Pesquisar este blog

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Educador municipal de Parauapebas vira destaque nacional


“Dossiê Coordenador Pedagógico: quem é e o que pensa esse profissional; a parceria eficaz com o diretor; as respostas para as principais dúvidas sobre a gestão da equipe docente; os conhecimentos que todo coordenador precisa ter”. Essa foi a manchete de capa da edição 14 da Revista Nova Escola Gestão Escolar, da Editora Abril, para junho e julho deste ano. O charme da publicação, que destrincha a importância da formação e de encontros pedagógicos, está em uma de suas personagens citadas: a educadora Abneir Soares da Silva, coordenadora pedagógica da Escola Carlos Henrique, de Parauapebas.
Na reportagem intitulada “Diretor e coordenador: aliança pela qualidade”, escrita pela jornalista Noêmia Lopes, é citada a importância da parceria entre os coordenadores e a gestão escolar. O texto revela que um dos obstáculos para o fortalecimento dessa parceria é a ocorrência de imprevistos que podem ser resolvidos com a formação continuada. E é aí que a educadora de Parauapebas é convidada a pronunciar-se.
“Temos uma agenda de encontros quinzenais que, de acordo com a demanda, se tornam semanais. Porém, pode surgir uma reunião na Secretaria de Educação e mudar o cronograma. Quando isso acontece, reorganizamos o calendário e o nosso planejamento para não deixarmos de fora os encontros da equipe gestora”, contou Abneir.
Segundo a coordenadora, ela e suas colegas de função redigem pareceres sobre o processo de aprendizagem das turmas e os apresentam nas reuniões de gestores. “Assim, discutimos em grupo se as metas estabelecidas para a rede e na própria escola estão sendo atingidas e, caso não estejam, quais ações devemos implementar para revertermos o cenário. Esse debate dá segurança a todos e mais liberdade para conversar sobre o que não vai bem”, ressaltou a educadora à conceituada revista.
(Assessoria de Imprensa PMP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário