Pesquisar este blog

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Este texto foi escrito em 2005 pelo Pe. José Borghesi(Padre José SFX), na edição da Revista Perfil Amazônico, que era editado por mim e meu esposo Ivair Justino e acho que merece ser repassado para o mundo.


ENTRE OS CACOS DA HUMANIDADE

O que nos surpreende no nascimento de Jesus Cristo, é o fato de que Deus, o invisível e o Eterno, o Onipotente, quis entrar na vida dos que o mundo considera gente inútil, gente sem sentido, caco da humanidade!
Caco! Lembro que esta palavra foi usada anos atrás por uma revista estrangeira, que incentivava os fazendeiros daquele País a virem ao Brasil – de forma especial ao Pará – afirmando que aqui, eles poderiam facilmente apossar-se de toda a terra que quisessem. Depois de terem comprado a terra, e de forma ilícita registrar em “Cartório”, seria suficiente expulsar os cacos da humanidade que por ventura se encontrassem lá dentro.
Isso quer dizer que os pequenos donos, os pobres posseiros de terras paraenses, os de mão grossa, eram vistos como gente inútil, baderneiros: justamente caco da humanidade.
É assim que o mundo considera as pessoas que nada tem: caco!... porque não tem estudo, não tem bens, na maioria analfabetos, não tem casa de luxo, nem diploma. Talvez ainda, são pessoas desempregadas, doentes e muitas vezes com doenças graves. Pior ainda se não tem fineza da vida, se forem pessoas, por assim dizer, rudes, grosseiras, ou então meio perdidas: sem religião, beberrões, prostitutas, drogados...
Pois é: o que nos surpreende é justamente este fato: o Filho de Deus quis nascer entre os cacos da humanidade, PARA NOS RESGATAR!
Na ocasião da visita aos lugares santos na Palestina, entrando na gruta onde nasceu o Filho de Deus, fiquei abismado em ver o local que Ele escolheu para nascer: o filho daquele que criou o céu e a terra, o sol e a lua, os mares e as montanhas, o firmamento e todas as estrelas, a vegetação e todos os, animais, os homens e as mulheres... Em verdade trata-se de um verdadeiro buraco na montanha: uma gruta... não tem janela, não tem móveis... é uma gruta escura e totalmente vazia.
Jesus Cristo nasceu ali: o filho do dono da vida, o Caminho a Verdade e a Vida, se abaixou a este nível incrível como para dizer:”não tenham medo vocês que são considerados um nada pelo mundo: eu estou com vocês. Eu vim para tirar vocês do sufoco, porque eu vim até vocês lá na pequenez, no abismo, na gruta da vida de vocês. Eu nasci numa gruta para doar vida e esperança a todos, os últimos, os excluídos.”
A gruta onde nasceu Jesus é MUITO diferente de outras grutas onde as pessoas as vezes se escondem, para não serem  presos, depois de terem ameaçado a vida de  milhares ou milhões de outras pessoas...
Lembramos o buraco, a gruta, onde foi encontrado o ditador Saddam Hussein: a gruta da morte e não da vida!.
Também Osama Bin Laden ainda, que deve ter se escondido em muitas outras grutas do Afeganistão e dentro delas deve ter planejado muitos ataques inclusive das torres gêmeas.
Adolf Hitler também estava escondido num bunker, uma gruta, no fim  da Segunda Guerra Mundial: lá, ele se suicidou para não se entregar!
Todas essas grutas são tão diferentes de Belém da Judéia: lá nasceu quem veio oferecer a todos mais vida, mais esperança, a esperança certa de viver.
Então não devemos ter absolutamente medo: ninguém, por mais excluídos que seja, pode desanimar, depois que o Filho do Homem desceu no porão da humanidade. Ele vem neste mesmo porão para nos tirar dali.
Ninguém mais deve desanimar se está sentindo-se muito pecador. Jesus Cristo assumiu toda a nossa fragilidade humana e Ele veio para nos tirar do pecado, fazendo-se ele mesmo pecado e pagando, com sua morte na cruz, pelo nosso resgate.
Há outras grutas, desta vez bem decorada e rica, onde se escondem os grandes de hoje: são os palácios onde eles decidem os destinos da vida econômica do mundo. Tudo é segredo lá, mas não é nada bom para o resto do mundo. Lá decidem quantas centenas de milhões de dólares devem entrar no orçamento para a  construção de armas e bombas as mais sofisticadas possível! Lá, decidem qual é o  melhor sistema econômico para fazer triunfar uma pequena parte da humanidade: ricos cada vez mais ricos e pobres cada vez mais pobres.
Há grutas onde se encontram os ladrões e os assaltantes, os traficantes e todos os malvados da vida moderna: bem que o pequeno Jesus Cristo quer entrar lá,  mas não lhe permitiram o ingresso!
Mas cabe a nos agora, levar Jesus Cristo entre aqueles que são considerados o caco da humanidade de hoje. Nunca devemos abandonar os que se sentem perdidos. Ajudá-los sim, deveremos, porque eles estão só esperando uma mão amiga, um sorriso de compreensão, uma chance de mudança e perdão.
A todos os que estão entrincheirados nos meandros do mal, queremos dizer: coragem! O Cristo veio no mundo e nos quer visitar na gruta de nossa vida. Então, deixemos-lo entrar!
Pe. José Borghesi
(Padre José São Felix do Xingu-PA)
(A caricatura é feita pelo artista Tira e retrata exatamente o perfil de um padre,o mesmo que realizou o meu casamento no religioso, que se preocupa com a humanidade)  

Nenhum comentário:

Postar um comentário