Pesquisar este blog

sexta-feira, 1 de julho de 2011

CARNAVAL FORA DE ÉPOCA EM PARAUAPEBAS

TSE impõe as primeiras regras para o plebiscito no Pará

Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral se reuniram na noite de ontem (30) para discutir sobre a Instrução Normativa nº 1163, que estabelece a consulta plebiscitária para a criação dos Estados do Carajás e Tapajós.

Instigados pelos Decretos Legislativos 136 e 137 do Congresso Nacional, e tendo como relator o ministro Arnaldo Versiani, os ministros decidiram que:
O Plebiscito para a criação dos Estados do Carajás e Tapajós se realizará no dia 11 de dezembro de 2011, um domingo;
Toda a população do Pará deverá ser consultada;
As perguntas que constarão na urna de votação serão:
- Você é a favor da divisão do Pará para a criação do Estado do Carajás?
- Você é a favor da divisão do Pará para a criação do Estado do Tapajós?
À ambas as respostas o eleitor devidamente cadastrado na jurisdição eleitoral do Estado do Pará responderá SIM ou NÃO.
O Comitê Pró-Carajás, segundo informa o jornalista Val-André Mutran, vai impetrar no Supremo Tribunal Federal, Ação Direta de Inconstitucionalidade contra a decisão do TSE sobre a área onde será realizado o plebiscito.

quinta-feira, 30 de junho de 2011

DESTINO DE QUEM USA CRACK


IX Festival Jeca Tatu começou em Parauapebas

A festa junina mais organizada do Sul e Sudeste Paraense teve inicio na terça-feira, 28, às 19h, na Praça de Eventos, com muito forró pé de serra e apresentação do grupo de teatro Encena, que animou o público presente.
Neste ano, o festival realizado pela Liga Das Agremiações Juninas de Parauapebas (Liajup) e Secretaria Municipal de Cultura conta com a participação de 22 quadrilhas, que disputarão premiação de 20 mil reais, e foram distribuídas nas categorias: Mirim, Caipira A e B, Salão e Intermunicipal. Em todas as categorias serão avaliados os quesitos comissão de frente, coreografia, originalidade e trajes. Além de Parauapebas, as cidades de Ourilândia, Tucuruí, Itupiranga, Mocajuba e Marabá terão agremiações juninas na competição. Este ano haverá eliminatórias no domingo, 3,  na final, sendo que 2 quadrilhas de cada categoria irão concorrer ao prêmio.
“Nesta edição, como nas outras, as agremiações não mediram esforços para realizar um dos melhores festivais da região e superar todas as expectativas”, declarou Regis Araújo, presidente da Liajup, que aproveitou a oportunidade para enfatizar que o trabalho das agremiações é voltado para valorização da cultura local, visando também inclusão social de jovens em situação de risco por meio da dança.
O esforço destacado por Regis é confirmado por Edicley Araújo, membro da agremiação Chapéu de Palha do bairro Liberdade. “Nós ensaiamos durante seis meses, nos esforçamos muito para mostrar algo novo, vamos competir para ganhar  o título do Jeca Tatu”.
A IX edição do festival Jeca Tatu vai até dia 03 de julho, e tem como homenageado o cantor e compositor Jackson do Pandeiro.
Texto: Kelinne Oliveira

Atletas de Parauapebas disputam os JEP’s em Curionópolis

Cerca de 170 alunos e 12 professores da rede municipal, estadual e particular de ensino embarcaram ontem quarta-feira (29), às 16h30 do Complexo Esportivo Rio Verde com destino a cidade de Curionopólis (PA), para disputar a primeira etapa dos Jogos Estudantis Paraenses 2011 (JEP’s), que acontece de 29 de junho a 03 de julho.
A competição é organizada pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (SEEL) e contará com a participação de vários municípios da região Sul e Sudeste como Tucuruí, Marabá, Redenção, Xinguara, etc. Os atletas-alunos parauapebenses disputarão os jogos com o apoio do governo municipal, por meio das secretarias de Educação e de Esporte e Lazer.
Parauapebas será representada pelas equipes que foram campeãs das modalidades Futsal, Handebol, Basquetebol, Voleibol e Xadrez, dos Jogos Interescolares de Parauapebas (JIP’s) 2011, nas categorias Sub 14 e Sub 17. Os campeões desta fase disputarão a segunda fase na capital paraense Belém. A delegação embarcou sob a supervisão do secretário municipal de Esporte e Lazer, Anderson Moratorio, que desejou muita sorte a todos os atletas e professores.
Texto e fotos: Carlos Campos

Sejudh participa de Simpósio sobre juventude em Parauapebas

 A Coordenadoria Estadual de Promoção dos Direitos da Juventude (CPDJ), da Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), participa, nesta quinta-feira (30), do “I Simpósio sobre Juventude e Participação Popular”, no município de Parauapebas. O congresso, que inicia às 8h, e tem término agendado para às 18h, visa reunir estudantes, professores, pedagogos, sociólogos, autoridades políticas, dentre outros profissionais.
O simpósio busca mostrar que o jovem pode construir, junto aos órgãos competentes, diretrizes gerais para a implementação de novas políticas. O evento, promovido pela Coordenadoria Municipal da Juventude, será realizado no Centro Universitário de Parauapebas.
O evento apresenta subtemas, como: “Juventude, partido político e o movimento social”; “Juventude presente e futuro, no século XXI”; “Juventude e o campesinato no sudeste paraense”; “Juventude e a universidade pública”; e “Juventude, educação e o trabalho”, que conta com a participação do Coordenador da CPDJ, Raimundo Rodrigues. Com reflexões do ponto de vista científico, cultural, econômico, legislativo e executivo, os organizadores buscam consolidar um fórum de debate sobre políticas voltadas à juventude e estabelecer discussões que promovam a valorização do jovem.
Fonte: Ellyson Ramos – Ascom Sejudh

ENCONTRADO CORPO DE COMERCIANTE SEQUESTRADO EM PARAUAPEBAS


A polícia civil de Parauapebas acaba de informar que comunicada por populares residentes próximo a Vila Seca, na Zona Rural de Parauapebas, da existência de um corpo de homem, esteve ontem a noite no local e constatou tratar-se de Antônio Alves dos Santos (foto), o “Toizinho”, brutalmente sequestrado por dois elementos quando se encontrava na residência do seu pai, no bairro Rio Verde, na noite do último sábado.
Toizinho era comerciante em Parauapebas e foi candidato a deputado estadual pelo PT do B nas eleições (2010). A Polícia Civil aguarda a chegada da funerária para se deslocar até a Vila Seca para a retirada do corpo, que depois deverá ser encaminhado ao IML de Marabá.
A Polícia já tem confirmada a identidade dos dois acusados do sequestro e morte do comerciante, inclusive, segundo Laércio de Castro, repórter da rádio Arara Azul FM, o corpo teria sido encontrado em uma área rural da família de um deles. Ainda segundo o repórter, um dos envolvidos no crime tinha acabado de sair da cadeia, acusado de tráfico de drogas e seria conhecido de familiares da vítima.
Fonte: Zedudu

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Mapa do Emprego formal no Pará


A Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Renda (Seter) e o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) divulgaram, nesta terça-feira (28), o novo Mapa do Emprego no Pará, que aponta crescimento no número de postos de trabalho gerados no Estado em maio deste ano, nos cinco primeiros meses de 2011 e nos últimos doze meses. O relatório é baseado no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho.
O estudo mostra a trajetória dos postos de trabalho no setor formal da economia do Estado, com a distribuição dos empregos em municípios com mais de 30 mil habitantes. Os números englobam o mês de maio deste ano, dos cinco primeiros meses de 2011 (janeiro a maio) e também dos últimos doze meses.
Segundo o novo Mapa do Emprego no Estado, Belém continua sendo a maior geradora de empregos formais entre os 143 municípios do Pará, tanto em maio deste ano como nos cinco primeiros meses e nos últimos doze. No último período de doze meses, dos 47.034 postos de trabalho criados, 46% - ou 21.434 – ficaram na Região Metropolitana de Belém e o restante (54%) foi gerado no interior do Estado.
Os números sobre Belém e os outros 50 principais municípios paraenses com mais de 30 mil habitantes mostram que, nos últimos doze meses, a grande maioria apresentou saldos positivos de empregos formais. O destaque é a capital, que, no comparativo entre admitidos e desligados, apresentou um saldo positivo de 14.308 postos de trabalho - 30,42% do saldo total.
Depois de Belém os destaques são Ananindeua (com 5.311 empregos gerados), Marabá (3.890), Santarém (1.967), Barcarena (1.953), Paragominas (1.614), Parauapebas (1.571), Castanhal (1.481), Moju (1.461), Breves (1.427) e Marituba (1.462). Também no mesmo período (junho de 2010 a maio deste ano, alguns municípios do Pará apresentaram saldos negativos de empregos formais, especialmente Tucuruí (com 1.792 postos de trabalho extintos), Uruará (-172) e Portel (-131).Mais Informações sobre mapa em todo o Pará clique aqui

1ª SEMANA DE OFICINAS DE MÚSICA DE PARAUAPEBAS – SOMP


Atenção músicos de Parauapebas e região, venha aprimorar seus conhecimentos na SOMP - 1ª SEMANA DE OFINAS DE MÚSICA DE PARAUAPEBAS. Faça sua inscrições até 05/08 na Secretaria Municipal de Cultura ou através do site WWW.fempa.com.br/somp e participe das oficinas de sopro, violão e guitarra, bateria, baixo, teclado,canto e prática de conjunto,os instrutores são renomados músicos do cenário nacional: Arthur Maia (baixo),Luiz Brasil (guitarra),Robertinho Silva (bateria e percussão),Nuno Neto (técnica de canto), Widor Santiago(sopro), Hamleto Stamato (teclado),Lúcio Vieira (prática de conjunto) com coordenação do musico Ney Conceição.Valor da inscrição  R$ 15,00.
VAGAS LIMITADAS

terça-feira, 28 de junho de 2011

Pará tem dez municípios entre os mais pobres do País


Pouco mudou no mapa da pobreza do Pará nos últimos 21 meses. Segundo estudo divulgado nesta segunda-feira, 27, em São Paulo, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), a ascensão social e econômica da população do Estado nesse período não foi suficiente para que nenhum município se destacasse no ranking do mercado consumidor do País. Belém continua como a cidade com a maior renda média de toda a população, com apenas R$876,92. Na comparação com todos os municípios brasileiros, é somente a 404ª cidade no rol das ‘mais ricas’. Pelos dados divulgados pela FGV, a quantidade de pessoas dentro das classes A e B, denominados como a ‘elite do consumo’, ainda é muito baixo, só 15,3% (9,3% classe A e 6% na classe B). Como comparativo, Niterói (RJ), destacada como a mais endinheirada do País, com renda de R$ 2.064,30 porpessoa, possui cerca de 43% dos habitantes nessas classes, sendo 30,6% na classe A.
O levantamento mostra que quase 40% dos belenenses estão fora do mercado consumidor. São 24,8% de representantes estagnados na classe D e 15,1% na classe E. Mas se não aparece entre os municípios com maior capacidade de consumo, em compensação o Estado surge com dez representantes entre os 50 mais pobres do País. Melgaço, por exemplo, é o quarto município do Brasil em número de habitantes na classe E (69,1%). Pelo levantamento, somente 12,4% dos habitantes do município são responsáveis pela movimentação da economia do município. Em seguida aparece Cachoeira do Piriá, 11º no ranking nacional, com quase 65% de habitantes vivendo em situação de miséria, com margem de 12,4% de habitantes em classes superiores a C. ‘Enquanto você ver no sul, no sudeste e até no centro-oeste vários pontos de ascensão das classes de consumo, a fotografia do Norte é bastante desbotada. A grande ascensão social da região parece que ainda está para acontecer. Mas a boa notícia é que tem muita gente na classe D, muita gente que era pobre, passou para a classe D, está estacionada e pronta para ir para a classe C, que indica a base do mercado de consumo’, analisa o economista Marcelo Neri, responsável pelo levantamento.
No geral, Maranhão, Pará, Amazonas e Piauí são os Estados que mais aparecem na lista de populações com baixo poder de consumo. Dentre os representantes paraenses, ainda há Bagre, com 13,8% de pessoas nas classes A, B e C; Santa Cruz do Arari (15,1%); Limoeiro do Ajuru (15,9%); Chaves (16,1%); Augusto Corrêa (16,1%); Afuá (16,3%); Viseu (16,9%); e Porto de Moz (17%). Por outro lado, os maiores redutos consumidores do Estado, depois de Belém, são Novo Progresso, com 59,9% da população classificada acima da classe C; Parauapebas, com 58,4%; Ananindeua, com 54,5%; Redenção, com 51,8%; Canaã dos Carajás, 51,3%; Tucumã, com 50,8%; e Rio Maria, com 50,1%. (O Liberal)

segunda-feira, 27 de junho de 2011

LUAN SANTANA E FERNANDO & SOROCABA NA FAP 2011-PARAUAPEBAS

FAP 2011 terá atrações de grande peso na midia nacional.
A organização da Feira de Agronegócio de Parauapebas - FAP confirmou nesta segunda-feira, 27, a presença de duas grandes atrações para o evento: LUAN SANTANA  e a dupla sertaneja FERNANDO & SOROCABA
Segundo o Diretor de eventos da FAP Lucas, a confirmação das demais atrações será  disponibilizada para a imprensa na proxima quarta-feira. 
Fonte: Zedudu

Polícia investiga sequestro de pecuarista em Parauapebas

A Polícia Civil investiga o sequestro de um comerciante em Parauapebas, no sudeste do Pará. A vítima foi levada pelos bandidos no último sábado (25), mas até esta segunda-feira (27), os sequestradores ainda não haviam feito contato.

Segundo a família, José Antonio dos Santos, tem 37 anos e foi levado após uma tentativa de assalto, por volta das 20h30 da noite do sábado (25). Dois homens armados chegaram na casa dos pais da vítima, localizada no centro da cidade, e anunciaram o assalto. Primeiro, eles renderam o pai do pecuarista.
 Assustado, José Antônio teria tentado reagir, momento em que os assaltantes dispararam três tiros. Como não conseguiram roubar nada, levaram o pecuarista como refém. Um dos tiros teria acertado o pé de seu Antônio, pai da vítima.

A polícia já tem pistas dos bandidos, mas não deu muitos detalhes para não atrapalhar as investigações. O delegado local apresentou capuzes e a roupa que um dos bandidos teria usado durante o crime. O material foi encontrado numa casa da periferia em Parauapebas, onde também foi achado um extrato bancário da vítima.

A família tem esperanças de que José Antônio esteja vivo .
Fonte: (Portal ORM José Neves)

HUMOR: TORCEDOR DO FLAMENGO!


25ª Exposição Agropecuária de Marabá (Expoama) 2011


A 25ª Exposição Agropecuária de Marabá (Expoama) vai acontecer entre os dias 2 a 10 de julho. Faltando pouco menos de uma semana, os organizadores acreditam que, este ano, o evento terá bom volume de negócios.
A exposição, este ano, contará com 120 estandes, além dos leilões, com 7.500 cabeças de gado, o que deve representar um faturamento de R$ 10 milhões.

SHOWS: Sobre os shows, o Prorural informou que a lista com os nomes das atrações que vão subir ao palco já foi finalizada. A comissão organizadora acertou a contratação de Gustavo Lima que se apresenta no sábado, dia 2 de julho; Michel Teló, o qual unirá seu talento ao locutor de rodeio Gleydson Rodrigues, os dois são presença na noite de quinta-feira (7). No sábado, dia 9, a dupla sertaneja Hugo Pena e Gabriel deve abrilhantar a Exposição Agropecuária de Marabá. Uma banda de forró também se apresentará na feira. Haverá, ainda, um show especial para o público gospel.

Passagem interestadual aumentará nas férias

As férias de julho estão chegando e os planos de passar o verão paraense numa praia ou passeando em outras cidades vão ficar um pouco mais caros. Segundo comunicado da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), foi autorizado, na última quinta-feira (23), o reajuste de até 5,017% no valor das passagens de ônibus interestaduais e intermunicipais, que devem começar a valer já no primeiro dia do mês de julho. Porém, o aumento só é válido para distâncias maiores que 75 quilômetros.
Mais informações aqui 

I SEMINÁRIO DE COMUNICADORES DE PARAUAPEBAS FOI REALIZADO SÁBADO, 25


Profissionais de comunicação de Parauapebas reuniram-se no último sábado,25,  na sede da Associação Comercial e industrial de Parauapebas para o I Seminário de Comunicadores de Parauapebas, que veio com o tema: "Valorizando o profissional de comunicação para o crescimento social"..
 Uma das palestras foi ministrada pelo jornalista, publicitário e consultor político Lorivan Gomes, que atua no município de Redenção, proprietário do Jornal regional  “A Noticia”. 
Lorivan Gomes falou sobre a "Valorização do profissional da comunicação e sua importância social".
Segundo o presidente da Associação de Imprensa e Comunicação de Parauapebas- AICOP- Waldyr Silva, o evento que reuniu profissionais da comunicação ligados a rádio, televisão, jornal escrito, blogs, sites e outros seguimentos da área,  teve como objetivo marcar as comemorações do "Dia da Imprensa", que todo ano é celebrado no dia 1° de junho, unir ainda mais a categoria dos comunicadores, desenvolver com mais profissionalismo e ética a divulgação da informação na região e colaboração para melhor desenvolvimento das ações da  AICOP na cidade.
Além das palestras outras atividades como sorteio de brindes e apresentação de talentos da cidade tornaram o congresso mais agradável.
Fotos: site www.pebinhadeaçucar.com.br