Pesquisar este blog

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

PARAUAPEBAS - PROGRAMAÇÃO CURTACARAJÁS 2012


05 a 09 Nov – Oficina de Video e Cinema Digital

10 Nov – Pré-Jornada Paraense de Cineclubes
Realização: PARACINE – Federação Paracine de Cineclubes
Local: CDC  / Horário: 9 às 12h – 14 às 18h

11 Nov – Seminário Cinema e Educação 
Realização: CNC – Conselho Nacional de Cineclubes e PARACINE
Local: CDC  / Horário: 14 às 18h

Dia 12 – Abertura Oficial do Festival
    9 às 12:30h – Oficina de Direção Cinematográfica com Victor Lopes
    19h – Cerimônial de Abertura
    19:30h – Sessão de abertura da Mostra Competitiva Nacional de Curtas

Dia 13 – Mostra Competitiva e Mostra Labirinto
    9 às 12:30h – Oficina de Direção Cinematográfica com Victor Lopes
    19h – Mostra Competitiva Nacional de Curtas
    21:30h – Mostra Labirinto
        Exibição do Documentário: Paralelo 10 – Direção: Silvio Da-Rin


Dia 14 – Mostra Competitiva e Mostra Labirinto
    9 às 12:30h – Oficina de Direção Cinematográfica com Victor Lopes
    19h – Mostra Competitiva Nacional de Curtas
    21:30h – Mostra Labirinto
        Exibição do Documentário: Vale dos Esquecidos – Direção: Maria Raduan


Dia 15 – Mostra Competitiva e Mostra Labirinto
    9 às 12:30h – Oficina de Direção Cinematográfica com Victor Lopes
    19h – Mostra Competitiva Nacional de Curtas –
    21:30h – Mostra Labirinto
        Exibição do Documentário: Ervas e Saberes da Floresta – Direção: Zienhe Castro

Dia 16 – Mostra Jorane Castro
    9 às 12:30h – Oficina de Direção Cinematográfica com Victor Lopes
    18:30h – Mostra Jorane Castro
        Com a presença da diretora para bate-papo com público após a sessão.
    23:30h – Show com artista local

Dia 17 – Encerramento do Festival
    14 às 18h – Lançamento do projeto Rede Carajás de Cultura e Arte
        Roda de conversa com produtores e agentes culturais de Parauapebas e convidados do projeto
        Realização: Fundação VALE
    19:30h – Exibição do Documentário VALE 70 anos
    20:15h – Divulgação dos vencedores da Mostra Competitiva
    20:30h - Exibição dos curtas vencedores
    21:45h – Cerimônia de Encerramento – Considerações Finais e Agradecimentos
    22h – Show de Encerramento do festival

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Vale obtém licença de operação para Salobo


Em nota ao mercado, a Vale informa que recebeu a licença de operação (LO), emitida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), para o projeto de cobre Salobo no estado do Pará. Salobo é o segundo projeto greenfield desenvolvido pela Vale no Brasil e tem capacidade nominal estimada de 100 mil toneladas anuais de cobre em concentrado.
Salobo iniciou o ramp-up com suas duas linhas de produção operando desde junho, e envolve a operação integrada de lavra a céu aberto, beneficiamento, transporte e embarque. O escoamento da produção é feito por rodovia, da mina até terminal ferroviário existente da Vale em Parauapebas (PA), de onde é transportada pela Estrada de Ferro Carajás até o terminal marítimo de Ponta da Madeira (MA).
Os investimentos totalizarão US$ 2,507 bilhões em Salobo. Simultaneamente, a Vale já investe em sua expansão - Salobo II - que entrará em operação no primeiro semestre de 2014 com capex esperado de US$ 1,707 bilhões, aumentando a capacidade de produção para 200 mil toneladas anuais de cobre em concentrado. As reservas de Salobo englobam 1,112 bilhões de toneladas provadas e prováveis, com teor médio de 0,69% de cobre e 0,43 gramas de ouro por tonelada.Mais informações clique aqui
Fonte Monitor Mercantil

Academia de Letras do Sul e Sudeste Paraense promove programação cultural em Parauapebas


A Academia de Letras do Sul e Sudeste Paraense, em parceria com a Câmara Municipal de Parauapebas promoverá programação cultural nos dias 09 e 10 de novembro em Parauapebas.
Segundo a programação, o dia 09 será dedicado à homenagem ao imortal Pedro Cláudio de Moura Reis, às 16 horas, na Câmara Municipal Parauapebas.
Às 20 horas, no CDC, acontece lançamento dos livros “Dr.ª Jane redescobrindo o amor” e “O casamento na floresta”, da escritora Terezinha Guimarães.
No dia 10, no Unique Shopping Parauapebas, às 16 horas, acontece a Mostra Cultural Parauapebas, com a participação de literatas, artistas plásticos e ceramistas.
Fonte: Zedudu

Trabalhadores da Celpa em todo Pará paralisam por 24h


Trabalhadores da Celpa em todo o Pará fazem paralisação de 24 horas a partir da zero hora desta quarta-feira (7) para reivindicar o pagamento da primeira parcela da Participação nos Lucros e Resultados (PLR 2012). Uma audiência de conciliação com representantes da Equatorial, que assumiu a empresa, está marcada para esta quarta, às 14h, no Tribunal Regional do Trabalho, com a mediação da desembargadora Francisca Formigosa.
A partir das 7h, os trabalhadores se concentram no portão da sede da empresa, na rodovia Augusto Montenegro. Às 13h a categoria vai para a frente do TRT acompanhar os dirigentes sindicais que vão participar da audiência. Depois da audiência, o Sindicato dos Urbanitários realiza assembleias em todo o estado para decidir os rumos do movimento.
Ronaldo Romeiro, presidente do Sindicato, afirma que os serviços essenciais serão mantidos para que a população não seja prejudicada. (G1)

CGU e PF investigam Prefeitura de Tucumã


Na terça-feira (06/11/12), a Polícia Federal juntamente com uma equipe de auditores da Controladoria Geral da União (CGU), em 22 viaturas, cercaram o prédio da Prefeitura Municipal de Tucumã, com o objetivo de cumprir mandado de busca em documentos com suspeitas de prováveis desvios de recursos federais, principalmente os relacionados a convênios de obras, saúde, educação e outros. 
Várias pessoas ligadas à administração municipal estariam sendo intimadas para prestar esclarecimentos de interesse da justiça federal. 
A operação desencadeada em Tucumã, pela Polícia Federal, foi denominada de “Operação Boca de Lobo”. a prefeitura ainda não se manifestou sobre o caso
Fonte Zeca news

OBAMA - MAIS QUATRO ANOS NO COMANDO DOS EUA


Numa eleição disputadíssima, em que mais uma vez o estado de Ohio teve importância fundamental, o presidente americano Barack Obama foi reeleito para mais quatro anos à frente da Casa Branca ao derrotar o republicano Mitt Romney. Passava um pouco das 2h da madrugada quando as redes de televisão projetavam a vitória do democrata, superando os 270 votos necessários no Colégio Eleitoral.

Médicos de Parauapebas, sudeste do Pará, entram em greve


Os médicos do único hospital público de Parauapebas, sudeste do estado, entraram em greve nesta terça-feira (6). Várias pessoas voltaram para casa sem conseguir realizar consultas ou
cirurgias que estavam marcadas.
Os médicos dizem que estão sem receber salário há dois meses, e que só estão atendendo pacientes de urgência e emergência. Os salários dos médicos eram pagos por uma associação que encerrou o contrato com a Secretaria Municipal de Saúde.
A prefeitura informou que já fez um convênio com uma fundação, que será responsável pela administração do hospital. O salário de outubro deve ser pago ainda esta semana.(G1)