Pesquisar este blog

sábado, 28 de agosto de 2010

Dilma abre 24 pontos de vantagem sobre Serra na pesquisa Ibope

Depois de quase duas semans de exposição dos candidatos à Presidência no horário eleitoral, a petista Dilma Rousseff abriu 24 pontos de vantagem sobre o tucano José Serra. Se a eleição fosse hoje, ela venceria no primeiro turno, com 59% dos votos válidos.

Segundo pesquisa Ibope/Estado/TV Globo, Dilma chegou a 51% das intenções de voto, um crescimento de oito pontos porcentuais em relação ao levantamento anterior do mesmo instituto, feito às vésperas do início da propaganda eleitoral.
Desde então, Serra passou de 32% para 27%. Marina Silva, do PV, oscilou de 8% para 7%. Somados, os adversários da petista têm 35 pontos, 16 a menos do que ela.
A performance de Dilma já se equipara à de Luiz Inácio Lula da Silva na campanha de 2006. Na época, no primeiro turno, o então candidato petista teve 59% dos votos válidos como teto nas pesquisas.
Geografia do voto. Dilma ultrapassou Serra em São Paulo (42% a 35%) e tem o dobro de votos do adversário (51% a 25%) em Minas Gerais – respectivamente primeiro e segundo maiores colégios eleitorais do País.
No Rio de Janeiro, terceiro Estado com a maior concentração de eleitores, a candidata do PT abriu nada menos do que 41 pontos de vantagem em relação ao tucano (57% a 16%).

ESTE MÊS FEZ 7 ANOS DA MORTE DO MEU PAI – GONÇALO SAMPAIO

Foi num sábado a noite que vi meu pai pela ultima vez com vida, era véspera do dia dos pais, sabia que ele teria um compromisso no domingo e resolvi entregar com antecedência o presente que havia comprado.
Tudo parecia normal, como sempre, cheguei à casa dos meus pais e sabia, pois já era comum encontrá-lo em seu quarto deitado de lado com um terço na mão, rezando para que Deus tivesse piedade dos erros das pessoas que o faziam mal, e principalmente para que seus filhos encontrassem um rumo verdadeiro em suas vidas.
Quando cheguei, ele interrompeu sua oração e logo veio me abraçar e eu aproveitei para lhe entregar o presente, e como em todos os anos ele disse a mesma coisa:
 Não precisava filha, você já foi se endividar por minha causa? - O mais importante para mim e a presença dos meus filhos!

Quem um dia teve o privilégio de conhecê-lo saberia que estas palavras eram sinceras, por que se tratava de um homem de bem, sem ambição, sem vaidades, e que realmente se importava com as coisas mais simples.
Na mesma noite 3 horas da madrugada, meu marido recebeu uma ligação dizendo que meu pai estava mal e que precisava ir ao hospital. Lembro-me bem do rosto do meu marido dizendo que meu pai estava mal e seria bom que eu fosse vê-lo, mas naquele momento eu já sabia que a situação era bem pior. Ele já havia falecido de ataque cardiaco, quando ainda estava dormindo, .

Pois é, até para morrer meu pai foi abençoado, morreu dormindo .
Meu pai antes de casar-se com a minha mãe estudou em uma escola franciscana, já se preparando para ser padre, conheceu minha mãe que era uma das beatas da igreja, talvez a mais bela beata da cidade.
Foi com ela que ele se casou e teve seis filhos, inclusive eu que nasci na França quando resolveram fazer um curso no exterior.
Era um homem extremamente correto, de lutas e pelejas, fiel cumpridor de suas obrigações, homem de fé inabalável, não conseguia enxergar o mal em ninguem, pois sabia que a maldade não é um estado permanente no homem.
Por conseguir fazer amigos com facilidade era alvo fácil dos políticos que se aproveitavam de sua presença para se beneficiar. E estes mesmo o abandonavam quando conseguiam chegar a seus objetivos.

No enterro dele eu passei a admirá-lo ainda mais, muitas famílias chegavam até mim dizendo não saber o que fazer, já que o homem que os ajudava com cestas básicas todos os meses, não poderia mais assim fazê-lo. Nós a família dele não sabíamos de suas ações de caridade. Ele não gostava de fazer alarde de sua bondade.
Eu e meus irmãos chegávamos as vezes a questionar o excesso de honestidade de meu pai, já que vivíamos situações difíceis. Ele ocupou cargos públicos municipais, estaduais e federais importantes, teve chances de ser um dos homens mais ricos da região onde morávamos, porque tinha em seu poder as possibilidades de se dar bem, mas mesmo assim, de herança ele deixou o que mais tarde iríamos compreender e aceitar que foram seus ensinamentos de honestidade, bondade e solidariedade.
Eu venho ao longo destes 7 anos agora sem meu pai, me espiritualizando e cada vez que eu me aprofundo no conhecimento sinto mais necessidade de usar os ensinamentos que ele deixou, e cada vez mais eu entendo que ele não vivia para este mundo, ele sabia exatamente onde queria chegar...
Mais perto de Deus!
Saudades, pai, espero chegar a seu nivel espiritual para agradece-lo. Te amo pai!

MOMENTO ESPÍRITA - SUBMISSÃO A DEUS

Sabemos que a submissão é um dever do inferior para com o superior, do filho com relação ao pai. Não haveria uma razão ainda maior de nossa submissão com relação Àquele que nos criou.

Ainda nos falta um sentido para compreender a existência de Deus. Contudo, conforme formos conhecendo o nosso Espírito do jugo da matéria, vamos também aumentando a nossa capacidade de conhecer os atributos da divindade.
A atitude fundamental da prece deve ser de obediência, de adesão à vontade de Deus, de harmonização entre nós e a sua Lei, que é perfeita. Acontece que dada a nossa imperfeição oramos às avessas, ou seja, ao invés de nos conformarmos com a Lei queremos burlá-la, tornando senhores de Deus, através de pedidos de coisas que ainda não estamos preparados para recebe-las è comum a alteração dos pedidos que formulamos ao alto. Muitas destes pedidos endereçadas à Vida Maior, em muitas ocasiões, quando atendidas, já nos encontram modificados por súplicas diferentes. Ele afirma: “Em circunstâncias diversas, acontecimentos que nos parecem males são bens que não chegamos a entender, de pronto, e basta analisar as ocorrências da vida para percebermos que muitas daquelas que nos afiguram bens resultam em males que nos dilapidam a consciência e golpeiam o coração”. (Xavier, 1986, p. 318)

150 mil pessoas serão qualificadas para Copa 2014

Com a previsão de capacitar 150 mil trabalhadores até 2014, o Plano Setorial de Qualificação (Planseq) para Copa do Mundo foi lançado ontem (27), no Rio de Janeiro, pelo ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi. Segundo ele, cerca de R$ 124 milhões devem ser investidos no Planseg por meio do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

O Planseg vai oferecer 25 cursos gratuitos. Entre eles, bilheteiro de metrô e de trem, cobrador de ônibus, cozinheiro, garçom, guia de turismo e vendedoras ambulantes de acarajé, entre outros.
“Mais de 1,5 bilhão de pessoas assistiram à última Copa do Mundo. Por isso, precisamos estar bem preparados não só em infraestrutura, que já vem sendo feita pelo governo federal, mas também em mão de obra qualificada [para atender os turistas]”, afirmou o ministro.
O Plano Setorial de Qualificação será executado nas 12 cidades da Copa do Mundo de 2014: Brasília, Belo Horizonte, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manuas, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador. Os municípios próximos a essas capitais também devem ser beneficiados.

INAUGURAÇÃO ESTAÇÃO CONHECIMENTO DE PARAUAPEBAS

No próximo dia 2 de setembro, a Fundação Vale inaugura a segunda Estação Conhecimento de uma série de 18 unidades que serão criadas no Brasil até 2012. A primeira foi inaugurada em 2008 no município paraense de Tucumã.

A nova Estação funciona na zona rural de Parauapebas, em uma Área de Proteção Ambiental, e ocupa cerca de 50 hectares. O espaço reúne atividades de educação, esportes, cultura e, principalmente, iniciativas ligadas à produção rural, já que 85 famílias de agricultores moram na região.
O evento reunirá cerca de 400 convidados entre comunidade, empresários, políticos e jornalistas da imprensa regional e nacional.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Lei que pune quem fala mal de pai ou mãe é publicada no Diário Oficial

A lei que prevê punição para pais ou mães que tentarem desqualificar a imagem um do outro quando estiverem com os filhos foi publicada hoje (27) no Diário Oficial da União e começa a valer a partir de agora.

A lei prevê como alienação parental “a interferência na formação psicológica da criança ou do adolescente promovida ou induzida por um dos genitores, pelos avós ou pelos que tenham a criança ou adolescente sob a sua autoridade, guarda ou vigilância”.
Entre as formas puníveis estão dificultar o exercício da autoridade de um dos pais, dificultar o contato da criança com o genitor, omitir informações, mudar de casa sem justificativa ou ainda apresentar falsa denúncia contra um dos pais.
Dois artigos da lei foram vetados por Lula, um sobre a possibilidade de mediação extrajudicial para solucionar disputa entre os pais e outro que estabelecia pena de seis meses a dois anos de detenção para os que fizessem contra o outro uma denúncia falsa de conduta. Lei na Íntegra

Saiba onde fica a nova fronteira do ouro na Amazônia

Quem são os brasileiros que largaram tudo para procurar uma fortuna escondida no mangue?

Como vivem os "nômades do ouro", isto é, famílias inteiras que enfrentam a pobreza e o isolamento nos garimpos mais remotos do Brasil?
Será que vale a pena uma vida assim tão difícil? Ou é uma questão de sobrevivência?
Você não pode perder a matéria do Domingo Espetacular, às 20h deste domingo (29), que aborda os garimpeiros nômades da Amazônia.

STF concede liminar liberando sátiras a políticos em campanha

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Carlos Ayres Britto concedeu nesta quinta-feira (26) liminar que libera a veiculação de sátiras e manifestações de humor contra políticos durante as eleições.

A liminar foi pedida pela Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV (Abert), que ajuizou nesta quarta-feira (25), ação questionando o artigo 45 da Lei das Eleições, segundo a qual "é vedado às emissoras de rádio e televisão, em sua programação normal e noticiário usar trucagem, montagem ou outro recurso de áudio ou vídeo que, de qualquer forma, degradem ou ridicularizem candidato, partido ou coligação, ou produzir ou veicular programa com esse efeito".
O ministro suspendeu a eficácia do artigo e determinou que as manifestações de humor contra políticos podem ser consideradas irregulares depois de sua veiculação, caso sejam questionadas na Justiça Eleitoral. A decisão de Ayres Britto foi baseada em julgamento anterior, em que a corte decidiu que a liberdade de informar deve ser irrestrita. Mais informações

Cientistas listam oito sintomas mais comuns do câncer


Pesquisadores na Grã-Bretanha identificaram os oito sintomas mais comuns em pessoas que são diagnosticadas com câncer.

A pesquisa da Keele University, na cidade inglesa de Newcastle-under-Lyme, identificou oito sintomas: sangue na urina, anemia, sangramento anal, sangramento ao tossir, nódulo no seio, dificuldade para engolir, sangramento pós-menopausa e nódulo na próstata.
Segundo os cientistas, pessoas com esses sintomas têm probabilidade maior do que uma em 20 de ter algum tipo de câncer. Quanto mais cedo os pacientes identificarem a doença, maiores são as chances de um tratamento bem-sucedido.
Os cientistas analisaram os resultados de outras 25 pesquisas.
De todos os sintomas, apenas dois deles são considerados mais graves entre pessoas com menos de 55 anos: nódulos nos seios e próstata. Os demais são particularmente mais perigosos em pessoas com mais de 55 anos.

MPF pede cancelamento da exploração em Serra Pelada

O Ministério Público Federal (MPF) no Pará solicitou à Justiça o cancelamento imediato da portaria do Ministério de Minas e Energia (MME) que autorizou a retomada da exploração da mina de Serra Pelada por uma sociedade entre a cooperativa dos garimpeiros e a mineradora canadense Colossus. De acordo com o MPF, o contrato que criou a sociedade é irregular e só foi aprovado porque os garimpeiros foram enganados pela diretoria da cooperativa.
A ação, assinada pelos procuradores da República André Casagrande Raupp e Tiago Modesto Rabelo, foi encaminhada à Justiça Federal na quarta-feira, dia 25, e também pede a suspensão da assembleia convocada para amanhã pela Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp). Segundo os procuradores, tudo indica que o objetivo da diretoria é realizar o evento apenas para dar aparência de legalidade a fraudes que viabilizaram a assinatura da parceria com a Colossus - Mais informações clik aqui

Proibição do cultivo de soja no sul do Pará prossegue até 15 de setembro

Sob a responsabilidade da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) a medida do vazio sanitário da soja, na região sul do Pará, prossegue até 15 de setembro. A medida ocorre num período de 60 dias quando fica proibido o cultivo da soja ou mesmo a permissão da presença de plantas vivas da soja em qualquer fase de desenvolvimento.

A implementação da medida se desenvolve em duas etapas devido as especificidades geográficas e climáticas do Estado. No primeiro período, de 15 de julho a 15 de setembro, alcança as microrregiões de Conceição do Araguaia, Redenção, Itaituba (com exceção de Rurópolis e Traião), Marabá e Altamira (Distrito de Castelo dos Sonhos). E na segunda etapa, no período de 1º de outubro a 30 de novembro, nas microrregiões de Santarém, Altamira (com exceção do Distrito de Castelo dos Sonhos), Paragominas, Bragantina e Guamá.
A medida fitossanitária do vazio sanitário da soja visa reduzir a incidência da doença "ferrugem asiática" que ataca as plantas e causa perdas significativas às lavouras e também à economia do país. A partir de 2001 as perdas estimadas com a praga da "ferrugem asiática" chegam ao montante de 13,4 bilhões de dólares em todo o Brasil e em cada safra, os agricultores contabilizam prejuízos de cerca de US$ 2 bilhões.
Por isso, a orientação é a eliminação do hospedeiro, a soja, como forma de reduzir o fungo causador da "ferrugem asiática" que provoca a queda das folhas e prejudica a formação dos grãos.
Os produtores que não cumprirem a medida estarão sujeito a notificações e multas.
O Pará é o 14° produtor de soja do país e essa cultura vem se ampliando. Somente no ano de 2008 foram produzidas 201 mil toneladas de soja, numa área cultivada de cerca de 72 mil hectares. O Brasil é o 2° exportador mundial e um centro de referência em tecnologia para sojicultura.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Jogador paraense Ganso torce joelho esquerdo e passa por exames

O paraense e meia Paulo Henrique Ganso, do Santos, desembarcou nesta quinta-feira (26), em São Paulo, de cadeira de rodas. O jogador torceu o joelho esquerdo durante jogo contra o Grêmio, na última quarta-feira à noite, em Porto Alegre. O camisa 10 pisou de mau jeito quando tentava dominar a bola em lance que resultou no pênalti convertido por Neymar, aos 23 minutos do segundo tempo. Deixou o gramado imediatamente, sentindo muita dor.Mais informações clik aqui

Boletim informativo do SINTEPP – Fim da greve dos professores em Parauapebas

Professores entram em acordo com a Prefeitura de Parauapebas e as aulas da rede pública municipal serão retomadas nesta quarta-feira. Abaixo o Boletim Informativo do SINTEPP, enviado pela coordenação.

SÓ A LUTA GARANTE CONQUISTAS!!!
Os profissionais da educação nunca estiveram tão mobilizados em defesa de seus direitos.
A nossa paralisação garantiu a retomada das negociações com o governo que assumiu com a categoria o compromisso de garantir os seguintes pontos:



1. Reajuste de 6.50% com retroativo a maio, mais hora-atividade e os 45 dias de férias remuneradas (ESTES DOIS ÚLTIMOS PONTOS ESTÃO DEPENDENDO DA JUSTIÇA);
2. Aprovação do Plano de Cargos e Carreira até o final de 2010;
3. Melhoria da Merenda Escolar;
4. Programa de alimentação na escola para o Professor;
5. Licença Maternidade de seis meses;
6. Licença Prêmio para todos os servidores públicos, através de uma emenda que será apresentada a Câmara de Vereadores ainda no mês de setembro de 2010;
7. Implantação do Programa Cred-Leitura para todos os profissionais da educação;
8. Cobertura de todas as quadras esportivas das escolas municipais até o final de 2011;
9. Construção de novas escolas (18 de Outubro, Cidade Jardim, Cedere I, Palmares I e II), priorizando educação infantil;
10. Abertura de processo administrativo para apurar as práticas de assédio moral e perseguição política nas escolas;
11. Convocação dos professores concursados em novembro de 2010 (os que estão dentro do número de vagas);
12. Retorno dos servidores demitidos e exonerados sem perca de carga horária.
O SINTEPP ESTARÁ VIGILANTE PARA QUE TODOS ESSES PONTOS SEJAM CUMPRIDOS!!!

Curionópolis: garimpeiros de Serra Pelada pressionarão Caixa para receber R$400 milhões.

Vinte mil garimpeiros estão se mobilizando em Curionópolis, no sudeste do Pará, para neste sábado, durante assembleia geral da Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp), votar a proposta da Agasp Brasil, a entidade nacional da categoria, que obriga a Caixa Econômica Federal (CEF) a devolver a cada garimpeiro individualmente os valores referentes as sobras do ouro e do paládio extraídos de Serra Pelada quando o garimpo ainda era explorado manualmente.

O que a Caixa deve a eles ultrapassa R$ 400 milhões, embora o órgão negue o montante do débito.
A batalha para receber o dinheiro e dividi-lo entre 45 mil associados da Coomigasp já dura 24 anos. Ela começou em 1986, com uma ação ordinária de cobrança contra a Caixa e o Banco Central, na 7ª Vara Federal de Brasília.
O Banco Central provou em juízo que os recursos referentes a pouco mais de 900 quilos de ouro extraídos do garimpo haviam sidos pagos à Caixa, que por sua vez não repassou o dinheiro aos garimpeiros. O fato é que a Caixa foi condenada a pagar o que deve à Coomigasp.
Quando se esperava que a decisão judicial fosse cumprida, a Caixa, por intermédio de ex-diretores, passou a retardar o pagamento, alegando que advogados da Coomigasp à época queriam que poucos garimpeiros fizessem jus ao que a maioria tinha direito.
Segundo o presidente da Agasp Brasil, Toni Duarte, autor da proposta a ser votada no sábado pelos garimpeiros, a Coomigasp ganhou na Justiça a parada, porém não levou. Agora, está na hora da entidade fincar pé para fazer cumprir a decisão que lhe foi favorável.

Operação Topázio 5 está na região Sul e Sudeste do Pará- Seis farmácias foram lacradas em Parauapebas

Cerca de 30 farmácias devem ser fiscalizadas nos proximos dias no sul e sudeste paraense, no terceiro dia da operação Topázio 5. A ação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e Conselho Regional de Farmácia do Pará tem o objetivo de vistoriar estabelecimentos com suspeitas de irregularidades no interior do Estado.
O município de Parauapebas foi alvo da ação . Seis estabelecimentos foram lacrados na cidade. Duas pessoas foram presas.
De acordo com o presidente do Conselho Regional de Farmácia do Pará, Daniel Costa, as irregularidades encontradas nas farmácias da cidade são as mesmas detectadas em outros municípios da região. 'Condições sanitárias inadequadas, venda de medicamentos sem prescrição médica, remédios falsificados e contrabandeados e ausência de farmacêuticos foram irregularidades encontradas em todos os municípios que visitamos: Jacundá, Curionópolis, Canaã dos Carajás e agora Parauapebas', explicou.
Somente hoje(26), 30 estabelecimentos foram vistoriados em Parauapebas. 'Temos no total 60 listados aqui na cidade', completou Daniel Costa. Uma das farmácias vendia medicamento para impotência sexual, sem autorização. O proprietário do local foi preso. Seis farmácias foram fechadas no município, inclusive  na Serra dos Carajás.
As equipes continuam os trabalhos amanhã, mas o local ainda não foi definido.
Fonte: O Liberal

JN no ar desembarca nesta quinta-feira em Jacundá no Pará

O Jornal Nacional desta quinta-feira (26) está imperdível! Após sorteio, realizado nesta quarta-feira (25), o projeto JN no Ar embarca para a cidade de Jacundá, no Pará. O município paraense foi escolhido durante o telejornal para receber o projeto.

A equipe, comandada pelo jornalista Ernesto Paglia, vai visitar uma cidade de cada estado brasileiro e o Distrito Federal. O projeto iniciou nesta segunda-feira (23) e já esteve nas cidades de Macapá (AM) e Almirante Tamandaré (PR).
Cobertura - A TV Liberal aproveita a série e também embarca para o município. A repórter Jalilia Messias estará no local para mostrar todos os detalhes do JN no Ar para o telespectador paraense. Além dela, o diretor de jornalismo da TV Liberal, Álvaro Borges, e a área técnica da TV Liberal estarão no município.

Presos fazem rebelião na Delegacia de Parauapebas

Os presos de uma cadeia de Parauapebas se rebelaram. Eles queimaram roupas e colchões e depredaram celas, em protesto contra a apreensão de utensílios confeccionados por eles para uma tentativa de fuga que já estava planejada. Ninguém ficou ferido.

A rebelião aconteceu por volta das 19 horas da quarta-feira (25) numa espécie de cadeião, que funciona na antiga delegacia de Polícia Civil, no centro da cidade.
Segundo informou a Polícia Civil, o motivo da rebelião seria a apreensão de várias armas artesanais pela Polícia Militar, ocorrida na manhã de ontem. A Polícia mantém revistas constantes no local devido ao risco de motins.
'A PM encontrou vários estoques, feitos com lascas das barras de ferro e até serras que seriam usadas para serrar as grades', informou o assessor de imprensa da Polícia Civil, Walrimar Santos.
Ainda segundo a Polícia, o chamado cadeião, abriga 74 detentos, mas a sua capacidade é para apenas 30.
A Polícia Militar foi chamada e conseguiu conter os detentos. Uma nova revista foi realizada, mas nenhuma arma foi encontrada.
Fonte: Portal ORM

Após ficar 3 anos em casa, tailandesa de 274 kg é retirada por empilhadeira

Uma tailandesa que está pesando 274 quilos foi retirada de seu apartamento e transportada por uma empilhadeira para o hospital.

Ela ficou 3 anos sem sair do seu apartamento.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Treze presos fogem da delegacia de Redenção-PA

Treze detentos de uma mesma cela fugiram na madrugada de hoje (25) da delegacia de Redenção, após fazerem um buraco na parede do local. Eles saíram pelo muro do hospital municipal Iraci Machado Araújo, que fica nos fundos da superintendência. A polícia faz ronda atrás dos fugitivos, mas até o momento ninguém foi recapturado.

Segundo informações da polícia, a fuga ocorreu por volta de quatro horas da manhã. No momento da fuga, havia apenas dois investigadores e um escrivão de plantão, que não perceberam a ação dos presos.
Os policiais suspeitam que a superlotação da cadeia e a precariedade do prédio motivaram a fuga. A delegacia de Redenção, que funciona no mesmo prédio da Superintendência de Polícia Civil do Sul do Pará, tem capacidade para 18 presos, mas abrigava 65 no momento da fuga. O local onde os presos ficam encarcerados não tem a mínima condição de higiene, nem estrutura física adequada para mantê-los presos. A fossa utilizada por eles estourou e eles são obrigados a conviver 24 horas com o fedor de dejetos.Mais Informações

BRASILEIROS ESTÃO ENTRE OS MORTOS NA CHACINA OCORRIDA NO MÉXICO

As autoridades mexicanas informaram hoje à Embaixada do Brasil na Cidade do México que corpos de brasileiros, ainda não identificados, estavam entre os 72 mortos encontrados no Estado de Tamaulipas, no nordeste do país"


Trecho da nota divugada pelo Itamaraty
Em entrevista ao jornal mexicano "El Universal", uma testemunha do crime afirmou que a maior parte dos corpos encontrados é de brasileiros e equatorianos que rejeitaram oferta de trabalhar como assassinos e que teriam sido mortos por isso. A testemunha, um equatoriano que não quis se identificar, alega que escapou do ataque com ferimentos.
A informação foi passada ao jornal por um funcionário do governo mexicano e não foi confirmada oficialmente pela polícia. A testemunha diz que o grupo de migrantes tentava ir aos Estados Unidos quando foi interceptado no rancho que supostamente pertence a uma quadrilha chamada de "Los Zetas".

CURIOSIDADE: Chinês não corta unhas de mão há 28 anos para controlar temperamento

O chinês Wen Jian, de 41 anos, que mora em Changle, na província de Fujian, disse que deixou de cortar as unhas da mão esquerda aos 13 anos de idade para controlar seu temperamento, já que vivia se envolvendo em brigas, segundo o site britânico "Orange News".

Hoje, uma das unhas de Jian mede 35 centímetros de comprimento, o que impede que ele fique com o punho fechado. "Quando era jovem, eu era muito mal-humorado. Eu era muito agressivo e sempre me metia em encrenca", afirmou.

ATRAÇÕES DA FAP 2010 ATUALIZADO


Dia 04/09(Sabado)- Batidão e a Dupla Sertaneja Rick e Dendê
Dia 05/09(Domingo) - Dejavú e Dj Juninho Portugal
Dia 06/09(Segunda-feira) - Show Gospel (ainda à confirmar o cantor ou cantora)
Dia 07/09(Terça-feira) - Calcinha Preta e Kassikó (Forro e Brega)
Dia 08/09(Quarta-feira) - Artistas da Terra
Dia 09/09(Quinta-feira) - João Bosco e Vinicius(Sertanejo)
Dia 10/09(Sexta-feira) - Aviões do Forró
Dia 11/09(Sábado) - Banda Reprise e Banda AR 15(Brega)
Dia 12/09(Domingo) - Garotos do Baile e Ravelly

Corpo é encontrado dentro de mala em rio de Santa Catarina

Um corpo foi encontrado dentro de uma mala localizada às margens do Rio Cachoeira, em Joinville (SC), na noite desta terça-feira (24).

O delegado Marcel Araujo de Oliveira explicou ao G1 que, aparentemente, trata-se de uma mulher. O corpo foi encaminhado para exames no Instituto Médico Legal de Joinville.
“Não há nada que pudesse identificar a vítima. O corpo já está em estado avançado de putrefação. Pelas roupas, acreditamos que é uma mulher, mas somente com os laudos poderemos confirmar o sexo e como a pessoa morreu”, disse o delegado.
Moradores do bairro Boa Vista informaram a polícia sobre a mala. “Não pudemos determinar se a mala sempre esteve ali e só agora foi percebida pelos vizinhos por causa do cheiro. Ela estava em uma região de mangue, então pode ter sido jogada em outro ponto do rio e levada até aquele local pela correnteza”, afirmou.
Segundo o delegado, os laudos do IML devem ficar prontos em até dez dias

IMPRESSIONANTE: Médicos argentinos removem com sucesso tumor de 23 quilos

Médico da equipe de cirurgia ginecológica do Hospital Gandulfo, em Lomas de Zamora, província de Buenos Aires, mostra tumor de 23 quilos removido do útero de uma paciente de 54 anos de idade na terça-feira (24).

Há dois anos, uma equipe médica do hospital Jabal Amel, na cidade libanesa de Tiro, extraiu um tumor benigno de 18 quilos do útero de uma mulher de 45 anos.
A operação durou duas horas e meia. O tumor estava crescendo havia dez anos

IVETE SEMPRE SURPREENDENDO!

Ivete Sangalo se vestiu de aeromoça e surpreendeu os passageiros de um voo para os Estados Unidos no último domingo (22). O vídeo está no YouTube.

A cantora, que se apresenta no Madison Square Garden, em Nova York, no próximo dia 4, pediu para os passageiros torcerem por ela em sua aguardada apresentação no exterior. Ivete tirou fotos com fãs e ainda brincou como comissária de bordo: "Nada de pedir mais suco".

Voz do Brasil


No ar há 75 anos, de segunda a sexta-feira, às 19h, a Voz do Brasil pode mudar de horário. Projeto de Lei já aprovado pela Câmara e aprovado recentemente pela Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado permite a flexibilização do horário de transmissão do programa. Pelo parecer do senador Antonio Carlos Magalhães Júnior (DEM-BA), a Voz poderá ser veiculada entre 19 e 23 horas. As emissoras públicas e educativas ficam obrigadas a manter o horário atual, e as emissoras do Poder Legislativo poderão flexibilizar se estiver ocorrendo votação plenária.

A proposta, no entanto, divide a opinião de deputados e especialistas. O deputado José Rocha (PR-BA), que foi relator do projeto na Câmara, é favorável à flexibilização. Ele defende a liberdade das Rádios para transmitir o programa em outros horários, atendendo a reivindicação da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV (Abert), que alega coincidência de horários entre vários eventos importantes e a Voz do Brasil, tais como notícias de última hora e até partidas de futebol da Seleção Brasileira. "É um absurdo dizer que a flexibilização do horário da Voz reflete apenas interesses comerciais. As Rádios públicas podem continuar veiculando às 19h. Ela é imprescindível para o País e nenhum parlamentar vai ter coragem de propor o seu cancelamento", enfatizou.
O deputado lembrou ainda que a proposta não desobriga as emissoras de transmitir a Voz do Brasil. Pelo contrário, dá aos ouvintes a opção de horários alternativos. "O meu substitutivo obriga as Rádios a informar aos ouvintes os horários de transmissão da Voz do Brasil. A medida ajuda o ouvinte a se programar, pois nem todo mundo pode ouvir a Voz às 19 horas", disse. O projeto original aprovado pela Câmara permitia que a transmissão da Voz do Brasil pudesse começar até às 23h59min. Os senadores, no entanto, mudaram o texto para permitir a flexibilização até as 23h, de forma a garantir que o programa seja transmitido no mesmo dia em que os fatos ocorrem.
Fonte: Agência Cãmara

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Mais de 200 municípios deixarão de receber livros didáticos em 2011

Levantamento do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) mostra que 219 municípios brasileiros não aderiram ao Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e não receberão livros didáticos doados pelo governo federal no próximo ano letivo. Outros três aderiram ao programa após o prazo e também deixarão de ser beneficiados em 2011. No total, houve adesão de 96% das prefeituras, governos estaduais e escolas federais do país.

O prazo de adesão terminou em 30 de junho. O termo ainda pode ser assinado, segundo o diretor de ações educacionais do FNDE, Rafael Torino. No entanto a prefeitura, governo ou escola federal só será beneficiada a partir de 2012.
Ao município cabe a responsabilidade de conservar os livros por três anos e fazê-los chegar aos alunos e professores. Não há custo para os municípios, governos e escolas federais beneficiados, apenas para o governo federal, que fornece os livros.
Ao município cabe a responsabilidade de conservar os livros por três anos e fazê-los chegar aos alunos e professores. Não há custo para os municípios, governos e escolas federais beneficiados, apenas para o governo federal, que fornece os livros.
Para Torino, os municípios, governos e escolas federais que não aderiram ao programa podem ter interesse em adotar outros materiais de ensino.

Lista das 100 primeiras cidades irão receber bana larga, sai na 5ª feira

Será divulgada na quinta-feira, dia 26, a lista das 100 cidades que, junto com as 16 capitais já anunciadas pelo governo, serão os primeiros municípios onde será implantado o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) até o fim do ano. "Na quinta-feira, mostraremos a aplicação dos critérios (de definição) e a proposta das 100 cidades", afirmou Rogério Santanna, presidente da Telebrás. O anúncio será feito no encerramento do 2º Fórum Brasil Conectado, que acontece desta terça a quinta-feira em Brasília. Mais informações

Seminário discute desafios em São Félix do Xingu

Um seminário no Centro de Formação Nazaré, em São Félix do Xingu, no sul do Estado, discute amanhã (25) os desafios na Área de Proteção Ambiental (APA) Triunfo do Xingu. Participam do seminário representantes de órgãos federais, estaduais, ONG’s e lideranças locais.

O seminário terá como tema “Construindo um plano coletivo para a conservação do meio ambiente e o desenvolvimento em São Félix do Xingu”. O evento é uma iniciativa do Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) e da Associação para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar do Alto Xingu (ADAFAX), as quais desde 2009 desenvolvem o projeto Xingu Ambiente Sustentável.
A APA Triunfo do Xingu liderou o desmatamento nas Unidades de Conservação da Amazônia Legal, segundo o Sistema de Alerta do Desmatamento (SAD) da Ong Imazon, em junho deste ano.
Um dos objetivos do projeto é despertar a sociedade de São Félix do Xingu para a importância de se articular coletivamente em favor da criação de políticas públicas que permitam a construção de um município comprometido com o meio ambiente e a sustentabilidade.

Caso Ana Karina: Juiz cancela ato que decretou segredo de justiça

O MM juiz de direito da 3ª Vara da Comarca de Parauapebas, Dr. Líbio Araújo Moura, responsável pelo processo 2010.2.001027-3, que tem como vítima a comerciária Ana Karina Guimarães, através de despacho datado de 18 de agosto, tornou sem efeito o ato que declarou o referido processo como segredo de justiça, ficando autorizada  a partir desta data, às consultas no site do TJ-PA.
Fonte: Ze Dudu

Mexicana Jimena Navarrete é eleita Miss Universo 2010

Foram várias etapas e muita expectativa. Mas, finalmente, foi anuncida a vencedora do concurso Miss Universo 2010. A mulher mais bela do mundo - apontada entre 83 candidatas inicialmente cotadas - é a Miss México, Jimena Navarrete.
De vestido longo a vencedora Jimena Navarrete encantou os jurados

As cinco finalistas: Maria Venus Raj, a Miss Filipinas; Anna Poslavskaya, a Miss Ucrânia; Yendi Phillips, a Miss Jamaica; Jesinta Campbell, a Miss Austrália; e Jimena Navarrete, a Miss México

Apesar da torcida brasileira e do favoritismo, 2010 não deu para a Miss Brasil, Debora Lyra. A mineira não se classificou nem entre as 15 finalistas. Considerada uma das principais candidatas, a brasileira ficou de fora, assim como outra forte participante até então, Marelisa Gibson, a Miss Venezuela.

GERENTE DA LOJAS DUBAI É FEITO REFÉM POR ASSALTANTES EM PARAUAPEBAS

(na foto o refém Juscelino)
Comerciantes e moradores do Bairro Rio Verde em Parauapebs viveram momentos de tensão ontem, 23, por volta das 18:30hs, quando dois assaltantes resolveram assaltar lojas do local.

A lojas Dubai foi o alvo dos meliantes que não contavam com o inesperado. Uma viatura da Policia Militar que fazia ronda no local percebeu a ação dos bandidos e ao tentar detê-los os mesmos fizeram refém o gerente da loja Juscelino dos Reis,50.

(na foto assaltante Jenilsson Barros)
Os bandidos que estavam na posse de um revolver de calibre 38, e saíram da loja com o refém até o veiculo Fiat Uno que já os esperava estacionado na Rua 15 de Novembro, ainda chegaram a trocar tiros com a policia, e dar coronhadas no refém para intimidar a policia que com muita paciência e negociação conseguiu fazer com que os bandidos se entregassem.
Mais informações em Carajás o Jornal

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

EQUIPE DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AÉREOS ESTA EM XINGUARA

O tenente-coronel Adriano Carvalho, do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa), informou que duas pessoas foram enviadas para Xinguara, às 5h30 da manhã de hoje (23). O major Renato Rodrigues e o Suboficial Marcos Miranda foram de avião até Marabá e, nesse momento, seguem de carro para o local do acidente com monomotor que explodiu no último domingo .
A estrada é ruim, então eles devem levar pelo menos quatro horas. A previsão de chegada é às 13h”, comenta o tenente-coronel.

O objetivo da investigação da equipe do Seripa é detectar se houve algum problema mecânico ou problemas meteorológicos, como falta de visibilidade por causa de queimadas – bastante comuns no local - ou de chuva.
“Se tiver alguma questão ilícita que ocasionou a explosão do avião, nós deixamos a investigação apenas com a polícia. A nossa investigação tem como caráter a prevenção. Então, obtemos as informações das falhas para serem repassadas aos outros pilotos, com o intuito de evitarmos futuros acidentes”, explica o tenente-coronel Cavalho.
Porém, a falta de comunicação no local, dificulta que as informações cheguem rapidamente. “Provavelmente só teremos contato com a equipe de noite, quando ficaremos sabendo o que foi que aconteceu”, diz Adriano Carvalho.
Fonte: Diario do Pará

Humoristas protestam pelo direito de fazer humor na política

Fazendo piada contra a decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) de proibir humor com candidatos em programas de rádio e TV, cerca de duas mil pessoas participaram na tarde deste domingo (22) da passeata "Humor sem Censura", na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. Embora o tribunal informe que se baseia na Lei Eleitoral (9.505/1997), nunca antes a proibição havia sido aplicada, como lembraram Cláudio Manoel, Hélio de La Peña e Marcelo Madureira, do Casseta e Planeta, programa que sempre fez sátiras de candidatos.

Também participaram do protesto o cartunista Jaguar, Castrinho, Lúcio Mauro Filho, Nelson Freitas (Zorra Total), Maurício Menezes (Plantão de Notícias) e o cantor Léo Jaime, entre outros. Danilo Gentili, do CQC, e Sabrina Sato, do Pânico, aproveitaram para gravar cenas que devem ir ao ar nesta semana.
A iniciativa da manifestação partiu dos integrantes do Comédia em Pé, cujas apresentações, em teatros, não são atingidas pela proibição. "Protestamos mesmo não estando censurados (...) mas pode chegar, qualquer fiapo de censura é uma fagulha", filosofou Cláudio Torres Gonzaga, um dos integrantes do grupo.
Fábio Porchat, também do Comédia em Pé, leu o manifesto, afirmando que "as restrições impostas aos profissionais do humor são francamente inconstitucionais, uma forma arbitrária e espúria de censurar o seu trabalho, silenciando-os. No exercício da democracia, informar e criticar não somente é um direito, mas um dever".

domingo, 22 de agosto de 2010

Homem leva tiro na cabeça e só descobre bala no corpo após 10 dias


Um caminhoneiro de Salto, a 101 km de São Paulo, passou mais de uma semana sem saber que tinha uma bala alojada no ombro após ser baleado na cabeça durante um assalto em Belém, no Pará. O crime aconteceu no dia 2 de agosto, e o homem está internado desde o dia 13 na Santa Casa de Itu, também a 101 km da capital paulista.

De acordo com a diretoria do hospital, o tiro bateu em uma estrutura óssea ao lado do ouvido esquerdo da vítima, passou entre a coluna e o esôfago e acabou se alojando no ombro direito. Nesse caminho, a bala passou por estruturas importantes do corpo, como veias e artérias, mas apenas causou a fratura de duas vértebras.
O caminhoneiro chegou a procurar assistência médica em Belém. Ele passou por uma tomografia na cabeça, que não constatou a presença de nenhum projétil. Por isso, apesar do ferimento no ouvido, ele foi medicado e liberado.
De volta ao interior de São Paulo, o homem procurou um hospital de Salto, onde passou por um raio X no tórax. A bala foi então encontrada no ombro.
O caminhoneiro foi transferido para a Santa Casa de Itu no dia 13 de agosto, onde passou por exames que constaram apenas a fratura em duas vértebras e uma compressão no ombro que causa diminuição de mobilidade da mão.
Ele ainda vai passar por outros exames para avaliar se será possível retirar o projétil. Por isso, não há previsão de alta. Apesar da internação, a vítima está lúcida, passa bem e realiza todas as funções normalmente, segundo o hospital.

Impunidade incentiva queimadas no Sul do Pará

Nem o ar pesado e a fumaça que dificulta a visão estimulam os produtores rurais do sul do Pará a abandonar o fogo como "ferramenta de trabalho". Ninguém se diz culpado pela recente escalada nos índices de focos de calor na região de São Félix do Xingu.

Dados do satélite NOAA 15, usado como referência pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), apontam que o município lidera o ranking de focos de calor no Pará.
Em agosto, até o dia 20, São Félix do Xingu teve 1.073 registros de possíveis queimadas. Em 2009, no mesmo período, haviam sido 274 - um aumento de 358%. Pequenos produtores de São Félix do Xingu apontam para suas próprias áreas queimadas e acusam os grandes pecuaristas de iniciar o fogo.
Os grandes, também com pastos marcados por labaredas, dizem que o problema se alastra a partir de lotes de colonos, acampamentos de sem-terra e assentamentos da reforma agrária. O fogo poupa tempo e dinheiro de quem pretende abrir novas áreas de mata ou "limpar" pastagens da vegetação nativa.
A fiscalização, que poderia esclarecer a questão, é inexistente. Ninguém é punido. Segundo a Comissão Pastoral da Terra (CPT), a maior parte dos processos judiciais abertos contra autores de queimadas no município acabou engavetada e prescreveu. As multas, mesmo as milionárias, são ignoradas.

Queda de avião é um misterio em Xinguara

Um avião de pequeno porte explodiu e incendiou-se completamente por volta de 13h45 de ontem em Xinguara (805 km de Belém). O acidente ocorreu na área de uma das fazendas da região, a 1,5 quilômetro da sede de Xinguara. Segundo a Polícia Civil, não foram encontrados vestígios de corpos na aeronave. O fogo causado pela explosão gerou grande incêndio num pasto próximo e a seca na região fez as chamas se alastrarem.

O acidente com o monomotor modelo Skyline 210, de prefixo ainda não identificado, ocorreu numa fazenda ao lado da Mateira. A reportagem do DIÁRIO contactou Valdecir Clemente, coordenador de planejamento territorial participativo (PTP) da região de Integração do Araguaia, que foi ao local do acidente e informou que há destroços do avião por todos os lados.
A aeronave parece muito antiga e a Polícia Civil confirmou que o avião chegou a descer numa pista para aeronaves de pequeno porte de Xinguara. Lá, foi carregado com algumas caixas e decolou novamente no sentido da PA-279.
Um vaqueiro da fazenda onde aconteceu o acidente disse que viu o avião passar voando baixo e de maneira estranha no local onde ele se encontrava, tocando gado. O vaqueiro disse ter ouvido logo depois um barulho, seguido por uma explosão.
Segundo o investigador Silvio, da Polícia Civil em Xinguara, essa informação chegou ao seu conhecimento através de um telefonema. A sua equipe foi até o local e, ao constar a gravidade do acidente, acionou o Corpo de Bombeiros de Redenção, que enviou uma equipe.
Como nenhum vestígio de corpos foi encontrado e a aeronave estava muito destruída pelo fogo, a Polícia Civil disse que só uma perícia técnica poderá revelar se além do piloto havia outras pessoas no avião. Até o momento, ninguém procurou a polícia para registrar o caso e o piloto da aeronave também não foi encontrado.
O fogo provocado pela explosão se alastrou ontem por várias fazendas. Até o fechamento desta edição ainda se tentava debelar as chamas. A Agência Nacional de Aviação Civil, Anac, manda equipe hoje ao local. (Diário do Pará)

MISS UNIVERSO 2010 SERÁ CONHECIDA TERÇA-FEIRA

A miss Brasil Débora Lyra (paraense) posa para fotógrafos em traje de banho. A beleza da brasileira ofusca a de suas colegas.

O último evento público das candidatas que disputam o Miss Universo em Las Vegas teve maiôs, calor e piscina, mas nada de banho. A vencedora será conhecida na madrugada de terça-feira