Pesquisar este blog

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

LULA SE ANTECIPA a efeito da quimioterapia e raspa barba e cabelo


O ex-presidente da República a mais de um mês faz tratamento contra um câncer na laringe.  O Instituto Lula informou que na ultima quarta-feira (16),  a ex-primeira-dama Marisa Letícia raspou a barba e cortou o cabelo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que faz tratamento contra um câncer na laringe

Famílias flageladas de Parauapebas continuam abrigadas em barracão


Quarenta e seis famílias, num total de 201 pessoas, continuam abrigadas em barracão cedido pela Prefeitura de Parauapebas, na promessa de serem atendidas com lotes e casas populares pelo poder público. O número de famílias atingidas pela enchente e alojadas desde fevereiro deste ano no barracão da Usimig ultrapassou a casa dos 100, mas hoje conta com menos de 50, à espera de morada digna prometida pela prefeitura.
Na Coordenação de Defesa Civil do Município, a agente Márcia Mendes Leandro confirma que as 46 famílias alojadas no barracão recebem cestas básicas duas vezes por mês, água tratada em caminhão-pipa e outros tipos de assistência, mas discorda da queixa de que as famílias não estejam recebendo assistência social, médica e psicológica. (Fonte: Correio Tocantins)Matéria completa clique aqui

Tráfego na ponte do rio Arraias entre Redenção e Conceição será liberado em 10 dias


O tráfego na ponte sobre o rio Arraias na PA-287, entre Redenção e Conceição do Araguaia deverá ser liberado daqui a dez dias, tempo suficiente para curar o concreto que será estendido sobre a base de ferro e concreto na sexta-feira (18), segundo informou o engenheiro responsável pela recuperação da ponte.
Por enquanto os carros estão passando sobre uma ponte improvisada feita de madeira, cuja água do rio já está quase passando por cima. “Se a chuva continuar caindo na região, principalmente na parte sul do rio, logo essa ponte ficará submersa”, disse o caminhoneiro Odair Cardoso de Melo, que trafega pela região há 30 anos.

Comerciantes e membros da imprensa de Redenção estiveram vistoriando o trabalho e constataram que há número suficiente de operários e o trabalho está sendo bem feito. Entre o grupo que foi até a ponte, estava um engenheiro que confirmou a informação sobre o trabalho bem feito que está sendo feito.
O trabalho de recuperação da ponte estava parado havia quatro meses, e somente foi reiniciado após uma denúncia de um grupo formado por comerciantes e imprensa de Redenção. De imediato o secretário de estado de transportes (Setran), convocou uma reunião com o representante da Setran, com sede em Conceição do Araguaia, e o dono da empresa que estava fazendo o trabalho e houve então acordo no repasse do restante do dinheiro e reinício da obra.  (Otavio Araújo / Foto: Lourivan Gomes)

FRENTE PRÓ-CARAJÁS EM AÇÃO


Já está acontecendo em vários municípios do Sul e Sudeste do Pará, palestras sobre o estado de Carajás e Tapajós;  Orientações sobre a carreata, EU VOTO CARAJÁS SIM E SIM!;  Construção de um calendário de atividades até o dia D.
Em Parauapebas o evento acontecerá hoje (18), às 18 horas, na Praça de Eventos (em frente a Câmara Municipal), sua participação é imprescindível para o fortalecimento do SIM!
No sábado, 19, acontecerá a primeira grande carreata em prol do SIM 77 em Parauapebas. Partirá da viaduto na entrada da cidade e percorrerá vários bairros mostrando a força do SIM. Essa carreata pretende ser a maior já vista no município, conhecido por promover grandes carreatas durante as campanhas políticas, já que essa causa é de todos.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

TRE CONVOCA MESÁRIOS EM PARAUAPEBAS


COMUNICADO
O Tribunal Regional Eleitoral do Pará da 75ª zona eleitoral convoca os mesários que atuarão no Plebiscito 2011, que será realizado no dia 11 de dezembro, para participar dos treinamentos a fim de receber instruções sobre a estrutura de uma seção eleitoral, o funcionamento da urna eletrônica e a importância deste trabalho no processo democrático, contribuindo para a transparência do processo e o funcionamento das seções eleitorais.  Segue a lista com locais, datas e horários.

Parauapebas é Município Pólo da Prova Brasil


A aplicação da Prova Brasil teve início dia 07 novembro. Seu último dia de aplicação será dia 18, sexta-feira. Estima-se que, em todo o país, mais de 5 milhões de alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental participem. Escolas públicas e privadas estarão inseridas neste processo responsável pela Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc).
Aplicada a cada dois anos, a Anresc abrange escolas estaduais, municipais, federais e privadas. As provas são de Língua Portuguesa, Matemática e questionários socioeconômicos. O certame recebe o nome de Prova Brasil e o resultado é um dos parâmetros para se calcular o resultado do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).
Com o maior Ideb do Pará e acima da média nacional, com 4,7, Parauapebas recebeu a Prova Brasil em posição de destaque. É município pólo. O responsável pela agregação das cidades de Tucumã, Água Azul, Eldorado dos Carajás, Canaã dos Carajás e Curionópolis para a aplicação da Anresc.
Todo o processo foi iniciado com as fases de treinamentos, as quais Parauapebas também teve papel importante, visto que coordenadores da sua Secretaria Municipal de Educação (Semed) foram os responsáveis pelo treinamento dos aplicadores da prova de todos os municípios agregados.
“O desenvolvimento dessa atividade é de suma importância para nós e também para os municípios agregados, uma vez que os resultados servirão de ponto de partida para as tomadas de prosseguimentos para a melhoria da educação”, conta Amabete Almeida, coordenadora geral da Prova Brasil no Pólo Parauapebas.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

CDL lança campanha ‘Sonho de Natal’ em Parauapebas

Diretores da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Parauapebas convidaram a imprensa local para um café da manhã nesta segunda-feira (14), na sede da entidade, para anunciar o lançamento da campanha “Sonho de Natal”, que deve ser deflagrada no próximo dia 21 do corrente e encerrada dia 31 dezembro, e falar sobre o adiamento da festa “Prêmio Mérito Lojista” para o próximo ano.
Conforme explicou aos repórteres o presidente da CDL, comerciante Daniel Pereira Lopes, a promoção natalina de fim de ano consiste na distribuição de cupons numerados à clientela que adquirir produtos e serviços em estabelecimentos que aderiram à campanha “Sonho de Natal”, para concorrer aos prêmios de uma camionete Chevrolet modelo S10 cabine dupla, quatro motocicletas e dois aparelhos de Ipad.
Além dos prêmios sorteados aos clientes, os vendedores também têm chances de ganhar. O vendedor do ganhador da picape S10 será contemplado com uma moto zero quilômetro, enquanto os vendedores dos outros clientes sorteados receberão como prêmio um salário mínimo em dinheiro.
A direção da CDL sugere que as lojas participantes da campanha distribuam entre seus clientes um cupom numerado a cada compra a partir do valor de R$ 30,00, mas os lojistas têm liberdade, se quiserem, para trocar cupom na compra de menor valor sugerido pela entidade.
O sorteio dos prêmios, de acordo com Daniel Pereira Lopes, está marcado para o dia 14 de janeiro de 2012, em local e hora ainda a serem definidos.

MÉRITO LOJISTA
Sobre a mudança de data da tradicional festa “Prêmio Mérito Lojista”, que em anos anteriores vinha ocorrendo no mês de novembro, Daniel Lopes explica que a data de realização do evento foi adiada para o último final de semana do mês de março de 2012.
Na justificativa do presidente da CDL, o “Prêmio Mérito Lojista” – que todo ano premia com troféus empresários, lojistas e personalidades que mais se destacaram no ano – foi adiado de novembro para março em virtude de nesta época do ano haver muita mobilização do segmento comercial com as vendas no período natalino, fato que não ocorre no mês de março.
Fonte: blogdowaldyr.blogspot.com/2011

Prefeitos da região de Carajás atolados em ações na Justiça Federal

Levantamento feito junto à Justiça Federal revela que nada menos que 57 ações tramitam contra prefeitos e ex-prefeitos de 36 municípios desta região por crimes cometidos na esfera federal.
A lista traz 17 gestores que respondem a ação na Justiça Federal, mas poderia ser dobrado se envolvesse os gestores que estão sendo investigados pelo Ministério Público Federal e Controladoria Geral da União (CGU). Sem o cargo público, esses políticos deixam de ter a prerrogativa de foro.
O campeão de ações é o prefeito de São Félix do Xingu, Antonio Paulino da Silva, que tem em suas costas nada menos que 14 ações na Justiça Federal e outras duas na Justiça Estadual. Elas variam entre ações de improbidade administrativa (quatro), ações penais, e de execução de título extrajudicial (a grande maioria).Materia Completa clique aqui (Folha do Bico)

CPC Renato Chaves fará manutenção em câmaras frigoríficas do IML

Até o final dessa semana o Centro de Perícias Científicas Renato Chaves fará manutenção em cinco câmaras frigoríficas do Instituto Médico Legal (IML), onde são armazenados os cadáveres sem identificação. Para que este serviço seja realizado, as máquinas serão desligadas e um caminhão frigorífico será instalado na área externa do Centro, sediado na Rodovia Transmangueirão, em Belém, com temperatura e espaço adequados para conservar os corpos.
O serviço de recuperação das câmaras frigoríficas do CPC Renato Chaves tem previsão para durar cerca de dois meses e assim que forem concluídos, os cadáveres retornarão ao espaço de conservação devido, nas dependências da instituição, e seguirão os procedimentos de liberação aos familiares, caso haja identificação, ou para sepultamento, como não identificados.
Essa será a primeira vez, em cinco anos, que as câmaras do IML receberão manutenção desse porte e com uma logística específica, o que garante um salto de qualidade nas ações de perícia, nas áreas de Medicina Legal e Criminalística, desenvolvidas pelo órgão.
Formado pelo Instituto de Criminalística e pelo Instituto Médico Legal, o CPC Renato Chaves atende usuários do sistema de Segurança Pública, Ministério Público, Poder Judiciário e sociedade em geral. É responsável pela perícia oficial do Estado do Pará e tem como finalidade coordenar, disciplinar e executar a perícia cível e criminal.
Com um corpo técnico formado por cerca de 290 peritos criminais e 80 médicos legistas, o Centro atende hoje a Região Metropolitana de Belém e o interior do Estado através das Unidades Regionais de Castanhal, Santarém, Marabá e Altamira, além dos Núcleos Avançados de Bragança, Abaetetuba, Parauapebas e Tucuruí. Futuramente, mais um núcleo será inaugurado em Paragominas.
Nil Muniz - Ascom/CPC Renato Chaves

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Escola do Cidade Jardim abre as portas em 2012

Quadra coberta, salas climatizadas, biblioteca, sala de computação, sala de artes, passarelas cobertas e refeitório são alguns dos itens que fazem parte da realidade das novas escolas públicas da rede municipal de ensino de Parauapebas. Realidade que está se concretizando para a comunidade do Bairro Cidade Jardim, com a construção de um espaço educacional moderno, seguro e aconchegante. A escola, feita para atender a 1.400 alunos, abre suas portas no ano que vem, garantindo à comunidade daquela localidade um espaço digno e confortável para a prática de ensino e aprendizagem.
“A grande meta da atual administração é construir uma sociedade em que as crianças tenham oportunidades iguais de aprendizagem. Por isso, fomos aos bairros periféricos erguer as melhores escolas, porque educação e inclusão social são feitas na prática: com construção de prédios bons e com investimento na formação dos profissionais da educação para construção de valores em nossas crianças”, destaca o secretário municipal de Educação, Raimundo Neto.
Ele, que acompanha de perto as construções e reformas das escolas municipais, afirma que os investimentos em educação vão continuar a ser prioridade da atual gestão. “Só se constrói uma grande sociedade com a formação de grandes homens, e é isso que queremos para o nosso município. Daí investirmos tanto na excelência de nossa educação”.
Mais comunidades beneficiadas
Além da comunidade do Bairro Cidade Jardim, estão sendo beneficiadas com construções e ampliações as comunidades da Palmares II, Palmares Sul e assentamento Carlos Fonseca. Na Palmares II, uma megaestrutura está sendo erguida. A escola está em um terreno de 8.100 metros quadrados, dos quais 2.971 serão de área edificada.
Praça de recreação, playground, pátio coberto, anfiteatro e auditório são alguns dos compartimentos que fazem parte do projeto, que conta ainda com 12 salas de aula construídas em forma de cabanas separadas; salas de informática, de vídeo, de reunião, de arquivo, dos professores, da direção; brinquedoteca, videoteca e biblioteca; bloco administrativo com coordenação, secretaria e recepção. Há também cozinha, refeitório, almoxarifado e terraço.
Na Palmares Sul, a comunidade comemora a ampliação de sua unidade educacional. A escola está ganhando cinco salas de aula, sala de reforço, sala de leitura, videoteca, quadra esportiva coberta, vestiário e banheiros. “Essas melhorias conferem mais dignidade à vida de nossos alunos, que se sentem respeitados e demonstram isso no dia a dia, na melhoria do rendimento escolar”, atesta Raimundo Neto.
No assentamento Carlos Fonseca é a reconstrução da Escola 18 de Outubro que está animando a comunidade. O novo prédio terá rede de tratamento de esgoto exclusiva, além de contar com tudo o que lhe é de direito: oito salas de aula, sala de informática, alojamento para professores, quadra esportiva, vestiários, banheiros, bloco administrativo com secretaria, almoxarifado, diretoria e sala de professores.
E as benfeitorias na educação não param por aí. Substituição de todas as carteiras escolares, que agora são de resina plástica; cobertura das quadras esportivas; entrega de equipamentos tecnológicos, como data-shows e impressoras; e climatização das escolas são ações que estão contemplando a rede educacional. “Hoje, podemos dizer com orgulho que somos a melhor educação do Pará. Nossos índices comprovam isso”, ressalta o secretário Neto.
(Texto e foto: Rosiere Morais)

Seduc abre inscrições para 8,5 mil vagas do Pronatec

Alunos matriculados na rede pública estadual de ensino, com idade entre 15 e 18 anos e que tenham interesse a uma vaga em cursos técnicos profissionalizantes, podem se inscrever até 9 de novembro no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que está oferecendo 8.534 vagas no Pará. O Pronatec tem como objetivos expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos técnicos e profissionais de nível médio e de cursos de formação inicial e continuada para trabalhadores.
Visando ampliar a oferta da educação profissional no Pará, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) aderiu dia 12 de setembro ao programa. O Estado executará o Pronatec pela Seduc em parceria com o Programa de Assistência e Proteção Social do Governo do Estado, o Pró-Paz. O secretário de Estado de Educação, Cláudio Ribeiro, ressalta a importância do Pronatec para os estudantes. “É uma oportunidade para que os alunos do ensino médio tenham uma formação inicial no ensino profissionalizante. Ele é fundamental para que nossos alunos cheguem valorizados ao mercado de trabalho. Não temos mais lugar para amadorismo”, diz o secretário.
“O envolvimento do Pró-Paz ao programa possibilitará que os estudantes se tornem multiplicadores da cultura da paz. A indicação deles garantirá a capacidade técnica e profissionalizante, mas também o aumento da renda por meio da vinculação a programas sociais. O que a Seduc e o Pró-Paz estão fazendo é um trabalho de vincular os alunos à rede de inclusão”, explica a coordenadora do Pró-Paz, Izabela Jatene.
Inscrições – Na primeira fase de implementação serão contemplados os municípios de Altamira, Barcarena, Belém, Belterra, Bragança, Cametá, Canaã dos Carajás, Castanhal, Conceição do Araguaia, Itaituba, Marabá, Parauapebas, Redenção, Santarém e São Miguel do Guamá, divididos em cursos de formação inicial e continuada (cursos básicos), com carga horária mínima de 160 horas.
Os alunos matriculados frequentarão as aulas no contraturno escolar. Os cursos serão ministrados em parceria com o Instituto Federal do Pará (IFPA), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senai).
As pré-inscrições para o Pronatec 2011 podem ser feitas pela internet, no site www.seduc.pa.gov.br. Os alunos devem ficar atentos à data de confirmação da matrícula, que será dias 11, 14 e 16 de novembro. Para a matrícula é necessário apresentar a carteira de identidade, CPF e comprovante de escolaridade.
Todas as instituições oferecem um variado leque de cursos para atender a várias gostos e vocações: almoxarife, recepcionista, depilador, garçom básico, manicure e pedicure, camareira, auxiliar administrativo, operador de caixa, operador de computador, promotor de vendas, montagem e manutenção de computadores, auxiliar de crédito e cobrança, cuidador de idoso, programador web, cabeleireiro, marceneiro, pintor de obras, eletricista predial, soldador, mecânico de motores, entre outros. As aulas começam dia 21 de novembro.
Ascom Seduc

Parauapebas pode abrigar Unifesspa

A Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados aprovou no último dia 10,  por unanimidade, o Projeto de Lei 2206/11, que cria a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), com parte da estrutura atual da Universidade Federal do Pará (UFPA). O projeto foi aprovado com a proposta de criação de um campus da universidade também em Parauapebas, que não estava incluído no projeto original.
O autor da proposta de emenda que cria a unidade de Parauapebas, deputado Wandenkolk Gonçalves (PSDB-PA), explicou que a inclusão desse novo campus não implicará na retirada de nenhum outro campus já previsto. “A emenda que apresentei apenas inclui um campus para Parauapebas. Todos os demais campi previstos estão mantidos”, explicou o deputado.
Pela proposta aprovada, a sede da Unifesspa será no município de Marabá. A nova universidade contará com os cinco campi já existentes da UFPA em Marabá, além de outros quatro campi a serem criados em Rondon do Pará, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu e Xinguara.
A proposta de criação da Unifesspa tem prioridade e será analisada conclusivamente pelas comissões de Educação e Cultura; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Se for aprovada em todas as comissões, não precisará ir a plenário e a Unifesspa estará criada, contando também com o campus de Parauapebas.
Para a instalação da Unifesspa, serão criados 506 cargos de professor, 238 cargos técnico-administrativos de nível superior e outros 357 cargos técnico-administrativos de nível médio. Serão criados também um cargo de reitor, um de vice-reitor e outros 552 cargos de direção e funções gratificadas. Todos os cargos e funções só poderão ser providos a partir de janeiro de 2013.A universidade terá 47 cursos de graduação e atenderá a 12,8 mil estudantes de graduação e pós-graduação. O governo estima que a nova Universidade terá orçamentário progressivo que iniciará com investimentos de R$ 13,52 milhões em 2013, passará para R$ 32 milhões em 2014, R$ 30 milhões em 2015 e R$ 7,06 milhões em 2016.Clique aqui e veja mais diarioonline

Se aprovado em plebiscito, Carajás será o estado da Vale

Se o plebiscito marcado para o dia 11 de dezembro aprovar a divisão do Pará em três estados — Tapajós, Carajás e novo Pará — um deles, Carajás, nascerá à sombra da companhia Vale.
Com uma população de 1,6 milhão de habitantes, o novo estado herdará as principais reservas minerais da empresa, entre elas a maior mina de minério de ferro do mundo, localizada na cidade de Parauapebas.
Se criado, Carajás ocupará a porção Sudeste do atual estado do Pará e terá 39 municípios. Em pelo menos 29, a Vale está presente. A mineradora tem investido bilhões de dólares nessa região nos últimos anos. Só este ano, foram US$ 5,1 bilhões.
Os investimentos têm impulsionado o crescimento econômico de algumas cidades para níveis chineses. Esse crescimento também acaba atraindo migrantes de cidades vizinhas e estados mais pobres do país em busca de empregos, agravando os problemas sociais.
A Vale não se manifesta sobre o plebiscito que pode fatiar o Pará. Mas economistas e políticos ouvidos pelo Globo afirmam que a empresa aumentará seu poder no novo estado.
Seus principais negócios estarão concentrados em Carajás, um estado que será muito menor do que o Pará, e a companhia poderá exercer maior influência política sobre os municípios, dizem eles.
Leia mais em Se aprovado em plebiscito, Carajás será o estado da Vale
Fonte: João Sorima Neto, O Globo