Pesquisar este blog

sábado, 24 de março de 2012

Ex participante do 'BBB6', trabalha em tribo indígena em São Felix do Xingu

Gustavo, do “BBB6”, nunca teve uma vida ortodoxa. Filho de um casal de hippies, foi viver, aos 18 anos, no Mosteiro de São Bento, no Rio de Janeiro, numa tentativa de “encontrar Deus e se conhecer melhor”. Abandonou a reclusão seis anos mais tarde, pouco antes de se tornar oficialmente monge, porque sentiu necessidade de “viver a vida”. Depois de uma temporada de dois anos fora do Brasil, foi parar no “BBB”, e agora, seis anos depois do programa, ganha a vida em uma tribo dos indios Kayapós em São Felix do Xingu (PA) .


Ao sair do programa, o ex-monge retomou rapidamente sua vidinha pacata e passou a dar aulas de Inglês e filosofia em uma escola particular. “Não saí com a imagem manchada, então foi fácil retomar minha vida. Nunca notei nenhum preconceito por ser ex-BBB. Quando você entra pela primeira vez na sala de aula com crianças é aquele auê, mas logo se acostumam. Sou um professor muito exigente e imponho disciplina”, diz.
Não demorou muito para Gustavo voltar a buscar o isolamento. Quando soube que procuravam alguém com o seu perfil para trabalhar com uma tribo indígena em São Felix do Xingu, no Sudeste do Pará, não pensou duas vezes para aceitar o posto. “É um Brasil que você acha que não existe mais, uma região remota. Moro em um alojamento e faço a ponte entre os índios e os brancos”, explica ele, que vive há dois anos na região .

sexta-feira, 23 de março de 2012

Brasileiros ficam sem o verdadeiro proprietário do humor, Chico Anysio morre aos 80 anos


Chico Anísio morreu às 14h52 desta sexta-feira (23), aos 80 anos,  no Hospital Samaritano, na Zona Sul do Rio. 
Anysio apresentou uma piora nas funções respiratórias e renal na quarta-feira (21) e voltou a respirar com ajuda de aparelhos durante todo o dia. Ele estava no CTI do hospital carioca desde 22 de dezembro do ano passado por conta de um sangramento. O comediante chegou a ter o problema controlado, mas apresentou uma infecção pulmonar e retornou à internação. Ele seguia em sessões de fisioterapia respiratória e motora diariamente, somadas a antibióticos. Chico morreu de parada cardio respiratória às 14h52, desta sexta-feira.


COMENTÁRIO DA BLOGUEIRA:
Já estava com saudades de Chico Anísio, antes mesmo dele ter sido chamado pelo cara lá de cima para levar alegria para quem já foi desta para melhor, "pelo menos eu acredito que seja assim".
Tenho saudades do humor inocente das atrações comandadas por Chico Anysio nas décadas de 1970 a 1990, calçados em esquetes e personagens variados,  hoje reprisadas na Tv a Cabo no canal Viva.
A verdade é que vamos ficar sem o verdadeiro proprietário do humor brasileiro que deixou tantos herdeiros, mas que estes ainda não conseguiram expressar verdadeiramente o espírito cômico e necessário para divertir melhor quem adora ficar a frente da tv, como o mestre Chico.

Por falta de verba, Delegacia Regional da Coomigasp é fechada em Brasília.

Os 250 garimpeiros sócios da cooperativa que moram em Brasília e nas cidades do Entorno do DF querem uma reunião com Gesse Simão, presidente da Cooperativa de Mineração de Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp)  na próxima terça-feira (27), logo após a realização da audiência pública marcada pela Comissão Especial que irá ocorrer no período da manhã na Câmara dos Deputados para debater a PEC da Aposentadoria dos Garimpeiros.
Os garimpeiros querem saber porque a Coomigasp não repassa, há dez meses, a verba de manutenção para a delegacia em Brasília. “Devemos tudo. Conta de telefone, material de expediente e o salário da funcionária”, disse Manoel Alves (em destaque na foto acima) ao portal de notícias da Agasp Brasil. A crise tornou-se tão séria que motivou a decisão de encerrar as atividades da delegacia que funciona nas dependências do escritório central da Agasp Brasil, na Asa Sul de Brasília. A medida drástica foi tomada ontem pelo delegado regional.
Manoel Alves confessou não ter a menor condição de trabalhar. “É melhor parar e esperar que o presidente da cooperativa, Gesse Simão, resolva o problema para que a delegacia volte a funcionar normalmente”, completou. A decisão do delegado contou com o apoio dos garimpeiros presentes, que aprovaram em conjunto a medida. Uma ata foi lavrada sobre a decisão e será enviada nesta sexta-feira à Coomigasp em Curionópolis.
A delegacia Regional de Brasília foi umas das primeiras a ser criada, em 2009. As delegacias regionais tem um papel fundamental por desempenhar a relevante função de aproximar a Coomigasp da sua gigantesca sociedade espalhada por todo o Brasil. Sem elas, os sócios da cooperativa são obrigados a se deslocar a Curionópolis para pagar uma mensalidade de R$ 5,00. Além da delegacia regional de Brasília, várias outras delegacias passam pelo mesmo problema. Ao longo desses anos, desde quanto foram criadas, a Coomigasp nunca se preocupou em fazer um orçamento anual para a manutenção dessas delegacias. Ontem, em contato com a Agasp Brasil, o novo diretor financeiro da Coomigasp, Antonio Prado, disse que está fazendo um esforço para colocar tudo em ordem antes que as delegacias fechem suas portas. Mas, ele não disse quando a situação dos 250 garimpeiros de Brasília será resolvida. (Com informações da Agasp Brasil)

CAMPANHA “XÔ DENGUE”, SERÁ NESTA SÁBADO


Sabendo da força de cada um dos veículos de comunicação como formadores de opinião, a Associação de Imprensa e Comunicação de Parauapebas (Aicop) irá promover no dia 24 de março a campanha “XÔ DENGUE”, com intuito de mobilizar por meio da imprensa a comunidade parauapebense no combate à dengue.
AÇÃO
Mobilizar todos os meios de comunicação de Parauapebas, secretarias municipais e parceiros envolvidos.
OBJETIVO
Um dia de ação para conscientização da comunidade alertando para necessidade de atitudes cotidianas para combater a dengue. Com visita nas residências, competições esportivas, premiações para o quintal mais limpo, maior doação de garrafas peti, além de shows da música gospel e de artistas consagrados de Parauapebas.
Aicop já está reunindo todos os veículos de comunicação e seus respectivos membros associados, e os ainda não sócios, para engajarem ainda mais na campanha “Xô Dengue”, que será realizada no dia 24 de março, sábado, na Praça das Casas Populares I, a fim de envolver a comunidade daquela região no combate ao mosquito transmissor da doença.

A ação da Xô Dengue será assim dividida:
8 às 12 horas - Apresentações gospel e paralelamente os agentes de endemias, cedidos pela Secretaria de Saúde, acompanhados de representantes da Aicop, da Coordenadoria da Juventude e de secretarias municipais parceiras, como Semurb, Semob, Semma e Semel, visitarão as residências do perímetro verificando possíveis focos do mosquito e informando como combater.
14 às 17 horas – Competições esportivas de vôlei, futebol de salão e de areia.
17 horas - Representantes das escolas Olga da Silva, Domingos Cardoso e Eunice Moreira sairão de suas sedes, simultaneamente, em caminhada até a Praça das Casas Populares I. Cada escola terá a oportunidade de manifestar no palco algo relacionado ao tema.
18 horas - Será realizado o “Grito Cultural da Juventude”, com shows de artistas locais, grupos folclóricos e apresentações teatrais, sob a organização conjunta da Aicop e Coordenadoria Municipal da Juventude. Durante esta parte da programação será realizada a premiação dos domicílios exemplos de combate à dengue, além da promoção “Doação Premiada de Garrafas Peti”, onde quanto mais garrafas doadas, mais chance de ganhar o prêmio principal. São esperadas para a mobilização cerca de 300 pessoas, entre agentes de endemias, profissionais da imprensa e voluntários. Tendo como objetivo atingir todos os moradores do Grande Complexo Altamira.
PARCEIROS
Secretarias de Saúde, Meio Ambiente, Semurb, Semel, Coordenadoria da Juventude e demais empresas locais, como a mineradora Vale.
O encerramento do evento acontecerá às 22 horas.
Fonte: AICOP

quinta-feira, 22 de março de 2012

HOJE TEM PALHINHA NO CDC DE PARAUAPEBAS


Hoje tem um encontro de talentos da terra no Centro de Deselvolvimento Cultural de Parauapebas-CDC.
A tradicional PALHINHA, que reune os apaixonados pela musica também tem ajudado a revelar talentos na cidade de Parauapebas.
Para quem aprecia uma boa MPB e ainda uma mistura organizada de ritmos e vozes não pode perder toda quinta-feira no CDC, à partir das 19:30hs.
A organização do palhinha informa que tem um cardápio de musicas e profissionais musicais para que você possa mostrar seu talento.
Endereço: Rua F, Bairro União proximo a Rod. PA 275 - Parauapebas-PA

JOSIANE ALVES DA SILVA DE PARAUAPEBAS AINDA DESAPARECIDA


Há mais de dois meses do desaparecimento de Josiane Alves da Silva, 28 anos, a Polícia civil ainda não tem nenhuma informação precisa dos motivos de seu sumiço.
Apesar de haverem encontrado no dia 20 de janeiro alguns pertences da jovem o delegado Antônio Miranda, da Depol de Parauapebas esta conduzindo as investigações de forma sigilosa baseado em rapto.
Josiane (28) está desaparecida desde a tarde do dia 08 de janeiro. Segundo informações, ela teria saído de sua casa, localizada no Residencial Amazônia, em Parauapebas, para um ponto de van onde iria para a Igreja Testemunha de Jeová no Bairro da Paz, e não chegou a seu destino, tão pouco voltou para casa.
Quem tiver qualquer informação sobre o desaparecimento ou rapto da jovem favor entrar em contato através dos telefones (94) 8124-1831 – (94) 8108-2222 e (94) 8806-4781.

Secretário da Prefeitura de Canaã dos Carajás é acusado de estuprar funcionária


Nomeado em fevereiro pelo prefeito Itamar Francisco, que assumiu o cargo depois do afastamento de Anuar Alves, o secretário de Gestão e Planejamento de Canaã dos Carajás, Jurandir Ferreira, está sendo procurado pela polícia de Canaã dos Carajás pelo estupro de uma funcionária pública do município.
O fato ocorreu na noite de terça-feira, 21, quando o secretário convidou a funcionária, que atendendo a pedido de sua representante não divulgarei o nome, supostamente para tratar assuntos relativos ao funcionamento da prefeitura e um aumento salarial para a vítima. Achando que lá estaria a esposa do secretário, a funcionária, de 42 anos, solteira, aceitou o convite. Quando entraram na casa o secretário trancou o portão, soltou o cachorro no quintal e passou a tentar convencer a vítima para que fizesse sexo com ele. Sem o consentimento, Jurandir passou a agredir a funcionária e o ato libidinoso foi consumado a força.
Por volta das 2 horas da madrugada, a vítima foi liberada, quando procurou alguns familiares para contar o ocorrido. Abalada, somente às 14 horas a vítima procurou o delgado José Euclides Aquino para registrar o Boletim de Ocorrência que descreve os fatos.
Segundo o delegado Aquino informou, foi feito um Exame de Conjunção Carnal provisório, no Hospital local, que confirmou o ato sexual. Ainda segundo informações do delegado, a vítima irá se submeter a outro exame amanhã, no IML de Parauapebas para ser anexado ao inquérito.
Jurandir Ferreira foi procurador de Itamar Francisco quando o mesmo se afastou do município, sendo este inclusive quem recebia seu salário. Conta-se a lenda que, munido de tal procuração, Jurandir Ferreira teria tentado assumir o cargo de prefeito, como procurador do vice, certa vez que Anuar se afastou do município. (Fonte: Otavio Araujo)

Construção Civil lidera alta na geração de empregos no Pará - Parauapebas se destaca


O Pará foi o estado que mais empregos gerou no mercado de trabalho durante o mês de fevereiro, conquistando a primeira posição da Região Norte. Os setores de Serviços e Construção Civil, com a geração de 1.111 e 1.029 novos empregos e crescimento de 0,47% e 1,33%, respectivamente, foram os que mais contribuíram para o desempenho positivo do Estado. Os números são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego, sistematizados pelo Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará. De acordo com os dados, o Pará registrou a criação de 2.137 ocupações formais e um crescimento de 0,31% em fevereiro de 2012.
O resultado é o quarto melhor do Estado para o período, desde 2003. Ao longo do ano de 2012 foram criados 3.580 postos e, nos últimos doze meses (março de 2011 a fevereiro de 2012) foram 47.918 novas ocupações no mercado paraense, o que segue a tendência nacional. No último mês, o país registrou 150.600 novos postos de trabalho criados,somando 293.987 e 1.724.817 vagas, respectivamente, no acumulado do ano e nos últimos doze meses. No Pará, além dos setores de Serviços e Construção Civil, também tiveram desempenho positivo os setores de Comércio (421 postos), Extrativa Mineral (357) e Serviços Industriais de Utilidade Pública (2).
Os municípios paraenses que mais se destacaram na criação de postos de trabalhos formais foram Altamira (1.417 postos), Parauapebas (773), Belém (341), Moju (202), Castanhal (184), Canaã dos Carajás (122), Redenção (110), Santarém (97), Capanema (94) e Benevides (82). Na contrapartida, aqueles que tiveram os saldos mais negativos foram Barcarena (-570), Paragominas (-208), Almerim (-170), Jacundá (-140), Dom Eliseu (-116), Santana do Araguaia (-86), Portel (-83), Marabá (-77), Ananindeua (-63) e Marituba (-57).

Vale conclui reparos e ferrovia deve voltar a operar nesta quinta-feira


A Vale concluiu ontem,21, os reparos na ponte que desabou na ultima sexta-feira na Estrada de Ferro Carajás, no Pará. A expectativa da companhia é que o tráfego na ferrovia que transporta o minério de ferro das minas de Carajás para o porto Ponta da Madeira, em São Luís, no Maranhão, se normalize ainda esta tarde de quinta-feira.
O incidente impediu o carregamento de 300 mil toneladas de minério de ferro da Vale, correspondente ao movimento diário do minério produzido nas minas da região Norte para os navios ancorados no terminal privativo da empresa, no litoral maranhense. 
Segundo fontes próximas da companhia, o prejuízo com as 300 mil toneladas de minério não embarcadas não é grande para a Vale. Esta quantidade representa apenas 0,1% das 300 milhões de toneladas que a empresa programa vender em 2012 e pode ser recuperado com redução de estoques e melhoria da performance, segundo o interlocutor.
Do total de 300 milhões de toneladas em 2012, as minas de Carajás vão responder por 100 milhões de toneladas.
As exportações de minério estão bem aquecidas este mês e o preço da commodity está em US$ 147 a tonelada, considerado muito bom pelo mercado de mineração. A Vale, segundo apurou o Valor, está vendendo tudo que consegue embarcar, principalmente para a China, seja pelo preço spot, seja pelo valor acertado nos contratos de longo prazo, o que sugere perspectivas excelentes para o resultado da mineradora este ano.

(fonte: Valor Econômico/Vera Saavedra Durão )

NO DIA MUNDIAL DA ÁGUA - DICAS PARA NÃO DESPERDIÇA-LA


Jader quer saber se mineradoras devem pagar água


O senador Jader Barbalho (PMDB/PA), encaminhou ontem, em caráter de urgência, requerimento para a Consultoria Legislativa do Senado Federal solicitando parecer sobre a utilização dos recursos hídricos do Pará pelas mineradoras. A Ordem dos Advogados do Brasil no Pará (OAB-PA), por intermédio do conselheiro Ismael Moraes, presidente da Comissão de Meio Ambiente da entidade, enviou no mês passado um ofício à Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), pedindo esclarecimentos sobre a cobrança, lembrando que existe lei prevendo isso. Além de informações e questionamentos, Moraes comunica no documento que a OAB pretende levar o assunto para o debate público, mobilizando a sociedade.
No requerimento de Jader, ele argumenta, fazendo coro com a OAB, que os recursos hídricos do Pará vêm sendo sistematicamente utilizados pela indústria de mineração sem que seja cobrada dos usuários nenhuma contribuição pela exploração da água.
O senador destaca a interpretação e aplicação do texto da Lei da Política Nacional do Meio Ambiente (Lei 6.936, de 1981), que dispõe no inciso VII, artigo 4º, sobre a “imposição ao poluidor e ao predador da obrigação de recuperar e/ou indenizar os danos causados e, ao usuário, da contribuição pela utilização de recursos ambientais com fins econômicos.”
No último domingo, o DIÁRIO publicou matéria assinada pelo jornalista Carlos Mendes que denuncia a omissão do Estado na cobrança das mineradoras que exploram os recursos hídricos. Segundo a matéria, o Pará deixa de arrecadar R$ 5 bilhões por ano. “Como os rios e mananciais são de domínio exclusivo do Estado, compete a ele cobrar e utilizar os recursos”, destaca a matéria, citando trechos de um ofício encaminhado por Ismael Moraes ao secretário de Meio Ambiente, Alberto Colares.Matéria completa clique aqui

quarta-feira, 21 de março de 2012

Justiça condena Curió por porte ilegal de arma


A Justiça do Distrito Federal condenou o militar da reserva Sebastião Curió Rodrigues de Moura, de 77 anos, por porte ilegal de arma. Por decisão do juiz Cesar Laboissiere Loyola, o mais conhecido agente do regime militar terá de repassar cestas básicas para instituições de caridade. A sentença tem caráter simbólico. É a primeira vez que Curió perde uma batalha nos tribunais. Ele ainda poderá recorrer.
Em março do ano passado, procuradores e policiais federais estiveram na residência de Curió, em Brasília, em busca de documentos do período em que ele atuou na repressão à guerrilha do Araguaia, de 1972 a 1975, no Pará. A operação não encontrou papéis relevantes sobre as ações das Forças Armadas, mas apreendeu uma antiga pistola. Um processo foi aberto porque ele não possuía permissão para ter arma em casa.
Na semana passada, Curió saiu vitorioso numa queda de braço com um grupo de sete procuradores que pediram à Justiça Federal sua prisão por suposto sequestro qualificado dos guerrilheiros Hélio Navarro de Magalhães, o Edinho, Maria Célia Corrêa, a Rosinha, Antônio de Pádua Costa, o Piauí, Daniel Calado, o Doca, e Telma Regina Corrêa, a Lia, presos na região do Araguaia ao longo de 1974. (Diário do Pará)

CONCURSO PÚBLICO: Prefeitura de Canaã dos Carajás disponibiliza 835 vagas


No Município de Canaã dos Carajás, Sul do Pará, a Prefeitura  estará recebendo inscrições para o concurso público nº 001/2012, que preencherá 835 vagas na administração direta. 
Há oportunidades para cidadãos dos níveis fundamental incompleto, fundamental completo, médio, técnico e superior. Os salários oferecidos aos profissionais variam entre R$ 622,00 e R$ 5.000,00, em jornadas de 20 a 40 horas semanais. Do total de vagas ofertadas, 5% são destinadas aos candidatos portadores de necessidades especiais.
As inscrições serão realizadas até o dia 15 de abril de 2012, através da internet, no site www.ivin.com.br. Para participar, é preciso pagar uma taxa de inscrição de acordo com seu nível de escolaridade, sendo R$ 35,00 para nível fundamental completo e incompleto, R$ 50,00 nível médio e R$ 70,00 para nível superior e magistério.
Confira os cargos e formação exigida:
Nível fundamental incompleto:
Agente de Serviços Gerais (SEDE e Z. RURAL), Agente de Serviços Funerários, Agente de Serviços de Segurança Patrimonial (SEDE e Z. RURAL), Agente de Serviços de Alvenaria, Agente de Serviços Elétricos e Agente de Serviços Hidráulicos.
Nível fundamental completo
Agente de Serviços de Auxiliar de Administração (SEDE e Z. RURAL), Agente de Serviços de Culinária, Agente de Serviços de Monitoria Social, Agente de Serviços de Condução de Veículos, Agente de Serviços de Operação de Máquinas e Agente de Serviços de Mecânica.
Nível Médio concluído
Agente de Serviços Administrativos (SEDE e Z. RURAL), Agente de Serviços Fazendários, Agente de Serviços de Vigilância Sanitária, Agente de Serviços Sociais, Agente de Serviços de Biblioteca Escolar (SEDE e Z. RURAL) e Agente de Serviços de Trânsito e Transporte.
Nível médio técnico
Agente de Serviços Agropecuários, Agente de Serviços Ambientais, Agente de Serviços em Análises Clínicas, Agente de Serviços em Enfermagem (SEDE e Z. RURAL), Agente de Serviços em Higiene Bucal, Agente de Serviços em Radiologia, Agente de Serviços de Segurança no Trabalho, Agente de Serviços de Turismo e Hospitalidade, Agente de Serviços de Obras Públicas e Agente de Serviços Topográficos.
Nível superior
Analista de Planejamento e Orçamento, Analista de Políticas Públicas e Gestão Governamental, Arquiteto, Assistente Cultural, Assistente Social, Auditor Ambiental, Auditor Fiscal de Tributos, Biomédico, Bioquímico, Educador de Trânsito, Educador Social, Educador Físico, Enfermeiro (SEDE e Z. RURAL), Enfermeiro – Z. RURAL (PACS), Engenheiro Agrônomo, Engenheiro de Tráfego, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico Anestesista, Médico Cardiologista, Médico Clínico Geral (SEDE e Z. RURAL), Médico Cirurgião, Médico Ginecologista e Obstetra, Médico Neurologista, Médico Ortopedista, Médico Pediatra, Médico Psiquiatra,     Médico Veterinário, Nutricionista Clínico, Nutricionista Escolar, Odontólogo – Z. RURAL, Odontólogo/Periodontia – SEDE, Odontólogo/Pacientes Portador de Necessidades Especiais – Z. SEDE, Odontólogo/Endodontia – SEDE, Pedagogo, Psicólogo, Psicopedagogo, Sociólogo e Zootecnista.
Nível superior e magistério
Professor 1- Educação Infantil (SEDE e Z. RURAL), Professor II – Séries Iniciais (SEDE e Z. RURAL), Professor III- ARTES, Professor III – CIÊNCIAS NATURAIS (SEDE e Z. RURAL), Professor III – EDUCAÇÃO FÍSICA SEDE e Z. RURAL), Professor III – GEOGRAFIA (SEDE e Z. RURAL), Professor III – HISTÓRIA- Z. RURAL, Professor III – INGLÊS (SEDE e Z. RURAL), Professor III – MATEMÁTICA (SEDE e Z. RURAL), Professor III – PORTUGUÊS (SEDE e Z. RURAL) e Professor III – ENSINO RELIGIOSO.
Provas
As provas serão realizadas na data provável de 20 de maio de 2012, na cidade de Canaã dos Carajás. Os locais e os horários de aplicação das provas serão divulgados no site da organizadora: www.ivin.com.br, no Portal do Candidato, na sede da organizadora na sede do Município de Canaã dos Carajás, com antecedência mínima de até 05 (cinco) dias da data de realização.
O gabarito oficial da prova objetiva será divulgado na data prevista de 20 de maio de 2012, no site da Organizadora: www.ivin.com.br na sede do IVIN, bem como em mural na Prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás.
Validade
A validade do concurso público será de 02 (dois) anos, contados da data da homologação de seu resultado, prorrogável por até 02 (dois) anos, a critério do Município de Canaã Dos Carajás, Estado do Pará.
Edital Prefeitura de Canaã dos Carajás

Senado aprova PEC que concede benefício integral para servidores públicos aposentados por invalidez


O Senado aprovou nesta terça-feira (20) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 5/12 que trata do direito de servidores públicos de se aposentarem por invalidez com benefício equivalente ao salário integral. Quebrando todos os interstícios previstos para votação de emendas constitucionais, os senadores aprovaram a PEC em primeiro e segundo turnos sem alterações de mérito. Com isso, ela seguirá para promulgação sem precisar retornar à Câmara dos Deputados.
Além de receber o equivalente ao salário integral, os servidores que se aposentarem por invalidez passarão a ter a aposentadoria vinculada aos proventos dos colegas da ativa. A regra vale para servidores públicos federais, estaduais e municipais que tiverem se aposentado por invalidez a partir de 1º de janeiro de 2004. A União, os estados e os municípios terão 180 dias para rever os benefícios de quem estiver nessas condições e dos pensionistas relacionados à esse tipo de aposentadoria.Clique aqui e veja matéria completa
Fonte: Agencia Brasil de Noticias

terça-feira, 20 de março de 2012

Semsa divulga relatório técnico sobre a dengue em Parauapebas


A Secretaria Municipal de Saúde divulgou na segunda-feira, 19, um relatório técnico sobre as notificações de casos de dengue em Parauapebas e ações de combate à doença no município.
Há 3 (três) meses, noticia-se na mídia que Parauapebas é o município paraense com maior número de notificações e incidência de casos de dengue no Estado do Pará. Desta forma, a Prefeitura Municipal de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, intensificou os trabalhos de pesquisa e mapeamento   dos casos de dengue nos bairros do município, bem como o treinamento com todos os servidores da secretaria, em especial para os médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, que fazem o trabalho fluir. 
Desde o inicio de 2011 foram realizadas triagens minuciosas que foram importantes para sensibilizar os profissionais quanto aos altos índices e assim haver  uma dedicação maior no atendimento e combate ao mosquito. Hoje o município localiza com mais facilidade através do mapeamento onde estão os maiores focos do mosquito. Desta forma, vem-se reduzindo os números de notificações de dengue e incidência de casos.
Em 2011, mais de 40 escolas se tornaram parceiros no combate a dengue. Já em 2012, mais de 67 empresas estão de mãos dadas com esta Secretaria para luta contra a dengue.
O LIRA, índice de levantamento rápido do mosquito, vem demonstrar o excelente trabalho da Secretaria de Saúde no combate a dengue. Em janeiro de 2012, o índice de infestação predial - IIP era de 9,8%. Após todo o trabalho desenvolvido pela secretaria, constatou-se no último ciclo, que é realizado a cada dois meses, através do levantamento atual do LIRA, que  o valor de infestação  baixou para 5.0%, o que significa uma redução de 49%.
Esta redução mostra que uma equipe bem treinada pode fazer, em relação a uma doença tão grave. Logo, a interação entre a equipe de agentes de controle de endemias (ACE) com programa de agentes de saúde (ACS) é importantíssimo para as ações de prevenção e eliminação de focos existentes no município.
A partir do dia 19 de março, deste ano, estaremos realiza.
Relatório Técnico da dengue: clique aqui 

CTRH ESTÁ COM INSCRIÇÕES ABERTAS PARA CURSO DE ESPANHOL, INFORMÁTICA BÁSICA E DIGITAÇÃO


A Coordenadoria de Recursos Humanos de Parauapebas(CTRH), informa que estão abertas até dia 27 de março as inscrições para os cursos de espanhol, informática básica, avançada e digitação. Podem se inscrever servidor público municipal e dependentes a partir de 10 anos.
As inscrições estão abertas na CTRH, das 8 h às 14 h. Os documentos necessários são: xerox do contracheque ou do crachá funcional e para os dependentes, documento oficial (cópia)que comprove o grau de parentesco com o servidor. Apenas o servidor pode fazer a inscrição do dependente.
O curso de espanhol terá turmas nos períodos da manhã, tarde e noite. Os de informática básica, avançada e digitação pela manhã e tarde. As aulas no período da manhã serão ministradas na sala de treinamento da CTRH, localizada no prédio da prefeitura, já as da tarde e noite no Centro Universitário de Parauapebas (Ceup). Os horários das aulas serão acertados com o professor em reunião no dia 27/03, após a realização das inscrições. O curso terá início no dia 02/04/2012.

RETOMADA DA LINHA DE FERRO CARAJÁS AINDA SEM PREVISÃO


A VALE informa que ainda não há previsão para retomada da operação da estrada de Ferro Carajás, da mineradora. 
Segundo últimas informações da companhia, uma equipe já esta trabalhando no local para que o problema seja resolvido o mais breve possível, mas sem nenhuma previsão exata do termino da recuperação da via ferroviaria.
Para as pessoas interessadas em mais informações a Vale oferece um canal de comunicação exclusivo  sobre o Trem de Passageiros. 
Para informações sobre reembolso, itinerários, preços ou horários, entre em contato, gratuitamente, com o Alô Ferrovia pelo telefone 0800 285 7000. 

Presidente da Câmara de Ourilândia do Norte sofre acidente

O vereador e presidente da Câmara de Vereadores de Ourilândia do Norte, Walter da Sagri, sofreu um acidente quando se dirigia de Tucuma para Ourilândia do Norte.
A camionete em que ele viajava L200 Triton, pertence à Câmara de Vereadores, capotou na Rod. PA 279.
Segundo informações, o vereador Walter da sagri, chegou de Belém e foi deixar o seu colega de partido Adelar pelegrini em sua residência, e ao retornar para a cidade de Ourilândia perdeu o  controle da camionete e capotou por várias vezes. O veiculo somente não caiu em um lago por causa de uma cerca que o segurou. O vereador sofreu apenas escoriações(Renildo Ferreira)

Famílias desabrigadas pelas cheias em Parauapebas acionam o MPE


Várias famílias desabrigadas acionaram esta semana o Ministério Público do Pará na tentativa de encontrar uma solução para um impasse criado pela prefeitura de Parauapebas. Há cerca de um ano a prefeitura retirou várias famílias de áreas de risco, por conta das cheias do rio Parauapebas, alojando-as em um galpão da secretaria de obras, local onde permanecem até agora. Na semana passada, cansados das promessas do prefeito Darci Lermen (PT), de resolver a questão, inúmeras famílias ocuparam as dependências da prefeitura do município para pressionar o governo municipal.
As cerca de 100 famílias que se encontram alojadas no abrigo da Usimig, às margens da estrada de acesso à ferrovia Carajás, são oriundas de residências que todo ano são atingidas pela água da enchente do Rio Parauapebas e do igarapé Ilha do Coco.
Segundo os moradores, a prefeitura não permitiu que as famílias retornassem às suas casas, sendo que para tanto foi prometido um lote urbano em local seguro e ajuda de custo para a construção das novas residências. No entanto, até hoje as promessas não foram cumpridas. Por outro lado, em nota, a prefeitura municipal de Parauapebas afirma que com relação às denúncias referentes à situação dos desabrigados, foi realizada na quarta-feira, 14, uma reunião no gabinete do Prefeito Darci Lermen, na qual ficou acordado que uma equipe composta pelo prefeito, juntamente com o secretário municipal de Urbanismo Roque Dutra e o secretário municipal interino de Obras (Semob) José Orlando Andrade, fariam uma visita ao local em que os antigos moradores do bairro Riacho Doce estão abrigados. (O Liberal)

Imprensa deslancha campanha de combate à dengue em Parauapebas



Sabendo da força de cada um dos veículos de comunicação como formadores de opinião, a Associação de Imprensa e Comunicação de Parauapebas (Aicop) promoverá no próximo dia 24 a campanha denominada “Xô dengue”, com intuito de mobilizar a comunidade parauapebense quanto ao combate à dengue.

A campanha tem como objetivo mobilizar todos os meios de comunicação de Parauapebas, secretarias municipais da prefeitura e parceiros envolvidos para conscientizar a comunidade para a necessidade de atitudes cotidianas para combater a doença. Haverá visita nas residências, competições esportivas, premiações para o quintal mais limpo e para maior doação de garrafas peti, além de shows da música gospel e apresentação de artistas locais.
A Aicop já está reunindo todos os veículos de comunicação e seus respectivos membros associados, e os ainda não sócios, para engajarem ainda mais na campanha “Xô dengue”, que será realizada na Praça das Casas Populares I, durante todo o sábado.

PROGRAMAÇÃO
Das 8 às 12 horas – Show gospel e visitação dos agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde, acompanhados de representantes da Aicop, da Coordenadoria da Juventude e de servidores das secretarias municipais de Urbanismo (Semurb), de Obras (Semob), de Meio Ambiente (Semma) e de Esporte e Lazer (Semel), às residências do perímetro para verificar possíveis focos do mosquito e informando como combatê-lo.
14 às 17 horas – Realização de competições esportivas de vôlei, futebol de salão e de areia.
17 horas - Representantes das escolas Olga da Silva, Domingos Cardoso e Eunice Moreira sairão de suas sedes, simultaneamente, em caminhada até a Praça das Casas Populares I, para manifestar em palco algo relacionado ao tema.
18 horas - Realização do “Grito cultural da juventude”, com shows de artistas locais, grupos folclóricos e apresentações teatrais, sob a organização conjunta da Aicop e Coordenadoria Municipal da Juventude; premiação dos domicílios exemplos de combate à dengue, além da promoção “Doação premiada de garrafas peti”, onde quanto mais garrafas doadas mais chance de ganhar o prêmio principal.
Os coordenadores do evento esperam mobilizar cerca de 300 pessoas, entre agentes de endemias, profissionais da imprensa e voluntários. O objetivo é atingir todos os moradores do complexo de bairros Altamira. O encerramento da ação está previsto para as 22 horas.

PARCEIROS
Secretarias de Saúde, Meio Ambiente, Coordenadoria da Juventude, Semurb, Semel e demais empresas locais, como a mineradora Vale. (Por Laércio e Deicharles)

REALIDADE HUMORADA DO TRÂNSITO DE PARAUAPEBAS


Mineração pretende investir US$ 41 bilhões no Pará


A indústria mineral em atividade no Pará trabalha com previsão de investimentos, até 2016, em torno de US$ 41 bilhões, incluídos aí, entre outros valores, os relativos à lavra, transformação e infraestrutura. Ao dar na sexta-feira,16, a informação, pouco antes de participar da cerimônia de lançamento do Anuário Mineral do Pará, o presidente do sindicato das indústrias do setor, José Fernando Gomes Júnior, destacou que a cadeia da mineração mantém hoje, em caráter permanente no Estado, cerca de 232 mil empregos, diretos e indiretos. Até 2016, conforme frisou, deverão ser criados mais 113 mil novos postos de trabalho, elevando para um número próximo de 350 mil o quantitativo de empregados na cadeia da mineração.
Os números citados pelo presidente do Simineral impressionaram os convidados presentes à cerimônia, realizada  no Espaço São José Liberto. Ele disse, por exemplo, que em 2011, o Estado do Pará exportou, em valores, 18,3 bilhões de dólares. Desse montante, acrescentou, o setor mineral respondeu, sozinho, por nada menos que US$ 16,9 bilhões, ou 92% do total.

PROJETO S11D
O presidente do Simineral chamou a atenção para o porte de empreendimentos que serão implantados no Pará ou que já se encontram em fase de implantação. O maior de todos, conforme frisou, é o projeto S11D, que a Vale vai operar em Canaã dos Carajás. De acordo com José Fernando, esse projeto vai mobilizar investimentos acima de 8 bilhões de dólares.
O S11D vai exigir da Vale a expansão da Estrada de Ferro Carajás e a construção de um ramal ferroviário, ligando o complexo industrial instalado em Canaã até a pera ferroviária de Parauapebas. A mineradora está construindo também, no porto de São Luís do Maranhão, mais um píer exclusivo do projeto.
O gigantismo do S11D está expresso nos números. Segundo informação de José Fernando Gomes Júnior, a mina deverá começar a produzir em 2014, um volume colossal de 100 milhões de toneladas/ano. Para que se tenha ideia do que isso representa, o Projeto Ferro Carajás, implantado pioneiramente em Parauapebas e em produção desde 1985, levou 25 anos para alcançar esse patamar. “O projeto S11D já nasce com um tamanho que Carajás só conseguiu alcançar depois de um quarto de século”, acrescentou. 

Lançado o Anuário Mineral do Pará
O Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral) lançou, na noite de ontem, o Anuário Mineral do Pará, que expõe números da produção, exportação, investimentos, geração de empregos e benefícios para o povo paraense, além de matérias e entrevistas com autoridades e renomados profissionais.
“Esta publicação é uma forma de inserir no DNA do paraense as questões minerais, para nos tornarmos uma potência do minério para o Brasil e para o mundo”. Foi com estas palavras que José Fernando Gomes explicou o motivo pelo qual foi idealizado este projeto. Segundo ele, o mote principal da publicação é possibilitar informação a serviço do desenvolvimento sustentável da mineração. “Mais que um produto editorial, será uma ferramenta, uma vitrine, onde o cidadão terá acesso ao que acontece no universo do minério no Pará”, disse.
No exemplar, constam matérias sobre novas tecnologias, mineração sustentável e meio ambiente, saúde e segurança no trabalho, mão de obra qualificada e o destaque para o avanço das mulheres na indústria mineral. Além de reportagens, a publicação traz entrevistas com personalidades do Estado. O sindicato deve lançar o anuário também nas principais regiões mineradoras.
Para o presidente interino do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), Rinaldo Mancin, a publicação consolida e dissemina informações atuais e reais sobre a indústria mineral. “Aqui o setor só cresce, por isso é preciso transformar estas informações e levá-las a público. Agora, com este material em mãos, será possível apresentar ao povo o que temos realizado para o desenvolvimento desta região”, destacou. (Diário do Pará)

VALE OFERECE CURSOS EM CANAÃ DOS CARAJÁS

O programa de Preparação para o Mercado de Trabalho (PPMT), da VALE, vai oferecer 140 vagas em Canaã dos Carajás-PA, à partir de abril. Essa é a primeira de quatro fases do Projeto para 2012.
De 26 a 30 de março, estão abertas as inscrições para os cursos de Mecânica Industrial, Soldador e Eletricista Industrial. As inscrições podem ser feitas gratuitamente no SINE(Rua Sucupira, 123-Centro) de segunda a sexta-feira, das 8 às 12hs. Os alunos terão transporte na área urbana e receberão kit escolar.
Cada turma será formada por 20 alunos. Para se inscrever, os interessados devem apresentar comprovante de conclusão do ensino fundamental, RG e comprovante de residência. As aulas têm previsão para iniciarem em abril e vão ser ministradas no SENAI.
Garanta logo a sua vaga!

Campanha de Doação de Sangue em Parauapebas supera meta


A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em parceria com o Hemopa/Marabá, realizou nos dias 17 e 18 uma Campanha de Doação de Sangue. No sábado, 17, a ação de saúde acorreu no Hospital Municipal Teófilo Soares, das 8h às 12h e das 14h às 18h. E no domingo 18, das 8h às 12h.
Por ano são realizadas três campanhas em Parauapebas, com o objetivo de coletar sangue para atender pacientes internados em Parauapebas e nos municípios vizinhos. ”Foi muito bom doar sangue, é um ato de cidadania, principalmente numa cidade como Parauapebas que a população cresce a cada dia que passa”. Afirmou Evandro Teixeira, técnico em Enfermagem e doador.
Cada campanha tem como meta arrecadar 200 bolsas, tendo em vista que cada bolsa tem validade de 35 dias. Nesta campanha a meta foi ultrapassada no primeiro dia.
“No primeiro dia já ultrapassamos a meta que era de 200 bolsas. Devemos o grande sucesso da campanha à solidariedade dos nossos doadores, pois já foram arrecadadas 300 bolsas, e superamos os anos anteriores”. Declarou Ana Valéria Amorim, responsável pela Agência Transfusional.

Cuidados após a doação
-Não dirigir por pelo menos 30 minutos;
-Ingerir bastante líquido no dia da doação;
-Não fazer esforço físico intenso;
-Não fumar por 2 horas.


segunda-feira, 19 de março de 2012

CARTA ABERTA AOS MUNICÍPIOS INTEGRANTES DA AMAT CARAJÁS

Assinada pelos Prefeitos: Darci – Parauapebas, Benjamim – Itupiranga, Álvaro – Conceição, Dino – Jacundá, Sidiney – Bom Jesus, Genival – Eldorado dos Carajás, Manoel Josino – Sapucaia e José Davi Passos – Xinguara


O processo eleitoral para escolha da diretoria da Associação dos Municípios do Araguaia-Tocantins, foi inédito frente ao empate dos 17 votos pra cada lado, entre os candidatos a presidência da entidade, que em seguida, foi decidido pela escolha do candidato mais idoso, sendo nesse caso, o prefeito de Tucumã, Celso Lopes, mesmo o estatuto da AMAT não prevendo esse critério. Diante dessa situação e recorrendo a manifestação por direito, alguns prefeitos resolveram expedir uma carta esclarecimento. Segue abaixo o inteiro teor da CARTA. Clique aqui e VEJA NA ÍNTEGRA

PREVISÃO PARA NORMALIZAÇÃO DO TRÁFEGO FERROVIÁRIO CARAJÁS PARA ESTA TERÇA-FEIRA, 20.


 A Vale informou em nota que paralisou a circulação de trens da Estrada de Ferro Carajás devido ao desabamento de uma estrutura metálica em construção localizada na ponte sobre o rio Mearim, no Maranhão, ocorrida na última sexta-feira.
A companhia declarou que as providências para restauração do tráfego ferroviário estão sendo tomadas, prevendo normalização a partir de amanhã.
A projeção é que a empresa tenha uma perda de aproximadamente 300 mil toneladas no volume de embarques de minério de ferro no terminal marítimo de Ponta da Madeira, sendo compensada posteriormente pelo melhor desempenho de embarques em Tubarão, Ikha de Guaíba e Itaguaí.


Prefeitura e Vale entregam caminhonete ao Corpo de Bombeiros


Resgatar pessoas em situação de perigo, salvaguardar bens materiais, fornecer assistência nos desastres naturais e nos causados pelo homem é o dever do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, instalado em Parauapebas. Para tanto, é necessário treino, equipamento e estrutura. Em uma parceria entre Vale e Prefeitura de Parauapebas, o Corpo de Bombeiros do município recebeu, na última sexta-feira, 16, em sua sede, uma caminhonete Ford Ranger para a melhoria da prestação de serviços por esta unidade.
“Quando uma cidade surge, nasce junto com ela todos os problemas sociais, fazendo-se necessária a presença do Corpo de Bombeiros para ir em direção as mazelas. Portanto, precisamos evoluir, dar continuidade a esse investimento de implantação. A doação dessa viatura será de grande importância para nossos serviços, para que no final a população seja beneficiada”, disse Marcus Fabiano Sarquis, major chefe da 4ª sessão do comando operacional do Corpo de Bombeiros Militar do Pará.
A entrega da caminhonete foi possível graças a uma parceria entre a Prefeitura de Parauapebas e Vale. “Quando falamos em parceria, conseguimos chegar onde queremos. Quem precisa, necessita acionar o Corpo de Bombeiros diante de uma dificuldade sabe a importância de mais essa conquista, e aos poucos, em conjunto, iremos adquirir mais investimentos”, disse o assessor de comunicação, Junior Romão, representando o prefeito Darci Lermen.
Antônio Padovezi, diretor do departamento de Ferrosos Norte da Vale definiu os bombeiros de Parauapebas como “uma valiosa equipe, onde nas situações em que todos estão fugindo, a corporação está indo ao encontro para minimizar o problema”.
Estiveram também presentes no evento José Alves, presidente da Câmara Municipal de Parauapebas, Deuzimar Branco, coordenador da Defesa Civil e Francisco Paulo do Nascimento, Superintendente do aeroporto Carajás /Infraero.
Fonte: ASCOM PMP

Show do grupo Só Pra Contrariar animou terceiro dia de festa no 22° Encontro da Mulher


Shows, gincana, atividades culturais, movimentam o 22ºEncontro da Mulher de Parauapebas.  O evento teve início dia 05 de Março com as Olimpíadas da Mulher e realizou sua abertura oficial na quinta-feira, 15, na Praça de Eventos, após a macha para as mulheres, atividade em que os grupos integrantes da gincana apresentaram suas equipes.
O destaque da primeira noite de festa na Praça de Eventos ficou por conta do grito de paz, momento em que cada equipe fez uma apresentação musical sobre o tema do Encontro. A escolha de músicas com ritmos acelerados, aliados a cantoras e dançarinos elétricos, animou o público. Já o dia 16, sexta-feira, foi marcado por jogo de boliche, tarefa relâmpago da gincana e shows locais. No último sábado 17, foi realizado o encerramento da gincana, com um show de pagode do grupo Só Pra Contrariar.
O encerramento de toda a programação do 22º Encontro da Mulher será no seminário sobre Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, que ocorrerá nos dias 29 e 30 de março, das 08h às 18 h, no auditório da câmara municipal.
Fonte: Ascom PMP
Foto: Pebinha de açucar


Prefeito de Parauapebas, realizou reunião com associação de camelôs


O prefeito, Darci Lermen, realizou na quinta-feira, 15, às 10h, uma reunião com representantes da associação de camelôs de Parauapebas. Na ocasião, o prefeito informou aos representantes que no prazo de 20 dias estará pronto o novo espaço que irá recebê-los, localizado no Bairro Rio Verde, ao lado do Mercado Municipal.
Segundo Darci, os camelôs que foram removidos das Ruas E, F e PA 275 terão melhores condições de trabalho, pois desenvolverão suas atividades em um local organizado, específicos para eles, ficando livre da chuva e sol forte, por se tratar de um local coberto. Terão também mais segurança, uma vez que serão disponibilizados guardas para o local.
Entre as ações adotadas pelo governo municipal para auxiliar os camelôs, encontra-se o crédito, por meio do Banco do Povo, para os ambulantes, que não tiverem condições de comprar sua própria barraca para se instalarem no novo espaço.
Além disso, será inclusa nas rotas das Vans a Avenida Araguaia, que fica paralela ao Mercado Municipal, para garantir um maior fluxo de pessoas, no sentido das vendas não serem prejudicadas.
Fonte: Ascom PMP


domingo, 18 de março de 2012

Vale Informa: Não há previsão para retomar linha de ferro Carajás


A Vale informou, por meio de sua assessoria de imprensa no Maranhão, que não há previsão para retomada da operação da Estrada de Ferro Carajás, da mineradora. Segundo nota oficial da companhia, a interrupção deve-se a um acidente numa ponte ferroviária, que aconteceu na noite de sexta-feira. A estrutura metálica de uma ponte ferroviária em construção cedeu no Km 142 da Estrada de Ferro Carajás, no município de Vitória do Mearim, por volta das 20 horas. Segundo a Vale, 15 empregados da empresa contratada responsável pela obra trabalhavam na ponte.
Dos envolvidos na ocorrência, sete tiveram ferimentos leves e foram socorridos pela ambulância do próprio canteiro da obra e encaminhados para o hospital da cidade, tendo recebido alta médica logo em seguida.
A nota oficial divulgada pela Vale informa que engenheiros e técnicos que atuam na construção estão no local avaliando as possíveis causas da ocorrência, mas não fornece qualquer previsão para retomada na linha de trem de Carajás.
O Trem de Passageiros, que partiria às 8 horas de sábado da Estação de São Luís, em direção a cidade de Parauapebas, no Pará, teve sua viagem cancelada. A companhia informou que todos os passageiros que adquiriram bilhetes de viagem terão seu dinheiro devolvido ou suas viagens remarcadas.
A Estrada de Ferro Carajás conecta as minas de ferro de Carajás, no Estado do Pará, ao Terminal Portuário de Ponta da Madeira, no Maranhão. Pela ferrovia são transportados minério de ferro, ferro-gusa, manganês, cobre, combustíveis e carvão. A Vale não informou o impacto da interrupção da ferrovia sobre o escoamento da produção da empresa.

Polícia incinera máquinas caça-níqueis apreendidas em Parauapebas


A Polícia Civil incinerou 35 máquinas "caça-níqueis" em Parauapebas, município do sudeste paraense. Os equipamentos foram apreendidos durante operações realizadas pela Polícia Civil nos dois primeiros meses de 2012. No ano passado, foram apreendidas 150 máquinas, todas destruídas no final de dezembro, após decisão do juiz criminal da 3ª Vara Penal de Parauapebas, Líbio Araújo.
Os equipamentos foram apreendidos em bares e pontos de venda de DVDs "piratas" na cidade. Os DVDs foram incinerados junto com as máquinas, como resultado das ações de combate à contravenção no município.
De acordo com o delegado Antônio Miranda, a destruição dos equipamentos atendeu às orientações da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), que determinou a intensificação das ações destinadas a coibir a criminalidade no interior. O delegado, que coordenou a operação, disse ainda neste domingo (18), que a contravenção já foi alvo de diversas fiscalizações no município. A cada 60 dias, com autorização do juiz Líbio Araújo, é queimado o material recolhido em operações.

Texto:
Walrimar Santos - Polícia Civil