Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Curionópolis: garimpeiros de Serra Pelada pressionarão Caixa para receber R$400 milhões.

Vinte mil garimpeiros estão se mobilizando em Curionópolis, no sudeste do Pará, para neste sábado, durante assembleia geral da Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp), votar a proposta da Agasp Brasil, a entidade nacional da categoria, que obriga a Caixa Econômica Federal (CEF) a devolver a cada garimpeiro individualmente os valores referentes as sobras do ouro e do paládio extraídos de Serra Pelada quando o garimpo ainda era explorado manualmente.

O que a Caixa deve a eles ultrapassa R$ 400 milhões, embora o órgão negue o montante do débito.
A batalha para receber o dinheiro e dividi-lo entre 45 mil associados da Coomigasp já dura 24 anos. Ela começou em 1986, com uma ação ordinária de cobrança contra a Caixa e o Banco Central, na 7ª Vara Federal de Brasília.
O Banco Central provou em juízo que os recursos referentes a pouco mais de 900 quilos de ouro extraídos do garimpo haviam sidos pagos à Caixa, que por sua vez não repassou o dinheiro aos garimpeiros. O fato é que a Caixa foi condenada a pagar o que deve à Coomigasp.
Quando se esperava que a decisão judicial fosse cumprida, a Caixa, por intermédio de ex-diretores, passou a retardar o pagamento, alegando que advogados da Coomigasp à época queriam que poucos garimpeiros fizessem jus ao que a maioria tinha direito.
Segundo o presidente da Agasp Brasil, Toni Duarte, autor da proposta a ser votada no sábado pelos garimpeiros, a Coomigasp ganhou na Justiça a parada, porém não levou. Agora, está na hora da entidade fincar pé para fazer cumprir a decisão que lhe foi favorável.

5 comentários:

  1. Obrigado Rosangela. Sou um admirador de seu magnífico trabalho.
    Espero que continue sempre nos presenteando com noticias de serra pelada cujo a assunto intriga a todos os injustiçados garimpeiros e familiares.
    Meu nome é João Francisco da Silva filho e seu filho de um ex-garimpeiro e nossas expectativas são as mais otimistas.

    ResponderExcluir
  2. Vamos aí governo federal, devolver o que é do povo. Dai a Cesar o que é de Cesar. Regularize a situação dessa gente. O Brasil é riquissimo em ouro é só uma questão de não deixar estrangeiro por as mãos. A riqueza é nossa. Pense nisso DILMA!.

    ResponderExcluir
  3. eu sou gildasio, garimpeiro de serra pelada agradeço luiz inacio lula da silva nosso presidente que deu o alvara de abertura de serra pelada para todos os garimpeiros, graças a deus a espera foi muita, mais nós vençemos agora e nós espera a nossa fortuna, muito obrigado presidente lula por te dado o alvara de abertura de serra pelada, conte com o nosso povos garimpeiros

    ResponderExcluir
  4. vamos ai governo federal.

    ResponderExcluir
  5. Eu sou ex- garimpeiro da Serra Pelada, me chamo Raimundo Ferreira Sousa, até hoje espero por esse dinheiro q é direito nosso. Por favor governo agiliza pra gente.

    ResponderExcluir