Pesquisar este blog

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Parauapebas tem déficit de 1.200 leitos de hotel

 Contando hoje com cerca de 40 estabelecimentos hoteleiros, com oferta de 2.800 quartos e apartamentos, a cidade de Parauapebas tem um déficit de 1.200 leitos de hotel para atender à crescente demanda no município, segundo levantou a reportagem do CORREIO DO TOCANTINS.
O jornal resolveu apurar o tema, devido às constantes queixas de turistas quanto à dificuldade em encontrar vagas nos hotéis e também quanto ao custo das diárias tido como superior à média de outras cidades.

Quem confirmou esses números ao CT foi o presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Parauapebas (Acip), Oriovaldo Mateus(da foto), que administra dois hotéis instalados no núcleo urbano de Carajás, de propriedade da mineradora Vale, e um dele próprio, localizado no Bairro Cidade Nova, Centro.
Municípios localizados no entorno dos projetos de mineração explorados pela Vale na região, de Marabá a Ourilândia do Norte, também sofrem com a falta de vagas em bons hotéis. Segundo o empresário, a situação é tão precária que os hoteleiros de Parauapebas muitas vezes recorrem a vagas para hospedagens nos poucos hotéis instalados na vizinha cidade de Curionópolis.
Por causa deste problema, o mercado de hospedagem em pousadas, repúblicas e até mesmo em residências particulares tem aumentado gradativamente no município, especialmente em finais de semana ou em curtas temporadas.
Outro setor que vem crescendo também descontroladamente em Parauapebas por causa da falta de vagas em hotéis é o aluguel de imóveis para trabalhadores que vêm de fora para prestar serviço no município. Para piorar a situação, o presidente da Acip revela que 50% das vagas de hotéis disponíveis na cidade são contratadas pela Vale e outras empresas para acomodar seus trabalhadores graduados que vêm de outros estados e não têm onde ficar.
No início da contratação dessas hospedagens em hotéis, há cerca de quatro anos, os clientes fechavam as contas nos finais de semana para viajar às suas cidades de origem, mas muitas vezes quando retornavam não encontravam mais vagas no estabelecimento, e por isso o contrato passou a perdurar também nos finais de semana, mesmo deixando o apartamento fechado.
Oriovaldo Mateus detalha que a cidade é visitada mensalmente por muitas pessoas, mas estas têm reclamado com a falta de local para se hospedar, pelo menos nos finais de semana. Hoje é normal a formação de enormes “filas” em hotéis da cidade, de 20 a 30 dias, à espera de vagas para hospedagem.
Atualmente, existe em Parauapebas algo em torno de meia dúzia de novas construções de hotéis de grande porte, cuja inauguração deve ocorrer no princípio do ano que vem, com uma oferta aproximada de 600 novos leitos. Um dos hotéis está sendo construído como um espigão de 12 pavimentos, na entrada da cidade.
Com este déficit hoteleiro, o empresário vislumbra que hoje um dos melhores investimentos a ser feito em Parauapebas, com retorno financeiro imediato, é a construção e administração de hotel.
Hoje o preço médio de diárias de hospedagem na cidade gira em torno de R$ 150, considerando aí os estabelecimentos de grande e pequeno porte. Boa parte dessas hospedagens oferece café da manhã, almoço e jantar, além dos serviços de praxe, como frigobar, estacionamento, internet, telefone fixo e pessoal qualificado para atendimento.Materia Completa Blog do Waldyr Silva, clique aqui

Grupo japonês Kirin, compra a Schincariol

O grupo japonês Kirin, um dos maiores fabricantes de bebidas alcoólicas e não alcoólicas da Ásia, anunciou ontem em seu site que adquiriu o controle da cervejaria brasileira Schincariol.
Por R$ 3,95 bilhões, a Kirin passou a ser dona de 50,45% da Schincariol, comprados dos sócios Alexandre e Adriano Schincariol.
Com 49,5% das ações, Gilberto e José Augusto Schincariol, passam a sócios minoritários da cervejaria. A operação separou a família Schincariol, pois os dois últimos eram contra o negócio.
A aquisição coloca a Kirin em posição privilegiada para turbinar a distribuição dos seus produtos no Brasil: muito mais que cerveja, a Kirin alcançou 11% de posições no mercado de bebidas do país, que é a marca atual conquistada pela Schincariol.

Detran se prepara para o primeiro leilão de veículos do ano

Os interessados em participar do leilão de veículos que se encontram nos parques de retenção do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) há mais de três meses poderão conferir de perto as condições em que esses bens se encontram. O órgão montou um cronograma de visitação, que inicia no próximo dia 10.

O período de visitação é a oportunidade que o arrematante tem de verificar o estado do veículo, pois nos dias de certame os bens serão visualizados apenas através de um telão. A estimativa do Detran é de que sejam levados à hasta pública mais de mil veículos. O levantamento atualizado feito pela Comissão de Leilão mostra que há 1.800 veículos previstos de irem a pregão, mas os proprietários, se sanarem as pendências, ainda podem retirá-los antes da arrematação.
A partir do próximo dia 10 até o dia 16 começa o período de visitação nas agências do Detran dos municípios de Redenção, Conceição do Araguaia, Ourilândia do Norte, Tucumã e Xinguara. O leilão desses veículos será realizado 17 de agosto, a partir das 9h, no Hotel Empreendimentos Izidório Júnior (Parque de Exposição), em Redenção.
Também a partir do dia 10, será aberto o período de visitação para os veículos que se encontram em Tucuruí, Dom Eliseu, Jacundá, Parauapebas e Rondon do Pará. A semana de visitação se estenderá até o dia 16. O leilão desse grupo será realizado no dia 19, a partir das 9h, no Tucuruí Shopping Center.
Em Belém, o Detran abrirá o Parque de Retenção aos interessados em verificar os veículos no período de 18 a 24 deste mês. Também nesse período estarão em exposição os veículos que se encontram na agência do órgão situada no município de Breves. Na capital, o leilão será realizado no dia 26 deste mês, a partir das 9h, no auditório Ismael Nery, do Centur.

Serviço:  clique aqui para ver cronograma completo do leilão
Rose Barbosa - Ascom/Detran

LANÇAMENTO LEGIONÁRIOS - DVD - Dia 10 de agosto na Camara Municipal


FRENTES FAZEM A DEFESA DA AMAZÔNIA E DA REDIVISÃO TERRITORIAL DA REGIÃO

O pré lançamento das frentes parlamentares nacional pela criação dos estados do Carajás e Tapajós, na Câmara dos Deputados, em Brasília, nesta quinta-feira (04.08), na defesa da Amazônia e da redivisão
territorial da região como um projeto de desenvolvimento sustentável para o Brasil. "É integrar para não entregar", disse o deputado Govannni Queiroz (PDT-PA), líder do PDT e do movimento pró emancipação
de Carajás. A criação dos dois novos estados, segundo o deputado, permite ao país redefinir a geopolítica e o pacto federativo.
O ato reuniu mais de 100 pessoas, entre elas deputados federais, estaduais, vereadores e prefeitos das regiões de Carajás e de Tapajós, além de parlamentares federais de outros estados e de partidos diferentes que apóiam a emancipação. As duas frentes, que já contam com sete deputados federais e 16 estaduais, participaram ontem da audiência pública convocada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para definir as regras do plebiscito marcado para 11 de dezembro.
Ainda em agosto o Supremo Tribunal Federal (STF) vai decidir se o plebiscito será realizado em todo o Pará ou apenas nas regiões que pleiteiam autonomia. Os dirigentes do movimento enfatizaram a importância do desmembramento para desenvolver o Novo Pará, Carajás e Tapajós, mas ressaltaram as vantagens da emancipação como projeto nacional para corrigir os enormes vazios de governança numa região sensível para o Brasil, como a Amazônia _ que representa 52% do território nacional, concentra incalculáveis recursos naturais e é alvo permanente de cobiça internacional.
O deputado Lira Maia (DEM) afirmou que o plebiscito vai escrever "a nova história do Brasil" e refutou as interpretações em torno do separatismo. "Não é para dividir nem separar. É criar", disse o deputado, ao se referir á oportunidade de o país redefinir o pacto federativo. Ele acha que a criação dos dois novos estados fortalecerá o desenvolvimento do Brasil e lembrou que o pré lançamento das frentes na Câmara tem a finalidade de envolver o Congresso no debate num tema que terá sua terceira etapa (a edição do decreto de criação) decidida entre senadores e deputados. Depois, caberá à Presidência da República sancionar o projeto de criação.
       O deputado Wandenkolk Gonçalves (PSDB) afirmou que os líderes favoráveis á emancipação de  arajás e de Tapajós ganharam a mais difícil batalha, que foi o plebiscito, e lembrou que é hora de superar
divergências e _ assim que forem definidas as regras pelo TSE e a lei permitir _ fazer uma ampla campanha de esclarecimento da população.
"Nos próximos 100 anos não teremos outra oportunidade", disse.
Wandenkolk Gonçalves explicou que hora de desmistificar a versão _ espalhadas pelos que são contra _ de que o PSDB é contra a emancipação. Ele afirmou que não tem sido fácil ao governador do Pará, Simão Jatene, do PSDB, se manter neutro e lembrou que o núcleo do governo estadual há deputados que são contra a emancipação, há também aqueles que são radicalmente a favor, como o deputado federal
licenciado Asdrúbal Bentes (PMDB), atual secretário de Pesca, também presente ao ato de ontem.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

MULHER FICA GRÁVIDA A CADA REFEIÇÃO

Kerri Dowdswell intriga os médicos. Antes de uma refeição, ela é uma mulher magra. Depois, aumenta o manequim em dez números!

A mulher de 23 anos, de Cannock (Inglaterra), sofre de um misterioso problema que faz a barriga dela inchar de uma forma descomunal logo após comer, como se ela estivesse em gravidez em estágio adiantado.
Em algumas horas, a barriga volta ao normal.
Mas a estranha ocorrência faz com que Kerri tenha que vestir calça de gestante quando se senta à mesa.
 
Os médicos tentam há uma década determinar a causa do inchaço. Testes para supostas alergias deram negativo.
"Várias vezes me perguntam se estou para dar à luz, e eu tenho sempre que explicar que o meu 'bebê é uma refeição", disse a britânica ao "Daily Mail".
Segundo Kerri, o inchaço instantâneo não provoca dor.
"É apenas desconfortável e embaraçoso", explicou.
Fonte: (G-1)

Estações Meteorológicas Automáticas passam por manutenção em Canaã dos Carajás e Redenção

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) prossegue com o trabalho de manutenção e reinstalação da rede de Estações Meteorológicas Automáticas, também chamadas de Plataformas de Coleta de Dados (PCDs), no estado do Pará. Desta vez, os municípios contemplados foram Redenção e Canaã dos Carajás, no início de agosto.
Na primeira etapa, já concluída, foram feitas as manutenções nas PCDs de Tailândia e Marabá. Agora, esses municípios já contam com informações precisas para a previsão climática e de tempo, assim como o fornecimento de subsídios para o planejamento de diversas atividades (agrícolas, construção civil, defesa civil, etc).
Nesta nova etapa, programada para o início de agosto, o oceanógrafo e técnico em gestão ambiental Diogo Oliveira, e o meteorologista João Silva Júnior, lotados na Diretoria de Recursos Hídricos (Direh) da Sema, se deslocarão para os municípios de Canaã dos Carajás e Redenção para reativar estações que estão inoperantes. O restabelecimento desses pontos de coleta de dados irá contribuir para o fortalecimento do monitoramento e previsão de tempo e clima, preenchendo as lacunas de observações meteorológicas da região.

II CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE POLÍTICAS PARA MULHERES-PARAUAPEBAS


Sábado, dia 06/08/11, acontecerá a 3ª Blitz das Flores, nos sinais da Rua  E com Rua 14.

Educador municipal de Parauapebas vira destaque nacional


“Dossiê Coordenador Pedagógico: quem é e o que pensa esse profissional; a parceria eficaz com o diretor; as respostas para as principais dúvidas sobre a gestão da equipe docente; os conhecimentos que todo coordenador precisa ter”. Essa foi a manchete de capa da edição 14 da Revista Nova Escola Gestão Escolar, da Editora Abril, para junho e julho deste ano. O charme da publicação, que destrincha a importância da formação e de encontros pedagógicos, está em uma de suas personagens citadas: a educadora Abneir Soares da Silva, coordenadora pedagógica da Escola Carlos Henrique, de Parauapebas.
Na reportagem intitulada “Diretor e coordenador: aliança pela qualidade”, escrita pela jornalista Noêmia Lopes, é citada a importância da parceria entre os coordenadores e a gestão escolar. O texto revela que um dos obstáculos para o fortalecimento dessa parceria é a ocorrência de imprevistos que podem ser resolvidos com a formação continuada. E é aí que a educadora de Parauapebas é convidada a pronunciar-se.
“Temos uma agenda de encontros quinzenais que, de acordo com a demanda, se tornam semanais. Porém, pode surgir uma reunião na Secretaria de Educação e mudar o cronograma. Quando isso acontece, reorganizamos o calendário e o nosso planejamento para não deixarmos de fora os encontros da equipe gestora”, contou Abneir.
Segundo a coordenadora, ela e suas colegas de função redigem pareceres sobre o processo de aprendizagem das turmas e os apresentam nas reuniões de gestores. “Assim, discutimos em grupo se as metas estabelecidas para a rede e na própria escola estão sendo atingidas e, caso não estejam, quais ações devemos implementar para revertermos o cenário. Esse debate dá segurança a todos e mais liberdade para conversar sobre o que não vai bem”, ressaltou a educadora à conceituada revista.
(Assessoria de Imprensa PMP)

Implantação de taxímetros em Parauapebas

 Entre os dias 04 e 06 de Julho, todos os táxis de Parauapebas receberão o taxímetro, aparelho eletrônico que permite aos usuários terem conhecimento dos custos dos serviços com maior transparência.
De acordo com alteração no Decreto nº 479, de 03 de Setembro de 2009, as tarifas obedecerão aos seguintes valores:
BANDEIRADA (R$)
5,44 R$
KM RODADA BANDEIRA 1 (R$/KM)
2,51 R$/KM
KM RODADA BANDEIRA 2 (R$/KM)
3,01 R$/KM
VALOR DA HORA PARADA (R$/KM)
28,89 R$/H
UNIDADE TAXIMÉTRICA (UT)
2,51 R$/KM

HUMOR: PLANOS DE SAÚDE EM PARAUAPEBAS


Jatene confirma jogo entre Brasil e Argentina no Mangueirão

O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) Ricardo Teixeira, confirmou, nesta quarta-feira (3), um amistoso entre as seleções de Brasil e Argentina para o dia 28 de setembro, a ser realizado no Estádio Olímpico do Pará, em Belém, como prévia dos jogos da Copa de 2014.

PARAUAPEBAS VENCE O MISS MUNDO PARÁ


Em um evento grandioso e marcado pelo glamour, foram coroadas ontem à noite, no salão da Assembleia Paraense (AP), as novas representantes da beleza paraense: a Miss Mundo Pará, Priscila Winny, que representou o município de Parauapebas; e a Miss Mundo Marajó, Aline Reis, representante de Benevides no concurso. As duas vão disputar o título de Miss Mundo Brasil, concurso que será no dia 13 de agosto, em Angra dos Reis (RJ). O evento foi uma promoção do jornal Amazônia e das Organizações Romulo Maiorana, sob a coordenação da JK Produções e Eventos. Ao todo, 18 candidatas de diferentes municípios paraenses participaram da grande final, que reuniu um público de cerca de 2.500 pessoas, segundo a organização do evento.
A Miss Mundo Pará, Priscila Winny, 19, disse que ficou muito emocionada com a vitória. "Estou muito feliz de ter chegado até aqui com o apoio de minha família. Sempre tive o sonho de ser modelo e, agora, pude realizá-lo", disse a estudante, que possui 1,81 e 61 kg. A Miss Mundo Marajó, Aline Reis, também ficou emocionada. "Sempre acreditei no meu potencial, mas sabia que estava concorrendo com meninas lindas. Vou fazer de tudo para representar bem o nosso Estado", concluiu a estudante de Nutrição, que possui 23 anos, 1,75 de altura e 58 kg. (Portal Amazônia)

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Miss Mundo Pará será escolhida hoje em Belém-Parauapebas tem candidata finalista


Evento que reúne glamour e as mais belas mulheres paraenses, quando serão escolhidas a Miss Mundo Pará e Miss Mundo Ilha do Marajó, acontece hoje, no Salão Nobre da Assembleia Paraense, a partir das 22 horas. Ao todo, 18 candidatas vão desfilar em traje de banho e em traje de gala e somente duas serão escolhidas para representar o Estado, na etapa nacional do Miss Mundo, em Angra dos Reis, Rio de Janeiro. Aos jurados caberá a tarefa de escolher as 12 semifinalistas. Após um novo desfile em grupo, serão escolhidas as seis finalistas, que vão se unir às outras seis beldades que já estão com vaga garantida para a semifinal através da participação nas etapas de 'fast-track', realizadas desde a última quinta-feira (28). São elas: Grazielle Leão, representante de Marituba, vencedora da etapa 'Beach Beauty'; Andréa Girard, do município de Ourém, eleita em 'Esportes'; Allana Gatti, de Belém, na categoria 'Beleza com Propósito'; e, Priscila Winny, representando Parauapebas, na etapa 'Best Model'. Além dessas seletivas, a votação do público e de familiares das candidatas no Portal UOL elegeram a 'Miss Popularidade', que só será conhecida durante o concurso.
As seis finalistas vão participar de uma entrevista, onde serão avaliados seus conhecimentos em assuntos da atualidade e meio ambiente, e também a  desenvoltura das candidatas. No dia seguinte, elas já embarcam para Angra dos Reis.(Portal ORM)

INSCRIÇÕES ABERTAS - CURTA CARAJÁS 2011


O CURTACARAJÁS é um festival de cinema brasileiro com foco na produção de curtametragem, é realizado pelo Labirinto Cinema Clube e promovido pela Prefeitura Municipal de Parauapebas, através da Secretaria Municipal de Cultura, onde busca fomentar, promover e divulgar a produção de filmes de curtametragem no âmbito local, regional e nacional.
O CURTACARAJÁS será realizado na cidade de Parauapebas, sudeste do Estado do Pará, de 15 a 19 de Novembro de 2011.

AS INSCRIÇÕES
 Podem ser inscritos os filmes e vídeos produzidos no formato DVD (Multirregião), Blue Ray ou mini DV realizados a partir de 1º de janeiro de 2010.
As produções devem ter duração máxima de 20 minutos.
 As inscrições estão abertas no período de 01 de Agosto a 30 de Setembro de 2011. Para se inscrever, o interessado deve baixar a ficha de inscrição, à disposição no site do festival (www.curtacarajas.com). Serão considerados inscritos os filmes com data de postagem até 30 de setembro de 2011, não podendo a data de entrega ultrapassar o dia 07 de outubro de 2011.
O produtor/realizador deverá enviar a ficha devidamente preenchido e assinado para a organização do festival, acompanhado pelos seguintes itens:
I - Ficha técnica e sinopse;
II – 2 cópias em DVD (multirregião) do filme/vídeo para seleção;
III – 1 CD/DVD com cartazes, layout e fotos do filme e do(s) realizador(es), para divulgação.
Esse material deverá ser enviado pelos Correios ou entregue no protocolo do Labirinto Cinema Clube. O pacote deverá ser identificado com a inscrição “filme para festival, sem valor comercial”. O endereço para entrega é o seguinte:
III CURTA CARAJÁS - FESTIVAL DE CINEMA DE PARAUAPEBAS
LABIRINTO CINEMA CLUBE
RUA 11, 87-A, BAIRRO CIDADE NOVA
PARAUAPEBAS – PARÁ
CEP: 68515-000

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Concurso Miss Mundo Pará entra na reta final-Miss Parauapebas é a primeira finalista

Uma prévia do que será a escolha da Miss Mundo Pará e Miss Mundo llha do Marajó, amanhã, em Belém, aconteceu ontem, às 20 horas, quando as 18 candidatas do concurso participaram da etapa "Best Model", na boate Aquarius da sede campestre da Assembleia Paraense. No desfile de moda, reunindo confeccções com tom ecológico da grife Costamazônia, as candidatas mostraram todo seu charme, elegância e beleza para o corpo de jurados e um público seleto. Ao final do desfile, os jurados elegeram a miss Parauapebas, Priscila Winnie, a "Miss Best Model", que já é semifinalista do concurso. No final da tarde de hoje, será a vez da prova de talentos, na boate Aquarius, a partir das 19 horas.
Em segundo lugar ficou a miss Benevides, Aline Reis, e na terceira colocação, a miss Belém, Allana Gatti. A noite também contou com as presenças ilustres da Miss Mundo Brasil, Kamilla Salgado, e da rainha das Rainhas do Carnaval 2010, Bruna Pontes, além de estilistas, empresárias de moda e patrocinadores do concurso promovido pelas Organizações Romulo Maiorana (ORM), por meio do Jornal Amazônia, com a coordenação da JK Produções & Eventos.
(O liberal)

Em Marabá, Transamazônica tem novos desvios

Desde esta segunda-feira, 1º, os motoristas deverão estar atentos às mudanças de rota em torno do trevo de acesso aos três núcleos residenciais urbanos de Marabá. A modificação ocorre em razão da escavação do viaduto de saída do núcleo Cidade Nova, que será iniciada na semana que vem e faz parte das obras de duplicação dos 5,9 km do perímetro urbano da Rodovia Transamazônica (BR-230).
De acordo com o coordenador de Trânsito do DMTU, Gilvan Monteiro, as mudanças não são muito complicadas e exigirão apenas um pouco de atenção por parte dos condutores. Quem precisa sair da Cidade Nova rumo à Marabá Pioneira utilizará o desvio que antigamente era utilizado por quem fazia o caminho contrário. Atualmente o acesso está fechado. Para quem sai do mesmo destino e precisa chegar à Nova Marabá, será aberta a pista direita do viaduto recém-construído.
Já quem sai da Nova Marabá e pretende chegar aos outros núcleos pegará um desvio de terra, aberto pouco antes de onde fica o semáforo, para a pista à direita, também construída há pouco e pavimentada. Para chegar à Marabá Pioneira, basta permanecer nessa mesma pista; e, para ter acesso à Cidade Nova, será aberto um retorno a aproximadamente 200 metros à frente de onde está o trevo. No local será colocado um semáforo de dois tempos provisoriamente.
Para os motoristas que necessitam deixar a Velha Marabá, os caminhos continuam os mesmos. Em direção à Cidade Nova, basta seguir o antigo caminho. Já para chegar à Nova Marabá os condutores deverão utilizar a Transmangueiras ou executarem a volta pela Cidade Nova. “Essa já é a quarta mudança no trevo e ainda haverá outras. Entre a Rodoviária e o Km 6, os desvios continuam da forma como estão e a VP-8 não tem previsão de alterações por enquanto”, declarou o coordenador. Ele acrescenta essa modificação ainda não tem data para sofrer novas alterações.Mais informações folha do bico clique aqui

Região do Carajás receberá mais de R$ 1,3 bilhão até 2015

A Região de Integração de Carajás, composta por doze municípios, vai receber do governo do Estado mais de R$ 1,3 bilhão nos próximos quatro anos. O orçamento previsto para a região foi anunciado na manhã desta segunda-feira (1), em Marabá, no sudeste paraense, durante a sexta audiência pública de elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2012-2015, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde.
Na ocasião, representantes da sociedade civil e dos poderes municipais deram suas contribuições para a elaboração do PPA e a definição da Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2012. O titular da Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Finanças (Sepof), Sergio Bacury, explicou que para o transporte serão destinados mais de R$ 240 milhões.
Entre as ações já previstas pelo PPA para o Carajás, estão também a urbanização de assentamentos precários no bairro de Francisco Coelho, uma das solicitações da vice-presidente da Câmara Municipal de Marabá, Irismar Sampaio.
Participação
Para a saúde e educação serão distribuídos, em programas, cerca de R$ 200 milhões em cada área. O PPA ainda prevê recursos a serem investidos em segurança pública, saneamento, habitação e diversos setores, para melhorar os indicadores sociais da região. Com cerca de 570 mil habitantes, a Região do Carajás representa 7,5% da população do Estado.
 “É importante a participação popular para nos indicar os ajustes para cada região. O plano não está fechado. Temos até o dia 30 deste mês para protocolá-lo na Assembleia Legislativa”, ressaltou o secretário, informando que qualquer pessoa pode dar sua contribuição, desde o fim de maio, no site da Sepof, www.sepof.pa.gov.br.
Após a apresentação do PPA 2012-2015 e do Orçamento Geral do Estado, os representantes de comunidades e de diversos órgãos expuseram suas sugestões. A presidente do do Grupo de Mulheres do Arco-Íris da Justiça, Rosalinda Pereira,  aproveitou a ocasião para chamar a atenção para necessidade da participação da sociedade.
Transparência
“O povo de Marabá quer transparência. Quando existe uma oportunidade destas aqui é importante a participação da população, para que ela possa dar suas ideias, ajudando também na fiscalização desses recursos. É fundamental que essas ações sejam construídas junto com a sociedade civil. É importante que o povo e as comunidades tenham conhecimento também para contribuir dizendo suas necessidades”, reforçou.
Para a diretora do polo de Marabá da Secretaria de Desenvolvimento e Urbanização (Sedurb), Alexandra Gomes, a exposição dos investimentos de acordo com cada região favorece o entendimento do processo. “Essa é a base para trabalhar, e expor desta forma é necessário. Nós que trabalhamos nestes municípios acompanhamos várias necessidades, vimos que muitas irão ser contempladas”, afirmou a gestora da Sedurb nos municípios de São João do Araguaia, Itupiranga, Breu Branco, São Domingos do Araguaia e Jacundá.
Nesta quarta-feira (3), será a vez da Região de Integração do Araguaia, composta por 15 municípios, participar da elaboração do PPA 2012-2015 e da LOA para 2012. A audiência acontece no município de Redenção, no auditório da Câmara Municipal, a partir das 8 horas.
Marcadores: