Pesquisar este blog

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Vale precisa investir US$35 bi em 20 projetos


A mineradora Vale já executou 13,5 bilhões de dólares nas obras dos seus 20 principais projetos, disse nesta terça-feira o presidente da companhia, Murilo Ferreira, em almoço na Associação Comercial do Rio de Janeiro.
"Falta, portanto, investir 35 bilhões de dólares para que tenhamos executado o orçamento total destes 20 projetos, de 48,5 bilhões de dólares", disse o executivo.
Dentre os projetos que estão nesta carteira destacam-se o Rio Colorado e Salobo, em Carajás, além da expansão de Moatize, em Moçambique.
Um dos principais projetos da companhia, o Serra Sul, no Pará, não está listado entre os 20 maiores, segundo Ferreira.
Isso porque o projeto ainda está no papel. Ele disse que a empresa pretende anunciar o início do projeto no segundo trimestre desse ano.
Serra Sul é um investimento de 19,5 bilhões de dólares e com ele a produção de minério de ferro na região do Pará vai quase dobrar. "Nós queremos anunciar no segundo trimestre do ano... Vamos ver nessa única iniciativa no Pará um projeto que vai agregar mais 90 milhões de toneladas", disse o executivo.
"De 1995 a 2011 fizemos 100 milhões de toneladas e em um chute vamos adicionar mais 90 milhões", acrescentou ele. Ferreira ressaltou que o projeto incluiu ainda a duplicação de uma ferrovia e um novo porto em São Luís, no Maranhão.

(Reportagem de Sabrina Lorenzi e Rodrigo Viga Gaier)

I Concurso Literário em Parauapebas


Com a ideia de convidar os alunos da rede pública de Parauapebas a fazerem uma viagem para futuro, a Secretaria Municipal de Cultura (Secult) realizará o I Concurso Literário e Parauapebas, com o tema: “Parauapebas 2030. Que cidade teremos daqui a 18 anos”.
Poderão participar do concurso alunos de 7ª a 8ª, 3ª e 4ª etapas do ensino fundamental.  Cada participante concorrerá com apenas uma obra literária.
Os trabalhos serão julgados pela criatividade; adequação ao padrão estrutural do gênero; capacidade de reflexão do autor sobre o tema escolhido e manifestação do caráter artístico.
O autor da obra vencedora receberá um tablet. Também ganhará um tablet o professor orientador do trabalho premiado. Além disso, a escola que o aluno vencedor estiver matriculado receberá uma premiação.
As inscrições seguem até dia 27 de abril, na Secult, localizada na Rua F, nº 244 Cidade Nova – Parauapebas, Pará. CEP: 689515-00, nos horários de 08h às 11h30 e 14h às 17h30, de 2ª a 6ª feira, exceto feriado.
A divulgação do resultado e a entrega das premiações do Concurso serão no dia 08 de maio de 2012, às 20h.

Trabalhos
Concorrerão em categoria única, textos de opinião, inéditos (obras que nunca tenham sido premiadas em outro concurso ou publicadas) e originais (obras não plagiadas e/ou parodiadas), apresentadas em papel A4, impresso em tinta preta, fonte Arial simples, tamanho 12, espaçamento entrelinhas 1.5, mínimo de 1.700, máximo de 2.200 caracteres, contidos em envelope devidamente lacrado, constando no seu interior 01 (uma) cópia impressa da obra, apenas com o pseudônimo do autor no rodapé; ficha de inscrição devidamente preenchida, que representará sua concordância com os termos do regulamento do concurso.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

AICOP CONVOCA IMPRENSA E COMUNICADORES SOCIAIS PARA ESCOLHA DO JORNALISTA DO ANO


A Associação de Imprensa e Comunicação de Parauapebas (Aicop) convoca todos sócios ou não, mas que atuem na imprensa e\ou comunicação, para uma Assembleia Extraordinária a ser realizada nesta sexta-feira, dia 13 de abril, às 18 horas, na Secretaria de Assistência Social, para tratar da indicação, pela Aicop, do jornalista do Ano, premiação que será  realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Parauapebas, no próximo dia 21 de abril.

A votação acontecerá durante esta assembleia (13.04.2012) conforme informações abaixo:

1º)Cada pessoa apta na assembleia a votar, poderá indicar três nomes, incluindo o seu próprio nome, para concorrer ao premio.
 )O nome mais votado estará automaticamente indicado para receber o Premio Mérito Lojista 2011.
)Em caso de empate, haverá outra votação independente do número de indicações, e o segundo turno acontecerá imediatamente após o anuncio do resultado, concorrendo apenas os dois com mais idade.
)Em caso de novo empate o critério será a maior idade.
)A votação terá início às 18:15 horas até 20:00 horas.

Agradece: Laércio de Castro- presidente -  AICOP

MEC estabelece renda máxima para financiamento estudantil no ensino superior


O Ministério da Educação (MEC) estabeleceu um limite de renda familiar para os interessados em financiar seus estudos por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O rendimento familiar máximo bruto não poderá ser superior a dez salários mínimos, segundo as regras publicadas hoje (12) no Diário Oficial da União. Não havia critério de renda para que o estudante pudesse contratar o financiamento.
Nos casos em que o financiamento custear 75% da mensalidade do curso, a renda familiar mensal do aluno poderá ser de até quinze salários mínimos. Quando o financiamento for de 50% da mensalidade, o limite do rendimento mensal será de até 20 salários mínimos.
O programa financia a mensalidade de estudantes em instituições particulares de ensino superior. O aluno só começa a pagar a dívida depois da formatura. O financiamento pode ser solicitado em qualquer etapa do curso por meio do portal do Fies. O Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal são os agentes financeiros do programa.
O financiamento estudantil pode ser solicitado em qualquer etapa do curso e em qualquer mês. Desde que as inscrições foram abertas em 31 de janeiro deste ano, 42.734 contratos foram firmados e cerca de 25 mil estão em fase de preenchimento. Juros anuais de 3,4%, maior prazo de quitação, criação do Fundo de Operações de Crédito Educativo fazem parte das regras que desburocratizaram o Fies em 2010.(Agencia Brasil)

Cineclube CDC apresenta o maior combate cinematográfico dos últimos tempos


Dois mestres do cinema, duas estéticas, duas gerações, duas sessões de cinema.
Na Primeira Sessão, Alfred Hitchcock demonstra toda suas artimanhas e golpes que irão te prender na cadeira com o seu clássico Janela Indiscreta, um suspense que vai fazer grudar os olhos da tela.
Na segunda Sessão, Stanley Kubrick aparece com todo o seu poder com o angustiante O Iluminado, um épico do terror com performance intrigante de Jack Nicholson.
Nesse combate você será o juiz, compareça nas duas sessões e escolha no final o filme campeão, você ainda concorrerá a brindes surpresas.
Nos encontramos nas próximas terças para prestigiar esse Ultimate Fighter do Cinema.

1ª Sessão – Terça – Dia 17 de Abril/19:30/CDC
Janela Indiscreta  (classificação 14 anos)
2ª Sessão – Terça – Dia 24 de Abril/19:30/CDC
O Iluminado  (classificação 14 anos) 
Local: 19:30h – CDC
Realização: Secult
Curadoria e Programação: Labirinto Cinema Clube
Classificação 14 anos
Entrada Gratuita
Parauapebas – Pará – Brasil
Confirme sua presenaça aqui www.facebook.com/labirintocinemaclube
(Fonte: labirintocinemaclube.com.br)

Maioria do STF é a favor do aborto de anencéfalos

O STF (Supremo Tribunal Federa) deve anunciar nesta quinta-feira que a interrupção da gestação no caso de fetos anencéfalos não pode ser considerada crime. O placar da votação já está em 6 votos a 1 a favor da liberação do aborto no caso da patologia. 
O último a revelar sua posição favorável nesta tarde foi o ministro Carlos Ayres Britto. Outros três ministros - Gilmar Mendes, Celso de Mello e Cezar Peluso - ainda votarão. Isso significa que o resultado está praticamente estabelecido, ao menos que alguns membros da Corte retifiquem seus votos, uma hipótese considerada improvável.
A votação teve início ontem. O relator do processo, ministro Marco Aurélio Mello, foi o primeiro a se pronunciar, se posicionando favoravelmente à antecipação terapêutica do parto, já que a manutenção da gravidez coloca a mulher em uma espécie de "cárcere privado em seu próprio corpo". Segundo ele, isso representa um sacrifício que não pode ser pedido a qualquer pessoa.
O ministro rebateu ainda um dos principais argumentos contra a liberação do aborto. De acordo com ele, a decisão não abriria brechas para admitir que o mesmo ocorresse com outros tipos de patologias.
Seguindo a mesma linha adotada por Mello, Rosa Weber, Joaquim Barbosa, Luiz Fux e Carmem Lúcia também votaram a favor à antecipação do parto nos casos de anencefalia.
O ministro Ricardo Lewandowski foi o único a votar contra a ação. Para ele, a iniciativa usurparia a competência do Congresso ao criar uma nova possibilidade em que o aborto não pode ser punido.
Polêmica - A ação a favor da interrupção da gestação em casos de anencefalia, proposta pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde, tramita há oito anos e é rodeada de polêmicas. 
Desde a última terça-feira, um grupo de religiosos fazia vigília em frente ao prédio do STF. Católicos, evangélicos e espíritas pediam, em orações, que os ministros rejeitassem a autorização do aborto.

Canaã dos Carajás terá abrigo para menores em situação de risco


Ministério Público do Estado (MPE) e Prefeitura municipal de Canaã dos Carajás, sudeste paraense, nas pessoas do prefeito Itamar Francisco da Silva e do procurador Franklin Carneiro da Silva, firmaram Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) na terça (3) visando a construção de abrigo a crianças e adolescentes em situação de risco.
Para a formulação do documento, a promotora de justiça Renata Valéria Pinto Cardoso Lisboa considerou que existe "a ausência da medida específica de proteção de acolhimento institucional, assim como do acolhimento familiar destinadas às crianças e aos adolescentes em situação de risco no município".
O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) também foi base para a elaboração do TAC, um dos artigos usados foi o de nº 86 que estabelece: "a política de atendimento dos direitos da criança e do adolescente far-se-á através de um conjunto articulado de ações governamentais e não-governamentais, da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios".
Algumas cláusulas do acordo falam a respeito de prazos: cópia do projeto prevendo a criação de entidade de atendimento em regime de acolhimento institucional deverá ser apresentado pela prefeitura dentro de 3 meses e este mesmo projeto deverá ser implantado integralmente em, no máximo, 240 dias após a aprovação.

Fonte: MPE-PA

Vale aprova o transporte no rio Tocantins no sentido Belém/Marabá


Uma nova alternativa em transportes está sendo utilizada pela Vale. A empresa acaba de finalizar uma operação piloto, usando o rio Tocantins como nova via de transporte de cargas para o sudeste paraense. Inédita por utilizar a hidrovia Tocantins-Araguaia no sentido Belém/Marabá, incluindo a transposição das eclusas da Hidrelétrica de Tucuruí, a iniciativa promete novas perspectivas de logística para a região amazônica, ao diminuir em cerca de 30% o tempo e os custos do trajeto.
Rapidez, economia e preservação ambiental. “A operação piloto mostrou-se positiva em todos os aspectos. É mais simples porque a ligação do transporte é direta navio-balsa. É logisticamente mais eficiente e rápida porque substitui-se dezesseis carretas [apenas na operação piloto] por uma balsa reduzindo-se o tempo e os custos em 30%. E é ecologicamente sustentável, porque sem as carretas circulando a quantidade de dióxido de carbano lançado na atmosfera diminui sensivelmente”, resume o gerente geral de comércio exterior da Vale, Angelo Donaggio.
No modelo tradicional, as cargas chegam ao Terminal de Vila do Conde, em Barcarena, e são transferidas e distribuídas para as operações da empresa nas cidades do sudeste paraense via rodovia. Com a utilização da nova logística, o trajeto para o transporte da carga, que precisaria de 16 caminhões para levar 425 toneladas de carga do Porto de Vila de Conde até Parauapebas, caiu de 874 km para 165 km de estrada. A expectativa é de que a nova alternativa atenda, no futuro, as obras de construção da siderúrgica Aços Laminados do Pará (ALPA) que está sendo construída pela Vale, em Marabá. “O transporte pela hidrovia vai atender todas as operações da Vale no interior, mas a Alpa será a mais beneficiada uma vez que, nesse caso, o transporte será 100% hidroviário”, lembrou Donaggio.
Em virtude do Pedral de São Lourenço, a navegabilidade da hidrovia hoje limita-se a estação chuvosa, de novembro a junho. Mas com o anúncio oficial do Governo Federal de derrocada das pedras, o caminho ficará livre para operação permanente. “Agora, vamos finalizar os estudos da operação piloto, preparar os contratos para os prestadores de serviço e a partir da próxima temporada de inverno implementar a operação. A tendência é que torne-se uma operação regular, inclusive para outras empresas”, aposta o representante da Vale. (Diário do Pará)

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Equipe monitora filhote de gavião-real em Carajás


A equipe do Programa de Conservação do Gavião-real está monitorando a ave, Harpia Harpya, nas unidades de conservação do Mosaico de Carajás. Desde dezembro, um filhote da espécie ameaçada de extinção está sendo acompanhado pelos técnicos do programa que atuam em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Nesta semana o filhote recebeu dispositivos de marcação e monitoramento. O ninho onde o filhote foi marcado está na área de entorno ao mosaico de Carajás e se encontra em situação de vulnerabilidade. O animal pesa 4.750 quilos e recebeu anel em alumínio.
O monitoramento do ninho será semanal. O objetivo da equipe é coletar vestígios para identificação das espécies presas e consumidas pela harpia na região e registros do comportamento do filhote em desenvolvimento nas habilidades de voo e dos adultos no cuidado parental.

MST entrega ao governo a pauta de reivindicações do Abril Vermelho


Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) entregaram nesta quarta-feira (11), em Brasília, a membros do primeiro escalão do governo, a pauta de reivindicações do Abril Vermelho. O Abril Vermelho é promovido todos os anos, com manifestações e ocupações de fazendas, em várias partes do país, para lembrar o Massacre de Eldorado dos Carajás, ocorrido em 17 de abril de 1996, no Pará. As reivindicações dos sem-terra foram levadas aos ministros do Desenvolvimento Agrário (MDA), Pepe Vargas, e da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho.
De acordo com documento divulgado pelo MST, “mais de 4 milhões de famílias de trabalhadores rurais estão aguardando terras para produzir e 186 mil famílias estão acampadas, vivendo em condições precárias, em barracas de lona, na luta pela reforma agrária”. Segundo o movimento, o processo de criação de assentamentos no país está parado.
Além de terra, o MST exige a abertura de novas linhas de crédito rural “para que camponeses e agricultores familiares produzam, organizados em cooperativas e com técnicas agroecológicas”. E em relação à educação, o movimento alerta que, nos últimos dez anos, foram fechadas mais de 36 mil escolas no meio rural. Segundo eles, a educação dos jovens do campo é necessária para evitar a migração para áreas urbanas.
Em nota, o MDA informou que ainda vai analisar as reivindicações. Segundo a assessoria do MDA, o encontro do ministro Vargas com os líderes do MST transcorreu em clima de “tranquilidade”. As informações são da Agência Brasil.

COMUNICADO - PREFEITURA MUNICIPAL DE PARAUPEBAS



INSCRIÇÕES PARA O PROGRAMA LOTES URBANIZADOS PARA SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS SÃO PRORROGADAS

O MUNICÍPIO DE PARAUAPEBAS, Estado do Pará, inscrito no CNPJ-MF sob o no. 22.980.999/0001-15, por intermédiodo Secretário Municipal de Habitação - SEHAB, Senhor Antônio Neto Pereira de Souza, comunica aos servidores públicos efetivos municipais que possuem renda não superior a 03 (três) salários mínimos líquidos, na forma da Lei 4.426/2010 e Decreto 129/2012, que foram prorrogadas as inscrições para participação no Programa “Lote Urbanizado”. O prazo encerra dia 13 de abril, com horário de funcionamento das 08h00 às 14h00, na SEHAB, setor de cadastramento, localizado na rua 03A, nº 07, Bairro União.

Projeto "Pará Cidadão" chega ao sudeste paraense no próximo dia 15


A partir do próximo dia 15, a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) e a Diretoria de Identificação "Enéas Martins" (Didem), da Polícia Civil, farão atendimentos na área de cidadania em quatro municípios da região sudeste - Marabá, Itupiranga, Parauapebas e Palestina do Pará. O serviço faz parte do projeto "Pará Cidadão", da Sejudh, cujo objetivo é reduzir o chamado sub-registro, que tem como principal consequência o impedimento do acesso da população a uma série de benefícios e programas mantidos tanto pelos Governos do Estado e Federal, quanto pelos municípios. O projeto percorrerá todo o Estado, para garantir a maior cobertura possível no que diz respeito à emissão de documentos - como certidão de nascimento, Cadastro de Pessoa Física (CPF) e carteira de identidade.
A ação de cidadania acontecerá entre os dias 15 e 25. A previsão da Diretoria de Identificação é que em cada uma dessas cidades sejam atendidas em torno de 300 pessoas, totalizando mais de 1,2 mil atendimentos na região. A equipe da Didem será composta pelos papiloscopistas Paulo Tavares e Marlene Veiga, que atuarão na emissão da carteira de identidade. Os dados coletados serão enviados à sede do órgão, em Belém, para posterior emissão dos documentos. Também fazem parte do Projeto a Defensoria Pública e a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego.
O projeto já passou por três cidades da região sudoeste do Pará - Anapu, Pacajá e Novo Repartimento - entre os dias 29 de março e 4 de abril. Nos dias 17 e 18 deste mês, a ação social esteve no município de Porto de Moz. A prefeitura garantiu apoio logístico e cedeu funcionários da Secretaria de Ação Social para ajudar no atendimento, visto que a procura por carteiras de identidade foi grande. Em média, somente para a aquisição do documento de identificação, foram atendidas 300 pessoas por dia.
Agência Pará de Noticias


terça-feira, 10 de abril de 2012

RETOMADA A LUTA POR CARAJÁS E TAPAJÓS - PLIP quer apoio de 1,4 milhão de pessoas


A luta pela redivisão territorial do Pará, com a criação dos estados do Carajás e do Tapajós, a partir do desmembramento das porções sul e sudeste e oeste do Estado acaba de ser oficialmente retomada com uma iniciativa que vem dando o que falar, mas que pode chegar com força e representatividade ao Congresso Nacional. Baseado no exemplo da Lei da Ficha Limpa, o movimento emancipacionista quer apresentar um Projeto de Lei de Iniciativa Popular (PLIP) propondo esse desmembramento. 
A população pode participar da elaboração de leis através dos PLIPs. Eles consistem na apresentação de um abaixo-assinado à Câmara dos Deputados, subscrito por, no mínimo, 1% do eleitorado nacional, distribuído por, pelo menos, cinco Estados, com não menos de três décimos por cento dos eleitores de cada um deles. No caso dos dias atuais, são necessários 1,4 milhão de assinaturas.
Esse tipo de projeto segue a mesma tramitação no Congresso Nacional que os projetos de iniciativa de um parlamentar. São submetidos à aprovação dos deputados, senadores e do Presidente da República como todos os outros projetos de lei. Os projetos de iniciativa popular são regulamentados pela Lei 9709/98, que também rege os plebiscitos e referendos. Estes dois são consultas formuladas ao povo para que delibere sobre assuntos de grande relevância de natureza constitucional, legislativa ou administrativa.
A diferença entre eles é que o plebiscito é convocado com antecedência a um ato legislativo ou administrativo, deixando a cargo da população a decisão sobre o rumo que o assunto tomará, enquanto o referendo é um instrumento que vem depois do ato, cumprindo ao povo ratificar ou rejeitar a decisão.

LISTA
No último dia 8 de abril entrou no ar o principal instrumento para a divulgação da iniciativa, o site carajasetapajos.com.br, também acessado pelo endereço tapajosecarajas.com.br. Lá, qualquer pessoa pode baixar livremente uma cópia do formulário da lista e imprimir para ajudar a recolher as assinaturas em sua comunidade, cidade ou estado. É o que explica o grupo Carajás e Tapajós Vivos!, principal entusiasta da campanha, após mobilização iniciada na internet, por meio de redes sociais como o Facebook.(matéria completa no blog: http://patrickroberto.blogspot.com.br/
CLIQUE AQUI E ASSINE ESSA IDEIA: http://www.carajasetapajos.com.br/



Atleta do Judô solidário da Semel Rayfram Mesquita fará parte de projeto em São Paulo


Rayfran irá se juntar a seleção brasileira masculina para mais uma fase de treinamento que acorrerá no período de 10 a 20 de abril. O treinamento tem como objetivo um torneio na Argentina, em maio, e as paraolimpíadas de Londres.
Atleta  do projeto judô solidário da secretaria municipal de esporte e lazer de Parauapebas, Mesquita teve sua ida antecipada pela cbdv/cpb para assinar um contrato com uma multinacional que irá lhe garantir uma renda mensal, tudo dentro da lei 8213/91, que trata da obrigatoriedade das empresas em estabelecerem cotas para servidores reabilitados ou deficientes físicos, de acordo com o números de empregados. Rayfran estará de volta a Parauapebas dia 21 de abril e retornará a capital paulista no dia 11 de maio para o Grand Prix Infraero de judô 1ª fase. A partir dessa data ficará em definitivo em São Paulo para estudar e treinar Projeto Futuro (complexo esportivo do Morumbi) de onde já saíram judocas como Thiago Camilo, Felipe Kitadai e Rafael Silva, entre outros, todos  da seleção brasileira convencional e que estão entre os melhores judocas do mundo.
Rayfran será o 1º e único atleta cego da seleção brasileira paraolímpica a integrar o projeto e também o único da região a ser contemplado pelo Ministério dos Esportes com a bolsa atleta categoria paraolímpico nacional. Com isso, a Semel começa o ano alcançando o objetivo traçado com a modalidade: inserir o judô paraolímpico paraense entre os melhores do brasil.
Texto: Carlos Campos

Posse do novo secretário de obras é marcada por novidades para Parauapebas


Durante a solenidade de transição do cargo de secretário municipal de obras, José das Dores Couto para José Orlando de Menezes, na quarta-feria, 04, a população de Parauapebas foi presenteada com uma novidade: a assinatura do contrato de execução da obra de Macrodrenagem do Bairro da Paz, construção da ponte estaiada e Sistema Viário. O evento contou com a presença do prefeito Darci José Lermen, o vice prefeito  Afonso  Araújo, vereadores e lideranças administrativas e comunitárias de Parauapebas.
 A assinatura do contrato de execução da obra de Macrodrenagem do Bairro da Paz, Construção da ponte estaiada de ligação da PA-275 a Prefeitura de Parauapebas e Sistema viário de interligação com Avenida “J” foi a última ação de Couto como secretário municipal de obras. O contrato foi firmado com a empresa Delta Construção, que após a assinatura da Ordem de Serviço (OS) iniciará em, no máximo, 15 dias as obras.
A ponte estaiada terá 168m de extensão, 21m de largura com quatro pistas com uma altura de mastro de 35m. Ela facilitará o acesso ao Bairro Beira Rio II, onde fica o prédio da Prefeitura de Parauapebas e também a Praça da Bíblia, que se encontra em construção no Morro dos Ventos. “Temos um compromisso com nossa cidade Parauapebas e por isso fazemos obras de qualidade para nosso povo se orgulhar do lugar onde reside”, disse o prefeito Darci Lermen.

José das Dores Couto
Coutinho, como é conhecido, tem uma trajetória de ascensão no município, sendo em empresa privada, movimentos trabalhistas e dentro do Governo Cidadão. Ele trabalhou por 17 anos na Vale, participou do movimento de consolidação do sindicato Metabase onde o levou a ser juiz classista por dois mandatos consecutivos pela Justiça do Trabalho. No início do primeiro mandato do prefeito Darci, foi convidado para participar do governo, no qual  ocupou a antiga coordenadoria de habitação que na época foi marcada com a entrega de 500 casas populares.Em seguida, Coutinho  ocupou o cargo de secretário de Assistência Social em substituição à primeira dama Odilza Lermen. Sua marca ficou naquela secretaria, que logo depois assumiu a coordenadoria de campanha a reeleição de Darci, que, após a vitória em 2009, Coutinho assumiu a chefia de Gabinete e, saindo de lá, assumiu um ano e dez meses a Secretaria Municipal de Obras (Semob), que gerou mais reconhecimento a seu nome pelo compromisso com o desenvolvimento de Parauapebas. “Eu tenho muito a agradecer a confiança de meu prefeito Darci e toda equipe de funcionários da Semob e governo em geral pelo apoio incondicional. Ninguém realiza grandes obras trabalhando sozinho. Hoje sigo um novo caminho, mas nunca esquecendo que cheguei aonde cheguei porque tive amigos que me auxiliaram quando precisei. Eu só tenho a dizer: muito obrigado!”. disse Coutinho.
Orlando Menezes o novo secretário de Obras é muito conhecido no município. Baiano, residente em Parauapebas desde 1985, aonde veio pela empresa Vale para a implantação do projeto Carajás, e ali trabalho por quase nove anos. Orlando participou por duas vezes consecutivas da coordenadoria de campanha de Darci, onde foi adjunto de Coutinho na chefia de gabinete, Semas e Semob. “Sinto-me preparado para assumir este cargo, pois reconheço que fizemos muito, mas que temos muito a fazer por esta cidade maravilhosa que todos nós escolhemos para viver. Agradeço meu prefeito Darci e a todos que acreditaram em meu potencial para gestor da Semob” concluiu Orlando.
Fonte: ASCOM PMP

Polícia Civil ofertará 600 vagas em concurso público


Até o final deste mês, o governo estadual deverá lançar edital para o concurso da Polícia Civil. Serão ofertadas 600 vagas: 100 para delegados, 250 para investigadores e 250 para escrivães. A informação foi dada, ontem à tarde, pelo delegado-geral da Polícia Civil, Nilton Atayde. 'O concurso já foi homologado pela Secretaria de Estado de Administração (Sead) e está em fase de conclusão', acrescentou. Hoje, a instituição comemora, pela manhã, o Dia do Policial Civil.
Mas o ingresso de novos servidores está longe, porém, de resolver um dos principais problemas enfrentados pela instituição: o déficit de policiais. Atualmente, segundo Nilton Atayde, a Polícia Civil possui 3.307 servidores, sendo 538 delegados, 529 escrivães e 1.366 investigadores, entre outros funcionários. 'O ideal seria termos sete mil servidores, sendo seis mil policiais e mil atuando nos serviços administrativos', afirmou o delegado-geral.
O ideal, portanto, é que houvessem, por exemplo, 829 delegados, número igual de escrivães e o dobro do número de investigadores existentes no momento - ou seja, 2.732. Atayde reconheceu que a falta de policiais afeta, sim, a produtividade da Polícia Civil, cuja atribuição constitucional é a investigação dos crimes. 'Na medida em que você não tem o número suficiente de servidores, isso implica no atendimento às demandas que chegam; daí precisarmos urgentemente de contratar pessoal', afirmou.(Portal ORM)

Subnotificação de registros de dengue é grande

O chefe da Seção de Arbovirologia e Febres Hemorrágicas do Instituto Evandro Chagas (IEC), Pedro Vasconcelos, afirma que há uma subnotificação dos casos de dengue em todo o mundo. “A subnotificação é grande, mas não se sabe estimar quantos por cento”, afirma o pesquisador. Ele cita dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) que considera que para cada caso de dengue notificado pelo menos 20 casos deixam de ser notificados.
Isso não é diferente no Brasil, seja porque o atendimento nas unidades de saúde é demorado, seja porque as pessoas já têm experiência própria ou por amigos e parentes que já tiveram dengue, o que faz com que muita gente desista de fazer o exame e passe a se automedicar.
Outra tendência, segundo ele, é dos profissionais considerarem como virose qualquer doença com sintomatologia de febre e resfriado que se confundem com o da dengue. Vasconcelos afirma, entretanto, que essa desistência dos exames “precisa ser melhor avaliada e comprovada” porque, quando o caso se torna mais grave, as pessoas logo procuram atendimento de um profissional.
Quando começou a sentir dor no corpo, frio e febre alta, a professora de educação física, Antônia do Socorro Ferreira, 39, teve certeza: estava com dengue. O diagnóstico, no entanto, foi inexato. “A primeira médica que procurei afirmou que era dengue e me prescreveu paracetamol a cada 6h. Mas os sintomas continuaram e fui atendida por uma segunda médica. Esta me disse que não dava para afirmar que era dengue, o mais correto, segundo ela, era dizer que se tratava de uma virose. Mas eu tenho certeza, o que tive foi dengue sim”, assegura a professora, que também apresentou fraqueza, coceira e manchas vermelhas pelo corpo.
A aposentada Maria Rosário Paixão, 63, também sentiu os sintomas, mas até hoje não sabe ao certo que doença apresentou. “Fiz dois exames em laboratório, mas, como dizem que o da dengue só dá positivo após sete dias, não ficou confirmado. Também fiz o da Sesma, mas até hoje não tive resposta”, relembra a aposentada.
Sespa reafirma redução
A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) divulgou ontem o 12º Informe Epidemiológico da Situação da Dengue no Estado. Segundo o novo boletim, 12.508 casos suspeitos da doença foram notificados em 2012. Desses, 4.048 foram confirmados. Até agora duas mortes por dengue foram confirmadas, uma em Parauapebas e outra em Altamira. Sete casos ainda estão em investigação no Estado. Segundo a Sespa, em relação ao mesmo período do ano passado, houve uma diminuição do número de casos. Na época, de um total de 17.919 casos suspeitos, 9.755 foram confirmados, além de seis mortes. Os municípios com maior número de casos confirmados são Parauapebas (1.292), Belém (639), Altamira (601) e Ananindeua (405). (Diário do Pará)

segunda-feira, 9 de abril de 2012

UFRA abre processo seletivo, hoje(09), último dia


A Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA, divulgou 03 editais (nºs. 12, 13 e 14/2012) para realização de processo seletivo visando o preenchimento de 25 vagas de nível superior para o cargo de Professor. A remuneração é de até R$ 4.300,00.
Os interessados deverão se inscrever no período entre 03 e 09 de abril de 2012, de segunda a sexta-feira, no horário de 09h00min às 11h30min e das 14h00min às 16h30min, exceto feriados, no endereço: UFRA - Avenida Presidente Tancredo Neves, 2501, Bairro Montese, CEP 66.077-830, Belém/PA (Edifício Rubens Lima - Andar Superior - Sala da CPS). A taxa de inscrição é de R$ 100,00.
O processo seletivo constará de prova didática e avaliação curricular, que serão realizadas nos campus de Belém, Capitão Poço, Parauapebas e na UFRA em Paragominas. Os locais das provas serão divulgados no dia 11 de abril de 2012, no endereço eletrônico da UFRA - www.concursospublicos.ufra.edu.br.
A prova didática está prevista para 18 de abril de 2012 e a avaliação curricular será realizada na data provável 19 de abril de 2012.
O resultado final do processo seletivo será divulgado no site da UFRA, na data provável 30 de abril de 2012 e o processo seletivo será válido por 01 ano, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura realiza concurso público para agente de trânsito e transporte


Foi divulgado na quarta-feira, 04, o edital do concurso público 2012 para agente de trânsito e transporte da Prefeitura de Parauapebas. No total serão ofertadas 40 vagas para nível médio, com salário de R$ 1.622,49 e jornada de trabalho de 40 horas semanais. Ficando as admissões condicionadas à disponibilidade orçamentário-financeira da Prefeitura Municipal de Parauapebas, durante o prazo de validade do Concurso Público, que é de dois anos prorrogável, uma única vez, por igual período.
As inscrições tiveram início dia 04 e seguem até às 23h59 do dia 20 abril.   Essas devem ser efetuadas na modalidade Online (via Internet) no endereço eletrônico http://www.fadesp.org.br. Para se inscrever o candidato deve ter ensino médio completo e Carteira Nacional de Habilitação, para conduzir veículo automotor da categoria AB. A taxa de inscrição é de 40, 00 reais.
As Pessoas com Deficiências (PcD) têm assegurado o direito de inscrição no presente concurso público, desde que a deficiência seja compatível com as atribuições do cargo em provimento para o qual o candidato concorre. Serão reservadas 5% das vagas ao cargo e das que vierem a surgir durante o prazo de validade do concurso para as PcD.
 O concurso contará com duas fases, sendo a primeira a prova objetiva de caráter eliminatório e classificatório e a segunda prova de Esforço Físico de caráter eliminatório. As provas objetivas serão aplicadas no dia 20 de maio de 2012, no turno da manhã, das 8 às 12h. Para a prova de Esforço Físico os candidatos serão convocados em edital específico para esse fim, publicado o aviso no Diário oficial do Estado do Pará e relacionados no site da FADESP (http://www.fadesp.org.br). Realizarão a prova de Esforço Físico somente os candidatos classificados na na prova objetiva.
Fonte: ASCON PMP

FILHA DE EMPRESÁRIO DE PARAUAPEBAS É DISPUTADA POR MARCAS FAMOSAS DE GOIÂNIA


THAISE CARVALHO – Ela é bonita, publicitária, com apenas 20 anos, ela já conquistou as capas de revistas renomadas em Goiânia, já fez participações em novelas e seriados da Globo, e é vista facilmente em outdoor no Estado de Goiás. 
Mas pasmem! Ela é nascida em Parauapebas filha do empresário Sergio Balduino e de Alvania Balduino, donos do grupo Anagráfica. Thaise trabalha como modelo há 5 anos e é uma das modelos mais requisitadas por marcas famosas de roupas e sapatos do Estado do Goiás.

Filme “Serra Pelada” terá atores do Pará


Cláudio Barros, um dos produtores do filme, está selecionando elenco, local, para o filme longa metragem “Serra Pelada”, de Heitor Dhalia, que será rodado em julho e agosto nas cidades de Parauapebas, Marabá e Rio de janeiro.
Cláudio abriu uma frente de pesquisa de elenco  em Belém.
O ator Wagner Moura é o protagonista do filme e uma quantidade expressiva de personagens será oferecido para os atores do Pará.
Interessados devem entrar em contato com  Sandra Condurú, assistente de Cláudio Barros, pelo celular (91)  8843 6727  - ou diretamente com o produtor (91) 8189 2160.

Mérito Lojista: credenciamento da imprensa ficará a cargo da Aicop


O atual presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Parauapebas (CDL), Daniel Lopes, visando dar maior credibilidade e ao mesmo tempo facilitar os trabalhos relacionados à imprensa, anunciou na última terça-feira (3) que o credenciamento dos profissionais da área de comunicação que irão fazer a cobertura do Prêmio Mérito Lojista ficará a cargo da Associação de Imprensa e Comunicação de Parauapebas (Aicop).
Segundo Daniel Lopes, a determinação da diretoria da entidade servirá para facilitar ainda mais o trabalho dos profissionais de imprensa que são essenciais na divulgação antes e depois do Mérito Lojista, tradicional evento que é realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Parauapebas.
De acordo com Laércio de Castro, atual presidente da Aicop, a parceria firmada com a CDL irá com certeza ser benéfica tanto para a entidade dos lojistas como para os profissionais de imprensa. “Nós que atuamos na imprensa sabemos quem realmente está apto a exercer a profissão durante o Mérito Lojista”, relata o radialista, esclarecendo ainda que a Aicop irá comunicar a todos os seus associados como será o processo de credenciamento para que os profissionais de imprensa tenham acesso ao local onde será realizado o evento pela CDL.

Novidades
Diferente dos anos anteriores, a edição deste ano do Mérito Lojista será realizada nas dependências da quadra poliesportiva do Colégio Chico Mendes, no bairro Cidade Nova. A mudança de local foi motivada por reformas no ginásio poliesportivo que não permitem que sistemas de som sejam instalados com qualidade nas dependências da quadra.
Outra novidade é em relação à data do evento, que nos anos anteriores era sempre realizado em dezembro. A mudança é motivada para que as pesquisas sejam feitas com mais qualidade.
O Mérito Lojista será realizado no próximo dia 21 de abril e contará com o sistema open bar, ou seja, comida, refrigerantes, água, sucos e cervejas serão servidos de graça para quem comprar as mesas. É válido ressaltar que bebidas quentes como whisky, montila e redbull serão cobradas. Telefones para reservas: (94) 3346-7185 / 9132-3268. (Bariloche Silva)

Nova lei facilita fiscalização da população em prefeituras


O cidadão comum vai ganhar no dia 16 de maio uma nova arma no combate à corrupção. Na data, entra em vigor a chamada Lei de Acesso à Informação, que obriga todo órgão público a fornecer, em 30 dias, qualquer documento que for solicitado. A legislação deve facilitar muito o trabalho das mais de 200 associações de moradores que se dedicam a investigar fraudes e desvios de verbas em seus municípios. No entanto, a má-vontade das prefeituras e a morosidade da Justiça ainda são entraves para quem quer fiscalizar como é gasto o dinheiro público.
Com a Lei de Acesso à Informação, a obtenção de listas de pagamentos, contratos, notas fiscais e outros documentos importantes para o controle do orçamento público devem ser facilitadas.Clique aqui e veja matéria completa

Golpe de 64 sustentou carreira militar de Curió


O currículo impõe respeito. Ex-agente do Serviço Nacional de Informação (SNI), ex-membro do Conselho de Segurança Nacional (CSN), braço direito do ex-presidente da República João Batista Figueiredo, homem de confiança do general Newton Cruz, primeiro chefe do garimpo de Serra Pelada, ex-deputado federal pelo PDS, partido de apoio ao regime militar, coronel da reserva, ex-prefeito de Curionópolis, município cujo nome lhe homenageia, Sebastião Rodrigues de Moura ainda é, mesmo assim, um mistério a ser decifrado.
Entre militares que compartilham dos ideais do golpe militar de 64 e antigos garimpeiros de Serra Pelada, Curió é um mito, um nome a ser lembrado com honras. Para militantes de movimentos sociais e remanescentes oposicionistas da ditadura militar, um criminoso no mesmo nível de oficiais nazistas. A tentativa de levá-lo a Justiça, feita recentemente pelo Ministério Público Federal, dividiu opiniões. Colunistas como Reinaldo Azevedo e editorialistas de grandes jornais, principalmente os que argumentam em favor da tese da ‘ditabranda’, classificam de oportunismo demagógico a iniciativa dos procuradores da República. Entidades ligadas a direitos humanos acreditam que, ao contrário, é uma forma de reparar injustiças históricas.

CURIÓ EM SILÊNCIO
Vivendo em Brasília, às margens do poder que sempre lhe coube de sombra, talvez passe os dias pensando nos próprios passos, imaginando que não chegaria tão longe. Na memória, é possível que reveja o dia ensolarado quando, ao fim da Segunda Guerra Mundial, assistiu a um primo ser recebido como herói na cidadezinha de São Sebastião do Paraíso, sul de Minas Gerais, lugar onde nasceu. O primo havia servido na Força Expedicionária Brasileira (FEB). Sebastião, um incipiente lutador de boxe, filho de um barbeiro, sentiu admiração pelo parente. E uma pontada de inveja. Decidiu seguir o caminho da farda. Seria uma carreira obscura, banal, não fosse o golpe militar de 1964. Sebastião de Moura mostrou-se logo um dedicado quadro militar. “A revolução de 1964 foi uma resposta ao chamamento da sociedade brasileira”, disse em depoimento à novela Amor e Revolução, do SBT. Atento às mudanças do vento, Moura fez um curso de especialização no Centro de Instrução de Guerra na Selva, do Comando Militar da Amazônia. O aprendizado seria vital para o combate às guerrilhas rurais que começavam a ser planejadas por grupos esquerdistas, inconformados com a guinada à direita do Brasil.
Pode-se dizer que a carreira de Curió como agente da repressão militar teve início na década de 70 no sudeste do Pará, região do Araguaia/Tocantins. Sebastião Curió chegou ao Araguaia como homem forte do Serviço Nacional de Informações (SNI). Tinha carta branca para agir, principalmente depois das duas vexatórias derrotas sofridas pelos militares nas primeiras ações contra os guerrilheiros do PCdoB nas matas.
Curió sabia que muitos erros haviam sido cometidos pelos militares na ofensiva contra os guerrilheiros. Revelou isso em entrevista à revista IstoÉ em 2008. “Eles (os guerrilheiros) conheciam a floresta e a tropa militar colecionava muitos erros, como movimentar 300 homens ao mesmo tempo, roupas inadequadas, combatentes não adestrados e falta de rádios de comunicação. Até homens da guarda palaciana, que nem sabiam o que era selva, estavam lá”, disse à revista. Ele estava lá justamente para corrigir esses erros.
Sebastião Curió chegou à região numa veraneio vermelha, junto a mais quatro companheiros, depois de três dias de viagem cansativa vindo de Brasília. Apresentou-se como funcionário do Incra e só o presidente do instituto sabia a real identidade dele. A primeira parada foi em Xambioá, à época um amontoado de casebres de madeira e barro, com menos de quatro mil moradores, às margens do rio Araguaia. Um misto de orgulho pelo papel que desempenharia e um certo receio pelo que poderia vir a encontrar, dividia o militar no papel de agente infiltrado. Marco Antônio Luchini, doutor “Paulo” e doutor “Tibiriçá” foram alguns pseudônimos usados por Sebastião Moura para se aproximar dos posseiros.
A missão era uma só: sufocar a Guerrilha do Araguaia. Policia Federal e o Exército serviam de retaguarda para ele. A atuação enérgica contra os inimigos faria com que a fama se estendesse por todo o país. Depois que conseguiu ser vitorioso contra os guerrilheiros, destroçando qualquer possibilidade de reação, Curió passou a ter amplos poderes. Era o próprio Estado numa região de difícil acesso e de ausência quase total da União. Tornou-se uma espécie de ‘Kurtz’ da Amazônia, uma referência ao personagem de Joseph Conrad que originou o filme ‘Apocalipse Now’. Militar é designado para missão secreta no Vietnã e depois se torna uma espécie de ‘mito’ entre nativos da selva. (Diário do Pará)