Pesquisar este blog

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Professores da rede pública poderão fazer curso nos EUA

Boa notícia para os professores de Língua Inglesa da rede pública. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a Embaixada dos Estados Unidos e a comissão para intercâmbio educacional entre aquele país e o Brasil, Fulbright, abriram inscrições, até o dia 27 de setembro, para uma capacitação intensiva de docentes nos EUA.

Entre os objetivos do novo programa estão a valorização dos profissionais que atuam na rede pública, o fortalecimento da fluência oral e escrita em inglês dos docentes em início de carreira e o estímulo a parcerias, visando possíveis intercâmbios entre professores e alunos dos dois países.
O programa prevê a seleção de até 20 participantes. O curso intensivo terá duração de oito semanas na Universidade de Oregon, em Eugene, nos EUA, e duas semanas no Brasil para a conclusão do projeto. Entre os benefícios para os participantes estão incluídos alojamento, alimentação e deslocamento. Para participar da iniciativa é necessário possuir nacionalidade brasileira. Também são requisitos da inscrição ter bacharelado ou licenciatura em língua inglesa, além de atuar como professor efetivo na rede pública no ensino de língua inglesa.
Este é o primeiro projeto de cooperação internacional estabelecido pela Capes voltado aos profissionais da educação básica. Desde 2007, a Capes ampliou suas atividades e passou a ser responsável não apenas pela pós-graduação stricto sensu, mas pela formação de recursos humanos qualificados para a educação básica. A previsão é de que o resultado do programa seja divulgado em novembro.
Dúvidas e pedidos de informações podem ser encaminhados pelos telefones (61) 2022-6664 ou 6564 ou para os endereços eletrônicos thais.aveiro@capes.gov.br e fernanda.litvin@capes.gov.br.

Prefeito proibe secretários de fazerem alianças políticas

Prefeito municipal de Eldorado dos Carajás decretou oficialmente a proibição de liberdade de expressão.

Lavra o decreto, assinado pelo prefeito Genival Diniz Gonçalves (PT), em seu primeiro artigo, que os secretários municipais “ficam vedados a fecharem qualquer acordo ou aliança política de apoio a qualquer candidato que concorra as eleições/2010, sem a devida anuência desta Fazenda Pública, sob pena de afastamento das atividades.”.
No segundo artigo do decreto o prefeito Genival supera a doidice que iniciou no primeiro, ao lavrar a obrigação dos seus vassalos a sua tresloucada soberania, lembrando-os que eles são obrigados a cumprir a legislação eleitoral, como se precisasse de decreto para isto: “obriga-se todos os Secretários Municipais à devida observância da Legislação Pátria Eleitoral.”.
O decreto é uma excrescência gramatical e jurídica: nos dois artigos eu consegui conferir cinco erros graves de português; o objeto do decreto fere a Constituição da República na sua parte mais cara, que são os princípios lavrados nas paginas dos direitos e garantias fundamentais do cidadão.
O prefeito tentar enquadrar os seus secretários e assessores a sua linhagem política é absolutamente esperado: os próprios secretários e assessores, por serem cargos de confiança, não deveriam tomar atitudes de desalinhamento, sob pena de exoneração.
Todavia, lavrar tal vontade em um decreto é uma estultícia lamentável, que deveria merecer por parte do Poder Legislativo local repudio imediato e do Ministério Público uma ação enérgica por crime de lesa democracia.
Nunca na historia do Pará deverá ter havido tamanha pesporrência por parte de um prefeito.
Fonte: Parsifal Pontes

CONHEÇA AS CANDIDATAS A RAINHA DA 20ª EXPOSUL DE RIO MARIA-PA

Começou esta semana os preparativos para a 20ª Exposição Agropecuária de Rio Maria. Considerada a maior festa da cidade, a EXPOSUL vem com um tempero diferente, trazendo os melhores shows da atualidade.

A 20ª Exposul Rio Maria aguarda a mais espetacular Cavalgada da história, com grandes negócios, leilões, exposições, shows nacionais, rodeios, agronegócios, barracas típicas e apresentações regionais. A escolha da Rainha da Exposul será dia 21, mas a feira agropecuaria terá inicio dia 4 de Setembro.

Brasil tem seis universidades no ranking das 500 melhores do mundo

A classificação 2010 das 500 melhores nstituições de ensino superior do mundo, realizada pela Universidade de Comunicações de Xangai, coloca os estabelecimentos americanos na liderança, ocupando 17 dos 19 primeiros lugares
O Brasil tem seis instituições na lista, todos abaixo das 100 melhores classificadas: Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

A americana Harvard é o número um, e Berkeley cede o segundo lugar a Stanford. Apenas as britânicas Cambridge (5º) e Oxford (10º) estão entre as 10 melhores, ao lado das americanas.

IMAGEM DA SEMANA

No paquistão menino pendura a cama em arvore para fugir da enchente

Chuva de meteoros é registrada em várias partes do mundo

A chuva de meteoro Perseid pode ser vista em várias partes do mundo. A chuva de meteoros Perseid é causada pelo cometa Swift-Tuttle, que a cada 133 anos cruza o Sistema Solar e deixa para trás um rastro de poeira e detritos

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

"Abandonem a Terra ou seremos extintos", diz Stephen Hawking

O físico teórico Stephen Hawking, autor do livro Uma Breve História do Tempo, disse, em uma entrevista ao site Big Think, que se os seres humanos não encontrarem outro planeta para habitar serão extintos.

"Estamos entrando em uma período cada vez mais perigoso da nossa história", disse Hawkings. "Em muitos momentos no passado a sobrevivência foi uma questão perigosa e delicada", como a crise dos mísseis cubanos, em 1963, e a frequência desse tipo de situação "deve aumentar no futuro", disse o teórico.
Hawking defende que a humanidade está acabando rapidamente com os recursos naturais que da Terra e que o nosso código genético ainda "carrega instintos egoístas e agressivos". "Nossa única chance de sobrevivência a longo prazo é espalhar a humanidade no espaço", disse Hawkings.
Cientistas estimam que levaria pelo menos 50.000 anos para chegar na estrela mais próxima, com a tecnologia de propulsão atual. Para chegar lá com vida, os humanos teriam que desenvolver uma tecnologia que colocasse as espaçonaves a uma velocidade próxima da luz além de se proteger da radiação cósmica durante a viagem.
Fonte: http://www.veja.com.br/

Canaã dos Carajás-PA, se qualifica para o mercado de trabalho

A Vale abriu inscrições para a segunda etapa do Programa de Preparação para o Mercado de Trabalho de Canaã dos Carajás. Serão oferecidas 460 vagas gratuitas para os cursos de auxiliar de construção civil, ferreiro armador, carpinteiro, motorista de caminhão basculante, eletricista e pedreiro. Os interessados podem se inscrever até 20 de agosto, na sede do Sistema Nacional de Emprego (Sine), que fica na Rua Carajás, 299, em Canaã dos Carajás.

Para facilitar o acesso dos moradores da periferia e zona rural, haverá postos de inscrições para o curso de auxiliar de construção civil nas vilas Ouro Verde, Feitosa, Bom Jesus e Planalto. As aulas têm início dia 30 de agosto e serão ministradas na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Canaã e em espaços nas próprias comunidades. São parceiras da Vale no programa o Senai, Sine e Prefeitura de Canaã dos Carajás.
Os interessados devem ter idade mínima de 18 anos e ensino fundamental completo. É necessário apresentar, no ato da inscrição, carteira de trabalho, cópia do RG e CPF, comprovante de residência em Canaã dos Carajás há pelo menos dois anos, comprovante de escolaridade e foto 3x4

Pará tem vencedor do Prêmio Cante Dona Ivone Lara

Foi cercado por grandes nomes da Música Popular Brasileira que Clayton Nilo da Silva, empregado da Vale da Mina do Sossego, em Canaã dos Carajás (PA), foi consagrado vencedor do 21° Prêmio da Música Brasileira, na categoria Vale, que neste ano homenageou Dona Ivone Lara, considerada a primeira-dama do samba. A cerimônia de entrega do prêmio aconteceu na última quarta-feira, 11 de agosto, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Clayton foi escolhido entre 183 empregados da Vale em todo o Brasil que postaram vídeos na internet interpretando músicas da artista de 89 anos. Além de receber o troféu das mãos da cantora Alcione, Clayton ainda ganhou como prêmio uma viagem a Nova York com direito a acompanhante e ingressos para assistir a um musical na Broadway, tudo pago pela Vale, patrocinadora exclusiva da edição 2010 do evento. O evento teve shows da homenageada da noite, Dona Ivone Lara, Délcio Carvalho, Arlindo Cruz, Caetano Veloso e Lenine, entre outros, intercalados às entregas de troféus de 12 categorias.

Mais de 14 milhões de crianças devem receber a 2º dose da vacina contra a poliomelite

O Ministério da Saúde pretende imunizar mais de 14 milhões de crianças menores de cinco anos em todo o país, na segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite, no próximo sábado (14).

Mais de 115 mil postos de saúde em todo o país irão oferecer a vacina. Com o slogan "Não vai esquecer a segunda dose, hein?", o Ministério da Saúde reforça o alerta aos pais e responsáveis sobre a importância de levar as crianças menores de cinco anos aos postos de vacinação.
A meta é imunizar 95% do público alvo.. A primeira fase da campanha, realizada em 12 de junho, imunizou 14 milhões de crianças.
O Brasil não registra um caso da doença desde 1989. A vacina contra a paralisia infantil é administrada via oral, em gotas, e está disponível durante todo o ano nos postos de saúde para a imunização de rotina. Pelo calendário básico de vacinação, os bebês devem receber a vacina aos dois, quatro e seis meses. Aos 15 meses, as crianças recebem o primeiro reforço.

Jatinho que caiu na Baía de Guanabara levaria Xuxa para Recife


O jatinho da Ocean Air que caiu na Baía de Guanabara no Rio, na manhã desta quinta-feira (12), levaria Xuxa para Recife, onde ela participa nesta sexta (13) da última etapa do Monange Dream Fashion Tour.
"Xuxa não ficou assustada. Ela não tem medo de avião. A gente estava em casa esperando o jatinho chegar ao (aeroporto do) Galeão para ir até lá", completou Mônica Muniz, empresária da apresentadora. A aeronave iria abastecer no local. "Ela foi avisada da queda na hora, por um de seus seguranças, que estava no aeroporto e ligou para comunicar o atraso".
Ainda segundo a empresária, Xuxa embarca em outro jatinho da Ocean Air ainda hoje, acompanhada por ela, por seus seguranças e pelo advogado, Luiz Claudio Moreira. "Ela usa esta empresa sempre e vai viajar com eles mesmo".

Segundo nota oficial da Ocean Air Táxi Aéreo, a aeronave deslizou na pista do Aeroporto Santos Dumont quando pousava, caindo de baixa altitude nas águas da Baía da Guanabara

"Câncer" em americano era pé de ervilha, descobrem médicos


Médicos que tratavam um americano hospitalizado por problemas respiratórios nos Estados Unidos descobriram que o paciente tinha uma ervilha brotando e criando raízes em seu pulmão.

De acordo com o jornal "The Boston Herald", Ron Sveden, 75, vinha lutando contra um efisema pulmonar por meses quando sentiu uma piora em seu estado físico.
O morador da cidade de Brewster, no Estado de Massachusetts, disse que estava preparado para ouvir um diagnóstico de câncer quando foi submetido a um raio-x.
O exame revelou a planta que estava crescendo em seu pulmão e já estava com 1,25 cm.
MOTIVO
Os médicos do Cape Cod Hospital dizem acreditar que Sveden deve ter comido a ervilha e esta acabou "entrando pelo caminho errado".
Após a cirurgia para a remoção do pequeno pé de ervilha, a saúde de Sveden melhorou.
O americano se disse aliviado por a razão de seu mal-estar ter se revelado ao vegetal e não o câncer e afirmou ao jornal que seus amigos vêm se referindo a ele, afetuosamente, como "cérebro de ervilha".
Ele diz também que vem recebendo uma grande quantidade de ervilhas, em latas ou sementes, como presentes para sua recuperação

Descoberta de gás em bacia terrestre no MA

A OGX comunicou nesta quinta-feira que, através de sua subsidiária OGX Maranhão, identificou a presença de gás em poço na bacia terrestre do Parnaíba. A OGX Maranhão é a operadora e detém 70% de participação neste bloco, enquanto a Petra Energia S.A. detém os 30% restantes.

Segundo o diretor geral da OGX, Paulo Mendonça, é a primeira descoberta de gás em uma bacia terrestre no Brasil nos últimos 20 anos.
O poço situa-se a aproximadamente 260 km de São Luis, capital do Estado.
O empresário Eike Batista comparou a descoberta de gás da sua empresa OGX na bacia do Parnaíba, no Maranhão, com a produção da Bolívia, país que fornece mais da metade do insumo que o País consume atualmente. Segundo ele, as descobertas vão propiciar produção de 15 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia. A Bolívia entrega cerca de 30 milhões de metros cúbicos diariamente, segundo contrato firmado com a Petrobras

Boato sobre ouro forma novo garimpo na divisa Pará-Maranhão

Há menos de dois meses, um boato sobre a existência de ouro perto da isolada Viseu (a 361 km de Belém, PA) fez com que centenas de homens, mulheres e crianças de Aurizona (MA), Marabá (PA), além de alguns velhos garimpeiros de Serra Pelada e do Suriname, migrassem para certo trecho da beira do rio Gurupi, na divisa do Pará com o Maranhão.

Não se sabe quanta gente já se instalou sob os barracos de lona, seduzidos pela remota possibilidade de enriquecer. Alguns falam em 300 pessoas; outros, em 500. Em média, são dez garimpeiros que chegam a cada dia, em barcos fretados --a viagem dura cerca de uma hora e 15 minutos a partir de Viseu.
Para seus criadores, o garimpo que chamam de Arrecife (ou Samaúma, como outros dizem) é um dos mais promissores da Amazônia.
Mais Informações

MST não abre mão da fazenda Marambaia

Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) mantêm acampamentos nas margens da fazenda Marambaia, em Curionópolis, desde o final da semana passada e pretendem permanecer na área até que haja definição por parte do Incra em relação à desapropriação.

Esta pré-disposição foi repassada ontem à tarde por dirigentes do MST, Charles Trocate, Eurival Martins de Carvalho, o Totô, Francisco Moura, o Tito, e Isabel Rodrigues. A reunião se estendeu de 14h até por volta das 20h e muito embora o encontro tenha participado integrantes do governo do Estado, o MST se manteve irredutível.
A pressão em relação à provável ocupação, segundo fonte do MST, dá-se em função da morosidade do Incra, que, segundo líderes do MST, está há dois anos sem que haja uma definição.
Desde o final da tarde de sexta-feira, integrantes do MST mantêm acampamento nas proximidades da Fazenda Marambaia e requerem a propriedade para fins de reforma agrária.
Ano passado o MST requereu vistoria em nove fazendas, localizadas no corredor entre Eldorado, Curionópolis e Parauapebas, e em algumas delas foi detectada a incidência de trabalho escravo, porém até então não houve retorno por parte do Incra.
Segundo a superintende do Incra, Rosinete Lima da Silva, a reunião estava marcada com as lideranças do MST onde se pretendia discutir as questões fundiárias de todas as áreas. Ela informou que no caso da fazenda Marambaia o laudo ainda está sendo formatado pelo órgão. (Diário do Pará)

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

FLAMENGO CONTINUA COM A MAIOR TORCIDA DO BRASIL SEGUNDO IBOPE

A maior torcida do Brasil segue sendo a do Flamengo, mas o clube carioca se manteve vendo a aproximação de Corinthians e São Paulo, de acordo com pesquisa feita pelo instituto Ibope e publicada nesta quarta-feira pelo jornal Lance. A margem de erro é de 1,2 pontos percentuais.
Segundo a quarta edição da pesquisa (as primeiras foram em 1998, 2001 e 2004), o Flamengo tem 17,2% da preferência nacional (cerca de 33,2 milhões de pessoas), contra 13,4% (25,8 milhões) do Corinthians e 8,7% (16,8 milhões) do São Paulo.

Após os três primeiros colocados, vem Palmeiras (6,0% e 11,6 milhões), Vasco (4,1% e 7,9 milhões) e Grêmio (4,0% 7,7 milhões). Dentre os grandes paulistas, o Santos é o oitavo, com 2,7% e 5,2 milhões de fãs. No Rio de Janeiro, Botafogo e Fluminense, ao lado do Bahia, estão empatados em 12º lugar com 1,6% (3,1 milhões).
Nas pesquisas segmentadas, destaca-se o Palmeiras, terceiro colocado entre os torcedores com mais de 50 anos, atrás dos líderes gerais Flamengo e Corinthians, com 5,6% nessa faixa.
Dentre os mais ricos – pessoas com renda maior de dez salários mínimos, o líder é o São Paulo com 12,8%. Já entre os mais pobres – torcedor com renda mensal de até um salário mínimo, o Flamengo tem larga vantagem: 22%

Dezenas de troncos gigantes aparecem em praia americana

Dezenas de troncos de árvores surgiram em uma praia de La Push, no Estado de Washington, Estados Unidos.  O maior deles, flagrado por um fotógrafo que passava pelo local, chega a 60 metros de comprimento. Segundo reportagem do site britânico Daily Mail, os troncos estavam em alto-mar e eram levados para o National Olympic Park, perto da fronteira entre os Estados Unidos e o Canadá. Devido a força das águas e do vento, voltaram à terra firme.

Prova do concurso dos Correios será no dia 28 de novembro

Os Correios definiram que prova do concurso para 6.565 vagas será no dia 28 de novembro. As provas serão realizadas simultaneamente em mais de 500 cidades para 1.064.209 de inscritos. São 5.344 vagas para carteiros, 521 para atendentes, 200 para operadores de triagem e transbordo e 500 para analistas de nível superior. A Fundação Cesgranrio foi escolhida como a organizadora responsável pela aplicação das provas.

De acordo com o novo cronograma, a divulgação dos gabaritos será no dia 29 de novembro, o recebimento dos recursos será do dia 30 de novembro a 2 de dezembro, a resposta aos recursos será até 13 de dezembro e a publicação do resultado no "Diário Oficial da União" será até o dia 31 de dezembro.
O novo presidente dos Correios, David José de Matos, anunciou no dia 5 deste mês que a prova inicialmente marcada para o dia 19 de setembro foi adiada por problemas de segurança e logística. Mais Informações

DIRETOR DA TV LIBERAL DE PARAUAPEBAS FOI VÍTIMA DE ASSALTO SEGUIDO DE SEQUESTRO

O empresário Jorge Vieira, diretor da TV Liberal de Parauapebas foi vítima de assalto seguido de seqüestro na noite da última terça-feira (10). Segundo informações, o fato aconteceu por volta das 20h30min, quando três bandidos armados invadiram a residência do empresário.

Ainda segundo informações do repórter José Neves, os bandidos roubaram vários aparelhos eletrônicos e depois seqüestraram o empresário, levando ainda o carro da vítima.
Através do Disque-Denúncia, a família de Jorge avisou à polícia de Parauapebas, que agiu imediatamente, tendo inclusive, acionado as polícias dos municípios vizinhos para que montassem barreiras.
Os bandidos que empreenderam fuga pela PA-275 levando a vítima ainda conseguiram chegar ao município de Curionópolis, mas uma falha mecânica obrigou o carro a parar, o que facilitou a prisão de dois, dos três bandidos envolvidos no crime. Um dos assaltantes está foragido e os outros dois estão na 20ª Seccional de Polícia Civil de Parauapebas.
A vítima, Jorge Vieira, foi levado a um hospital de Parauapebas onde está internado para se recuperar dos momentos de tensão em que ficou em poder dos bandidos.
Fonte: Jornal O Carajás

4º FESTIVAL DE MÚSICA DE PARAUAPEBAS-PA

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Polícia Federal investiga existência de Milícia Indígena no Amazonas

A Polícia Federal investiga um grupo de índios suspeito de formar uma organização paramilitar no interior do Amazonas. Os integrantes adotaram o nome de “polícia indígena” e dizem combater a violência nas aldeias. A PF, no entanto, considera a organização perigosa e investiga crimes atribuídos à milícia.

Na entrada da aldeia em tabatinga, no interior do amazonas, índios fardados revistam todos os veículos. A ordem é barrar bebidas alcoólicas e drogas, produtos que são associados ao aumento da violência nas tribos.
O coordenador do grupo, Elias Ferreira, alega que a Polícia Federal não controla a questão.
- A Polícia Federal diz que a venda de bebida alcoólica não é nada com eles. A violência também não é questão deles.
A “polícia indígena” foi criada há dois anos. Ela é formada por mais de cem soldados que carregam cassetetes e algemas. A maioria deles são ex-recrutas do exército. Mais Informações

Acampamento do MST cresce e gera tensão no Pará

A cada dia aumenta o número de trabalhadores rurais, vinculados ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), acampados na altura do km 48 da PA-275, em frente à fazenda Marambaia, município de Curionópolis. A previsão dos coordenadores do Movimento é que até o final da semana somem mais de dois mil sem-terra acampados. A pressão tem um objetivo: a liberação, pelo Governo, da fazenda Marambaia para fins de reforma agrária. Na propriedade, fazendeiros e produtores rurais também montam uma espécie de acampamento, com objetivo de defender o patrimônio privado.

O clima é de muita tensão. Charles Trocate, coordenador do MST no Estado, diz que o movimento é pacífico e que a orientação é para que fiquem acampados, apenas. Os trabalhadores rurais aguardam um posicionamento do Incra quanto ao resultado da vistoria feita na fazenda Marambaia que, para Trocate, vai “confirmar que é uma área grilada”.
A aparente calmaria é mantida por um forte aparato policial na PA-275, que envolve batalhões táticos de quatro municípios (Marabá, Parauapebas, Xinguara, Redenção e Belém), além do Comando de Operações Especiais (COE) e 30 homens do Batalhão de Choque, ambos da capital.Mais Informações
Fonte Diario do Pará

Peritos iniciam trabalho em Água Azul do Norte

Uma equipe de peritos do Instituto de Criminalística Renato Chaves de Marabá já se encontram no município de Água Azul do Norte realizando a pericia no prédio da prefeitura que foi destruído por um incêndio misterioso na madrugada da ultima segunda-feira 9.

Conforme as informações repassadas pelos peritos os trabalhos foram iniciados e o laudo pode sair em até trinta dias após a finalização do trabalho pericial no imóvel destruído.
O prefeito de Água Azul do Norte Renan Lopes Souto (PMDB) que estava em viagem a Belém quando ocorreu o incêndio, já está retornando da capital do Estado para acompanha o trabalho da pericia e dá andamento a sua administração.
Devido ao incêndio foi decretado Estado de Emergência que deve durar cerca de trinta dias

Bombeiros encontram mais 4 corpos de vítimas de naufrágio no PA

O Corpo de Bombeiros localizou, nesta terça-feira, quatro corpos de crianças vítimas do naufrágio com a embarcação Comandante Lucas, ocorrido na madrugada de segunda-feira no rio Parauaú, no arquipélago de Marajó, a cerca de 20 minutos da cidade de Breves (PA). De acordo com o tenente Orlando Farias, que participa das buscas, as vítimas são três meninas, de 1, 3 e 5 anos; e um menino de 1 ano e meio.

Conforme os corpos são retirados da água eles são levados ao Hospital de Breves, onde parentes aguardam informaçoes. "Lá eles estão fazendo o reconhecimento, é uma tristeza total", afirmou Farias. O corpo de um menino de 2 anos, cujo nome também não foi divulgado, já havia sido localizado ontem.
Ainda há três pessoas desaparecidas, sendo uma mulher de 30 anos e outras duas crianças. Duas embarcações da Capitania dos Portos participam das buscas, além de uma lancha do Corpo de Bombeiros. Farias afirmou que há dez militares no local, sendo cinco mergulhadores.

Garoto que visitava o zoológico deixou o aparelho cair e mamãe gorila viciou no videogame

Usando de completa autoridade, a mamãe gorila monopolizou o videogame portátil derrubado por uma criança no zoológico de São Francisco, nos Estados Unidos, e não deixou seu filhote de um ano brincar com o aparelho.


Quando o filhote tentou arrancar o jogo da mãe, ela se esquivou e monopolizou a brincadeira até que funcionários chamaram sua atenção e trocaram o videogame por uma maçã.

O garotinho desastrado que deixou o game cair conseguiu recuperar seu brinquedo. Um pouco batido e babado, porém funcionando

Celpa terá que fazer manutenção na rede elétrica em Canaã dos Carajás e não cobrar atestados


O juiz substituto de Canaã dos Carajás, Lauro Fontes Junior, estabeleceu prazo de dez dias, a partir da intimação, para que a Rede Celpa execute manutenção em toda a rede de distribuição de energia de Canaã dos Carajás, sob pena de receber multa diária de R$ 10 mil. A liminar do magistrado, concedida  dia 4 de Agosto, atendeu ao pedido do Ministério Público Estadual, que move ação civil pública contra a empresa, em virtude das sucessivas interrupções de energia na cidade.

Em seu despacho, o juiz também estabeleceu que as obras para solução do problema sejam iniciadas em 30 dias, caso contrário a empresa será multada em R$ 50 mil por dia. O prazo para o término das obras é de seis meses. O juiz também determinou que a empresa não cobre, “sob pena de multa diária no valor de R$ 10 mil por cobrança, quaisquer taxas e outros emolumentos até que se conclua o presente feito, quando da indagação por cada cidadão e consumidor acerca da oscilação e falta de energia elétrica em sua residência”.
A medida foi tomada após o não cumprimento do acordo estabelecido em audiência pública (01/10/2009) com a empresa. “A dimensão do problema e sua freqüência, às vezes com ocorrências semanais, autorizam-me a afirmar que estamos diante de um fato notório, destes que dispensam, ao menos neste ponto, sua comprovação em juízo. Afinal, este fato é de conhecimento geral, cujos efeitos são sentidos até nos serviços públicos”, esclareceu o juiz

Menina de 7 anos paga férias na Disney vendendo limonada nos EUA

Uma menina de 7 anos de idade vai passar férias na Disney World com a mãe, nos Estados Unidos, depois de conseguir quase US$ 2 mil vendendo limonada em uma barraquinha.

No último dia 29 de julho, Julie Murphy montou sua barraquinha ajudada pela mãe, Maria, em um festival de artes em Portland. A barraquinha, entretanto, foi interditada por autoridades sanitárias do condado de Multnomah, porque a menina não tinha licença para operar como restaurante.
Os fiscais afirmaram que a licença custava US$ 120 (cerca de R$ 210) e advertiram que se ela se recusasse a suspender as vendas, a multa seria de US$ 500 (cerca de R$ 870).
O copo de limonada estava sendo vendido por Julie a US$ 0,50 (R$ 0,87).
Segundo informações do jornal local The Oregonian, alguns visitantes do festival sugeriram que ela distribuísse a bebida em troca de doações, mas os fiscais não aceitaram a proposta, e a menina acabou deixando o local às lágrimas.
O caso causou comoção entre os americanos, despertando um debate na internet e gerando críticas ao excesso de burocracia.

Na quinta-feira passada, a menina, que mora em um subúrbio de Portland, recebeu um pedido de desculpas oficial do condado pelo ocorrido.
Ao todo, Julie conseguiu US$ 1.838,31 (cerca de R$ 3.220) com a venda da bebida, e decidiu usar o dinheiro para passar férias na Disney com sua mãe, no fim do mês

CURIOSIDADE: BOI GIGANTE

Um boi gigante está chamando a atenção no condado Somerset, Reino Unido. O animal, chamado Chilli, pesa mais de uma tonelada e tem dois metros e sessenta de altura, o tamanho de um pequeno elefante.

Segundo o jornal Daily Mail, os proprietários de Chilli já estão em contato com o Guinnes Book, o livro dos recordes, para avaliar se o boi merece o título de o maior boi do mundo. "Fizemos uma solicitação ao Guinness Book e estamos bastante confiantes que ele vai ganhar", afirma Naomi Clarke, gerente da fazenda onde vive Chilli.

PROGRAMAÇÃO SEMANA CULTURAL EM PARAUAPEBAS

A semana da cultura 2010 em Parauapebas terá inicio dia 14,  e será recheada de atrações, como música, cinema, artes cênicas e teatro, visando mostrar para a população a diversidade cultural do município, que estará acontecendo na Praça Mahatma Ghandi e em vários outros pontos estratégicos da cidade.
Na estreia, dia 14, à partir das 18 horas será exibido o filme Maria Betânia bem de perto. Um registro histórico e revelador filmado em 1966 que mostra o início da carreira daquela que viria a se transformar em uma das maiores intérpretes da música brasileira. Logo depois, apresentação de Marcelo Bratke e Camerata Vale 2010.
O encerramento, no sábado 21, será com o músico paraense Sebastião Tapajós, um dos maiores violonistas brasileiros. No espetáculo, que foi apresentado recentemente na Alemanha, o músico é acompanhado pelo baixista paraense Ney Conceição e pelo Trio Manari(da foto acima).
Durante a semana haverá ainda apresentações de teatro, cinema, dança, artesanato e dois workshops, com o pianista carioca Marcos Ariel, que também apresenta show em homenagem a Tom Jobim, e outro com Ney Conceição, baixista.
Em 2010, a Semana da Cultura homenageará Paulo Moura, Noel Rosa, Ernesto Nazareth, Tom Jobim e Adoniram Barbosa. Posteriormente publicarei a programação detalhada de todo o evento.
Fonte: Zedudu

Duas agencias bancárias são assaltadas no mesmo dia em Eldorado dos Carajás

Um grupo fortemente armado invadiu a agência do Banco da Amazônia e o Posto Avançado do Banpará, em Eldorado do Carajás, no início da tarde de ontem. De acordo com informações colhidas na delegacia de polícia da cidade, o assalto rendeu a quadrilha R$ 150 mil. Segundo o depoimento de testemunhas, depois de roubarem agência do Banco da Amazônia, os assaltantes usaram escudos humanos para chegar até o Posto Avançado do Banpará, que fica situado às proximidades da agência.

Os seis integrantes do bando atacaram os bancos de forma semelhante ao assalto ocorrido na agência do Banco do Brasil de São Domingos do Araguaia, na semana passada. Os bandidos chegaram atirando para quebrar os vidros da entrada da agência. No posto, renderam o único vigilante de plantão. Em seguida, os criminosos renderam a chefe do posto bancário, Maria Alice, o caixa, de prenome Bruno, e os obrigaram a abrir o cofre e também os caixas eletrônicos. Enquanto isso, os poucos clientes que estavam no interior do banco foram obrigados a se deitar no chão.
Um funcionário do banco, que pediu reserva do seu nome, informou à reportagem que os assaltantes chegaram ao Banpará de Eldorado em uma caminhonete Hillux. Depois de passarem cerca de 15 minutos no posto bancário, levaram os três funcionários como reféns. De acordo com o bancário, dentro da caminhonete estaria amarrado um funcionário do Banco da Amazônia, que havia sido assaltado minutos antes. Após a fuga da quadrilha, todos os funcionários das agências foram liberados pelos bandidos na Curva do S, localizada a 10 km da cidade.
Curiosamente, o assalto ao Banpará ocorreu a cerca de 40 quilômetros onde uma equipe do CME (Comando de Missões Especiais) da Polícia Militar está estabelecida acompanhando as ações de sem-terra na tentativa de ocupar a fazenda Marambaia. Uma equipe chefiada pelo capitão Ibsen, da PM, foi deslocada para Eldorado, para tentar perseguir e prender a quadrilha de assaltantes. Um helicóptero da PM também dá suporte na busca pelo bando nas estradas vicinais da região. Até o final da tarde de ontem, a polícia ainda não tinha pistas dos criminosos.
Fonte: Amazônia Jornal On Line

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

A globo até que tentou mas não conseguiu tirar Dilma Russef do sério em entrevista com os presidenciáveis

A entrevista realizada hoje,09, pela  Jornal Nacional pela globo numa série de entrevista ao vivo com os presidenciáveis e que teve como convidada Dilma Russef (PT), foi um verdadeiro ataque de perguntas intencionalmente provocativas, não dando em nenhum momento a oportunidade de se falar em propostas de governo.

De um lado Willian Bonner tentou descaradamente dar pressão em Dilma e ao mesmo tempo desqualificá-la para o cargo de presidente dizendo que ela não tem experiência nenhuma para assumir o cargo.
Do outro Fátima Bernardes, perguntou de forma irônica, porque o próprio presidente diz que Dilma é uma pessoa dura, como poderia ser presidente se não está preparada para negociar, fazer alianças... coisa e tal...
Mas só um cego não viu que durante 12 minutos além das tentativas de cortar as respostas de Dilma e de provocá-la com perguntas infundadas os “queridinhos da noite brasileira”, ficaram sem ação diante das respostas de Dilma e de seu conhecimento em relações as mais diferentes questões do Brasil.
Dá até para imaginar o puxa-saquismo da Globo na entrevista que será realizada com o José Serra na  próxima quarta-feira.Veja trechos da entrevista

Com quantos votos se elege um deputado


Nas eleições para a Presidência, os governos estaduais, as prefeituras e o Senado, um voto corresponde a um voto. Nas eleições para a Câmara dos Deputados e a Assembleia Legislativa, não é bem assim. O sistema proporcional adotado no Brasil faz com que um deputado federal por São Paulo, por exemplo, represente 432.000 habitantes, enquanto um colega eleito por Roraima representa 33.000 pessoas.

As distorções nas eleições proporcionais têm origem no chamado quociente (ou coeficiente) eleitoral e são agravadas pela existência de limites para as representações estaduais, que pode ser de no mínimo oito e de no máximo 70. O número foi imposto pela ditadura militar para inibir o crescimento da oposição, que tinha seus redutos nos estados mais populosos, como São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Com o aumento da densidade demográfica esses estados são cada vez mais prejudicados. Veja com mais detalhes

O câncer de colo do útero pode ser erradicado", diz Nobel de Medicina


Em 2008, o médico alemão Harald zur Hausen foi laureado com o prêmio Nobel de Medicina por descobrir que o HPV (papilomavírus humano) causa o câncer de colo do útero, segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, a estimativa é que ocorram 18 casos a cada 100.000 brasileiras em 2010.

A descoberta de Hausen, 74 anos, salvou a vida de milhares de mulheres. A partir dela, foi possível identificar os tipos de HPV responsáveis por 70% dos casos câncer de colo do útero e desenvolver uma vacina que previne o aparecimento dos subtipos que causam câncer. Mas o número de vidas salvas poderia ser muito maior, diz o médico. “Se há intenção de erradicar esse vírus, é preciso realizar um programa global de vacinação."
Segundo ele, o grande problema, porém, é o preço elevado da vacina. “É extremamente cara”, critica. Para que seja eficaz, é preciso que sejam aplicadas três doses, antes do início da atividade sexual. Nos Estados Unidos, cada dose custa, em média, 120 dólares. No Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS) ainda não disponibiliza a vacina para a população. Por enquanto, as brasileiras precisam realizar anualmente o exame papanicolau, capaz de detectar as lesõesMais Informações

Bruno fará exame de paternidade, diz advogado


O advogado de Bruno Fernandes Souza, Ércio Quaresma, disse na manhã desta segunda-feira que o ex-goleiro do Flamengo vai coletar material genético para a realização de exame de DNA para comprovar se ele é mesmo o pai de Bruno Samudio, filho que Eliza Samudio alegava ser do ex-amante. O atleta e mais oito pessoas são acusados do suposto sequestro e morte da modelo.
Se comprovada a paternidade, Quaresma afirmou que Bruno vai à Justiça tentar conseguir a guarda da criança, que está sob a tutela da mãe de Eliza, Sônia de Fátima Moura. "Filho dele [Bruno Fernandes] não vai ficar na mão de estuprador", disse Quaresma, referindo-se ao pai de Eliza Samudio, que responde em liberdade pelo crime de estupro no Paraná. Mais Informações

OLHOS COMO NUNCA JÁ VISTOS

O fotógrafo armênio Suren Manvelyan começou a fotografar quando tinha apenas 16 anos e hoje trabalha para uma revista . Ele é autor de uma série de imagens fantásticas, algumas delas usando o macro da sua câmera com lente 100/2.8 macro. Em uma das mais famosas, ele resolveu fotografar olhos em close, gerando uma percepção impressionante.


Polícia apreende documentos que comprovam fraude em cursos de vereadores no RS

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul realizou nesta segunda-feira a Operação Legislatur para cumprir três mandados de busca e apreensão nas Câmaras Municipais de Triunfo, Dom Pedro de Alcântara e General Câmara.

Segundo o delegado Ranolfo Vieira Júnior, a investigação teve origem na última terça-feira, após denúncia divulgada pelo "Fantástico" de que vereadores e servidores municipais estavam recebendo diárias do poder público para participarem de cursos em cidades turísticas do Brasil.
Sem efetiva participação em tais eventos, ele teriam recebido diplomas certificando suas presenças no curso.
Nas três Casas Legislativas, foram apreendidos documentos que serão analisados pela Delegacia Fazendária do EstadoMais Informações

Barco bate em banco de areia, mata um e deixa oito desaparecidos no PA

Uma criança morreu e oito pessoas estão desaparecidas por causa de um acidente com uma pequena embarcação no rio Parauaú, perto do município de Breves, no Pará. Os bombeiros ainda estão no local fazendo buscas. Há suspeitas de que o barco estava superlotado.

O naufrágio ocorreu durante a madrugada desta segunda-feira (9). As primeiras informações são de que havia pelo menos trinta pessoas na embarcação, que teria se chocado contra um banco de areia.
Até agora o Corpo de Bombeiros confirmou uma morte e o desaparecimento de sete pessoas. Também revelou que o barco não chegou a afundar, mas devido ao choque, os passageiros foram arremessados para a água.
A Capitania dos Portos deverá investigar as circunstâncias do acidente. A embarcação estaria com o dobro da capacidade de passageiros.
Todos os passageiros foram levados para a cidade, alguns com ferimentos leves. Uma aeronave do governo estadual foi enviada para o local com mergulhadores para ajudar nas buscas.

4ª PARADA DO ORGULHO GAY DE PARAUAPEBAS

Fonte: Blog do Waldyr Silva