Pesquisar este blog

sexta-feira, 29 de junho de 2012

ASSALTANTES ENTRAM EM UMA CASA DISFARÇADOS DE AGENTES DE ENDEMIA EM PARAUAPEBAS


Na última quarta feira, 27, no Bairro da Paz, na cidade de Parauapebas, uma residência foi assaltada, por meliantes disfarçados de agente de endemias. Diante do ocorrido a Prefeitura informa que: Os agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) atuam no combate à dengue por meio de visitas domiciliares, eles trabalham por zona de atuação, sempre no horário comercial de 08h às 12h e 14h às 18h. Quando há necessidade de retorno à residência, trabalham sábado e domingo, com supervisão da equipe.
É realizada uma visita por mês a cada família e a Semsa orienta a população para que somente receba o agente em sua residência se ele estiver devidamente identificado com: crachá; uniforme com camiseta na cor verde e calça cor caqui, ambos com a logomarca da Prefeitura e da Vigilância Ambiental; equipamento de proteção individual completo, incluindo uma bolsa de lona na cor sarja com o nome SUS.(conforme conta na foto)

Fonte: Ascom  PMP

Festival junino jeca tatu leva milhares de pessoas a praça de eventos


A igrejinha, o coreto, a casa do homem da roça, as barraquinhas de palha, as músicas das bandas Forró Pé de Serra e Forrozão Arrasta Pé lembram uma cidadezinha no interior do sertão. O cenário, composto por bandeirolas de diferentes cores, abrilhantou ainda mais o X Festival Junino Jeca Tatu, que teve inicio no dia 24 de junho e se encerra no domingo, 01 de julho, na Praça de Eventos, e homenageia “Os 100 anos do rei do baião, Luis Gonzaga”.
De acordo com o secretário municipal de cultura Afonso Camargo, a festa tem atraído muitas pessoas ao longo dos dias. “O festival Jeca Tatu tem tomado uma proporção maior ao longo dos anos, nossa estimativa é que cerca de seis mil pessoas compareçam por noite no evento”, disse.
Motivada pela grandeza e diversão do festival a dona de casa, Iolanda Oliveira, levou a filha Lara Isadora, de 01 ano, vestida a caráter. “As comidas típicas, as apresentações cenográficas e a reunião de toda cultura tornaram esse um dos melhores anos deste grande evento”, enfatizou.
Intermunicipal de Quadrilhas

Na última quinta-feira, 28 de junho, aconteceu a  na Praça de Eventos, o Intermunicipal de Quadrilhas, que contou com a participação de municípios do Sul e Sudeste do Pará.
Fonte: Ascom PMP

quarta-feira, 27 de junho de 2012

PARAUAPEBAS: DMTT firma Termo de Ajuste de Conduta com empresas locadoras de container



Integrando as ações para melhorar a fluidez e a segurança no trânsito da cidade, o Departamento Municipal de Transito e Transporte (DMTT) firmou em 21 de junho um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com empresas que prestam serviços de locação de containers para recolhimento de entulho.
Por meio do documento foram acertadas as seguintes condutas: 48 horas é o prazo máximo para permanência dos equipamentos nas vias de maior fluxo e nas que são corredores de transporte coletivo, nas demais o prazo é de 72 horas; caso o equipamento cause transtorno ao trânsito no local em que for instalado, a empresa deverá retirá-lo sob pena de ser recolhido pelo DMTT; é proibida a colocação em pontos de parada de transporte coletivo; os containers deverão estar devidamente identificados; a fiscalização será intensificada pela Secretaria Municipal de Urbanismo ( Semurb).
AÇÕES PARA MELHORAR O TRÂNSITO     
Por um trânsito mais seguro. É este o objetivo das atividades realizadas pelo DMTT desde o início do ano. Por meio de reuniões, encontros, palestras, cursos e orientações de campo, o órgão sensibiliza empresários, condutores, trabalhadores do transporte rodoviário e alunos para a necessidade de pensar num trânsito mais humano e solidário.
Como parte dessas ações o Núcleo de Educação para o Trânsito (NET) do DMTT realiza uma agenda mensal de atividades. Finalizando as atividades de junho, dia 28 será realizada uma palestra na Vila Paulo Fonteles, e dia 29, a equipe do NET vai orientar os condutores quanto à nova sinalização de estacionamentos na rua A.
Fonte: Ascom PMP


SERRA PELADA AGORA TEM COMPLEXO ESPORTIVO E ÁREA DE LAZER


A Prefeitura de Curionópolis inaugurou no sábado (23) a Praça da Juventude de Serra Pelada, obra de mais de 1,5 milhões de reais que agrega diversas atividades esportivas.
A praça conta com campo para futebol society com gramado sintético, quadra de vôlei, ginásio poliesportivo, academia, playground e amplo espaço com lanchonete e vestiários.Mais informações clique aqui(contraponto)

Projeto da UFPA investiga casos de Hanseníase em oito municípios do PA


Um projeto de pesquisa do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pará foi até oito municípios paraenses para investigar os casos de Hanseníase no estado. O objetivo do estudo é identificar áreas de maior concentração da doença e analisar como é feito o controle tratamento dos pacientes. O coordenador da pesquisa é o professor da UFPA Cláudio Salgado.
A pesquisa levantou os casos da doença registrados nos últimos cinco anos nos municípios de Breves, Marituba, Castanhal, Paragominas, Oriximiná, Altamira, Parauapebas e Redenção. A equipe de pesquisadores, formada por profissionais da UFPA e da Unidade de Referência Especializada Dr. Marcello Cândia, em Marituba, correlacionou dados clínicos com dados moleculares, comparando os pacientes de cada região.
Entre os casos confirmados, 100 pacientes foram escolhidos. O professor Cláudio afirma que a finalidade era verificar se o tratamento havia sido feito corretamente e os infectadss com a doença estavam curados. A equipe visitou a casa dos pacientes e examinou as pessoas que moravam com o portador da doença ou que tinham contato diário com ele.

Sobre a doença
A hanseníase é uma doença infectocontagiosa causada pelo micro-organismo Mycobacterium leprae. Sua transmissão ocorre quando há contato direto com doentes sem tratamento, que eliminam os bacilos por meio do aparelho respiratório, pelas secreções nasais e gotículas da fala, pela tosse e pelo espirro. No caso dos doentes que recebem tratamento médico, não há risco de transmissão. Nem toda pessoa exposta ao bacilo desenvolve a doença, acredita-se que isso se deva a múltiplos fatores, incluindo a genética individual.
Sintomas
Sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades; manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, ao frio, à dor e ao toque; caroços e placas em qualquer região do corpo e diminuição da força muscular. A doença pode atingir todas as faixas etárias e tem cura. O tratamento é feito com medicação via oral, distribuído gratuitamente, nas unidades de saúde.Mais informações clique aqui G1

FESTIVAL JECA TATU JÁ COMEÇOU EM PARAUAPEBAS



Quem conferiu a abertura do 10º Festival Junino Jeca Tatu realizado no domingo (24), na Praça de Eventos, encontrou muita diversão e uma variedade de pratos típicos desta época do ano, como: bolo de milho, maça do amor, pipoca, pé de moleque, curau, pamonha, canjica.
O primeiro dia de festividades atraiu grande número de pessoas, como foi o caso da vendedora Ângela da Silva, 34 anos, que levou a filha Maria Eduarda, de 4, para  se divertir. “Adoro essa época de São João. Sempre que posso participo com a Maria Eduarda”, conta.
Os alunos da Escola Municipal Carlos Henrique foram os primeiros a se apresentarem no Jeca Tatu. A quadrilha, formada por 35 alunos com idades de 6 a 11 anos, animou crianças, jovens e adultos. Segundo a diretora da escola, Claudenir de Carvalho, os estudantes ficaram animados com o convite da Secretaria Municipal de Cultura (Secult). “Eles [alunos] adoraram a ideia de participar do festival”, relata.
Em seguida, o público prestigiou a apresentação da Escola de Música Valdemar Henrique que tocou as músicas Lual do Sertão e Sabiá, em homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga.
Este ano, 15 agremiações participam do festival, são elas: Cabras da Peste, Chapéu de Palha, Flor do Primavera, Flor do Sertão, Jovens do Cangaço e Rabo de Palha (grupo A); Fogo no Rabo, Príncipe da Roça, Flor do Futucai, Acadêmicos, Só Triscando e Espoleta (grupo B); Manulengo (grupo Folclórico); Explosão de Cheiro (salão); e Paixão Junina (mirim).
Na segunda-feira (25), o Museu de Luiz Gonzaga foi aberto à visitação, assim como terá apresentação de quadrilhas das escolas municipais, concursos da Rainha, Jeca e Miss Caipira Gay, além da apresentação de Beto Di Mayo e da Banda Nó de Arueira. O Festival Jeca Tatu segue até o próximo domingo, 1º de julho.
Fonte: Ascom PMP

PARAUAPEBAS: Campanha contra paralisia infantil leva crianças ao cinema



Os alunos da creche “Pingo de Gente”, localizada no Bairro da Paz, tiveram uma manhã diferente, na sexta-feira, 22.  Uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) levou todas as crianças da creche, que já foram vacinadas contra a paralisia infantil, para assistir ao filme “Os vingadores”, no cinema da rede Circuito, que desde 2011 é parceiro da Semsa na campanha.  Os ingressos foram trocados pela apresentação da carteira de vacinação, atestando que os pequenos estudantes tomaram a dose da vacina.
A ação faz parte de uma programação diferenciada preparada pela Semsa, com intuito de alcançar a meta da campanha de vacinação contra a paralisia infantil. Além de sessões no cinema, as crianças que tomarem a dose da vacina concorrerão a prêmios.
Os pais ou responsáveis, que ainda não levaram seus filhos para tomar a dose da vacina, devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua casa, até o dia 7 de julho, data de encerramento da campanha
Promoção Vacinou, ganhou
Ao imunizarem as crianças menores de 5 anos contra a paralisia infantil, pais ou responsáveis, recebem um cupom para participar da campanha “Vacinou, ganhou”, na qual concorrem a diversos prêmios, como: viagem, bicicletas, dia de beleza e outros.
Os sorteios da promoção serão realizados dia 12 de julho, às 15h, e a crianças receberão seus prêmios em casa.
Ascom PMP

terça-feira, 26 de junho de 2012

Quina acumula e pode pagar R$ 900 mil


A prêmio da Quina estava estimado em R$ 500 mil e foi sorteada na noite desta segunda-feira, 25, na cidade de Parauapebas/PA. Nenhuma aposta acertou as dezenas da faixa principal do concurso 2.926. O prêmio acumulou e pode chegar R$ 900 mil no sorteio que ocorre nesta terça-feira, 26. 
As apostas na Quina podem feitas até as 19h (horário de Brasília) em qualquer uma das 10,4 mil unidades lotéricas do País. As apostas custam a partir de R$ 0,75.
A quadra saiu para 58 apostadores (prêmio de R$ 5.159,84) e o terno, para 4.926 apostadores (prêmio de R$ 86,79). Os números sorteados foram: 24 - 36 - 42 - 62 - 75.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Diretoria da empresa UTC, se reunirá com funcionários após protesto que bloqueou entrada da mina de Carajás


Está marcada para a próxima quarta-feira (27), uma reunião entre funcionários e diretores da empresa de montagem eletromecânica UTC Engenharia para discutir questões relacionadas à cesta básica, extensão de plano de saúde aos familiares dos funcionários, e pagamento de hora extra. Um grupo de trabalhadores da empresa fez um protesto nesta segunda-feira (25), em frente aos portões de acesso às minas da Serra dos Carajás, em Parauapebas, sudeste do Pará
Durante o protesto, os ônibus que levavam os trabalhadores para as minas ficaram impedidos de passar. Os funcionários reivindicavam hora extra, mais segurança, pagamento de vale-alimentação, e melhorias no alojamento. Segundo eles, um trabalhador foi assassinado domingo (24) no local.
Funcionários e dirigentes da empresa se reuniram durante o protesto e conseguiram chegar a um acordo provisório, garantindo cumprimento de luto no dia pelo funcionário falecido, a implementação de melhores condições de alojamento e maior horário de almoço.
Depois do acordo, os funcionários que estavam protestando foram liberados, e os demais, que estavam aguardando a liberação da entrada na mina, puderam seguir para o trabalho.
Sobre o assassinato do trabalhador dentro do alojamento da empresa, a Polícia Civil disse que está investigando o caso.(G1)

MPF quer garantir candidatas mulheres no Pará


Termina no próximo dia 5 de julho o prazo para os partidos realizarem as inscrições de seus candidatos à prefeitura e câmara para as eleições do próximo mês de outubro

O que muita gente desconhece é que em cada pleito deve existir um percentual mínimo de vagas destinadas ao sexo feminino. Por isso, o procurador regional em exercício, Alan Mansur, expediu uma recomendação aos promotores eleitorais de todo o o Pará deem atenção especial à essa regra. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (25).  'A postura ativa das autoridades eleitorais locais é vital para o sucesso das eleições, pois, além de prevenir a burla às normas de regência, garantirá que o voto reflita fielmente a legítima vontade do povo', destacou Mansur.
 A escolha dos candidatos está sendo feita por meio das convenções partidárias, que serão encerradas no próximo sábado (30).
Alan Mansur ressalta no documento que o cálculo do percentual deve ser feito sobre o número total de candidatos lançados, e não do número de pedidos de candidaturas.
Nas últimas eleições, a Procuradoria Regional Eleitoral teve que ajuizar representações contra cerca de 20 partidos. De forma individual ou por coligações, os partidos não tinham cumprido os percentuais exigidos pela legislação.
Redação Portal ORM

Mais famílias do MST chegam para acampar na Fazenda Cedro


Mais integrantes do Movimento dos Sem Terra (MST) chegaram para acampar na fazenda Cedro este final de semana, em Marabá, no sudeste do Pará. Até o momento, já são 250 famílias acampadas no local, que foi palco de um conflito entre MST e seguranças da fazenda na última quinta-feira (21).
As negociações com o Ouvidor Agrário Nacional, Gersino Silva, não avançaram e os sem terra querem uma nova reunião junto com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em Brasília.
Na última sexta (22), Gersino esteve em Marabá para tentar um acordo. O ouvidor reuniu com representantes da fazenda, dono da escolta armada que fazia a segurança das terras, integrantes do MST e polícias civil e militar.
Reunião em Brasília deve discutir conflito na Fazenda Cedro, no Pará
Cerca de 40 policiais militares estão de plantão no local para evitar novos conflitos. Eles foram enviados depois de saber que os manifestantes teriam se aproximado das casas de alguns funcionários da fazenda.
Uma nova reunião entre presidente do Incra e integrantes do movimento deve ser marcada em Brasília. A data ainda não foi definida.(G1)

Pará gera mais empregos formais no setor extrativo mineral, diz Dieese


Pesquisa do Dieese, divulgada nesta segunda-feira (25), em Belém, mostra que o Pará continua sendo o maior gerador de empregos formais no setor extrativo mineral em toda a região Norte.
O saldo positivo de 309 postos de trabalho é referente ao mês de maio, mas, segundo o Dieese, o Pará também ficou na frente dos outros estados da região nos primeiros meses de 2012 e nos últimos 12 meses.
Para o Dieese, que realiza o estado sobre empregos em parceria com o governo do Estado, o “saldo positivo nos últimos 12 meses já alcança cerca de 2.260 postos de trabalho”. O crescimento no período é de 14,47%.
O estado sobre a geração de empregos formais no setor extrativo mineral no Pará e demais estados do Norte foi elaborado e analisado com base em informações oficiais do Ministério do Trabalho, segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – Caged.
Em maio de 2012, o número de empregos no setor extrativo mineral teve crescimento de 1,7%, com 462 admissões contra 153 desligamentos, saldo positivo de 309 postos de trabalhos gerados.
“No mesmo período do ano passado (maio 2011), o setor também apresentou crescimento de empregos formais, só que um pouco menor que o verificado este ano”, informou o Dieese.(G1)

Estado, Ouvidoria Agrária e MST se reúnem nesta sexta-feira, em Marabá


Na manhã desta sexta-feira (22), o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Luiz Fernandes Rocha, o ouvidor agrário nacional, desembargador Gercino José da Silva Filho, e lideranças do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) se reunirão, em Marabá (no sudeste paraense), para discutir uma solução ao conflito ocorrido na Fazenda Cedro, a 48 quilômetros da sede do município. O conflito, iniciado nesta quinta-feira (21), deixou 12 feridos, dos quais 10 já foram atendidos em Eldorado do Carajás e Marabá, e liberados pela equipe médica, incluindo uma criança, e os outros dois receberão alta nesta sexta-feira.
Com negociação, a PM do Pará já conseguiu desobstruir a Rodovia BR-155, que havia sido ocupada pelos sem terra. A guarnição da PM vai continuar na área, mantendo a vigilância. O governo do Estado deslocou para a área cerca de 100 homens, das polícias Militar e Civil. Mais informações clique aqui

PARAUAPEBAS: PORTARIA DA VALE É FECHADA NESTA MANHÃ DE SEGUNDA-FEIRA, 25

O trânsito de Parauapebas, começou complicado nesta segunda-feira.
Em menos de 2 meses a portaria da Vale é fechada por empresas terceirizadas.
Desta vez o protesto e devido a um funcionário da empresa UTC, que foi assassinado dentro de um alojamento em um dos projetos da Serra dos Carajás .
Segundo informações colhidas por esta blogueira, os manifestantes reivindicam mais segurança no local