Pesquisar este blog

quarta-feira, 20 de junho de 2012

PARAUAPEBAS: Oficina de Literatura de Cordel está com inscrições abertas



A Secretaria Municipal de Cultura (Secult) está com inscrições abertas para a Oficina de Literatura de Cordel – com turmas pela manhã e tarde – que será ministrada pelo escritor Lima Rodrigues, a partir desta sexta-feira (22), no Centro de Desenvolvimento Cultural (CDC). As inscrições podem ser feitas no CDC ou pelo telefone 3346-1358.
A Oficina de Literatura de Cordel acontecerá em dois momentos: no primeiro haverá apresentação de violeiros, declamação de poemas, leitura dirigida e palestra sobre a origem da literatura de cordel e os seus mestres; num segundo momento, os alunos farão suas composições, narrando histórias e criando estórias em estrofes de sextilhas.
A oficina tem o objetivo de orientar os participantes a escrever um cordel, literatura existente no Brasil desde o seu descobrimento, e que durante muito tempo serviu como principal veículo de comunicação do povo nordestino. Será fornecido material didático aos participantes.

PROFESSOR
Paraense, Lima Rodrigues tem 52 anos, é jornalista formado pelo CEUB do Distrito Federal, em 1984. Já trabalhou como repórter e redator nas principais emissoras de rádio do país, entre elas, Nacional (Brasília) e Eldorado e Bandeirantes, de São Paulo. 

Fez cobertura jornalística no Congresso Nacional, desde 1980, e no Palácio do Planalto por mais de 20 anos. Lima escreve poemas desde os 20 anos de idade, e sempre gostou da literatura de cordel, tendo como mestre o poeta cearense Patativa do Assaré. 

Em cordel, ele já escreveu biografias de várias personalidades, incluindo as histórias de vida do empresário Roberto Marinho, do senador José Sarney, e do ex-jogador Pelé. Em 2005, lançou o livro “A História do Presidente Lula em Cordel” e, em 1º de janeiro de 2011, a biografia da presidente Dilma Rousseff em cordel.
Fonte: Ascom PMP

Nenhum comentário:

Postar um comentário