Pesquisar este blog

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

PARAUAPEBAS: Prova da Ufra será no próximo domingo


O próximo domingo (27) é dia de prova para cerca de 15.600 candidatos que disputam as vagas disponibilizadas para o Processo Seletivo 2013 da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra). A prova acontece em Belém e em mais quatro municípios do interior do Pará (Capanema, Capitão-Poço, Paragominas e Parauapebas).
São ofertadas 1.120 vagas, sendo metade delas para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A prova desse domingo é a segunda etapa do Processo Seletivo, já que a universidade considera a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como parte do certame. “O Enem corresponde a 30% do processo, utilizando também a redação”, explica Paulo Sérgio Souto, coordenador executivo do Processo Seletivo 2013.
A prova inicia às 8h e termina às 12h. Serão 60 questões objetivas das disciplinas Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, Geografia, História, Química, Física, Biologia e Matemática. Os portões das escolas onde acontecerão as provas abrem às 7h. “Os candidatos devem chegar cedo e levar o cartão de inscrição e um documento de identificação válido. Que mantenham a calma durante o processo, a instituição está de braços abertos para recebê-los”, afirma. A previsão é de que o listão com o nome dos aprovados saia em até três semanas após a realização da prova.
Em Belém, os cursos ofertados são Agronomia, Engenharia Ambiental e de Energias Renováveis, Engenharia de Pesca, Engenharia Florestal, Licenciatura em Computação, Medicina Veterinária, Sistemas de Informação, Zootecnia e Engenharia Cartográfica e de Agrimensura. Este último curso é a novidade deste ano. “Este é o primeiro curso na região Norte”, ressalta o coordenador.
Em Capanema, as vagas são para os cursos de Administração, Agronomia, Biologia e Ciências Contábeis. Em de Paragominas, são ofertadas vagas para os cursos de Agronomia e Engenharia Florestal. Já em Parauapebas, as vagas são para Zootecnia, Engenharia Florestal e Agronomia. Em Capitão-Poço, as vagas são para Agronomia. A Ufra não divulgou qual o curso mais concorrido.

Fonte: (Diário do Pará)

MEC divulga lista de aprovados na primeira chamada do ProUni


O Ministério da Educação disponibilizou na manhã da última quinta-feira (24) o sistema de consulta dos candidatos pré-selecionados no Programa Universidade para Todos (ProUni). Acesse o sistema do Prouni.
Para saber se obteve uma das 162.329 bolsas de estudos em instituições particulares de ensino superior, o estudante deve inserir o número de inscrição e a senha do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e digitar os caracteres que aparecem na tela.
O prazo para matrícula na instituição de ensino e apresentação dos documentos nas instituições de ensino vai até o dia 31. Estes documentos devem comprovar as informações prestadas na ficha de inscrição, entre eles os comprovantes de rendimentos. Para concorrer à bolsa integral (100% do valor da mensalidade), o candidato deve comprovar renda familiar por pessoa até um salário mínimo e meio (R$ 1.017). Para as bolsas parciais (50% do valor da mensalidade), a renda familiar deve ser até três salários mínimos (R$ 2.034) por pessoa. Veja a lista de documentos necessários

PARAUAPEBAS: Sempror apresenta nova dinâmica de trabalho para zona rural


“O plano está muito bom, coloquem em prática, pois a zona rural de Parauapebas tem um grande potencial, porém, está mal aproveitada”. Esta afirmação do prefeito Valmir Mariano marcou seu discurso na reunião de apresentação da nova dinâmica de trabalho proposta pela Secretaria Municipal de Produção Rural (Sempror), ocorrida no Ceup, nesta quarta-feira (16).
 Com a presença de toda a equipe técnica da secretaria, vereadores e secretários de governo, o encontro proporcionou melhor entendimento das necessidades e potencialidades da zona rural local.
 Iniciando pela apresentação da estrutura fundiária e do perfil do agricultor de Parauapebas, o engenheiro agrônomo Azemar Carlos apresentou as diretrizes da Sempror e a nova proposta de atendimento técnico por regiões de atuação. Além disso, indicou as metas e estratégias para o Plano Safra 2013/2014, os projetos de lavoura e hortas comunitárias e de hortas escolares.
 A médica veterinária Márcia Ferro mostrou o Projeto de Produção Animal que englobará boa parte dos programas trabalhados até então pela Sempror, assim como os novos programas de avicultura e de suinocultura.
Márcia Ferro apresentou também o trabalho realizado pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e reforçou a importância das autoridades locais implantarem um abatedouro municipal, tal como fortalecer o trabalho do SIM para combater a comercialização de carnes impróprias para consumo.
Durante a reunião, o titular da Sempror, Horácio Martins, informou a realização do I Censo Agropecuário de Parauapebas, que tem como objetivo munir a secretaria de informações mais coesas sobre a produção rural local e dessa forma subsidiar as ações que serão realizadas.
Ao encerrar a reunião, o prefeito Valmir Mariano reforçou a importância de cada servidor da secretaria na construção dessa nova história para a zona rural do município.
Fonte: Ascom PMP

Campanha de Vacinação Antirrábica em cães e gatos inicia dia 26, sábado


A Campanha de Vacinação Antirrábica em cães e gatos começa neste sábado (26). Donos de animais de estimação podem levá-los aos postos de vacinação localizados nos bairros da cidade, no período das 8 às 17 horas.
A campanha contempla animais da zona urbana de Parauapebas. Segundo o Setor de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde, serão disponibilizadas 20.150 doses.

Dicas importantes na hora de vacinar seu animal de estimação
- Lembre-se de levar a carteirinha de vacinação do animal;
- Os animais deverão ser conduzidos aos locais de vacinação por pessoas que tenham condições de mantê-los adequadamente contidos, a fim de evitar acidentes. É necessário utilizar coleira e guia em boas condições, propiciando contenção segura;
- Animais de raça de grande porte, de temperamento mais bravo, deverão, preferencialmente, utilizar focinheira;
- A vacina é grátis;
- Animais a partir de 30 dias de vida devem ser vacinados;
- Animais prenhas devem ser vacinadas;
- A vacina não tem contraindicação.

Fonte: Ascom PMP

PARAUAPEBAS: Secretaria de Habitação realiza coletiva sobre programas habitacionais


A Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) realizou na segunda-feira (21), no auditório do Centro Administrativo, uma coletiva para a imprensa, com as presenças do procurador geral do município, advogado Mário Brasil Monteiro, e das secretárias municipais de Habitação, Maquivalda Barros, e de Assistência Social, Leudicy Leão.
O objetivo do evento foi apresentar os programas habitacionais do município, informar o posicionamento do governo em relação às ocupações irregulares e esclarecer eventuais dúvidas sobre a suspensão do projeto Lote Urbanizado.
Maquivalda Barros iniciou a coletiva falando sobre os projetos habitacionais que hoje estão em andamento no município, como o Residencial Vila Nova, programa do governo federal que se encontra em execução, com 689 casas previstas para serem entregues em outubro de 2013; mais 1.199 casas no Residencial Nova Carajás, também do governo federal, com previsão de entrega para o primeiro semestre de 2014; e ainda o Programa Lote Urbanizado, de iniciativa do governo municipal, que vai distribuir 4.005 lotes para famílias de baixa renda.
No que se refere à posição do governo em relação às ocupações desordenadas, o procurador Mario Monteiro esclareceu que a administração municipal reconhece o déficit habitacional em Parauapebas, mas há um comprometimento em manter os programas habitacionais existentes e investir em novos projetos.
Por outro lado, Monteiro enfatizou que o governo não tolerará invasões que ocorram em áreas públicas destinadas a projetos específicos de retorno social, por entender que essas ocupações prejudicam o desenvolvimento do município.
Com relação à suspensão do programa Lote Urbanizado, a secretária de Habitação apresentou a atual situação do programa e anunciou sua suspensão através da Portaria nº 001/2013, de janeiro de 2013. A medida foi tomada levando em consideração várias divergências encontradas no processo.
Entre as principais divergências, destacam-se:
·    Geração de 4.203 boletos bancários, 198 a mais da quantidade disponível;
·  Visitas “in loco” não foram realizadas em sua totalidade para comprovar o laudo socioeconômico registrado no ato cadastro do beneficiado;
·   49 lotes constam como entregues sem a comprovação de pagamento da taxa obrigatória para recebimento do benefício;
·     245 lotes não foram pagos, o que inviabiliza a prévia distribuição;
·     Não foi efetivado prazo e divulgação para abertura de inscrições;
·   Na hora de efetuar cadastro não foi obedecido totalmente os critérios de entrega de documentação, conforme decreto.
A secretária Maquivalda reforçou que será instaurado procedimento administrativo para averiguação de possíveis irregularidades na seleção dos beneficiários. Aqueles que não se enquadrarem dentro dos critérios terão direito ao reembolso dos valores pagos a título de 1% do valor do imóvel.
Na sequência, foi aberto espaço para as perguntas da imprensa, que teve seus questionamentos esclarecidos pelo procurador e pelas secretárias.
Fonte: Ascom PMP

Parauapebas, no sudeste do Pará, recebe festival de rock


A cidade de Parauapebas, no sudeste paraense, receberá no próximo sábado (26)  a 4ª edição do Festival PebasRock, que acontece no espaço do Centro de Desenvolvimento Cultural (CDC) do município.
O PebasRock 2013 s trará as bandas Jackdevil, Antcorpus, Chemical Beer, Banda 60/70, Teatro de Kimera e 16 Bits estarão presentes no evento. O festival, que nesta edição integra o Circuito Amazônico de Festivais Independentes da rede colaborativa Fora do Eixo, também promoverá o “Papo Reto”, um bate-papo cultural, buscando ampliar as discussões sobre a formação de uma rede de cooperação entre os agentes culturais dos municípios da região de Carajás.
“Desde o ano passado, as articulações entre agentes culturais de municípios como Marabá e Tucuruí estão ocorrendo. A Rota Carajás, formada com o festival Grito Rock, é um exemplo. No Pebasrock queremos intensificar o diálogo entre os produtores musicais no sentido de potencializar nossas ações”, informa Djair Oliveira, vocalista da banda Antcorpus e produtor do evento.
A banda de thrash metal Jackdevil, da capital maranhense, São Luís, e a banda Antcorpus são as atrações principais do festival. Com o álbum "Under the Satan Command", Jackdevil foi considerada a revelação do ano de 2012 pelos usuários de um site especializado. O álbum, uma remixagem do primeiro demo tape, recebeu uma nova masterização.(G1)

Já o show da Antcorpus marca o retorno da banda aos palcos da cidade de origem. Depois do Pebasrock, a banda ainda participará da Rota Carajás do festival GritoRock, e logo em seguida entrará em estúdio para a gravação do novo álbum, que  será  lançado  em todo o país através  do  selo  Xaninho Discos.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

UFPA encerra dia 24 inscrições para processos seletivos especiais

A universidade federal do Pará (UFPA) encerra nesta semana as inscrições para os Processos Seletivos Especiais que visam preencher vagas para os cursos de Ciências Contábeis, no campus de Parauapebas, e de Enfermagem, no campus de Breves, na região do Marajó. Até 24 de janeiro, as inscrições podem ser feitas pelo site do Centro de Processos Seletivos (CEPS) da universidade. A taxa de inscrição é de R$ 50.
De acordo com a universidade, o objetivo dos cursos que estão sendo oferecidos em caráter especial é promover a formação qualificada de profissionais de nível superior para atender as necessidades de seus municípios. Em Parauapebas, no sudeste paraense, o curso de Ciências Contábeis está voltado para o atendimento de necessidades e desenvolvimento local. Já em Breves, busca-se desenvolver a cidade na área da saúde.
As provas serão realizadas no dia 24 fevereiro, no horário das 8h às 12h. Ao todo serão ofertadas 50 vagas para o curso de Ciências Contábeis e 45 vagas para o curso de Enfermagem. O cartão de inscrição dos dois processos estará disponível na página do CEPS a partir do dia 5 de fevereiro.
A estrutura da prova será de 55 questões de conhecimentos gerais das disciplinas de Língua Portuguesa/Leitura, Matemática, História, Geografia, Física, Química, Biologia, Literatura, Sociologia, Filosofia e Língua Estrangeira (Inglês e Espanhol) e uma redação. No dia do concurso, os candidatos devem estar munidos do cartão de inscrição e de um documento com foto.
Educação à distância 
Coordenada pela Assessoria de Educação a Distância, em parceria com o Programa Universidade Aberta do Brasil, do Governo Federal, a modalidade de Educação à Distância também estará presente nos Processos Seletivos Especiais de 2013. Serão ofertadas 900 vagas, distribuídas por 6 cursos em 9 municípios (Polos) do estado do Pará. Do total de vagas, 220 vagas serão disponibilizadas no primeiro semestre e 680 no segundo semestre do ano de 2013. Os editais estão disponíveis no site da UFPA.

Sejudh capacita profissionais para a rede de atendimento à mulher


Na última sexta-feira (18), a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), por meio da Coordenadoria Estadual de Promoção dos Direitos da Mulher (CPDM), iniciou em Belém a capacitação de profissionais e agentes públicos, como parte do projeto “Sensibilização e Capacitação dos Profissionais da Rede de Atendimento à Mulher em Situação de Violência”, que tem a parceria da Secretaria de Políticas para Mulheres da Presidência da República.
A capacitação, que prossegue até 25 de janeiro, na Escola de Governo do Pará (EGPA), terá a aula inaugural às 15h. A carga horária será de 60 horas, de acordo com as exigências de conteúdo programático elaborado pelo Pacto Nacional de Políticas para Mulheres.
O projeto tem o objetivo de capacitar e sensibilizar os profissionais e agentes públicos que trabalham diariamente com a promoção dos direitos da mulher, para que saibam identificar situações de violência doméstica e orientar as vítimas.
Belém e outros 16 municípios vão sediar a capacitação - Marituba, Ananindeua, Santarém, Itaituba, Parauapebas, Turucuí, Xinguara, Conceição do Araguaia, Breves, Soure, Abaetetuba, Barcarena, Jacundá, Tailândia, Bragança e Capanema.
O Governo do Estado apoia o projeto por entender que o fortalecimento da rede de atendimento passa não apenas pela ampliação dos serviços especializados no combate à violência contra a mulher, mas também pela formação permanente dos agentes públicos, visando assegurar um atendimento de qualidade a mulheres em situação de violência.

PARAUAPEBAS: Mais de dois mil educadores participam do I Encontro Municipal de Educação


“Escutar é um degrau acima do ouvir”. Essa frase marcou uma das brilhantes histórias contadas pelo professor mestre Celso Antunes, durante palestra ministrada para professores da rede pública, no I Encontro Municipal de Educação.

Realizado na última quinta-feira, 17, no ginásio poliesportivo, o evento teve como objetivo apresentar a proposta de gestão do novo governo municipal para a educação e trabalhar questões motivacionais junto aos professores. Para Elisangela Santos Martins, professora da escola Terezinha de Jesus, o encontro foi “surpreendente, tudo muito organizado”. Ela afirma também que “começar um ano letivo assim, motivada, é muito bom, pois uma equipe que trabalha motivada vai além”.
A programação iniciou com música ao vivo e logo após a abertura oficial, alunos da escola Marluce Massariol fizeram uma apresentação cultural. Em seguida, foi composta uma mesa diretiva com autoridades presentes e após os respectivos pronunciamentos o público prestigiou a palestra de Celso Antunes.
Aproveitando a oportunidade dos pronunciamentos, o prefeito Valmir Mariano divulgou oficialmente que a prefeitura entregará, a partir deste ano, uniforme completo para os alunos da rede pública municipal, constituído por camiseta, calça, meia e sapato.
Na avaliação da secretária municipal de educação, Francisca Ciza, os objetivos estabelecidos para o encontro foram alcançados e sua realização foi fundamental para integrar os profissionais da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Texto: Karine Gomes
Fotos: Anderson Souza

Prefeitura de Parauapebas lança Edital de Notificação do IPTU para 2013


A Secretaria Municipal de Fazenda (Sefaz) informa o lançamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) aos proprietários de imóveis do município de Parauapebas.
Os contribuintes deverão receber os carnês de pagamento em até 15 dias antes da data de vencimento da primeira parcela, que será no dia 15 de junho de 2013. O vencimento das duas parcelas seguintes ocorrerá nos dias 15 de julho e agosto do mesmo ano. 
Aqueles que não receberem o boleto até a data informada, terão que se dirigir ao Departamento de Arrecadação Municipal da Sefaz, localizado na Rua F, nº 244, Bairro União no horário de 8h às 14h, de segunda à sexta-feira. Outra alternativa é retirar a 2ª via do documento através do endereço eletrônico HTTP://serviços.parauapebas.pa.gov.br. 
O recolhimento do IPTU poderá ser feito em qualquer um dos bancos autorizados e o contribuinte que efetuar o pagamento do imposto de forma única até 30 de maio, terá 10% de desconto.

Fonte: ASCOM PMP

PARAUAPEBAS: Abertas as inscrições para o Projovem Trabalhador


Com o objetivo de qualificar jovens para o mercado e estimular a geração de oportunidades de trabalho, a Prefeitura de Parauapebas, por intermédio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), abre inscrições para o programa Projovem Trabalhador.
Oferecido em parceria com o governo federal, o Programa disponibiliza 250 vagas para cursos profissionalizantes nas áreas de Turismo e Hospitalidade, Alimentação, Construção de Reparo I e II, Serviços Pessoais, Metalmecânico e Serviços Domésticos I. As aulas serão ministradas no período de fevereiro a agosto deste ano.
Os participantes receberão auxílio no valor de R$ 100,00, além de transporte gratuito até a Escola Eunice Moreira, local onde serão ministradas as aulas. As inscrições são gratuitas e vão até o dia 25 de janeiro, no horário comercial, no CRAS do Bairro Betânia, localizado na Rua Bartolomeu, quadra especial.
No ato da inscrição são necessárias cópias da declaração escolar, RG, CPF, Título Eleitoral, Carteira de Trabalho, comprovante de residência atual, certificado de escolaridade, declaração da escola e a carteira reservista para os homens.

CRITÉRIOS DE PARTICIPAÇÃO

Os interessados devem ter entre 18 e 29 anos, concluído ou cursando o ensino fundamental ou médio e ter renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa. Não pode participar do programa quem estiver fazendo faculdade, participou de qualquer outro Projovem ou quem estiver com a carteira de trabalho assinada.


PROJOVEM TRABALHADOR
O Projeto ProJovem Trabalhador é fruto de uma parceria entre o governo federal e as prefeituras das cidades de diversas regiões do país. A ideia é abrir portas para jovens com grande potencial, interessados em desenvolver suas habilidades profissionais para tentar uma vaga de emprego melhor.

Fonte: ASCOM PMP




PARAUAPEBAS: Inaugurado o Serviço de Atendimento ao Cidadão


Visando atender à população da melhor forma possível, a Prefeitura de Parauapebas, por intermédio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), inaugurou na manhã desta segunda-feira, 21,  as instalações do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), antes conhecido por Casa do Cidadão.
Na solenidade de inauguração, o prefeito Valmir Mariano foi empossado no cargo de presidente da 113ª Junta de Serviço Militar (JSM) em Parauapebas, órgão vinculado ao Exército Brasileiro e responsável pelo alistamento de jovens para servir à Pátria.
 Além da emissão de documentos, como carteira de identidade, carteira do trabalho e alistamento na Junta de Serviço Militar, o SAC oferece ainda os serviços de acesso à internet e implantará o Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho, denominado Acessuas Trabalho, que tem por finalidade promover o acesso dos usuários da Assistência Social ao mundo do trabalho. O SAC passa a atender ao público no período das 8 às 14 h, de segunda a sexta-feira e esta localizado frente a Praça da Cidadania no Bairro Rio Verde.

Fonte: ASCOM PMP

PARAUAPEBAS: Semurb aumenta número de fiscais


O secretário municipal de urbanismo, Augusto Neto, se reuniu na última sexta-feira, 18, com representantes da sociedade, autoridades e imprensa para esclarecimentos a respeito do Código de Postura do Município.
Na ocasião, Augusto declarou que a Prefeitura de Parauapebas, através da Secretaria Municipal de Urbanismo (Semurb), pretende cumprir as regras presentes no documento e que o mesmo não sofreu alterações. Também deixou claro que já está sendo feito um levantamento em toda a cidade para identificar as áreas críticas.
O secretário reafirmou a importância da compreensão de todos os cidadãos com o objetivo de tornar o código mais eficiente para benefício de todos. “Já estamos dobrando o número de fiscais na cidade, mas somente com o apoio de toda a sociedade conseguiremos agir de forma mais efetiva”, ressaltou.