Pesquisar este blog

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

RESULTADO ELEIÇÃO BIÊNIO 2013/2015 OAB-PA


Foi reeleito nesta quarta-feira, 21, para presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional do Pará (OAB-PA), para o biênio 2013/2015 Jarbas Vasconcelos, . O resultado da votação foi divulgado nas primeiras horas da madrugada de hoje, 22.
Para Jarbas Vasconcelos, “essa foi a eleição mais difícil da OAB-PA, mas vencemos bem, ou seja, das 30 seções eleitorais vencemos em 22 seções, das 19 no interior do Estado vencemos em 15. Foi uma vitória consagradora, legítima”, afirmou Jarbas. Ele destacou que a suspensão temporária da eleição no dia de ontem, provocou abstenções. “Mas isso é normal em um processo eleitoral”, observou. Jarbas afirmou que advogados que anteriormente não votaram nele agora defenderam a candidatura da Chapa OAB por Você. 
A apuração dos votos da eleição teve início no começo da noite, na sede da OAB-PA, no Largo da Trindade, no Centro Histórico de Belém, e foi acompanhada atentamente por advogados na praça Barão do Rio Branco, principalmente os signatários dos três candidatos, Duda Klautau, Avelina Hesketh e Jarbas Vasconcelos. Os candidatos preferiram aguardar pela contagem dos votos em locais distintos: Jarbas Vasconcelos e Duda Klautau permaneceram na sede da Ordem e Avelina Hesketh no comitê instalado no entorno da praça.

Em Parauapebas foi eleito para presidente da Subseção de Parauapebas da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB,  Jakson Silva que concorria com a  Chapa “OAB para todos”.

Banpará convoca 39 candidatos aprovados em concurso


O Banco do Estado do Pará (Banpará) publicou na edição desta terça-feira, 20, do Diário Oficial do Estado (DOE), a convocação de 39 candidatos aprovados no concurso público aberto por meio do edital nº 001/2012. Os candidatos, de 23 municípios paraenses, têm 48 horas (a contar desta terça-feira), para comparecer à sede da instituição em seus respectivos municípios.
O objetivo é tratar de assuntos referentes às contratações para os cargos de técnico bancário, engenheiro eletricista e advogado. O não comparecimento no prazo estabelecido será considerado como desistência. As vagas serão preenchidas nos municípios de Belém, Abel Figueiredo, Afuá, Água Azul do Norte, Alenquer, Barcarena, Bujaru, Cametá, Canaã dos Carajás, Conceição do Araguaia, Curuá, Dom Eliseu, Eldorado dos Carajás, Itupiranga, Juruti, Marabá, Óbidos, Parauapebas, Redenção, Rondon do Pará, Santarém, Viseu e Xinguara.
A lista completa dos candidatos convocados pode ser acessada na versão online do DOE, disponível em www.ioe.pa.gov.br (caderno 3, páginas 4 e 5).
Fonte: Agencia Pará de Noticias

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Sema capacita técnicos das secretarias municipais da região de Carajás


A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), por meio da Diretoria de Recursos Hídricos (Direh), promoveu uma Capacitação em Gestão de Recursos Hídricos na região de Carajás. O evento ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Educação de Marabá, este mês, e teve o objetivo de capacitar os técnicos das secretarias de Meio Ambiente dos municípios de Marabá, São Domingos do Araguaia, Canaã dos Carajás, Parauapebas, Brejo Grande do Araguaia, Piçarra, São João do Araguaia, Bom Jesus do Tocantins, Curionópolis, São Geraldo do Araguaia, Eldorado dos Carajás e Palestina do Pará.
O tema do evento abrangeu a gestão descentralizada e participativa das águas, embasada nas Políticas Nacional e Estadual de Recursos Hídricos, com ênfases no Plano Nacional de Recursos Hídricos, nos Comitês de Bacias Hidrográficas e na Outorga de Direito de Recursos Hídricos.
Waldeli Mesquita, técnica da Sema, ressalta a importância da capacitação e a efetiva participação dos municípios da região. “A presença significativa dos técnicos dos diversos municípios da região de Carajás foi gratificante. Eles puderam expor as problemáticas locais e socializá-las com os representantes dos municípios, durante a oficina de integração”, conclui. (Káthia Oliveira)

TENTATIVA DE REBELIÃO NA CARCERÁGEM DE PARAUAPAS


Ao descobrirem que três colegas de cela estavam quase escapando da cadeia, os demais presos da carceragem municipal do Bairro Rio Verde, em Parauapebas, se revoltaram e impediram que o trio fugisse, deixando os três amarrados e com alguns ferimentos pelo corpo.
A tentativa de rebelião ocorreu no último final de semana, na cela denominada “calabouço”, onde se encontravam amontoados 44 detentos, que só foi controlada com apoio de um pelotão do Grupo Tático Operacional da PM, Polícia Civil e agentes prisionais da Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (Susipe).
Segundo informou o Ten. Cel. PM Mauro Sérgio, que comandou a operação para acalmar os acirrados ânimos dos mais de 40 presos no “calabouço”, os três detentos que tentaram fugir da cela, já haviam serrado alguns vergalhões da grade que dá acesso à parte externa do prédio, mas foram denunciados pelos próprios colegas, além de serem amarrados e feridos.
Pedágio
No momento em que a equipe de reportagem do Correio do Tocantins fazia a cobertura da ameaça de rebelião, alguns presos recém-engaiolados cochicharam que um grupo liderado por presos mais antigos na carceragem estava cobrando R$ 250,00 dos detentos que chegam à prisão, para que estes possam dormir “sossegados” durante o período em que permanecerem detidos.
Agentes prisionais da carceragem foram procurados para falar sobre o assunto, mas ninguém quis gravar entrevista, apesar de admitirem, extra-oficialmente, a existência desse tipo de situação. Eles dizem não ter como impedir a “negociação” dos presos. (Ronaldo Modesto e Waldyr Silva – Correio do Tocantins)
Agentes prisionais da carceragem foram procurados para falar sobre o assunto, mas ninguém quis gravar entrevista, apesar de admitirem, extra-oficialmente, a existência desse tipo de situação. Eles dizem não ter como impedir a “negociação” dos presos. (Ronaldo Modesto e Waldyr Silva – Correio do Tocantins)

ELEIÇÃO OAB PARAUAPEBAS É HOJE, 21


Nesta quarta-feira, 21, tem eleição para escolha do novo presidente da Subseção de Parauapebas da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB. Duas chapas estão inscritas, são elas:  Chapa “OAB para todos”,  tendo como candidato a presidente Presidente: Jakson Silva e a Chapa “Renova Ordem”, Presidente: Rubens Moraes Júnior 
Segundo o atual presidente da OAB Parauapebas, Ademir Donizete Fernandes, apenas 125 dos 176 advogados que militam na Subseção Parauapebas estão aptos a exercer o direito de voto.
A subseção Parauapebas agrega os advogados que militam nos municípios de Parauapebas, Canaã do Carajás, Eldorado dos Carajás e Curionópolis

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Vale obtém licença ambiental para expandir ferrovia Carajás

A Vale informou nesta segunda-feira em comunicado que recebeu licença de instalação do Ibama para a expansão da Estrada de Ferro Carajás (EFC), que liga as operações de mineração da Vale no Estado do Pará ao terminal marítimo de Ponta da Madeira, no Maranhão.
A licença permite o início das obras de expansão da capacidade da estrada de ferro, essencial para escoar a produção do principal projeto da Vale no país, o Serra Sul, que envolve um investimento total de 19,5 bilhões de dólares.
Segundo a Vale, foi emitida a autorização de supressão da vegetação pelo Ibama, juntamente com a licença de instalação. O projeto prevê a construção de 786 quilômetros de extensão da ferrovia, e a duplicação de 560 quilômetros, com conclusão prevista para 2017.
O projeto Serra Sul prevê investimentos de 8,1 bilhões de dólares na mina de minério de ferro e na instalação de processamento da commodity, e outros 11,4 bilhões de dólares na ampliação da infraestrutura de logística, ferrovia e terminal marítimo.
A previsão é de que o início da produção de minério de ferro em Serra Sul ocorra no segundo semestre de 2016, com plena capacidade no final de 2017.(http://br.reuters.com/)

Lei municipal exige que farmácias de Parauapebas funcionem 24 horas


A partir de dezembro deste ano, as farmácias do município de Parauapebas, no sudeste do Pará, deverão funcionar durante 24 horas. A mudança prevista em uma nova lei municipal tem causado grande discussão entre empresários do setor.
José Francisco Souza é dono de farmácia há 12 anos. Ele abre o estabelecimento das 8h às 20h. Mas com a nova lei, as farmácias do município deverão ficar abertas também durante a madrugada. “Mudar escala, horário. Tudo vai ser alterado”, comenta.
Com a mudança, os estabelecimentos deverão funcionar das 7h30, até às 22h, de segunda a sábado, e em plantões rotativos durante a madrugada. A vigilância sanitária já definiu um funcionamento rotativo de funcionamento das farmácias e, segundo o órgão, o descumprimento da lei poderá gerar multa e até mesmo cassação do alvará de funcionamento do comércio.
“Até o momento, a lei entra em vigor e não pode ser revogada de forma alguma. Então, nossa função, enquanto vigilância sanitária, é fazer cumprir a lei”, afirma o diretor de vigilância e saúde, Marcelo Silva.
A notícia não agradou os donos de farmácia na cidade. “O Conselho Federal de Farmácia reza que a farmácia, estando aberta, tem que ter o profissional farmacêutico. Então, nós estamos entre a cruz e a espada. Se nós não abrirmos, vamos ser multados. Se nós abrirmos sem
o farmacêutico, vamos ser multados também”, reclama o presidente do Sindicato das Farmácias, José Ricardo.
“Outro ponto que nós queremos, é que efetivamente tenha segurança nas farmácias de plantão, porque diurnamente já existe muito roubo, e a noite isso deve aumentar gradativamente”, comenta o advogado do sindicato, Jakson Silva.
A lei deve começar a ser cumprida a partir do dia 15 de dezembro, e a comunidade aprova a mudança. “É muito bom, porque, às vezes, na hora de uma emergência, a pessoa não tem onde comprar”, afirma a moradora.
A lei foi sancionada no dia 10 de setembro de 2012 e as farmácias terão até o próximo dia 15 para se adequar ao novo horário. Empresários, farmacêuticos, vigilância sanitária e Ministério Público do Estado, deverão se reunir no início do mês de dezembro para tentar chegar a um acordo.(G1)

Exposição reúne obras dos fotógrafos Anderson Souza e Felipe Borges de Parauapebas


A mostra fotográfica "Cenas da Cidade" reúne obras de Anderson Souza e Felipe Borges que revelam cenas de Parauapebas, município do sudeste paraense. A exposição revisita momentos marcantes da trajetória da cidade e fica em cartaz 23 de novembro, em Parauapebas.
Com 24 anos de história, o município é apresentado pela dupla de fotógrafos em imagens que trazem aà tona o exotismo do local, que convive com aspectos extremamente urbanos, numa mistura de texturas e cores características da região Norte.
Sobre os artitas
Anderson Souza trabalhava como cinegrafista e com fotojornalismo profissionalmente há três anos. Felipe Borges também fotografa profissionalmente há três anos e desenvolve trabalho em uma revista com circulação regional.
Serviço:
Mostra "Cenas da Cidade", de Anderson Souza e Felipe Borges, até 23 de novembro, no CDC – Centro de Desenvolvimento Cultural de Parauapebas. Entrada Franca. Informações: (94) 8154-1272.

Aeroporto de Carajás, em Parauapebas, terá obras de manutenção Os trabalhos estão orçados em R$ 735 mil.


A Infraero assinou Ordem de Serviço para as obras de manutenção e reparos no sistema de pistas e pátio de aeronaves do Aeroporto de Carajás – Parauapebas. Os trabalhos estão orçados em R$ 735 mil.
A duração das obras tem prazo previsto de 150 dias a partir da assinatura da Ordem de Serviço, sendo 60 dias para a realização das obras e 90 para a entrega definitiva das melhorias.
As intervenções de manutenção envolverão procedimentos como a restauração do pavimento asfáltico das pistas, por meio da aplicação de concreto betuminoso usinado a quente (tipo de massa de asfalto utilizada para a pavimentação de rodovias e pista de trânsito mais intenso, devido a sua alta resistência), e a selagem de fissuras e trincas no pavimento das áreas.
O aeroporto foi construído em 1981 no município de Parauapebas pela Vale. O terminal foi planejado estrategicamente para atender à mineração da região. É administrado pela Infraero desde 1985, recebendo principalmente operações da aviação comercial regional e geral ( táxis aéreos e aeronaves particulares ). Em 2011, o aeroporto registrou 6,5 mil pousos e decolagens e um movimento de 105,6 mil passageiros (http://surgiu.com.br)