmeros elementos que impulsionam a atividade turística: cultura, natureza, sol, praia de rio e de mar, artesanato, gastronomia típica influenciada pelas culturas indígena, negra e europeia, e uma biodiversidade única. Esses atrativos chamam a atenção de turistas do mundo inteiro ao longo do ano. Nestas férias de julho, os municípios já começam a receber reservas de visitantes de vários países e organizam boas programações de veraneio.
Segundo a Companhia Paraense de Turismo (Paratur), são 14 os principais destinos mais procurados, por terem melhores condições de acessibilidade e infraestrutura turística para receber grandes demandas, e ainda pela maior variedade de elementos capazes de agradar a todo tipo de turista. São eles: Belém (polo Belém), Soure (polo Marajó), Santarém e vila de Alter do Chão (polo Tapajós), Bragança, Curuçá, Marapanim e Salinópolis (polo Amazônia Atlântica), Barcarena, Cametá, Conceição do Araguaia, Marabá, Parauapebas e Tucuruí (polo Araguaia Tocantins) e Altamira (polo Xingu).Detalhes dos Polos Turísticos clique aqui

Vox Populi aponta empate técnico em plebiscito de Carajás e Tapajós

Uma pesquisa encomendada pelo jornal O Liberal, de Belém, ao instituto Vox Populi aponta: só 42% da população ouvida na capital e em outros 58 municípios do interior são contra a redivisão do Pará. Entre as 1.200 pessoas entrevistadas no período de 18 e 22 de junho, maiores de 16 anos e, portanto, aptas a decidir no plebiscito do dia 11 de dezembro pelo “sim” ou pelo “não” à divisão, 37% se disseram favoráveis à emancipação de Carajás e Tapajós. O percentual de pessoas sem opinião formada ou indecisos ficou em 22%, índice comemorado pelos emancipacionistas.
Neste caso, a luta pelo voto favorável poderia elevar para 59% do eleitorado o voto “sim” à criação das duas novas unidades federativas, tendo em vista que a pesquisa mostra, também, que mais da metade da população já está ciente sobre a realização do plebiscito para a divisão do Pará em mais essas duas fatias.
Se a votação fosse hoje, considerando-se os números do Vox Populi, haveria empate técnico na apuração dos votos válidos (42% “não”; 37% “sim”) sobre retalhar o Estado ou mantê-lo indivisível, de maneira que a maior parcela dos que, teoricamente, são contrários à divisão reside em Belém, representando um universo de 67% dos ouvidos na pesquisa.
Como a margem de erro da pesquisa é de 2,8 pontos percentuais, para mais ou para menos, pode-se dizer que um lado e outro precisarão, durante a campanha que vai começar daqui dois meses, correr atrás dos 22% que ainda não têm opinião formada para seduzi-los a votar a favor ou contra a criação de Carajás e Tapajós.
Caso seja fiel às intenções de voto apuradas na pesquisa, a eleição será disputada voto a voto. Ainda assim, mesmo mantidos os percentuais, os números absolutos poderão ser ainda mais favoráveis para a criação de novos estados. Isso porque Belém sozinha, onde 67% dos 990.201 eleitores são contra a divisão, não seria páreo para enfrentar o que a pesquisa traz como 43% favoráveis entre os possíveis votos totais de Carajás (949.427 eleitores) e de Tapajós (686.446).
Ainda que Belém fosse pedir socorro a seu entorno, escalando Ananindeua e outros quatro municípios de sua Região Metropolitana, e totalizando 1.382.456 eleitores, teria contra a divisão 926.245 sufrágios. Por outro lado, de mãos dadas, Carajás e Tapajós somariam 1.632.873 eleitores e teriam internamente somente 571.505 contrários. Em termos comparativos, Carajás e Tapajós alcançariam 1.061.368 sufrágios potenciais ao “sim”, número maior que os 926 mil da corrente contrária da Região Metropolitana de Belém. (Correio do Tocantins)