Pesquisar este blog

sexta-feira, 1 de junho de 2012

UNIDADES REGINAIS DE PERÍCIAS CIENTÍFICAS NO PARÁ SERÃO REAPARELHADAS


Como parte do cronograma de reformas e investimentos em infraestrutura, que vem sendo realizado desde o início de 2011, o Centro de Perícias Científicas Renato Chaves adquiriu, recentemente, uma série de equipamentos fundamentais para a realização de perícias do Instituto Médico Legal (IML) na Região Metropolitana de Belém (RMB) e Unidades Regionais do Centro espalhadas pelo interior do Estado.
Entre os equipamentos estão cinco câmaras frigoríficas mortuárias para conservação de corpos, no valor de cerca de 600 mil reais, 15 mesas novas de necrópsia em aço inox no valor de aproximadamente 100 mil reais, 6 aspiradores cirúrgicos, 12 carros para transporte interno de corpos, 10 analisadores de pele, prateleira para corpos, suportes para braço e 17 aparelhos de foco ginecológico, fundamentais para a realização de perícias sexológicas.
Dentre as cinco câmaras mortuárias, três possuem capacidade para armazenar quatro cadáveres e serão enviadas às Unidades Regionais do CPC em Tucuruí, Santarém e Marabá, resolvendo um problema antigo do Centro no interior do Estado. Das outras duas câmaras para seis corpos, uma ficará em Belém e outra substituirá o equipamento antigo da unidade de Castanhal.
Além das câmaras frigoríficas, os outros equipamentos, como as modernas mesas de necrópsia, focos ginecológicos, suportes para braço, analisadores de pele, prateleiras, aspiradores cirúrgicos e carros para transporte de corpos serão divididos entre a sede da instituição, em Belém, e as Unidades e Núcleos Regionais, localizados nos municípios de Castanhal, Santarém, Marabá, Altamira, Abaetetuba, Tucuruí, Bragança, Paragominas e Parauapebas, que também atendem as cidades e localidades vizinhas. Com o reaparelhamento do IML paraense, a Perícia Oficial do Estado dá um salto de qualidade, a exemplo do núcleo de Tucuruí, que vai receber sua primeira câmara mortuária, dando um melhor suporte à Região dos Lagos.
Além de reforma física da sede do Centro de Perícias em Belém e nas Unidades Regionais de Santarém, Castanhal e Marabá e a concretização dos núcleos de Bragança, Parauapebas, Paragominas e Tucuruí, áreas que antes não contavam com a presença da perícia, a instituição também investe na humanização do atendimento. O objetivo do CPC é reduzir o tempo de espera por um serviço, tanto na recepção quanto na emissão de laudos periciais e liberação de cadáveres.(Agencia Pará de Noticias)

Justiça cancela interdição de carceragem superlotada em Parauapebas


Após o Estado do Pará se comprometer a reformar em três meses a Carceragem de Parauapebas, no Sudeste do Pará, a Justiça suspendeu a interdição do local. O poder judiciário havia interditado a carceragem em abril porque mais de cem presos provisórios ocupavam o local onde apenas 40 pessoas poderiam ser mantidas.
As obras começaram com adequação dos telhados, paredes e banheiros. "Posteriormente vamos passar para área interna. Vamos reformar uma cela e remanejar os detentos de uma cela para outra até fazer a reforma de todas as celas", explica Zaqueu Costa e Silva, diretor da Carceragem.
A Superintendência do Sistema Penal do Pará (Susipe) anunciou que nos próximos 120 dias iniciará também a construção de um novo Centro de Triagem, que deve ter capacidade para abrigar 306 presos provisórios.(G1/PA)

Times disputam finais dos Jogos Interescolares de Parauapebas-JIPS


Neste sábado, 02, ocorre a última etapa dos Jogos Interescolares de Parauapebas (JIPS), a partir das 7h30, no ginásio poliesportivo. Os times escolares disputam o 3º lugar da competição e as finais das modalidades de handebol e futsal, nas categorias infanto-juvenil, masculino e feminino.



PROGRAMAÇÃO
Disputa pelo 3º lugar:
7h30 - Plácido de Castro x Eduardo Angelim - Handebol infanto feminino
 8h - Cecília Meireles x Eunice Moreira - Handebol infanto masculino
8h50 - Euclydes Figueiredo  x  Antônio Matos - Handebol juvenil feminino
9h30 - Pitágoras x Antônio Matos - Futsal infanto feminino
10h10 - Elisaldo Ribeiro x João Prudêncio - Futsal infanto masculino
10h50 - Marluce Massariol x Antônio Matos - Futsal juvenil feminino
11h30 - Paulo Freire x Eduardo Angelim - Futsal juvenil masculino

CONFRONTOS FINAIS
 12h:10 - Sophos x Eunice Moreira -  Handebol infanto feminino
 14h - Chico Mendes x Pitágoras - Handebol infanto masculino
 14h40 - Irmã Dulce x Pitágoras - Handebol juvenil feminino
15h20 - Euclydes Figueiredo x Fênix - Handebol juvenil masculino
16h - Paulo Freire x Cecília Meireles - Futsal infanto feminino
16h40 - Eunice Moreira x Carlos Henrique - Futsal infanto masculino
17h20 - Paulo Freire x Eduardo Angelim - Futsal juvenil feminino
18h - Eduardo Angelim x Jozias Leão - Futsal juvenil masculino

Fonte Ascom PMP
Fotos: Rosangela Sampaio

Shows da III Festa da Agricultura Familiar


A Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Produção Rural (Sempror), convida toda a imprensa para os shows da III Festa da Agricultura Familiar. Hoje, à noite, Kleber Lucas anima o público evangélico e neste sábado, 02, Frank Aguiar encerra a festa com muito forró. Além das apresentações nacionais, cantores da terra se apresentam no palco a partir das 19h na Praça de Eventos. 
Durante todo o evento, funcionará a praça de alimentação, que comercializará pratos elaborados com produtos da agricultura familiar. O público também poderá conhecer um pouco mais do que é produzido na zona rural da cidade, visitando os estandes dos programas desenvolvidos pela Sempror.
Fonte: Ascom PMP

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Incra publica novas regras sobre reforma agrária

A ocupação de áreas situadas em assentamentos da reforma agrária está mais simples, a partir desta quarta-feira (30). Os pedidos de regularização poderão ser decididos nas próprias superintendências regionais do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e a comunidade assentada poderá se manifestar para embasar a decisão. Se o interessado não ficar satisfeito com o julgamento, poderá recorrer a uma segunda instância, o Comitê de Decisão Regional (CRD).
Os procedimentos relacionados à venda de lotes, por exemplo, acabavam por dificultar e impedir o acesso de famílias. A venda de lotes era prática irregular. A partir de agora, o beneficiário terá a chance de adquirir ou permanecer no lote ocupado sem autorização do Incra, desde que atenda a alguns requisitos. Um deles é que a emissão do título ou contrato feito com o primeiro assentado no local tenha mais de dez anos.
As normas foram publicadas pelo Incra no Diário Oficial da União desta quarta-feira (30). Elas foram elaboradas por um grupo de trabalho criado em dezembro do ano passado. De acordo com um dos integrantes, o procurador federal Carlos Valadares Júnior, a ideia foi elaborar um documento totalmente novo, para separar o pequeno trabalhador rural do especulador, do grileiro.
A abertura de prazo para consulta aos servidores do Incra rendeu contribuições de 25 superintendências regionais. Em abril deste ano, a minuta foi entregue e, após ser submetida à Procuradoria Federal Especializada e à Diretoria de Desenvolvimento de Projetos de Assentamento, teve o texto aperfeiçoado e aprovado pelo Conselho Diretor.
A instrução normativa também trata das ações e medidas a serem adotadas pelo Incra nos casos de constatação de irregularidades em projetos de assentamento de reforma agrária.
Fonte: Agência Brasil

quarta-feira, 30 de maio de 2012

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, em parceria com o LaBioSin, oferece bolsa para identificação de microrganismos em minas de ferro, ouro e cobre



Para se inscrever é necessário enviar carta de apresentação que contenha as motivações quanto à função, curriculum vitae atualizado e nomes e e-mail de dois profissionais para referências
A bolsa é para estudos de identificação de micro-organismos isolados de rejeitos de minas de ferro, ouro e cobre da Vale em Carajás e na região de Belo Horizonte, por meio da técnica de Espectrometria de Massas. A pesquisa integra o projeto em rede “Produtos microbianos aplicados a biotecnologia”.
 Os interessados devem possuir título de doutor obtido em um período inferior a cinco anos, além de experiência em química orgânica/analítica e conhecimentos de Espectrometria de Massas, bem como o conhecimento em processos de purificação, isolamento e crescimento de microrganismos.
 As inscrições vão até 31 de maio e para se inscrever é necessário enviar carta de apresentação que contenha suas motivações quanto à função, curriculum vitae atualizado, nomes e e-mail de dois profissionais para referências. A documentação deve ser enviada em arquivo no formato PDF para a professora Dra. Anita J. Marsaioli pelo e-mail anita@iqm.unicamp.br.

Mais informações estão disponíveis no site da Fapesp.


Sem trem-bala, Brasil vive com o 'trem-tatu'


PARAUAPEBAS (PA) e SÃO LUÍS (MA) - Para muitos, falar em viagem de trem gera nostalgia, a lembrança de um tempo em que os vagões eram sinônimos de charme, elegância e conforto. Para outros, o trem remete à modernidade, com os novíssimos trens-bala que cortam o Primeiro Mundo. Mas a maior linha férrea de passageiros do país está longe destes dois padrões. O serviço de 892 quilômetros, que conduz cerca de mil pessoas por dia entre o Maranhão e o Pará, é popular. Popular, porém eficiente e, diferentemente dos trens de outrora e das novidades de alta velocidade, com a cara do Brasil. Afinal, em que outro local se pode comer um fast food de tatu por R$ 5?
No terceiro dia da série "O Brasil que não viaja de avião", O GLOBO embarcou no trem operado pela Vale desde 1985, onde a maior parte dos passageiros prefere as "bandecas", como são conhecidos os PFs e as quentinhas na região. Sobretudo as pessoas que vão na classe econômica - o trem tem duas categorias de serviço, primeira e segunda classes. Isso porque o serviço das "bandequeiras" é mais barato que a refeição no vagão-lanchonete, onde um prato não sai por menos de R$ 8. E as "bandecas" têm o sabor do Meio Norte: muitas são de peixe amazônico, algumas são de frango e mesclam arroz com macarrão, como é hábito regional. Mas o chamariz de muitas delas é a saborosa carne de tatu, muito apreciada na região. Toda a transação é muito dinâmica, as pessoas só têm três minutos para comprar sua comida, o tempo que o trem fica nas paradas mais curtas.
Passageiros sonham com trem até São Paulo
Esse movimento intenso contrasta com a organização de uma empresa do porte da Vale, que leva sua experiência para o trem. As "bandequeiras" fazem lembrar que essa linha rasga uma das regiões mais pobres do país. Mas não é apenas na comida que isso fica evidente. As carências da população dessas localidades são percebidas antes do embarque. Leudi Ramos Pinto, que foi de Parauapebas (PA) para José Doca (MA), é um exemplo. Com sete meses de gravidez, ela voltava para casa após visitar os pais.
- Quero ter meu filho na minha cidade. Eu ainda não sei o sexo, ainda não bati o ultrassom.
Ela teve de enfrentar o desconforto de passar uma noite em claro em frente à estação de trem, pois sairia caro fazer duas viagens entre a casa de seu pai e a estação: uma para comprar o bilhete e outra, no dia seguinte, para embarcar.
- Mas eu não ligo de esperar, eu fico é alegre, por saber que vou voltar pra casa. Fico pensando nisso e o tempo passa rapidinho - afirmou Leudi acompanhada do filho Wesley, de quatro anos, e na companhia de dezenas de outras pessoas na estação, algo que se repete diariamente.
Há quem aproveite essas madrugadas na estação para faturar. Miguel Caetano de Souza, de 61 anos, vende laranja descascada a R$ 0,50, pedaço de bolo a R$ 1, caldo de carne, frango ou camarão a R$ 2, espetinho de carne a R$ 3 e espetinho de carne com arroz e farofa a R$ 5 em Parauapebas.
- Aqui é bom, mas depende do dia. Tem dia que dá R$ 250, mas venho sempre, não posso brincar, tenho que honrar todo mês um aluguel de R$ 200, não é mole - afirmou, desanimado, após uma noite não muito boa, onde a única mercadoria que esgotou foram as laranjas.
Para essas pessoas, pagar R$ 45 para percorrer os 892 quilômetros em 16 horas é muito melhor, mais rápido e barato que ir de ônibus - cuja passagem pode sair por até R$ 130, mais caro que o trem na classe executiva, R$ 90. Os dez vagões da área econômica não têm ar-condicionado, mas contam com algo 
fundamental: segurança. ver mais clique aqui

Dia de Campo estimula consolidação da cadeia produtiva de ovinos e caprinos na região


O dinamismo marcou o primeiro Dia de Campo do Programa de Ovinocaprinocultura, em todas as palestras e atividades realizadas os produtores se envolveram, tiraram dúvidas e fizeram sugestões. O evento foi realizado pela Secretaria Municipal de Produção Rural (SEMPROR), dia 25 de maio, no Centro Tecnológico da Agricultura Familiar (CETAF).
Mais de 100 participantes entre pequenos produtores rurais, universitários, imprensa e autoridades políticas conheceram um pouco mais sobre o mercado de ovinos e caprinos. No período da manhã foram realizadas três palestras, duas delas falaram especificamente sobre a cadeia produtiva e os diferencias da carne, a outra tratou do cooperativismo como um mecanismo para verticalizar a produção local.
“Além de divulgar a potencialidade de mercado da carne de ovinos e caprinos, nosso objetivo com esse evento foi também de provocar a discussão entre os produtores sobre a importância de trabalharem em conjunto para a consolidação da cadeia produtiva na região”, informou Acaína Kiss, coordenadora do programa.
Para que os participantes do evento tivessem a oportunidade de degustar a carne e comprovar o sabor e a qualidade do produto, a coordenação do Programa de Ovinocaprinocultura realizou um almoço com vários pratos. Lombo de cordeiro ao molho de maracujá, bisteca ao molho de vinho, bode assado, estrogonofe, buchada de bode, entre outras opções compuseram a mesa.
No período da tarde, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer melhor as técnicas de manejo nutricional, sanitário e reprodutivo em mine cursos ministrados por Kaliandra Alves, Lutero Andrade e Luís Renaan, respectivamente, o primeiro e último representantes da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e o segundo da Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará)/ Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa).
PROGRAMA DE OVINOCAPRINOCULTURA
Atualmente 40 pequenos produtores rurais são atendidos no programa, o objetivo é contribuir para a diversificação dos investimentos na propriedade. Os integrantes recebem oito matrizes de animais, duas bolas de arames e orientação técnica. Após determinado período de produção, os animais são devolvidos para Sempror atender outro produtor.
Maria Gorete é uma das produtoras atendidas pelo programa de ovinocaprinocultura que já colhe resultados, seu rebanho passa de 80 cabeças. Quem está atenta a essa oportunidade é a dona Maria da Glória, da Rio Branco, ela trabalha com horta e pimenta, comercializando na feira do produtor e se interessou em participar do Dia de Campo por que pretende iniciar a produção de ovinos e caprinos em sua propriedade a partir de julho deste ano.
Fonte: Ascom PMP

PARAUAPEBAS: Seminário debate fornecimento de alimentos da agricultura familiar às escolas do município


Promovido pela Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Produção Rural (Sempror), o I Seminário de Desenvolvimento Territorial e Agricultura Familiar reuniu agricultores nesta terça-feira (29), no auditório do Centro Universitário de Parauapebas (Ceup).
Durante o evento foi abordada a Lei 11.947, de 16 de junho de 2009, a qual prevê que pelo menos 30% dos recursos financeiros do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) devem ser utilizados na aquisição de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar.
Segundo Maria Luiza Leão Cavalcante, nutricionista da Sempror, para incentivar o fornecimento de alimentos às escolas, o governo tem desenvolvido o Programa Qualidade e Renda, ligado ao Projeto Nutrição Sustentável. “Até agora conseguimos atingir 15% do fornecimento, mas acredito que através de incentivos podemos alcançar à meta nacional”, disse.
O produtor rural, Cícero Alves da Silva, fornece abacaxis para as escolas do município e destaca que com o apoio dos projetos o retorno é garantido. Ele, o pai e os irmãos são associados a uma cooperativa e conseguem produzir 200 mil frutos por mês. “Hoje contamos com sistema de irrigação, um benefício que nos proporciona produzir ainda mais. Tudo o que plantamos, conseguimos colher e vender”, conta.
De acordo com Paulo Cunha, delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Pará, atingindo a meta de 30%, serão 800 mil reais anualmente aplicados na agricultura familiar do município. “Ao longo do tempo, o meio rural tem se organizado, mas precisa se fortalecer mais para gerar renda e empregos no campo”, avalia.
Fonte: Ascom PMP


terça-feira, 29 de maio de 2012

JIPS 2012: Marluce, Eduardo e Sophos são campeões no voleibol infanto-juvenil


A XVI edição dos Jogos Interescolares de Parauapebas (JIPS) está chegando à reta final, e já tem campeão comemorando o título. As rodadas do final de semana foram decisivas para todos os polos que abrigam as modalidades disputadas, como handebol, voleibol, basquetebol e futsal. Os jogos tiveram início no último dia 10 de maio e se estendem até 2 de junho.
A escola Marluce Massariol sagrou-se campeã no voleibol juvenil feminino, no sábado (26). A final foi disputada na própria escola, que também recebeu as finais do basquetebol juvenil masculino que também foi conquistado pela escola Marluce Massariol. Ainda no sábado foram definidos os finalistas das modalidades de handebol e futsal, nas categorias juvenil e infanto, disputadas na escola Chico Mendes e ginásio Poliesportivo. 
No domingo (27), no ginásio Poliesportivo, foi a vez do Colégio Sophos conquistar o título do voleibol infanto feminino, ao bater o Elisaldo Ribeiro por 2 a 0. Já pela categoria juvenil feminino, o Sophos ficou com o 3º lugar ao vencer a equipe do Pitágoras por 2 a 0.  Ainda no ginásio Poliesportivo, a equipe do Eduardo Angelim sagrou-se campeã no voleibol, na categoria juvenil masculino pelo placar de 2 a 0, em cima do Marluce Massariol.
No próximo sábado (2), a partir das 7h30 da manhã, acontecem as disputas pelo 3º lugar e as finais da modalidades de handebol e futsal, nas categorias infanto e juvenil, masculino e feminino.  
Fonte: Ascom PMP

Semma inicia atividades da 17ª Semana de Meio Ambiente em Parauapebas


Visando conscientizar adolescentes e jovens através de uma linguagem envolvente e de fácil compreensão, a Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), iniciou na segunda-feira, 28, a Oficina de Humor Gráfico sobre Meio Ambiente. A atividade está sendo realizada no Unique Shopping e se estenderá até o próximo dia 01 de junho. 
A oficina acontece sob orientação do cartunista Biratan Porto, que se mostrou muito entusiasmado com a procura pelo curso. “A princípio atenderíamos a 20 alunos, mas nos adaptamos e estamos trabalhando com um total de 26 inscritos”, disse. 
Ao longo da semana, os alunos aprendem as diferenças entre charge (representação sobre um tema atual) e cartum (desenho humorístico que expressa o comportamento humano). Jeferson Santos, de 13 anos, participou de uma seleção de ilustrações na escola e foi um dos alunos escolhidos para participar do curso. “Quero melhorar ainda mais meus desenhos”, disse.
Biratan ainda ressalta que os jovens podem levar essa experiência para o futuro. “Através do desenho os alunos podem expressar o comportamento do ser humano com relação ao meio ambiente e podem posteriormente desenvolver este trabalho em murais na escola ou jornais”, ressaltou.
Outras atividades também fazem parte da 17ª Semana do Meio Ambiente, que este ano segue o tema mundial “2012: Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos”. 
Fonte: Ascom PMP

Pró- Selo UNICEF: Organizações e comunidade avaliam atendimento a crianças e adolescentes de Parauapebas


Representantes de organizações e a comunidade estiveram presentes no II Fórum Comunitário, que aconteceu nesta segunda-feira, 28, no auditório do Centro Universitário de Parauapebas (Ceup).
Realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDCAP) e Prefeitura de Parauapebas, por meio do Comitê Pró-Selo UNICEF, o fórum teve como finalidade debater e avaliar a qualidade do atendimento desenvolvido com meninos e meninas de até 17 anos e, consequentemente, trazer ao município o conceito nacional e mundial do Fundo das Nações Unidas para Infância, através do Selo UNICEF.
Segundo Juliana dos Santos, presidente do COMDCAP, é muito importante o reconhecimento internacional em favor da criança e do adolescente. “O selo permitirá que organizações internacionais e nacionais possam aprovar projetos para a nossa cidade”, disse.
Para Giuseppe Mapelli, um dos articuladores do Pró-Selo UNICEF, Parauapebas tem desenvolvido um bom trabalho para o público infanto-juvenil. “Reunir diferentes seguimentos em prol da criança e do adolescente já é um grande resultado”, ressaltou.
As avaliações ocorrem referentes às ações de atendimento à criança e adolescente de 2009 a 2012, de forma verbal e através de formulário. Os dados referentes à educação, saúde, lazer, cultura e esporte serão levados a UNICEF. Caso Parauapebas conquiste o selo, o recebimento do mesmo acontecerá no final de 2012, em local a ser definido pelo UNICEF.
Fonte: Ascom PMP

14ª EDIÇÃO - REVISTA EXPRESSÃO


Trazendo em sua capa a semana dos povos indígenas do sul do Pará, a Revista Expressão, em sua 14ª edição, traz a cobertura completa de um dos eventos mais importantes do estado. Além disso, a publicação trimestral apresenta assuntos relacionados à mineração, pecuária, eventos e a beleza feminina em destaque da Miss Xingu Camila Vieira.
Com 98 páginas, a revista traz uma visão ampla e criteriosa sobre os acontecimentos dos últimos três meses, já que a Expressão é trimestral.
A revista já está nas bancas de toda a região e pode ser adquirida através dos telefones (94)9145-5464/8124-3018.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Comissão propõe descriminalização das drogas para uso pessoal


A comissão de juristas constituída para elaborar o anteprojeto do novo Código Penal aprovou nesta segunda-feira (28) a descriminalização de drogas ilícitas para uso pessoal e a criação do crime de bullying, que no texto ficou classificado como "intimidação vexatória". 
O anteprojeto do Código Penal deve ser entregue até o final de junho ao Congresso e depois será votado no Senado e na Câmara dos Deputados. 
No caso das drogas, o texto aprovado diz que a substância para uso pessoal será assim classificada quando a quantidade apreendida for suficiente para o consumo médio individual por cinco dias, conforme definido pela autoridade administrativa de saúde. 
Já o bullying, de acordo com o texto, será configurado quando houver intimidação, constrangimento, ameaça, assédio sexual, ofensa, castigo, agressão ou segregação a criança ou adolescente. A pena é de prisão de um a quatro anos e multa. 

PARAUAPEBAS: Reunião com os formandos do ProJovem Urbano

A Coordenadoria Municipal da Juventude de Parauapebas convoca todos os formandos do ProJovem Urbano para participarem de uma reunião, que acontecerá nesta terça-feira (29), às 19h, no Centro Universitário de Parauapebas (CEUP). O encontro será realizado com a coordenação do programa e visa definir, juntamente com os alunos, a data do evento em que ocorrerá a certificação dos estudantes.

Procuradoria realiza curso para fiscais da vigilância sanitária


A Procuradoria Geral do Município (PGM) realizou um curso de capacitação para agentes fiscais de vigilância sanitária do município, no dia 25, sexta-feira, das 8h às 14h, na sala de reuniões da PGM.
O curso foi ministrado pelo o Procurador do Município, Hugo Leonardo Abas Frazão, com o objetivo otimizar e aperfeiçoar dentro de uma perspectiva técnica os fiscais da Vigilância Sanitária, no que se refere à apuração de possíveis infrações ao interesse sanitário praticadas por particulares e estabelecimentos comerciais da cidade. A capacitação contou com aulas expositivas, simulações de prática na elaboração dos atos formais do processo administrativo, estudo de casos concretos e análises de decisões judiciais. 
De acordo com Hugo Leonardo, novos cursos devem ser implementados ainda neste ano pelos Procuradores Municipais. “A iniciativa de realização de treinamentos aos servidores públicos municipais está diretamente ligada ao papel institucional da PGM, em especial ao seu dever de contribuir para o constante aprimoramento dos agentes e órgãos da Administração Pública”, frisou o procurador.
Fon te: Ascom PMP

Campanha de Vacinação contra Gripe em Parauapebas é prorrogada até 1º de junho


A baixa adesão à Campanha de Vacinação contra Gripe fez com que o Ministério da Saúde ampliasse a imunização até o dia 1º de junho. Em virtude disso, a Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), informa que foi cancelada a vacinação prevista para ocorrer no sábado (26), de 08h às 12h, em todas as Unidades Básicas de Saúde e na sala de vacina do Hospital Municipal.
Em Parauapebas, a meta é imunizar 16.936 mil pessoas contra o vírus. Porém, até agora, apenas 9.613 tomaram a vacina, com percentual de cobertura de 56,76%. Os grupos prioritários são formados por pessoas com mais de 60 anos, trabalhadores de Saúde, crianças entre 6 meses e menores de 2 anos, gestantes e povos indígenas.
Fonte: Ascom PMP

Produtores rurais de Parauapebas participam de curso de Inseminação Bovina


Como parte da programação da III Festa da Agricultura Familiar de Parauapebas, o II Curso de Inseminação Bovina reuniu pequenos, médios e grandes produtores rurais do município, no Sítio Jaqueline, na Palmares Sul. Promovido pela Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Produção Rural (Sempror), o curso foi realizado de 21 a 25 de maio.
A capacitação busca contribuir com o produtor rural para o avanço e a implantação de novas tecnologias, visando à melhoria da geração de emprego e renda e à ampliação de conhecimentos específicos. Esta é a segunda vez que a prefeitura oferece o curso aos produtores rurais. 
“Aprender é sempre bom, ainda mais quando se trata de um curso de inseminação de bovinos. Sempre tive vontade de fazer e, graças ao incentivo da prefeitura e da Sempror, consegui realizar esse sonho”, declarou Francisco André Silva Damião, acrescentando que vai agregar mais conhecimento teórico e prático à sua profissão. 
A técnica de inseminação artificial, uma das mais empregadas no mundo para o avanço genético dos rebanhos, se desenvolve rapidamente na pecuária bovina brasileira, exigindo cada vez mais mão de obra capacitada para sua execução. O domínio destas tecnologias garante ao profissional acesso a um setor de mercado em constante desenvolvimento.
Fonte: Ascom PMP

Com mudanças na redação, Enem abre inscrições nesta segunda-feira


A partir das 10h desta segunda-feira, candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já poderão se inscrever para participar das provas que serão aplicadas nos dias 3 e 4 de novembro. O prazo termina em 15 de junho e as inscrições serão feitas exclusivamente pela internet. Em 2011, o exame recebeu mais de 6 milhões de inscrições.
A taxa de inscrição permanece em R$ 35. Alunos que estejam cursando o 3º ano do ensino médio em escola pública estão isentos do pagamento, que deverá ser efetuado até 20 de junho por meio do boleto que será gerado durante a inscrição.
Desde 2009, o exame ganhou importância porque passou a ser usado por instituições públicas de ensino superior como critério de seleção em substituição aos vestibulares tradicionais. O Enem também é pré-requisito para quem quer participar de programas de acesso ao ensino superior e de financiamento público, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e as bolsas de estudo no exterior do Ciência sem Fronteira.
A prova é feita durante o fim de semana. No primeiro dia do exame, sábado, os participantes terão quatro horas e meia para responder às questões de ciências humanas e da natureza. No domingo, será a vez das provas de matemática e linguagens, além da redação, com um total de cinco horas e meia de duração. A divulgação do gabarito está prevista para o dia 7 de novembro, e o resultado final deve sair em 28 de dezembro.
Para 2012, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) anunciou mudanças nos critérios de correção da redação com o objetivo de tornar o processo mais objetivo e reduzir a margem de erros. O edital com todos os detalhes do exame foi publicado na sexta-feira (25) no Diário Oficial da União.
Da Agência Brasil