Pesquisar este blog

sábado, 7 de julho de 2012

PARAUAPEBAS: VANZEIROS X MOTOTAXISTAS - CLIMA TENSO


Acidente ocorrido entre van e moto na última sexta-feira  que vitimou um mototaxista e seu passageiro,  causou mais uma vez transtorno no trânsito na cidade por conta de uma manifestação realizada pelos vanzeiros que paralisaram os serviços de transporte durante três horas.
O protesto aconteceu após os mototaxistas descobrirem que além do vanzeiro causador do acidente estar trafegando na contramão no momento da batida ele ainda não  prestou socorro às vitimas fatais do acidente.
Revoltados os mototaxistas atearam fogo no veículo em sinal de protesto nas proximidades do cemitério da Estrada de Acesso à Ferrovia, o que também causou indignação aos vanzeiros. O clima ficou tenso entre as categorias, até que a policia chegasse para acalmar os ânimos, prometendo mais segurança as duas categorias.

Oi investirá R$ 120 milhões na expansão de serviços no Pará-Parauapebas será beneficiada


O grupo brasileiro de telecomunicações Oi anunciou na última quinta-feira (5), um investimento de R$ 120 milhões no Estado do Pará ainda para este ano. Os recursos serão aplicados na ampliação dos serviços de internet banda larga para cidades do sul e do oeste paraenses, entre elas Altamira e Parauapebas. O anúncio foi feito pelo presidente da empresa, Francisco Valim, durante audiência no Comando Geral da Polícia Militar.
Segundo o executivo, o grupo vai oferecer serviço de banda larga fixa e móvel, além da implantação de fibra ótica nas cidades das duas regiões paraenses. “Entendemos que são regiões de grande desenvolvimento, onde o Pará tende a crescer cada vez mais. A Oi, como parceira do Estado, investe para que esse crescimento possa ser conjunto e para que as pessoas possam estar constantemente integradas e conectadas no mundo”, destacou Francisco Valim.

CONTINUAM AS BUSCAS PELOS ASSALTANTES DO BRADESCO EM TUCUMÃ


Na última sexta-feira a agencia do Banco Bradesco de Tucumã, que fica localizada no centro comercial da cidade, foi assaltada por cerca de doze homens fortemente armados. 
A ação dos bandidos aconteceu as 14:50hs e durou apenas 15 minutos. Após levarem o dinheiro do caixa forte, os assaltantes mandaram que os clientes fossem para fora da agência para fazerem um escudo humano, até que conseguissem fugir.
Após saírem da agencia os assaltantes começaram a atirar para cima e depois entraram em dois veículos , sendo um deles de um cliente que também foi levado como refém..
Durante a fuga os bandidos levaram cerca de dez pessoas como reféns entre elas funcionários do banco. Minutos depois os reféns foram liberados na vicinal laranjeira, e seguiram com o gerente que foi solto logo em seguida. A policia civil e militar intensificou as buscas na zona rural de Tucumã para tentarem localizar e prender os assaltantes.
O valor da quantia roubada é de aproximadamente trezentos mil reais. A policia acredita que os assaltantes tinham informação de que a agencia seria abastecida na sexta-feira pelo carro forte, mas não sabiam o horário. Segundo as últimas informações o carro forte chegou logo após o assalto.
As policias civis, militar de diversos municípios e um helicóptero estão fazendo buscas na localidade entre Kaiteté e a sede da cidade de Ourilândia do Norte que fica oito quilômetros de Tucumã. Segundo informações da policia os bandidos estariam na mata entre essas localidades. 

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Departamento Municipal de Trânsito de Parauapebas, inaugura novas instalações



Para melhor atender à população, o Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT) inaugurou na quinta-feira, 05, às 10h, um novo prédio, localizado na Rua Rio Dourado s/nº - Quadra Especial - Bairro Beira Rio.
O prédio conta com 14 salas climatizadas, nas quais serão realizados atendimentos de liberação de veículos, emissão de alvará para taxi, processamento de multas, emissão de boletins de ocorrência e de acidentes de trânsito. Funcionará ainda nas novas instalações uma seção de engenharia para atender aos pedidos de sinalização e núcleo de educação para o trânsito.
Os 111 servidores do DMTT realizarão atendimentos em um espaço mais amplo, utilizando novos: equipamentos de informática, mobília e materiais de escritório.
 Para o presidente do sindicato dos agentes municipais de trânsito, Milton José, a inauguração do novo prédio foi um marco, pois ele era um desejo de todos os agentes, que almejavam um espaço físico para servir melhor a comunidade.
“A inauguração da obra desse prédio é de grande valia para nós, pois ele corresponde as nossas necessidades, garantindo aos nossos servidores melhores condições de trabalho”, comemorou o diretor do  DMTT, Levindo Ferraz.

Autoridades
Estiveram presentes na solenidade de inauguração os secretários municipais de obras e representante do prefeito Darci Lermen, Orlando Menezes, de assistência social, Judson Sousa, secretário adjunto de urbanismo, Edvandro Cabral, assessor de comunicação social da prefeitura de Parauapebas, Junior Romão e os vereadores, Odilon Sanção e Israel Pereira.
Fonte: Ascom PMP

Prefeitura de Parauapebas realiza formatura para os estudantes do PROJOVEM



A Prefeitura de Parauapebas, por meio da Coordenadoria Municipal de Juventude (CMJ), realizará a partir das 20h de sexta-feira, 06, no Centro de Desenvolvimento Cultural (CDC), um baile para certificação de 233 formandos do Programa do Governo Federal PROJOVEM URBANO.
Para o Coordenador Municipal de Juventude, Eduardo Salazar, esse momento é muito importante, porque celebra uma das grandes conquistas da juventude de Parauapebas. “ Acreditamos na educação como o meio de transformação da sociedade assim como mos ensinou Paulo Freire enfatizando sempre que jovem e educação rimam com novo e transformação”, enfatiza.

PROJOVEM
O PROJOVEM URBANO é um programa desenvolvido pelo Governo Federal, tem como objetivo elevar índice de escolarização dos jovens entre 18 e 29 anos de idade, que apesar de alfabetizados, não concluíram o Ensino Fundamental, oferecendo formação básica, qualificação profissional e participação cidadã.
Desenvolvido desde o ano de 2008, tem oportunizado a muitos jovens a ampliação de seus horizontes e garantiade melhores condições de vida.  Em Parauapebas, implantamos o programa no ano de 2010, em 03 núcleos: Antônio Matos Filho, Domingos Cardoso e Elizaldo Ribeiro.
O Programa foi co-executado pela Coordenadoria Municipal de Juventude (CMJ) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS).

PARAUAPEBAS: Campanha de vacinação contra paralisia infantil alcança 100% da meta


O balanço parcial da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) aponta que Parauapebas alcançou 100% da meta de cobertura, o que corresponde a imunização de 18.419 crianças de 0 a 5 anos, às vésperas do encerramento da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite que ocorre amanhã, sexta-feira (6).
Entretanto, apesar dos números positivos, a Semsa reforça a importância de os pais ou responsáveis, que ainda não levaram seus filhos para tomar a dose da vacina, que procurem a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa. Vale ressaltar que todas as unidades, incluindo a sala de vacinação do Hospital Municipal Teófilo Soares, vão atender das 07 às 17h nesta sexta..
A vacina contra a poliomielite é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a única maneira de erradicar a doença em todo o mundo. As únicas contra-indicações à vacina são febre maior que 38 graus, vômito e diarréia. Este ano, a campanha acontece em etapa única.
Promoção “Vacinou, ganhou”
Ao imunizarem as crianças menores de 5 anos contra a paralisia infantil, pais ou responsáveis recebem um cupom para participar da campanha “Vacinou, ganhou”, na qual concorrem a diversos prêmios, como: viagem, bicicletas, dia de beleza e outros. Os sorteios da promoção serão realizados dia 12 de julho e a crianças receberão seus prêmios em casa.
Fonte: Ascom PMP

Prefeitura de Parauapebas assina contrato para construção de 650 moradias populares


A reunião realizada durante a manhã desta quarta-feira, 04, no gabinete do Prefeito Darci Lermen, marcou a assinatura do contrato entre a Prefeitura Municipal de Parauapebas, Caixa Econômica Federal e HF Engenharia, para a construção de 650 moradias que contemplarão as famílias de baixa renda, inscritas no programa “Minha Casa, Minha Vida” (MCMV), com renda entre zero e três salários mínimos.
Com o objetivo de reduzir o déficit habitacional, a parceria é um marco para o município, tendo em vista que possibilitará a construção de mais um empreendimento habitacional popular. Segundo o superintendente da Caixa Econômica Federal, Floriano Kruly, Parauapebas receberá um investimento de 33 milhões de reais do Governo Federal. “Essa é mais uma conquista para o município. Esse empreendimento trará uma melhoria para a qualidade de vida dos cidadãos que necessitam de moradia”, disse.
Para o prefeito Darci Lermen, o MCMV é um dos programas essenciais do Governo Federal e tem mudado a vida de muitas famílias de baixa renda. “Esse programa tem um alcance social inacreditável, principalmente, porque atende os mais necessitados. Entendemos que para ter uma vida digna é fundamental que se tenha uma casa; todo mundo sonha com um lugar seu para cuidar. Criamos as condições favoráveis para transformar a vida das pessoas”, destacou. 
A previsão é que as obras iniciem em um mês, com conclusão em 15 meses. As unidades habitacionais serão construídas no Bairro Vila Nova, ao lado do Residencial dos Minérios.
Atualização de Cadastro
A partir do dia 15 de agosto, as pessoas já inscritas no Programa “Minha Casa, Minha Vida”, podem atualizar o cadastro no Departamento de Cadastramento da Secretaria Municipal de Habitação (SEHAB), localizado na Rua Belém, 311 (esquina com a Rua 4), Bairro Primavera.
Depois da seleção, o interessado é convocado para apresentação da documentação. A prestação mínima é de R$ 50, sem entrada, e a primeira parcela é paga somente após o imóvel estar pronto. Além disso, o financiamento do imóvel tem prazo máximo de 10 anos.
FOnte: Ascom PMP

Campeões do JIPs fazem festa na entrega de troféus e medalhas



Os vencedores da 16ª edição dos Jogos Interescolares de Parauapebas esbanjaram muita alegria e satisfação durante a cerimônia realizada na tarde de sexta-feira, 29, no auditório da Câmara Municipal que marcou a entrega da premiação das escolas.
Segundo o secretário municipal de esporte e lazer, Anderson Moratorio, o sucesso do evento foi alcançado por meio da parceria entre a SEMEL e Secretaria Municipal de Educação (Semed), além da participação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e Corpo de Bombeiros. “Estou muito feliz em poder fazer parte desta grande festa, esses atletas merecem e nós estamos aqui para contribuir e melhorar a cada edição dos jogos”, disse.
O JIPs foi realizado no período de 10 de maio a 03 de junho, com partidas ocorridas durante os sábados e domingos, nas quadras das escolas Chico Mendes, Eduardo Angelim, Novo Horizonte, Marluce Massariol e Plácido de Castro.
A competição, este ano reuniu mais de 2.300 atletas e cerca de 40 escolas das redes municipal, estadual e particular local que disputaram nas modalidades de futsal, handebol, voleibol, basquete, xadrez e tênis de mesa.Clique aqui e confira o resultado dos jogos

Fonte: Ascom PMP

terça-feira, 3 de julho de 2012

MP e Castelo Branco se classificam para disputar título do Campeonato Municipal de Futsal


A partida entre as equipes do MP e LEC, válida pelas semifinais do Campeonato Municipal de Futsal, realizada durante a noite de segunda-feira, 02, no ginásio Poliesportivo foi decidida nos pênaltis. 
O time do MEC abriu o placar com dois gols de vantagem, marcados pelos jogadores Galego e Emerson. Mas logo, o MP reagiu e empatou a partida com os gols de Fábio Patinha e Rogério. 
Na prorrogação o jogador Cássio marcou o terceiro gol do LEC, só que o placar logo ficou igual com a jogada de Rogério, 3 para o LEC e 3 para o MP.  O jogo foi decidido nos pênaltis, momento em que o goleiro Tiago fez um gol e Willian dois, MP fez 3 a 2 sobre o LEC. Com o resultado, a equipe se prepara para brigar pelo título do primeiro turno.  
A segunda disputa da noite aconteceu entre as equipes do Castelo Branco e Wall Street.  Ainda no primeiro tempo os jogadores Donny, Roni e Jaciel somaram 4 gols no placar. Logo o Wall Street reagiu com os dois gols de Wemerson. 
Na etapa complementar, Donny fez o quinto gol, mas contou com a reação da equipe do Wall Street, que deixou tudo igual com um gol de Wemerson e mais dois gols de Welton.
Quem fez a diferença durante a partida foi Donny, que deixou marcou o gol da vitória do Castelo Branco. 
Na quarta-feira, 4, acontece a partir das 20h no ginásio Poliesportivo as partidas das semifinais no ginásio Poliesportivo,  tendo como primeira disputa da noite; Primavera x Avenida, seguido pelo jogo das equipes Rola Papo x Mikros.  
A final da segunda divisão acontece na sexta-feira, 6, ás 20 horas.
 Fonte: Ascom PMP

Comunidades rurais participam de palestras sobre educação e segurança no trânsito


Palestras educativas, ações e peças teatrais relacionadas à educação e segurança no trânsito foram realizadas na quinta-feira, 28, nas escolas da zona rural Alegria do Saber e Monteiro Lobato, respectivamente nas comunidades rurais da Vila Sansão e Paulo Fonteles. A iniciativa da Prefeitura Municipal de Parauapebas, por meio do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT), contou com a participação de centenas de alunos.
De acordo com o coordenador do Núcleo de Educação para o Trânsito (NET), João Monteiro, o principal objetivo das atividades é conscientizar a comunidade sobre sinalização, velocidade e os direitos dos pedestres com relação às estradas. “Com esse intuito que nós do Net viemos até aqui pra que possamos conscientizar os adultos e as crianças dessas comunidades”, disse.
Até o final do ano, as obras das estradas Vila Sansão e Paulo Fonteles serão finalizadas. Para o estudante, Thiago Silva Agostinho, é importante conhecer o trânsito. ”Gostei muito das ações desenvolvidas pelo NET, daqui pra frente terei mais consciência no trânsito”, comentou.
O teatro conduzido de forma simples e engraçada, com equipe caracterizada de lobo mau, três porquinhos, pedestre, motocicleta e carro, e abordou itens importantes, tais como: estacionar em locais apropriados, conduzir motocicleta mediante o uso do capacete, não trafegar na motocicleta com mais de dois passageiros, não trafegar por passeios públicos, respeitar o sinal de trânsito e o agente de trânsito.
“Gostei muito dessas novidades sobre o trânsito, mas o que mais me chamou a atenção foi o teatrinho”, finalizou a aluna Raquel Barros Pinheiro.
Texto e fotos: Janaina Ravanelli

PARAUAPEBAS REALIZOU III Fórum Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Acessibilidade, comunicação, transporte, moradia: estes foram alguns dos assuntos debatidos no III Fórum Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que ocorreu na última quarta-feira (27), no auditório do Centro Universitário de Parauapebas (Ceup).
O evento discutiu as dificuldades enfrentadas no cotidiano das pessoas com deficiência e as possíveis melhorias, acerca das propostas que foram previamente construídas durante os pré-fóruns, realizados nos dias 21 e 22 de junho, no Centro de Referência e Assistência Social (Cras) dos bairros Rio Verde, Primavera e Altamira.
Ao final do encontro, foi realizada a eleição dos delegados que irão representar o município na III Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que acontecerá no período de 28 a 30 de agosto, em Belém.
O fórum realizado pela Prefeitura Municipal de Parauapebas, por intermédio do Conselho Municipal de Assistência Social (Comasp) e da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), contou com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Parauapebas (Condcap), além da participação da APAE, Sorri, Pastoral da Criança, Fundação Bom Samaritano, Núcleo de Atendimento Psicossocial e Pedagógico (Napp).

Fonte: Ascom PMP

Vale vai empregar 30 mil pessoas em instalação de nova mina



Durante a fase de instalação da nova mina de Serra Sul, em Carajás, a Vale vai empregar 30 mil pessoas no projeto, que fica localizado nas cidades de Canaã de Carajás e Parauapebas, no sudeste do Pará..
Terminado a construção, em 2016, 3.000 pessoas serão contratatadas para trabalhar na operação da mina e da usina de processamento de minério de ferro.
Segundo a Vale, todo o monitoramento e controle das operações será remoto.
A Vale recebeu do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) licença prévia para o projeto de minério de ferro Carajás Serra Sul (S11D), o maior projeto da história da empresa e também da mineração mundial.
O projeto prevê investimentos de US$ 8 bilhões para o desenvolvimento da mina e usina de processamento, que deverá entrar em operação no segundo semestre de 2016. A capacidade será de 90 milhões de toneladas.
Além da mina e usina, a Vale fará investimentos em infraestrutura e logística da ordem de US$ 11,4 bilhões --duplicação da ferrovia de Carajás e do porto de Ponta da Madeira (MA).

segunda-feira, 2 de julho de 2012

ELEIÇÕES 2012 - PARAUAPEBAS DEFINE CANDIDATOS


O PT selou a aliança com o PMDB e concorrerá com José das Dores Couto- Coutinho - (PT) e Bel Mesquita (PMDB). Estarão ainda juntos o PP, PPS, PSB, PTC, PSC e PC do B.

PSD
Valmir Queiroz Mariano - Integral -(PSD) escolheu o médico Francisco Cordeiro (PSDC) para vice.
Compõem a majoritária  o PSDB, DEM, PHS,PV,PR e PTB
PDT
José  Adelson Fernandes Silva (PDT) terá como vice o advogado Josenildo dos Santos Silva (PPL).
PSol
Sem partidos coligados, o Psol vai de chapa pura, com Antonio José da Silva( Zezinho) e Jesse James.
Rui Idelbrando - Vassourinha - (PRB) e Chico das Cortinas (PRP) não informaram os nomes dos vices e os partidos coligados.