Pesquisar este blog

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Classificação da Corrida de São Sebastião 2011 em Parauapebas


Classificação geral masculino
1°- Israel Martins dos Reis – Maranhão
2°- Renato Félix da Silva – Itupiranga-PA
3°- Manoel Pereira da Costa – Anápolis  

Classificação geral feminino: 1ª – Elci Rodrigues – Maranhão
2ª- Josefa Alves – Goianésia
3°- Maria Gardenha – Parauapebas


Categoria a cima de 40 anos masculinos 1°- Aílton de Jesus Lopes – Paraíso-TO
2°- João Batista Antônio – Tocantins 
3°- Antônio Almeida de Souza – Castanhal-PA


Categoria feminino acima de 40 anos 1° – Elci Rodrigues – Maranhão
2°- Maria Joaquina – Parauapebas

Vale fecha contrato com novo escritório no Pará


A Vale, umas das maiores mineradoras do mundo, fechou contrato com um novo escritório para atender as demandas no Pará. O escritório do advogado paraense Albano Henrique Martins Junior entrou no lugar do escritório de Ophir Cavalcante, presidente da OAB. Albano Martins é diretor tesoureiro da OAB-PA e especialista em Direito Imobiliário. Ele irá atuar nas cidades de Parauapebas, Xinguara e Marabá. A mineradora dividirá as tarefas jurídicas com Silveira Athias, Soriano de Mello, Guimarães, Pinheiro & Scaff – Advogados, que já prestava serviços na área tributária.

Fim do acordo
A empresa queria que o escritório de Ophir abrisse uma filial em Parauapebas — cidade onde tem a Mina de Ferro de Carajás, a maior a céu aberto do mundo. O volume de processos trabalhistas lá é tão grande que a Justiça do Trabalho criou uma vara na cidade. Mas o escritório de Ophir considerou que a proposta não era rentável. A relação terminou em agosto, quando ficou acertado que os serviços iriam só até dezembro. O novo contrato já está fechado.(Fonte site Consultor Jurídico)

Operação "Pente-Fino" apreende 75 veículos no sudeste do Pará

BELÉM - Setenta e cinco veículos irregulares foram apreendidos em dois de operações policiais, nos municípios de Parauapebas e Tucuruí, sudeste do Estado. Este foi o resultado da operação 'Pente-Fino' realizada, por policiais civis, militares e agentes municipais de trânsito.

Ao todo, mais de 100 veículos foram fiscalizados, entre carros e motos. Os agentes fiscalizaram ainda 120 estabelecimentos comerciais no município. Mais de 200 pessoas foram abordadas em via pública nas duas cidades. O trabalho policial, cujos resultados foram divulgados nesta quinta-feira (20), contou com policiais civis sob coordenação da Superintendência Regional do Sudeste, sob comando do delegado Alberto Teixeira.
ParauapebasEm Parauapebas, os agentes fizeram rondas e revistas nos bairros Altamira; Liberdade; Cidade Nova e Da Paz. Nessas áreas, os agentes efetuaram revistas em bares, bem como abordagem a condutores de veículos automotores e em pedestres. O DMTT apreendeu motocicletas com irregularidade administrativa que foram encaminhadas ao órgão. Durante a operação, um procedimento por desacato e desobediência foi lavrado. Uma máquina caça-níquel foi apreendida na ação policial no município.
Fonte: Portal Amazonia

Drauzio Varella visita Redenção e grava para o Fantástico

O médico Drauzio Varella visitou o município de Redenção na última terça-feira,  para a gravação de uma reportagem que será veiculada no Fantástico, da Rede Globo, no próximo dia 30. O programa terá como tema, portadores do vírus HIV que lidam de forma diferente com a doença. O casal Greicio Hilário Lira e Marta Fernandes, responsável pela ONG Renascer Vidas, que atua diretamente com pessoas portadoras do HIV, será o personagem principal dessa matéria.
Greicio é portador do Vírus da Aids há 14 anos e sua esposa Marta, que está no quarto mês de gestação, há 13 anos é soropositivo da doença. Apesar da gravidez, os médicos afirmam que a criança nascerá sem a doença.
 O grupo Renascer Vidas foi fundado em 1999 e atua em 15 municípios, ministrando palestras sobre a prevenção da Aids.
Foi a atuação do grupo contra a doença e a forma com que os portadores do vírus convivem com o mesmo que chamaram a atenção da equipe de Drauzio Varella, que está realizando uma série de reportagens sobre os 30 anos do tratamento da Aids no Brasil. A primeira reportagem foi ao ar no Fantástico no último Domingo.
A psicóloga Flávia Nóbrega, diretora do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Redenção, acompanhou o trabalho de Drauzio Varella. Há informações de que Redenção concentra um grande número de portadores de Aids.
Diferença entre aidético e soropositivo
Soropositiva é quando a pessoa tem o vírus, mas ele ainda não se manifestou ou não se manifestará (algumas pessoas possuem essa característica).
Aidética é quando o vírus se manifesta e começam a aparecer os primeiros sintomas da Aids: febre persistente, calafrios, dor de cabeça, dor de garganta, dores musculares, manchas na pele, gânglios ou ínguas embaixo do braço, no pescoço ou na virilha e que podem levar muito tempo para desaparecer. É quando também começam as doenças oportunistas, que estão divididas em 3 categorias e que uma dessas categorias são as infecções, como a candidíase por exemplo.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

DEPOIS NÃO SABE PORQUE REPETIU DE ANO

Secretária nacional garante que apoio ao turismo no Pará é prioridade

A secretária Nacional de Políticas de Turismo, do Ministério do Turismo, Isabel Mesquita, se reuniu na manhã desta terça-feira (18) com representantes dos governos estadual e municipal, entidades representativas, imprensa especializada e outros segmentos que integram o Grupo Gestor dos 65 Destinos Indutores do Turismo, criado para fortalecer o turismo brasileiro como produto internacional.
O encontro, que aconteceu no Palácio da Agricultura, em Belém, fez parte da programação de um workshop de capacitação realizado pelo MTur, em parceria com a Coordenadoria Municipal de Turismo de Belém (Belemtur).
Isabel Mesquita, mesmo sem citar números sobre investimentos do Ministério do Turismo em 2011 para o Pará, afirmou que é prioridade o apoio ao turismo paraense. “Nós conhecemos Belém lá fora como uma cidade muito bonita. No contexto geral, a gente pensa que conhece a cidade, que conhece o Brasil. Mas há muito o que divulgar, há muito o que conhecer”, disse ela, para quem a política é muito importante nesse processo de investimento no turismo.
A secretária deixou claro que sua política de investimentos contemplará setores como o turismo rural e pequenos empreendedores, e destacou a importância de parceiros como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Companhia Paraense de Turismo (Paratur)Mais informações

PORQUE AS CRIANÇAS PRECISAM DAS MÃES POR PERTO









HUMORISTA SHAOLIN SOFRE ACIDENTE E POLICIA IDETIFICA MOTORISTA ENVOLVIDO

O motorista do caminhão, que se envolveu no acidente do humorista Shaolin em Campina Grande (PB), já foi identificado pela polícia, mas está foragido, segundo a Polícia Rodoviária Federal.
Francisco Jozenilton Veloso, o Shaolin, de 39 anos, sofreu um grave acidente, na noite da terça-feira (18), quando dirigia na BR-230, em Campina Grande.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o comediante da Rede Record dirigia no sentido São José da Mata, com destino a Campina Grande, quando um caminhão que vinha na faixa oposta invadiu a contramão e bateu contra o veículo do artista. Ainda de acordo com a PRF, os veículos se chocaram lateralmente. O motorista fugiu sem prestar socorro, segundo a polícia.
No momento do acidente, Shaolin estava sozinho no carro e foi levado por uma unidade do Corpo de Bombeiros, primeiramente, para o hospital regional da cidade, onde deu entrada, por volta da 0h15, com traumatismo craniano e o braço esquerdo praticamente amputado.
Shaolin já passou por duas cirurgias - uma na cabeça, devido ao traumatismo, e outra para reconstrução do ombro - e ainda corre risco de morte, segundo um dos médicos que o operou. Shaolin está internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Antonio Targino, em Campina Grande (PB).
De acordo com o neurocirurgião Luciano Holanda, que operou o comediante, ele permanece em coma induzido e está respirando sem ajuda de aparelhos.(R.7)

Tensão em assentamento rural leva Polícia Federal e Força Nacional a município paraense de Anapu

A extração ilegal de madeira na região amazônica gerou um novo potencial conflito em torno do Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) Esperança, empreendimento onde a missionária norte-americana Dorothy Stang foi assassinada, em 2005.

A pedido do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), agentes da Polícia Federal (PF) e 12 homens da Força Nacional estão se dirigindo a Anapu (PA), onde fica o assentamento. Segundo o Incra, eles deixaram, na manhã de hoje (19), a cidade de Altamira, que fica a cerca de 150 quilômetros de Anapu.
O clima de conflito que se instalou na região tem, de um lado, os trabalhadores rurais assentados apoiados pela Comissão Pastoral da Terra (CPT) e pela Congregação das Irmãs de Notre Dame, a mesma à que Dorothy pertencia. De outro, pessoas que, segundo Incra, vivem indevidamente na área destinada ao projeto e que, em breve, terão que deixar o local.
Os assentados reclamam da falta de fiscalização do Estado e exigem a instalação de guaritas de controle para conter a entrada de madeireiros e caminhoneiros na área do projeto. Já o segundo grupo defende a exploração madeireira como fonte de renda e, com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Anapu, tenta evitar que o Incra os expulse do local. O Incra já notificou ao menos 30 famílias para deixarem a área.
Ontem (18), após seis dias de bloqueio das estradas vicinais que dão acesso ao projeto, os assentados conseguiram que a superintendente regional do Incra de Santarém (PA), Cleide Antônia de Souza, fosse ao assentamento e se comprometesse a, em 60 dias, dar uma resposta sobre a instalação de ao menos dois postos de vigilância com a presença de seguranças particulares armados contratados pelo instituto. A mesma medida já foi adotada em outro assentamento de Anapu.
Após o fim da reunião com os assentados, a superintendente foi então abordada por pessoas que se identificaram como representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Alegando ser contrário à instalação das guaritas, o grupo ameaçou interditar a Rodovia Transamazônica (BR-230) e exigiu que seja promovida uma audiência pública com a presença da Ouvidoria Agrária Nacional, do Ministério Público Federal e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Temendo um iminente confronto, o governo do estado reforçou o policiamento em Anapu e deixou de prontidão efetivos da Companhia Regional da Polícia Militar de Altamira.
Segundo o superintendente substituto do Incra em Santarém, Francisco De Luca, a tensão provocada pela extração ilegal de madeira não é uma novidade na região. Por telefone, De Luca disse à Agência Brasil que não apenas os assentados, mas o próprio Incra, desde o ano passado, vem reivindicando que órgãos como a Polícia Federal, o Ibama e a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) intensifiquem sua atuação na região.(Fonte: Bol)

NOTICIA POSTADA BLOG ZE DUDU SOBRE POLO UNIVERSITÁRIO EM PARAUAPEBAS

As relações entre o governo municipal e a mineradora Vale azedaram de vez. Hoje pela manhã o diretor da Vale, Veloso, acompanhado de seu staff jurídico esteve no gabinete do prefeito Darci, no Morro dos Ventos, para tentar persuadí-lo a assinar a certidão de uso de ocupação de solo, que autoriza a empresa a passar com a ferrovia em área do município. Darci negou-se a fazê-lo, por enquanto.
O prefeito de Parauapebas, vestido de uma macheza nunca antes vista, propôs em última instância, que a empresa mineradora apresentasse uma contrapartida para o município, já que a ferrovia em questão será utilizada para o transporte do minério oriundo do projeto S11D, que nada trará de lucro à Parauapebas, exceto  o ônus dos problemas sociais inerentes à própria atividade da mineração.
Governo do município e Vale ficaram de acertar, em uma outra oportunidade, detalhes da contrapartida que a mineradora oferecerá a Parauapebas. Darci e sua equipe do planejamento querem, com a situação criada, transformar Parauapebas em uma cidade universitária.
Uma grande oportunidade para uma cidade que, nos últimos anos, tem, literalmente, assistido o trem passar. (fonte Zedudu)

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Vale desbanca Petrobras e lidera exportações em 2010

A Vale, maior empresa de minério de ferro do mundo, alcançou em 2010 o posto de principal exportadora brasileira, desbancando a Petrobras, líder desse ranking desde 2002. Segundo dados divulgados hoje pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex), ligada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), as vendas externas da Vale somaram US$ 24 bilhões (valor FOB), 32% acima dos embarques de US$ 18,187 bilhões da Petrobrás.
Graças a um crescimento de 122,07% em relação ao total exportado em 2009, a Vale respondeu por 11,91% do total das exportações brasileiras e reassumiu um posto que não ocupava desde 1998. A parcela da Petrobras em 2010 foi de 9,01%, com uma expansão das exportações de 47,78% em relação ao ano anterior. Mais Informações

GOLEIRO LEVA 14 GOLS EM 45 MINUTOS

Está sendo disputado o Campeonato sub 17 da Oceania, que terá sua final na próxima quarta-feira (19), entre Nova Zelândia e Taiti. O “destaque” do torneio, porém, foi a seleção de Tonga, lanterna do grupo B. A equipe perdeu seus quatro jogos, marcando dois gols e levando 46 (!), uma impressionante média de 11,5 gols sofridos por partida.
O personagem da frágil defesa de Tonga acabou sendo o azarado goleiro reserva Siminone Folau. No último domingo, durante a última partida da fase de grupos, ele finalmente teve sua chance de entrar em campo no torneio. Folau substituiu o titular  Shannon Frizell (que até ali tinha se provado uma verdadeira peneira) no intervalo do embate contra Nova Caledônia. Sua equipe perdia por 3 a 0 até então.
Foi então que o garoto se “consagrou”: ele levou 14 gols nos 45 minutos restantes de jogo, ou seja, levava um gol mais ou menos de três em três minutos. Confira alguns dos tentos da partida e comprove a grande atuação dos goleiros de Tonga: Ver no You Tube 

Sagri estuda a implantação de módulos rurais em Curionópolis


A Secretaria Estadual de Agricultura (Sagri) vai iniciar estudos para verificar a possibilidade de implantação de módulos rurais no município de Curionópolis, sudeste do Estado, a fim de atender aos trabalhadores remanescentes da área do garimpo de Serra Pelada. Hoje, 17, o secretário estadual de Agricultura, Hildegardo Nunes, esteve reunido com o superintendente regional da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), Manfredo Ximenes Pontes, conhecendo o trabalho de pesquisa desenvolvido por aquele órgão nas áreas geológica, de recursos hídricos e agromineral, consideradas pelo titular da Sagri importantes para a formatação de projetos agrícolas.
A pesquisa do CRPM inclui uma avaliação de áreas para assentamento humano em Curionópolis, que levou em consideração as vias de acesso, disponibilidade de água para consumo, relevo com declividade apropriada e capacidade para crescimento populacional. A Sagri quer conhecer todas as pré-condições e a aptidão agrícola dessas áreas para avaliar a possibilidade de implementação dos módulos rurais. A proposta inicial é a implantação de um projeto piloto que atenda as famílias que queiram ter como alternativa de trabalho a exploração agrícola da terra. No caso dos módulos rurais, estes seriam utilizados principalmente para produção de hortifrutigranjeiros.
Hoje existem nas áreas próximas ao garimpo de Serra Pelada em torno de duas mil famílias exercendo uma diversidade de atividades socioeconômicas. Como há previsão de que elas sejam reassentadas em outro local, estão sendo realizados estudos para verificar as melhores áreas urbana e rural para atender a essa demanda. A Sagri, em conjunto com os demais órgãos do setor público estadual, vai ficar responsável por dar suporte aos futuros assentamentos rurais que devem ser criados. Outras reuniões serão realizadas com o CRPM para aprofundar as discussões sobre o assunto

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Mais de 9 mil casos de Aids foram notificados nos últimos 15 anos no PA

De acordo com um Levantamento do Boletim Epidemiológico - Aids e Transmissão Vertical, da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), nos últimos 15 anos foram notificados 9.428 casos de Aids em maiores de 13 anos na capital e em municípios do interior do Estado. Adultos entre 20 e 49 anos ainda são os mais vulneráveis à doença. Deste total, 6.030 são homens e 3.398 mulheres, sendo que 1.261 foram gestantes diagnosticadas com o HIV. Já entre os anos 2000 e 2009, 198 casos foram notificados em crianças menores que cinco anos.
Em 25 anos, ocorreram 3.702 mortes, dos quais 2.605 só do sexo masculino. Em relação a orientação sexual de pessoas notificadas com o vírus, o boletim revela que a categoria de exposição ao HIV abrange uma maioria ignorada (39,08%), seguida por heterossexuais (27%), homossexuais (16,2%) e bissexuais (10,5%). Na região sul e sudeste do Pará, 15 municípios registraram um grande número de infectados entre os anos de 2007 e 2009: Marabá, Tucuruí, Parauapebas, Redenção, Paragominas, Tailândia, Novo Repartimento, Breu Branco, Jacundá, Rondon do Pará, Pacajá, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu, Altamira e Eldorado do Carajás.
Segundo dados do Centro de Testagem e Aconselhamento, CTA, só no mês de outubro do ano passado, 14 pessoas morreram em Marabá e municípios vizinhos, vítimas de Aids. De acordo com a enfermeira Luzia Oliveira Silva Rêgo, coordenadora do CTA, dos 794 casos de soropositivos registrados naquele centro, cerca de 130 são oriundos dos municípios de Itupiranga, Rondon do Pará, São Domingos do Araguaia, Parauapebas, Jacundá, Eldorado do Carajás, Curionópolis e Canaã dos Carajás.
Desse total, 129 são casos novos, identificados em 2010. Segundo a enfermeira, os números de casos da doença entre homens e mulheres são praticamente iguais.(Fonte: Portal Amazônia)

EX GOLEIRO DO PFC É CONTRATADO PELA TUNA LUSO

Após desfazer de boa parte do elenco que se classificou na primeira fase do campeonato, a Tuna Luso se prepara para estrear na segunda fase da competição.
Atletas importantes na campanha da primeira etapa do estadual, como Charles e Analdo foram devolvidos aos seus clubes de origem e o destaque do time, Fininho foi contratado pelo Clube do Remo.
Em compensação, o clube da cruz de malta contratou o goleiro Adriano ex- Parauapebas e Remo, o meia-atacante André Barata, Campeão em 2005 pela Serie C com o Remo e o jogador indígena Aru, que terá sua grande chance em uma grande equipe da capital.

Mais de 1,4 mil faltam à prova da Ufra

Mais de dez mil candidatos disputaram, na manhã de ontem (16), o processo seletivo da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra). Do total de 11.730 inscritos, 1.484 faltaram e estão de fora da disputa por uma das 850 vagas ofertadas pela instituição. O exame foi realizado nos municípios de Belém, Castanhal, Capitão Poço, Parauapebas e Paragominas. O resultado pode ser divulgado dentro de 15 dias.
De 8h às 13h, os candidatos fizeram provas por uma vaga nos oitos cursos de graduação de Belém e do interior. Os cursos ofertados são de bacharelado em agronomia, informática agrária, engenharia ambiental, engenharia de pesca, engenharia florestal, licenciatura em ciências da computação, medicina veterinária e zootecnia.Mais Informações

Marabá prepara “Operação Enchente”

A Coordenação Municipal de Defesa Civil de Marabá (Comdec) já começou a fazer o monitoramente diário do nível do Rio Tocantins, que vem registrando constante elevação. Segundo o diretor da Comdec, Joab Pontes, a Defesa Civil discute com a prefeitura da cidade as ações da “Operação Enchente 2011″ que visam socorrer e remanejar as famílias desabrigadas pelas cheias dos rios Tocantins e Itacaiúnas. No final de semana, o nível do rio amanheceu em 6,64 metros acima do nível normal.
Na semana passada, no período compreendido entre a quinta-feira, 06 e a sexta-feira, 07, o nível das águas subiu 42 centímetros. De acordo com Joab Pontes, se as águas continuarem a subir, o rio atingirá 10 metros acima do normal até o próximo dia 30. “Nossa preocupação é remanejar 40 famílias que fatalmente serão as primeiras atingidas pelo inverno deste ano”, diz Joab. De acordo com a DC de Marabá, nos primeiros dias do ano o rio Tocantins subiu, em média, 15 centímetros por dia, fator que começa a preocupar as autoridades da cidade. Todos os anos, quando o nível do Tocantins ultrapassa os 9,8 metros, a prefeitura da cidade se prepara para decretar Estado de Alerta no município.
Conforme já noticiamos anteriormente, nste ano, a Defesa Civil começou uma campanha para orientar e conscientizar a população no sentido de evitar entupimento de bueiros e de canais, resultantes do acúmulo de lixo e dejetos jogados pela população nas ruas e vielas da cidade. Conforme Joab Pontes, para otimizar o socorro às famílias desabrigadas, a Defesa Civil já está viabilizando junto à prefeitura, a abertura de licitação para a compra de cerca de 30 caminhões para remanejar as famílias para abrigos e áreas seguras. Para auxiliar no acompanhamento diário da elevação do nível das águas, a Defesa Civil de Marabá conta com dados valiosos fornecidos pela Eletronorte, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e pela Sudam.Mais Informações

BBB11: Ariadna, Lucival e Janaina no 1º Paredão

Na noite deste domingo (16), os confinados formaram o 1º Paredão desta edição. O primeiro a ocupar seu lugar na berlinda foi Lucival, emparedado por Rodrigão, que ganhou o direito de indicar alguém por atender ao Big Fone.
O anjo da semana Natália  imunizou Rodrigão.
O Lider Cristiano indicou Ariadna”.
E os brothers no confessionário, mandaram com  seis votos  Janaina completando a primeira berlinda do reality BBB11.
A eliminação acontece na próxima terça-feira (18).

"VALE NÃO É DO GOVERNO", diz DILMA

Em reunião recente para tratar da sucessão de Roger Agnelli na presidência da Vale, a presidenta Dilma Rousseff mandou parar com essa discussão.
Seu argumento foi definitivo.
“A Vale não é do governo”, afirmou Dilma diante de seus interlocutores.
Além do governo, Bradesco e Mitsui também são fortes acionistas da Vale e têm que participar dessa discussão.
Roger Agnelli deve sair da Vale, mas é muito improvável que isso ocorra nas próximas semanas.
Dilma Rousseff, fiel a seu estilo técnico e meticuloso de tomar decisões, vai examinar com mais cuidado essa questão junto com os outros sócios.