Pesquisar este blog

segunda-feira, 21 de março de 2011

Fórum de Parauapebas ganha reforma e reinaugura em abril


As obras de reforma e ampliação do Fórum de Justiça Juiz Célio Rodrigues Cal, em Parauapebas, que ultimamente passa por acabamento e instalação de móveis e equipamentos, devem ser concluídas no dia 15 de abril próximo. A revelação foi feita pelo juiz Libio Araújo Moura, titular da 3ª Vara Criminal, diretor interino do Fórum de Justiça local e vice-presidente de Prerrogativas da Associação dos Magistrados do Estado do Pará (Amepa).
Ao falar sobre o andamento das obras de ampliação e reconstrução do Fórum, que estão sendo executadas pela empresa Impodal Comercial e Engenharia Ltda, pelo valor de R$ 1.504.557,00, Libio Moura fez questão mostrar à reportagem todas as dependências do órgão público, identificando e explicando onde funciona cada departamento, como salas dos juízes, auditório para realização de julgamento de réus, cartório, espaço para menores de idade e detentos.
De acordo com o magistrado, o Tribunal de Justiça do Estado vislumbra o Fórum de Parauapebas como uma repartição pública destinada de estrutura para atender a sociedade, e não para os juízes. Para tanto, Libio Moura explica que durante todo o tempo em que a empresa vem executando os serviços de obras, que tiveram início em julho do ano passado, juízes e servidores públicos permaneceram dividindo espaços com operários, convivendo com poeira, barulho e falta temporária de energia, para que não haja solução de continuidade no atendimento ao público.(fonte: Waldir Silva)

Mulheres de Parauapebas discutem maior participação nos espaços de poder

 A noite de sexta-feira, 18, foi de muita reflexão para dezenas de mulheres.  O auditório da Prefeitura recebeu o III Seminário da Mulher de Parauapebas, que teve como tema: “Mais mulheres nos espaços de poder”.  O Seminário faz parte de uma programação diversificada do 21º Encontro da Mulher de Parauapebas, e ocorreu após a abertura oficial do encontro, que segue até dia 28 deste mês.
O evento contou com dois momentos: no primeiro, a socióloga paulista membro da macha mundial da mulher, Maria Fernanda, ministrou uma palestra sobre o tema do seminário. Já no segundo, foi promovido um debate entre as participantes sobre como as mulheres podem ocupar espaços de poder.
Durante a palestra, Maria Fernanda enfatizou que as opressões sofridas pelas mulheres têm diminuído ao longo do tempo. Porém, as mulheres somente ocuparão os mesmos espaços que os homens, quando as próprias mulheres entenderem que a diferença entre homens e mulheres não é natural, mas que foi imposta erroneamente pela sociedade.
Após o seminário foi realizada a posse das conselheiras municipais dos Direitos da Mulher. Foram empossadas 14 conselheiras titulares e suas respectivas suplentes.(fonte: ASCOM)

Disque-Denúncia ajuda na prisão de foragidos em Parauapebas


O Disque-Denúncia utilizado pela população no repasse de informações sobre crimes tem sido uma ferramenta fundamental na repressão e combate à violência no sudeste do Pará. Operando especificamente na região pelo número 3346-2250, o serviço telefônico completou um ano em janeiro deste ano, com um registro superior a 25 mil ligações com denúncias no período. Graças às denúncias, neste final de semana, quatro foragidos da Justiça foram presos por uma força-tarefa formada por policiais civis e militares. Os criminosos são Sabrine Machado, Rosiane da Conceição, Tiago dos Santos e Márcia Felipe, todos foragidos do regime semi-aberto, do Centro de Recuperação Agrícola Mariano Antunes, de Marabá, desde fevereiro de 2010.
Eles respondem pelos crimes de tráfico de drogas, formação de quadrilha e roubo. De acordo com o delegado Miranda Neto, diretor da Seccional Urbana de Parauapebas, as ações policiais atendem as diretrizes operacionais de repressão à criminalidade na região determinadas pela Diretoria de Polícia do Interior, por meio da Superintendência Regional do Sudeste do Pará.

Plantio de Ipês marca o primeiro dia da 15ª semana da árvore e Parauapebas

Em comemoração ao ano internacional das florestas, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) deu início nesta segunda-feira, 21, às atividades da 15ª Semana da Árvore, com o tema “floresta, essa riqueza é nossa. Valorize, preserve!” A abertura do evento foi marcada com um plantio de cerca de 80 mudas de ipês na Av. Rio Grande, em frente ao Ginásio Poliesportivo de Parauapebas e contou com a presença de autoridades locais.
Programação

21/03
19h - Palestra: Efeito do desmatamento da Floresta Amazônica no aquecimento global - Auditório do CEUP;
Palestrante: Dr. Leandro Charles Valle, pesquisador do Museu Emílio Goeldi.

22/03
8h - Palestra: Impacto sobre os recursos Hídricos - Auditório do CEUP;
Palestrante: Reginaldo de Jesus Oliveira (Especialista em planejamento Urbano e Gestão Local/Botânica;
 15h às 16h30 - Visita ao sistema do Saaep (Escola Jozias Leão);

 24/03
15h às 16h30 - Visita ao sistema do Saaep (Escola Faruk Salmen);

 25/03
15h às 16h30 - Visita ao sistema do Saaep (Escola Primavera).

Fonte Beatriz Sales

SEMAS ENTREGA ENXOVAL PARA MÃES GRÁVIDAS EM PARAUAPEBAS


No último dia 18 de março a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), entregou vários enxovais de bebê para mulheres grávidas.
A entrega dos materiais foi acompanhada pelo secretário municipal de Assistência Social, Judson de Souza, assistente social, Flávia Gil, e a enfermeira Cleice Azevedo da Secretaria de Saúde e faz parte do projeto Auxilio Natalidade.
O kit contém banheira, talco, fraldas em tecido, fita adesiva, cueiros, luvas, meias, toalha, mamadeira, chuquinha, mantas, sabonete, rede entre outros. Ser mãe é vibrar há cada sorriso, há cada gesto novo que essa pessoinha virá a fazer, que para cada mulher será um momento mágico. Em fim! Ser mãe, é agradecer há Deus todos os dias, por ele ter dado o dom divino de ser a pessoa mais feliz do mundo e transformar essa pessoa maravilhosa que é “mãe” palavra tão pequena com significado infinito. (Deicharles Damascena-ASCOM)

Vale realiza Ação Verde e Amarela em Parauapebas


Março é o mês da água e da floresta. E para comemorar as datas, a Vale está realizando uma programação especial em Parauapebas. Por meio da Ação Verde e Amarela, 250 mudas de árvores nativas foram plantadas na APA do Gelado, hoje. E até o dia 27 o uso racional dos recursos hídricos serão discutidos em palestras, diálogos ambientais, exposições, cursos de capacitação e visitas técnicas. O evento reunirá iniciativa privada, estudantes da rede pública, professores e universitários por meio da campanha “Cada gota conta”.

Além das ações que serão realizadas entre os empregados, na quinta-feira (24), alunos e professores farão uma visita ao Viveiro de Mudas para conhecer o sistema de aproveitamento de água da chuva na produção de mudas em Carajás, depois percorrerão a Trilha Lagoa da Mata e em seguida visitarão a Barragem do Gelado. No sábado (26), antes da abertura dos jogos do SESI no Clube Docenorte a Ação Verde e Amarela promoverá, a partir das 14h, atividades recreativas e distribuirá 400 mudas de açaí e ingá. Os participantes que quiserem entrar no clima podem vestir verde e amarelo.

A programação será encerrada no domingo (27) no Parque Zoobotânico Vale, a partir das 9h, com o circuito das águas, jogos, apresentação do Grupo Kuarup, dinâmicas educativas, que serão ministradas pela equipe do Museu Emílio Goeldi.

domingo, 20 de março de 2011

CONTRASTE FEIRA DO PRODUTOR RURAL DE PARAUAPEBAS

atrás da feira do produtor rural em Parauapebas em dia de domingo
 
a frente da feira do produtor rural em dia de domingo

Parecem duas fotos comuns para quem passa todos os dias naquele local. Mas para quem observa com um olhar mais crítico vai perceber que não é só a frente da feira do produtor que merece estar calçada, mas principalmente a área de trás onde são vendidas carnes, aves, peixes,  frutas e verduras.

CONVITE FAMÍLIA EFICIENTE

A Associação Família Eficiente,  grupo em prol da pessoa com deficiência, tem por objetivo oferecer à comunidade: grupo de auto-ajuda para amigos e familiares de pessoas com deficiência, ludoterapia e equoterapia. Convida a todos a comparecerem na reunião de apresentação da Família Eficiente, Auditório do  CEUP, dia 22 de março, 19:30 horas em Parauapebas-PA.