Pesquisar este blog

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

RENATO BORGUETTI NO CDC DE PARAUAPEBAS

Hoje tem Renato Borghetti, mais conhecido como Borghettinho no CDC de Parauapebas.
Um musico renomado vindo dos pampas para mostrar seu talento nato no Sudeste do Pará.
O show está marcado para 21:00 horas e os ingressos estão à venda no CDC, a partir das 14:00 horas, por apenas R$10,00 (dez reais).  Esperamos por todos que apreciam a boa música brasileira”.
Biografia
Renato Borghetti começou na música aos dez anos de idade, tocando uma gaita-ponto que ganhou do pai.
Em pouco tempo já era atração no Centro de Tradições Gaúchas comandado por seu pai e, aos 16 anos, se apresentou pela primeira vez.
Seu primeiro disco, o Gaita-Ponto tornou-se o primeiro álbum de música instrumental brasileira a ganhar um disco de ouro, vendendo cem mil cópias.
Excursionou por todo o Brasil, e por diversos países da Europa, e fez uma temporada no S.O.B.’s, em Nova Iorque.
Em 1991 ganhou o prêmio disco do ano, na categoria regional, da Associação Paulista de Críticos de Arte.
Renato mescla folclore e modernidade em suas composições, tendo um estilo inconfundível. Tem mais de uma quinzena de discos gravados e dezenas de participações em gravações.

SEXTA-FEIRA - 19/08/2011 - TEM NILSON CHAVES  e PAPETE


Encontro maravilhoso da música regional com o nosso Nilson Chaves e o grande músico maranhense José de Ribamar Viana, o “Papete”, que foi eleito um dos três melhores percussionistas do mundo quando participou do Festival de Jazz de Montreux, na Suíça nos anos de 1982, 1984 e 1987. Também com ingressos a R$10,00.


Este texto foi escrito em 2005 pelo Pe. José Borghesi(Padre José SFX), na edição da Revista Perfil Amazônico, que era editado por mim e meu esposo Ivair Justino e acho que merece ser repassado para o mundo.


ENTRE OS CACOS DA HUMANIDADE

O que nos surpreende no nascimento de Jesus Cristo, é o fato de que Deus, o invisível e o Eterno, o Onipotente, quis entrar na vida dos que o mundo considera gente inútil, gente sem sentido, caco da humanidade!
Caco! Lembro que esta palavra foi usada anos atrás por uma revista estrangeira, que incentivava os fazendeiros daquele País a virem ao Brasil – de forma especial ao Pará – afirmando que aqui, eles poderiam facilmente apossar-se de toda a terra que quisessem. Depois de terem comprado a terra, e de forma ilícita registrar em “Cartório”, seria suficiente expulsar os cacos da humanidade que por ventura se encontrassem lá dentro.
Isso quer dizer que os pequenos donos, os pobres posseiros de terras paraenses, os de mão grossa, eram vistos como gente inútil, baderneiros: justamente caco da humanidade.
É assim que o mundo considera as pessoas que nada tem: caco!... porque não tem estudo, não tem bens, na maioria analfabetos, não tem casa de luxo, nem diploma. Talvez ainda, são pessoas desempregadas, doentes e muitas vezes com doenças graves. Pior ainda se não tem fineza da vida, se forem pessoas, por assim dizer, rudes, grosseiras, ou então meio perdidas: sem religião, beberrões, prostitutas, drogados...
Pois é: o que nos surpreende é justamente este fato: o Filho de Deus quis nascer entre os cacos da humanidade, PARA NOS RESGATAR!
Na ocasião da visita aos lugares santos na Palestina, entrando na gruta onde nasceu o Filho de Deus, fiquei abismado em ver o local que Ele escolheu para nascer: o filho daquele que criou o céu e a terra, o sol e a lua, os mares e as montanhas, o firmamento e todas as estrelas, a vegetação e todos os, animais, os homens e as mulheres... Em verdade trata-se de um verdadeiro buraco na montanha: uma gruta... não tem janela, não tem móveis... é uma gruta escura e totalmente vazia.
Jesus Cristo nasceu ali: o filho do dono da vida, o Caminho a Verdade e a Vida, se abaixou a este nível incrível como para dizer:”não tenham medo vocês que são considerados um nada pelo mundo: eu estou com vocês. Eu vim para tirar vocês do sufoco, porque eu vim até vocês lá na pequenez, no abismo, na gruta da vida de vocês. Eu nasci numa gruta para doar vida e esperança a todos, os últimos, os excluídos.”
A gruta onde nasceu Jesus é MUITO diferente de outras grutas onde as pessoas as vezes se escondem, para não serem  presos, depois de terem ameaçado a vida de  milhares ou milhões de outras pessoas...
Lembramos o buraco, a gruta, onde foi encontrado o ditador Saddam Hussein: a gruta da morte e não da vida!.
Também Osama Bin Laden ainda, que deve ter se escondido em muitas outras grutas do Afeganistão e dentro delas deve ter planejado muitos ataques inclusive das torres gêmeas.
Adolf Hitler também estava escondido num bunker, uma gruta, no fim  da Segunda Guerra Mundial: lá, ele se suicidou para não se entregar!
Todas essas grutas são tão diferentes de Belém da Judéia: lá nasceu quem veio oferecer a todos mais vida, mais esperança, a esperança certa de viver.
Então não devemos ter absolutamente medo: ninguém, por mais excluídos que seja, pode desanimar, depois que o Filho do Homem desceu no porão da humanidade. Ele vem neste mesmo porão para nos tirar dali.
Ninguém mais deve desanimar se está sentindo-se muito pecador. Jesus Cristo assumiu toda a nossa fragilidade humana e Ele veio para nos tirar do pecado, fazendo-se ele mesmo pecado e pagando, com sua morte na cruz, pelo nosso resgate.
Há outras grutas, desta vez bem decorada e rica, onde se escondem os grandes de hoje: são os palácios onde eles decidem os destinos da vida econômica do mundo. Tudo é segredo lá, mas não é nada bom para o resto do mundo. Lá decidem quantas centenas de milhões de dólares devem entrar no orçamento para a  construção de armas e bombas as mais sofisticadas possível! Lá, decidem qual é o  melhor sistema econômico para fazer triunfar uma pequena parte da humanidade: ricos cada vez mais ricos e pobres cada vez mais pobres.
Há grutas onde se encontram os ladrões e os assaltantes, os traficantes e todos os malvados da vida moderna: bem que o pequeno Jesus Cristo quer entrar lá,  mas não lhe permitiram o ingresso!
Mas cabe a nos agora, levar Jesus Cristo entre aqueles que são considerados o caco da humanidade de hoje. Nunca devemos abandonar os que se sentem perdidos. Ajudá-los sim, deveremos, porque eles estão só esperando uma mão amiga, um sorriso de compreensão, uma chance de mudança e perdão.
A todos os que estão entrincheirados nos meandros do mal, queremos dizer: coragem! O Cristo veio no mundo e nos quer visitar na gruta de nossa vida. Então, deixemos-lo entrar!
Pe. José Borghesi
(Padre José São Felix do Xingu-PA)
(A caricatura é feita pelo artista Tira e retrata exatamente o perfil de um padre,o mesmo que realizou o meu casamento no religioso, que se preocupa com a humanidade)  

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

II Jornada Paraense de Cineclubes

Preparar os diversos setores do audiovisual para a II Jornada Paraense de Cineclubes, em Parauapebas, dias 18 e 19 de novembro, no Festival Curta Carajás. Esse é o objetivo do Diálogos Cineclubistas, série de encontros que percorre diversas localidades no Estado para debater linguagem cinematográfica e atividade cineclubista, além de oferecer oficinas para estudantes.
Promovido pela Federação Paraense de Cineclubes (Paracine), entidade filiada ao Conselho Nacional de Cineclubes (CNC) os Diálogos Cineclubistas chegam dia 19 a Cotijuba, onde realizam atividades até o dia 20, incluindo duas oficinas gratuitas de fotografia digital e montagem para estudantes de escolas públicas.
A intenção é reunir os diversos segmentos do cinema, do cineclubismo e do audiovisual, profissionais, técnicos, realizadores, produtores, roteiristas, pesquisadores, professores e todas as pessoas que têm interesse nos movimentos sociais cineclubistas no Estado.
A entidade ainda colabora na curadoria de uma mostra de filmes com temáticas educativas - fundamentando os diálogos sobre cineclubismo e educação, que são tema dessa edição -, sob a coordenação dos cineclubistas locais Rodrigo Ethnos e Kid Quaresma. A mostra marca o primeiro aniversário do Cineclube Insular Belém, que exibe regularmente filmes para os moradores de Cotijuba.
Segundo os organizadores da Paracine, quem estiver interessado em participar, basta chegar ao trapiche de Icoaraci e procurar a professora Rosemary Cardoso. Às 7h o barco da escola (chamado Contacto) parte para a ilha.
Participe
Diálogos Cineclubistas. Dia 19, em Cotijuba, na Unidade Pedagógica da Faveira, da Escola Bosque, de 9h às 12h. Informações: 8330-9435 e 3222-6655.
SAIBA MAIS
paracineclubes.blogspot.com
(Diário do Pará)

Dilma confirma universidades no Pará

A presidente Dilma Rousseff anunciou ontem a terceira fase do programa de expansão da Rede Federal de Educação Superior. Será criada a nova Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), cujo campus será em Marabá, e o novo campus da UFPA em Ananindeua, que será instalado no terreno da antiga Granja do Icuí. Segundo a presidente, o objetivo é promover a interiorização do acesso à universidade e ao ensino técnico. O anúncio foi comemorado por todos que participaram do processo de elaboração dos projetos.
“Levar a educação para o interior do Brasil é o mesmo que construir um caminho para o desenvolvimento e para o conhecimento, para que esses jovens sejam capazes de produzir a inovação que precisamos”, disse Dilma. Segundo ela, a expansão do ensino federal é importante para que o Brasil “ocupe o seu lugar no mundo, de ser uma das maiores potências”.
Segundo a presidente, o gasto em educação é um grande investimento para o País. “Vamos enfrentar a crise da forma mais eficaz: garantindo que nosso País permaneça no trilho do crescimento responsável. Crescimento baseado neste investimento significativo na área de educação. Porque o gasto, qualquer que seja ele, na área da educação, é um grande investimento para o País”.
Ao todo, o governo federal vai criar quatro novas universidades federais: duas na Bahia, uma no Ceará e a do sul e sudeste do Pará. A ampliação dos campi vai beneficiar outras 46 unidades federais. Serão também criadas 208 novas unidades dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia, como parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). No Pará, estas unidades serão instaladas em Ananindeua, Paragominas, Parauapebas, Óbidos e Cametá.Mais Informações clique aqui
Fonte Diario do Pará

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Eleição para escolha dos membros do Conselho Técnico Administrativo do Saaep

O SAAEP informa, em conformidade com o Art. 40 parágrafo II da Lei Municipal 4.385 de 11 de agosto de 2009, que cria o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas – SAAEP como entidade Autárquica de Direito Público, da Administração Municipal Indireta, que estará realizando a eleição para a escolha dos 02 (dois) membros da sociedade civil organizada, que comporão o Conselho Técnico e Administrativo do SAAEP.
As normas para a inscrição de candidaturas dos interessados estarão disponíveis a partir do dia 17 de agosto no site da Prefeitura Municipal de Parauapebas no quadro de avisos da prefeitura e do SAAEP, bem como serão enviadas aos principais veículos de comunicação locais e Diário Oficial.
Mais informações:
Saaep: (94) 3346-7261-7262

7ª OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS 2011

Na quarta-feira, 17, será realizada a primeira fase da 7ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP 2011. As provas serão aplicadas em todas as escolas públicas municipais em horário de aula. Participarão da olimpíada alunos do 6º e 7º ano (5ª e 6ª série), 8º e 9º ano (7ª e 8ª série) e alunos do ensino médio. São duas horas e meia de prova e cada escola irá decidir se irá aplicá-la no primeiro ou segundo turno das aulas.
Parauapebas já obteve bons resultados em edições anteriores da OBMEP, com medalhistas das escolas Carlos Drummond, Eduardo Angelim e Eurides Santana. Espera-se um bom desempenho dos alunos na edição de 2011 das olimpíadas.

Serviço:
Aplicação das provas da 7ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP 2011
Data: 17/08 – Quarta-feira
Local: Escolas Públicas Municipais
Horário: Os turnos de aula na rede pública são: 7h às 10h45, das 11h às 15h das 15h às 18h45, das 19h às 23

Brasil tem R$ 300 milhões em moedas perdidas

Cerca de R$ 300 milhões em moedas da primeira família do real estão fora de circulação --dinheiro perdido ou esquecido em casa.
Fabricadas entre 1994 e 1998, representam 15% do valor e quase um terço da quantidade existente no país, segundo o Banco Central.
Todas continuam valendo, exceto as antigas moedas de R$ 1, que saíram de circulação em 2003 e hoje só podem ser trocadas no BC ou em uma das 27 agências autorizadas do Banco do Brasil.
Somente em moedas antigas de R$ 1 há 35,5 milhões que nunca voltaram para o BC, número que segue praticamente estável desde 2006.
As perdas são maiores quando com dinheiro de menor valor. Antigas moedas de R$ 0,01, por exemplo, representam 60% da quantidade no mercado dessa denominação (R$ 20 milhões), mas dificilmente são encontradas.
Para suprir a ausência de moedas que "desaparecem" ou ficam estocadas em casa, o BC gasta R$ 320 milhões por ano. A instituição possui hoje um estoque para atender seis meses de demanda.(Fonte: EDUARDO CUCOLO - DE BRASÍLIA)

Conheça dez verdades que homens e mulheres não têm coragem de dizer em um relacionamento


DA MULHER PARA O HOMEM

   1-      "Chega de pedir opinião ou benção para a mamãe. Você já é um homem feito!"
   2-      "Sim, estou estressada porque sou mãe, profissional, mulher e dona de casa. Aliás, você sabe o que significa dupla jornada?"
   3-      "Tamanho importa sim, mas cuidado: se não souber usar, não adianta"
   4-      "Que diferença vai fazer na nossa vida a vitória do seu time e, a propósito, qual a graça de assistir homens correndo atrás de uma bola?"
   5-      "Tente achar o ponto G, por favor?"







DO HOMEM PARA A MULHER

   1        - “Quando você vai entender que homem gosta de mulher safada só na cama?”
   2        -  “Não lembrar de uma data de comemoração não quer dizer que deixei de te amar”
   3        “Essa roupa não engorda. É você que está gorda”
   4        “Discutir a relação não é um compromisso semanal. E quando você quiser conversar, pelo amor de Deus, seja mais objetiva”
   5        “TPM é sua desculpa para tudo. E hoje existe tratamento, sabia?”

TRIP EM CARAJÁS (Parauapebas)

Parauapebas agora conta com mais uma empresa aérea  para atender a demanda da população.Teve início ontem (15) o voo da Trip em Carajás com a seguinte rota:  Confins/Carajás/Marabá /Belém. O voo chega em Carajás às 12:05 horas e volta na rota Belém/Marabá/Carajás/Confins às 17:30 horas O preço da passagem do voo inaugural para Marabá foi R$49,90 + taxa de embarque.
Fonte: Zedudu

VITOR JAIME É O NOVO TÉCNICO DO PFC

O Parauapebas Futebol Clube (PFC) acertou na noite desta terça-feira (15), a contratação do técnico Vitor Jaime. Atualmente ele está comandando a equipe do Ypiranga do Amapá, no campeonato estadual. Vitor irá dirigir a equipe o PFC, na primeira fase da primeira divisão do Campeonato Paraense de 2011.
O novo Comandante viajou ontem pela manhã com destino a Marabá para acertar o contrato com o preparador físico Primo, que já passou pelo Águia de Marabá, Vitor segue para Belém ainda nesta terça-feira e em seguida retorna para o Amapá.
O comandante disse que já indicou alguns nomes para diretoria fazer contato como, Paulo de Tarso, Mael, Ciro e Leandrinho. Vitor também comentou que deve trazer alguns jogadores que estão trabalhando com ele no Ypiranga, mas um dos seus objetivos e olhar com carinho a prata da casa como fez pela sua passagem pelo Águia de Marabá quando lançou, por exemplo, o atacante Aleison para o futebol nacional.
Vitor Jaime Souza Silva é natural do Amapá, jogou seis anos como profissional como volante. Como técnico está desde 2007 no mercado de trabalho e dirigiu as equipes no Pará co a do Bragantino, Águia de Marabá, Ananindeua, Cametá, Trem e Ypiranga do Amapá. Conquistou o vice-campeonato paraense com o Águia de Marabá em 2008.
 
Parauapebas Futebol Clube:
Presidente: Deputado Estadual Milton Zimmer (PT)
Vice-presidente: Laoreci Faleiro
Diretora de futebol: Solange Campos
Relações públicas: Roque Dutra (presidente anterior)
Financeiro: Antônio Filho
Fonte: showdebola96.blogspot.com.br

INDIO NÃO QUER SÓ TERRA DE VOLTA


QUER EDUCAÇÃO, RESPEITO, SAÚDE E UM POUCO DE CIVILIZAÇÃO

Plebiscito para divisão do Pará custará R$25 milhões

O Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Lewandowski afirmou que o órgão está preparado para garantir um plebiscito pacífico, em dezembro.
Está nas mãos da população do Pará a decisão de dividir, ou não, o estado em três. O plebiscito será em dezembro. Há quem diga que os problemas, como os conflitos agrários, são demais para um estado só. Mas no segundo maior estado do país, que concentra a maior população da Região Norte, também não faltam soluções, ou caminhos.
Presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Ricardo Lewandowski, afirmou que o TSE está preparado para garantir um plebiscito pacífico. Ele disse ainda que há uma previsão de gastos de R$25 milhões para o pleito. Em alguns locais, as urnas funcionarão por meio de baterias e a transmissão dos dados será por via satélite.
Lewandowski não afirmou se é a favor ou não da divisão do estado e disse que, se o resultado do plebiscito for positivo, não leva necessariamente à criação dos dois estados. “Se a resposta à divisão for positiva, a criação dos estados dependerá de uma lei complementar pelo Congresso Nacional”, disse Ricardo Lewandowski. (G1)

Vale prorroga inscrições para seleção de pessoas com deficiência


A Vale prorrogou até 30 de novembro as inscrições para a seleção de pessoas com deficiência. São 160 vagas para trabalhar nas unidades da empresa nos estados de Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Maranhão e Pará. O candidato deve cadastrar seu currículo no site www.vale.com/oportunidades  
O objetivo da Vale com este programa é promover a inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho, reforçando os nossos valores de respeito à vida e à diversidade.
Do total de vagas, 50 são destinadas para Minas Gerais, 35 para o Rio de Janeiro, 35 para o Espírito Santo e 40 para os estados de Maranhão e Pará.
Os empregados terão direito a benefícios como vale-refeição (ou refeição no local de trabalho), vale-alimentação e plano de saúde, além de participação nos resultados da empresa.
Para participar do Programa de Inclusão de Pessoas com Deficiência, o profissional deve ser maior de 18 anos e apresentar uma das deficiências enquadradas no decreto número 3298/99. Há vagas para candidatos com ensino médio, formação técnica ou curso superior. Os documentos necessários para a inscrição estão listados no site da Vale.
Processo seletivo
Os selecionados após a análise dos currículos passarão por dinâmica de identificação do perfil, entrevista individual e exame médico. Para os casos de deficiência auditiva, visual e intelectual o candidato terá de apresentar laudos comprobatórios atualizados.
Assessoria de Imprensa - Tel: 21 3814-4360
Mônica Ferreira