Pesquisar este blog

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Pará registra 29 mortes causadas pela gripnova gripe

O número de mortes provocadas pela influenza A (H1N1) – gripe suína – este ano no Pará subiu de 28 para 29 em uma semana, segundo boletim divulgado ontem (21) pela Secretaria de Estado e Saúde Pública do estado (Sespa).

Dos 624 casos com suspeita de síndrome respiratória aguda grave este ano, 219 tiveram a confirmação de infecção pelo vírus Influenza H1N1, que causa a doença. A capital, Belém, registra o maior número de óbitos: cinco.
Apenas os trabalhadores de saúde do Pará têm 100% de índice de vacinação. Os indígenas que vivem em aldeias são o grupo prioritário com a segunda maior taxa: 82%. Em seguida vêm as crianças com menos de 2 anos (74%) e as gestantes (60%). Os portadores de doenças crônicas e os adultos entre 20 e 29 anos têm as menores taxas: 45% e 41%, respectivamente.
De acordo com a assessoria de comunicação da Sespa, a diretora do Departamento de Vigilância à Saúde, Ana Helfer, dará uma entrevista coletiva às 15h sobre a situação da gripe no estado.
Amanhã (23) é o último dia para que a população entre 20 e 29 anos, gestantes, crianças entre 6 meses e 2 anos, e doentes crônicos com menos de 60 anos recebam a vacina contra a doença. O próximo grupo a ser imunizado é o de idosos com doenças crônicas, cuja imunização começa sábado (24).
Segundo o Ministério da Saúde, 30 milhões de pessoas já foram vacinadas em todo o país.
Fonte Portal Amazônia - Juliana Andrade

Lula avisa que governo vai construir Belo Monte mesmo sem a participação de empresas privadas

Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva avisou hoje (22) que a Usina de Belo Monte, no Pará, será construída mesmo sem a participação de empresas privadas. A reação do presidente ocorre no momento em que a construtora Queiroz Galvão ameaça deixar o leilão. Lula comemorou a vitória judicial contra os adversários da construção da hidrelétrica e a realização do seu leilão. Segundo ele, a participação é livre e não há “cadeado” prendendo ninguém.

“No leilão entrou quem quis, sai quem quiser depois. Não tem cadeado algum fechando a porta. Não tem. Tem várias portas, quem quiser entrar entra, quem quiser sair, sai. Não tem nenhum problema. A única coisa que eu digo, é o seguinte: nós, enquanto Estado brasileiro, enquanto empresa pública faremos sozinhos, se for necessário fazer”, afirmou ele, depois de evento no Itamaraty.
O presidente disse que a polêmica em torno do assunto já dura três décadas. De acordo com ele, as críticas aos governos anteriores se referem ao fato de não terem feito a usina. Segundo Lula, o processo envolvendo as discussões, os debates e até embates judiciais foi o de “maior democratização possível”.
“Nós conseguimos, no maior processo de democratização possível, legalizar e fazer o leilão de Belo Monte. Tivemos que derrotar tantas quantas liminares entraram na Justiça, agora, o argumento dos contra é dizer que o preço foi barato? Eu achei fantástico. Nós fazemos leilão para quê? Para que a melhor oferta ganhasse e a melhor oferta é o preço de energia que vai chegar para o consumidor”, disse ele.
Segundo Lula, as empresas que desistiram de concorrer ficaram livres para decidir se permaneceriam na disputa. Para ele, as companhias que desistiram, fizeram uma opção. “De repente, a menor oferta ganha e as pessoas começam a dizer ‘mas foi oferecido por empresas pequenas, as grandes caíram fora’. Caíram fora porque quiseram. Disputa é disputa”, afirmou.
De acordo com o presidente, o país que quer ser a quinta economia do mundo na próxima década deve oferecer aos investidores a garantia de fornecimento de energia com capacidade de pelo menos cinco anos. “Por isso estamos fazendo [as hidrelétricas de] Santo Antônio, Jirau e Estreito e vamos logo logo anunciar o complexo Tapajós que será uma revolução no sistema de produção de energia hidrelétrica nesse país. É o projeto plataforma”, afirmou.
Fonte: Agencia Brasil

PERGUNTA PARA A COMISSÃO ORGANIZADORA DO ANIVERSÁRIO DE PARAUAPEBAS EM 2010

Blogueiros de plantão querem saber se haverá atração gospel local no dia do aniversário da cidade.

COMERCIO REALIZA MANIFESTAÇÃO NA PORTARIA QUE DÁ ACESSO A MINA NA SERRA DOS CARAJÁS

Portaria que dá acesso a Serra dos Carajás foi interditada na manhã desta sexta-feira, 23, por comerciantes locais, numa manifestação contra calotes que a empresa Hidelma deu em algumas empresas no município de Parauapebas..

Segundo alguns manifestantes a Vale está sendo omissa por não intervir nas negociações da divida da Hidelma com empresas do comercio local, uma vez que os materiais adquiridos nas obras realizadas pela Hidelma, já estão a disposição da Vale.
A interdição da portaria se deu com o objetivo de forçar a Vale a assinar um documento se comprometendo em pagar a dívida deixada pela Hidelma e conseqüentemente assegurar a empresas locais de que terá mais cautela ao contratar serviços terceirizados, avaliando melhor as empresas que prestarão serviço para a mesma.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

FEIRA DO PRODUTOS DE PARAUAPEBAS ESTÁ EM CONDIÇÕES HIGIÊNICOS-SANITÁRIOS PRECÁRIAS.

Falta de organização e higiene da feira livre e do mercado municipal, gera insatisfação em freqüentadores e aos próprios feirantes de Parauapebas. Ações do poder público municipal e maior atuação da vigilância sanitária são alguns apelos feitos durante visita do Jornal Repórter Populares ao local.

As imagens da área externa da feira do produtor não deixam dúvidas de que a vigilância sanitária em Parauapebas está deixando a desejar, além da exposição a céu aberto de diversos gêneros alimentícios, como carnes vermelhas e de aves, pescados, hortifrutis, a sujeira é visível no chão. Além das poças de lama que atravessam as caixas de isopor contendo peixe e as estantes que dispõe de carne expostos ao sol, ao ar, existe a manipulação inadequada, bancas feitas de madeira ou mesmo de ferro, já castigados pelo tempo e nitidamente enferrujados e outros meios de contaminação, que são condicionantes ao surgimento de agravos à saúde dos consumidores.
Veja algumas imagens:



As caixas de isopor ficam sob o esgoto da feira

 Condições higiênicas do banheiro da feira


As viceras dos peixes em meio ao lixo da feira

A Matéria completa no Jornal Reporter Popular Edição 23

40.000 garimpeiros são esperados em Curionópolis no dia 07 de maio para recepcionar o presidente Lula e comitiva

A Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada – COOMIGASP, marcou a Assembleia Geral Extraordinária para o dia 07/05/2010, em Curionópolis. Neste mesmo dia está agendada a visita do presidente LULA aos garimpeiros para a entrega do Alvará de concessão da lavra para exploração mecanizada de ouro, que será feita em consórcio com uma empresa canadense e a cooperativa dos trabalhadores. Cerca de 40.000 garimpeiros deverão estar em Curionópolis, participando da Assembleia Geral na parte da manhã e da grande festa com o presidente Lula às 15:00 horas.
Fonte: Zedudu

MOÇO QUAL É O ENDEREÇO?...


O crescimento acelerado do município de Parauapebas tem gerado um problema de ordem pública relacionado às ruas, bairros e avenidas da cidade “a falta de placas nominativas”.

A falta de placas nominativas nas, ruas, bairros e avenidas da cidade causa transtorno para moradores e visitantes de outras cidades, prejudica o trabalho dos Correios, do Corpo de Bombeiros, da Polícia, de oficiais de Justiça. Enfim, de todos que dependem das placas para se orientarem.
Parauapebas apresenta déficit de placas em alguns bairros e ruas da cidade, as que ainda encontram-se afixadas estão em péssimas condições visuais, o que provoca atrasos na chegada das pessoas a seus destinos; conseqüentemente, elas sofrem também perdas financeiras. Quando uma pessoa, na madrugada, procura uma rua e naquela região não existe placa denominativa e não é possível encontrar alguém para pedir informação, a situação acaba virando um martírio.
Segundo o Correios de Parauapebas, os problemas ocasionados pela dificuldade de localizar os endereços geram atrasos na entrega de correspondências fazendo com que a empresa perca sua credibilidade diante de seus usuários. O problema é sentido também por entregadores, como o motoboys, que são contratados para fazerem entregas de encomendas, e na maioria das vezes o valor pago pelo frete não vale o tempo gato procurando o endereço de entrega.
Outro grande problema gerado pela falta de placas são os atendimentos emergenciais como: bombeiros, policia, defesa civil e ambulâncias. Muitas ligações de emergência são realizadas em tempo real, mas a demora para localizar o endereço, acaba colocando em risco a vida de muitas pessoas.
Segundo a Secretaria Adjunta Ilmara Ribeiro da SEMURB, o grande problema enfrentado pela secretaria é o vandalismo, muitas placas são danificadas propositalmente, e o processo burocrático para instalação e manutenção das placas, é demorado, além dos altos custos.

Ainda segundo a Secretária a legislação municipal obriga as empresas proprietárias de loteamento a entregarem o imóvel com suas ruas e avenidas devidamente identificadas.
Ilmara, disse ainda que levantamentos já estão sendo realizados, começando pelo complexo Altamira para que algumas placas sejam restauradas e instaladas, mas não existe nenhuma previsão exata para inicio do trabalho.
Materia completa
Reporter Popular