Pesquisar este blog

sexta-feira, 15 de julho de 2011

REFLEXÃO: AMAI VOSSOS INIMIGOS

João Paulo II sofreu um atentado na tarde de 13 de maio de 1981, em plena Praça de São Pedro, no Vaticano, durante audiência pública realizada sempre às quartas. O turco Mehemed Ali Agca disparou três vezes uma pistola Browning de nove milímetros a menos de sete metros de distância, ferindo gravemente o estômago, a mão esquerda e o cotovelo do pontífice. Já preso e passados dois anos do atentado, o Papa visitou o turco na cadeia de Ancona, na região central da Itália. 
O pontífice perdoou Agca.
 X.-X.-X.
Amar os inimigos é, para o incrédulo, um contra-senso. Aquele para quem a vida presente é tudo, vê no seu inimigo um ser nocivo, que lhe perturba o repouso e do qual unicamente a morte. pensa ele, o pode livrar. Daí, o desejo de vingar-se. Nenhum interesse tem em perdoar, senão para satisfazer o seu orgulho perante o mundo. Em certos casos, perdoar-lhe parece mesmo uma fraqueza indigna de si. Se não se vingar, nem por isso deixará de conservar rancor e secreto desejo de mal para o outro.
Para o crente e, sobretudo, para o espírita, muito diversa é a maneira de ver, porque suas vistas se lançam sobre o passado e sobre o futuro, entre os quais a vida atual não passa de um simples ponto. Sabe ele que, pela mesma destinação da Terra, deve esperar topar aí com homens maus e perversos; que as maldades com que se defronta fazem parte das provas que lhe cumpre suportar e o elevado ponto de vista em que se coloca lhe torna menos amargas as vicissitudes, quer advenham dos homens, quer das coisas. Se não se queixa das provas, tampouco deve queixar-se dos que lhe servem de instrumento. Se, em vez de se queixar, agradece a Deus o experimentá-lo, deve também agradecer a mão que lhe dá ensejo de demonstrar a sua paciência e a sua resignação. Esta idéia o dispõe naturalmente ao perdão. Sente, além disso, que quanto mais generoso for. tanto mais se engrandece aos seus próprios olhos e se põe fora do alcance dos dardos do seu inimigo.
O homem que no mundo ocupa elevada posição não se julga ofendido com os insultos daquele a quem considera seu inferior. O mesmo se dá com o que, no mundo moral, se eleva acima da humanidade material. Este compreende que o ódio e o rancor o aviltariam e rebaixariam. Ora, para ser superior ao seu adversário, preciso é que tenha a alma maior, mais nobre, mais generosa do que a desse último.
Fonte: Allan Kardec. Da obra: O Evangelho Segundo o Espiritismo. 112 edição. Capítulo XII - item. Livro eletrônico gratuito em http://www.febnet.org.br. Federação Espírita Brasileira. 1996

HUMOR: FALTA ÁGUA NAS TORNEIRAS DE PARAUAPEBAS

PARÁ: Jurista paulista ingressa no TSE, reinvindicando que toda a população do Brasil participe do Plebiscito de Carajás e Tapajós

Um jurista de São Paulo, Dalmo de Abreu Dallari, ingressou com uma ação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), reivindicando que toda a população brasileira, e não apenas a paraense, seja ouvida no plebiscito sobre a criação dos novos estados de Carajás e Tapajós, no território do Pará. O anúncio foi feito pelo senador Eduardo Suplicy (PT-SP), que, do plenário da Casa, defendeu o argumento de Dallari. De acordo com decisão tomada pelo TSE, no dia 30, a população do Pará será consultada sobre a divisão do Estado no dia 11 de dezembro.
Como a Constituição Federal diz que deve ser consultada a ‘população diretamente interessada’ na divisão, coube ao TSE fazer o entendimento de quem exatamente seriam essas pessoas – os moradores do Estado inteiro ou apenas das novas unidades. O tribunal entendeu que todo o Estado deveria opinar. O senador paulista defendeu o ponto de vista de Dalmo Dallari de que todo o País deveria opinar.
‘Para criação de novas unidades políticas é necessário, jurídico e justo ouvir toda a população interessada. Não há na lei nada que diga que tem de se ouvir apenas a população do Estado. A criação de novos Estados afeta os direitos políticos de todo o povo brasileiro, além de criar um ônus financeiro que também será arcado por todo o povo brasileiro’, afirmou o senador.
O argumento para que os brasileiros do País inteiro possam decidir sobre a divisão do Pará é de que a mudança afetará a todos. Com a criação dos novos estados, que ainda não terão renda própria, haverá a necessidade de que os cofres federais paguem a instalação do aparato administrativo, do poder Judiciário e do Legislativo, o que representaria ‘elevado ônus financeiro’ ao povo, de acordo com o senador.Materia Completa

Frente contra a divisão do Pará reúne com TRE

Prefeitos, deputados e vereadores que coordenarão a campanha contra a criação dos Estados de Carajás e Tapajós reuniram-se ontem com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o desembargador Ricardo Nunes, para esclarecer questões acerca da divulgação e legislação da eleição plebiscitária.
Os deputados estaduais Celso Sabino e Carlos Bordalo; os vereadores de Belém Abel Loureiro, Carlos Augusto, Luiz Pereira e Nadir Neves, além do presidente da Associação dos Municípios do Nordeste Paraense (Amunep), José Feitosa (prefeito de Inhangapi), manifestaram o posicionamento do comitê contra a divisão do Estado a respeito do pleito do dia 11 de dezembro.
“Esperamos que esta mobilização aconteça em um ambiente de tolerância, sem a hostilidade que alguns de nós já vem sofrendo em certos municípios. A expectativa deste comitê, que é suprapartidário, é uma campanha positiva que gere resultados benéficos para o povo de todo o Pará, baseada principalmente no esclarecimento”, disse Celso Sabino.
No dia 26, a assessoria técnica do grupo irá reunir-se para nivelar questões jurídicas e, no dia 5 de agosto, representantes do comitê irão até Brasília em audiência pública com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para orientações sobre o plebiscito. O presidente do TRE ainda destacou, na reunião da manhã de ontem, que a realização do plebiscito seguirá as decisões expedidas pelo TSE. (Com informações da Assessoria da Câmara dos Deputados).(Diario do Para)

50 quilos de maconha estavam na mudança, com destino a Parauapebas

A polícia de Anapu desarticulou uma quadrilha de traficantes que agia entre as cidades de Anapu e Parauapebas. Uma mulher e dois homens foram presos. Elizabete Souza da Conceição foi transferida ainda na noite de terça-feira para a delegacia de Altamira. Na madrugada de ontem (14) os outros dois integrantes do bando chegaram à delegacia de Altamira.
Paulo Almeida Santos e Jevelson dos Santos Pereira Ribeiro chegaram em Altamira no início desta madrugada escoltados pela Polícia Civil. Eles foram pegos na tarde de terça-feira pela polícia de Anapu, quando tentavam sair da cidade com destino a Parauapebas transportando 50 quilos de maconha. Presa na delegacia de Anapu, a dupla veio transferida para Altamira porque havia a suspeita de um possível resgate.
Paulo Almeida era o motorista e proprietário do caminhão que transportava a droga. Ele diz ser vítima do bando e negou que soubesse da carga ilegal que estava levando. Paulo e Jevelson ficaram presos. A dupla aguarda uma possível transferência para o centro de recuperação.
Primeira a ser presa foi Elizabete, na tarde dessa quarta-feira em Anapu, oeste do Pará, onde 50 quilos de maconha armazenada em sacos foram encontrados na carroceria de um caminhão carregado com uma mudança e que tinha destino Parauapebas, extremo oeste do Pará.
Elizabete Souza da Conceição, a única mulher do grupo, negou qualquer envolvimento no tráfico. Disse desconhecer a origem da droga e segundo contou, foi vítima de uma armação causada pelo ex-marido, o traficante que fugiu.(Diário do Pará)

quinta-feira, 14 de julho de 2011

LANÇAMENTO DO CONCURSO RAINHA DA FAP 2011 - PARAUAPEBAS

Aconteceu na última quarta-feira (13),  nas dependências do Hotel Carajás o lançamento oficial do concurso “RAINHA FAP 2011”. Nove(9) candidatas foram apresentadas a imprensa local em uma noite de muito charme e beleza. O evento faz parte das programações da edição 2011 da Feira de Agronegócios de Parauapebas (FAP), organizada pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Parauapebas (Siproduz).
VEJA AS FOTOS DAS CANDIDATAS TIRADAS PELO SITE PEBINHA DE AÇUCAR





Polícias Civil e Militar no Pará, preparam concurso público para segundo semestre

No segundo semestre deste ano, o governo do Pará deve realizar concurso público para preenchimento de vagas nas Polícias Civil e Militar. Serão pelo menos 1,5 mil novos policiais, que reforçarão o efetivo na Região Metropolitana de Belém e em municípios do interior.
De acordo com o secretário de Estado de Segurança Pública, Luiz Fernandes, serão ofertadas vagas para soldados da PM (1.060) e para investigador, delegado e escrivão. “As vagas preencherão a carência de pessoal, principalmente no interior do Estado”, informou o secretário.
Os policiais militares, segundo Luiz Fernandes, devem atuar em Belém e nas cidades do entorno, garantindo o policiamento ostensivo na região. No interior, principalmente na região sul e no Arquipélago do Marajó, os policiais civis vão garantir a segurança em diversas cidades, onde o efetivo ainda é insuficiente.
Outubro
Luiz Fernandes informou que a Secretaria de Estado de Administração (Sead) está definindo a empresa que será  responsável pela realização do concurso. O edital deve ser publicado até outubro.
O secretário ressaltou que para o cargo de soldado da PM algumas mudanças foram implementadas. Os candidatos, por exemplo, deverão ter nível médio e habilitação para dirigir carro e moto (Carteira Nacional de Habilitação categoria AB).
Além do concurso deste ano, em 2012 mais mil vagas para PM devem ser oferecidas em outro edital. Para o município de Altamira, no oeste, um concurso para policiais civis também está no cronograma da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Segup).

Em Belém, Duda reúne com emancipacionistas de Carajás e Tapajós

Duda Mendonça desembarca em Belém, dia 20 de julho, para reunir-se com lideranças dos movimentos Carajás e Tapajós, entre eles membros da Frente Parlamentar a ser criada no sentido de participar das coordenações emancipacionistas.
Durante encontro, o marqueteiro anunciará primeiras diretrizes da campanha de marketing que ele assinará a favor da criação dos dois Estados.
Santarém e Marabá, nessa ordem, serão os destinos seguintes de Duda Mendonça, acompanhado dos coordenadores dos movimentos. (Hiroshi Bogéa)

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Breakdance é destaque no Festival de Dança de Parauapebas

 O Festival de Dança de Parauapebas, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura de Parauapebas é um evento que se consolida no calendário cultural da cidade desde 2009, oferece oficinas e espetáculos gratuitos para toda a comunidade, além de receber talentos de outros municípios.  
Na segunda edição foi incorporado ao Festival de Dança de Parauapebas o “Parauabreak”, com oficinas, apresentações e batalhas de hip hop. A novidade foi um sucesso que se repetiu este ano (2011), com a presença dos B-boys Kapu, Fernando e Jerry, ministrando oficinas de Freestyle iniciante e avançado, Power moving, e compondo o júri da competição.
Este ano foram 16 inscritos, entre representantes de Parauapebas e de outras cidades.Os concorrentes foram avaliados nos seguintes critérios: musicalidade, técnica, dificuldade e principalmente comportamento ético (determinados gestos eram proibidos, sob pena de desclassificação).
A Secretaria Municipal de Cultura entregou um prêmio de 2 mil reais para Crew Amazon Break, de Belém, grupo ganhador do 1° lugar da batalha de breakdance, realizada no último dia do Festival de Dança de Parauapebas

NO DIA MUNDIAL DO ROCK HOMENAGEM DO AMIGO E PRODUTOR DEICHARLES

O shopping e o seu impacto - Parauapebas

A Sucursal do CORREIO DO TOCANTINS em Parauapebas recebeu e-mails de comerciantes locais elogiando a iniciativa da reportagem sobre os impactos do Unique Shopping sobre o comércio daquela cidade. Após o período de lua-de-mel com o centro lojista recém inaugurado, há quem vislumbre que o comércio do centro da cidade caiu de ritmo.
Colunista do jornal Carajás, em Parauapebas, Rocha Filho também afirma que é visível o menor movimento no centro da cidade, no período coincidente com a pós-inauguração do shopping. Ele destaca, ainda, que a inauguração do Unique sem todas as lojas previstas no projeto tirou um pouco o brilho do negócio.
Agora, quem anda preocupado mesmo são os condôminos do shopping com a informação já confirmada pela administração de que o estacionamento do Unique passará a cobrar R$ 1,50 de cada veículo por hora e R$0,75 para moto. Alguns lojistas, temendo impacto no movimento, querem que essa cobrança seja postergada para quando todas as lojas estiverem funcionando.(fonte:

V FESTIVAL DE MÚSICA DE PARAUAPEBAS - FEMPA

De 08 a 10 de Setembro 2011
 •        INSCRIÇÕES: De 01 de junho a 08 de Agosto de 2011. As fichas de inscrição estão disponíveis na sede da Secretaria Municipal de Cultura, na Rua F, 244, Quadra especial, Bairro: Cidade Nova, CEP: 68.515-000, Parauapebas (PA), bem como no www.fempa.com.br ou e-mail: cultura@parauapebas.pa.gov.br

•        PREMIAÇÃO
1º lugar: R$ 7.000,00 (sete mil reais) e troféu.
2º lugar: R$ 5.000,00 (cinco mil reais) e troféu.
3º lugar: R$ 3.000,00 (três mil reais) e troféu.
                  Melhor Letra: R$ 2.000,00(dois mil reais) e troféu.
                  Melhor Interprete: R$ 2.000,00(dois mil reais) e troféu.
Premio Extra
•        Voz do Povo: R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais) e troféu.
•        Prata da Casa: R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais) e troféu.
•        Os 24 classificados para o festival receberão uma ajuda de custo no valor de R$ 200,00 (duzentos reais) cada, a serem repassados ao termino de sua participação no festival.
•        Concorrentes de outros estados e municípios que forem classificados dentre as 24 músicas terão direito a hospedagem e alimentação no período do festival.

INFORMAÇÕES: (94) 9135-6006 / 8100-3044 - Claudia Ivo
                                (94) 8104-0446 - Jadiel
                                (94) 3346-1358 / 3356-2007 – SECULT

PROGRAMAÇÃO CINEMA - UNIQUE SHOPPING PARAUAPEBAS

PROGRAMAÇÃO DO CINEMA
08/07 à 14/07/2011
Programação completa no site do Unique Shopping Parauapebas
http://www.uniqueshoppingparauapebas.com.br/






RECEBI ESTA MENSAGEM NO MEU E-MAIL E RESOLVI COMPARTILHAR


 Permita-me apresentar eu sou o artista, cantor, compositor e escritor Nil Lus. Vivo na Alemanha e estou indo para o Brasil para a divulgação domeu mais recente disco:  O NOVO DO MAIS ANTIGO.
Visitei o seu blog por causa de uma noticia no Jornal Estado de Minas on line sobre o premio da MPB que terá umas das paragens na turne em Belo Horizonte a minha cidade natal onde tambem lançarei o meu novo disco.
Jà recebi dois prêmios internacionais em Paris - França. Para mais informações a respeito da minha já longa carreira pode visitar o meu site indicado logo abaixo.
Muito obrigado pela sua atenção
Cumprimentos

BIOGRAFIA
Nil Lus cantor, compositor e escritor nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.
É licenciado em Educação Física pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e em Administração de Empresas e Economia pela FUMEC (Fundação Universitária Mineira de Educação e Cultura). Ex-atleta de Seleção Nacional do Brasil de Handball (Campeão Sul Americano) também conhecido por Canhão.
Escreveu o seu primeiro livro de poemas e a sua primeira canção aos dez anos de idade (“Pássaro De Fogo”). Foi premiado no 1º Concurso Nacional Fritz Teixeira Salles de Poesia com o tema “Poemia”, recebendo distinção honrosa.
Nil Lus já compôs mais de 350 canções (letras e músicas). Viajou em concertos pela América, Europa e Ásia. Em Portugal fundou o projecto sobre a Lusofonia “Sons Da Fala” com Sérgio Godinho, Vitorino, Tito Paris e outros.
Possui um romance editado: A VIAGEM PARA O OUTRO LADO acompanhado de uma trilha sonora. No momento escreve o seu segundo romance que também será também acompanhado de uma trilha sonora composto por ele.
Nil Lus participou no 38º Montreux Jazz Festival – Julho 2004
Em Abril 2007 Nil Lus recebeu o título Médaille d`Argent pela Academia Francesa de Artes, Ciencias e Letras em Paris mesmo premio já recebido por alguns laureados como a Rainha da Bélgica, Rainha Sikit da Tailandia, Marie Curie, Peter Bloch, Jean Carriére, Paul Belmondo, Milton Nascimento, Jose Wilker, Milton Gonçalves.

Em 2008 Nil Lus recebeu a nomeação de Cônsul dos Poetas do Mundo pela Instituição Chilena: Os Poetas Do Mundo.

Em 2010 Nil Lus recebeu do Senado Francês a laurea Le Mérite Et Devouement Français pelos serviços excepcionais devotados a humanidade como cantor, compositor e escritor.
Se deseja conhecer melhor seus trabalhos, segue endereço eletrônico
Nil Lus
http://www.nil-lus.com 


terça-feira, 12 de julho de 2011

Garota do Amazonas engravidou de um chimpanzé

Um caso misterioso ocorrido em Manicoré, interior do Amazonas, tem chamado a atenção de cientistas de todo o mundo. Uma jovem, de apenas 19 anos de idade, está grávida de um macaco chimpanzé. Na tarde deste sábado (25), alguns médicos e cientistas, brasileiros, japoneses, argentinos, americanos, e também uma equipe da NASA, estiveram no Amazonas para analisar o caso da garota.
A jovem, cujo nome está sendo preservado para não causar constrangimento, manteve a gravidez em sigilo até a barriga crescer e denunciar. Os pais foram os primeiros a saberem, mas não acreditaram na versão dada pela jovem, de que o pai seria o macaco. O repórter de G17.com.br, Felipe Fernando Fonseca Fagundes Farias, conversou com os pais da jovem, neste sábado (25). A mãe da garota, disse que só acreditou na história quando os médicos confirmaram que o DNA do bebê que está sendo gerado pela garota, tem o DNA do macaco.
Já o pai, disse que desconfiava que a filha tinha um chamego com o macaco, mas achou que era apenas carinho de ser humano para animal de estimação. “Ela dormia na cama com o macaco, mas não imaginei que eles faziam algo demais”, disse o pai. Sobre o futuro, o pai afirma que o melhor é promover o casamento da garota com o Chimpanzé. A mãe é contra.

* Fonte: G17 (SALVAGUARDANDO A VERACIDADE OU NÃO DESTE TÓPICO, INFORMA-SE QUE O SITE G17 É UM SITE DE HUMOR)

Jornalistas do Pará elegem nova diretoria

Acontece hoje a eleição para a gestão 2011/2014 da nova diretoria do Sindicato dos Jornalistas no Estado do Pará (Sinjor-PA). A atual presidente, Sheila Faro, concorre à reeleição pela chapa “Orgulho de ser Jornalista”, única inscrita no pleito. A votação acontecerá das 8h às 18h, na sede do Sinjor.
Pela primeira vez, o voto será eletrônico, com urnas eletrônicas cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). “O sindicato é dos jornalistas quem têm orgulho da profissão, que têm consciência da importância do voto e querem fortalecer o Sinjor-PA”, destaca Sheila Faro. Estão aptos a votar os jornalistas associados há pelo menos doze meses e que estão quites com o sindicato.
Fonte: Diário do Pará

TÁ NA REVISTA VEJA: Jogo dividido: plebiscito no Pará racha até MST

O plebiscito que decidirá se dois novos estados – Carajás e Tapajós – serão criados no Pará coloca em lados opostos integrantes de movimentos sociais, lideranças políticas e o empresariado local. Mais do que as cores ideológicas, o local de moradia move as opiniões divergentes. A discussão mais acalorada é sobre a criação de Carajás - região do sul paraense rica em minérios e onde fica uma das principais jazidas da Vale. Em Tapajós, área mais pobre no oeste, o debate, apesar de mais antigo, é menos intenso. O plebiscito está marcado para dezembro, com regras já divulgadas pela Justiça Eleitoral. A palavra final será do Congresso.
Em Carajás, inimigos mortais como ruralistas e sem terra estão unidos em torno da criação do novo estado. Em Belém, as posições se invertem. Lideranças do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que, no sul, defendem o desmembramento, concordam tacitamente com o governador Simão Jatene (PSDB): todos são contra a divisão. Procurado, o MST não quis comentar o assunto. Matéria completa clique aqui

RESULTADO PARCIAL ENQUETE SOBRE CAPITAL DO ESTADO DE CARAJÁS


Na enquete feita por este blog sobre a criação do estado de Carajás, onde pergunta-se:

Caso o plebiscito aprove a criação do Estado de Carajás, qual local você escolheria para ser a Capital?

Dos 78 votos apurados até a data de 12/07/2011, o resultado está assim:

Marabá – 18(23%)
Parauapebas-34(43%)
Xinguara- 4(5%)
Um novo Local a ser construído – 22(28%)

O que podemos observar é que a suposição feita pela imprensa de que a Capital de Carajás seria Marabá, não é de um todo aprovada pelos futuros Carajaenses, se somada a possibilidade da criação de um novo local a ser construído e a opção da Capital ser na cidade de Parauapebas.
E não é muito difícil descobrir a razão:
Marabá tem um alto índice de violência, um trânsito caótico, uma infraestrutura que deixa a desejar além de também estar distante de muitos municípios que sofrem com o descaso do Governo do Estado.
Apesar de a votação favorecer Parauapebas, é bom lembrar que o blog é desta blogueira que vos escreve e que mora em Parauapebas o que pode ter ajudado no índice.
Na opinião desta blogueira a criação de um novo local a ser construído, como aconteceu em Palmas-TO, seria mais viável. Primeiro porque teria sua própria identidade cultural, social e de infraestrutura; Segundo porque se bem escolhido o local, poderia estar mais acessível para os demais municípios do Sul e Sudeste Paraense; e Terceiro porque as lideranças políticas da região Sul e Sudeste teriam mais possibilidade de se destacar diante de tantos camaleões políticos que na região usam um discurso de defensores da criação de um novo Estado e na Capital Paraense usam outro.
Se compartilha ou não da mesma opinião, deixe seu comentário.

ACIP e CDL debatem criação do Estado de Carajás com autoridades


Uma parceria  firmada entre a  entre a Associação Comercial Industrial e Serviços de Parauapebas (Acip), comandada pelo presidente Oriovaldo Mateus, e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Parauapebas (CDL), encabeçada pelo empresário Daniel Lopes, foi realizada na noite da última quinta-feira (7) na Câmara de Vereadores de Parauapebas um debate sobre a criação do Estado de Carajás.
A reunião que  lotou as dependências da Câmara contou com a presença de diversas autoridades políticas, lideranças locais e população, que juntos compartilham da mesma ideia, "defender a criação do Estado de Carajás e fortalecer a luta em toda a região Sul e Sudeste do Pará", que só é lembrada pelo governo do Estado na véspera de alguma eleição.
Autoridades
Entre as autoridades que marcaram presença no evento, estavam o deputados João Salame (estadual), Wandenkolk Gonçalves (federal) e Asdrúbal Bentes (federal, licenciado); além do vice-prefeito de Parauapebas, Afonso Andrade; vereador Odilon Rocha Sanção; ex-senador Leomar de Melo Quintanilha (TO), secretário municipal de Habitação, Antonio Neto; empresários José Rinaldo (vice-presidente da ACIP), Daniel Lopes (presidente da CDL) e Raimundo Cabeludo; e Rui Hildebrando, do Comitê Carajás.
Na oportunidade, todas as autoridades que formaram a mesa, usaram o microfone e expressaram aos populares a vontade e importância da criação do Estado de Carajás e demonstraram entusiasmo para o plebiscito que vai decidir no dia 11 de dezembro deste ano se a população quer ou não a criação do novo Estado. (Assessoria de Comunicação ACIP)