Pesquisar este blog

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Jogadores de Parauapebas participam da 1ª Copa Zico 10 em Tucuruí


Começou na terça-feira (25),a 1ª Copa Zico 10 do Pará. 42 atletas e 4 professores da Escolinha de Futebol Zico 10 do núcleo de Parauapebas, estão em Tucuruí, participando nas categorias, sub-15, 14, 16 e 17, a competição será disputada no período de 25 a 31 deste mês.

O núcleo parauapebense esta sebdo representado nas categorias sub-15 e 17, a escolinha que já está funcionando no município de Parauapebas desde junho de 2010, funciona nas dependências do Complexo Esportivo Rio verde é mantida pela Prefeitura Municipal e administrada pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, a coordenação é do professor Mauricio Sampaio o Coca, junto com uma equipe de professores capacitados.
O elenco de Parauapebas enfrenta nesta primeira fase os municípios de Porto de Móz, Muaná e Colorado.

O objetivo da copa é revelar craques para o Brasil e o mundo. Os garotos que se destacarem no torneio terão uma oportunidade de se transferirem para o centro CFZ de Brasília onde é a base de formação dos futuros profissionais da entidade Zico 10.

Municípios participantes divididos em grupos

Grupo 1: Alenquer, AABB, Ruronópolis, São Sebastião da Boa Vista e Belterra,
Grupo 2: Aldeia Trocará, Santa Mônica, Nova Matinha e Altamira.
Grupo 3: Asel, Itupiranga, Gurupá e Jacundá.
Grupo 4: Colorado, Muaná, Porto de Móz e Parauapebas.
Grupo 5: Jardim Marilucia, Canaã dos Carajás, Breves e Cametá.
Grupo 6: Matinha, Redenção, Soure e Goianesia do Pará.
Grupo 7: Getat, Nova Conquista, Nova Ipixuna e Baião.

Handebol: Seleção masculina júnior confiante para o Pan-Americano entre os Pre-selecionados esta Kauê de Parauapebas

De olho no Pan-Americano do Chile, que será em abril, a seleção brasileira masculina júnior de handebol realizou uma série de treinos durante seis dias no EPinheiros, em São Paulo (SP). O trabalho terminou nesta quinta-feira e rendeu bons frutos ao grupo, que se mostra bastante confiante para a disputa da competição. Além do título do Pan, o objetivo de todos é conseguir a vaga para o Mundial da categoria, ao qual apenas os quatro melhores colocados se classificam.
 Pré-selecionados:

- Goleiros: Alan Santos de Lima (USC / São Caetano - SP), Andrey Fagundes (Metodista / São Bernardo - SP), Daniel Augusto dos Santos (Interativo São Carlos - SP) e Lucas José Pinto Santos (Esporte Clube Pinheiros - SP).

- Pontas:
Acao Pessoa Constantino (Esporte Clube Pinheiros - SP), Gabriel Matheus de Sousa (Aceu / Univale / Fmei - SC), Kauê de Ébano Matos Ferreira (Parauapebas Esporte Clube - PA), Matheus Lennon de Novais Almeida (Feira Handebol Clube - BA) e Wesley Aparecido de Freitas (Metodista / São Bernardo - SP).

- Pivôs: Alencar Cassiano Rossoni (Metodista / São Bernardo - SP) e Emerson Santos Silva (Ass. Marigaense DE - PR)

- Armadores:
Bruno Saurin T. De Castro (Metodista / São Bernardo - SP), Felipe Cassimiro de Freitas (Metodista / São Bernardo - SP) Guilherme Valadão Gama (Metodista / São Bernardo - SP), Jefferson Diego de Oliveira Bastos (Unifil / Fel / Sercomtel - PR), Jeison Felipe Correia da Silva (Serc. Santa Maria - SP), Murilo dos Santos Riccini (USC / São Caetano - SP) e Raul Nantes Campos (USC / São Caetano - SP).

- Centrais:
Matheus Perrella Filho (Esporte Clube Pinheiros - SP) e Victor Ferrari Alcântara (Ass. Maringaense DE - PR)
 

HOJE TEM DIA FELIZ PARA BARILOCHE NA PIRÂMIDE


Ufra não preencheu todas as vagas

Ontem foi a vez dos aprovados no Processo Seletivo da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) soltar foguetes e dizer “passei no vestibular”. A divulgação do listão aconteceu às 9h no prédio central da instituição. Este ano, 11.730 candidatos disputaram as 850 vagas ofertadas em todos os campi da Instituição. No entanto, no campus de Parauapebas 19 vagas faltaram ser preenchidas.

Entre os cursos, o mais concorrido foi Engenharia Ambiental (40 por vaga), seguido de Medicina Veterinária (23 por vaga). Os mais apreensivos preferiram conferir no local o resultado, sobretudo, aqueles que ainda não tinham sido aprovados em outros vestibulares. Para o calouro Bruno Dyego da Silva, a aprovação foi conquistada com muita perseverança.

“Esse é o quarto ano que venho tentando passar no vestibular, já estava até desmotivado”, contou após ser levado pelos veteranos da instituição para tomar um banho numa lagoa como parte da comemoração.

SURPRESA

Já para outros, a aprovação foi apenas mais uma boa notícia. É o caso da 1ª colocada geral da Ufra, Emanuele Dutra Valente Duarte, de 17 anos, aprovada no curso de Engenharia Ambiental, obtendo 87,24 pontos. Para ela, que já tinha sido a 2° colocada no curso de Engenharia Ambiental, da Universidade Estadual do Pará (Uepa) e ainda ter conquistando o 5º lugar geral na Universidade Federal do Pará (UFPA), no curso de Engenharia Química, a colocação foi uma boa surpresa. “Achava que ia passar, mas não em primeiro lugar”, afirma.

Em relação às 19 vagas não preenchidas no campus de Parauapebas ainda serão estudadas pela instituição. Para os alunos que estão no páreo pela repescagem, Paulo informa que logo após o período de matrícula, que vai até o dia 5 de fevereiro, a instituição começará a avaliação das notas e colocações para começar a convocar os novos alunos. (Diário do Pará)

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Servidores do DETRAN decidem hoje se entram em greve

Os servidores do Detran vão realizar assembleia, hoje pela manhã, em frente à sede do Departamento Estadual de Trânsito do Pará (Detran-PA) para decidir se entrarão em estado de greve. Essa manifestação faz parte das ações para reivindicar o cumprimento da lei de reestruturação da categoria e do órgão, que corre o risco de não ser cumprida por causa dos cortes nas despesas do Estado.

Segundo o presidente do Sindicato dos Servidores do Detran (Sindetran), Elias Monteiro, a categoria está pedindo que o novo governo coloque em vigor a lei que foi aprovada em 2010. “Não estamos pedindo nada demais, somente que faça valer o que foi acordado em votação na Assembleia Legislativa”. A lei pede melhorias para as agências da capital e do interior, além do aumento de 40% no salário base dos servidores.

PARALISAÇÃO

A assembleia também decidirá se os servidores paralisam na próxima semana. O Sindetran também alerta que, caso os servidores entrem em um acordo de paralisar as atividades, todos os serviços do Detran ficarão suspensos por tempo indeterminado. “A necessidade de greve parece inevitável, pois o governo não está nos dando outra opção a não ser a possibilidade de discutir o Plano de Carreira, Cargos e Remuneração (PCCR) em seis meses, sem implementar a nossa lei”.
Fonte : Diário do Pará

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

FOTOS CRIATIVAS

 
 

Polícia fecha fábrica clandestina de armas em Marabá

Material para produção de munição também foi apreendido.
Quatro pessoas foram presas.

Armas apreendidas em fábrica clandestina
A Polícia Civil fechou,  segunda-feira (24), uma fábrica clandestina de armas em Marabá (PA). Quatro pessoas foram presas.
Entre os detidos está o dono do estabelecimento, um casal de funcionários e um homem que levou ao local uma espingarda para manutenção.
Cerca de 40 armas foram apreendidas, como espingardas e revólveres, além de material para produção de munição. De acordo com as investigações da polícia, criminosos usavam os serviços da fábrica para manutenção e produção de armamento.
Os detidos foram levados para a delegacia de Marabá.


Mídias apreendidas em operação em Marabá
Pirataria
Além da apreensão das armas, policiais civis fizeram uma operação de combate à pirataria em diversos pontos de Marabá na segunda-feira.
Foram apreendidos mais de 6 mil mídias com gravações ilegais. O material foi levado para a delegacia da cidade.
Fotos: Divulgação/Ascom/PC Pará)

Manifestantes bloqueiam estrada de ferro Carajás no Pará

Manifestantes bloquearam a Estrada de Ferro Carajás, que é operada pela Vale, na manhã desta terça-feira (25). Eles colocaram obstáculos sobre os trilhos na altura do quilômetro 729, em Marabá, no Pará.
O protesto é realizado por funcionários de uma empresa que presta serviços para a Vale. O grupo reclama de salários atrasados e do não pagamento de rescisões contratuais.
Em nota oficial, a Vale informa que o trem de passageiros, que trafega por vários municípios do Maranhão e do Pará, não foi prejudicado pelo bloqueio. Não há informações sobre o impacto do bloqueio no trem de cargas.
Ainda segundo a empresa, a Justiça Federal de Marabá determinou a reintegração de posse da ferrovia, que será cumprida com apoio da Polícia Federal e da Polícia Militar. Os policiais já estão no local da invasão.
A Vale informa ainda que vai adotar as medidas penais cabíveis contra os invasores que forem identificados.VEJA VIDEO MATERIA G1

Modelo de conciliação do TRT 8 que beneficiou 20 mil pessoas em Parauapebas foi destaque

O trabalho de conciliação realizado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT 8) em 2010, que resultou em acordo sobre o pagamento de horas percorridas pelos empregados da Vale de suas casas até os locais de atividade e em investimentos diversos no município de Parauapebas, no Pará, foi um dos destaques do ano entre as práticas que estimulam esse tipo de resolução de conflitos. Daqui por diante, o sistema do TRT 8 – que permitiu a pacificação de uma causa que envolveu cerca de 20 mil trabalhadores e levou o tribunal a ganhar o prêmio Conciliar é Legal, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) – poderá ser adotado como modelo por outros tribunais da justiça trabalhista, em causas que também envolvam o setor de mineração.
A conciliação, contou com a participação ativa de juízes e desembargadores do tribunal e resultou no investimento de cerca de R$ 20 milhões na região onde está localizado o município, em obras sociais. De acordo com a coordenadora do chamado “Projeto Conciliação” do TRT 8, desembargadora Francisca Formigosa, a causa abordou o pagamento aos trabalhadores (por meio de depósito em um fundo específico, feito pela Vale) de horas de percurso percorridas por eles do local das suas residências até o ponto de serviço - uma vez que somente em determinado trecho é que tais empregados possuíam transporte regular.

Obras e equipamentos - A conciliação permitiu o desenvolvimento de vários projetos como forma de ajudar o desenvolvimento do município de Parauapebas, tais como a construção de escola modelo e de um centro cultural e a instalação de uma unidade do Instituto Federal do Pará (IFPA). O investimento inclui, ainda, equipamentos e materiais até março de 2012. Segundo informações do TRT 8, o acordo foi firmado em julho passado, depois de mais de 12 horas ininterruptas de negociações. A ação civil pública contra a Vale, foi movida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) em 2008 e gerou uma condenação à empresa, pela 1ª  Vara do Trabalho do município, de R$ 300 milhões por divergências quanto à contagem de horas de trabalho de funcionários em Carajás, no mesmo Estado.
Pelo acordo, a Vale firmou o compromisso de fazer o deslocamento do controle de ponto para o setor de Transporte Leve, na Mina N4 e implantar novos sistemas de controle de ponto nas outras minas. Também ficou acordado o pagamento de minutos percorridos pelos trabalhadores calculados dependendo de cada ponto de trabalho e de acordo com o número de meses que cada um tenha trabalhado – além de entregar as obras acertadas.

Fonte: CNJ - Conselho Nacional de Justiça

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Pará lidera contratações no Norte no setor do extrativismo mineral

Mais um dado econômico mostra que o Pará se destacou na geração de empregos no setor mineral. O estado representou 77% das contratações feitas na região Norte durante ano de 2010. Estudo do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) divulgado nesta segunda-feira (24) mostra o estado como o maior saldo positivo da região, de 2.699 postos de trabalho.

Em 2010 foram feitas no setor extrativo mineral da região Norte 6.352 admissões, contra 2.846 desligamentos, o que representa um saldo positivo de 3.506 postos de trabalho.

Depois do Pará, quem mais obteve saldo positivo foi Tocantins, com 206 postos de trabalho. Em seguida vem Rondônia, com 164 postos preservados. Um pouco abaixo está o Amazonas, com saldo positivo de 162 postos de trabalho.

Continuando o ranking vem o Amapá com saldo positivo de 151 empregos formais. Em seguida está o Acre, com 106 postos de trabalho preservados. O menor crescimento registrado foi de Roraima com apenas 18 postos de trabalho. (GS)

domingo, 23 de janeiro de 2011

Anatel acaba com interurbano em regiões metropolitanas. Municipios do Pará não foram contemplados ainda

Em breve, os moradores de 39 regiões metropolitanas e de três regiões economicamente integradas deixarão de pagar tarifas de ligações interurbanas para se comunicar com municípios vizinhos identificados pelo mesmo código nacional de área (DDD). Essas ligações passarão a ter tratamento tarifário de chamada local.

O Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou na quinta-feira (21) a revisão do regulamento que trata do serviço de telefonia fixa em áreas locais, ampliando o conceito de áreas metropolitanas e de Regiões Integradas de Desenvolvimento (Ride). Segundo a agência reguladora, a mudança irá beneficiar, direta ou indiretamente, até 68 milhões de pessoas em cerca de 560 municípios de todo o país.

Para se adequar à nova prática, as operadoras de telefonia terão até 120 dias, a partir da data da publicação do regulamento que, segundo a assessoria da Anatel, ainda não tem data certa para ocorrer. Além disso, novas situações que se encaixem na definição de áreas com continuidade urbana (surgidas da fusão de duas ou mais localidades ou que constituam uma única área urbanizada) ou em decorrência de solicitação fundamentada por parte da concessionária de telefonia fixa na modalidade do serviço local, serão revistas anualmente, junto com as revisões quinquenais dos contratos de concessão.

As regiões metropolitanas e Rides contempladas são: Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Londrina (PR), Maringá (PR), Baixada Santista (SP), Campinas (SP), Belo Horizonte (MG), Vale do Aço (MG), Rio de Janeiro (RJ), Vitória (ES), Distrito Federal e entorno (DF/GO/MG), Goiânia (GO), Vale do Rio Cuiabá (MT), Salvador (BA), polo Petrolina-Juazeiro (PE/BA), Aracaju (SE), Maceió (AL), Agreste (AL), Campina Grande (PB), João Pessoa (PB), Recife (PE) e Natal (RN).

Também integram a relação Cariri (CE), Fortaleza (CE), sudoeste maranhense (MA), Grande Teresina (PI/MA), Belém (PA), Macapá (AP), Manaus (AM), Roraima capital, Roraima região central, Roraima sul, Florianópolis (SC), Chapecó (SC), Vale do Itajaí (SC), norte/nordeste catarinense (SC), Lages (SC), região carbonífera (SC) e Tubarão (SC).

Quanto às regiões de Foz do Rio Itajaí (SC), Grande São Luís (MA) e São Paulo (SP), todos os municípios já são considerados integrantes de uma mesma área de tarifação local.

Macaco monta em touro durante tourada

Um macaco montou em um touro durante um evento de touradas realizado no festival do El Señor de Esquipulas, na cidade Tipitapa, cerca de 26 quilômetros da capital Manágua, na Nicarágua. Cena ocorreu no último dia 16 de janeiro.

Duas notas do “Repórter 70”, de “O Liberal”, merecem destaque aqui A primeira, da edição de ontem, sábado:

Não se trata de a ministra “querer”: é assim que a lei determina. Quem tem direito a receber seguro-defeso é quem vive de pesca. Portanto, a tarrafa eleitoral em que grande parte disto se tornou deve acabar. No Pará, há municipios em que metade do eleitorado é “pescador”.
E a segunda é de hoje, domingo:
Shot
Eu tenho repetido que está cada vez mais difícil exercer cargos públicos à margem da lei. Quem continuar insistindo em pintar o sete com o erário vai acabar recebendo, para ajudar na tarefa, uma pá de cal.