Pesquisar este blog

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Sagri estuda a implantação de módulos rurais em Curionópolis


A Secretaria Estadual de Agricultura (Sagri) vai iniciar estudos para verificar a possibilidade de implantação de módulos rurais no município de Curionópolis, sudeste do Estado, a fim de atender aos trabalhadores remanescentes da área do garimpo de Serra Pelada. Hoje, 17, o secretário estadual de Agricultura, Hildegardo Nunes, esteve reunido com o superintendente regional da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), Manfredo Ximenes Pontes, conhecendo o trabalho de pesquisa desenvolvido por aquele órgão nas áreas geológica, de recursos hídricos e agromineral, consideradas pelo titular da Sagri importantes para a formatação de projetos agrícolas.
A pesquisa do CRPM inclui uma avaliação de áreas para assentamento humano em Curionópolis, que levou em consideração as vias de acesso, disponibilidade de água para consumo, relevo com declividade apropriada e capacidade para crescimento populacional. A Sagri quer conhecer todas as pré-condições e a aptidão agrícola dessas áreas para avaliar a possibilidade de implementação dos módulos rurais. A proposta inicial é a implantação de um projeto piloto que atenda as famílias que queiram ter como alternativa de trabalho a exploração agrícola da terra. No caso dos módulos rurais, estes seriam utilizados principalmente para produção de hortifrutigranjeiros.
Hoje existem nas áreas próximas ao garimpo de Serra Pelada em torno de duas mil famílias exercendo uma diversidade de atividades socioeconômicas. Como há previsão de que elas sejam reassentadas em outro local, estão sendo realizados estudos para verificar as melhores áreas urbana e rural para atender a essa demanda. A Sagri, em conjunto com os demais órgãos do setor público estadual, vai ficar responsável por dar suporte aos futuros assentamentos rurais que devem ser criados. Outras reuniões serão realizadas com o CRPM para aprofundar as discussões sobre o assunto

Nenhum comentário:

Postar um comentário