Pesquisar este blog

terça-feira, 10 de abril de 2012

Subnotificação de registros de dengue é grande

O chefe da Seção de Arbovirologia e Febres Hemorrágicas do Instituto Evandro Chagas (IEC), Pedro Vasconcelos, afirma que há uma subnotificação dos casos de dengue em todo o mundo. “A subnotificação é grande, mas não se sabe estimar quantos por cento”, afirma o pesquisador. Ele cita dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) que considera que para cada caso de dengue notificado pelo menos 20 casos deixam de ser notificados.
Isso não é diferente no Brasil, seja porque o atendimento nas unidades de saúde é demorado, seja porque as pessoas já têm experiência própria ou por amigos e parentes que já tiveram dengue, o que faz com que muita gente desista de fazer o exame e passe a se automedicar.
Outra tendência, segundo ele, é dos profissionais considerarem como virose qualquer doença com sintomatologia de febre e resfriado que se confundem com o da dengue. Vasconcelos afirma, entretanto, que essa desistência dos exames “precisa ser melhor avaliada e comprovada” porque, quando o caso se torna mais grave, as pessoas logo procuram atendimento de um profissional.
Quando começou a sentir dor no corpo, frio e febre alta, a professora de educação física, Antônia do Socorro Ferreira, 39, teve certeza: estava com dengue. O diagnóstico, no entanto, foi inexato. “A primeira médica que procurei afirmou que era dengue e me prescreveu paracetamol a cada 6h. Mas os sintomas continuaram e fui atendida por uma segunda médica. Esta me disse que não dava para afirmar que era dengue, o mais correto, segundo ela, era dizer que se tratava de uma virose. Mas eu tenho certeza, o que tive foi dengue sim”, assegura a professora, que também apresentou fraqueza, coceira e manchas vermelhas pelo corpo.
A aposentada Maria Rosário Paixão, 63, também sentiu os sintomas, mas até hoje não sabe ao certo que doença apresentou. “Fiz dois exames em laboratório, mas, como dizem que o da dengue só dá positivo após sete dias, não ficou confirmado. Também fiz o da Sesma, mas até hoje não tive resposta”, relembra a aposentada.
Sespa reafirma redução
A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) divulgou ontem o 12º Informe Epidemiológico da Situação da Dengue no Estado. Segundo o novo boletim, 12.508 casos suspeitos da doença foram notificados em 2012. Desses, 4.048 foram confirmados. Até agora duas mortes por dengue foram confirmadas, uma em Parauapebas e outra em Altamira. Sete casos ainda estão em investigação no Estado. Segundo a Sespa, em relação ao mesmo período do ano passado, houve uma diminuição do número de casos. Na época, de um total de 17.919 casos suspeitos, 9.755 foram confirmados, além de seis mortes. Os municípios com maior número de casos confirmados são Parauapebas (1.292), Belém (639), Altamira (601) e Ananindeua (405). (Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário