Pesquisar este blog

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

SIGAM OS BLOGS, SEGUNDO PARSIFAL PONTES

Thomas Jefferson foi um dos “Founding Fathers” (Pais Fundadores) dos EUA e, depois de cessadas a batalhas da Guerra de Independência, também participou da elaboração da Constituição, em 1787.
Um dos calorosos debates sobre pontos da Carta se fez em torno da liberdade de imprensa, que Jefferson defendia irrestritamente, sustentando que não poderia haver uma nação livre sem uma imprensa desprovida de quaisquer amarras.
É de T. Jefferson a célebre frase: “É preferível uma imprensa sem governo a um governo sem imprensa.”.
O Brasil começa a enxergar o valor de uma imprensa livre exatamente quando a democracia se consolida. A imprensa tem prestado inestimáveis serviços ao país à medida que desnuda os escaninhos do poder e catalisa o caminho de uma República cujos ideais o eleitor deposita no momento do sufrágio.
O mundo muda, o Brasil muda. Aqueles que não perceberem esta mudança, e insistirem em proceder a métodos do passado, já perderam o lugar que mereceriam no futuro.
Os blogs são valorosos serviços de imprensa. Principalmente os pessoais, sem laços sistemáticos que lhes pautem as postagens. À eles a República, através dos seus órgãos de fiscalização, deve dar atenção especial: neles estão a maioria dos fatos que a imprensa tradicional não posta, a não ser que seus interesses sejam confrontados.
Cada município do Brasil tem blogs que repercutem os desmandos do poder. O Ministério Público, Estadual e Federal, deveria, diuturnamente, ter o release destes instrumentos de cidadania e, em enxergado a fumaça da veracidade nas letras ali postadas, deveria providenciar a prestação jurisdicional que o cidadão reclama.
Os blogs são hoje, quiçá, a maior e mais descompromissada interface entre o cidadão e a República.

Kadafi está morto, confirma CNT

O primeiro-ministro do Conselho Nacional de Transição (CNT), Mahmoud Jibril, confirmou nesta quinta-feira que o líder deposto Muamar Kadafi, de 69 anos, foi morto na Líbia. Kadafi, que se agarrou ao poder por 42 anos até que fosse deposto por sua própria população em um levante que se tornou uma sangrenta guerra civil, foi morto por forças revolucionárias durante a queda de Sirte, sua cidade natal, o grande último bastião de resistência desde a queda do regime, há dois meses.
De acordo com o comandante Abdel-Basit Haroun, o líder deposto foi morto quando um ataque aéreo atingiu o comboio em que ele tentava fugir.(IG)

MAIS UM ACIDENTE NA FERROVIA DA VALE

Ontem (18) houve mais um acidente nos trilhos da ferrovia que liga Parauapebas a São Luiz usada pela mineradora Vale para o transporte do minério de Carajás. O acidente, sem vítimas, aconteceu por volta das 14 horas em uma passagem logo após a estação de Açailândia-MA. Um caminhão quebrou em cima dos trilhos e foi atingido pela locomotiva. Os passageiros foram conduzidos para Açailândia e, de lá, seguiram viagem até São Luiz em ônibus contratados pela mineradora Vale.
Fonte: Zedudu

Queima de pneus em Parauapebas deixa em alerta os fiscais ambientais

A incineração de pneus velhos num barranco com o objetivo de facilitar o desmoronamento de um morro chamou a atenção dos moradores da redondeza, que por sua vez denunciaram o ato à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).
O fato ocorreu no final da tarde da última sexta-feira (14), nas encostas de um morro localizado às margens da estrada de acesso ao complexo de bairros Altamira, em Parauapebas. O morro se localiza numa área de risco para os que trabalham, moram ou transitam no local.
Para José Reinaldo Júnior, fiscal de controle ambiental da Semma, que esteve no local da queima de pneus, qualquer tipo de incineração dentro da cidade é crime previsto na Lei 4.283 e se configura em crime passível de punição.
A infração foi praticada em uma área que, segundo populares, pertence a Ediel Félix, proprietário de estabelecimento comercial denominado Casa Norte. A queima dos pneus tinha o propósito de facilitar a remoção das rochas encravadas em um morro íngreme que está sendo rebaixado para dar lugar a edificações.
 “Assim que encontrarmos a pessoa responsável por este crime tomaremos as medidas determinadas em lei”, assegurou Reinaldo Júnior, dando conta de que infrações como esta não são casos isolados, pois frequentemente se flagra este tipo de ação praticada por pessoas que têm consciência.
O fiscal detalhou que a punição começa pelo auto de infração, multas, interdito do local e em caso de reincidência o grau da punição e valores da multa chega até em processo judicial.
José Reinaldo Júnior explica que pneus e outros produtos sem condições de utilização devem ser entregues aos fabricantes ou cooperativas de reciclagem existentes na cidade. (Correio Tocantins)

Parauapebas está pronto para estrear no Campeonato Paraense

O time do Parauapebas está pronto para fazer sua estreia da primeira fase do Campeonato Paraense de 2012. A equipe que tem o comando do técnico Vitor Jaime realizou treinamento coletivo na manhã de quarta-feira visando o confronto do próximo sábado, às 15h30, no estádio Humberto Parente, para enfrentar a equipe do Abaeté.
O comandante do Parauapebas já tem em mente os onze atletas titulares para a partida. São eles: Ramon no gol, Magno, Robertão, Alexandre e Paulinho; Júlio César, Diogo Pirak, Fininho e Flamel no meio campo, e no ataque, Jean Macapá e Laércio.
Vitor Jaime garantiu que a sua equipe vai preparada para este confronto e disse que tentará conquistar pelo menos quatro pontos atuando longe de seus domínios. Sobre o esquema tático, ele afirmou que dependendo das condições do jogo, pode sofrer alterações.
“Estamos trabalhando firme para estrear com o pé direito no campeonato o time está bastante motivado e sabe das dificuldades que vai enfrentar em campo jogando fora de casa”, disse o comandante.
O Gigante de Aço viajou ainda na quarta-feira e está hospedado na capital paraense até o dia do jogo. Segundo a diretora Solange Campos, a equipe não vai direto para a terra da cachaça porque lá não tem lugar para treinar.
Fonte: Por Romário Alexandre
FUTNET-Fotos: Carlos Campos

NA ALEGRIA, E NA TRISTEZA TAMBÉM


terça-feira, 18 de outubro de 2011

BOATO OU VERDADE? - FESTA MERITO LOJISTA DE PARAUAPEBAS NÃO ACONTECERÁ EM 2011


A festa mais aguardada pela maioria dos lojistas de Parauapebas todos os anos parece que será adiada para 2012.
Há rumores de que este ano o "MERITO LOJISTA", festa tradicional da cidade de Parauapebas não premiará os melhores em suas diversas categorias no ano de 2011 . A noticia que esta blogueira recebeu esta semana, é que a festa teria sido adiada para Março de 2012 devido falta de tempo do presidente da CDL  que estaria com outras prioridades e por falta de profissionais para ajudar na organização.

GREVE acaba nos bancos privados e agências do BB

Os funcionários do Banco do Brasil (BB) e dos bancos privados no Pará decidiram retornar ao trabalho a partir de hoje, depois de 21 dias de greve. Já os funcionários do Banco da Amazônia e da Caixa Econômica Federal decidiram manter a paralisação em todo o Estado.
A decisão foi tomada em assembleias realizadas por setores, no início da noite de ontem, na sede do Sindicato dos Bancários do Estado do Pará e Amapá, no bairro do Reduto. Em todo o país, só os funcionários da CEF no Pará, Florianópolis e Porto Alegre decidiram permanecer em greve.
Com a decisão, dos aproximadamente 7.500 bancários do Estado, 5.200 devem voltar ao trabalho hoje e 2.300 (1.500 do Banco da Amazônia e 800 da CEF) permanecerão em greve por tempo indeterminado.
Na avaliação da presidente do sindicato, Rosalina Amorim, a greve já pode ser considerada vitoriosa no Estado “especialmente pela mobilização da categoria, que demonstrou a unidade dos trabalhadores e o amadurecimento do movimento”. Ela disse que a negociação “poderia avançar um pouco mais, mas em função da conjuntura, do cenário nacional e da orientação do comando nacional de aprovação da proposta, o sindicato entendeu que a categoria no Pará deveria encerrar o movimento”.
A proposta inicial do sindicato era de aumento salarial de 12,8%, piso de R$ 2.297,51 e Participação nos Lucros e Resultado (PLR) de três salários do bancário mais R$ 4.500 para bancários de todo o Estado (a mesma proposta nacional).

Pará continua com saldo positivo de empregos formais em 2011


O novo mapa do emprego formal no Pará, divulgado pela Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Renda (Seter) e o Departamento Intersindical de Estudos Socioeconômicos (Dieese-PA), revela mais um cenário positivo na geração de novos empregos em todo o Estado e quais os municípios envolvidos na geração desses postos de trabalho. Os novos números, que envolvem o mês de agosto de 2011, os oito primeiros meses de 2011 (janeiro a agosto) e os últimos 12 meses (setembro/2010 a agosto/2011), têm base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, e faz parte do Projeto Observatório do Trabalho do Pará, um convênio de cooperação técnica firmado entre o Governo do Estado do Pará, por meio da Seter, e o Dieese-Pará.
Em agosto deste ano, o Pará apresentou saldo positivo de empregos formais. Foram feitas 32.381 admissões contra 25.718 desligamentos - saldo positivo de 6.663 postos de trabalho e crescimento de 1,01%. Nesse mês, segundo o novo mapa, quase todos os setores econômicos do Estado apresentaram saldos positivos. A exceção foi serviços de indústria e utilidade pública: saldo negativo de 113 postos de trabalho. Já a construção civil apresentou o melhor desempenho: 3.364 postos de trabalho. Foi seguida por serviços (1.146 postos) e agropecuária (743 postos).
Nos oito primeiros meses de 2011(janeiro a agosto), a pesquisa mostra que houve crescimento do emprego formal em todo o Estado: foram feitas 238.883 admissões contra 205.602 desligamentos - saldo positivo de 33.281 postos de trabalho e crescimento de 5,20%. Nesse período, quase todos os setores econômicos do Estado apresentaram saldos positivos de empregos formais. A exceção, mais uma vez, foi serviços de indústria e utilidade pública: menos 428 postos de trabalho. Já o setor serviço, novamente, apresentou o melhor desempenho: saldo positivo de 11.897 postos de trabalho. Foi seguido pela construção civil (9.371 postos) e comércio (5.877 postos).
Municípios
O novo mapa do emprego formal no Pará também analisou a trajetória dos 51 municípios com mais de 30 mil habitantes – correspondem a 36% dos 143 municípios paraenses (ainda não consta na análise o município de Mojuí dos Campos). Nesses 51 municípios foram feitas, nos últimos 12 meses, 316.334 admissões contra 274.365 desligamentos - saldo positivo de 41.969 postos de trabalho.
Já em todo o Pará (abrangendo os 143 municípios) foram feitas 350.236 admissões contra 304.004 desligamentos - saldo positivo de 46.232 postos de trabalho e crescimento de 7,37%.
Segundo a pesquisa, mesmo que em termos quantitativos a representatividade desses 51 municípios seja de apenas 36% do total dos municípios paraenses (143), em termos de empregos gerados, a importância dos mesmos é muito maior: atinge quase 91% do saldo de todos os postos de trabalho gerados no Estado, nos últimos 12 meses. Nesse período, a grande maioria dos municípios apresentou saldos positivos de empregos formais.
O destaque foi Belém (capital): mais 11.355 postos de trabalho, o que corresponde a 24,56% do saldo total de postos (46.232) gerados no Pará nesse período. Os municípios que foram destaque na geração de empregos, nos últimos 12 meses, depois de Belém, foram: Ananindeua (saldo positivo de 5.799 postos), Marabá (4.538 postos), Parauapebas (3.226 postos), Altamira (2.409 postos), Santarém (2.021 postos), Breves (1.363 postos), Barcarena (1.346 postos), Tailândia (1.203 postos), Moju (1.171 postos), Paragominas (1.160 postos), Castanhal (1.116 postos). Mas nesse mesmo período, alguns municípios apresentaram saldos negativos de empregos formais: Tucuruí (menos 1.992 postos), Jacundá (menos 192 postos) e Benevides (menos 183 postos).
Tabelas em anexo no site www.agenciapara.com.br
Rusele Mendes - Ascom Seter