Pesquisar este blog

terça-feira, 20 de março de 2012

Semsa divulga relatório técnico sobre a dengue em Parauapebas


A Secretaria Municipal de Saúde divulgou na segunda-feira, 19, um relatório técnico sobre as notificações de casos de dengue em Parauapebas e ações de combate à doença no município.
Há 3 (três) meses, noticia-se na mídia que Parauapebas é o município paraense com maior número de notificações e incidência de casos de dengue no Estado do Pará. Desta forma, a Prefeitura Municipal de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, intensificou os trabalhos de pesquisa e mapeamento   dos casos de dengue nos bairros do município, bem como o treinamento com todos os servidores da secretaria, em especial para os médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, que fazem o trabalho fluir. 
Desde o inicio de 2011 foram realizadas triagens minuciosas que foram importantes para sensibilizar os profissionais quanto aos altos índices e assim haver  uma dedicação maior no atendimento e combate ao mosquito. Hoje o município localiza com mais facilidade através do mapeamento onde estão os maiores focos do mosquito. Desta forma, vem-se reduzindo os números de notificações de dengue e incidência de casos.
Em 2011, mais de 40 escolas se tornaram parceiros no combate a dengue. Já em 2012, mais de 67 empresas estão de mãos dadas com esta Secretaria para luta contra a dengue.
O LIRA, índice de levantamento rápido do mosquito, vem demonstrar o excelente trabalho da Secretaria de Saúde no combate a dengue. Em janeiro de 2012, o índice de infestação predial - IIP era de 9,8%. Após todo o trabalho desenvolvido pela secretaria, constatou-se no último ciclo, que é realizado a cada dois meses, através do levantamento atual do LIRA, que  o valor de infestação  baixou para 5.0%, o que significa uma redução de 49%.
Esta redução mostra que uma equipe bem treinada pode fazer, em relação a uma doença tão grave. Logo, a interação entre a equipe de agentes de controle de endemias (ACE) com programa de agentes de saúde (ACS) é importantíssimo para as ações de prevenção e eliminação de focos existentes no município.
A partir do dia 19 de março, deste ano, estaremos realiza.
Relatório Técnico da dengue: clique aqui 

Nenhum comentário:

Postar um comentário