Pesquisar este blog

sexta-feira, 19 de março de 2010

Inscrições para curso de corte e costura em Parauapebas

A Prefeitura de Parauapebas comunica a todas as mulheres que a Secretaria Municipal da Mulher estará realizando inscrições para o curso de corte e costura. As interessadas devem comparecer na Casa da Mulher, situada na rua Sol Poente nº 344, esquina com rua Ângela Diniz, bairro da Paz, no período de 29 a 31 de março, no horário das 8 às 14 horas, munidas de documentos pessoais. As vagas são limitadas e as inscrições vão ser realizadas por ordem de chegada. O curso terá início dia 6 de abril, com carga de 110 horas, sendo duas horas e meia de aula por dia. O curso é totalmente gratuito, inclusive o material a ser utilizado.

VACINAÇÃO H1N1 CRIANÇAS EM PARAUAPEBAS


A Secretaria Municipal de Saúde através da Coordenação de Imunização, convoca todas as mães a levarem suas crianças com idade entre 06 meses a 11 meses e 29 dias para receber a vacina contra H1N1.

Todas as crianças nesta faixa etária devem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa.
Não esqueça de levar a carteira de vacinação da criança .
A meta estabelecida é vacinar 5.634 crianças.
DATA: 20 de março de 2010
HORARIO: 08h00 as 17h00
LOCAIS DE VACINAÇÃO: Unidades Básicas de Saúde: Cidade Nova (ambulatório do HMP), Rio Verde, Liberdade, Fortaleza, CSMI, Cedere, Palmares I, Palmares II, Altamira, Novo Brasil, Casas Populares.

COMENTÁRIO SOBRE POSTAGEM ANTIGA SOBRE ALUNO QUE MORREU EM PARAUAPEBAS VITIMA DE VILÊNCIA NA ESCOLA

Senti uma dor muito parecida à deste pai e agradeço a Deus por não ter perdido meu filho, mas as marcas em sua alma ainda estão presentes depois do mesmo ter sido agredido dentro da escola. Fiquei muito triste e revoltada por tudo que aconteceu, então resolvi compor na época, a letra desta música e levá-la aos lugares mais distantes do universo. A violência precisa ter fim! Vamos lutar contra esse triste e selvagem comportamento. LEVE AO MUNDO ESTA CANÇÃO. Por favor!


Título: Precisamos de paz, violência jamais!

Precisamos de Paz,
Violência Jamais,
Na escola eu Preciso,
Aprender.

A amar meu irmão,
Segurar sua mão,
E seguir semeando,
A união.

Eu não quero ver briga,
Pontapé ou empurrão,
Vamos todos cantar,
A canção.

Paz na escola,
Paz no coração Refrão (2 X esses 4 versos)
Entre nesse time,
Violência não.

A escola é o espaço,
Pra ensinar e aprender,
E para ter vida,

Só depende de você
Diga não ao bullying
Aprenda essa lição
E leve para o mundo
A nossa canção.

Paz na escola,
Paz no coração Refrão (2x esses 4 versos)
Entre nesse time,
Violência não.

Autor: Leonor Alves

quinta-feira, 18 de março de 2010

Senado discute conflitos de garimpeiros no Pará

Reunida desde as 11h20 da manhã desta quinta-feira (18), a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) continua debatendo com garimpeiros e representantes do poder público o conflito existente na região de Serra Pelada, no sudeste do Pará. A pedido do senador José Nery (PSOL-PA), a audiência pública está sendo realizada para ajudar os senadores a entenderem aquele conflito.

A disputa envolve interesses políticos, sindicais, mineradoras e antigos garimpeiros. Tem como ponto central um garimpo fechado em 1992 e reativado em 2002 por decisão do Congresso Nacional. De acordo com Nery, tudo começou com a chegada de 10 mil pessoas atraídas pela extração de ouro e outros metais existentes naquela área.
Nos depoimentos até agora prestados, os garimpeiros questionam os contratos firmados entre a cooperativa que os representava e as empresas Vale e Colossus Minerals Inc., esta oriunda do Canadá.
Eles dizem que a exploração do subsolo de Serra Pelada pode significar a extração de quase R$ 3 bilhões em metais. A retirada do minério deverá ser feita com maquinário da Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral (SPCDM), criada para viabilizar a exploração a partir da associação entre a Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp) e a canadense Colossus.
Porém, dizem esses trabalhadores, o Sindicato dos Garimpeiros de Serra Pelada (Singasp) contesta a legitimidade da Coomigasp e denuncia que o contrato assinado prevê descontar dessa porcentagem os investimentos feitos pela Colossus.
Participam da audiência representantes do Ministério de Minas e Energia, Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Governo do Pará, DNPM e entidades que representam os garimpeiros.

Cientistas descobrem como envelhecer e matar células do câncer

Em vez de matar células cancerígenas com drogas tóxicas, cientistas de Harvard descobriram um caminho molecular que as obriga a envelhecer e morrer.

As células cancerígenas se espalham e crescem porque podem dividir-se indefinidamente. Mas um estudo em ratos mostrou que o bloqueio de um gene causador do câncer chamado Skp2 forçou células cancerígenas a passar por um processo de envelhecimento conhecido como senescência - o mesmo processo envolvido na ação de livrar o corpo de células danificadas pela luz solar.
Se você bloqueia o Skp2 em células cancerígenas, o processo é desencadeado, relatou Pier Paolo Pandolfi da Harvard Medical School, em Boston, e colegas em artigo publicado na revista "Nature".
A droga experimental contra o câncer MLN4924, da Takeda Pharmaceutical - já na primeira fase de experimento clínico em humanos - parece ter o poder de fazer exatamente isso, disse Pandolfi em entrevista por telefone.
A descoberta pode significar uma nova estratégia para o combate ao câncer. "O que descobrimos é que se você danifica células, as células têm um mecanismo de adensamento para se colocar fora de ação", disse Pandolfi. "Elas são impedidas irreversivelmente de crescer."
A equipe usou para o estudo ratos geneticamente modificados que desenvolveram uma forma de câncer de próstata. Em alguns deles, os cientistas tornaram inativo o gene Skp2. Quando o rato atingiu seis meses de vida, eles descobriram que os portadores de um gene Skp2 inativo não desenvolveram tumores, ao contrário dos outros ratos da pesquisa.
Quando eles analisaram os tecidos de nódulos linfáticos e da próstata, descobriram que muitas células tinham começado a envelhecer, e também encontraram uma lentidão na divisão de células.
Esse não era o caso em ratos com a função normal do Skp2. Eles obtiveram efeito semelhante quando usaram a droga MLN4924 no bloqueio do Skp2 em culturas de laboratório de células de câncer da próstata

Leilão da usina de Belo Monte será em 20 de abril

O leilão da usina hidrelétrica de Belo Monte (PA) será em 20 de abril, anunciou nesta quinta-feira o Ministério de Minas e Energia em seu site.

"Caberá à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) elaborar o edital e o respectivo contrato de comercialização de energia no ambiente regulado necessários para a promoção do referido leilão... com prazo de duração de 30 anos e início de suprimento em 2015", informou o ministério.
Fonte: site Terra

quarta-feira, 17 de março de 2010

MOMENTO CALCINHA - MULHERES E A INFIDELIDADE DOS HOMENS

Há duas boas razões para você ser sempre a última a saber:

• Seu parceiro é sempre o último a lhe contar.
• Você não quer realmente saber.
O amor de uma boa mulher não é suficiente para mudar o comportamento de um homem cronicamente infiel.
Muitos homens cronicamente infiéis reconhecem que o melhor sexo é o que eles fazem com suas parceiras fixas — mas isso não importa.
Quando se trata de sexo, alguns homens são completamente levados pela fantasia e, por essa razão, parecem insaciáveis.
Não é seguro seguir um homem que se deixa conduzir por seus órgãos genitais.
Os homens que são cronicamente infiéis são também cronicamente descuidados em relação à possibilidade de serem pegos... isso faz parte da excitação.
O histórico sexual de seu parceiro é um dos principais indicadores de seu comportamento sexual no futuro.
O fato de um homem criticar "homens que traem suas parceiras" não significa que ele não faça isso... na realidade, às vezes é um indício de que ele faz.
Se ele nunca foi fiel a nenhuma outra mulher, você não deve esperar que ele seja fiel a você.
Gostar da própria companhia é pré-requisito para ter sucesso com um parceiro.
Estar casada com o homem errado é como estar na prisão — a diferença é que você precisa preparar suas próprias refeições e as dele.
Viver com o homem errado pode ser mil vezes mais solitário do que viver sem nenhum.
O vício do sexo é um problema muito complexo, e você não tem como ajudar um homem a solucioná-lo.

Se você já esteve envolvida com um homem que é cronicamente infiel, você sabe o quanto isso dói, o quanto isso a deixa confusa e impotente. Quando uma mulher descobre que seu parceiro está indo para a cama com outra mulher, em geral ela acha que isso ocorre por culpa dela ou do relacionamento. O que normalmente não consegue perceber é que o comportamento sexual de um homem pode não ter nada a ver com ela, ou até mesmo com a mulher com quem ele está envolvido.

MUNICIPIOS DO PARÁ ENTREGAM PROJETOS PARA O MINISTÉRIO DAS CIDADES

Após promover diagnósticos socieconômicos para identificar os principais déficits desses municípios, a Fundação Vale realiza os projetos executivos junto com as Prefeituras, apoia a captação de recursos, acompanha a execução das obras e sua manutenção. Na tarde desta terça-feira, dia 16, em Brasília, dezenas desses projetos nas áreas de infraestrutura e habitação foram entregues aos ministros das Cidades, Márcio Fortes, e das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, por representantes de 31 municípios do Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais e Pará. O diretor-presidente da Fundação Vale, Silvio Vaz, acompanhou a entrega no auditório do Ministério das Cidades.

O município de Canaã dos Carajás, no Sudeste do Pará, por exemplo, apresentou dez projetos. Eles preveem obras para abastecimento de água e esgotamento sanitário na malha urbana, nos bairros Paraíso das Águas e Vale do Sossego, além da área rural (localidades de Vila Bom Jesus, Feitosa, Ouro Verde e Planalto). Também serão construídas 100 unidades habitacionais pulverizadas e um conjunto habitacional para 900 famílias. Foram investidos somente nos projetos desse município R$ 3,5 milhões para obras no valor de R$ 80,3 milhões, que vão beneficiar mais de 32 mil pessoas.
Mais oito municípios do Pará entregaram projetos. São previstas obras de pavimentação e drenagem nos centros urbanos de Curionópolis e Eldorado dos Carajás; sistema de esgoto na sede e pavimentação de vias e drenagem para toda a malha urbana de Ourilândia do Norte; primeiro módulo do sistema de coleta e tratamento de esgotos para a malha urbana de Paragominas; drenagem, pavimentação e travessia viária de Abaetetuba; sistema de abastecimento de água para Vila do Conde, em Barcarena; captação, tratamento e distribuição de água para Caetanópolis, em Parauapebas. Serão construídas também cem unidades habitacionais em Eldorado dos Carajás, 200 em Ourilândia do Norte, além de conjuntos habitacionais para 456 famílias em Abaetetuba, 467 em Barcarena, 2.500 em Marabá, 961 em Paragominas e mil em Parauapebas. No total, o Pará apresentou 16 projetos de infraestrutura e dez de habitação, em busca de R$ 430 milhões do governo federal.
Na realização de todos os projetos executivos entregues ao Ministério das Cidades, a Fundação Vale investiu mais de R$ 20 milhões. Com eles, os municípios pretendem captar aproximadamente R$ 500 milhões do governo federal, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), para obras de habitação, abastecimento de água, esgotamento sanitário, pavimentação e drenagem, que vão beneficiar mais de 200 mil pessoas. Os projetos já foram encaminhados à Caixa Econômica Federal, ao Ministério da Integração Nacional, à Fundação Nacional de Saúde, à Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba e ao Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse.
Os outros municípios que entregaram projetos foram: Cariacica, Serra e Vila Velha (Espírito Santo); Açailândia, Anajatuba, Arari, Cidelândia e Miranda do Norte (Maranhão); Barão de Cocais, Barbacena, Bela Vista de Minas, Belo Vale, Caeté, Catas Altas, Itabirito, Mariana, Ouro Preto, Raposos, Rio Acima, Rio Piracicaba, São Gonçalo do Rio Abaixo e Santa Bárbara (Minas Gerais).

terça-feira, 16 de março de 2010

POBRE CIDADE RICA...

Costumo durante o final de semana passear pelos bairros da cidade de Parauapebas, por pura falta de opção de lazer, e sempre venho me deparando com situações calamitantes.

Eu moro no bairro união, onde é fácil ver caminhões de lixo passar, asfalto sendo restaurado, mas sinto certa indignação por quem mora em bairros mais distantes.
Qualquer pessoa que entrar em qualquer bairro pela Rodovia de acesso a ferrovia, vai ter a sensação que não existe atuação da administração pública na cidade.
Uma cidade que recebe tantos recursos não deveria ter ruas sem asfalto, lixos transbordando nos latões e buracos nas pistas.
Ao parar para fazer compras no mercado municipal agente se depara com uma falta de organização e higiene injustificável. Falta balcão apropriado, o piso de tão rústico acumula uma sujeira que nem com jato d’água consegue remover, alem da falta de dignidade para os feirantes que se submetem a tamanha falta de consideração para desenvolver suas atividades naquele local.
Pode até existir projetos para reformar a feira, mas ouço este blá, blá, blá, desde que aqui cheguei, e por enquanto...nada!
As obras públicas como pontes em plena avenida, demoram mais de um ano para ficarem prontas, o hospital municipal é outro elefante cinza, que sem reboco,  vai desmoronar de tanto levar chuva e sol até sua conclusão. A propria prefeitura está lá linda, imponente e sem utilidade alguma, o que falta para que a mesma se torne a casa do povo?
Se responder que é falta de verba eu vou rir.
Graças a Deus ainda não perdi minha capacidade de me indignar com isso. Mas existem pessoas que simplesmente se acomodam e preferem ficar na turma do “não adianta reclamar”.
Mas ai estaremos sendo coniventes com esta situação. Se ninguém reclama então “eles” imaginam que tá tudo uma maravilha na cidade e a realidade é bem outra.
Só pra lembrar, não sou eleitora de Parauapebas, mas sei que situações como esta ajudam a politizar muitas pessoas, que aprendem a fazer melhores escolhas futuras.

Rosangela Sampaio

Vale abre 1.100 vagas para Programa de Formação Profissional

A Vale está oferecendo 1.100 vagas para o Programa de Formação Profissional 2010 no Pará, no Maranhão e em Tocantins. O Programa formará jovens com o objetivo de suprir a demanda por profissionais qualificados nas áreas de atuação da empresa e, ao mesmo tempo, fomentar o desenvolvimento local nas regiões em que a Vale está presente. Nos últimos dois anos, foram treinados mais de 2.400 jovens em diversas formações técnicas em todos os estados onde a empresa atua.
Os candidatos devem ter no mínimo 18 anos, ensino médio completo ou ensino técnico nas áreas de eletrotécnica, eletrônica, eletromecânica, eletroeletrônica, edificações, estradas, mecânica ou metalurgia. Para algumas vagas, é preciso ter carteira de habilitação. A partir de hoje até o fim de março, as inscrições estão abertas no site da Vale (www.vale.com) e presencialmente nos locais e datas abaixo.
Como se inscrever?

Os candidatos devem ter no mínimo 18 anos, ensino médio completo ou ensino técnico nas áreas de eletrotécnica, eletrônica, eletromecânica, eletroeletrônica, edificações, estradas, mecânica ou metalurgia. Para algumas vagas, é preciso ter carteira de habilitação. A partir de hoje até o fim de março, as inscrições estão abertas no site da Vale (www.vale.com) e presencialmente nos locais e datas abaixo.
As vagas são para as cidades de Parauapebas, Canaã dos Carajás, Marabá e Ourilândia, no Pará; para São Luís, Açailândia e Imperatriz, no Maranhão e Araguaína, no Tocantis. Os jovens formados pelo Programa de Formação Profissional da Vale vão atuar nas áreas de operação de mina, manutenção de mina, manutenção de usina, operação de usina, manutenção portuária, inspeção de embarque, operação de pelotização, manutenção ferroviária e operação ferroviária.
INSCRIÇÕES:

Parauapebas (PA):
Inscrições pelo site: www.vale.com
Dias: 15 a 23 de março para nível médio e 15 à 28 de março para nível técnico.

Inscrições presenciais:
CEUP - Centro Universitário de Parauapebas, Rua A, entre rua 8 e rua 9.
Dias: de 15 a 23 de março / Horário: 8h às 18h.

Canaã dos Carajás (PA):
Inscrições pelo site: http://www.vale.com/
Dias: 15 a 23 de março.

Inscrições presenciais:
SINE - Agência Nacional de Empregos, Rua Carajás, nº 299 - Centro.
Dias: de 15 a 23 de março / Horário: 8h às 18h.

Ourilândia (PA):
Inscrições pelo site: www.vale.com
Dias: 15 a 19 de março.

Inscrições presenciais:
Escola Geraldo Angelo Pereira: Av. Amazonas, S/N. Tucumã/PA.
Escola Técnica Vale dos Carajás: Rua 14, nº 550. Ourilândia do Norte/PA.

Dias: de 16 a 19 de março / Horário: 8h às 18h.
Marabá (PA):
Inscrições pelo site: www.vale.com
Dias: 15 a 28 de março.

Inscrições presenciais:
SINE - Agência Nacional de Empregos, Folha 32, quadra 7 Nova.
Dias: 19 a 23 de março.

segunda-feira, 15 de março de 2010

ENGENHEIRO DE MINAS DE PARAUAPEBAS É A CARA DA VALE NA CHINA

O nordestino Jony Peterson de Oliveira, engenheiro de minas em Carajás, no município de Parauapebas (PA), foi o escolhido para representar a cara da Vale na Expo Xangai 2010. Jony, que participou da campanha "Seja a cara da Vale na China" e concorreu com mais de 300 candidatos, vai representar a diversidade brasileira no pavilhão, ambientado com o tema "Cidades pulsantes: sinta a vida das cidades brasileiras". A Vale é a patrocinadora oficial do Pavilhão Brasileiro na Expo Xangai. A feira é o 3º maior evento do mundo, com mais de cinco quilômetros quadrados de espaço para expositores, e acontece de maio a outubro

Os 10 homens mais ricos do mundo

Após 13 anos, Bill Gates, dono da Microsoft, não é o homem mais rico do mundo, ocupando hoje a terceira colocação, segundo a lista de bilionários feita pela revista americana Fobes.


Em primeiro lugar está o investidor americano Warren Buffet e em segundo o mexicano Carlos Slim, dono da América Movil, da Claro e da Embratel.
O único brasileiro que ficou entre os Top 100 mais ricos do mundo foi o empresário Antonio Ermirio de Moraes, dono da Votorantin.
Veja o ranking dos 10 homens mais ricos do mundo e o valor das suas fortunas:

1º - Warren Buffett – Americano – 77 anos - 62 bilhões de dólares
2º - Carlos Slim Helu & family - Mexicano - 68 anos - 60 bilhões de dólares

3º - William “Bill” Gates III – Americano - 52 anos - 58 bilhões de dólares
4º - Lakshmi Mittal – Indiano - 57 anos - 45 bilhões de dólares

                5º - Mukesh Ambani - Indiano – 50 anos - 43 bilhões de dólares

6º - Anil Ambani - Indiano – 48 anos - 42 bilhões de dólares
7º - Ingvar Kamprad & family - Sueco - 81 anos – 31 bilhões de dólares
8º - KP Singh – Indiano – 76 anos – 30 bilhões de dólares
9º - Oleg Deripaska - Russo - 40 anos – 28 bilhões de dólares
10º - Karl Albrecht – Alemão - 88 anos – 27 bilhões de dólares


DIA MUNDIAL DA ÁGUA EM PARAUAPEBAS

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) vai realizar no dia 20/03, em parceria com a SAAEP, universitários, alunos de escolas técnicas, jovens ambientalistas e estagiários da Semma, blitz uma educativa com panfletagem e Secretaria Itinerante. O objetivo é conscientizar a comunidade sobre a importância do uso racional da água. Esse evento será realizado a partir das 8h, na Praça de Eventos.
Fonte: Beatriz Sales SEMMA

PREFEITURA DE PARAUAPEBAS COM SECRETARIADO NOVO

Hernandez Margalho – Sefaz (definido)
Raimundo Neto – Secretaria de Obras
Coutinho - Assumiria a frente da campanha política
Índio – Assumiria Semas
Euzébio – Assumiria a Educação
Altamiro – iria para Câmara Municipal como vereador
João Fontana – Assumiria Gabinete
DR. Afonso - Assumiria Saúde

Nomes quase certos para assumir Assessoria de Comunicação – ASCOM

Demeval Moreno – Radialista e orador
Deicharles – Jornalista e produtor de eventos
Waldyr Silva – Jornalista e revisor de texto
Laércio – Radialista e orador
Carlos Refribom - Dono de jornal
Flávio Sacramento - Dono de jornal
Anchieta - Dono de jornal e de carro de som
Zé Dudu – Dono de Blog

Quem decidirá os nomes de alguns secretários será um grupo forte do PT, PMDB e PDT
Fonte: Sandro Pereira