Pesquisar este blog

quinta-feira, 10 de março de 2011

TRÊM ATROPELA CARRO EM SP E MATA MOTORISTA

 Silvio Pereira, 43, morreu após o carro em que estava ser atingido por um trem na manhã desta quinta-feira (10) em São José do Rio Preto, no interior paulista. O acidente ocorreu por volta das 7 horas, próximo à pista marginal da BR-153. Segundo a Polícia Militar (PM), o veículo foi atingido ao tentar cruzar a linha férrea.
 
 Parauapebas também tem linha férrea e breve dentro da cidade.

Pré-assembléia da Coomigasp esclarece garimpeiros em Marabá

A Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp) reuniu aproximadamente  2 mil garimpeiros, na manhã de quarta-feira (9), no espaço de eventos Stop Todde, em Marabá, em pré-assembleia. A finalidade do evento era apresentar as propostas que devem ser discutidas na Assembleia Geral, no próximo dia 27, em Curionópolis.  Foram apresentados aos garimpeiros: o Edital de Convocação, para a eleição do novo Conselho Fiscal; a prestação de contas que será apresentada na assembléia; e também questões sobre o quadro social.Ler Mais

POLICIA IMPEDE ASSALTO EM PARAUAPEBAS

Fábio Gomes e José Carlos Oliveira, naturais de Rondônia e Maranhão respectivamente, foram presos na segunda-feira (7) enquanto planejavam assaltar uma ótica, localizada no centro comercial de Parauapebas.
Segundo o levantamento feito pelos policiais civis, o assalto seria na modalidade denominada de 'vapor', em que os bandos armados sitiavam as cidades, com utilização de armamento pesado, entre eles fuzis, escopetas calibre 12 e metralhadoras. O restante da quadrilha estaria na cidade de Marabá.
A dupla foi presa em uma residência na rua Mato Grosso, no bairro Liberdade. Com ela foram apreendidos um revólver calibre 38 municiado e um automóvel, modelo Corsa, na cor preta. Segundo o delegado Miranda Neto, o revólver e automóvel seriam utilizados no momento do assalto.
Os presos foram autuados em flagrante pela prática de crimes de formação de quadrilha e porte ilegal de arma. “O bando se deslocou de Açailândia no último final de semana, onde realizaram um assalto, subtraindo o revolver 38, e certa quantia em dinheiro. Fábio Gomes tem várias passagens pela policia pela prática de assaltos na região de Marabá”, detalhou o delegado Miranda Neto. (Polícia Civil)

PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA PARAUAPEBAS

O programa "Minha Casa, Minha Vida", de responsabilidade do governo federal, em parceria com a Prefeitura de Parauapebas, está com as obras avançadas para entrega das moradias populares ainda este ano.
De acordo com o gerente administrativo Leandro Pires, da empresa H.F.Engenharia,  que ganhou a licitação para construir as casas, mesmo com as intensas chuvas as obras estão em processo acelerado para que às mil residências sejam entregues ainda no mês de julho deste ano.
De acordo com o secretario Municipal de Habitação, Antonio Neto, depois do processo de triagem, cadastramento e seleção das famílias participantes do programa, a prioridade será para as de baixa renda e para as pessoas que hoje vivem em área de risco. 
O investimento habitacional na ordem de R$38.000,000,00(trinta e oito milhões),  situado no Bairro dos Minérios, terá toda uma infraestrutura, com água, energia, asfalto e uma estação de tratamento de esgoto nunca vista no município.
Cerca de 11.500 famílias se inscreveram no programa Minha Casa, Minha Vida em Parauapebas em 2009. Após o processo de triagem, as famílias foram divididas em grupos classificados de acordo com a renda, sendo distribuídos da seguinte forma: primeiro grupo (prioritário) - famílias que recebem entre 0 e 3 salários mínimos; segundo grupo - rendimentos entre 3 e 6; e o terceiro grupo com renda de 6 a 10 salários mínimos.
A Sehab informa que 40% dos valores destinados ao programa serão para atender famílias classificadas no primeiro grupo, que não terão nenhum tipo de restrição cadastral, como Serasa ou SPC, para adquirirem seus imóveis. A forma de pagamento também será mais flexível para esse grupo. Já para as famílias incluídas nos demais grupos, participarão do programa obedecendo às leis de mercado.
O programa de habitação desenvolvido pelo Governo Federal tem dois objetivos principais: tentar diminuir um problema nacional que é o déficit habitacional e fomentar a economia para combater a crise econômica.
Outro projeto habitacional será executado  em parceria com Governo Federal. Trata-se de 500 casas que serão construídas próximo as residências do Programa  «Minha Casa Minha Vida», que serão vendidas a famílias com a renda superior a 3(três) salários mínimos(Fonte: JR Popular)

PROGRAMAÇÃO: 21º Encontro da Mulher de Parauapebas


Com o tema “A mulher por trás das letras – uma viagem na literatura brasileira”, a Prefeitura municipal de Parauapebas, já está se preparando para um grande evento que terá inicio no dia 18 de março.
O objetivo do tema é explorar o universo das grandes personagens da literatura brasileira, heroínas retratadas por escritores renomados. Lucíola, Helena, Iracema, Diva, a Moreninha e Senhora, serão as homenageadas nesse encontro, e elas darão os nomes as equipes.
PROGRAMAÇÃO:

Dia 18/03 (sexta-feira),
às 17h Abertura do Encontro;
III Seminário das Mulheres de Parauapebas;
as 19:30hs: Posse dos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.
Local: Centro Administrativo da Prefeitura Municipal de Parauapebas

Dias 19 e 20/03 – (Sábado e Domingo)
às 18hs - Olimpíadas da Mulher
Futsal, handebol, voleibol, xadrez, sinuca e karatê
Local: Ginásio Poliesportivo

Dia 24/03-(quinta-feira)
16hs - Marcha das Mulheres de Parauapebas;
19hs- Abertura oficial do Encontro;
Apresentação dos jurados;
Tarefa 1: Grito de Paz;
Tarefa 2: Coral Gospel;
Show Gospel com a dupla Daniel e Samuel.
Local: Praça de Eventos

Dia 25 /03 - (sexta-feira)
19hs-Tarefa 1: Apresentação teatral;
Tarefa 2: Dando a maior bandeira (apresentação de uma bandeira
que represente a equipe);
Tarefa 3: tarefa surpresa (relâmpago);
Show local.
Local: Praça de Eventos

Dia 26/03-(sábado)
16hs: Jogo beneficente-Rosenão
Tarefa 1: Clube da Luluzinha (desfile);
Tarefa 2: Apresentação de Dança;
Tarefa 3: tarefa surpresa (relâmpago);
Premiação das Equipes;
Show Nacional – Negritude Júnior
Local: Praça de Eventos

quarta-feira, 9 de março de 2011

EVOLUÇÃO HUMANA


CNBB lança Campanha da Fraternidade 2011

A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) lançou nesta quarta-feira a Campanha da Fraternidade 2011, que tem como tema "Fraternidade e a vida no Planeta - A criação geme em dores de parto".
Neste ano, a campanha tem como objetivo, segundo a CNBB, "contribuir para a conscientização das comunidades cristãs e pessoas de boa vontade sobre a gravidade do aquecimento global e das mudanças climáticas, e motivá-las a participar dos debates e ações que visam enfrentar o problema e preservar as condições de vida no planeta".
Segundo o papa, "o primeiro passo para uma reta relação com o mundo que nos circunda é justamente o reconhecimento, da parte do homem, da sua condição de criatura: o homem não é Deus, mas sua imagem; por isso, ele deve procurar tornar-se mais sensível à presença de Deus naquilo que está ao seu redor: em todas as criaturas e, especialmente, na pessoa humana há uma certa epifania de Deus".
"Sem uma clara defesa da vida humana, desde sua concepção até a morte natural; sem uma defesa da família baseada no matrimônio entre um homem e uma mulher; sem uma verdadeira defesa daqueles que são excluídos e marginalizados pela sociedade, sem esquecer, neste contexto, daqueles que perdem tudo, vítimas de desastres naturais, nunca se poderá falar de uma autêntica defesa do meio-ambiente."

CARNAVAL QUESITOS NOTA DEEEEEEEZZZZZZZ!

Fonte: Blog Amarildo

DIVERGÊNCIAS MARCAM O CARNAVAL DE PARAUAPEBAS


O carnaval 2011 em Parauapebas foi sem sombra de dúvidas o mais polêmico dos últimos anos.
De um lado a Liga das Agremiações de Blocos e Escolas de Samba descontentes com o baixo valor da verba disponibilizado pela Secretaria de Cultura e o com a data de liberação dos valores, que deixaria as escolas em situação difícil para confecção das roupas e carros alegóricos.
Do outro lado a Secretaria de Cultura tentando fazer a Liga entender que escolas de samba são independentes, que precisam estar legalmente registradas e que a verba disponibilizada é apenas uma forma de apoio cultural.
A intolerância de ambas as partes refletiram na programação do evento que foi marcado por protesto em plena a avenida e insatisfação também dos blocos que indiretamente foram prejudicados.
Apesar da grande multidão que se fez presente nas 4 noites, embaladas por bandas de outras cidades. Faltou jogo de cintura por parte da organização de valorizar as bandas locais durante as matinês e antes dos shows principais.
Divergências à parte, os foliões mais animados não se envolveram nos problemas e curtiram cada um dos 4 dias do evento que chegou  a reunir por dia mais de 30 mil pessoas na praça principal da cidade.

Governo estuda mudanças no Incra para frear loteamento

O governo estuda mudanças na estrutura administrativa do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Um dos objetivos, explicitado em minuta de texto que circula no Ministério do Desenvolvimento Agrário, é obter maior controle sobre as superintendências regionais da instituição - cujos chefes são, quase todos, nomeados por indicações de políticos.
PUBLICIDADE
O Incra tem 30 superintendências pelo País (uma por Estado, com exceção do Pará, que possui três, e Pernambuco, com duas). Cada uma tem ampla autoridade para definir os planos da reforma agrária e a aplicação dos recursos. Uma das reclamações mais frequentes no comando da instituição é o reduzido poder de Brasília sobre as superintendências. Além disso, a eficiência do órgão vem sendo questionada no contexto do programa nacional de combate à miséria, ainda em gestação.
O governo estuda formas de reduzir a autonomia e, ao mesmo tempo, dar um caráter mais técnico às regionais, cujas chefias são disputadas por correntes do PT e partidos da base aliada do governo. No Nordeste, segundo um alto dirigentes do Incra, o PT assumiu o papel das velhas oligarquias políticas, antes criticadas pelos petistas.
Na detalhada minuta que circula no Ministério do Desenvolvimento Agrário, o que se propõe é uma reforma na estrutura regimental e no regimento interno do Incra, em vigor desde 2009. A mudança resultaria na concessão de maiores poderes ao conselho diretor, órgão que está acima da presidência, e à diretoria-geral, para acompanhar e fiscalizar as atividades das superintendências.

domingo, 6 de março de 2011

NOTA PÚBLICA LIABESP: Liga altera data do desfile(PARAUAPEBAS)

A Liga das Agremiações de Blocos e Escolas de Samba de Parauapebas – LIABESP entidade sem fins lucrativos, constituída nos moldes da legislação brasileira, vem perante a população de Parauapebas na data de 5 de março de 2011,
Considerando a entrevista realizada, na presente data, pelo Ilustríssimo Senhor Claudio Feitosa – Secretário Municipal de Cultura em transmissão efetivada pela Radio Arará Azul FM;
Tornar público:
1º – Que em momento algum esta Liga tem deixado de lado o compromisso com o nosso carnaval uma vez que tudo iniciou não pela atuação de uma Secretaria Municipal de Cultura, mas com o esforço voluntário de valorosos produtores culturais e brincantes desde 1994.
2º – Na verdade, o posicionamento desta Liga se deu ao não diálogo e falta de dinamismo do “Representante Oficial de Cultura do Município de Parauapebas”, o que já vem se arrastando há alguns anos. Aproveitamos para ressaltar que não contávamos com a burocracia do “Representante Oficial de Cultura do Município de Parauapebas”, que protelou a liberação de recursos às escolas de samba e blocos carnavalescos.
3º- Pelos motivos acima citados, somados ao pouco tempo para a confecção de fantasias, adereços e carros alegóricos, os representantes das escolas de samba se preocupam com o nível das apresentações de suas respectivas escolas em relação aos anos anteriores, ficando exposta a imagem individual de cada agremiação e da própria Liabesp.
4º – No intuito das agremiações evitarem uma exposição vexatória e caírem no descrédito com a população parauapebense, as mesmas se posicionaram contrárias à participação nas condições e data impostas pelo secretário municipal de Cultura, colocando à prova a competência das agremiações, visto o fato de a escola de samba Acadêmicos do Futuro ser coordenada pela própria Secretaria Municipal de Cultura e o Projeto Pipa (Semas) ter iniciado seus trabalhos com todo apoio de recursos financeiros e materiais há mais de noventa dias de antecedência ao carnaval.
5º- De forma desleal, as presentes agremiações somente tiveram o convênio para liberação de recurso, para aquisição de material e prestação de serviços, em 7 de fevereiro, com recursos depositados no dia 18/02, sujeito à aplicação e conversão em apoio material e de pessoal há não mais de 15 quinze dias da data programada para os desfiles.
6º – Diante do exposto, conforme documento enviado à Secretaria Municipal de Cultura, esta Liga informa que o desfile das escolas de samba Acadêmicos do Sol Nascente, Estação Eles e Elas, Acadêmicos do Liberdade, Acadêmicos do Futuro e Mocidade Independente do Primavera serão realizados somente na data de 8 de março do corrente ano.
Jean Carlos Alencar Rodrigues
Liga das Agremiações de Blocos e Escolas de Samba de Parauapebas – LIABESP
Presidente