Pesquisar este blog

quarta-feira, 9 de maio de 2012

ELEITORES AINDA GUARDAM NA FRENTE DO FÓRUM DE PARAUAPEBAS


Último dia para regularização do titulo eleitoral e a fila na sede do Fórum da cidade depois das 18hs continua grande. Nem a chuva fez com que os cidadãos deixassem o local.
Cerca de 500 pessoas ainda aguardam para regularizar sua situação junto a Tribunal Regional Eleitoral que ficará aberto até as 20:00hs

JORGE E MATHEUS ENCERRAM PROGRAMAÇÃO DE SHOWS DA FESTA DE ANIVERSÁRIO DE PARAUAPEBAS


Os shows em comemoração ao aniversário de emancipação politica e administrativa de Parauapebas, terminam nesta quinta-feira(10). A última atração será a dupla sertaneja Jorge e Matheus. 
Os meninos que sairam do Goiás e conquistaram o mundo com o sucesso "Pode Chorar" estarão se apresentando na Praça de Eventos no dia do aniversário da cidade encerrando a programação de shows em grande estilo. O evento começa as 21hs e estima receber mais de 40 mil pessoas. A preocupação da organização é com o espaço da Praça de Eventos e do palco que já estão se tornando pequenos para festas desta natureza.

SEGURANÇA
Uma portaria expedida pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado (Segup) garantirá tranquilidade à população, uma vez que a determinação proíbe o consumo e a venda de bebidas alcoólicas em recipiente de vidro durante festividades públicas.
Segundo a coordenadora do setor de fiscalização da Secretaria Municipal de Urbanismo (Semurb), Dagma Trevisan, a proibição visa à redução do índice de acidentes e contribui diretamente para a tranquilidade da festa. “90% dos acidentes ocorrem com esse tipo de produto [vidro], por isso nossa equipe fará barreiras no evento para coibir o uso desse material”, observa.
A segurança do público será realizada por cerca de 200 seguranças particulares que contarão, ainda, com o apoio de homens da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

TRÂNSITO 
Vale lembrar que as vias e os estacionamentos serão alterados durante a programação de aniversário nos dias 9 e 10 de Maio. A Rua F passa a ter sentido duplo no trecho compreendido entre as Ruas 10 e 5, sempre a partir das 18 h. A PA-275 (Quartel/Portaria) terá sentido único entre as ruas 5 e 3, a partir das 16 h. Também fica proibido parar e estacionar na Rua F, entre as ruas 10 e 5, a partir das 16 h. Já o estacionamento público, ao lado do ponto de táxi do Bairro Cidade Nova, não poderá ser utilizado, apenas permitido o acesso a veículos de transporte coletivo, a partir das 16 h até o término do evento.

Escolinha de Futebol realiza festa em homenagem às mães


Apesar do dia das mães ser comemorado no próximo domingo, 13, a coordenação da Escolinha de Futebol Cidadão do Futuro, homenageou as mães dos alunos do projeto no último sábado, 5, através de brincadeiras e muita descontração, no complexo Esportivo Rio Verde.
Segundo o secretário de esporte, Anderson Moratorio, a homenagem foi antecipada porque a equipe de professores e coordenadores da SEMEL estará envolvida nos Jogos Interescolares (JIPS), no próximo final de semana. 
A programação começou por volta das 8h, com um culto ecumênico, realizado pelo padre da igreja São Sebastião. Em seguida, o Coral do Servidor Público fez uma linda apresentação com canções dedicas às mães. Um delicioso café da manhã também foi servido a todos os presentes no evento.
Mas, o que não faltou mesmo foi diversão, além de várias brincadeiras. Cinco mães foram sorteadas para viver um dia de princesa, em um salão de beleza. A festa se completou com a distribuição de vários brindes a merecidas mamães.
A coordenadora da escolinha, Simone, comemorou o sucesso do evento. Segundo ela, tudo ocorreu conforme planejado pela sua equipe, gerando grande satisfação para todas as mães e alunos do projeto.

Texto e foto: Carlos Campos

terça-feira, 8 de maio de 2012

Parauapebas receberá Fórum de Educação Profissional e Tecnológica


A partir de quarta-feira (9), nove municípios de todas as regiões do Estado receberão fóruns sobre a instalação de Escolas Estaduais de Educação Profissional e Tecnológica. O evento reunirá representantes do setor produtivo e da comunidade em geral para fazer um levantamento das demandas sociais apresentadas às escolas que já estão sendo construídas nessas regiões, garantindo um diagnóstico que permita conhecer a realidade local. O primeiro fórum acontece em Santarém, oeste do Pará.
Até o dia 21 deste mês, os fóruns também acontecerão em Breves, Tomé-Açu, Xinguara, Novo Progresso, Tucuruí, Barcarena, Santana do Araguaia e Parauapebas. A previsão é que a construção das escolas tecnológicas seja concluída até o primeiro semestre de 2013 nesses municípios. O investimento feito pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) nessas e em outras duas escolas, em Vigia e Oriximiná, é no valor de R$ 63.784.968,12, por meio de financiamento do Programa Brasil Profissionalizado, do governo federal. Mais informações clique aqui


Semma realiza revitalização em Área de Preservação Permanente


Como parte das festividades em comemoração ao aniversário da cidade, a Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), realiza amanhã, quarta-feira, 9, plantio de mudas na Área de Preservação Permanente (APP) localizada no final da Rua Santa Catarina, Bairro Liberdade II. A ação ocorrerá a partir das 8h da manhã.
Serão plantadas na área 100 mudas de espécies nativas da região como Açaí, Ingá, Pau-Preto, Ipê, Angico e Azeitona. O local será cercado e também receberá placas de advertência. 
Programação
Serviço: Plantio de mudas em APP
Local: Rua Santa Catarina, Bairro Liberdade II
Data: 9 de Maio (Quarta-feira)
Horário: 8 horas da manhã

Fonte: ASCOM PMP

CLAUDIA LEITE É UMA DAS GRANDES ATRAÇÕES DA FESTA DE ANIVERSÁRIO DE PARAUAPEBAS


Nesta quarta-feira, 9, a praça de eventos de Parauapebas, vai sacudir com a poderosa deusa do axé Claudia Leitte. Ela é uma das atrações que vai animar a festa em comemoração ao aniversário dos 24 anos de Parauapebas. 
A partir das 21 horas, na Praça de Eventos, o público poderá conferir sucessos como: As Máscaras, A Fórmula do Amor, Borboletas, Cai Fora, A Camisa e o Botão, Amor Perfeito, Famosa, dentre muitos outros. O show de Claudia Leitte – uma das apresentações mais aguardadas pelo público – promete reunir grande multidão. 
A cantora que respira e transpira alegria, espera o segundo filho(a). Nascida em São Gonçalo, interior do estado do Rio de Janeiro, Claudia Leitte mudou-se com a família na década de 80 para Salvador, onde acabou descobrindo o gosto pela música. Aos 3 anos, ela subiu no palco de uma churrascaria e, aproveitando o intervalo deixado pelo cantor que se apresentava, disparou no microfone “Emília, Emília, Emília...”, música tema do Sítio do Pica-Pau Amarelo. Esta foi a primeira vez que Claudia Leitte pisava num palco. 

Delegacia de Parauapebas é obrigada a transferir presos para centro de recuperação no Pará


A Delegacia de Parauapebas, região sudeste do Pará, será obrigada a transferir os presos custodiados para o Centro de Recuperação de Marabá ou para outras instituições de segurança pública que possam abrigar os detentos. O pedido de remoção foi feito pelo promotor de justiça João Batista de Araújo Cavaleiro de Macedo Junior, do Ministério Público do Estado (MPE), e acatado pela Justiça. As informações foram divulgadas nesta segunda-feira (7).
De acordo com uma avaliação do próprio MPE, a medida é necessária porque a carceragem da delegacia de Parauapebas está em condições precárias. Em 2007, os promotores de justiça Evandro Aguiar e Laércio de Abreu já haviam entrado na justiça para que fossem feitos pelo menos alguns reparos na rede elétrica e no espaço de arejamento entre as celas, mas as solicitações não foram atendidas pelo governo estadual.
Segundo o promotor João Batista, o problema carcerário em Parauapebas já é antigo. "As falhas no sistema carcerário do município vem se arrastando por muitos anos, sempre com a promessa de melhorias, porém, nada foi realizado até hoje", comenta.
Como a Justiça deu parecer favorável ao pedido do MPE, foi determinado que o  Estado tem prazo máximo de dez dias para realizar a remoção dos detentos. Caso não cumpra a ordem judicial, a pena é de multa diária de cinco mil reais.(G1)

Concurso de Alternativas Ambientais será realizado durante Semana do Meio Ambiente


Visando estimular o conhecimento científico de estudantes, a partir de pesquisas e elaboração de projetos, a Prefeitura Municipal de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), promoverá durante a XVII Semana do Meio Ambiente, o II Concurso de Alternativas Ambientais para alunos matriculados em cursos técnicos, graduação e pós-graduação relacionada à área ambiental.
A Semana do Meio Ambiente será realizada no período de 28 de maio a 6 de junho e terá como tema “2012: Ano da Energia Sustentável para Todos”. Os estudantes deverão apresentar suas propostas a fim de minimizar problemas ambientais inerentes a Energia Sustentável, com vistas à viabilidade de implementação do projeto.
A exposição deverá ser feita em forma de protótipo, apresentada à comunidade e banca julgadora a partir das 14h do dia 2 de junho (sábado), no Unique Shopping Parauapebas. A premiação aos vencedores será em dinheiro: 3 mil para o 1º colocado; 2.500 para o 2º; e 1.500 para o 3º colocado.
Fonte: ASCOM PMP


Prefeitura de Parauapebas abre processo seletivo para Agente comunitário de Saúde


A Prefeitura Municipal de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), abriu na última sexta-feira, 4 de maio, as inscrições para o processo seletivo destinado ao preenchimento de 149 vagas imediatas para o cargo de Agente Comunitário de Saúde (ACS). O processo seletivo será executado pela Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp).
As inscrições podem ser realizadas até as 16 h do dia 18 de maio, no endereço eletrônico: www.fadesp.org.br. O valor da taxa é de R$ 40 reais.  Para efetuar a inscrição, é imprescindível o número de Cadastro de Pessoa Física (CPF). Além disso, o candidato deverá optar por Cargo/Bairro/Localidade/Área, em seus respectivos Distritos, para o qual deseja inscrever-se, observada a oferta de vagas.
A seleção compreenderá três fases: na primeira ocorrerá exame de conhecimentos, mediante aplicação de provas objetivas de caráter eliminatório e classificatório; na segunda etapa, os candidatos farão curso introdutório de formação inicial de ACS e uma prova objetiva; já na terceira e última etapa, os candidatos serão submetidos à prova de títulos.
Vale lembrar que o processo seletivo destina-se ao preenchimento de vagas, como também a formação de cadastro reserva.(mais informações clique aqui

Fonte: ASCOM PMP

CANTORA GOSPEL BRUNA KARLA SE APRESENTA NESTA TERÇA-FEIRA, NAS COMEMORAÇÕES DO ANIVERSÁRIO DE PARAUAPEBAS


As festividades do aniversário de Parauapebas continuam com shows na Praça de Eventos. Após a apresentação do padre Antônio Maria, ocorrida na última sexta-feira, dia 4, o público espera agora pela cantora gospel Bruna Karla. O show ocorrerá nesta terça-feira, dia 8, a partir das 21 h. 
A jovem cantora de 22 anos é hoje um dos principais nomes da música gospel do Brasil, tendo lançado em sua trajetória artística seis Cds, entre eles o destacado “Advogado Fiel”. A música que dá título ao álbum fala de um grande advogado: o Senhor Jesus Cristo, especialista em resolver causas impossíveis. 
Bruna Karla sempre teve certeza da sua vocação: louvar e adorar a Deus. Por isso, antes mesmo de completar 5 anos, percorria diversas igrejas no Rio de Janeiro entoando canções. O diferencial de Bruna era cantar músicas de artistas já consagradas como Cassiane, Marina de Oliveira e Fernanda Brum. 
A programação de aniversário se estende até o dia 26 de maio, com inaugurações, shows, palinha especial, evento cultural em homenagem às mães, abertura dos Jogos Interescolares, campeonato municipal de futsal e Manhã Cidadã.

PROGRAMAÇÃO
Local: Praça de Eventos
Data: 8 de Maio (Terça-feira)
Horário: 21 horas

Caratecas de Parauapebas embarcam para Recife


Buscar recorde. Foi com esse objetivo que cerca de 130 caratecas embarcaram na  segunda-feira, 1, às 18 h,  com destino à Recife-PE. Os atletas das associações Girão, Kimê, Garra de Águia, Projeto Pipa, Samurai e Ágape, vão trilhar mais uma vez o caminho da vitória, ou seja, das medalhas.
Os caratecas parauapebense vão disputar nos dias 3, 4, 5 e 6 de maio, em Recife, o Zonal Norte Nordeste de Karatê Interestilos 2012, a competição acontecerá no Ginásio Geraldão, com a  participação de vários Estados.
Os professores Josberto Girão da Associação Girão e Francisco Eloécio da Associação Ágape estão bastante motivados para conquistar medalhas no Zonal. “Estamos partindo com muita fé nos resultados positivos”, comentou o professor Francisco. Já o professor Josberto Girão acredita que o grupo de Parauapebas é bastante forte e acima de tudo, que os resultados conquistados serão frutos de muito trabalho, dedicação e amor ao karatê. “Sem dúvida que estamos preparados para lutar com garra, focando os melhores resultados para o nosso município”, afirmou o professor.
As associações que representam Parauapebas na modalidade já conquistaram vários resultados expressivos, graças ao constante apoio recebido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer.
Segundo o secretário Anderson Moratorio, os bons resultados são frutos da parceria entre governo municipal, professores e associações, que não medem esforços para se deslocarem para qualquer parte do Brasil e fazer bonito, levando o nome do município ao pódio. “É uma alegria e satisfação poder contribuir para ao crescimento do karatê interestilos em Parauapebas e podem ter certeza que a gente vai sempre lutar para estar entre os melhores do Brasil”, enfatizou o secretário Moratorio.
Texto e Foto: Carlos Campos

segunda-feira, 7 de maio de 2012

BAILÃO COUNTRY INAUGURA NOVA FASE DO TATERSAL DA FAP


As dependências do Tatersal da FAP- Feira de Agronegócios de Parauapebas foi palco esta semana do Bailão Country e escolha da garota Country 2012 de Parauapebas. 
Nove candidatas disputaram o titulo com apresentações diversificadas. O grupo Realeza Country de Belém deu um show de dança e o repertório do evento fez jus ao nome do evento.
Após a escolha da jovem Bruna como Garota Country 2012 a banda Tropalôka animou o bailão com musicas sertanejas atuais e de seu repertório.
Segundo o Diretor da SIPRODUZ, Luciano Sartório, o evento marca uma nova mudança no local que antes passava o ano inteiro esperando a Feira do Agronegócio, mas que a partir de agora a quadra do Tatersal será utilizada pela empresa Marola Shows que fará do local uma boate com toda uma grande estrutura e a promessa de muitos shows, tornando-se mais uma opção de lazer na cidade.


Sindicato dos bancários está preocupado com número de assaltos


O Sindicato dos Bancários está preocupado com o número de assaltos a a agências e caixas eletrônicos em todo o estado. Pelo menos 20 saques foram registrados em pouco mais de quatro meses em 2012. O número já chega a metade do que foi registrado no ano passado.
"Nosso estado hoje é o foco da criminalidade quanto a questão bancária. Isso me preocupa muito porque envolve não só os bancários, que são vítimas, mas também a sociedade", afirma Santo Matos, do Sindicato dos Bancários no Pará.
A última ocorrência foi registrada no município de Novo Repartimento, no sudeste do estado. O crime foi praticado por cerca de 10 homens fortemente armados. Eles ainda estão foragidos.
Dois helicópteros estão sendo usando para tentar recuperar o bando. As informações da Polícia é de que os assaltantes são de outros estados. Em todos os assaltos, os carros usados na fuga são queimados.
Nenhum dos assaltantes envolvidos nos três saques foi encontrado.(G1)

Pecuarista diz estar sendo prejudicado por obras da Ferrovia Carajás


Um pecuarista do município de Bom Jesus da Selva, a 100 km da cidade de Açailândia, denunciou estar sendo prejudicado pelas obras de expansão da Ferrovia Carajás. Segundo ele, a água das chuvas tem escavado a área aterrada, ao lado da obra de duplicação da Ferrovia Carajás, realizada pela Vale, e levado muita terra até um dos açudes localizado em sua propriedade.
Além de terra, o pecuarista Joaquim Costa conta que muito lixo e detritos restantes da construção do aterro também são arrastados para sua propriedade, cobrindo grande parte do pasto que antes alimentava todo o gado do pecuarista.
O assoreamento está acontecendo em dois açudes da propriedade, que ficam ao lado da estrada de ferro. No açude, o barro modificou a qualidade da água, que já não serve mais para o consumo dos animais. Uma cerca teve que ser construída no local para evitar que os bichos venham para a parte mais comprometida do açude. "No verão, eu não tenho para onde levar meu gado, nem água para que eles possam beber. Como vou criá-los? Moro há mais de 20 anos na região e nunca tive um problema desses, agora com a construção dessa nova ferrovia, esse problema está me prejudicando e eles (empresa Vale) não estão dando atenção ao meu caso", relatou o pecuarista.
Desde janeiro, Joaquim tenta realizar negociações com a Vale. Em uma última reunião, a empresa alegou que avaliaria a situação da propriedade no período do verão e que, se confirmado o assoreamento, faria a limpeza da área, mas que nem a reposição do capim, nem a troca da água dos açudes serão realizadas.
Já em São Luís, a Vale informou, através de nota, que irá enviar uma equipe técnica para avaliar a situação e tomar as providências necessárias para solucionar o problema.(G1)