Pesquisar este blog

sexta-feira, 22 de junho de 2012

PARAUAPEBAS: III FÓRUM MUNICIPAL DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA


Com o intuito de promover o debate e a consolidação de políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência, a Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), realiza na quarta-feira, 27, o III Fórum Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O evento aberto a comunidade terá abertura às 9 h, no auditório do Centro Universitário de Parauapebas (Ceup).
Durante o encontro, será realizada a eleição dos delegados que vão representar o município na III Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que irá acontecer em Belém, no mês de agosto deste ano.
O III Fórum Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, conta com a participação de órgãos municipais como Conselho Municipal de Assistência Social (Comasp), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdcap) e entidades como Apae e Sorri Parauapebas.

PARAUAPEBAS: Semed realiza aula inaugural de entrega de lousas interativas

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizará na segunda-feira, 25, aula inaugural de entrega das lousas interativas nas escolas Municipais Eunice Moreira(15hs)a e Terezinha de Jesus(17hs).  As lousas interativas são quadros digitais que dispensam o uso do giz e podem ser operadas com o dedo, além de propiciar aos professores maior repertório didático.
Fonte: Ascom PMP

30 equipes disputam 5º Campeonato Rural de Futsal de Campo

A alegria do futebol contagia mais uma vez a zona rural de Parauapebas, no 5º Campeonato Rural de Futsal de Campo 2012, que será realizado a partir das 08h da manhã deste domingo, 24, na vila Valentim Serra.
O evento promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Laser (Semel) conta este ano com a inscrição de 30 equipes que participarão do tradicional Torneio Início, que premiará com troféu o 1º e 2º colocado.
Após a cerimônia de abertura acontecerá confraternização com churrasco.
O campeonato rural de Parauapebas é um dos maiores do estado do Pará, acontece no período de junho a setembro, envolve cerca de 900 pessoas entre jogadores, técnicos, arbitragem e coordenadores. As partidas da semifinal e final estão previstas para acontecer no mês de setembro no Estádio Rosenão.  
Confira os grupos divido por campo e a primeira rodada:  Clique aqui e confira
Fonte: Ascom PMP

23ª edição do Prêmio da Música Brasileira em Parauapebas, homenageará João Bosco


A 23ª edição do Prêmio da Música Brasileira com sua versão itinerante, trás em sua turnê ao município de Parauapebas, que esta ano homenageia o cantor e compositor João Bosco, trás também Alcione, Péricles, Leila Pinheiro, Mariana Aydar, com apresentação do ator Murilo Rosa.
A apresentação será, dia 23(sábado), na Praça de Eventos, à partir das 21hs. O Prêmio conta, pelo terceiro ano consecutivo, com o patrocínio da Vale.
A direção musical da versão itinerante do Prêmio é do pianista João Carlos Coutinho, que viajará pela turnê acompanhado por Lula Galvão (violão), Rômulo Gomes (baixo), Kiko Freitas (bateria), Armando Marçal (percussão), Walmir Gil (trompete e flugelhorn) e Nailor Proveta (arranjos e sopros).
Criado em 1988, o prêmio de maior prestígio da música brasileira tem como finalidade resgatar e celebrar grandes nomes do cenário nacional, além de avalizar carreiras de artistas iniciantes ou com expressão de alcance regional. O Prêmio da Música Brasileira vem, há 24 anos, valorizando a nossa música no que ela tem de melhor: a sua capacidade de se reinventar e manter o nível de excelência que a fez reconhecida mundialmente. O Prêmio enaltece o esforço e o talento dos cantores, músicos, arranjadores e produtores do Brasil e reúne, no mesmo dia e no mesmo palco, as mais variadas manifestações musicais do país.

Neste sábado tem a 4ª Cavalgada Ruralista em Curionópolis-PA.

A concentração será em frente a Câmara Municipal, à partir das 8:00hs, com cafe da manhã reforçado, e após a cavalgada será servido um churrasco para todos os participantes. 
É aguardada caravana de outros municípios vizinhos.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Em extinção, maior folha do mundo ainda é encontrada no Amazonas


Em uma expedição pela bacia do Rio Madeira, em plena Floresta Amazônica, o doutor especialista em florística e fitossociologia Carlos Alberto Cid Ferreira, encontrou uma de suas maiores paixões: a Coccoloba spp. (Polygonaceae), considerada pelo Guinness Book a maior folha dicotiledônea do mundo e que chega a ter 2,50 metros de comprimento por 1,44 metro de largura na fase adulta.
Considerado pela comunidade científica como o maior coletor de plantas herborizadas da Amazônia brasileira, Cid Ferreira comemora em 2012 trinta anos da viagem em que descobriu as folhas gigantes. O projeto intitulado 'Flora Amazônica' foi uma parceria entre o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e o Jardim Botânico de Nova York.
Segundo o pesquisador, a Coccoloba é um fenômeno da natureza. "É incrível como uma planta que tem somente um caule lenhoso, consegue levar os nutrientes do solo até suas folhas e desenvolvê-las até chegarem a tamanha envergadura", afirmou o botânico. "Outro fator interessante é que ela trabalha durante vinte e quatro horas por dia. Diferentemente das plantas comuns, a Coccoloba armazena energia durante o dia e realiza a fotossíntese durante a noite também", declarou.(G1)

Mineração em Carajás expõe dilema entre desenvolvimento e preservação


Enquanto líderes de dezenas de países se reúnem no Rio de Janeiro para discutir desenvolvimento sustentável, um pedaço de Floresta Amazônica revela as dificuldades de se traduzir essas ideias em ações.
Na Serra de Carajás, no Pará, em meio a 400 mil hectares de mata virgem, a mineradora Vale explora, desde 1985, as ricas jazidas de minério de ferro da região.
No ano passado, foram extraídos quase 110 milhões de toneladas, quase tudo para atender ao crescimento da China e outros países asiáticos.
Ao mesmo tempo, nos últimos anos, milhares de cavernas foram descobertas na região, segundo pesquisadores, exemplares raros e pouco conhecidos pela ciência.
Em uma delas, foram encontrados vestígios de ocupações nômades de mais de 9 mil anos, uma descoberta que ajudou os arqueólogos a montarem o quebra-cabeça da pré-história da região.
O problema é que essas cavernas se encontram em áreas riquíssimas em ferro, e dentro dos planos de expansão da empresa.
"As cavernas bloqueiam o avanço da mineração, tanto que até a legislação já foi mudada. Antes, qualquer caverna era protegida, agora, é preciso estabelecer a relevância, de acordo com mais de 20 critérios", afirmou à BBC Brasil o chefe da Floresta Nacional de Carajás, Frederico Drumond Martins, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Repletas de espécies pouco estudadas e milhares de morcegos, de diversas espécies, as cavernas de minério de ferro são também um enorme atrativo para pesquisadores.
"Em congressos no exterior, nossos colegas ficam perplexos. Existe pouca literatura acadêmica sobre este tipo de formação", afirmou a espeleóloga Maria de Jesus Almeida, da Fundação Casa da Cultura de Marabá.Mais informações clique aqui

Eldorado: Manifestação na fazenda de Daniel Dantas deixa 12 feridos



Cerca de 100 homens das polícias Militar e Civil foram deslocados para a Fazenda Cedro, que fica a 48 quilômetros da sede do município de Marabá, no sudeste do Estado, onde por volta das 9 horas desta quinta-feira, 21, integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) entraram em conflito com seguranças da propriedade. Uma comitiva formada pelo secretário de Estado de Segurança Pública, Luiz Fernandes Rocha; pelo secretário adjunto de Inteligência e Análise Criminal da Segup, Tom Farias; pelo comandante geral da Polícia Militar, coronel Daniel Borges Mendes; pelo major Alisson Monteiro, assessor especial da Segup, e pelo delegado Geral da Polícia Civil, Nilton Atayde, já está se dirigindo para o local do conflito.
Segundo as primeiras informações, doze campesinos teriam sido feridos, entre os quais uma criança, mas nenhum com gravidade. Destas, somente duas pessoas continuam internadas no Hospital de Eldorado de Carajás. A criança ferida também já foi liberada. Segundo o delegado Alberto Teixeira, da Superintendência Regional de Marabá, a situação no local está sob controle. O policial informou que o conflito começou em decorrência de um protesto do MST realizado na entrada da Fazenda Cedro. Segundo a versão do Movimento, a manifestação foi motivada pelo uso de agrotóxicos por funcionários da fazenda, prática que estaria acarretando problemas de saúde em alguns membros do acampamento Helenira Rezende, localizado às imediações da fazenda.
Durante os protestos, os seguranças da fazenda teriam recebido os membros do MST armados com equipamentos de efeito não letal – munidos com balas de borracha -, o que originou os confrontos. Logo após o conflito, cerca de 500 pessoas que estavam acampadas bloquearam um trecho da Rodovia BR-155, à altura do km 290, o que gerou um engarrafamento de cerca de cinco quilômetros.
Parte dos feridos foi encaminhada para hospital em Eldorado do Carajás e liberada em seguida. Os demais foram enviados para Marabá. Os seguranças da Fazenda Cedro foram detidos e as armas apreendidas. “Agora estamos em processo de negociação para a liberação da BR-155 e verificando se os tiros que atingiram as vítimas foram realmente originados por armas não letais”, explicou o delegado. O inquérito foi instaurado e o fato será investigado.
Dois peritos da Unidade Regional do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves já se encontram no local do conflito. Dos policiais militares, 18 pertencem ao Grupamento Tático Operacional de Marabá e 30 ao Comando de Missões Especiais do Batalhão de Choque. Duas guarnições do Comando de Operações Especiais e policiais da Delegacia de Conflitos Agrários da Polícia Civil também estão na área.

Fonte: Agência Pará

Em Parauapebas Câmara Municipal promove curso sobre Direito Tributário


Aproximadamente R$ 705 bilhões. Isso foi o que os brasileiros pagaram de imposto entre 1° de janeiro e 20 de junho de 2012. Mas o que poucos sabem é de que maneira chegamos a esse valor. Se por um lado existem tributos bem conhecidos como o IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) ou o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias) há outros bem menos falados e até desconhecidos como, por exemplo, ITCMD (Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação).
São dezenas de impostos, taxas e contribuições municipais, estaduais e federais. No dia-a-dia, essas cobranças acabam passando despercebidas aos olhos do consumidor, mas, jamais aos cofres públicos.
A tributação está presente em tudo no nosso cotidiano e pensando nisso, nos reflexos dessas cobranças na vida de cada contribuinte a Câmara Municipal promove na última quinta-feira, 21 de junho, foi realizado, o curso “Direito Tributário – Estudos sobre tributos municipais”,  ministrado pelo advogado Fernando Gomes Favacho.
O palestrante é Bacharel em Direito pela UFPA Mestre e Doutorando em Direito Tributário pela PUC/SP. Especialista em Direito Tributário e Direito Processual Tributário pela mesma instituição. Além de professor dos Cursos de Especialização em Direito Tributário da USP, PUC/SP, Instituto Brasileiro de Estudos Tributários – IBET, Complexo Educacional Damásio de Jesus e Universidade Cruzeiro do Sul. É Coordenador do Instituto Brasileiro de Estudos Tributários em Belém/PA. Fernando Gomes foi o fundador do Instituto Amazônico de Direito Público – IADP. É Membro da Tax Justice Network International e autor do livro “Definição do Conceito de Tributo” pela editora Quartier Latin e de artigos em revistas especializadas. (ASCOM CMP)

PARAUAPEBAS: Festival Junino Jeca Tatu inicia neste domingo



A abertura do 10º Festival Junino Jeca Tatu acontece no domingo (24), Dia de São João, a partir das 19 horas, na Praça de Eventos. Com o tema “O Centenário de Luiz Gonzaga”, o festival reunirá 15 agremiações juninas durante oito dias de evento. Seguindo a tradição, serão construídos o Coreto, a Casa da Roça e a Capela de Santo Antônio.
O primeiro dia de evento iniciará com apresentação de quadrilhas e grupos folclóricos não inscritos na Liga das Agremiações Juninas de Parauapebas, como: Palmares I e II, Liberdade, Grupo Mamulengo, Projeto Pipa e Coral Municipal. Além da homenagem aos 100 anos do “Rei do Baião”, o festival também celebrará os 10 anos da Liajup.
A Prefeitura de Parauapebas realiza o evento, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) e da Liga das Agremiações Juninas de Parauapebas (Liajup).

SEGURANÇA
24 policiais militares farão a segurança da população e outros seis, em viaturas, vão promover rondas nas imediações da Praça de Eventos. Já o Corpo de Bombeiros atuará com 20 militares durante o final de semana.

TRÂNSITO
Por conta da programação festiva, algumas mudanças serão realizadas nas vias próximas ao local da programação, a partir de sábado (23), por ocasião do Prêmio da Música Brasileira, até 1º de julho (domingo), quando acontece o encerramento do Jeca Tatu.
De acordo com o Departamento de Trânsito e Transporte (DMTT), a Rua E será interditada a partir das 19 h até o término do evento; assim como será proibido parar e estacionar na Rua F, a partir das 19 h até o término do evento (carros estacionados no local após esse horário serão guinchados).

Fonte: Ascom PMP

Vale responde aos protestos: “Em cinco anos foram US$5 bi em ações socioambientais na Amazônia”



A Vale, segunda maior mineradora do mundo, respondeu nesta quarta-feira(20) aos protestos  contra a companhia, realizados na noite desta terça-feira. A gigante da mineração informou que em cinco anos investiu aproximadamente 5 bilhões de dólares em ações socioambientais e que se manteve em 2012 no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da Bovespa, reforçando o compromisso da empresa com sustentabilidade.  Na noite de terça-feira(19) cerca de duas mil pessoas marcharam até a sede da multinacional, no Centro do Rio, onde acusaram a companhia de praticar crimes ambientais, violar direitos humanos e não ter compromisso com a sustentabilidade.
A companhia informou que realiza uma série de atividades no sentido de minimizar os impactos de suas operações e projetos. Ela destacou que nos últimos cinco anos foram investidos aproximadamente 5 bilhões de dólares em ações socioambientais que vão desde o reflorestamento e reabilitação de áreas degradadas na Amazônia, a ações de educação ambiental envolvendo comunidades. Para 2012 é previsto o investimento de mais 1,65 bilhão em projetos sociais e programas de proteção e conservação do meio ambiente.
Para reduzir o consumo, a Vale aproveitou 79% da água utilizada em suas operações no mundo em 2010. Do total de 1,2 bilhão de litros necessários para as operações, 998 milhões de litros foram abastecidas por água de reuso.
Visando à sustentabilidade de suas operações, a mineradora protege ou ajuda a proteger mais de 10 mil km2 de áreas naturais. A Reserva Natural Vale, em Linhares(ES) e a Floresta de Carajás (PA) são duas áreas protegidas pela empresa. Em Parauapebas (PA), a Vale também conserva, em parceria com o governo federal, mais de 8 mil Km2 de floresta.
Segue o posicionamento da companhia sobre as manifestações:
A Vale respeita o direito de livre manifestação por parte de organizações e associações, assim como se coloca à disposição para receber sugestões e críticas referentes aos seus empreendimentos. Temos consciência de que a atividade mineradora provoca impacto e, por isto, trabalhamos em parceria com as comunidades e governos para encontrar soluções que garantam segurança às pessoas, assim como uma convivência harmônica e saudável.  Acreditamos que nossa atuação gera valor para os países e sociedades onde estamos presentes, e reforça nosso compromisso de construir um legado positivo nas esferas econômica, social e ambiental.
A manifestação contra a Vale
Na noite desta terça-feira(19) a Articulação Internacional dos Atingidos pela Vale,  em conjunto com representantes de movimentos sociais, sindicatos e  moradores de comunidades impactadas por empreendimentos industriais, realizaram passeata com presença de articuladores de todas as partes do mundo, até a sede da companhia no Rio.
Fonte: ZM News

quarta-feira, 20 de junho de 2012

COMUNICADO PÚBLICO nº 005-2012

O MUNICÍPIO DE PARAUAPEBAS, Estado do Pará, inscrito no CNPJ-MF sob o no. 22.980.999/0001-15, por intermédio do Secretário Municipal de Habitação - SEHAB, Senhor Antônio Neto Pereira de Souza, convoca o Sr. ARINALDO DA SILVA MATOS, residente na Rua Santo Antônio, nº 11, Bairro Rio Verde, para que compareça à Secretaria respectiva para tratar de assunto do seu interesse, no período das 8:00 às 14:00 h do dia 20 ao dia 27 de junho de 2012.
Fonte: Ascom PMP

PARAUAPEBAS: "BAILE AMOR DE CINEMA"



A Prefeitura Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal  de Cultura, informa que o Baile da Academia Popular agendado para o dia 22 de junho, foi antecipado e será realizado no dia 21, quinta-feira. O baile "Amor de Cinema" é temático, mas o uso de fantasia é opcional. Aqueles que ainda não retiraram o seu convite, devem ir até o CDC na aula de quarta-feira, ou ligar para 3346 6019 ou 3346 1358.

PARAUAPEBAS: Oficina de Literatura de Cordel está com inscrições abertas



A Secretaria Municipal de Cultura (Secult) está com inscrições abertas para a Oficina de Literatura de Cordel – com turmas pela manhã e tarde – que será ministrada pelo escritor Lima Rodrigues, a partir desta sexta-feira (22), no Centro de Desenvolvimento Cultural (CDC). As inscrições podem ser feitas no CDC ou pelo telefone 3346-1358.
A Oficina de Literatura de Cordel acontecerá em dois momentos: no primeiro haverá apresentação de violeiros, declamação de poemas, leitura dirigida e palestra sobre a origem da literatura de cordel e os seus mestres; num segundo momento, os alunos farão suas composições, narrando histórias e criando estórias em estrofes de sextilhas.
A oficina tem o objetivo de orientar os participantes a escrever um cordel, literatura existente no Brasil desde o seu descobrimento, e que durante muito tempo serviu como principal veículo de comunicação do povo nordestino. Será fornecido material didático aos participantes.

PROFESSOR
Paraense, Lima Rodrigues tem 52 anos, é jornalista formado pelo CEUB do Distrito Federal, em 1984. Já trabalhou como repórter e redator nas principais emissoras de rádio do país, entre elas, Nacional (Brasília) e Eldorado e Bandeirantes, de São Paulo. 

Fez cobertura jornalística no Congresso Nacional, desde 1980, e no Palácio do Planalto por mais de 20 anos. Lima escreve poemas desde os 20 anos de idade, e sempre gostou da literatura de cordel, tendo como mestre o poeta cearense Patativa do Assaré. 

Em cordel, ele já escreveu biografias de várias personalidades, incluindo as histórias de vida do empresário Roberto Marinho, do senador José Sarney, e do ex-jogador Pelé. Em 2005, lançou o livro “A História do Presidente Lula em Cordel” e, em 1º de janeiro de 2011, a biografia da presidente Dilma Rousseff em cordel.
Fonte: Ascom PMP

Lista dos beneficiários excluídos do Programa Minha Casa, Minha Vida


A Prefeitura Municipal de Parauapebas torna pública a lista dos beneficiários que foram excluídos do Programa Minha Casa, Minha Vida, em função da incompatibilidade com as normas ditadas pelo programa. E neste mesmo ato publica a lista dos novos contemplados que substituirão os primeiros, conforme abaixo colacionado: CLIQUE AQUI E VEJA LISTA

terça-feira, 19 de junho de 2012

Programa Vale Juventude visa atender 1.600 jovens em 2012


Com participação da Coordenadoria Municipal de Juventude (CMJ), Fundação Vale e Instituto Aliança aconteceu durante a tarde de sexta-feira, 15, no auditório do SINE o lançamento do Programa Vale Juventude, que visa trabalhar com 1.600 jovens de 10 a 20 anos de idade, que residem na zona urbana e rural do município até o final de 2012.
Nesta etapa do programa foram formados 26 facilitadores, que vão abordar questões de educação afetivas e sexuais, além de formar agentes de desenvolvimento territorial na própria comunidade.
“O projeto consiste em formar jovens com a intenção de que eles possam trabalhar temas polêmicos nas escolas, unidades de saúde, nos centros de referência e assistência social promovendo discussões que levem os jovens a refletirem temas de vulnerabilidade, uso de drogas, violência, relacionamento”, explicou a diretora do Instituto Aliança Márcia Campos.
Segundo o coordenador do Comitê Gestor Vale Juventude Jadson Reis, os jovens começam a ser protagonistas de suas próprias histórias. “Um programa como este entre o setor público e privado faz com que a juventude se mobilize e desenvolva campanhas educativas sobre situações vivenciadas no dia-a-dia”, disse.
O Programa Vale Juventude, é desenvolvido no município desde 2007, por meio de parceria firmada entre Prefeitura de Parauapebas, Vale e Instituto Aliança. Este ano tem como proposta fazer uma gestão compartilhada com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Secretaria Municipal de Saúde e representantes da comunidade que receberam kits contendo material educativo (livros, métodos contraceptivos, cartilhas, Estatuto da Criança e do Adolescente).
Fonte: Ascom PMP

Com o Brasil Carinhoso, 2,7 milhões de crianças sairão da extrema pobreza, diz ministra


A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, disse hoje (18) à Agência Brasil que as parcelas pagas dos primeiros benefícios da ação Brasil Carinhoso - Primeira Infância elevarão a qualidade de vida de 2,7 milhões de crianças, que vivem em extrema pobreza no país.
A estimativa, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é que 16 milhões de pessoas vivam na faixa da extrema pobreza no Brasil. A ampliação dos recursos do Bolsa Família, por meio do Brasil Carinhoso, de acordo com estimativas do governo, reduzirá em cerca de 40% a extrema pobreza no Brasil e em 62% a da primeira infância.
'A nossa urgência são as crianças', disse a ministra. 'A pobreza é trágica para todos, mas para as crianças é mais grave. Os prejuízos para elas atingem o futuro. Tirando a família da pobreza, tiramos também as crianças, e garantimos perspectivas'.
Pelo Brasil Carinhoso - Primeira Infância, todas as famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, nas quais há crianças até os 6 anos e que ainda se encontram em situação de extrema pobreza e com renda mensal inferior a R$ 70 por pessoa, receberão os benefícios. O governo se compromete a repassar mensalmente para a família um valor, por pessoa, para alcançar R$ 70.
A ministra ressaltou ainda que o governo aumentou os recursos transferidos para os municípios que se dispuserem a investir em creches para crianças de até 3 anos. Segundo Tereza Campello, os municípios que aderirem à proposta receberão mais 50%, nos recursos gerais, e 66% para a merenda escolar.
'Queremos estimular o processo como um todo. Atualmente apenas 23% das crianças, de 0 a 3 anos, estão em creches [públicas]', disse a ministra, lembrando que a criança na escola recebe orientações de profissionais preparados, e a mãe pode procurar trabalho.
Paralelamente, Tereza Campello ressaltou que uma ação conjunta de vários ministérios passará a distribuir vitamina A, medicamentos para asma e sulfato ferroso para o tratamento de crianças, que necessitarem.

Fonte: Agência Brasil

Campanha de vacinação alcança mais de 50% da meta no dia D



Em clima de festa junina, foi aberta a campanha de vacinação contra a paralisia infantil, em Parauapebas. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) preparou, no sábado, 16, o “Arraiá da criançada” para receber as crianças de 0 a 5 anos, que foram tomar a dose da vacina no Hospital Municipal Teófilo Soares. Com distribuição de mingau, música, pupa-pula e mural para fotos. Além de serem imunizadas, as crianças se divertiram muito.  Alguns pais entraram no clima e levaram seus filhos caracterizados de caipira.
Visando o alcance da meta, que é de imunizar 18.419 crianças, a Semsa disponibilizou a vacina em 38 postos em toda a cidade, durante o sábado, dia D da campanha. A disponibilidade da vacina, somada ao compromisso dos pais, fez com que mais de 50% da meta fosse atingida no primeiro dia da campanha.  No entanto, para chegar aos 100%, é necessário que os pais ou responsáveis, que ainda não levaram seus filhos para tomar a dose da vacina, procurem a Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua casa, até o dia 7 de julho, data de encerramento da campanha.


Segundo o Diretor de Vigilância em Saúde, Marcelo Monteiro, para repetir o sucesso nas duas etapas da campanha do ano passado, nas quais as metas foram alcançadas,  as estratégias adotadas em 2011,  como sorteios de prêmios para crianças que forem imunizadas, serão adotadas neste ano também. Além disso, uma equipe da Semsa tem realizado uma avaliação para identificar locais, onde existem falhas, como a ausência de uma unidade de saúde próxima, fato que exige que a Semsa realize o processo de vacinação in loco.
Promoção Vacinou, ganhou
Ao imunizarem as crianças menores de 5 anos contra a paralisia infantil, pais ou responsáveis, recebem um cupom para participar da campanha “Vacinou, ganhou”, na qual concorrem a diversos prêmios, como: viagem, bicicletas, dia de beleza e outros.
Os sorteios da promoção serão realizados dia 12 de julho e a crianças receberão seus prêmios em casa.
Vacina
Fonte: Ascom PMP

segunda-feira, 18 de junho de 2012

BANPARA LANÇA EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO


O Banpará lançou o edital de concurso público para preenchimento de 13 vagas para técnico bancário nas agências do interior e vagas para nível superior na capital. O concurso será realizado em agosto, abrindo com a prova objetiva, no dia 12. Os salários variam de R$ 1.400,00 a R$ 6.000,00.
O Concurso Público constará de provas escritas objetivas de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório, para todos os cargos, e prova de títulos, de caráter apenas classificatório, para todos os cargos de nível superior. O concurso terá validade de um ano, a contar da data do ato de homologação do resultado para cada cargo, podendo ser prorrogado por igual período, a critério do banco.
O local de realização da prova escrita objetiva, para o qual deverá se dirigir o candidato, será divulgado a partir de 3 de agosto de 2012, no site da ESPP. A inscrição será feita somente através da Internet no site da ESPP e vai ocorrer no período de 14 de junho a 15 de julho. A taxa para Técnico Bancário – Nível médio é de R$ 50,00, e para Nível Superior é de R$ 85,00. As vagas para nível superior são para as profissões de Médico do Trabalho, Engenheiro Agrônomo e Engenheiro eletricista com especialização em Segurança do Trabalho.

Conta de luz deve ficar 6,7% mais cara no Pará


Com a primeira reunião entre a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Celpa, consumidores e entidades ligadas ao setor foi dada a largada para o próximo aumento da tarifa da energia elétrica no Pará. A reunião, realizada ontem à tarde, no auditório do Instituto de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Pará, apontou 6,70% como base de reajuste, sendo 5,22% para consumidores residenciais.
Apesar do debate ter sido pautado pelo reajuste da tarifa, grande parte das manifestações dos participantes remeteram à saraivada de problemas da Celpa, em situação de recuperação jurídica. O promotor de Justiça e representante do Ministério Público do Estado do Pará no evento, Sávio Brabo, atualizou as informações sobre o imbróglio judicial envolvendo a concessionária. Brabo chamou a atenção para o dia 9 de julho, quando ocorrerá a primeira audiência com os credores da Celpa. Os mais de 500, entre bancos, empresas e pessoas físicas, vão dizer se o plano de recuperação institucional e financeira da concessionária é aceitável. Caso a resposta seja negativa, é o começo do que deve culminar com o pedido de falência da fornecedora de energia elétrica privatizada em 1998.
Somando todos os débitos, a Celpa deve cerca de R$ 3 bilhões.’Diante dos serviços precários, da falta de qualidade e da situação de recuperação jurídica, fica muito complicado em falar de aumento’, assinala o promotor. Mas não é o que pensa o diretor da Aneel, André Pepitoni. Segundo o executivo da agência nacional, os erros da Celpa podem ser corrigidos com sanções baseadas na legislação e punições pecuniárias.
O diretor da Aneel diz que os serviços da Celpa estão sendo avaliados pela agência e as constatações de deficiência para atender os limites mínimos de qualidade pode levar à ‘caducidade’ da concessão, ou seja, a empresa Celpa pode perder o direito de explorar o fornecimento de energia. Uma reunião no dia 7 de agosto entre os executivos da concessionária e da Agência reguladora vai analisar o plano para estabelecer a qualidade de serviços elaborado pela empresa.A situação é complicada, como informam as cifras de indenização aos consumidores pelo mau serviço: em 2010, foram pagos R$ 82 milhões em indenizações e, no ano seguinte, R$ 88 milhões. De 2000 a 2011, a Celpa pagou mais de R$ 100 milhões multas para Aneel, também por prestação de atendimento deficiente.

Avaliação
O diretor administrativo da Celpa, Mauro Chaves, afirma que a empresa ainda está avaliando o percentual proposto pela Aneeel, afinal, a proposta é recente e a empresa precisa fazer seus próprios cálculos. Ele expõe que a inadimplência e o furto de energia são quesitos que precisam ser incluídos na tabela que determina o valor da conta de luz. ‘Só de inadimplência temos mais de R$ 500 milhões atualmente, o que é duas vezes o faturamento da empresa. Temos ainda R$ 16 milhões por ano que deixam de entrar em caixa por causa do roubo de energia. São números que acabam por atrapalhar a gestão da empresa e de um forma ou de outra interferem na vida de toda a comunidade’, pondera Mauro.
Sobre os problemas no processo de recuperação judicial da Celpa e as expectativa para a audiência do dia 9 de julho com os credores, o executivo diz: ‘Espero que dê tudo certo’, resume. (O Liberal)

Declaração de Nascido Vivo não substitui registro civil de nascimento, alerta ministério


A decisão de validar a Declaração de Nascido Vivo como identidade provisória amplia o acesso da criança aos serviços públicos, mas o documento não substitui o registro civil de nascimento. O alerta é do coordenador de Informações e Análise Epidemiológica do Ministério da Saúde, Dácio de Lyra Neto.
Em entrevista à Agência Brasil, ele explicou que a declaração, entregue pelo hospital aos pais ou responsáveis após o nascimento do bebê, já era usada pelo governo como fonte de dados desde 1996, mas não servia como identificação oficial da criança. A lei foi sancionada pela presidenta Dilma Rousseff e publicada no Diário Oficial da União há pouco mais de uma semana.
“A própria declaração traz inscrição recomendando à família comparecer ao cartório e registrar a criança nos prazos legais. Os profissionais de saúde são capacitados a complementar essa orientação e incentivar os pais a comparecer aos cartórios em todas as oportunidades, como ao vacinar uma criança sem registro ou ao visitar em casa uma gestante cadastrada na estratégia do Saúde da Família”, disse.
Segundo Lyra Neto, anteriormente, os cartórios solicitavam o documento de forma complementar à declaração verbal dos pais e responsáveis ao registrar a criança. A partir de agora, o número de identificação deverá constar obrigatoriamente na certidão de nascimento.
Desde a década de 1990, a Declaração de Nascido Vivo serve como uma das principais fontes de dados para geração de indicadores de saúde sobre pré-natal, assistência ao parto e vitalidade ao nascer, além de ser parte do cálculo das taxas de mortalidade infantil e materna. Por meio do documento, são captados aproximadamente 97% dos nascimentos no Brasil, tendo como base as estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
“Existem registros que foram captados pelo sistema de saúde e que não foram captados pelo registro civil, e o contrário também é verdadeiro: existem registros captados pelos cartórios que não foram captados pelo sistema de saúde. Deste modo, a integração dos sistemas trará benefícios quantitativos, representados pelo aumento de cobertura, para os dois sistemas”, explicou Lyra Neto.
Ele ressaltou que a lei brasileira estabelece prazo de 15 dias para o registro da criança ou de três meses e meio quando o cartório fica a mais de 30 quilômetros do local de nascimento. Nos casos em que a mãe é a responsável única pelo registro, o prazo sobe para 45 dias, para que seja possível o repouso após o parto.
“Não existe multa para quem descumpre o prazo. A única diferença é que, depois do tempo previsto na lei, só é possível realizá-lo no cartório relativo à residência dos pais, e não mais nos arredores de maternidade”, disse. “Portanto, a orientação que os profissionais devem dar é informar sobre a lei e incentivar a família a fazer o registro o mais rapidamente possível para evitar problemas como a perda da declaração e para auxiliar o país a cumprir a meta internacional de reduzir o sub-registro civil de nascimento”, concluiu.
(Agencia Brasil) -Edição: Nádia Franco