Pesquisar este blog

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

PARAUAPEBAS VIVE REALMENTE DE EXPLORAÇÃO...


EXPLORAÇÃO!
Talvez seja essa a melhor definição para a cidade de Parauapebas que desde a sua criação oriunda de um projeto mineral foi se desenvolvendo a custa de muita exploração...
Primeiro da mineradora que além do minério de tira de nossa região, explora seus funcionários ao ponto de “escravizá-los”. Além de não repassar de forma justa e correta os royaltys ao Municipio.
Depois vem os gestores do município que exploram os recursos, sabe-se se lá(de forma ilícita), sem o compromisso com as questões mais essenciais no município.
Depois o próprio governo federal que também é beneficiado com a exploração dos recursos naturais de nossa região é parece não ter noção de que nesse “vai a vós”, ainda não conhecemos “o que volta ao nosso reino”.
Já tivemos que engolir o fato de uma siderúrgica ser implantada em Marabá. Dai perguntamos:
- Porque não foi implantada aqui em Parauapebas?
Já tivemos que nos conformar com um compus universitários que será construído em Marabá com uma quantidade enorme de cursos. Porque será que o projeto não veio para Parauapebas?
Estes são apenas alguns dos muitos benefícios que outros municípios estão ganhando à custa das riquezas minerais dessa região...
 Daí eu uso a redação dos alunos, que complementam...
Parauapebas uma cidade que cresce mais que o Japão, tem grande influência na balança comercial do País, tem o PIB (Produto Interno Bruto) maior que o Rio de Janeiro, a maior mina de ferro a céu aberto do mundo, a segunda maior economia do estado do Pará, perdendo apenas para a capital Belém; com todos esses potenciais e tantos outros, deixou de receber um campus da UNIFESSPA (Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará) e, segundo autoridades locais, a justificativa apresentada pelo MEC, através do Secretário de Ensino Superior, Luis Cláudio Costa, foi devido à proximidade com a cidade de Marabá, onde será instalado o campus-sede da mesma.
Não podemos nos calar diante tal descaso, desse desrespeito e dessa insensibilidade!  E, no intuito de reafirmar nossa necessidade e sensibilizar os políticos e à sociedade em geral, e demonstrar nossa indignação pela perda do campus da UNIFESSPA, o MOVIMENTO PRÓ-CRIAÇÃO DO CAMPUS DA UNIFESSPA em Parauapebas vem ganhando forças, reunindo-se com os movimentos e entidades da sociedade civil e autoridades locais, para mobilizar toda a cidade e convidá-la a participar do movimento e contribuir com nosso Abaixo Assinado em favor da instalação do nosso campus universitário.
Os alunos e professores realizaram uma grande mobilização com ato público, paralização da sessão da Câmara de Vereadores de Parauapebas e passeata nas ruas da cidade.
 A REVOLTA É LEGÍTIMA E JUSTA!

CAVALGADA FAP 2011 É NESTE SÁBADO


Amanhã, 03(sabado), acontece uma das principais atrações de abertura da Feira de Agronegócios de Parauapebas. A Cavalgada FAP 2011 está prevista para começar às 8hs, com concentração nas proximidades do viaduto da PA-275 e seguirá pelas principais avenidas de Parauapebas até chegar ao Parque de Exposições, onde será servido um almoço de confraternização para as comitivas participantes.

Estuprador é executado em Parauapebas

Procurado há muito tempo pela polícia, foi executado com arma de fogo, por volta das 20h30 desta quarta-feira (31), na Rua São Mar-cos nº 719, Bairro Betânia, em Parauapebas, um homem acusado de praticar estupro que vinham atacando e violentando dezenas de vítimas na cidade.
Segundo apurou a reportagem junto ao delegado Nelson Alves Júnior(da foto), a polícia já havia recebido denúncias de cerca de 30 vítimas de violência sexual, todas relatando as características do suposto tarado. Há denúncia também que o acusado já havia inclusive praticado ato libidinoso contra crianças e adolescentes.
No ataque desta quarta-feira (31), de acordo com delegado de plantão, o tarado tentou atacar uma moça ainda não identificada que foi hospitalizada em desespero. “Ainda não temos informações oficiais sobre o homicídio do acusado. Segundo apuramos, na hora em que a vítima estava sendo atacada pelo tarado, tentando se defender, passava no local um homem num carro que chegou a bater na moto da mulher, e depois teria efetuado os disparos contra o estuprador”, descreve Nelson Júnior.
A autoridade policial acrescenta que o tarado estava a pé e a mulher numa moto modelo Biz. Como a moça foi encaminhada em desespero para o hospital, ela só será ouvida pela polícia somente nesta quinta-feira (01).
Na hora em que o estuprador tombou sem vida, ele não portava nenhum documento pessoal, apenas uma camisa do Flamengo nas mãos. Uma das características do tarado apontadas pelas vítimas é que o mesmo costumava usar a camisa do clube sobre outra blusa.
A polícia já havia detido uns três homens com as mesmas caracte-rísticas do tarado, mas sem muitas provas. O estuprador costumava atacar mulheres nos bairros Beira Rio, Betânia, Altamira e Novo Horizonte. Até o fechamento desta matéria, o homem ainda não tinha sido identificado pela polícia ou por eventuais familiares. (Reportagem: Vela Preta; redação: Waldyr Silva)

Segup garante reforma e ampliação da cadeia pública de Parauapebas

O secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Estado, Luiz Fernandes Rocha, que integra a comitiva do Governo Itinerante, cuja núcleo administrativo está sediado há três dias em Marabá, recebeu, nesta quarta-feira, 31, um grupo de representantes do Conselho da Comunidade da Vara de Execuções Penais da Comarca de Parauapebas. O grupo estava acompanhado do juiz Líbio Araújo Moura, titular daquela Comarca, e de representantes da Associação Comercial de Parauapebas.
O Conselho da Comunidade entregou ao secretário Luiz Fernandes um relatório sobre a situação da cadeia pública daquele município e pediu uma ação emergencial do governo do Estado no prédio, que atualmente abriga 92 presos e se encontra com problemas graves na parte estrutural (lajes, tetos e paredes em condições precárias).
Luiz Fernandes garantiu que vai solicitar à Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop) um levantamento completo das condições do prédio para o início imediato das obras de reforma e ampliação da cadeia. O titular da Segup também assegurou que, na próxima semana, o governo fará a entrega de um veículo, tipo caminhonete, para a Superintendência do Sistema Penitenciário (Susipe), destinado ao transporte dos presos daquela região.
Durante a reunião, o secretário também informou aos membros do Conselho da comunidade de Parauapebas que o governo do Estado já deu início à construção de 5 Centrais de Triagem no Pará (duas na Região Metropolitana de Belém e as demais em Marabá, Santarém e Tomé-Açu), a fim de minimizar os problemas ligados à superlotação carcerária nos presídios paraenses. Cada Centro terá capacidade para receber até 300 presos. Disse, ainda, que o governo também deverá viabilizar a construção de uma Central de Triagem em Parauapebas.
Lene Alves - Ascom/Segup

2ª Copa de judô de Parauapebas

A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer realizará nos dias 02 (sexta-feira) e 03 (sábado) a 2° Copa de Judô de Parauapebas. A abertura da competição será às 9h do dia 02, na sala de cinema do Unique Shopping. Na ocasião o atleta paraolímpico, Antônio Tenório ministrará uma palestra e será exibido o filme B1. Já no dia 03, a partir das 9h, serão realizados na escola Chico Mendes os combates pré-mirin (festival 5/6 anos),mirim (festival 7/8 anos), infantil (festival 9/10 anos,  cegos e deficientes visuais, sub 13 (11/12 anos),  sub 17 (juvenil), sub 15 (13/14 anos),  sub 20 (júnior) 15/19 anos,máster – a partir de 30 anos,  sênior – a partir de 15 anos.
Antonio Tenório
O judoca Antonio Tenório é o único atleta tetracampeão em Olimpíadas e Paraolimpíadas no esporte brasileiro. Aos sete anos já se destacava em campeonatos. Aos 13, sofreu um acidente numa brincadeira com estilingue e perdeu a visão do olho direito. Seis anos mais tarde, teve deslocamento da retina no olho esquerdo, devido a uma inflamação alérgica, o que lhe deixou cego.
Locais: Unique Shopping (02) Escola Chico Mendes (3)
Horário: 9h
Mais informações: 3356-0531/91918663

AÇÃO CONTRA CARVOARIAS CLANDESTINAS É REALIZADO EM PARAUAPEBAS

Na ultima quarta-feira, 31, os agentes de fiscalização ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) em parceria com a Polícia Militar e Secretaria Municipal de Urbanismo (Semurb), realizaram uma ação contra carvoarias clandestinas em uma área de preservação permanente próxima ao pólo moveleiro (PA- 160).
Segundo o fiscal que coordenava a ação Diego Araujo, a Semma localizou por meio de denúncia 26 fornos cavados no chão para a fabricação de carvão (caieiras). “Flagramos muitas irregularidades no local, além de ser uma atividade não licenciada, existe a incineração de resíduos e instalação de carvoaria comercial dentro do perímetro urbano e o desmatamento da mata perto de um braço do rio Parauapebas”.

A ação resultou na apreensão de mais de 80 sacolas de carvão com 7 kg cada, dois sacos contendo cada um 15 kg do material que seria comercializado e recolhimento da madeira usada para a fabricação do carvão.
Não foi localizado nenhum responsável pelo crime, mas para impedir que a atividade continue no local, uma retro-escavadeira foi utilizada para aterrar os fornos, enquanto um caminhão pipa bombeava água para apagar as caieiras que ainda estavam acesas.
Crime ambiental
Com base na Lei municipal 4.283/04 do Código de Posturas de Parauapebas, a prática de incineração de resíduos tem gerado advertências e multa avaliada de 10 a 5.000 (cinco mil) UFM- Unidade Fiscal do Município (cada unidade equivale a R$ 10,04).
Lei Municipal 4.283/04- DA INCINERAÇÃO DE RESÍDUOS E DAS CARVOARIAS
Art. 87 - Somente será permitida a incineração de resíduos e a instalação de carvoarias comerciais e/ou domésticas fora do centro urbano da cidade e com a devida licença ambiental.
§ 1º – É expressamente proibida a atividade de carvoaria e a construção de caieiras em áreas residenciais ou próximas de rodovias ou vias públicas.
§ 2º - Quando for constatada irregularidade na incineração de resíduos ou na produção de carvão, que prejudiquem o ambiente ou afetem a saúde pública, os infratores serão notificados para procederem aos reparos apontados no prazo de 15 dias.
Art. 88 – As incinerações de resíduos e as carvoarias e/ou caieiras somente serão autorizadas quando forem tomadas medidas que minimizem os efeitos da fumaça produzida.
Texto e fotos: Sara Nascimento

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

PARAUAPEBAS SE DESTACA NAS PARAOLIMPIADAS ESCOLARES 2011

 Professor Antônio Sérgio e Rayfran Mesquita
O judô Paraolimpíco Paraense mais uma vez brilhou nas Paraolimpíadas Escolares 2011. Rayfran Mesquita está confirmado na seleção principal que vai ao Para-pan de Guadalajara, na categoria até 60kg.
No feminino foi ouro com Keiteley Frazão, sendo também premiada com um troféu de atleta destaque, podendo visitar Londres em outubro deste ano. Tiago Marques ficou com a prata e Leonardo Nogueira com o bronze.
A seleção paraense foi toda de Parauapebas e mais uma vez se destacou na maior competição Paraolímpica Escolar do mundo. Vale ressaltar que os atletas de Parauapebas têm o total apoio da Prefeitura Municipal de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.

Juiz criminal se diz preocupado com superlotação de presos

Embora descarte a possibilidade de proferir sentenças de criminosos com base na capacidade de presos em casa penal, o juiz de Direito Líbio Araujo Moura, titular da 3ª Vara Criminal da Comarca de Parauapebas, se diz preocupado com o excesso de detentos no xadrez do município.
Em declarações prestadas à reportagem do CORREIO DO TOCANTINS nesta segunda-feira (29), o magistrado informou que a 3ª Vara Criminal tem se esforçado bastante para evitar a superlotação de presos na cadeia pública de Parauapebas, autorizando quase que semanalmente a transferência de presos custodiados para o Centro de Recuperação Agrícola Mariano Antunes (Crama), localizado no município de Marabá, e até para Belém.
Como a delegacia de Parauapebas não conta com prisão feminina, Líbio Moura garante que todas as mulheres detidas no município por algum crime são imediatamente recambiadas para o presídio em Marabá.
De acordo com o juiz, a 3ª Vara Criminal da Comarca conta hoje com cerca de 130 processos de réus que se encontram presos na cadeia pública de Parauapebas e no Crama de Marabá, entre estes 90 detentos provisórios que aguardam sentenças da Justiça nos dois municípios.



FUGAS

A cadeia pública de Parauapebas funciona num antigo prédio sem estrutura onde por muitos anos funcionou a delegacia municipal. Por causa da precariedade de suas instalações e a falta de vigilância especializada, o local já foi palco de muitas fugas de presos em massa.
Nos últimos três meses, o xadrez, localizado no Bairro Rio Verde, vem sendo vigiado 24 horas por agentes penitenciários da Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (Susipe), situação que tem evitado as constantes fugas de presos. (Ronaldo Modesto/Waldyr Silva)

terça-feira, 30 de agosto de 2011

FESTA DO JABUTI - A reportagem foi feita em 2005 pela repórter Rosangela Sampaio(eu) na Aldeia Kikretum dos índios Kayapós.

Fundação Tancredo Neves abre biblioteca em Eldorado dos Carajás

O déficit de municípios paraenses sem bibliotecas públicas está diminuindo. Com a inauguração da biblioteca de Eldorado dos Carajás, no sudeste do Pará, na manhã de segunda-feira (29), cai para oito o total de municípios sem esse tipo de espaço. A inauguração, organizada pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, da Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves, faz parte das ações do governo do Estado na região de Carajás.
A cerimônia teve a presença do presidente da Fundação Tancredo Neves, Nilson Chaves, dentre outras autoridades do Estado e do município. O diretor de Leitura e Informação da fundação, Sérgio Massoud, disse que Eldorado deu um grande passo em termos culturais e literários. Após a inauguração, Nilson Chaves se reuniu com as autoridades do município para conhecer as demandas da cultura local.
Ele também dialogou com alguns artistas, como o escritor José Maria Carvalho, ícone da literatura local. “Essa reunião foi para conhecer os sentimentos das autoridades e agentes culturais locais com relação à fundação. São encontros preliminares que com certeza vão render muitos frutos lá na frente”, disse Nilson Chaves.
Fonte:Agencia Pará

HUMOR CHARGE AMARILDO: ESPERANDO...


Vacinação contra pólio e sarampo vai até 16 de setembro

Pais e responsáveis que ainda não levaram as crianças de 0 a 5 anos aos postos de vacinação para receberem a segunda dose contra a poliomielite, paralisia infantil e participar da primeira etapa da vacinação contra o sarampo, para crianças de 1 a 7 anos de idade, ainda podem imunizar seus filhos até o dia 16 de setembro.
Esse tipo de ação de combate ao sarampo costuma ocorrer em intervalos de três a cinco anos, para reforçar a proteção contra a doença e manter o Brasil longe do risco de epidemias. A vacina contra a poliomielite é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a única maneira de erradicar a doença em todo o mundo. Essa estratégia é fundamental para garantir a erradicação da doença, porque o vírus da pólio ainda circula em países da África e da Ásia. O objetivo da segunda fase é imunizar 17.542 crianças de 0 a 5 anos de idade, até agora 13.361 crianças receberam as gotinhas de proteção.
Para atrair as crianças, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) promoveu a Caravana Amigos do Zé Gotinha, composta por diversas ações, entre elas duas promoções: Repórter mirim da Caravana do Zé Gotinha e Promoção Vacinou Ganhou um cupom.
Promoções – No concurso Repórter Mirim da Caravana do Zé Gotinha foram sorteados Júlio Cesar Araújo Cândido e Rafaela Jardim Lima. Ambos já gravaram o vídeo na TV Norte Carajás, afiliada da Record e concorrerão aos prêmios (computador, bicicleta, celular, brinquedos) no dia 19 de setembro. As promoções Repórter Mirim da Caravana do Zé Gotinha e Vacinou, ganhou um cupom ainda estão valendo. Mande suas cartinhas, vacine-se e concorra a prêmios
 

Mais de 500 alunos de três escolas de Parauapebas participarão do Mais Educação

Diversificar o aprendizado na escola e fomentar atividades que melhorem o ambiente são os objetivos do Programa Mais Educação, apresentado à comunidade das escolas Carlos Drummond, Carlos Henrique e Eunice Moreira nos dias 23, 25 e 26 de agosto. Além de alunos e profissionais desses estabelecimentos de ensino, os pais estiveram presentes para se inteirar do programa, que é uma iniciativa do Governo Federal, por meio do Ministério da Educação (MEC).
O Mais Educação será desenvolvido com 540 alunos das três unidades educacionais, os quais terão em sua rotina oficinas de karatê, pintura, rádio escolar, letramento e matemática. Os educandos, aliás, foram selecionados a partir de critérios específicos e, assim, vão dividir sua jornada pedagógica entre aulas e oficinas.
“Incluímos no programa alunos com histórico de repetência escolar e baixa autoestima, mas também estudantes que apresentam bom desempenho de aprendizado. Assim, a gente mescla conhecimentos e garante o sucesso do projeto”, informa Lidiane Ramos, coordenadora pedagógica do Carlos Drummond.
SOBRE O ‘MAIS’
A execução do Programa Mais Educação fica a cargo da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad) em parceria com a de Educação Básica (SEB), ambas do MEC, e com as secretarias estaduais e municipais de Educação.
O programa tem como base estudos desenvolvidos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e faz uso dos resultados da Prova Brasil de 2005. Ele leva em conta, também, o Índice de Efeito Escola (IEE), uma espécie de indicador da representatividade que os estabelecimentos de ensinos podem ter na vida e no aprendizado do estudante. Os dados do impacto do IEE são cruzados com informações socioeconômicas do município no qual a escola esteja localizada.
Fonte: Assessoria Imprensa PMP

Presidente da Acip participa da aula inaugural do Programa de Formação Profissional da Vale


Oriovaldo Mateus, atual presidente da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Parauapebas e os demais diretores da Acip foram convidado de honra da Vale para prestigiarem a aula inaugural do Programa de Formação Profissional que é realizado pela mineradora em vários estados do Brasil.
A solenidade que foi realizada nas dependências da Escola Municipal de Ensino Fundamental Chico Mendes na última quarta-feira (24), contou ainda com diversas autoridades e familiares dos 418 alunos que foram aprovados para mais uma fase do curso.
De acordo com Oriovaldo Mateus, a Acip se sente lisonjeada em estar presenciando um investimento sério no setor de educação por parte de uma das maiores mineradoras do planeta. “Como presidente de uma entidade tão séria como a Acip, nos orgulhamosd e presenciar o começo de um aprendizado que será muito importante não apenas para os 418 jovens que estão entrando nesse processo, mas também para a nossa região que cada vez mais precisa de mão-de-obra qualificada”, relata Oriovaldo.
No Pará, o Programa de Formação Profissional oferece cursos nas áreas operacionais de mina e usina. E seu objetivo é promover o desenvolvimento contínuo de mão de obra qualificada por meio de acesso ao ensino, emprego e renda. A Aula Inaugural marca o início da carreira desses jovens na empresa. Por meio do PFP, a Vale vem reforçando seu compromisso com o desenvolvimento regional.
Ao final do curso, os participantes poderão ser absorvidos pela Vale ou passarão a compor um banco de profissionais qualificados para oportunidades futuras. Além da formação teórica, o programa oferece uma bolsa-auxílio aos participantes no valor de R$ 400,00 para alunos com o Ensino Médio e R$ 800,00 para alunos com o Ensino Técnico.
Fonte: Assessoria Imprensa Acip

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Presidente da Vale resolvendo pendências


O presidente da Vale, Murilo Ferreira, desde que assumiu o comando da companhia há três meses, tem dedicado a maior parte do seu tempo a resolver pendências importantes na agenda da mineradora, no Brasil e no exterior. Ferreira vem promovendo distensão e tem compartilhado negócios que não evoluiram na gestão de seu antecessor. Por exemplo, com o empresário Eike Batista, controlador da EBX, que tentou adquirir uma fatia da Vale em 2007. Recebeu o prefeito de Parauapebas (PA), Darci José Lermen (PT), que acusou a empresa de não pagar royalties do minério de ferro às prefeituras e decretou a caducidade da província mineral de ferro de Carajás.
Para mostrar que não tem nenhuma restrição a fazer negócios com Eike Batista, Ferreira recebeu o empresário e seu pai, Eliezer Batista, ex-presidente da Vale - do qual é muito amigo - para almoçar com ele na sede da companhia, quarta-feira. O motivo do encontro foi comemorar a parceria firmada entre LLX Logística, da EBX, e a Ferrovia Centro Atlântica (FCA), da Vale, para viabilizar o transporte de minério de ferro até o superporto do Açú. LLX e FCA assinaram um memorando de entendimentos nesse dia.
Antes de Batista, Lermen, prefeito de Parauapebas, já tinha sido recebido no gabinete de Ferreira. O prefeito, que manteve uma queda de braço com o ex-presidente da Vale Roger Agnelli por causa do decreto de caducidade de Carajás, estava acompanhado da ex-governadora do Pará Júlia Canepa e deputados. Ferreira recebeu o prefeito, segundo amigos próximos, em nome de uma política de distensão na mineradora.

Tocantinópolis goleia Parauapebas em amistoso

Com dois gols de Evaldo, China, Carlinhos e Paulo Renato, o Tocantinópolis goleou a seleção de Parauapebas (PA), por 5 x 1, em amistoso realizado no sábado, 27, no início da noite, no Estádio Ribeirão, em Tocantinópolis. O amistoso serviu para o técnico do TEC, Pedro Mendes, ter utilizado todo o grupo, visando a partida do dia 1º de setembro contra o Itumbiara, pela Brasileiro da Série D. A delegação viaja na próxima terça-feira, às 16 horas com destino a Itumbiara, onde joga na quinta-feira.

Cartórios eleitorais mudam horário de atendimento de olho no Plebiscito

Os cartórios eleitorais do Pará começam a partir desta, segunda-feira, 29, a funcionar em horário diferenciado em função do plebiscito sobre a divisão do Pará. Até a sexta-feira o atendimento ao eleitor será de 8 às 15 horas. Três horas a mais que o habitual. O prazo para alistamento eleitoral e transferência de títulos encerra no dia 11 de setembro.
No sábado, dia 3 de setembro, o funcionamento dos cartórios e centrais de atendimento ao eleitor será de 8h às 12h. E no período de 8 a 11 de setembro, última semana de cadastramento, o atendimento ao público prolongado até às 18 horas.
‘O importante é que o eleitor não deixe de votar de forma consciente no plebiscito porque esta é uma consulta muito importante para todo Estado do Pará’, afirmou o presidente da Justiça Eleitoral, o desembargador Ricardo Nunes. |O Liberal|