Pesquisar este blog

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

SEMANA MUNICIPAL DA JUVENTUDE ENCERRA NESTE SÁBADO COM A PARTICIPAÇÃO DA BANDA DETONAUTAS


Durante toda a semana a Coordenadoria Municipal de Juventude (CMJ), vem realizando uma programação diversificada com palestras, exposições e oficinas em vários Bairros de Parauapebas, na zona rural e urbana. O objetivo principal é de fomentar a produção de atividades educacionais sociais e culturais.
Na programação desta sexta-feira da Semana Municipal da Juventude tem Exposição de Estandes da Coordenadoria Municipal da Juventude, Oficina de Grafitagem, Sessão de Cinema Popular na Praça de Eventos. Já na Escola Crescendo na Pratica da palmares II, às 14hs tem Oficina de Teatro de Rua e na Escola Alegria do Saber – Vila Sansão tem palestra Educativa com o Tema Drogas e DSt’s à partir das 15hs. Amanha no encerramento da Semana Municipal da Juventude terá a banda de Rock Nacional Detonautas Rock Club. 

Em Parauapebas, justiça eleitoral diploma prefeito, vice e vereadores eleitos


Na última quinta-feira, 13, na Câmara Municipal, aconteceu a solenidade de diplomação dos eleitos nas eleições de outubro em Parauapebas.A solenidade, muito prestigiada, contou com a presença de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subsecção Parauapebas, da Defensoria Pública do Pará, da Polícia Militar, do Ministério Público do Pará, da juíza titular da 2ª Vara de Parauapebas, Eline Salgado, de atuais vereadores, secretários de governo, representantes da Vale, além do juiz eleitoral Líbio de Araújo Moura, titular da 75ª Zona Eleitoral.
A abertura dos trabalhos se deu por volta das 19 horas quando o juiz eleitoral fez um balanço do que foi o pleito eleitoral em Parauapebas. Segundo Líbio Moura, sem a participação dos funcionários do eleitoral, do comandante da PM local e do diretor da Seccional de Polícia Civil, Antônio Miranda e seus colaboradores não teria sido possível conduzir com a lisura que foi essa eleição.
O prefeito eleito, Valmir Mariano Queiroz (PSD) agradeceu a todos que estiveram imbuídos na campanha que culminou com sua vitória e aos mais de 49 mil eleitores que se confiaram a incumbência de dirigir Parauapebas no período 2013/2016.
Segundo o prefeito eleito, o Brasil está mudando  em uma velocidade espantosa. Além de mudar na qualidade de vida, apresenta uma significativa mudança em relação ao tratamento dispensado pela justiça ao políticos, e, pela primeira vez nesse país, os ministros do STF resolvem prender autoridades políticas por desrespeito à coisa pública. Em virtude disso, afirmou Valmir Mariano, é preciso que os políticos também mudem e busquem representar a população sofrida com ações que tentem a melhoria na qualidade de vida desse povo.
O prefeito eleito parabenizou, na pessoa no juiz Líbio Moura, a justiça eleitoral. Segundo ele, o magistrado, com atitudes firmes e justas, não permitiu que o dinheiro fizesse a diferença no pleito eleitoral e, em assim fazendo, equiparou as forças e fez com que o eleitor pudesse escolher a melhor proposta.
Em certo trecho de seu discurso, Valmir afirmou que “não fez promessa alguma durante a campanha no sentido que angariar votos para si, todavia, marcou compromissos com o povo e vai trabalhar para que todos eles sejam cumpridos, especialmente para que os que clamam por água nas torneiras sejam beneficiados”.
O prefeito eleito alertou aos vereadores eleitos que “oposição é importante, mas que ela deve ter como propósito a melhoria na qualidade de vida das pessoas”. Valmir, ainda se referindo ao legislativo, disse que trabalhará ao lado dos vereadores, nunca à frente nem atrás, pois governar Parauapebas é um grande desafio, já que cresce mais que a China.
Finalizando, o prefeito eleito firmou seu compromisso de que “ao final dos quatro anos de sua administração Parauapebas estará melhor, mas, para que isso aconteça, espera contar coma ajuda de todos, principalmente do povo. Só assim, poderá fazer o melhor para Parauapebas”.
Em momento seguinte, o juiz eleitoral fez a entrega do diploma aos 15 vereadores eleitos: Devanir Martins (PP), Bruno Soares (PP), Maridé Gomes da Silva (PSC), Eliene Soares (PT), Odilon Rocha (PMDB), Israel Barros – Miquinha (PT), Arenes Souza (PT), Luzinete Batista (PV), Ivanildo Brás (PDT), João Assi – do Feijão (PP), Antônio Chaves de Sousa – Major da Mactra (PSDB), Jose Francisco Amaral Pavão (PTB), Professor Josineto Feitosa (PSDC), Euzébio Rodrigues (PT) e Dr. Charles Borges (PSD); à vice-prefeita eleita, Maria Ângela da Silva; e ao prefeito eleito Valmir Mariano.
Encerrando os trabalhos, o juiz eleitoral disse que o processo eleitoral 2012 se encerrava ali, com a diplomação. Todavia, alertou que a justiça eleitoral permaneceria alerta para coibir qualquer tentativa, que por ventura viesse a ser feita, para tentar macular o  processo eleitoral, que, segundo ele, dever ser transparente e livre de subterfúgios que possam enganar o eleitor.
A posse dos agora diplomados se dará no dia 1º de janeiro de 2013, às 10 horas, na nova sede da Câmara de Vereadores de Parauapebas, localizada no bairro Beira Rio.  (Blog Zé Dudu - com fotos de Bariloche)

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

População não consegue comprar bilhetes de trem em Parauapebas, PA

Os moradores de Parauapebas, no sudeste do Pará, que desejam passar o final do ano no estado do Maranhão e querem viajar de trem, estão sendo obrigados a dormir na fila para tentar conseguir uma passagem. A demanda aumenta consideravelmente devido às festas de natal e ano novo, e quem deixou pra comprar as passagem em cima da hora, tem enfrentado dificuldades.
As passagens de trem na linha Parauapebas/São Luís (MA) aumentou em função do período de festas de final de ano. O trem possui capacidade para mais de 900 passageiros e faz a rota de quase mil quilômetros até a capital maranhense às terças, sextas e aos domingos, percorrendo por 14 estações.
A demanda crescente fez a empresa responsável pela ferrovia aumentar a quantidade de vagões. Ainda assim, comprar passagem pode ser uma tarefa difícil. Para tentar comprar o bilhete, algumas pessoas passaram até três dias na fila. Na tentativa de evitar o tumulto, os próprios passageiros tiveram que tomar a iniciativa de improvisar senhas. “Nós estamos aqui desde domingo. Quando não foi possível tirar [as senhas] para o dia 23, eu peguei logo do início e distribuí uns cartões meus de mototaxi, colocando a senha atrás de cada um, e agora, graças a Deus, está conseguindo tirar [as senhas] direitinho”, explica o mototaxista Josiel de Oliveira.
De acordo com a empresa da ferrovia, não está mais ocorrendo a venda de passagens para o Maranhão e o atendimento só deve retornar no próximo dia 25.(g1)

PARA POLÍTICOS E APRECIADORES DA POLÍTICA


Trecho do livro "O Príncipe"  de Nicolau Maquiavel (sec XV),
BASES DO PODER: "vendo os grandes não lhes ser possível resistir ao povo, começam a emprestar prestígio a um dentre eles e o fazem príncipe para poderem, sob sua sombra, dar expansão ao seu apetite; o povo, também, vendo não poder resistir aos poderosos, volta à estima a um cidadão e o faz príncipe para estar defendido com a autoridade do mesmo.". 

COMENTÁRIO DESTA BLOGUEIRA: 
Num momento de transição que vive hoje os políticos eleitos, é preocupante ver como os cargos de confiança, secretariados são negociados até que os prefeitos e vereadores tomem posse. 
É uma missão quase impossível para os lideres eleitos agradar a todos os que ajudaram durante a campanha e agasalhar alguns de forma que não desagrade a ninguém e ao mesmo que não prejudique sua administração. 
Nesse jogo de interesses, de um lado os lideres fazem o possível para agregar os melhores aliados, competentes e mais confiáveis. Do outro lado os que “ajudaram” na intenção de tirar proveito futuro, com exceção de alguns, usam a tática de faturar o que é possível e brigar pelo impossível.

Apesar de não concordar com muitos trechos do livro ainda RECOMENDO:
Para que os gestores tenham uma noção fria de como administrar essa situação eu recomendo ler o livro “O Príncipe”, de Nicolau Maquiavel que traz-nos uma visão realista de como o ser humano pode, deve e, de fato, manipula o poder. Maquiavel afirma que um líder deve buscar o apoio de seu povo, um líder deve estar cercado por ministros leais, competentes e confiáveis. O autor declara que é melhor para um líder caluniar do que agir de acordo com suas promessas, se estas forem resultar em conseqüências adversas para sua administração e seus interesses. Que é importante ser amado e temido, porém, é melhor ser temido que amado. Ele explica que o amor é um sentimento volúvel e inconstante, já que as pessoas são naturalmente egoístas e podem freqüentemente mudar sua lealdade. Porém, o medo de ser punido é um sentimento que não pode ser modificado ou ignorado tão facilmente
O livro é indicado para quem quer avançar no conhecimento da política de forma fria e calculista. Já foi muito utilizado na era medieval, hoje apesar do povo estar mais esperto e politizado, inconscientemente ainda é manipulado.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Dez municípios respondem por 69,15% do PIB paraense


Os resultados do Produto Interno Bruto (PIB) 2010 dos 143 municípios paraenses já estão disponíveis no site do Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará (Idesp), que divulga os dados em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) quase 20 dias após publicar os números do PIB estadual. O documento apresenta a distribuição, de forma descendente, do Valor Adicionado (VA) calculado para o Estado pelos municípios, segundo suas atividades e setores econômicos (Agropecuária, Indústria e Serviços).
O PIB do Pará totalizou R$ 77,8 bilhões em 2010, sendo que dez municípios se destacaram com 69,15% de participação no total do Estado. São eles: Belém, Parauapebas, Ananindeua, Marabá, Barcarena, Tucuruí, Santarém, Canaã dos Carajás, Castanhal e Paragominas. Em comparação a 2009, Belém e Barcarena perderam participação 5,3% e 1,4% respectivamente, Parauapebas ganhou 10,8% Canaã do Carajás passou a integrar o ranking, antes ocupado por Oriximiná.

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

CERIMÔNIA DE DIPLOMAÇÃO DOS ELEITOS EM PARAUAPEBAS SERÁ DIA 13


Será nesta quinta-feira (13), na Câmara Municipal que o Poder Judiciário da 75ª Junta Eleitoral fará a diplomação do Prefeito Valmir Queiroz, o  Vice Prefeito e os 15 Vereadores eleitos no Município de Parauapebas . O ato oficial de diplomação dos eleitos será à partir das 18:00hs 

Memorial pela criação do Estado Carajás será lançado nesta terça-feira em Marabá


A Câmara Municipal de Marabá, atendendo a uma solicitação da Comissão Brandão Pró-Emancipação, realiza hoje, terça-feira, dia 11, uma Sessão Solene de lançamento do Marco Memorial pela Criação do Estado de Carajás, como símbolo permanente da luta pela emancipação político-administrativa dos Estados do Carajás e Tapajós.
A mesma cerimônia será realizada também hoje em vários municípios desta região. Hoje, dia 11, completa um ano da realização do Plebiscito que mobilizou todo o Estado do Pará pela criação do Carajás e Tapajós.
Na pauta do evento de hoje, haverá abertura da Sessão Solene pela Mesa Diretora da Câmara Municipal. Depois, será feita uma retrospectiva da luta pela criação dos Estados de Carajás e Tapajós, seguida por uma análise do que aconteceu após o Plebiscito, a ação rescisória e o PLIP (Projeto de Lei de Iniciativa Popular), que será apresentado por membros da Comissão Brandão.
Ouvido pela Reportagem do blog, o prefeito eleito de Marabá, João Salame Neto, avaliou um ano da realização do Plebiscito. No entendimento dele, apesar de o resultado não ter sido o esperado nas urnas, a bandeira de luta não foi arriada e não apenas as lideranças políticas continuam ativas em prol da criação dos dois estados, como a própria população continua pedindo a que o Carajás se torne uma realidade.
Instado a fazer uma avaliação se alguma coisa mudou para melhor nesta região após um ano da realização do plebiscito, João Salame opina que não. Para ele, o Estado não se fez mais presente e o abismo entre a região metropolitana de Belém e a de Carajás continua um abismo que só aumenta de tamanho. Ele relembra um empréstimo recente contraído pelo governo do Estado em que a fatia que beneficiará Belém e adjacências é superior a 80%, enquanto para esta região não ficou quase nada.
O prefeito eleito de Marabá acredita que os gestores regionais precisam se unir para que os anseios coletivos sejam apresentados de forma coletiva para os governos estadual e federal, para que as cobranças tenham mais força. “Mas nada disso pode paralisar nossa luta pela criação do Estado do Carajás”, sintetiza. (Ulisses Pompeu – Blog do Zé Dudu)

Parque Zoobotânico de Carajás, PA, reformou o centro de visitantes


O Parque Zoobotânico de Carajás, na cidade de Parauapebas, sudeste do estado, reformou a sala interativa destinada a aproximar o público da natureza. O local agora mais amplo abriga mais de 270 animais nativos da Amazônia.
Na Sala de Exposições que foi reformada estão cerca de 400 espécies da fauna e flora amazônica. É possível, por exemplo, conhecer o animal mais forte do mundo: o besouro-rinoceronte, que pode carregar até 850 vezes o próprio peso.
Borboletas, aranhas e cobras chamam a atenção dos visitantes. "A gente nem sabia que existia essa quantidade enorme de gafanhotos, libélulas, borboletas. Está muito interessante [a sala]", diz a secretária Jaqueline Santanta.
Há ainda uma atividade na qual os visitantes testam os sentidos. Com uma venda nos olhos, é possível tocar em penas, por exemplo.
"O que queremos é que cada vez mais a comunidade venha, frequente, conheça [o parque] e possa ter vontade de ajudar na conservação", diz André Mourão, supervisor do parque.(G1)