Pesquisar este blog

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

14º Congresso Brasileiro de Mineração debate sustentabilidade, tecnologia e resposabilidade social

Uma mineração responsável é aquela que além de seguir as normas internacionais e contribuir com as aspirações do país, também considera as expectativas da comunidade local e faz dela uma aliada, e não inimiga. Esse foi o ideal consolidado ontem no encerramento do 14º Congresso Brasileiro de Mineração, realizado em Belo Horizonte (MG).
Debatendo a sustentabilidade no setor, investimentos em tecnologias e responsabilidade social, o último dia do evento propôs algumas mudanças nos processos atuais, principalmente no que diz respeito à participação popular. “Ouvir a comunidade faz muita diferença nos resultados dos projetos minerais. Apesar do aval legal, as empresas não podem operar com sucesso sem o que chamamos de ‘licença social’. É preciso mais do que audiências superficiais. Temos que passar da consulta para o consenso”, explicou o palestrante Luke Danielson, diretor de um grupo americano de Desenvolvimento de Estratégias Sustentáveis. Segundo ele, qualquer projeto de exploração de recursos naturais deve prever direitos legais às comunidades atingidas, direta ou indiretamente.
“Governo, empresas e sociedades precisam formar parcerias, pois somente com o diálogo será possível alcançar a eficiência produtiva”, afirmou. Para a procuradora-chefe do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Alice Serpa Braga, um caminho para a nova dinâmica seria estabelecer algumas normas básicas que tornassem, por exemplo, obrigatórias as consultas sociais.
“A comunidade não pode ser ouvida somente durante o licenciamento ambiental. A exploração mineral tem que promover desenvolvimento local, garantir renda para a população e se preocupar com o uso sustentável da natureza”, frisou. Proposta que levantou dúvidas no gerente socioambiental da Vale, Thales Teixeira. “Existem casos de regulamentações desse tipo, feitas em outros países latino-americanos, que trouxeram muitos problemas. É uma ação que acaba gerando conflitos internos e mais burocracia. Os povos têm que ser parte do processo, mas o Estado é soberano e possui a palavra final”, disse no debate.
Além das questões socioambientais, outro ponto que mereceu destaque foi os altos custos operacionais no Brasil. Com carga tributária elevada, energia cara e necessidade de investimentos privados, algumas empresas garantem que o país perde competitividade no mercado mundial.
“O Brasil tem a terceira maior reserva de bauxita do mundo, mas se o cenário econômico interno não mudar existe a possibilidade de empreendimentos serem fechados. Vamos passar de exportadores, para importadores, especialmente dos produtos vindo da China”, explicou Ayrton Filleti, representante da Associação Brasileira de Alumínio.
PODER
Nos quatro dias de Congresso, mais de 2.000 pessoas e 400 expositores comprovaram que junto com o anúncio de bilhões de reais em investimentos, a mineração é uma economia poderosa. (Diário do Pará)

HOJE É O ÚLTIMO DIA PARA INSCRIÇÃO NO CURTA CARAJÁS DE PARAUAPEBAS

Hoje, 30,  é o último dia para inscrição de filmes e videos para o Curta Carajás 2011. Para se inscrever, o interessado deve baixar a ficha de inscrição, à disposição no site do festival (www.curtacarajas.com).
Serão considerados inscritos os filmes com data de postagem até 30 de setembro de 2011, não podendo a data de entrega ultrapassar o dia 07 de outubro de 2011 .

O material deverá ser enviado pelos Correios ou entregue no protocolo do Labirinto Cinema Clube. O pacote deverá ser identificado com a inscrição “filme para festival, sem valor comercial”. O endereço para entrega é o seguinte:
III CURTA CARAJÁS - FESTIVAL DE CINEMA DE PARAUAPEBAS
LABIRINTO CINEMA CLUBE
RUA 11, 87-A, BAIRRO CIDADE NOVA
PARAUAPEBAS – PARÁ
CEP: 68515-000
O CURTACARAJÁS será realizado na cidade de Parauapebas, sudeste do Estado do Pará, de 15 a 19 de Novembro de 2011.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

OPÇÃO PARA COMEÇO DE FIM DE SEMANA EM PARAUAPEBAS


DE VOLTA AO BRASIL COOPERATIVAS DE SERRA PELADA ANALISAM PROPOSTAS DOS CHINESES


A convite da empresa chinesa Shanghai Pengxim Goup.co.,Ltd, as cooperativas Coomic, Coomispe e Cooperserrado, estiveram na cidade de Shanghai entre os dias 16 e 26, onde participaram de diversas reuniões com o grupo chinês que pretende investir no Brasil no ramo da mineração. A empresa chinesa que já fechou contrato de parceria com duas cooperativas de Serra Pelada no inicio do mês passado, agora tenta negociar com mais três cooperativas.
As negociações não avançaram como esperado pelo grupo chinês, devido a impesses nas propostas e contra-propostas feitas no Brasil e posteriormente na China.
Segundo Raimundo Lopes da Coomic e Joaquim Marciano da Coomispe, havia ficado claro para o grupo chinês que caso a proposta fosse a mesma feita para as primeiras cooperativas a fechar contrato de parceria, não haveria possibilidade de negociação, no entanto segundo eles, o interlocutor dos chineses no Brasil, Sr. João Paulo Bicalho e José Umberto, teria confirmado que o grupo estava aberto a discutir contra-proposta por parte das cooperativas e para tanto foram convidados a conhecer a empresa e seu potencial na China e ali tentar chegar a um consenso satisfatório para ambas as partes.
Os chineses se mostraram interessados em investir na região, no entanto não se mostraram  abertos às contra-propostas feitas pelas cooperativas convidadas. Para eles é de fundamental importancia manter a proposta inicial.  “Para chegarmos aos termos do contrato firmado entre as primeiras cooperativas, foi necessário muita discurção, propostas e contra-propostas e não ficaria bem mudarmos as condições iniciaiis, acreditamos que não há proposta melhor e que traga maior beneficio para os socios e para o municipio”, disse por repetidas vezes o diretor de investimentos da Shanghai Pengxim Group Co.,LTD.
Finalmente no Brasil os presidentes da Coomic, Coomispe e Cooperserrado, deverão reunir com suas diretorias, fazer novas propostas ou considerar por encerradas as tentativas com o grupo chinês que será oficialmente informado sobre a postura de cada cooperativa, o que ocorrerá na próxima quinzena, quando representantes da Pengxim,  estarão em Serra Pelada. 
Fonte: Bateia de Ouro

CID MOREIRA COMPLETA HOJE 84 ANOS

Cid Moreira é condiderado um ícone da locução e de apresentação do telejornalismo brasileiro. 
Ele nasceu em Taubaté (SP) no dia 29 de setembro de 1927 e completa 84 anos nesta quinta-feira. Na fotografia, Cid Moreira aparece aos 17 anos de idade, trabalhando na 'era do rádio'

Em 1969, Cid Moreira entra para o time de apresentadores do 'Jornal Nacional' da rede Globo, posto que ocupou até 1996. Esta foto é da década de 1970

Apresentador que mais tempo ficou à frente do 'Jornal Nacional', Cid Moreira fez sua última apresentação na bancada em 30 de março de 1996.

Conselho determina mudança na data do Vestibular da UFPA

A Universidade Federal do Pará alterou a data do seu Processo Seletivo 2012. Diferentemente do que estava previsto no edital do concurso, a prova será aplicada no sábado, dia 3 de dezembro de 2011, e não mais no domingo, 4 de dezembro. A decisão quanto à mudança foi tomada ontem, durante reunião do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), para que não houvesse coincidência de datas com o vestibular da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), também agendada para o dia 4 de dezembro. O horário, no entanto, não sofrerá mudança, permanecendo no período de 14h às 18h.(Portal ORM)

SELEÇÃO BRASILEIRA - ENFIM A VITÓRIA!

Gols marcados no segundo tempo pela jovem dupla ofensiva Lucas e Neymar levaram a seleção brasileira a uma vitória por 2 x 0 sobre a arquirrival Argentina em um amistoso realizado apenas com jogadores que atuam no dois países, na noite de quarta-feira.
A vitória no estádio Mangueirão deu ao Brasil o primeiro título do Superclássico das Américas, um torneio amistoso que passará a ser realizado anualmente com dois jogos, um em cada país. No confronto de ida, há duas semanas em Córdoba, a partida terminou empatada sem gols.
O atacante de 19 anos do São Paulo Lucas, tendo sua primeira chance como titular do Brasil, partiu ainda do campo brasileiro numa arrancada em alta velocidade e apenas tirou do goleiro num toque de classe para abrir o marcador, aos 8 minutos do segundo tempo.
Neymar marcou o segundo aos 30, empurrando para a rede de dentro da pequena área após cruzamento da esquerda de Diego Souza, que entrou no decorrer da partida.
Mais bonito que os gols foi a torcida do Pará que como todo brasileiro não desistiram de torcer do começo até o fim do jogo incentivando a seleção brasileira à vitória.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

UFPA divulga lista de isentos da taxa de inscrição do Vestibular 2012

A UFPA (Universidade Federal do Pará) divulgou a lista de candidatos isentos da taxa de inscrição do Vestibular 2012.

Ao todo, 5.206 estudantes tiveram direito ao benefício. Eles estão inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Inscrições
O período de inscrições para o Vestibular 2012 da UFPA segue até 4 de outubro. Os candidatos devem se inscrever pelo site www.ceps.ufpa.br. Para os não isentos, a taxa de inscrição custa R$ 40 e pode ser paga até o dia 5 de outubro.
Para o próximo ano, são oferecidas 7.611 vagas, distribuídas entre 180 cursos de graduação. Ao todo, são 1.523 vagas a mais que no Vestibular 2011, sendo 524 criadas para a capital e 999 no interior do Estado. Em Belém, são oferecidos dois cursos novos: Arquivologia e Engenharia de Telecomunicações.
PROVAS
A 1ª fase, que corresponde à prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), será aplicada nos dias 22 e 23 de outubro. A 2ª etapa, com a aplicação da prova da UFPA, ocorrerá no dia 4 de dezembro, de 14h às 18h.
Os locais de prova são Belém, Ananindeua, Icoaraci, Abaetetuba, Altamira, Bragança, Breves, Cametá, Capanema, Castanhal, Jacundá, Marabá, Parauapebas, Rondon do Pará, Santa Isabel do Pará, Soure, Tailândia, Tomé-Açu, Tucuruí e Xinguara.CONFIRA O RESULTADO

Justiça determina que Polícia Rodoviária Federal ocupe estrada no Pará

A Justiça Federal determinou que dentro de dez dias a Polícia Rodoviária Federal deve ocupar os postos policiais já reformados da BR-155 e começar a atuar imediatamente na rodovia que liga Redenção a Marabá, no sudeste do Pará. O prazo começa a valer assim que a União for oficialmente notificada da decisão.
A decisão, do juiz João César Otoni de Matos, da 1ª Vara Federal em Marabá, estabelece prazo de 15 dias para que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) adote providências concretas para efetiva realização de serviços de manutenção e conservação da pista. O juiz federal determina que para esses trabalhos devem ser utilizados recursos do orçamento federal deste ano.
Essas determinações são resultado de ação ajuizada no final de julho pelo Ministério Público Federal (MPF) para solicitar à Justiça a cobrança de providências pela União contra o abandono da BR-155. Apesar de a estrada ter sido incluída na malha rodoviária federal há mais de dois anos, em 6 de julho de 2009, até hoje o Dnit não concluiu os trâmites burocráticos para regulamentar a federalização da rodovia.
"A conjuntura é tão grave que mesmo a Polícia Rodoviária Federal, órgão do Poder Executivo subordinado ao Ministério da Justiça, expressamente requereu ao Ministério Público Federal, em ofício assinado por seu Superintendente no Estado do Pará, a tomada de providências, ainda que judiciais, para solução definitiva da absorção do trecho rodoviário em referência e ocupação imediata da rodovia pela Polícia Rodoviária Federal", observa o juiz federal no texto da decisão.
"Nesse contexto, a antiga rodovia PA-150, atual BR-155, encontra-se totalmente abandonada, sem manutenção e sem policiamento, o que implica sérios riscos à segurança viária e à população local, prejuízo às condições de trafegabilidade e elevação do índice de criminalidade", criticaram na ação os procuradores da República Alan Rogério Mansur Silva, André Casagrande Raupp e Tiago Modesto Rabelo.
Vencidos os prazos estabelecidos pela Justiça, a União e o DNIT terão que apresentar provas do cumprimento da decisão.
Fonte: Jornal do Brasil

Parauapebas inicia os trabalhos da Década Mundial de Ação pela Segurança no Trânsito

Um corpo no chão, um carro com vestígios de sangue, curiosos em volta. Assim foi a abertura chocante da Semana Nacional de Trânsito, que iniciou a programação com uma encenação sobre um acidente de trânsito, mostrando as providências que devem ser tomadas para minimizar sequelas nos acidentados.
A abertura, realizada na Praça de Eventos, na tarde desta segunda-feira, 26, chamou a atenção de pedestres, motociclistas e motoristas que passavam pelo local.

De acordo com Samuel Alves, coordenador do Núcleo de Educação para o Trânsito do Departamento Municipal de Transporte e Trânsito (DMTT), a ideia era realmente chocar os participantes do trânsito, para sensibilizá-los quanto à prevenção de acidentes.
Além da encenação, a equipe do DMTT também entregou panfletos com informações sobre educação no trânsito e adesivou motos e carros com material publicitário do evento. Para animar e envolver o público, os repórteres cômicos da TV DMTT, “Zarolho” e “Bisonho”, chamaram atenção pelo jeito irreverente de narrar os fatos e entrevistar as pessoas.

Erisvan Lima Coutinho, que participava do evento com sua filha, é habilitado há 20 anos, nunca se envolveu em um acidente e nem recebeu multa de trânsito. Para ele, campanhas educativas como essa são interessantes, pois alertam as pessoas sobre os perigos do trânsito de Parauapebas, sendo necessária atenção redobrada.
Durante toda a semana, essas ações de sensibilização da comunidade serão realizadas nos seguintes pontos da cidade: Casas Populares, Rio Verde, Liberdade e na Praça do Guanabara próxima à Escola Faruk Salmen.
A Semana Nacional de Trânsito deste ano trata do tema “O que fazer quando ocorrer um acidente”, inaugurando assim em Parauapebas as atividades da Década Mundial de Ação pela Segurança no Trânsito.
Fonte: Ascom PMP
Texto: Karine Gomes
Fotos: Helder Messiahs

CONVITE - 17º ANIVERSÁRIO DE CANAÃ DOS CARAJÁS

O 17º Aniversário da Cidade de Canaã dos Carajás será realizado nos dias 01, 02, 03, 04 e 05 de outubro de 2011, com atrações nacionais da musica sertaneja(Gustavo Lima) e gospel(Lázaro e Anjos de Resgate),  além de show sob duas rodas com motoshow, motocross,bicicross e ainda paraquedismo.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

PA 279 INTERDITADA POR COLONOS DA REGIÃO APYTEREWA

Desde as 24hs de ontem, 26, a rodovia PA 279 está interditada por integrantes da região Apyterewa do município de São Félix do Xingu, a 23 Km de Ourilândia do Norte. Os manifestantes são moradores da região há mais 35 anos e agora estão sendo obrigados a deixar suas terras sem nenhuma indenização.
A reserva Apyterewa era de 500 mil hectares, mas no dia 19 de abril de 2007, o então presidente Lula assinou decreto aumentando o tamanho da reserva de 500 para 700 mil hectares.
Desde essa época, agentes federais e homens da força nacional passaram fazer presença na área. A demarcação atingiu mais de três mil famílias que ali residem há décadas; muitas delas foram assentadas pelo próprio governo através do INCRA.
A região se tornou altamente produtiva com o trabalho dos colonos, mas agora todos tem que deixar a área e suas benfeitorias sem qualquer indenização, é o que quer o Governo Federal. “Não ocupamos terras indígenas o governo é quem homologou nossas terras e agora vai dar para os índios, passamos uma vida para construir nossos sonhos e agora somos tratados como bandidos pela Policia Federal e Força Nacional” desabafa o colono Adelson Costa da Cruz – Presidente da Associação – associação dos Pequenos Trabalhadores Rurais do projeto Paredão.
No dia 24 de março, uma portaria do Ministério da Justiça determinou a imediata retirada das famílias dando 120 dias a contar da data de publicação para todos deixarem suas casas. Uma comissão de colonos foi recebida em reunião por assessores do Ministério da Justiça, mas nada avançou, os representantes do Governo apenas disseram que tudo é normal. Quando os colonos argumentaram quanto à indenização pelos serviços feitos, os assessores abandonaram a sala, “Eles podem nos expulsar assim, não somos invasores, queremos ser indenizados pelas nossas benfeitorias”, afirmou Costa.
Fonte: Kayapó Agência

HUMOR SELEÇÃO: MAS BÁ TCHÊ, NÃO VOU SUJAR MEU CURRICULO!


Ações potencializam a agricultura familiar em Parauapebas

Visitas técnicas, aquisição de novas máquinas e curso de inseminação artificial. Essas são algumas das ações recentes e simultâneas que a Prefeitura de Parauapebas tem realizado com o objetivo de fortalecer ainda mais a agricultura familiar no município. Na semana passada, por exemplo, foi realizada uma visita técnica para troca de informações sobre a piscicultura e um curso de inseminação artificial em bovinos.
Em relação à aquisição de maquinários para dar suporte aos pequenos empreendedores rurais, a Secretaria Municipal de Produção Rural (Sempror) adquiriu, com recursos próprios do governo municipal, duas novas grades aradoras, uma roçadeira, um arado hidráulico e outros equipamentos para utilização e manutenção das máquinas, totalizando mais de cinqüenta e cinco mil reais investidos.
 
Visita técnica a piscicultor modelo
A visita foi realizada na propriedade do senhor Jair Alexandre da Cruz, localizada na VS 10, que é um modelo de bons resultados. Atualmente, ele produz cerca de duas toneladas de peixes por mês, vendendo a uma média R$ 7.62, o que gera um faturamento mensal de mais de quinze mil reais.
Os objetivos principais da visita foram: a troca de experiência e a discussão para criação de uma associação de produtores de peixe que viabilize a compra de insumos por um preço mais baixo. A piscicultura tem se mostrado um segmento promissor, o que é comprovado pelos números. De acordo com a Sempror, Parauapebas produz 300 toneladas de peixe por ano, e já conta com pelo menos 50 empreendedores nesse ramo.

Participaram da visita técnica, seis produtores de diferentes regiões rurais da cidade, o Secretário de Produção Rural, Clovis Laurindo, o técnico responsável pelo programa Diversificar, do qual a piscicultura faz parte, Erasmo Rodrigues, um técnico da Coopserviços e o vereador Zé Alves.


Curso de Inseminação Artificial
Com o objetivo de melhorar a qualidade genética dos bovinos por meio do choque sanguíneo de raças, a equipe do Programa Leite a Pasto da Sempror iniciou o curso de Inseminação Artificial, ministrado pelo Médico Veterinário Bruno Alves Moraes. O curso conta com a participação de 16 pequenos produtores que deverão ser beneficiados com o aumento da produção leiteira.
De acordo com Fábio de Jesus Pereira, coordenador do Programa, a parte teórica do curso será ministrada no CETAF – Centro Tecnológico da Agricultura Familiar, e a parte prática será realizada na propriedade de cada produtor, para que todas as dúvidas sejam sanadas e o aproveitamento do curso seja o melhor possível.
Após a conclusão do curso, a Sempror vai disponibilizar quatro botijões para armazenamento de sêmens adquiridos pelos produtores. Eles ficarão nas Unidades Demonstrativas, propriedades modelos, e poderão ser utilizados pelos produtores da região. A distribuição será feita nas regiões do Cedere, Palmares I, Palmares II, Carlos Fonseca e Paulo Fonteles.
Fonte: ASCOM PMP

BOM BEIROS DE PARAUAPEBAS E A DIFÍCIL MISSÃO DE SALVAR VIDAS


Com uma cidade que se aproxima de 200 mil habitantes, o corpo de bombeiros de Parauapebas dá claros sinais de que não suporta mais a demanda dos serviços solicitados pela população local.
Além dos socorros diários de acidentes domésticos, de trânsito a cidade ainda convive com o desafio do homem com a natureza. No inverno os ventos fortes e as enchentes transformam a cidade num caos e alguns moradores insistem em se instalar em locais de risco, e no verão os incêndios criminosos colocam em perigo a vida de muitos moradores e motoristas que trafegam na PA 275.
O trabalho dos bombeiros tem sido um desafio diário de salvar vidas sem os equipamentos disponíveis e necessários. As viaturas, que hoje se resumem a dois carros de combate a incêndio, onde apenas um está funcionando devidamente, um de resgate, uma Kombi, uma ambulância, uma picape Hilux e um veículo administrativo que faz as vistorias técnicas já não são suficientes para atender as emergências da cidade. Hoje a corporação conta apenas com 67 bombeiros disponíveis, ou seja , um bombeiro para cada 3 mil habitantes.
É sabido que existe um convênio entre Governo do Estado e Prefeitura de Parauapebas em que a Prefeitura responsável pela manutenção das viaturas da corporação, equipamentos operacionais e alimentação da tropa, mas os problemas não se resumem em manutenção e alimentação, mas em aumentar o efetivo e melhor equipar os bombeiros da cidade. Só assim, quem sabe, eles poderão usar com dignidade o lema "Vidas alheias e riquezas salvar".

PREFEITO DE CANAÃ É ACUSADO DE AGREDIR CINEGRAFISTA E VICE-PREFEITO

O vice-prefeito de Canaã dos Carajás, médico Itamar Francisco da Silva(da foto); o cinegrafista Idelson Gomes da Silva, de Rio Maria; e os operadores de vídeo Renato Medeiros e Talles Negro Monte, ambos do Estado do Tocantins, registraram queixa na delegacia de Polícia Civil, dando conta que eles foram agredidos física e moralmente pelo prefeito de Canaã, Anuar Alves da Silva.
Em declarações prestadas à imprensa, Idelson Gomes, que é proprietário da revista Expressão Pará, com sede em Rio Maria, e de uma produtora de filmagem e edição de imagens, informou que foi contratado pelo vice-prefeito Itamar Francisco para produzir um documentário sobre algumas obras públicas do município, como escolas, postos de saúde, asfaltamento, entre outras, que teriam sido executadas com suposta irregularidade, quando, por volta de 9h30 desta sexta-feira (23), no Centro de Convivência de Idosos, foi agredido fisicamente, junto com o vice-prefeito e os demais operadores da equipe, pelo prefeito do município.

Segundo o cinegrafista(da foto ao lado direito), ele foi atacado por trás pelo acusado, que chegou a derrubar a câmera de filmagem, sofrendo escoriações em uma das mãos e pequenos arranhões em um dos braços. Neste instante, de acordo com Idelson Gomes, o vice-prefeito conseguiu se apoderar do equipamento e escapar da fúria do prefeito, fugindo do local, mas foi perseguido por um segurança do prefeito.
“Na confusão, um segurança do prefeito puxou uma arma de fogo e aí ficamos todos desesperados”, revela o cinegrafista, adicionando que tentou convencer o prefeito de que estava ali executando um serviço que tinha sido contratado pelo vice-prefeito.
Por sua vez, o vice-prefeito conta que, no momento em que saiu da confusão com a câmera de Idelson nas mãos, o prefeito Anuar Alves teria ordenado que o segurança particular, o subtenente PM Gonçalves, corresse atrás dele e resgatasse o equipamento com as imagens gravadas.

“O policial chegou a apontar na minha direção uma pistola, ameaçando disparar, quando então pedi pra ele não fazer aquilo, e aí ele guardou a arma e saiu na carreira me perseguindo por uns três quarteirões, dizendo que só queria a fita da filmadora, e fui socorrido por um amigo, Antony Caetano Ferreira, que me levou até minha casa”, conta, ainda aflito, o vice-prefeito.
A reportagem tentou entrar em contato com o prefeito Anuar Alves, por meio de sua assessoria, mas nenhum dos números de celular completou a ligação. Prefeito Anuar Alves (na foto do lado esquerdo)


Fonte e Fotos(Sandra Bispo/Waldyr Silva)

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

ACIDENTE CAUSA MORTE DE 9 PESSOAS QUE VIAJAVAM COM DESTINO À PARAUAPEBAS



O acidente ocorreu na estrada  MA-125, próximo ao município de Vila Nova dos Martírios. As vítimas estavam em uma van que seguia de Chapadinha para Parauapebas, no Pará, e teria se chocado com um caminhão.Testemunhas informaram que o acidente ocorreu quando o caminhão teria tentado fazer uma ultrapassagem
Todas as 17 pessoas, sendo 12 adultos e 5 crianças, que viajavam na Van que se acidentou no início da tarde de sexta-feira (23) eram de Chapadinha, cidade localizada no Baixo Parnaíba, cuja população está abalada com tamanha violência.
Das 17 pessoas que viajavam, foi confirmada a morte de nove, entre elas duas crianças. Entre os sete adultos mortos, um era ex-vereador de Chapadinha e parentes do ex prefeito de Parauapebas Chico das Cortinas.
Os corpos foram levados para uma funerária de Açailândia e ontem foram trasladados para Chapadinha, onde serão sepultados.
A própria prefeita de Chapadinha, Danúbia Carneiro, acompanhada da vereadora Francisca Aguiar, foi para Açailândia, onde cuidou da documentação para a liberação e o traslado dos corpos para a cidade do Baixo Parnaíba.
Ao contrário do que foi informado anteriormente, as pessoas, praticamente todas da mesma família que viajavam na van, estavam se dirigindo para Parauapebas e não Marabá. Naquela cidade paraenses, elas participariam de uma festa de aniversário.
Até o fim da tarde de sábado, o número de mortos não havia sido alterado e foi mantido o número de nove vítimas fatais no acidente. Uma menina de nome Sara, sobrevivente da tragédia, está internada na UTI do Hospital Municipal de Imperatriz em estado grave. Sara é irmã gêmea de Clara, uma das crianças vítimas fatais do acidente, filhas de Marcela, que também faleceu.
Como a rodovia é uma MA, portanto estrada estadual, peritos do Instituto de Criminalística (ICRIM) de Imperatriz foram ao local do acidente e realizaram os primeiros levantamentos. O laudo que vai apontar as causas do acidente será anunciado até o fim do mês.
A Van era de propriedade de Alcione Rodrigues de Sousa e na ocasião do acidente era conduzida por Adorildo, que também morreram.

O Blog Espaço Aberto deseja a todos os parentes que tiveram vítimas nesta tragédia, força neste momento difícil. E se serve de conforto, é bom pensar que elas apenas voltaram para seu verdadeiro lar, perto de Deus!!!


Juizado Especial da Comarca de Parauapebas passa a operar no Projudi

A partir desta segunda-feira, 26, o Juizado Especial da Comarca de Parauapebas passa a operar no sistema de Processo Judicial Digital (Projudi), conforme a Portaria nº 2631/2011 – GP, publicada nesta segunda-feira, 26, no Diário da Justiça. Isto quer dizer que todos os processos que iniciarem neste Juizado, a partir de hoje, só poderão tramitar pelo método digital.
O Projudi, também conhecido como “Justiça sem papel”, é um sistema de informática que reproduz os procedimentos judiciais em meio eletrônico, dispensando desta forma o registro dos atos processuais em papel. Além disso, permite o armazenamento e a manipulação dos autos em meio digital. O Projudi dá celeridade à Justiça, diminui os custos, aumenta a capacidade de processamento de ações, facilita o trabalho de advogados e melhora a qualidade do atendimento às partes.
Tanto os advogados quanto os cidadãos poderão ingressar com alguma reclamação nos Juizados Especiais utilizando o Projudi ou se dirigindo ao setor de atendimento dos juizados. Mas para ter acesso ao sistema, é necessário fazer um cadastro. Os advogados que se cadastrarem receberão senha de acesso ao sistema e também certificados digitais que darão a garantia de identificação, segurança, autenticidade e fidedignidade dos documentos.
Para garantir a segurança das operações, é possível determinar com precisão a origem de todos os acessos. Todos os documentos enviados recebem protocolo eletrônico e uma assinatura digital para certificar a origem e garantir o conteúdo. O Projudi permite ao usuário acesso instantâneo aos dados, via internet, de qualquer lugar do mundo. (Texto: Vanessa Vieira)

Parauapebas terá campus universitário

A construção do campus da Ufra – primeira universidade a fixar raízes definitivamente na cidade – é uma parceria entre o Governo Federal e a prefeitura de Parauapebas. Instalada numa área de 480 mil metros quadrados, será uma estrutura moderna capaz de propiciar a implantação de formas avançadas de agricultura e pecuária no município.

Segundo o prefeito Darci Lermen, a instalação em definitivo de um campus da Ufra não beneficia somente a alunos, mas a todo o município e, principalmente os produtores da região, que hoje já recebem auxílio dos universitários para projetos de agricultura e pecuária.
O reitor da universidade, o professor Sueo Numazawa, diz que, após a implantação do campus, a Ufra pretende ampliar o seu campo de atuação – atualmente oferta apenas cursos da área rural. Sueo pretende trazer para o município os cursos de Nutrição, Enfermagem, Ciências da Computação e Fisioterapia. Sua ambição vai longe: “até dois mil e dezesseis podemos ministrar até 20 cursos”, diz.
Mais Pessoas na Universidade: Instituto Tecnológico Federal Coloca de Vez Parauapebas na Era da Educação Superior

A boa notícia foi trazida de Brasília por uma comitiva formada pelo prefeito Darci Lermen, alguns secretários e vereadores. Na capital federal, as autoridades do município reuniram-se com Luiz Claudio Costa, secretário de ensino superior do Ministério da Educação (MEC). Do encontro, saíram as diretrizes para a implantação do IFPA em Parauapebas.
A prefeitura doará o terreno para a construção do Instituto que será implantado no quadriênio 2011/2014. Os cursos ofertados pela instituição serão na área de educação e, principalmente, na industrial. De todo modo, segundo o secretário de educação, Raimundo Neto, que esteve na reunião em Brasília junto com o prefeito, a administração municipal estuda a possibilidade de fazer audiências públicas para que a população decida.
“Acho que quem sabe melhor o que é bom para o povo é a sociedade, portanto, não podemos deixar de ouvi-la sobre questão tão importante com esta”, disse Neto.
Na reunião com secretário de ensino superior do MEC também foram postas outras metas para assegurar outra importante conquista: um campus da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). De acordo com o secretário Luiz Claudio Costa, a implantação do Instituto Federal de Educação não inviabiliza a instalação de um campus universitário, embora Parauapebas tenha ficado de fora do projeto inicial.
Darci Lermen já mantém contatos para assegurar mais essa conquista. O deputado federal Claudio Puty (PT) comprometeu-se a fazer uma emenda incluindo Parauapebas no rol de municípios beneficiados.
O prefeito tem se articulado em todos os campos para assegurar (mais uma) universidade para o município. Iniciou conversa também com o reitor do Instituto Federal de Educação do Pará (IFEPA), Edson Ari Fonte. Caso a emenda parlamentar do deputado Puty não prospere – depende da aprovação ainda do Governo Federal – Darci Lermen quer assegurar a inclusão de Parauapebas dentre os municípios beneficiados quando da extensão da Unifesspa.
Cursos
Ciências Contábeis, Geografia, História, Direito, Engenharia Civil, Sistemas de Informação, Filosofia, Ciências Naturais, Jornalismo, Pedagogia, Biologia, Letras, Matemática, Química, Zootecnia e Agronomia são alguns dos cursos em andamento ou já ministrados em Parauapebas.
Fonte: ASCOM PMP

Estudantes de Direito debatem sobre plebiscito

Os Estudantes da Faculdade de Direito do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ) da Universidade Federal do Pará promoverão, no dia 6 de outubro, às 8h, no auditório do ICJ, um debate no âmbito da academia universitária, sobre o tema ‘Divisão do Estado do Pará: por que e para quem?’
Estarão presentes como convidados os deputados, Giovanni Queiroz (PDT/PA), Lira Maia (DEM/PA) e o economista e especialista em Setor Público Célio Costa, que irão defender a criação dos Estados do Tapajós e Carajás. Já os deputados Arnaldo Jordy (PPS/PA), Zenaldo Coutinho (PSDB/PA) e o economista (presidente do Conselho Regional de Economia) e professor da UFPA Eduardo Costa irão defender o não desmembramento do Estado do Pará. O professor Francisco Freitas, diretor da Faculdade de Direto, será o mediador.
Poderão participar docentes, discentes, pesquisadores, economistas, gestores, advogados, defensores públicos, magistrados, promotores de Justiça e demais pessoas vinculadas ou não à instituição. Às inscrições serão realizadas no dia do evento, no hall de entrada do ICJ, gratuitamente. Os estudantes que participarem receberão quatro horas complementares.
O evento está sendo coordenado pela estudante do curso de direito Érika Nascimento, com apoio de Layenne Paes, Felipe Fonseca, Antônio Fontelle, Ciro Brito e Bruna Uchôa.
O Instituto de Ciências Jurídicas da UFPA fica localizado no Campus Profissional II, cidade universitária Professor José da Silveira Netto (terceiro portão), no bairro do Guamá. (O Liberal)
Fonte: Folha do Bico