Pesquisar este blog

sábado, 16 de outubro de 2010

Procuradoria quer saber porque PM do Pará não protege servidores do Ibama

O Ministério Público Federal no Pará pediu que a Polícia Militar do Estado explique porque policiais deixaram de dar segurança a servidores do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) durante ações de fiscalização.
Em ofício enviado ao comandante-geral da PM local, Augusto Leitão, o procurador da República Felício Pontes diz que a situação coloca em risco os fiscais ambientais.
Conforme reportagem da Folha publicada no início do mês, funcionários do órgão federal entendem que o não acompanhamento policial é uma maneira de frear as operações contra o desmatamento ilegal e os consequentes desgastes num ano em que a governadora Ana Júlia Carepa (PT) tenta a reeleição.
No documento enviado, Pontes lembrou a tensão que ocorre em Anapu (PA).
O assentamento na cidade pelo o qual foi morta em 2005 Dorothy Stang, missionária norte-americana naturalizada brasileira, vem sendo invadido por madeireiros desde o final do ano passado.
Isso aumentou o risco de violência na região, uma das que mais sofrem assédio de madeireiros na Amazônia atualmente.
Recente missão do Ibama no local teve de deixar a cidade "por questão de segurança", afirma Felício.
A Procuradoria já pediu a ida da Força Nacional de Segurança para Anapu. Formalmente, o pedido foi aceito. Mas, na prática, ele nunca se realizou.
O procurador também lembra que há até um acordo de cooperação entre a PM e o órgão federal para facilitar a presença de policiais militares nas missões, que não vem sendo cumprido.
A reportagem contatou a assessoria do governo, que até agora não ligou de volta. Antes, ela já havia dito que o gestão estadual apoia a fiscalização e não protege quem destrói a floresta.
Fonte: Site Bol

ATÉ QUE ENFIM A VEJA VOLTOU A SER IMPARCIAL, PORQUE SERÁ?

Censo 2010 já entrevistou 91% dos paraenses

No próximo dia 26, a coleta de dados do censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) será encerrada. No Pará faltam 638.833 pessoas responderem ao censo. O trabalho teve início desde o dia 2 de agosto, quando os recenseadores começaram a visitar os domicílios brasileiros para realizar a entrevista do censo 2010.

Até o momento, cerca de 90% da população brasileira estimada pelo IBGE já foi recenseada, alcançando um total de 172 milhões 806 mil 564 pessoas. No Pará, 91% das pessoas já foram recenseadas, o que corresponde a 6 milhões 792 mil 367 pessoas. A população estimada de 2009 no Pará correspondia a 7 milhões 431 mil e 20 pessoas.

De acordo com Ângela Gemaque, coordenadora de área do censo Belém/Ananindeua, cerca de 400 recenseadores atuam em Belém na reta final do processo. No início, 1.100 recenseadores faziam o trabalho na capital e mais de 5.000 no Pará.

Os dados de áreas abordadas na pesquisa – como habitação e saneamento, por exemplo, só serão divulgados em 2011. Com os dados já coletados, a coordenadora adianta que um dos resultados aponta que a população brasileira está envelhecendo de forma mais rápida. “Isso se deve à diminuição da taxa de fecundidade e aumento da expectativa de vida ao nascer”, afirma.

Gemaque também pede que a população colabore com a pesquisa e que, aqueles que ainda não responderam ao censo, solicitem a visita de um recenseador. Antes de agendar a entrevista, é importante que a pessoa verifique se alguém de seu domicílio já respondeu ao questionário, pois nem todos precisam ser entrevistados.

Qualquer pessoa pode responder as perguntas fornecendo informações sobre os demais moradores do domicílio.
Fonte: Diario do Pará

OPORTUNIDADE: Vale abre inscrições para Programa de Trainee


Estão abertas, até 15 de novembro, as inscrições para o Programa de Trainee em Gestão da Vale. Estão previstas 40 vagas para candidatos de qualquer nacionalidade, sendo que no mínimo 20 vagas estarão destinadas para brasileiros. O curso será dividido em duas turmas e o início das aulas está previsto para o primeiro semestre de 2011. O objetivo do programa é atrair e desenvolver jovens talentos com perfil de liderança e capacitar esses profissionais para implantar o novo modelo de gestão e produção da Vale nas diferentes áreas operacionais da empresa. Os trainees terão formação teórica e prática e, ao final do treinamento, a intenção é que se tornem supervisores - primeiro nível de gestão da Vale - em uma das áreas onde poderão ser alocados. As inscrições devem ser feitas pelo site www.vale.com/oportunidades.
Os candidatos precisam ser fluentes na língua inglesa, já que as aulas são ministradas nesse idioma; mobilidade global, inclusive para áreas remotas; e graduação concluída nos últimos três anos (julho de 2007 a julho de 2010)  nos cursos de Engenharia, Geologia, Administração ou Economia. Durante o período de treinamento, os profissionais receberão salário de R$ 4.600,00, além de assistência médica, seguro de vida e vale refeição. 

DIA ESPECIAL PARA CRIANÇAS NO PARQUE ZOOBOTÂNICO


O Parque Zoobotânico Vale(Parauapebas) convida toda a comunidade para celebrar o Dia das Crianças com uma programação bem especial. No próximo domingo, dia 17, das 9h às 13h, o público poderá interagir com a natureza participando da Trilha dos Sentidos oferecida pelo Museu Emílio Goeldi e conhecer as riquezas da fauna da região com os alunos da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra). A criançada também terá muita diversão com o pula-pula e o castelinho, distribuição de pipoca doce e geladinho e outras surpresas espalhadas pelo Parque. A programação é gratuita. Mais informações pelo telefone 3327-5345.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

AUTOCROSS EM PARAUAPEBAS NO PARÁ

Bancos devem mudar abertura e fechamento com horário de verão

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) comunicou nesta sexta-feira (15) que nos Estados em que não vigorará o horário de verão, as agências deverão antecipar em uma hora a abertura e o fechamento para atendimento ao público. “Essa medida tem o objetivo de assegurar o perfeito funcionamento do serviço de compensação”, diz a Febraban em nota.

Os Estados que terão alteração no horário de abertura das agências bancárias são: Acre, Amapá, Amazonas, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins.
Alguns municípios, entretanto, manterão inalterados os horários de atendimento. São eles: Manaus (AM); Belém (PA) e região metropolitana: Ananindeua, Benevides, Marituba e Santa Bárbara do Pará; Fortaleza (CE) e região metropolitana: Aquiraz, Caucaia, Chorozinho, Euzébio, Guaiuba, Horizonte, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape, Pacajus, Pacatuba e São Gonçalo do Amarante; Recife (PE) e região metropolitana: Abreu e Lima, Camaragibe, Jaboatão dos Guararapes, Olinda e Paulista; Salvador (BA) e região metropolitana: Candeias, Camaçari, Dias D’Ávila, Itaparica, Lauro de Freitas, Madre de Deus, São Francisco do Conde, Simões Filho e Vera Cruz.
Segundo a Febraban, as agências e os postos de atendimento manterão fixados cartazes comunicando a mudança de horário de atendimento.
O horário de verão vigorará da zero hora do próximo domingo (17) até 2 de fevereiro de 2011 no Distrito Federal e nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

POLUIÇÃO AO EXTREMO

A poluição é praticada por todos nós sem distinção de raça, credo e posição social. Além de cobrarmos uma atitude de nossos governantes, devemos fazer nossa parte e contribuir com a extinção desta prática desastrosa!


ALMIR GABRIEL fundador do PSDB no Pará declara apoio a Dilma e a Ana Júlia

O ex-governador do Pará Almir Gabriel (PSDB), um dos fundadores do PSDB, vai declarar, nas próximas horas, apoio à candidata do PT ao governo do Estado, Ana Júlia Carepa, assim como para a candidata à Presidência da República, Dilma Rousseff. O anúncio será feito em coletiva em um hotel em Belém.

A articulação, que levou ao anúncio do apoio de Almir ao PT, teve a participação fundamental do presidente Lula, que o chamou para uma conversa pessoal, depois do comício realizado em Ananindeua, Pará. Foi depois das conversas que eles tomaram a decisão sobre o apoio político.
Almir Gabriel é o ex-governador mais bem avaliado na história do Pará. Tucano histórico, que chegou a ser candidato a vice de Mario Covas nas eleições de 1989, Almir estava rompido com o candidato do PSDB ao governo do Estado, Simão Jatene. Entretanto, o ex-governador ainda não tinha embarcado na candidatura da petista Ana Júlia e, no primeiro turno, apoiou discretamente o candidato do PMDB, Domingos Juvenil.
Depois de sacramentado o apoio do ex-governador ao PT, os esforços das negociações se voltam para Jáder Barbalho (PMDB-PA), eleito senador mas ainda aguarda recurso do Ficha limpa para assumir o pleito.
Na conversa de ontem, Lula convidou Almir Gabriel para a cerimônia da inauguração da Usina de Tucuruí, maior usina hidrelétrica em potência 100% brasileira, um evento histórico que já vem sendo planejado há 20 anos.

PROFESSORES: VERDADEIROS HERÓIS

Deus foi infinitamente bondoso quando enviou anjos disfarçados de professores para transferir sua sabedoria, e assim indicar o melhor caminho para o ser humano na terra.
Ser professor é realmente um dom Divino que envolve paciência, tolerância, perdão, amor ao próximo e principalmente sentimento de missão.
Parabéns a todos os professores do mundo!

.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Dilma Rousseff participou de comício com Lula em Ananideua(PA)

A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, participou na noite de quinta-feira (14), ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de comício em Ananindeua (PA), município de 505 mil habitantes na Grande Belém.
Em discurso de 15 minutos, a ex-ministra da Casa Civil disse ser candidata de um "projeto focado nas pessoas, e não só em números e questões materiais".
Dilma assumiu tom religioso ainda no início de sua fala, ao dizer que será a primeira mulher presidente "se Deus quiser e a força de vocês conduzir".
Ao enumerar dados de mobilidade social no governo Lula, a candidata citou o resgate dos mineiros do Chile. "Nós tiramos da pobreza dois Chiles e meio, 28 milhões de pessoas", afirmou.
Dilma ressaltou a existência de "disputa entre modelos" na eleição e incitou o público a ter "memória" ao criticar o legado do governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB, 1995-2002). Citou, inclusive, o termo "inempregável", utililizado por FHC durante seminário em 1997.
"Vocês tem boa memória. Todo mundo lembra como o Brasil era quando as pessoas não tinham emprego. Quando eles naquela época criaram uma categoria de gente que se chamava 'inempregável'", afirmou.
Dilma também citou promessas pontuais, como a criação de 6.000 creches, implantação de escolas técnicas em cidades acima de 50 mil habitantes e institutição de uma rede de assistência a gestantes.
Ao final, a candidata pediu aos militantes que disputassem "voto a voto" até o dia da eleição.
No Pará, a presidenciável Dilma Rousseff (PT) pediu para que os eleitores mantenham a militância. "Não saiam da disputa dos votos. Precisamos de hoje até 31 de outubro aquela luta diária".
  
LULA
Os espectadores do comício vibraram quando Lula lançou um desafio ao guitarrista do Calypso. "Companheiro Chimbinha, você não pode cantar porque a lei não permite. E eu também não posso cantar porque a lei não permite. Mas faço um desafio: depois das eleições, eu vou desafiar você pra ver quem é melhor na guitarra e quem canta melhor. Vocês vão conhecer um Lula que não conhecem. Um Lula guitarrista!".

II FESTIVAL DE CINEMA PARAUAPEBAS -INSCRIÇÕES TERMINAM DIA 15



 Termina nesta sexta-feira, 15, as inscrições para a Mostra Competitiva do Curta Carajás, os  interessados em concorrer devem fazer sua pré-inscrição pelo site e enviar seu curtametragem para o endereço especificado abaixo:



I CURTA CARAJÁS - FESTIVAL DE CINEMA DE PARAUAPEBAS
SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA
CAIXA POSTAL 01
PARAUAPEBAS – PARÁ
CEP: 68515-000

Os filmes devem seguir todas as regras estabelecidas no regulamento do festival e não poderão ser enviados após o prazo final de inscrição. Após a inscrição na Mostra Competitiva, uma comissão irá selecionar os curtas que irão participar do festival. O resultado da seleção será divulgado até o dia 20 de outubro de 2010.

O Curta Carajás concederá os seguintes prêmios oficiais:
I.    PRÊMIO IPÊ - MELHOR CURTAMETRAGEM – R$ 5.000,00
II.    PRÊMIO XIKRIN - MELHOR CURTA DOCUMENTÁRIO – R$ 3.000,00
III.    PRÊMIO GAVIÃO REAL – MELHOR CURTA FICÇÃO – R$ 3.000,00
IV.    PRÊMIO PARAUAPEBAS - MELHOR CURTAMETRAGEM - (JÚRI POPULAR) – R$ 2.000,00

Sobre o festival(contatos)

www.curtacarajas.com
festival@curtacarajas.com
sobre a mostra competitiva
mostra@curtacarajas.com
SECULT - 94 3346-8186
Produção: 94 8129-5125

Vale e Belo Monte são citadas como indutoras da desconcentração industrial

Brasília (Agência Brasil) - O Brasil precisa dar continuidade ao processo de desconcentração industrial e estimular regiões ricas em matérias primas a investir em ciência, tecnologia e inovação. Como exemplo dessa necessidade, o Ministro de Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, citou o estado do Pará onde, além da abundância de matérias primas como minério de ferro, há boas hidrovias e a expectativa positiva de oferta de energia a partir da conclusão da Usina Hidrelétrica de Belo Monte.

“Nosso país é grande e diversificado e isso faz com que o processo de desconcentração das indústrias seja ainda mais importante. Por isso o tema tem pautado o governo federal em muitos setores”, disse hoje (14) Rezende à Agência Brasil, após participar da 2ª Oficina de Trabalho Diagnóstico da Base Industrial da Defesa.
Segundo ele, o exemplo da mineradora Vale serve de referência. A Vale, uma das maiores exploradoras de recursos naturais do mundo, está criando um instituto de pesquisas no Pará com o objetivo de desenvolver tecnologias.
“Isso atrairá outras empresas, a exemplo do que já ocorreu em São José dos Campos (SP). Lá estão concentrados importantes centros de pesquisas e, junto a centros desse tipo, costumam aparecer empresas inovadoras”, disse o ministro. “Com Belo Monte e o minério de ferro da Vale, as empresas certamente ficarão incentivadas a desenvolver produções locais”.
Rezende avaliou que o crescimento que já vem ocorrendo no mercado brasileiro como um todo. Com as Regiões Norte e Nordeste se tornando um mercado mais significativo, o Brasil caminha na direção da desconcentração das empresas e, consequentemente, estimula a demanda por pesquisa e inovação no país. O ministro informou que, enquanto a produção mundial cresceu aproximadamente duas vezes e meia entre 1982 e 2009, a brasileira aumentou em 14 vezes no mesmo período.

CATÓLICOS E EVANGÉLICOS DECLARAM APOIO A DILMA

Manifesto de Cristãos e cristãs evangélicos/as e católicos/as em favor da vida e da Vida em Abundância!, declarando voto em favor de Dilma Roussef:

“Se nos calarmos, até as pedras gritarão!”

Somos homens e mulheres, ministros, ministras, agentes de pastoral, teólogos/as, padres, pastores e pastoras, intelectuais e militantes sociais, membros de diferentes Igrejas cristãs, movidos/as pela fidelidade à verdade, vimos a público declarar:


1. Nestes dias, circulam pela internet, pela imprensa e dentro de algumas de nossas igrejas, manifestações de líderes cristãos que, em nome da fé, pedem ao povo que não vote em Dilma Rousseff sob o pretexto de que ela seria favorável ao aborto, ao casamento gay e a outras medidas tidas como “contrárias à moral”.
A própria candidata negou a veracidade destas afirmações e, ao contrário, se reuniu com lideranças das Igrejas em um diálogo positivo e aberto. Apesar disso, estes boatos e mentiras continuam sendo espalhados. Diante destas posturas autoritárias e mentirosas, disfarçadas sob o uso da boa moral e da fé, nos sentimos obrigados a atualizar a palavra de Jesus, afirmando, agora, diante de todo o Brasil: “se nos calarmos, até as pedras gritarão!” (Lc 19, 40).

2. Não aceitamos que se use da fé para condenar alguma candidatura. Por isso, fazemos esta declaração como cristãos, ligando nossa fé à vida concreta, a partir de uma análise social e política da realidade e não apenas por motivos religiosos ou doutrinais. Em nome do nosso compromisso com o povo brasileiro, declaramos publicamente o nosso voto em Dilma Rousseff e as razões que nos levam a tomar esta atitude:

3. Consideramos que, para o projeto de um Brasil justo e igualitário, a eleição de Dilma para presidente da República representará um passo maior do que a eventualidade de uma vitória do Serra, que, segundo nossa análise, nos levaria a recuar em várias conquistas populares e efetivos ganhos sócio-culturais e econômicos que se destacam na melhoria de vida da população brasileira.

4. Consideramos que o direito à Vida seja a mais profunda e bela das manifestações das pessoas que acreditam em Deus, pois somos à sua Imagem e Semelhança. Portanto, defender a vida é oferecer condições de saúde, educação, moradia, terra, trabalho, lazer, cultura e dignidade para todas as pessoas, particularmente as que mais precisam. Por isso, um governo justo oferece sua opção preferencial às pessoas empobrecidas, injustiçadas, perseguidas e caluniadas, conforme a proclamação de Jesus na montanha (Cf. Mt 5, 1- 12).


5. Acreditamos que o projeto divino para este mundo foi anunciado através das palavras e ações de Jesus Cristo. Este projeto não se esgota em nenhum regime de governo e não se reduz apenas a uma melhor organização social e política da sociedade. Entretanto, quando oramos “venha o teu reino”, cremos que ele virá, não apenas de forma espiritualista e restrito aos corações, mas, principalmente na transformação das estruturas sociais e políticas deste mundo.

6. Sabemos que as grandes transformações da sociedade se darão principalmente através das conquistas sociais, políticas e ecológicas, feitas pelo povo organizado e não apenas pelo beneplácito de um governante mais aberto/a ou mais sensível ao povo. Temos críticas a alguns aspectos e algumas políticas do governo atual que Dilma promete continuar. Motivo do voto alternativo de muitos companheiros e companheiras Entretanto, por experiência, constatamos: não é a mesma coisa ter no governo uma pessoa que respeite os movimentos populares e dialogue com os segmentos mais pobres da sociedade, ou ter alguém que, diante de uma manifestação popular, mande a polícia reprimir. Neste sentido, tanto no governo federal, como nos estados, as gestões tucanas têm se caracterizado sempre pela arrogância do seu apego às políticas neoliberais e pela insensibilidade para com as grandes questões sociais do povo mais empobrecido.

7.-Sabemos de pessoas que se dizem religiosas, e que cometem atrocidades contra crianças, por isso, ter um candidato religioso não é necessariamente parâmetro para se ter um governante justo, por isso, não nos interessa se tal candidato/a é religioso ou não. Como Jesus, cremos que o importante não é tanto dizer “Senhor, Senhor”, mas realizar a vontade de Deus, ou seja, o projeto divino. Esperamos que Dilma continue a feliz política externa do presidente Lula, principalmente no projeto da nossa fundamental integração com os países irmãos da América Latina e na solidariedade aos países africanos, com os quais o Brasil tem uma grande dívida moral e uma longa história em comum. A integração com os movimentos populares emergentes em vários países do continente nos levará a caminharmos para novos e decisivos passos de justiça, igualdade social e cuidado com a natureza, em todas as suas dimensões. Entendemos que um país com sustentabilidade e desenvolvimento humano – como Marina Silva defende – só pode ser construído resgatando já a enorme dívida social com o seu povo mais empobrecido. No momento atual, Dilma Rousseff representa este projeto que, mesmo com obstáculos, foi iniciado nos oito anos de mandato do presidente Lula. É isto que está em jogo neste segundo turno das eleições de 2010.
Com esta esperança e a decisão de lutarmos por isso, nos subscrevemos:
Dom Thomas Balduino, bispo emérito de Goiás velho, e presidente honorário da CPT nacional.
Dom Pedro Casaldáliga, bispo emérito da Prelazia de São Feliz do Araguaia-MT.
Dom Demetrio Valentini, bispo de Jales-SP e presidente da Cáritas nacional.
Dom Luiz Eccel - Bispo de Caçador-SC
Dom Antonio Possamai, bispo emérito da Rondônia.
Dom Sebastião Lima Duarte, bispo de Viana- Maranhão.
Dom Xavier Gilles, bispo emérito de Vina- Maranhão.
Padre Paulo Gabriel, agente de pastoral da Prelazia de São Feliz do Araguaia /MT
Jether Ramalho, Rio de Janeiro.
Marcelo Barros, monge beneditino, teólogo
Professor Candido Mendes, cientista político e reitor
Luiz Alberto Gómez de Souza, cientista político, professor
Zé Vicente, cantador popular. Ceará
Chico césar. Cantador popular. Paraíba/são paulo
Revdo Roberto Zwetch, igreja IELCB e professor de teologia em São Leopoldo.
Pastora Nancy Cardoso, metodista, Vassouras / RJ
Antonio Marcos Santos, Igreja Evangélica Assembléia de Deus - Juazeiro - Bahia
Maria Victoria Benevides, professora, da USP
Monge Joshin, Comunidade Zen Budista do Brasil, São Paulo
Antonio Cecchin, irmão marista, Porto Alegre.
Ivone Gebara, religiosa católica, teóloga e assessora de movimentos populares.
Fr. Luiz Carlos Susin – Secretário Geral do Fórum Mundial de Teologia e Libertação
Frei Betto, escritor, dominicano.
Luiza E. Tomita – Sec. Executiva EATWOT(Ecumenical Association of Third World Theologians)
Ir. Irio Luiz Conti, MSF. Presidente da Fian Internacional
Pe. João Pedro Baresi, pres. da Comissão Justiça e Paz da CRB (Conferência dos religiosos do Brasil) SP
Frei José Fernandes Alves, OP. – Coord. da Comissão Dominicana de Justiça e Paz
Pe. Oscar Beozzo, diocese de Lins.
Pe. Inácio Neutzling – jesuíta, diretor do Instituto Humanitas Unisinos
Ver relação completa

Vox Populi mostra Dilma com vantagem de 8 pontos sobre Serra

Uma pesquisa realizada pelo instituto Vox Populi, sob encomenda do site de notícias iG, mostra a candidata à presidência Dilma Rousseff (PT) com oito pontos de vantagem sobre José Serra (PSDB).

De acordo com o levantamento, Dilma tem 48% das intenções de voto, contra 40% do candidato tucano. O índice de brancos, nulos e indecisos soma 12%. A margem de erro é de 1,8 ponto.
Considerando apenas os votos válidos, a diferença entre os dois candidatos sobe para nove pontos percentuais, sendo 54,5% para a petista e 45,4% para Serra.
Um outro levantamento, realizado pelo Datafolha no dia 8 de outubro, já havia sugerido a vitória de Dilma com uma vantagem de sete pontos.
O Vox Populi entrevistou 3 mil pessoas em 214 municípios, entre os dias 10 e 11 de outubro - registrando parcialmente os efeitos do debate entre os presidenciáveis, realizado pela TV Bandeirantes na noite do dia 10.
Ainda de segundo a pesquisa, 22% das pessoas entrevistadas afirmaram ter assistido ao debate. Dos que não assistiram, 39% disseram ter "ouvido falar" do programa.
Considerando os que assistiram e os que ouviram falar, 37% consideraram que a candidata Dilma Rousseff teve um desempenho melhor. Para 32% dos entrevistados, a vitória no debate foi de Serra.
Fonte: Site IG

Assassinos de delegado Andre, são caçados em Marabá

Agentes do Núcleo de Inteligência da Polícia (NIP) se desdobram para tentar prender as quatro pessoas acusadas de envolvimento na morte do delegado André Luis Nunes Albuquerque, morto no dia 3 de outubro em Parauapebas.

O delegado coordenava um cerco à casa situada na invasão Riacho Doce, onde os quatro estavam escondidos. São eles: Vailton Pereira Evangelista, Roni Moura Eleotério, o “Babydoll”; Ronaldo Rodrigues Lima e Edison Bispo dos Santos.
Este último acusado teria atirado no delegado, sendo que o grupo estaria se articulando para realizar um grande assalto na região.
Nas buscas, trabalham diversos policiais, inclusive um investigador que fez muitos trabalhos em parceria com André Albuquerque.
Ontem, uma equipe esteve em Rondon do Pará e hoje estes policiais devem chegar a um município da região, que por enquanto não pode ter o nome divulgado para não prejudicar a caçada.
Nesta quinta-feira, deve chegar em Parauapebas uma equipe de Marabá, chefiada por José Casemiro Beltrão da Silva Júnior para auxiliar nas investigações e buscas aos suspeitos. Ainda nesta semana devem ser divulgadas as imagens de todos os quatro suspeitos, sendo que os policiais devem se desdobrar para tentar localizá-los o mais breve possível.
A intenção dos policiais é falar a mesma língua e trocar informações a respeito da investigação. Os trabalhos estão sendo coordenados pelo delegado Rilmar Firmino de Souza, superintendente da região Bragantina e que também realizou vários trabalhos em parceria com André Albuquerque.
O delegado geral Raimundo Benassuly Maués Júnior voltou a comentar sobre o caso. “Pode demorar o tempo que for, mas todos os quatro acusados devem ser presos e o tempo está a nosso favor”, disse. (Diário do Pará)

Termina greve de bancários no PA e AP

                                                  Bancários do Banpará, Banco do Brasil e bancos privados do Pará e Amapá aceitaram a proposta da Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) e encerraram nesta quarta-feira (13) a greve que já durava 15 dias nos dois estados. Já a Caixa Econômica Federal e Banco da Amazônia não entraram em acordo e continuam com os serviços paralisados.
Entre as propostas da Fenaban estão reajuste de 7,5% nos salários, apliação da PRL (Participação nos Lucros e Resultados) e elevação do piso salarial, além de aumento na segurança e melhores condições de trabalho, como o combate ao assédio moral.
Os bancários do Banco do Brasil também aceitaram as propostas específicas do banco como avanço no Plano de Cargos e Carreiras e Salários e elevação do piso salarial que chega a 13%.
A CEF e o Basa realizam novas assembleias amanhã(14) para definir os rumos da paralisação. Às 8h os bancários da Caixa realizam um ato em frente a agência da Presidente Vargas. (DOL)

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

LETREIROS INUSITADOS DO BRASIL

As profissões que mais ocorrem divórcio

1-Dançarinas e dançarinos;
2-Pedreiro;
3-Telefonistas;
4-Bartenders;
5-Recepcionistas de hotel;
6-Diaristas;
7-Massagistas;
8-Operários de fábricas que trabalham com alimentação e cigarro;
9-Operador de telemarketing;
10-Faxineiras;
11-Coreógrafos;
12-Garçom e garçonetes;
13-Enfermeiras e enfermeiros;
14-Psiquiatras;
15-Cuidadores e cuidadoras que atendam em domicílio;
16-Secretárias

LIXO TRANSFORMADO EM ENERGIA NO AMAZÔNAS

Um empresário de Manaus, no Amazonas, está produzindo energia elétrica por meio de uma usina cuja matéria orgânica é encontrada no lixo e em estações de tratamento de resíduos.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), pouco mais da metade das cidades brasileiras despeja lixo em locais abertos. No Pará, o índice é maior que 90%. Manaus é a primeira cidade brasileira em que as novas construções precisam ter rede de tratamento de esgoto.
A fazenda do empresário Fernando Garcia aproveita o resíduo gerado por uma escola do município, por exemplo. Ele também utiliza o esgoto produzido a partir do dejetos de cabritos e o lixo orgânico recolhido nas ruas.
Tudo vai para uma usina que aproveita o calor do sol para transformar o material orgânico em energia elétrica. "O projeto implantado no conceito de uma cidade poderia reduzir em até 60% o volume do lixo destinado a um aterro sanitário", diz ele.
Na usina, o calor transforma o material orgânico em metano e hidrogênio, que servem de combustível para um motor que gera energia elétrica limpa. O protótipo montado na zona rural de Manaus terá capacidade para gerar energia suficiente para iluminar uma vila com 60 casas, por exemplo. A energia é produzida a partir da transformação de 50 toneladas de resíduos por dia.

ACOMPANHE QUEM SÃO OS RESGATADOS NO CHILE

BRASIL TEM MAIS FACULDADES DE DIREITO DO QUE TODO O MUNDO

O Brasil tem mais faculdades de Direito do que todos os países no mundo, juntos. Existem 1.240 cursos superiores para a formação de advogados em território nacional enquanto no resto do planeta a soma chega a 1.100 universidades. Os números foram informados por Jefferson Kravchychyn, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

“Temos 1.240 faculdades de direito. No restante do mundo, incluindo China, Estados Unidos, Europa e África, temos 1.100 cursos, segundo os últimos dados que tivemos acesso”, disse o conselheiro do CNJ.
Segundo ele, sem o exame de ordem, prova obrigatória para o ingresso no mercado jurídico, o número de advogados no País –que está próximo dos 800 mil— seria muito maior.
“Se não tivéssemos a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) teríamos um número maior de advogados do que todo o mundo. Temos um estoque de mais de 3 milhões de bacharéis que não estão inscritos na ordem”, afirmou Kravchychyn.

Má qualidade

Na opinião do conselheiro do CNJ, as faculdades de Direito no Brasil deixam a desejar. “Temos mais de 4 milhões de estudantes que estudam em faculdades que não ensinam mediação, arbitragem, conciliação. Ou seja, temos um espírito litigioso. Tudo eu quero litigar [discutir]. Isso é da formação da própria faculdade”, comentou o conselheiro, que citou, ainda, o perfil do brasileiro que entra com ações na Justiça.
“Não quero criticar o advogado, mesmo porque sou um. Mas precisamos mudar a consciência social sobre brigas no judiciário. Como todo mundo tem um advogado ou bacharel em direito na família, ou conhecido, qualquer coisa é motivo para entrar na Justiça”, finalizou

FOTO DO MILAGRE EM SAN JOSÉ CHILE

Após 2 meses na escuridão, mineiros são resgatados e recebidos com festa no Chile.

JOSÉ SERRA TEM TETO DE VIDRO

Na enxurrada de denúncias entre os candidatos à Presidência, uma pergunta da petista Dilma Rousseff, feita ao tucano José Serra no debate da Band, no último domingo, só foi respondida ontem,12. Mesmo assim, após o acusado cobrar resposta de Serra, que chegou a negar que o conhecia, mas depois admitiu o contrário. Dilma se referiu ao engenheiro Paulo Vieira de Souza, conhecido como Paulo Preto ou Homem-Bomba, que, segundo reportagem da revista ‘Isto É’ publicada em agosto, arrecadou pelo menos R$ 4 milhões para a campanha eleitoral do PSDB, sem que os recursos tenham chegado ao caixa do comitê de Serra.

Ontem, no jornal ‘Folha de S.Paulo’, Paulo Preto, ex-diretor da Dersa — estatal paulista responsável pelas principais obras viárias do estado, como o Rodoanel, investimento de mais de R$ 5 bilhões — cobrou de Serra resposta às acusações. “Não somos amigos, mas ele (Serra) me conhece muito bem. Ele tem que responder”.
À Folha, o engenheiro negou ter arrecadado recursos para o PSDB, mas diz que “criou as melhores condições para que houvesse aporte de recursos”. “Não se larga um líder ferido na estrada, a troco de nada. Não cometam esse erro”, disse ele, em recado direto a líderes tucanos.
No dia seguinte ao debate, em entrevista ao portal Terra, Serra afirmou que “não sabia quem era Paulo Preto”. “Nunca ouvi falar. Ele é um factoide”, disse. Após carreata em Goiânia (GO), Serra parece ter mudado de opinião.
O tucano passou a se referir a Paulo Preto como inocente. “Vamos deixar claro. A Dilma chegou no debate e disse que tinha havido um desvio de R$ 4 milhões na minha campanha. Ou seja, que alguém contribuiu e não chegou à minha campanha. Isso não é verdade. Ele (Paulo Preto) é totalmente inocente. Ele não fez nada disso”, disse Serra.
Na entrevista da ‘Isto É’, Paulo Preto é criticado por Eduardo Jorge, vice nacional do PSDB. “Ele arrecadou por conta própria, sem autorização do partido”, disse. A revista também cita a investigação Castelo de Areia, da Polícia Federal, em que Paulo Preto aparece como uma das pessoas que teriam recebido propina de uma empreiteira.

A Rede Record está indo a fundo, desmascarando Serra, já a Rede Globo, prefere proteger o seu apadrinhado omitindo informações...

BRASILEIRÃO SÉRIE C - PFC 7x0 no time de REDENÇÃO

Noventa minutos foram suficientes no Estadio Rosenão, nesta terça-feira, 12, para mostrar que a nova fase do Parauapebas Futebol Club é para vitórias.

Com um adversário que não conseguiu em nenhum momento do jogo demonstrar ameaça para o PFC o time de Redenção foi para casa com uma amarga derrota de 7x0, com gols de Clóvis, Hélcio, Lima, Edilson e Ró, os dois últimos duas vezes cada.
Na próxima rodada, dia 20, o PFC enfrenta o Kikratejê Gaviões, no estádio Zinho Oliveira, em Marabá. No domingo 24, a equipe de Parauapebas vai até Redenção para o jogo de volta. A chave do PFC é composta pelo PFC, Redenção e Kikratejê. Dos três clubes, dois se classificam para a próxima fase.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

A variola não foi extinta!

Bem todos nós achando que o vírus da varíola tinha acabado desde 1980, bem um “primo” desse vírus anda contaminando animais e algumas pessoas em alguns estados brasileiros, não é algo para se alarmar por enquanto porque as contaminações são iguais, por exemplo, as gripes suínas e aviarias, os vírus acabam evoluindo e contaminando as pessoas que entram em contatos com os animais contaminados.

Este “primo” da varíola(o virus vaccinia)por enquanto  não é uma doença mortal, mas causa danos sociais devastadores já que deixa a pessoa extremamente horrível (devido a ferimentos que aparecem pus) abaixo uma foto de uma criança infectada pela varíola.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

CÍRIO DE NAZARÉ EM PARAUAPEBAS



A comunidade Católica de Parauapebas realizará sua homenagem a Virgem de Nazaré no quarto domingo de Outubro

A devoção inicia com procissão nos principais bairros da cidade, Trasladação da imagem de Nossa Senhora de Nazaré nas igrejas católicas, além dos festejos nazarenos durante uma semana com grande participação comunitária. O Círio em Parauapebas acontecerá do dia 24 a 31 de Outubro.

Prazo para justificar ausência de voto no primeiro turno termina em 3 de dezembro

O eleitor que não votou no primeiro turno das eleições de 2010, tem até o dia 3 de dezembro para justificar a ausência no pleito. O prazo de 60 dias é contado a partir da data de cada turno. Assim, o prazo para quem deixar de votar no dia 31 de outubro será até 31 de dezembro.

Quem não se justificar na Justiça Eleitoral, não poderá, por exemplo, obter passaporte ou carteira de identidade, inscrever-se em concurso ou prova para cargo ou função pública, além de renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo.

Horário de Verão começa no próximo domingo

A economia nos horários de pico deve ser suficiente para abastecer uma cidade de 6 milhões de habitantes

O horário de verão começa no próximo domingo nas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste. Quando os relógios marcarem meia-noite de domingo, deve-se adiantar os ponteiro para 1 hora da manhã.
O Horário de Verão é uma medida anual do governo, que tem como principal objetivo aproveitar a maior intensidade da luz natural durante parte da Primavera e do Verão para reduzir o consumo de energia no chamado horário de pico, entre o fim da tarde e o início da noite.

Nesse horário de maior consumo, a redução da demanda proporcionada pela mudança dos relógios chega a 5%, segundo estimativa do min

PIADA-RAPIDINHAS FEMINISTAS

1. Porque há mais gays que lésbicas?
Resposta: porque nem "eles" gostaram de ser homens.
2. Porque é que a maioria das mulheres dirige mal?
Resposta: porque os instrutores são homens.
3. Porque todos os motoristas de táxis são homens e não mulheres?
Resposta: porque a "ignorância" é "um requisito indispensável".
4. Porque é que há mais mulheres que homens?
Resposta: porque "mãe natureza" é sábia.
5. No que se parece um homem ao programa "windows"?
Resposta: é que cada vez que o usamos ele parece ótimo, mas há sempre uma versão que o substitui.
6. Porque os homens gostam tanto de carros e motos?
Resposta: porque são as únicas coisas que eles podem dirigir.
7. O que faz os homens parecerem tão bonitos?
Resposta: a escuridão.
8. Porque existe o machismo?
Resposta: porque de ilusões tambem se vive.
9. Porque a inteligência do homem não pode ser paga com dinheiro?
Resposta: porque não existe moeda tão pequena.
10. Como deixar um homem louco na cama?
Resposta: é só esconder o controle remoto.

Presidente Lula volta ao Pará dia 14

O comício do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com a candidata à reeleição ao governo do Estado, Ana Júlia Carepa (PT), na próxima quinta-feira, 14, acontecerá em Ananindeua. O evento será realizado na Arterial 18, próximo à rotatória do Icuí, a partir das 18 horas. A expectativa é atrair 50 mil pessoas, como no comício realizado na campanha do primeiro turno, em Belém, segundo adiantou um dos coordenadores da campanha da Frente Popular Acelera Pará, João Batista, presidente do PT no Pará.

Ananindeua é o segundo maior colégio eleitoral do Estado, com 259.297 eleitores aptos a votarem, segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA). Será a primeira vez que um presidente da República visita o município

PARAENSE ESTA NA FINAL DA GAROTA FANTÁSTICA

A paraense Tayná Carvalho está no time das 12 Fantásticas que disputam o prêmio de R$ 500 mil em contratos publicitários. Na casa, a diversidade de belezas vai dar o tom. Entre as finalistas, estão todos os perfis: louras, morenas, negras e indígenas, vindas de Norte a Sul do país. As candidatas vão dividir o mesmo teto por, pelo menos, cinco semanas, de 11 de outubro a 14 de novembro. Todos os domingos, o público do Fantástico, programa dominical da TV Globo, vai decidir, por telefone ou via internet, quem merece permanecer na disputa pelo título até chegar ao nome da nova Menina Fantástica.

Tayná, 18 anos, tem traços amazônicos herdados da avó e disse acreditar que isso pode fazer a diferença. “Todas as classificadas merecem, mas vou dar o máximo de mim para conseguir ser a nova Menina Fantástica”, afirma. Tayná vê no concurso a chance de se fazer conhecida no mundo da moda. “Ser modelo é o que eu mais quero”. (Diário do Pará)

Viagem Verde e Amarela de trêm para comemorar Dia das Crianças

Nesta terça-feira, 12 de outubro, o Trem de Passageiros da Estrada de Ferro Carajás (EFC) fará uma viagem especial. Para comemorar o Dia das Crianças, a Vale programou a Viagem Verde e Amarela com a realização de várias atividades recreativas e culturais no percurso que vai de Marabá (PA) a Arari (MA). A ação será desenvolvida em parceria com o grupo de Voluntários Vale, formado por empregados e contratados da empresa.

Para que as crianças se divirtam à vontade e comemorem seu dia, um carro executivo do trem será adaptado para a programação. Com as poltronas retiradas e decoração especial, o carro vai dar espaço para atividades que incluem apresentação teatral Hora do Conto, teatro de fantoches, oficinas de pintura facial e desenho, salãozinho de beleza, gincana, além de distribuição e sorteio de brindes.
Outro destaque é o Jogo da Segurança, no qual a criançada vai aprender dicas de segurança que são úteis para a boa convivência com a ferrovia. (Assessoria de Imprensa da Vale)

Aborto, escândalo na Casa Civil e privatizações viram temas das críticas trocadas entre petista e tucano na Band

Os presidenciáveis Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) transformaram o primeiro debate do segundo turno da eleição presidencial em palco para a troca de acusações e duras críticas. Em um embate que se estendeu por todos os blocos do programa, a petista e o tucano se revezaram em menções à polêmica sobre aborto, às denúncias de corrupção que atingiram a Casa Civil do governo Lula e à política de privatizações do governo Fernando Henrique Cardoso.

A decisão de Dilma de partir para o ataque contra Serra já era prevista pela campanha petista, como adiantou o iG. O confrontou esquentou logo na primeira pergunta, quando Dilma abordou Serra dizendo ser vítima de uma campanha baseada em "calúnias". "Sua campanha procura me atingir por meio de calúnias, mentiras e difamações", disse Dilma, acusando o vice do adversário tucano, deputado Indio da Costa (DEM-RJ), de reunir grupos de discussão com o objetivo de explorar eleitoralmente "questões religiosas". Serra reagiu: "Vocês confundem verdades ou matérias de jornais com ataques orquestrados".
Na réplica, a petista rebateu: "a última mentira contra a mim foi porque vocês disseram que minha campanha pediu para abrir sigilo (...) Hoje você é réu por calúnia e difamação", e recomendou ao tucano "cuidado" para não cair numa situação da Lei da Ficha Limpa.
Em meio à troca de acusações, Serra entrou no tema do aborto, ao dizer que Dilma mudou seu discurso sobre o procedimento - a petista declarou no passado que é a favor da descriminalização e nas últimas semanas tem reforçado o discurso em "defesa da vida". "Aí se trata de ser coerente, de não ter duas caras", reforçou o tucano.
Dilma não negou o apoio à descriminalização, mas investiu na tese de que se trata apenas de evitar que mulheres que tenham sofrido complicações por realizarem clandestinamente o procedimento não corram o risco de serem presas ao buscarem socorro.
A petista também acusou Serra de ter "mil caras" e disse que o rival se tornou alvo de investigação por tê-la acusado de montar um dossiê. "Você é réu por calúnia e difamação. Você está caminhando para entrar na Ficha Limpa", rebateu a petista. Dilma ainda mencionou o fato de a mulher do tucano, Mônica Serra, ter dito que a petista é "a favor de matar as criancinhas". "Eu não concordo com a fala da sua senhora. é uma coisa antiga", afirmou.
Os dois baixaram o tom por alguns minutos, após Serra questionar Dilma sobre segurança pública. Pouco depois, entretanto, a petista retomou os ataques. "O senhor deveria olhar o seu assessor Paulo Vieira de Souza, que fugiu com R$ 4 milhões de dentro da sua campanha", provocou, em referência a denúncias envolvendo um suposto desvio de recursos comandado por Vieira, que foi diretor da Dersa.
Dilma manteve o tom em alta no segundo bloco, ao lembrar que Serra normatizou a realização do aborto nos casos autorizados pela atual lei - a regra atual, que data de 1940, autoriza o procedimento nos casos de estupro e de risco à vida da mãe.

MINA DE SERRA PELADA IMPRESSIONA CORRESPONDENTES INTERNACIONAIS

Roberto Cattani, presidente da ANSA - Associação dos Correspondentes Estrangeiros no Brasil, bem como todos os componentes da caravana, composta por Thomas Milz (ARD - Alemanha), Katia Bortoluzzi (La Stampa - Itália), Alexandre Rocha (Brazil-Arab News Agency - ANBA), Ricardo Panessa (Auto Bild/La Tercera - Chile), ficaram impressionados com o que viram em Serra Pelada. Cattani contou que visitou o local ainda em 1989 quando a realidade era outra totalmente diferente.


A viagem, segundo ele, tem como objetivo trazer os correspondentes estrangeiros a conhecerem os lugares mais jornalisticamente quentes da Amazônia. “Até aqui fizemos pouco mais de mil quilômetros do trecho a ser percorrido, que é de aproximadamente seis mil. Estamos procurando ver de perto aquilo que só conhecemos pelas notícias”, afirmou Cattani, enfatizando que no trajeto tem encontrado pessoas e visto a situação de perto, além de conhecer vários pontos da Amazônia e citou, entre eles, a mina de Carajás, as siderúrgicas de Marabá, as instalações da Hidrelétrica de Belo Monte em Anapú, a transamazônica no trajeto Marabá a Itaituba. Já em Mato Grosso visitarão os garimpos de Novo Progresso e em Alta Floresta uma reserva particular, uma das mais importantes do Brasil.

Da mina de Serra Pelada, a primeira mina subterrânea em construção no Pará, onde passaram toda a tarde desta quinta-feira, 07, levarão informações dos trabalhos socioambientais que a parceria Colossus e Coomigasp está realizando no município de Curionópolis, que sedia o projeto em implantação. A Colossus acompanhou a visita e explicou o andamento da obra que já conta com os primeiros 42,5 metros de túnel perfurado.

A obra terá seu ritmo acelerado com a chegada de duas máquinas de mineração contínua Road Headers, mais conhecidas como “tatus”, (um equipamento avaliado em pelo menos $ 1,8 milhoes (um milhão e oitocentos mil dólares) que chegam a perfurar diariamente de 12 a 20 metros de galerias de 30m².

O coração da mina será alcançado a cerca de 400 metros de profundidade e praticamente por baixo da antiga cava do garimpo que tinha exploração manual na década de 80, mas a exploração mineral poderá se iniciar em uma profundidade de 180 metros. A previsão de atingir esta profundidade será por volta do mês de setembro do próximo ano, 2011.

Tudo foi observado pelos jornalistas que não deixaram passar despercebido o quesito segurança que também foi explicado pela Colossus como prioridade. As paredes do túnel estão todas seguras com o procedimento necessário que garante tanto a segurança dos empregados quanto o rendimento dos trabalhos.
Fonte: Placa da Bateia

domingo, 10 de outubro de 2010

SERRA-RETA FINAL O JEITO É APELAR

CÍRIO DE NAZARÉ - UNIÃO DE FÉ DO POVO PARAENSE

O Círio é um dos eventos do mundo que mistura duas ciências: a exata e a humana. Falar da procissão e não falar de números é tarefa quase divina. A quantidade de romeiros bateu todos os recordes. Assim como a rapidez com que o caminho secular da procissão foi percorrido. Foram cerca de 2 milhões e 200 mil romeiros seguindo a berlinda com a Imagem de Nossa Senhora de Nazaré só na grande procissão deste domingo (10). Os dados do Dieese no Pará (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos) também mostram que o Círio de número 218 foi o mais caro da história, custando cerca de R$ 2,2 milhões.

O sentimento de entrega e servidão é traduzido no pagamento de promessas. Corpos machucados e sensação térmica de 39ºC não desanimam quem tem muito a agradecer à Virgem de Nazaré. É o caso de Jorge Corrêa, de 50 anos. Desde 1999, o promesseiro faz o trajeto do Círio de joelhos. 'Minha mãe estava muito doente, desacreditada pelos médicos, e desde que ela se curou eu venho de joelhos agradecer a Nossa Senhora', relatou. 

DEFINIÇÕES DE TPM