Pesquisar este blog

sábado, 21 de novembro de 2009

48 mil beneficiados tem Bolsa Família bloqueado

Mais de 48 mil famílias paraenses estão com os benefícios do programa Bolsa Família bloqueados, segundo dados divulgados ontem pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). Isso se deve ao fato de essas famílias não terem realizado o recadastramento dentro do prazo estipulado pelo governo federal, o qual expirou no último dia 31 de outubro. Contudo, ainda é possível reverter a situação. Os beneficiários têm até o dia 31 de dezembro para atualizar os seus dados junto ao programa. Uma vez recadastradas, as famílias podem acessar novamente os benefícios, que estão sendo normalmente depositados nas contas

NOVO LOCUTOR COMANDA AS MANHÃS DE SABADO NA ARARA AZUL FM

Parabéns a Arara Azul FM, por mais esta inovação na programação da emissora.
O Locutor Adamor Junior, comadou a manhã de sábado da 96,9 com o Programa intitulado Festa da 96, e com um programa interalternativo interagiu com os ouvintes, tocou sucessos do momento e aos poucos vai conquistando seu espaço nessa terra que é de açucar.
Boa sorte Adamor Junior e Equipe Arara Azul.

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

A MALDADE PODE MORAR AO LADO

Em um site na internet, a americana Alyssa Bustamante, 15 anos, cita "matar pessoas" como um dos seus hobbies. Parece exagero adolescente, mas as autoridades de Jefferson City, no Estado americano do Missouri, dizem que é a mais pura verdade. Segundo informou site Huffington Post nesta sexta-feira, a jovem é acusada pela morte de Elizabeth Olten, 9 anos, sua vizinha. Ela teria estrangulado a menina e cortado sua garganta.

Alyssa, que está sendo mantida sob custódia juvenil desde o dia 23 de outubro, quando levou a polícia até o corpo de Elizabeth, foi indiciada por assassinato. Há um ano, Alyssa postou um vídeo em que ela intencionalmente encosta em uma cerca eletrificada e depois incita seus irmãos menores a fazerem o mesmo.
Apesar de ter apenas 15 anos, Alyssa foi indiciada como um adulto. De acordo com o juiz Jon Beetem, o Estado não teria condições adequadas para tratar Alyssa caso ela continue sob custódia do sistema prisional juvenil.
Site: terra

CNJ quer desocupação pacífica de terras no Pará

O Conselho Nacional de Justiça solicitou que Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) e Iterpa (Instituto de Terras do Pará)) realizem um levantamento das áreas que possam abrigar as famílias retiradas de terras no Pará em ações de reintegração de posse.

O objetivo é garantir o cumprimento, de forma pacífica, das mais de 60 decisões judiciais que assseguram a reintegração de posse de imóveis no estado.
O primeiro mutirão fundiário, que ocorrerá a partir de 4 de dezembro no Pará, visa solucionar os conflitos de terra existentes na região por meio de mediação e conciliação. Os mutirões, que serão estendidos a todo o país, foram propostos pelo Fórum Nacional Para Monitoramento e Resolução dos Conflitos Fundiários Rurais e Urbanos, e têm como meta reduzir em 10% ao ano, no mínimo, os conflitos fundiários urbanos e rurais.
A operação envolverá o Tribunal de Justiça do Pará, o Ministério Público, a Defensoria Pública, o Incra, o Iterpa, a Secretaria de Segurança Pública do estado, a Ouvidoria Agrária nacional entre outros órgãos envolvidos no tema.
Além de assegurar a efetividade das decisões judiciais, por meio das audiências de conciliação entre as partes que disputam a posse das terras, o mutirão atuará na reorganização dos cartórios de registros de imóveis para tentar impedir a atuação de grileiros de terras.
Fonte: CNJ

SIDERÚRGICA DE MARABÁ JÁ COMEÇA A SAIR DO PAPEL

No dia 28 de outubro passado, a Alpa (Aços Laminados do Pará), siderúrgica que a Vale constrói em Marabá, entregou à governadora Ana Júlia Carepa os estudos de EIA/Rima da obra. Na tarde de ontem, foi assinado em Marabá, durante a Ficam (Feira da Indústria, Comércio e Artes do município), o convênio para implementar o programa de formação e capacitação de mão de obra para o projeto. No dia 7 de janeiro próximo, começam as audiências públicas com vistas ao licenciamento ambiental e, no dia 11 de janeiro, terá início a capacitação para 5 mil pessoas, em 23 especialidades. Ontem, 19, na Ficam, o gerente-geral de engenharia da Vale, Juarez Sigwald, fez uma apresentação para empresários e executivos das características da usina e das oportunidades de empregos e negócios. A obra vai gerar, no pico, 18 mil empregos diretos e indiretos (12 mil só relacionados diretamente à construção da siderúrgica) e as obras de terraplenagem estão previstas para começar em maio de 2010. A licença de operação deve sair em outubro, quando começam, de fato, as obras de construção civil.

Dos equipamentos, 80% serão importados e 20%, comprados no mercado brasileiro.
Faturamento - 'A previsão é de um faturamento anual de 2,5 bilhões de dólares, com aumento da exportação em um bilhão de dólares por ano',
Para ser uma idéia da dimensão da obra, serão movimentados quase 10 milhões de metros cúbicos, empregando 200 mil toneladas de estruturas e quatro mil quilômetros de cabos. E vai movimentar também um exército de migrantes, que acorrerão a Marabá em busca dos empregos e oportunidades de negócio. A Vale não comenta números, mas fala-se em Marabá de quase 150 mil pessoas.
Fonte: Portal ORM

Fórum de turismo encerra com visita às cachoeiras da floresta de Carajás


Aconteceu em Parauapebas nos dias 13 e 14 no auditório do espaço TWA nos dias 13 e 14 Forum de Turismo, com participação de agentes de viagem e proprietários de hotéis oriundos de Marabá, Canaã dos Carajás, Jacundá, Novo Repartimento e outros município da região.

O Fórum de Desenvolvimento de Turismo de Parauapebas contou com diversas atividades, como a apresentação do Pólo Araguaia-Tocantins, sob a responsabilidade de Vanuza Barbosa; apresentação de proposta para participação do fórum com seus membros no I Congresso das Cidades Amazônicas; apresentação do potencial turístico de Canaã dos Carajás; apresentação do Conselho Municipal do Turismo de Parauapebas; palestras “A importância do turismo para a economia municipal e estadual” e “Potencial turístico da Floresta Nacional de Carajás”; e apresentação dos pontos turísticos de Parauapebas, como as margens do rio Parauapebas (City Park Tênis Club), núcleo urbano de Carajás, Parque Zoobotânico, Minas da Vale e Floresta Nacional (Flona) de Carajás. (Waldyr Silva)

FAZENDEIRO É ASSASSINADO EM REDENÇÃO

O fazendeiro e zootecnista Adauto Chezine Júnior, 34 anos, foi assassinado a tiros, por volta das 9h de ontem, na entrada de sua fazenda que fica a 10 quilômetros de Redenção, próximo à rodovia federal BR-158, que liga o Pará ao Mato Grosso. Segundo a polícia, o crime foi praticado por um homem que teria armado uma emboscada, quando a vítima desceu do carro para abrir a porteira da propriedade, que fica a poucos metros do asfalto, na localidade conhecida como Maginco.
Chezine era sócio, em Redenção, da Agrozoo, empresa que atua no melhoramento genético de rebanho bovino.
De acordo com o delegado regional Luiz Antônio Ferreira, que coordena as investigações sobre o homicídio, nada foi levado do fazendeiro que estava em seu veículo, uma L200 azul. Segundo ele, a vítima foi atingida com sete tiros na cabeça e morreu no local.
Materia completa fonte: Diario do Pará

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Banco Central abre concurso com 500 vagas

O Banco Central (BC) anunciou nesta quinta-feira que abrirá no próximo dia 26 as inscrições para um concurso público que vai preencher 350 vagas de analista (nível superior) e 150 vagas de técnico (nível médio). Os salários são de R$ 12.413,65 para o primeiro cargo e de R$ 4.896,25 para o segundo. As informações sobre o concurso foram publicadas na edição desta sexta do Diário Oficial da União.

As inscrições vão até o dia 16 de dezembro e podem ser feitas no site da Fundação Cesgranrio (http://www.cesgranrio.org.br/).

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA EM PARAUAPEBAS



O Movimento Negro de Parauapebas, através de um esforço integrador para apoiar e fortalecer as políticas sociais, culturais e educacionais da cultura negra em nosso município, visando o respeito e a valorização de todas as raças e etnias, com o objetivo de colaborar com uma sociedade inclusiva e solidária, convida para participar da comemoração do Dia da Consciência Negra, com o tema “Espaço social e político para o negro”, dia 20 de novembro, na Praça de Eventos.


PROGRAMAÇÃO
DIA 19 (quinta feira)
Blitz educativa Consciência Negra
DIA 20 (sexta feira)
8 horas – Ações de saúde com a carreta de saúde da Fundação Integral
9 horas – Panfletagem e colagem de adesivos
10 horas – Entrega da Carta Compromisso à Câmara de Vereadores
18 horas – Concentração na Praça de Eventos
18h30 – Gingas de capoeira com os grupos Dandara Bambula e Abadá
19 horas – Resgate histórico dos negros no Brasil, com Ana Poty, do Movimento Negro de Belém
19h45 – Vídeo em homenagem ao Mestre Verequete
20 horas – Apresentações culturais
21 horas – Espaço para representantes de movimentos e entidades populares
21h30 – Imagens de negros que vêm se destacando na história
22 horas – Encerramento com ritmo afro-brasileiro
Fonte: Waldyr Silva

Ascom PMP

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

COMEÇA HOJE MAIOR FEIRA DA REGIÃO - XVI FICAM

Está tudo pronto para a abertura da XVI Ficam (Feira de Indústria, Comércio, Cultura e Artes de Marabá) que inicia hoje (18) e segue promovendo negócios até o domingo (22).

A feira vai acontecer no Ginásio Olímpio Renato Veloso, na Nova Marabá, além de eventos paralelos, como o congresso da Federação das Associações Comerciais do Estado do Pará (Faciapa) e o Festival da Canção em Marabá (Fecam).
O secretario estadual de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia, Maurílio Monteiro, receberá homenagem em reconhecimento da Acim e do Sindicato do Comércio de Marabá (Sindicom).
De acordo com a organização do evento, grandes empresas que simbolizam investimento na região também confirmaram presença com estandes próprios na feira, como a siderúrgica Sinobras, mineradora Vale, a cooperativa Unimed, entre outras.
O presidente da Associação Comercial e Industrial de Marabá (Acim), Gilberto Leite, responsável pela Ficam, falou que a cada ano a feira vem mudando um pouco. “Nessa feira mudamos toda a estrutura para oferecer mais espaço para os visitantes e também aumentamos a quantidade de expositores”, completou.
Ainda de acordo com ele, os diretores da Acim fizerem uma análise do evento a partir de 2007, nesta atual gestão, vai ser observado que teve um crescimento de 300%. “Naquele ano nós tivemos uma feira aqui no mesmo espaço, ocupando uma área de pouco mais de 800 metros quadrados de estande. Hoje nós vamos fechar com mais de três mil metros de estrutura montada, então esse crescimento é bastante expressivo”, comemorou Gilberto
Fonte: Marcelo Campos

Comissão quer criação do Estado de Carajás e protesta fechando a estrada de Ferro em Marabá



Uma comissão de mais de seiscentas pessoas fecharam a ponte nos dois sentidos na rodovia P.A 150 e a estrada de ferro Carajás paralisando o trem com 380 vagões por mais de sete horas na última segunda-feira, 16, na cidade de Marabá, sudeste do Pará.

Várias lideranças do estado estiveram presentes. Entre elas os vereadores de Conceição do Araguaia, a vice-prefeita do município, Wanda Aquino, o prefeito de Floresta do Araguaia, Alsério Kazimirski, além de vereadores do município de Piçarra, entre outros.
O objetivo da manifestação era chamar a atenção do Congresso Nacional para a realização do plebiscito pela criação do estado de Carajás.
O Comitê Pró-Carajás tinha a intenção de permanecer no local por cerca de 72 horas, mas, depois da presença do deputado federal Asdrúbal Bentes (PMDB) e de um contato por telefone com o presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer (PMDB), que se comprometeu de receber a comitiva na quarta-feira, 18, para colocar o projeto em pauta, só então, a manifestação foi encerrada.
A vice-prefeita de Conceição do Araguaia, Wanda Aquino, disse que uma comitiva composta pelos vereadores do município e outras pessoas que fazem parte desse movimento irão a Brasília para uma audiência com o presidente da Câmara, Michel Temer, e que a expectativa desse encontro é muito boa. “Queremos ver o estado de Carajás se tornar realidade. Vamos sensibilizar o presidente daquela Casa de Leis e mostrar para os nossos políticos que a vontade de criar esse novo estado emana do povo e que nós apoiamos essa idéia porque entendemos que é melhor para todos”, frisou.
Os vereadores de Conceição do Araguaia se disseram satisfeitos com a manifestação que chamou a atenção do estado e do País através de vários veículos de comunicação que se fizeram presentes durante o protesto.
A matéria tem que ser votada pelo Plenário do Senado, e, se aprovada, será ainda submetida à votação da Câmara dos Deputados, mas, o Comitê Pró-Carajás vê com restrições que a Mesa Diretora do Senado não tenha interesse pela tramitação e votação do projeto e por essa razão, organizou a interdição como protesto na cidade de Marabá.
Fonte: Paulo Diario do Pará

terça-feira, 17 de novembro de 2009

GTA eletrônica vai revolucionar pecuária do Pará

A partir de 9 de dezembro, o Pará dará um salto tecnológico que permitirá o monitoramento, em tempo real, on line, da comercialização à sanidade do rebanho bovino e bubalino do Pará, o quinto maior do País, com mais de 18,5 milhões de animais.

Isso será possível com a implantação da Guia de Trânsito Animal (GTA) eletrônica, que servirá de modelo para toda a região. A revolução na pecuária do estado terá impactos profundos sobre o meio ambiente, a qualidade dos produtos e a expansão do mercado consumidor.

COLETIVA COM CANDIDATOS AO CONSELHO TUTELAR PARAUAPEBAS

Quarta-Feira, (18), às 16:00hs, haverá uma coletiva  com candidatos ao Conselho Tutelar de Parauapebas a ser realizada , no auditório do Sistema Nacional de Emprego (Sine), fixado no prédio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), localizada na rua E, esquina com rua 11, bairro Cidade Nova, para tratar dos seguintes assuntos:
. Apresentação dos candidatos
. Prova elaborada com os candidatos
. Eleição e pontos de votação
. Propostas dos candidatos, ente outros assuntos
Presenças confirmadas do secretário de Assistência Social, Altamiro Borba, e da presidente do Comdcap, Lucineide Santana.
Fonte: Deicharles Damascena

Abertas inscrições para o cursinho pré-vestibular popular

A Prefeitura Municipal de Parauapebas informa que estão abertas as inscrições para o cursinho pré-vestibular popular. Os interessados podem se inscrever entre os dias 14 e 19 de novembro, das 9h às 22h, no Centro de Formação Semear, localizado na Rua 6, nº 41, no prédio da Caixa Econômica.

O candidato deverá comparecer munido de cópia e original dos documentos pessoais, comprovante de residência, histórico escolar, certificado de conclusão do ensino médio em escola pública, ou declaração de que está cursando o terceiro ano do ensino médio em escola pública.
Serão oferecidas mil vagas destinadas aos primeiros candidatos que se enquadrarem no programa.
As aulas serão realizadas de segunda à sexta-feira, no período da manhã, tarde e noite. Haverá turmas especiais aos sábados.
Fonte: PMP

FINAL DO CAMPEONATO RURAL PARAUAPEBAS

A partida realizada no último domingo (15), no estádio Rosenão, pela final do II Campeonato Rural de Futebol, culminou com a conquista do título inédito da equipe do Garimpo das Pedras, ao bater o time da Vila Sanção pelo placar de 3 a 1. Os gols foram marcados por Francisco Paulo, Ailton e Paulo Duarte, a favor do Garimpo das Pedras, enquanto Zé Luiz descontou para Vila Sanção.

Na partida preliminar, onde estava em jogo a disputa do terceiro lugar, a Vila Carimã passou fácil pelo desmotivado Cedere I, vencendo pelo placar de 3 a 2.
Os gols que decidiram a terceira posição da competição foram anotados por Antônio Joelson, que marcou duas vezes, inclusive um gol de cobrança de falta, e Elder, para Vila Carimã. Os atacantes Botelho e Reginaldo Lopes marcaram para o Cedere I, dando números finais à disputa.
Anderson Moratório aproveitou para agradecer a todos os organizadores do certame, em especial a José Domingos e Oswaldo Abreu, como também a todos os atletas dos times que participaram do campeonato.







Garimpo das Pedras, campeão










Vila Sanção, segundo lugar











- Vila Carimã ficou em terceiro lugar








Fonte e fotos: Carlos Campos

Acip e Jucepa entregam Carteira de Identidade do Empresário



Foi realizado na noite da última quinta-feira (12) nas dependências do auditório da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Parauapebas (Acip), a solenidade de entrega das Carteiras de Identidade do Empresário.Trata-se de uma cédula de identidade profissional com legalidade em todo território nacional e que tem o mesmo valor da identidade civil, sendo que esta é pertinente à profissão de empresário.

Na solenidade, estiveram presente o presidente da Junta Comercial do Estado do Pará (Jucepa) Dr. Arthur Tourinho, a deputada federal Bel Mesquita (PMDB), que foi a intermediadora da realização do convênio em parceria com a Acip, além de diversas autoridades municipais e estaduais.
Para José Rinaldo Alves de Carvalho, com a parceria entre Acip e Jucepa, quem ganham os benefícios são os populares de Parauapebas e região.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Aposentados já podem saber quanto vão receber em dezembro

Os 26 milhões de aposentados e pensionistas do INSS já podem consultar na internet quando vão receber de benefício e 13º salário no próximo pagamento, que começa a ser feito dia 24 de novembro (para quem recebe um salário mínimo) e vai até 7 de dezembro. Para consultar, o interessado deve entrar na página da Previdência (www.previdência.gov.br), clicar em extrato de pagamentos de benefícios, informar o número do benefício, a data de nascimento, o nome completo, o CPF e os caracteres exibidos na página. A tela seguinte vai pedir a senha do aposentado ou pensionista devidamente cadastrada na Previdência Social.

Fundação Vale entrega projetos de infraestrutura e habitação a municípios paraenses

Neste mês, a Fundação Vale entregou aos prefeitos do sudeste do Pará os primeiros projetos nas áreas de infraestrutura e habitação. A ação é fruto da parceria entre a Fundação Vale e dez municípios paraenses (Canaã dos Carajás, Ourilândia do Norte, Marabá, Eldorado do Carajás, Parauapebas, Tucumã, Curionópolis, Paragominas, Abaetetuba e Barcarena) que assinaram protocolos de intenções nas áreas de gestão, infraestrutura urbana, habitação e desenvolvimento humano e econômico. Os investimentos de 2009 em projetos somam R$ 10 milhões.
Canaã dos Carajás também recebeu projetos de abastecimento de água e sistema de esgotamento sanitário, que contemplam tanto a zona rural quanto urbana, além de projeto para conjunto habitacional na área urbana, beneficiando cerca de 10 mil pessoas.
Até o fim deste ano, pretendemos entregar os projetos a todos os municípios paraenses que assinamos os protocolos de intenções", afirma Silvio Vaz, diretor-presidente da Fundação Vale.
Fonte: Assessoria de Comunicação Vale

Parauapebas terá IML dentro de 90 dias

O prefeito de Parauapebas, Darci José Lermen (PT), deverá assinar nesta quarta-feira (18) com a governadora Ana Júlia Carepa, em Belém, convênio para instalação de uma unidade do Centro de Perícias Renato Chaves (CPC) para implantação do Instituto Médico Legal (IML) no município.

Na última sexta-feira (12), o prefeito Darci Lermen recebeu no gabinete o diretor-geral do CPC, Raimundo Humberto Sena de Oliveira; o gerente regional do IML em Marabá, Marcelo Salame; o coordenador das Unidades Regionais do CPC, Valdnei Brandão; e o delegado de Polícia Civil em Parauapebas, André Albuquerque; além do chefe-de-gabinete, José das Dores Coutinho; e o vereador Euzébio Rodrigues, presidente da Câmara Municipal.
Na audiência, as autoridades acertaram os detalhes sobre a instalação do IML em Parauapebas, com a prefeitura se comprometendo a ceder instalações mobiliadas e servidores públicos, enquanto o Governo do Estado entra com equipamentos técnico-científicos, como câmara frigorífica para conservar cadáveres, entre outros, e profissionais qualificados, como médico legista, e demais servidores especializados em balística, perícia e outras funções relativas a sinistros e violência praticada contra pessoas

Fonte: Waldyr Silva

Ascom PMP

Polícia estoura boca de fumo em Parauapebas



Uma denuncia anônima feita através do telefone 190 levou a Policia Militar a estourar uma boca de fumo que funcionava no Bairro Vila Rica em Parauapebas.
Por volta das 21 horas, da ultima quarta-eira, O Comando da Policia Militar recebia uma informação de que numa pequena casa simples de madeira, localizada na rua Jerusalém nº 10, no Bairro Vila Rica, na periferia da Cidade, funcionava como uma boca de fumo. O Grupo Tático da PM, foi acionado e sob o comando do Tenente Julio, seguiu imediatamente até o local. Na casa, os policiais após uma rápida busca encontraram um saco com 400 gramas de maconha que já estava pronta para a venda e consumo, 3 pedras de crack e 438 reais em dinheiro que segundo os policiais seria proveniente da venda das drogas.
Fonte: Materia Completa - Reporter Popular Edição 15