Pesquisar este blog

sexta-feira, 15 de junho de 2012

PARAUAPEBAS: CONVOCAÇÃO PARA PRÓXIMAS ETAPAS DO CONCURSO PARA AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE


C O M U N I C A D O
A prefeitura municipal de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), informa encontra-se disponível no site www.fadesp.org.br/ a lista de candidatos ao cargo de Agente Comunitário de Saúde (ACS) convocados para as próximas etapas do concurso.
A 2ª Etapa consistirá de prova objetiva, a ser elaborada pela FADESP. A prova será de caráter eliminatório e classificatório, composta de 30 questões, a ser realizada após o curso introdutório de formação inicial que será ministrado pela Prefeitura de Parauapebas no período de 18 a 22/06/2012
 Já a 3º etapa do concurso será a prova de títulos. Os candidatos deverão protocolar seus documentos referentes à prova pessoalmente ou através de procurador, no período de 19 a 22 de junho de 2012 no horário das 08 às 12h, na Secretaria Municipal de Saúde (anexo I) Departamento de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde, situada a rua B, número: 360, Bairro: Cidade Nova, Parauapebas- Pará, conforme regras do itens 9 do Edital n°01/2012/PMP/SEMSA.

PARAUAPEBAS: Inicia neste sábado, 16, a Campanha Nacional de Vacinação contra Paralisia Infantil.


A campanha realizada em Parauapebas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) tem como objetivo imunizar 18.419 crianças. A vacinação ocorrerá até dia 7 nas Unidades Básicas de Saúde do Município. Os pais e responsáveis por crianças de 0 a 5 anos devem levá-las aos postos de vacinação para receberem a dose contra a poliomielite.
No Pará, 773.517 crianças receberão uma única dose da vacina oral, mesmo que já tenham sido imunizadas anteriormente. As únicas contra-indicações à vacina são febre maior que 38 graus, vômito e diarréia.
Na expectativa de alcançar a meta, a exemplo do que aconteceu na primeira e segunda etapa de 2011, a Semsa promoverá várias atividades para envolver as crianças, como: troca de ingressos para sessões no cinema pela carteira de vacina, atestando a vacinação de crianças menores de cinco anos e sorteio de brindes.
No sábado, 16, dia da abertura da campanha e considerando o Dia D, a vacina será disponibilizada em vários pontos da cidade, como escolas, creches e igrejas. Além disso, será realizado, no Hospital Municipal Teófilo Soares, o “Arraiá da Criançada”.

A vacina contra a poliomielite é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a única maneira de erradicar a doença em todo o mundo. Essa estratégia é fundamental para garantir a erradicação da doença, porque o vírus da pólio ainda circula em países da África e da Ásia.
Posto do Dia D ( Sábado 16)
Posto de Saúde da Palmares I
Posto de Saúde da Palmares II
Unidade Saúde da Família do Bairro Casas Populares
Centro de Saúde do Bairro Altamira
E.M. Domingos Cardoso - Bairro Altamira
Extensão Creche Vovó Ana - Bairro Altamira
CRAS - Centro de R. Assistência Social - Bairro Betânia
E.M. Eunice Moreira - Bairro Vila Rica
E.M.  Novo Horizonte
E.M. Josias Leão da Silva - Bairro Maranhão
Centro de Saúde Cidade Nova
Igreja Assembleia de Deus Missão Benesé
E.M. Primavera - Bairro Primavera
Creche Pequeno Príncipe - Bairro União
E.M. Cecília Meireles - Bairro União
Unidade Saúde da Família do Bairro Liberdade
Unidade Saúde da Família do Bairro Liberdade II
Igreja Católica Comunidade São Pedro - Bairro Liberdade
Centro de Saúde do Bairro Rio Verde
E.M. Paulo Fonteles - Bairro Rio Verde
E. M. Eurides Santana - Bairro Rio Verde
Unidade Saúde da Família Fortaleza - Bairro Rio Verde
Creche Pingo de Gente - Bairro da Paz
Unidade Saúde da Família do Bairro da Paz
Centro de Saúde do Bairro Guanabara
E.M. Antônio Matos Filhos - Bairro Guanabara
E.M. Faruk Salmem - Bairro Guanabara
Igreja Assembléia de Deus Terra Santa - B. Caetanópolis
Igreja Assembléia de Deus Madureira - Jardim América
Centro de Saúde do Bairro Novo Brasil
Assembléia de Deus - Bairro Cidade Jardim
Anexo Escola Sandra Maria - Bairro Cidade Jardim
Escola Terezinha de Jesus - Bairro Cidade Jardim
Igreja Assembléia de Deus - Residencial Amazônia
Supermercado Hipersena - Bairro Beira Rio 1
Posto de Saúde do Cedere I
Hospital Yutaka Takeda - Carajás

FONTE: Ascom PMP

Festival Junino Jeca Tatu homenageia o centenário de Luiz Gonzaga


Junho é o mês de São João, Santo Antônio e São Pedro. Por isso, o 10º Festival Jeca Tatu já tem data marcada. O evento inicia no dia 24 de junho, a partir das 19 horas, na Praça de Eventos, com o tema: “O Centenário de Luiz Gonzaga”. Vale lembrar que o “Rei do Baião” também foi homenageado na primeira edição do festival. 
A Prefeitura de Parauapebas realiza o evento, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) e da Liga das Agremiações Juninas de Parauapebas (Liajup). Considerando a tradição do festival, serão construídos o Coreto, a Casa da Roça e a Capela de Santo Antônio.

PROGRAMAÇÃO

24 de junho (domingo)
Apresentação de quadrilhas e grupos folclóricos; visitação à casa da Roça; serviços na praça de alimentação; e apresentação da banda Forró Pé de Serra. 

25 de junho (segunda)
Carroçada; apresentação das quadrilhas de escolas municipais; concursos da Rainha e Jeca, da Miss Caipira Gay; e apresentação de Beto Di Mayo e Banda Nó de Arueira.

26 de Junho (terça)
Apresentação de quadrilhas mirins e concurso Jeca Tatu 2012; cortejo cultural das quadrilhas, e banda Forró Pé de Serra.

27 de junho (quarta)
Intermunicipal de quadrilhas e shows no espaço do coreto.

Fonte: Ascom PMP

Paratur avalia desenvolvimento do turismo em Parauapebas


O cenário turístico de Parauapebas foi pautado durante a manhã da última quarta-feira, 13, na reunião que aconteceu na Secretaria Municipal de Desenvolvimento (Seden) e contou com participação de técnicos da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), associados da Cooperativa de Turismo Ecológico (Coopeture), representantes da Secretaria Municipal de Produção Rural (Sempror) e do Centro de Educação Ambiental de Parauapebas (Ceap).
De acordo com Maria Sousa técnica da Paratur, a visita teve como objetivo avaliar o potencial turístico de Parauapebas, baseado na infra-estrutura desenvolvida pela cidade como serviços de hospedagem, alimentação, agências de viagem e transporte. “Parauapebas tem potencial turístico industrial, além de atrativos como zoológico e unidade de conservação, mais ainda é necessário que os hotéis do município se cadastrem junto ao Ministério do Turismo”, disse.   
Durante a reunião, foi citada a criação da Secretaria do Estado de Turismo, que ficará responsável pelo fomento do turismo no Pará. “A gestão da Paratur será mantida com a função de marketing turístico do estado”, enfatizou Maria Sousa.
Segundo o secretário de desenvolvimento, Sebastião Cruz, neste momento o desafio é dar mais visibilidade as alternativas de turismo que existem no município. “Queremos divulgar os locais turísticos de Parauapebas, atraindo turistas e até mesmo possíveis investidores”, falou.

FITA
Entre os dias 21 a 24 de junho, acontece no Hangar, em Belém a Feira Internacional de Turismo na Amazônia (FITA). A Prefeitura de Parauapebas por meio da Seden participa do evento e terá a oportunidade de expor os produtos turísticos do município.



PARAUAPEBAS: Unidades de saúde da família são entregues as comunidades do bairro da Paz e Liberdade II


Em meio a muita alegria autoridades municipais, servidores públicos, a imprensa e a comunidade participaram da cerimônia de inauguração das Unidades de Saúde da Família (USF) que aconteceu durante a tarde de terça-feira (12) e quarta-feira (13), no bairro  Liberdade II e Bairro da Paz, respectivamente.
As unidades contam com serviços de consulta médica, enfermagem, realização de exames, como: coleta de PCCU (Prevenção de Câncer de Colo Uterino), teste do pezinho, vacinas, curativos, consultas com nutricionista, odontológicas, acompanhamento de pré-natal, além de outros serviços que não são de urgência e emergência.
“Estou muito feliz pela inauguração desta unidade, com toda esta estrutura agora ficará mais fácil cuidar da minha saúde e da minha família”, disse João Virgíneo Neto, Presidente da Colônia dos Pescadores de Parauapebas (COPESPA) e morador do bairro Liberdade.
De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Alex Pamplona Ohana, a inauguração das USF’s significa o cumprimento de metas importantes para município. “É com enorme satisfação que entregamos essa unidade pra comunidade proporcionando assim, o acompanhamento ampliado de todas as famílias auxiliadas”, disse.
A USF trabalha com equipes compostas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde, sendo responsável pelo cadastramento e o acompanhamento da população

ESTRUTURA
Cada estrutura de USF contém estacionamento, recepção ampla, sala de coleta para exames laboratoriais, seis consultórios, sala de preparo do paciente, dois consultórios odontológicos, sala de curativo, copa, banheiros masculinos e femininos, sala para inalação e aplicação de injetáveis, sala de teste do pezinho; sala de marcação de consulta; sala para gerência da Unidade; farmácia e auditório com capacidade para aproximadamente 50 pessoas.

Fonte: Ascom PMP



PARAUAPEBAS: Lançamento do Programa Vale Juventude


A Prefeitura de Parauapebas, por meio da Coordenadoria Municipal de Juventude (CMJ), juntamente com o Comitê Gestor do Vale da Juventude, Fundação Vale e Instituto Aliança, convida a imprensa para participar do lançamento do Programa Vale Juventude, que acontece nesta sexta-feira, 15 junho, no auditório do SINE, localizado na Rua 11 (entre as Ruas D e E), às 16h.
Durante o evento a Coordenadoria da Juventude fará uma breve apresentação do programa que trabalha o público das faixas etários entre 10 e 20 anos, atuando nos eixos de educação afetivo-sexual e formação de agentes de desenvolvimento territorial.

                                  PROGRAMAÇÃO:

16h00 - Lançamento do Programa Vale Juventude
Local - Auditório do SINE- Rua 11 (ente as Ruas D e E

Mais de 4 mil candidatos participam de prova para Agente Comunitário de Saúde



A 1ª fase do processo seletivo destinado ao preenchimento de 149 vagas para o cargo de Agente Comunitário de Saúde (ACS) foi realizada no último domingo (10). Com duração de três horas, a prova foi aplicada no Centro Universitário de Parauapebas (Ceup) e nas escolas municipais João Prudêncio, Jean Piaget, Paulo Fonteles, Cecília Meireles, Carlos Drummond, Carlos Henrique, Benedito Monteiro e Eurides Santana. Os 4.136 candidatos tiveram que responder a 30 questões objetivas.
Apesar do grande número de inscritos e a concorrência de quase 27 candidatos por vaga, a busca pela estabilidade foi o que motivou os participantes a se inscreverem. “Espero que a partir de hoje dê tudo certo, pois quero e preciso de uma fonte de renda fixa para mim e minha família, sem falar na autoestima de ser aprovada num concurso tão concorrido”, almeja Keity Nazaré dos Anjos. 
De acordo com Paulo Freire, coordenador do Setor de Concursos da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), os candidatos mais preparados terão mais chances de obter um melhor resultado.  “O concurso de hoje está muito disputado, somente os melhores e os mais preparados serão selecionados para as vagas disponíveis”, observa.
Segundo Neiva Nara Brito Souza, coordenadora da Estratégia de Agente Comunitário de Saúde, o concurso fortalece a Atenção Básica para o usuário do SUS (Sistema Único de Saúde), do município. “Esta seletiva potencializa os serviços de saúde do nosso dia a dia, com o foco na promoção e prevenção das doenças”, enfatizou. 
Os aprovados na 1ª etapa participarão do curso introdutório de formação inicial de ACS e prova. Já na última fase, os inscritos serão submetidos à prova de títulos.

Fonte: Ascom PMP

quinta-feira, 14 de junho de 2012

FALAMANSA ESTARÁ NA SERRA DOS CARAJÁS NESTA SEXTA-FEIRA

Mês de Junho combina com um estilo tipicamente brasileiro o "forró", pensando assim o Clube Docenorte da Serra dos Carajás em Parauapebas - PA, estará realizando nesta sexta-feira,15, o Baile Junino, com a presença do Grupo Falamansa.
Para quem não lembra o Falamansa é um grupo de forró brasileiro que se destaca como grande expoente de um estilo que surgiu há alguns anos, o forró universitário. Os meninos que fazem o público ri a toa, vão trazer muito forro pé de serra para embalar a noite junina do dia 15.

Fonte: Rosangela Sampaio

PREFEITURA DE PARAUAPEBAS CONVOCA BENEFICIÁRIOS DO BOLSA FAMÍLIA

A Prefeitura Municipal de Parauapebas por meio, da Secretarias Municipais de Saúde e Assistência Social, informa a todas as famílias beneficiarias do Programa Bolsa Família com crianças menores de 7 anos, gestantes e mulheres entre 14 e 44 anos de idade que ainda não compareceram neste semestre para realização do acompanhamento do peso e da estatura, que o prazo se encerrará no dia 27 de junho. Compareçam na Unidade Básica de Saúde, levando o cartão do benefício e a carteira de vacinação. Alertamos que o descumprimento poderá levar ao bloqueio do benefício. Não perca seu benefício, faça a sua parte!!

Fonte: Ascom PMP

quarta-feira, 13 de junho de 2012

FORMATURA DE JUÍZES ARBITRAIS DE PARAUAPEBAS É NESTE SÁBADO

Acontece neste sábado, 16, à partir das 20hs, na Câmara Municipal de Parauapebas a Formatura da I Turma do Curso de Mediação e Conciliação Judicial da Câmara de Justiça Arbitral e Mediação dos Municípios – CJAMM. 
Na colação 8 formandos estarão recebendo diploma e posse para atuar como Juízes Arbitrais,  na Câmara de Conciliação do Município de Parauapebas, com ênfase em negociação, mediação, arbitragem e conciliação conforme a Lei 9.307/96.
Com a missão de ser uma alternativa de Justiça moderna, sigilosa, rápida e de baixo custo para a resolução de litígios através da Conciliação, Mediação e Juizado Arbitral, a Justiça Arbitral vem para divulgar, orientar e ajudar a difundir em Parauapebas, a cultura da pacificação, através dos métodos extrajudiciais de resolução de controvérsias através da arbitragem, evitando que uma grande quantidade de processos vá parar na Justiça Pública, já tão congestionada.

Fonte: Rosangela Sampaio



Vacinação contra a poliomielite começa sábado


Começa no próximo sábado a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite. A campanha será lançada nesta quarta-feira, às 11h, pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa.
Até o dia 6 de julho, crianças com até cinco anos incompletos devem tomar a primeira dose da vacina. A novidade na campanha de 2012 será na segunda fase, quando ocorre a Campanha Nacional de Multivacinação. Em agosto, todas as crianças nessa faixa etária devem voltar aos postos levando o cartão de vacinação. O documento será avaliado para que a criança recebe as doses de qualquer vacina que estiver em atraso.
Outra novidade no combate à pólio introduzida neste ano é a vacina injetável com vírus inativado. Já usada em outros países que erradicaram a doença, a nova vacina será aplicada a partir do segundo semestre nas crianças que estiverem começando o calendário básico de vacinação. As doses devem ser aplicadas aos dois e aos quatro meses de idade.

terça-feira, 12 de junho de 2012

Polícia Federal abre concursos para 600 vagas


A Polícia Federal lançou três editais de concursos públicos para o total de 600 vagas de nível superior: 100 de perito criminal federal, 150 para delegado e 350 para escrivão. Os editais foram publicados na Seção 3 do "Diário Oficial da União" desta segunda-feira (11), entre as páginas 70 e 103 no linque abaixo.  As vagas são para os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rondônia e Roraima e em unidades de fronteira.SAIBA MAIS clique aqui

As inscrições devem ser feitas das 10h do dia 18 junho até as 23h59 do dia 9 de julho pelo site http://www.cespe.unb.br/concursos/dpf_12_perito. A taxa é de R$ 150,00.

Médicos fazem paralisação hoje em todo o país


Médicos servidores federais em todo o país paralisam as atividades hoje (12) em protesto contra a Medida Provisória (MP) nº 568, de 2012, que trata da remuneração e da jornada de trabalho dos profissionais de saúde.
O texto prevê que os médicos que atualmente mantêm jornada de 20 horas semanais no serviço público, ao ingressar na carreira, tenham que cumprir 40 horas semanais e receber o mesmo valor. A categoria alega que a MP representa uma redução de 50% na remuneração
Para a Federação Nacional dos Médicos (Fenam), a medida provisória interfere na remuneração e desfigura a jornada de trabalho dos profissionais de saúde. A estimativa da entidade é que, em todo o país, 42 mil médicos ativos e inativos do Ministério da Saúde sejam atingidos pelas novas regras, além de 7 mil do Ministério da Educação.
Também hoje, uma comissão mista do Congresso Nacional deve votar a admissibilidade da MP 568. O objetivo da categoria é, por meio da paralisação, pressionar o Parlamento e abrir caminho para a primeira greve geral de médicos servidores federais no país.
Os protestos, de acordo com a Fenam, serão organizados pelos sindicatos de cada região.
Também estão previstas manifestações em São Paulo, Paraiba, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Paraná, no Maranhão, em Santa Catarina, no Rio Grande do Sul, em Sergipe, no Piauí, na Bahia, no Rio Grande do Norte, no Ceará, no Pará, no Amazonas, no Acre, em Mato Grosso do Sul e em Pernambuco.
Fonte: Agencia Brasil de Notícias

Audiência pública definirá novo reajuste de energia no PA


Uma audiência pública em Belém vai discutir, na próxima quinta-feira (14), o valor do reajuste da tarifa de energia elétrica da Celpa, autorizado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica)
A sessão presencial será realizada às 13h30 no Auditório Professor José Vicente Miranda Filho, localizado no Prédio do Instituto de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Pará estabelecido na Rua Augusto Corrêa no bairro Guamá, na capital paraense.      
Na audiência, serão colhidas contribuições de consumidores e representantes de instituições públicas e privadas, de órgãos de defesa do consumidor, de associações de moradores e dos demais segmentos da sociedade civil para o processo de revisão da concessionária.      
Entenda - A proposta da Aneel para a revisão da Celpa prevê acréscimo médio de 6,7% nas tarifas dos consumidores atendidos pela concessionária. A distribuidora fornece energia elétrica para 1,8 milhões de unidades consumidoras localizadas em 143 municípios do Pará.
A revisão tarifária está prevista nos contratos de concessão com o objetivo de obter o equilíbrio das tarifas com base na remuneração dos investimentos das empresas voltados para a prestação dos serviços de distribuição e a cobertura de despesas efetivamente reconhecidas pela Aneel. É aplicada nas concessionárias de distribuição a cada quatro anos, em média.

Com informações da Aneel

segunda-feira, 11 de junho de 2012

COOMIGASP diz que não desviou R$ 19 milhões


O presidente afastado pela Justiça da Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada (COOMIGASP), Gessé Simão, negou em entrevista qualquer irregularidade na aplicação de R$ 19 milhões repassados pela Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral – a joint venture originada da associação da Coomigasp com a mineradora canadense Colossus -, afirmando que os recursos são utilizados nos custos operacionais da entidade, pagamento de fornecedores, funcionários, viagens, diárias e deslocamento de milhares de garimpeiros de suas regiões para Curionópolis, principalmente durante as assembleias gerais.
A COOMIGASP possui 36 mil filiados e as mobilizações, que implicam em frete de centenas de veículos, chegam a consumir R$ 2 milhões apenas em uma assembleia, segundo explicações do presidente. Para ele, as questões levantadas pelo Ministério Público serão respondidas dentro do processo judicial. Também promete provar que não há nada de errado e garante ter a consciência tranquila. “Eu faria tudo novamente, porque o dinheiro é gasto com os garimpeiros”, declarou Gessé Simão.
Ele explica que nas assembleias são contratados 550 ônibus, 160 vans e 29 micro-ônibus para levar de suas cidades de origem até Curionópolis os garimpeiros que participam das assembleias. A alimentação também é bancada pela Coomigasp. No dia das reuniões, a cidade de Curionópolis fica lotada. O presidente observa que não há no Brasil nenhuma assembleia de trabalhadores que reúna tanta gente para deliberar assuntos de seu interesse como a dos garimpeiros de Serra Pelada.
Os associados da COOMIGASP em sua maioria são homens que vivem no Maranhão, mas também há muitos que residem no Piauí, Tocantins e em outros estados. Por conta disso, ainda de acordo com o dirigente da entidade, os custos de toda essa mobilização são elevados. Gessé Simão argumenta que, pelo fato de os garimpeiros serem pessoas pobres, que muitas vezes sequer têm dinheiro para transporte e alimentação, a cooperativa se responsabiliza por tudo. “Antes, o garimpeiro tinha que vender o botijão de gás de sua casa para comprar a passagem e poder comparecer a uma assembleia da cooperativa, que reunia sempre poucas pessoas. Hoje, não. Isso mudou e muito. Conseguimos reunir 20 mil garimpeiros em uma assembleia e isso deu representatividade e legitimidade às decisões tomadas pela nossa diretoria”, disse o presidente. Ele garantiu que as contas da entidade estão em ordem e foram aprovadas pelo Conselho Fiscal.
A respeito da acusação do Ministério Público de que o desvio de recursos pode alcançar R$ 27 milhões, ele contesta a informação, assinalando que reconhece ter sido feito repasse de R$ 19 milhões à Coomigasp. Ao ser perguntado qual a razão de o dinheiro ter sido depositado em contas de pessoas físicas da diretoria e não na conta da pessoa jurídica da cooperativa, Gessé respondeu que isso ocorre desde gestões passadas “ainda na época do Curió” – Sebastião Curió, ex-manda-chuva em Serra Pelada, entronizado no garimpo por conta de sua fidelidade à ditadura militar de 1964. Segundo o presidente, diretorias anteriores, controladas por Curió, aceitaram dívidas da cooperativa até com empresas “fantasmas”, o que hoje inviabiliza os depósitos.
Com relação à mineradora Colossus, parceria da Coomigasp no projeto de exploração do ouro, o presidente informou que tem mantido divergências, porque faltam informações que ele tem cobrado, sem respostas positivas, sobre o começo da produção do minério e o real tamanho das reservas de ouro nos 800 hectares cujos direitos de exploração estão em poder da Coomigasp. Além disso, quer da Colossus um adiantamento de pagamento aos mais de 36 mil garimpeiros. (Diário do Pará)