Pesquisar este blog

sábado, 18 de junho de 2011

PARAUAPEBAS NO MAPA DO TURISMO



Paratur começou esta semana uma série de visitas aos pólos turísticos paraenses visando o início da atualização do Plano de Desenvolvimento Turístico do Estado do Pará. As visitas estão sendo realizadas pela interlocutora da Paratur, Conceição Silva da Silva e por consultoras da Chias Marketing, empresa espanhola contratada pela Companhia Paraense de Turismo (Paratur) para atualizar o plano, lançado há 10 anos pelo Governo do Estado.

Adenauer Góes, presidente da Paratur, formalizou em abril aos cerca de 40 membros do Fomentur – Fórum de Desenvolvimento Turístico do Estado do Pará - o início dos trabalhos. Para Adenauer o plano precisa se readequar à realidade atual do setor, obras de infraestrutura são necessárias, assim como uma visão sobre o comportamento da indústria do turismo. Ele defende, entretanto, a retomada do slogan "Pará, A Obra-Prima da Amazônia" na comercialização dos produtos turísticos, tendo em vista que a Amazônia é uma marca de grande apelo em todos os segmentos do turismo.

Na última sexta-feira, dia 17, a visitação da Paratur e da Chias Marketing foi ao município de Vigia de Nazaré e no sábado, dia 18, a São Caetano de Odivelas, encerrando a visita no pólo Amazônia Atlântica. O próximo pólo a ser visitado é o Araguaia Tocantins, que envolve os municípios de Parauapebas, Marabá, Conceição do Araguaia e Tucuruí, a serem diagnosticados entre 19 e 27 de junho.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

RÁDIO ARARA AZUL FM COMEMORA 4 ANOS COM SHOW DE GUSTAVO LIMA

A Arara Azul - FM - 96,9 - vai comemorar 4 anos de sucesso e muitos serviços prestados a comunidade em grande estilo.
Dia 30 de junho em Parauapebas no Parque de Exposições GUSTAVO LIMA faz show para os apaixonados por rádio e sertanejo universitário, numa noite que contara com a presença de todos os locutores da radio Arara Azul Fm.

ROD. BR-230, TRANSAMAZÔNICA - MARABÁ FOI LIBERADA

Quem havia programado passar o final de semana nas praias de Marabá e ainda curtir o Show do Luan Santana e desistiu por causa do bloqueio do km 120 da rodovia BR-230( Transamazônica), pelos  Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, pode se despreocupar. A  liberação da pista aconteceu ontem,16, por volta das 13h40, após acordo com a juíza da Vara Agrária de Marabá, Claudia Favacho Moura e a promotora de Justiça, Suênia Sá, onde foi marcada uma reunião em Brasília para discutir a pauta de reivindicações do movimento.
Pelo acordo, integrantes do MST, Fetagri, Fetraf e Contag serão recebidos pelo ministro do desenvolvimento agrário, na segunda-feira (20), em uma reunião na capital federal.
O bloqueio foi a forma de chamar a atenção do Incra para a regularização de assentamentos na região. Na terça-feira (14), uma mulher que morava em um desses acampamentos, em frente ao Incra, foi atropelada na rodovia, o que foi o estopim para os protestos. Neste dia os manifestantes também interditaram a pista. Esta é a segunda interdição no local

quinta-feira, 16 de junho de 2011

VACINAÇÃO CONTRA POLIO EM PARAUAPEBAS COMEÇA SÁBADO, 18


A campanha acontece de 13 a 24 de junho, tendo como dia “D” sábado, 18.
Todas as crianças menores de 5 anos, que ainda não foram vacinadas contra a poliomielite devem procurar uma unidade de saúde, para receber a sua dose de proteção contra a doença.

Parcerias – Vacina e lazer
O Circuito Cinemas do Unique Shopping disponibilizará 3 sessões especiais às 12 primeiras crianças a se vacinarem contra a poliomelite na sexta-feira, 17, nos 13 postos de vacinação. Além da criança, o responsável também adquire o ingresso. Na entrada do cinema é necessário apresentar a carteira de vacina e o ingresso recebido.
 
Confira as sessões:
Sábado, 18, às 10h: Kung Fu Panda 2 em 3D
Domingo, 19, às 10h: Velozes e Furiosos 5
Segunda, 20, às 13h: Kung Fu Panda 2 em 3D

No sábado, 18, será a abertura solene do dia D da Campanha contra a Paralisia Infantil, às 8 h, na recepção do Hospital Municipal, com apresentação da contorcionista Raiane Siam, do Circo Broadway, e sorteio de entradas para o circo e cinema entre as crianças que se vacinarem no local. Na ocasião será oferecido um delicioso mingau. No dia D, além dos postos de saúde, escolas e supermercados também estarão realizando a vacinação.
A Secretaria de Educação (Semed) em apoio à campanha, disponibilizará 2 ônibus, sábado e domingo, para levar as crianças e os responsáveis ao cinema, com saída às 8 h do Hospital Municipal.
Profissionais autônomos também abraçaram a causa, como Gildo Lobo, representante de vendas que fez a doação de pipocas para as crianças.

Postos de Vacinação no dia D (18 de junho)
CS Cidade Nova; C.S. Rio Verde; C.S. Liberdade; C.S. Fortaleza; CS Materno Infantil;       C.S. Altamira; C.S. Novo Brasil; C.S. Casas Populares; CRAS - Betania; Escola Eunice Moreira; Escola Domingos Cardoso; 

CURIOSIDADE: Jovem cubano tem 24 dedos

A peculiaridade física de Hernández, de 30 anos, lhe rendeu o apelido de "Vinte e quatro" na comunidade onde vive na bacia do rio Toa, na província de Guantánamo.
Hernández, que trabalha como "cayuquero" (condutor de barcas entre as margens do rio) e cozinheiro de um centro turístico, afirma que sua maior paixão é andar descalço ou com o sapato aberto para mostrar seus seis dedos em cada um dos pés e das mãos.
A bacia do rio Toa, que tem 1.060 quilômetros quadrados, é a região menos habitada de Cuba, quase deserta, e tem aproximadamente um habitante por quilômetro quadrado.
Segundo Hernández, em sua família não há outra pessoa que tenha a mesma "virtude" que ele. Além disso, se sente "à vontade" com sua esposa, com quem teve três filhos que "nasceram inteiros e sem alterações".

Bebê de dois meses que fala surpreende camponeses na Nicarágua

Um bebê de dois meses deixou seus pais espantados quando, depois de tomar leite, pronunciou as primeiras palavras em uma comunidade camponesa da Nicarágua. Isabel Mendoza, a mãe do garoto, diz que ele disse palavras como "mamãe".
– As palavras que disse foram mamãe, papai e "pipe" [menino].
O pai, Antony Huete, contou que seu filho, que possui o mesmo nome dele, pediu-lhe uma vez "água, água".
A avó materna do menino, Rosa Álvarez, contou que no início não acreditava na história, até que ouviu o bebê dizer "água".
– Ele pediu água ao pai.
O caso ocorreu na comunidade de El Palmar, no município costeiro de Tola, departamento de Rivas, perto da fronteira com a Costa Rica.onte: R7

350 municípios brasileiros já aderiram à Nota Fiscal Eletrônica

Segundo pesquisa realizada pela empresa catarinense (Joinville) Conceito W Sistemas, líder nacional em soluções corporativas para gestão e integração de NFS-e, 350 municípios brasileiros já aderiram a nota fiscal de serviço eletrônica.
O diretor geral da Conceito W Alan Koerbel, lembra que esse número cresce de forma exponencial: “Em 2008 mapeamos 6 prefeituras com a nota eletrônica, em 2009, 20, e em 2010, 200. Um dos principais estímulos para que as administrações municipais adotem a nota eletrônica é o expressivo aumento da arrecadação com o ISS. Nossa previsão era que 2011 terminasse com 300 cidades, mas agora a expectativa foi elevada para 400. Atualmente atendemos 200 municípios. Em julho vamos atender 230.”
A nota fiscal de serviço eletrônica (NFS-e) é uma obrigação na esfera municipal. Ao contrário da NF-e (mercantil/federal/estadual), a NFS-e (serviços/municipal) não possui um padrão nacional. Cada cidade pode adotar um modelo, e adequar o funcionamento conforme suas necessidades. 
Em julho o CW NFS-e já estará pronto para integrar com 230 prefeituras. Serão homologadas no próximo mês as cidades: Chapadão do Céu, Itajá, Constantina, Goioerê, Ibirama, São Bento do Sul, São Carlos, São Miguel do Oeste, Xaxim, São Lourenço do Oeste, Juazeiro, Santa Carmem, Barra do Bugres, Cáceres, São Caetano do Sul, Marabá, Parauapebas, Santa Rosa, Vinhedo, Mogi Guaçu, Sapiranga, São João da Boa Vista, Embu das Artes, Vargem Grande do Sul, Martinópolis, Teodoro Sampaio, Itobi, Mineiros do Tietê, Dois Córregos, Piracicaba, Presidente Prudente, Maracaí, Osvaldo Cruz, Boituva, Araruama.

TSE prepara plebiscito sobre divisão do estado do Pará

O Tribunal Superior Eleitoral está preparando um plebiscito que irá definir se o Pará será dividido em três novosPara estados, criando os de Tapajós e Carajás. A previsão da aplicação é para a primeira quinzena de dezembro conforme informa o presidente do TSE, Ricardo Lewandowski. No mês passado decretos foram aprovados pela Câmara dando um prazo máximo de seis meses para a realização do plebiscito que deverá consultar cerca de 3 milhões de eleitores paraenses.
A Justiça Eleitoral estima um gaste orçamentário de cerca de R$ 5 milhões, e segundo Lewandowski a possibilidade de um reforço financeiro não deve ser descartada. Um dos principais desafios para o plebiscito que deverá ser aplicado em um domingo é o isolamento de muitas localidades no Pará, mas para solucionar o problema de acessibilidade a Justiça Eleitoral deverá contar com o apoio das Forças Armadas.
Campanhas educativas informando a população sobre a importância de votar e as suas conseqüências já estão sendo estudadas e elaboradas, a propaganda institucional sobre a divisão do Pará deverá ser veiculada em todo o âmbito nacional, já que alguns eleitores não vivem mas votam no Pará e também precisam ser informados.
Embora não seja uma eleição, o voto é obrigatório e quem faltar e não justificar ausência poderá ter o título eleitoral cancelado.
Os estados de Tapajós e Carajás ocupariam 58% e 25% respectivamente do território paraense, se criados as mudanças refletirão também em Brasília, com duas novas unidades da federação a região passará a ter seis novos senadores, dois novos governadores, e cerca de 14 deputados a mais, dependendo do número de habitantes.

TRÊS ATITUDES

 Entendendo-se que o egoísmo e o orgulho são qualidades negativas na personalidade mediúnica, obscurecendo a palavra da Esfera Superior, e compreendendo-se que o bem é a condição inalienável para que a mensagem edificante seja transmitida sem mescla, examinemos essas três atitudes, em alguns dos quadros e circunstâncias da vida.

Na sociedade:
O egoísmo faz o que quer.
O orgulho faz como quer.
O bem faz quanto pode, acima das próprias obrigações.

No trabalho:
O egoísmo explora o que acha.
O orgulho oprime o que vê.
O bem produz incessantemente.

Na equipe:
O egoísmo atrai para si.
O orgulho pensa em si.
O bem serve a todos.

Na amizade:
O egoísmo utiliza situações.
O orgulho clama por privilégios.
O bem renuncia ao bem próprio.

Na fé:
O egoísmo aparenta.
O orgulho reclama.
O bem ouve.

Na responsabilidade:
O egoísmo foge.
O orgulho tiraniza.
O bem colabora.

Na dor alheia:
O egoísmo esquece.
O orgulho condena.
O bem ampara.

No estudo:
O egoísmo finge que sabe.
O orgulhoso não busca saber.
O bem aprende sempre, para realizar o melhor.

O egoísmo e o orgulho são dois corredores sombrios, inclinado-nos, em toda parte, ao vício e à delinqüência, em angustiantes processos obsessivos, e só o bem é capaz de filtrar com lealdade a Inspiração Divina, mas para isso, é indispensável não apenas admirá-lo e divulgá-lo; acima de tudo, é preciso querê-lo e praticá-lo com todas as forças do coração.
Chico Xavier( pelo Espírito Emmanuel).

quarta-feira, 15 de junho de 2011

COMUNICADO SECRETARIA SAÚDE PARAUAPEBAS - BOLSA FAMÍLIA

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) convoca a todos os beneficiários do Programa Bolsa Família, que ainda não fizeram a pesagem de sua família neste 1º semestre, para comparecerem as Unidades de Saúde mais próximas de sua casa e realizar o acompanhamento de rotina até o dia 28 de junho. É necessário que o responsável e seus dependentes compareçam urgentemente, levando o cartão Bolsa Família e a carteira de vacinação. Evite que seu beneficio seja bloqueado. Compareça!

Secretaria de Esporte de Parauapebas esta atendendo no Complexo Esportivo do Rio Verde

Visando manter o bom atendimento nos assuntos no que diz respeito ao esporte do Município, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL) por meio do secretário Anderson Moratorio, informa a toda a população, que devido o início da reforma do Ginásio Poliesportivo a secretaria está atendendo todas as suas demandas na área administrativa do Complexo Esportivo Rio Verde. Desde já agradecemos a compreensão de todos.

Brasileiros poderão observar eclipse lunar hoje

Neste 15 de junho, todos os brasileiros terão o privilégio de observar um belíssimo fenômeno celeste: o eclipse total da Lua. Neste dia, logo após o pôr-do-Sol, a Lua nascerá em sua fase cheia (condição fundamental para a ocorrência de um eclipse do gênero), e já nascerá sendo "engolida" pela sombra projetada do nosso planeta. Se as condições climáticas de sua cidade permitirem um céu sem nuvens, vale muito a pena dar um tempo de suas atividades e se dar ao prazer de ficar uma hora olhando para a Lua. Se você tem crianças em casa, leve-as para ver o fenômeno. É algo que marca, que fica como boa lembrança e instiga à curiosidade pelo estudo de Ciências.
Não é preciso trabalho algum para ver o eclipse. Basta identificar o ponto cardeal leste, que é onde o Sol e a Lua nascem. Mesmo que você não saiba onde fica o leste, veja como é fácil identificar: olhe para onde o Sol está se pondo.O leste estará exatamente às suas costas.

Parauapebas está em 2º lugar em exportações deste ano

Entre os municípios que mais exportaram neste ano, Angra dos Reis (RJ) aparece em primeiro lugar, com US$ 5,405 bilhões, seguido por Parauapebas (PA) - US$ 4,079 bilhões; São Paulo (SP) - US$ 2,635 bilhões; Rio de Janeiro (RJ) - US$ 2,308 bilhões; e Vitória (ES) - US$ 2,100 bilhões. No período, 2.197 municípios realizaram operações de comércio exterior e movimentaram US$ 180,673 bilhões em exportação e importação, um aumento de 30,4% em relação ao ano passado.
E o maior exportador, no acumulado do ano, foi São Paulo (US$ 21,769 bilhões), acompanhado por Minas Gerais (US$ 15,180 bilhões) e Rio de Janeiro (US$ 10,928 bilhões). Em seguida, aparecem Rio Grande do Sul (US$ 7,291 bilhões) e Paraná (US$ 6,487 bilhões). Na comparação com o mesmo período de 2010, a maioria dos estados brasileiros aumentou as exportações, com exceção de Rio Grande do Norte (-25,63%), Piauí (-24,38%), Amazonas (-22,28%), Maranhão (-19,64%), Pernambuco (-10,88%), Paraíba (-7,78%) e Rondônia (-2,09%).

terça-feira, 14 de junho de 2011

Vale oferece 380 vagas para engenheiros de projetos - Pará está incluido

A Vale está recrutando engenheiros para atuar na implantação de seus projetos no Brasil. São 380 vagas para profissionais com mais de quatro anos de formação. As inscrições vão até 15 de julho. Só este ano a Vale – segunda maior mineradora diversificada do mundo – tem previsão de investimento de US$ 24 bilhões.
Para participar da seleção, o profissional deve ser formado em um dos seguintes cursos de Engenharia: de Automação, Civil, Elétrica, Mecânica, de Minas, Metalúrgica, de Produção ou Química. É necessário ter nível de inglês intermediário ou avançado.
Há dois perfis de vagas disponíveis. O primeiro perfil é para engenheiros com quatro a dez anos de formação e experiência mínima de quatro anos em projetos de médio e grande porte nos setores de infraestrutura, petroquímica, siderurgia, mineração ou química, entre outros.
O segundo perfil é para engenheiros com mais de dez anos de formação, que precisam ter atuado por pelo menos oito anos no tipo de projetos descrito acima e ter ocupado cargo gerencial.
É importante ter disponibilidade para mudar de cidade, já que a Vale está investindo em projetos em vários estados onde opera no Brasil: Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Pará, São Paulo e Sergipe.
Os contratados terão direito aos benefícios de prática no mercado, além da participação nos resultados da empresa – um diferencial importante da Vale.
As inscrições devem ser feitas pelo site www.vale.com/oportunidades

Parauapebas sediará Jogos Abertos do Pará 2011

Na última sexta-feira, 10, técnicos da Secretaria Estadual de Esporte e Lazer (SEEL) estiveram reunidos na Câmara Municipal de Parauapebas, para realização de um congresso técnico dos Jogos Abertos do Pará (JAPS).
Depois das explicações técnicas feitas por parte dos representantes da SEEL, os técnicos, Mauro Bintencurt e Acácio Lima, que são coordenadores técnicos dos Jogos, confirmaram Parauapebas como sede dos JAPS. A data da realização da etapa regional está marcada para os dias 7, 8, 9, 10 e 11 de setembro do ano corrente.
Todas as cidades que compõe a região foram convidadas a participarem do congresso técnico, mas somente Conceição do Araguaia (Luiz Ricardo), Redenção (Michele Ribeiro), São Félix do Xingu (Leonardo Silva), Xinguara (Jimm Thomas), Canaã dos Carajás (Carlos) e Parauapebas (Mardem de Vasconcelos) estiveram presente. Os representantes das cidades de Água Azul do Norte, Bannach, Cumarú do Norte, Curionopolis, Eldorado dos Carajás, Floresta do Araguaia, Ourilândia do Norte, Pau d’ Arco, Rio Maria, Santana do Araguaia, Sapucáia e Tucumã não compareceram.

Morreu durante a madrugada o jornalista Pedro Cláudio Reis

Os familiares comunicam parentes e amigos o falecimento de Pedro Cláudio de Moura Reis ocorrido desta terça-feira (16/06) em Paraupebas-PA. O corpo chegara ao aeroporto de Teresina-PI, as 17h e será velado na Câmara Municipal de São Raimundo Nonato. O sepultamento será amanhã às 09h no cemitério Nossa Senhora da Piedade.

SOBRE PC REIS
Natural de Oeiras – PI, 69 anos, Pedro Cláudio, PC Reis, foi o que se pode chamar de “homem do mundo” pela quantidade de informações e causos guardados em sua mente sobre as mais diversas situações e pelos que tinha capacidade de criar com a rapidez de um piscar de olho.
Pai querido, e admirado pelos filhos, jornalista forjado pela vida e um escritor que não resistia em escrever o lado simples da vida, foi ainda há pouco mas já deixa uma saudade enorme.
Em Parauapebas conseguiu conquistar fieis amigos e inserir sua marca nos principais meios de comunicação da cidade.

Praia do Tucunaré em Marabá já recebe marabaenses


O verão definitivamente chegou e acompanhado da sua principal característica, o calor intenso em dias de muito sol. Foi assim durante o último final de semana, fato que contribuiu para que centenas de marabaenses elegessem os primeiros metros de praia do Tucunaré para se refrescar, à beira do rio Tocantins.
Na água, muitos barcos, rabetas, lanchas e jet skis no sábado e no domingo davam uma amplitude de como o acesso à praia já anda grande nesses dias. A travessia paga, a partir da orla, na Marabá Pioneira, está se dando sem fiscalização, como é comum nessa época do ano e também com especulação por parte de barqueiros. Há quem cobre de R$ 2 a R$ 3 pela passagem. A superlotação é um perigo iminente e já percebido pelos passageiros das embarcações.
Na praia, o clima é de festa, com os banhistas aproveitando para curtir as belezas naturais do local, embora o grande número de pessoas na areia transmita aparente confusão. O som é garantido pelas próprias barracas que exploram comercialmente a praia, como a Terezinha e Pedro do Flamengo. E por falar em vendas, os ambulantes estão por todos os lados, oferecendo desde bolas e boias infláveis, até comida e bronzeadores.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Vale traz espetáculos do Ponto de Partida para Parauapebas




A Vale, dando prosseguimento aos seus investimentos culturais, traz para Parauapebas o seu novo projeto, incentivado via Lei Rouanet. “Expedições” percorrerá 15.438km, passando por 12 cidades, em 7 estados brasileiros – Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Pará e Sergipe.
Expedições tem como protagonista um dos mais destacados grupos de teatro do Brasil, o Ponto de Partida (www.grupopontodepartida.com.br). Em Parauapebas, o grupo apresentará dois dos mais celebrados espetáculos do seu repertório – “Ciganos” e “Os Gnomos contam a história do Gato Malhado e da Andorinha Sinhá”. O projeto Expedições tem a produção nacional da Rubim Produções por meio do projeto Teatro em Movimento.
 As apresentações acontecem nos próximos dias 17 (“Ciganos”), às 20h, e 18 de junho (“Os Gnomos...”), às 17h, no Cineteatro Carajás. Posteriormente, os espetáculos serão encenados em outras cidades do Pará e Sergipe.
Os ingressos para os espetáculos, criados a partir de obras dos escritores Bartolomeu Campos de Queirós e Jorge Amado, podem ser retirados gratuitamente na portaria da Vale de Parauapebas nos dias 15, 16 e  17 de junho, das 8h30 às 17h30.