Pesquisar este blog

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

SECRETARIA DE CULTURA DE PARAUAPEBAS PROMOVE SEMANA DA CULTURA

A Secretaria Municipal de Cultura (Secult) realizará a Semana Cultural, no período de 24 a 31 de agosto. O evento tem como objetivo promover entretenimento à população de Parauapebas e fomentar a cultural regional paraense e maranhense. Diversas apresentações culturais serão realizadas por artistas locais e nacionais. A cada dia da Semana o público vai apreciar uma programação diferente. Confira os locais e datas:



SEXTA-FEIRA: 24/08/12 Horário: 18h às 00h
Praça do Guanabara "Noite do Tecno"- Abertura com show de humor com a Trup da Alegria
- Show musical com a banda Tecno Mania
- Exposição com feira de artesanato
- Exibição de cinema "Filme Brega S/A"
- Concurso de tecno com premiação
- Oficinas para crianças de origami e de figuras com balões
- Xadrez

 SÁBADO: 25/08/12 Horário: 18h às 00h

Palmares II- Abertura com show de humor coma Trup da Alegria
- Show musical coma banda Malícia do Pará
- Exposição com feira de artesanato
- Apresentações de danças folclóricas com os grupos Yawara e Terra Viva
- Oficina de Origami
- Oficina de figuras com balões
- Peça teatral "Farsas Fabulosas" com a companhia de teatro Encena
- Xadrez

DOMINGO: 26/08/12Horário: 18h às 00h
Popular I-  Abertura com show de humor com a Trup da Alegria

- Show musical com a banda Forró Pé de Serra
- Exposição com feira de artesanato
- Apresentações de danças folclóricas com o grupo Yawara
- Oficina de Origami
- Oficina de figuras com balões
- Peça teatral infantil com a companhia Os Trapalhaços
- Xadrez

SEGUNDA-FEIRA: 27/08/12

Horário: 18h às 00h
Palmares I
- Abertura com show de humor coma Trup da Alegria
- Show musical com a banda Bangalô do Samba
- Exposição com feira de artesanato
- Oficina de Origami
- Oficina de figuras com balões
- Peça teatral com a companhia Os Trapalhaços
- Dança Folclórica com os grupos Yawara e Terra Viva
- Xadrez

TERÇA-FEIRA: 28/08/12
Horário: 18h às 00h

Rio Verde - "Noite Ecumênica"- Abertura com show de humor coma Trup da Alegria
- Show musical com artistas locais
- Exposição com feira de artesanato
- Oficina de Origami
- Oficina de figuras com balões
- Apresentações de dança e teatro
- Xadrez

QUARTA-FEIRA: 29/08/12

Horário: 18h às 00h
Praça do Liberdade -" Noite Maranhense"- Abertura com show de humor coma Trup da Alegria
- Show musical Forrozão Chocolate
- Show musical de Reggae
- Exposição com feira de artesanato
- Oficina de Origami
- Oficina de figuras com balões
- Apresentações de teatro com a companhia Os Trapalhaços
- Xadrez

QUINTA-FEIRA: 30/08/12Horário: 18h às 00h
CDC - Centro de Desenvolvimento Cultural - "Noite MPB/POP"- Abertura com show de humor coma Trup da Alegria
- Xadrez
- Palinha Cultural MPB/POP
- Show nacional "Parceria Fina"
- Oficina de Origami
- Oficina de figuras com balões

SEXTA-FEIRA: 31/08/12
Horário: 18h às 00h
CDC - Centro de Desenvolvimento Cultural - "Noite Paraense"- Abertura com show de humor coma Trup da Alegria
- Voz e violão com Melina
- Show nacional "Juliana Sinimbú"
- Oficina de Origami
- Oficina de figuras com balões
- Xadrez

Strategic Advanced e Franklin Covey trazem à Parauapebas cursos inovadores de liderança

Treinamentos de Liderança irão acontecer em Parauapebas com conteúdo exclusivo inspirado nos maiores líderes mundiais.
Longas jornadas de trabalho, pouco tempo para a família, dificuldades no relacionamento e muitos outros problemas não são difíceis de combater se dispusermos das ferramentas certas.
Pensando nestas dificuldades enfrentadas principalmente por gestores de grandes empresas, a Strategic Advanced em parceria com a Franklin Covey, consultoria internacional de treinamentos, estão trazendo para a cidade de Parauapebas, no sudeste do Pará, cursos e treinamentos sobre ferramentas de rendimento e liderança, que foram criadas e aplicadas por autores dos maiores Best Sellers do mundo corporativo.
Confira algumas das soluções que serão apresentadas através desta parceria: Os 7 Hábitos das pessoas altamente eficazes que está previsto para o dia 14 de Setembro no Hotel Vales dos Carajás. Além disso, outros treinamentos devem acontecer na cidade, como: As 5 escolhas, para manter uma alta produtividade e um bom gerenciamento do tempo, cursos de Liderança, Como promover o Sucesso dos clientes, A velocidade da confiança e Conversas Cruciais.
A metodologia de aplicabilidade imediata desenvolvida pela FranklinCovey tem ajudado pessoas e organizações em vários países a transformarem-se em Grandes Organizações através do desenvolvimento de  Grandes Líderes e Individuos Eficazes. Para Roseli Menegasso, Diretora Comercial da Strategic Advanced, “os cursos da Franklin Covey são transformadores, ajudam pessoas e organizações a atingirem uma grandeza Pessoal, profissional e organizacional, com quebras de paradigmas e metas valorosas”, diz Menegasso.
Os ensinamentos de Best Sellers serviram de inspiração e guiaram os workshops que a FranklinCovey realiza com exclusividade, sendo especialista em eficiência corporativa. Nesta parceria com a Strategic Advanced, as duas consultorias pretendem trazer ao mercado novas formas de liderar equipes e trabalhar a grandeza das pessoas, líderes e organizações. Focado no tema Liderança, o curso completo que deverá acontecer em Setembro, terá a duração de duas horas e contará com um conteúdo teórico e prático. 



quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Presos acusados por depredação em Serra Pelada


O delegado Antônio Miranda Neto, titular da Seccional Urbana de Parauapebas, informou nesta segunda-feira (20) que as investigações sobre a destruição ocorrida na Vila de Serra Pelada, em Curionópolis, sudeste do Pará, prosseguem para identificar outros envolvidos no crime. Sete adultos foram presos e dois adolescentes foram apreendidos por envolvimento nos atos de depredação na área da empresa Vale. As prisões foram feitas na manhã de domingo (19), na região.
Com apoio de uma aeronave, policiais civis da 20ª Seccional de Polícia Civil de Parauapebas e da Superintendência Regional do Sudeste Paraense foram até a região e fizeram um sobrevoo na área para a constatação dos danos. Em conjunto com a Polícia Militar, os policiais civis prenderam João Carlos Lima da Silva (30 anos); Marcos Maciel Lima da Silva (18); Renato Alves da Silva (18); Davi Monteiro Amorim (24); Wanderson Morais Barbosa (22); Hélio Santos Leão (18) e o advogado Rodrigo Maia Ribeira, apontado como um dos líderes do grupo.
Eles foram autuados em flagrante delito. Dois adolescentes de 16 e 17 anos foram apreendidos. Todos vão responder por destruir e roubar computadores dos escritórios. Os procedimentos foram lavrados na Delegacia de Curionópolis. Dos presos, apenas o advogado foi transferido para Parauapebas. Os demais devem ser levados para Marabá ou também para Parauapebas.
Durante as prisões, os policiais conseguiram recuperar aparelhos de informática subtraídos durante o crime. Segundo Antônio Miranda, no último dia 17, a estrada de acesso à mina de ouro da Vale, localizada na Vila de Serra Pelada, em Curionópolis, foi interditada por moradores do vilarejo. Eram cerca de 60 pessoas.
No local, no dia seguinte, policiais civis apuraram que a via de acesso à mina havia sido bloqueada por moradores locais, os quais reivindicavam a presença de representantes do governo do Estado no intuito de solicitar a pavimentação da estrada de acesso à Vila de Serra Pelada e ao vilarejo, além de iluminação pública e a construção de um posto de saúde. A interdição da via bloqueou o acesso de veículos que prestam serviços às empresas Colossus e Vale, restringindo o acesso de três mil funcionários das empresas. Automóveis de terceiros tinham livre acesso à Serra Pelada.
Também foi destruída a sede do Sindicato dos Garimpeiros, de onde documentos foram extraviados.(Diário do Pará)

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

FERROVIA DA VALE TERÁ MAIS UTILIDADE


Mineiro, o presidente da Confederação Nacional dos Transportes (CNT), senador Clésio Andrade (PR), aguarda extrema cautela com as concessões e parcerias com o setor privado anunciadas anteontem pelo governo.  Em primeiro lugar, porque parte das obras já está há tempos nos planos oficiais. Além disso, ele é um crítico feroz da principal obra ferroviária decantada pela presidente Dilma Rousseff, o TAV (Trem de Alta Velocidade), que vai ligar Rio, São Paulo e Campinas.  “Não terá carga nem passageiro”, já profetizou.
Ainda assim, a nova série de concessões traz uma boa novidade, especialmente em termos de ferrovias. “É que chamamos de direito de passagem”, apontou. Isso significa que, por exemplo, a mineradora Vale não pode ser a única e exclusiva usuária de uma ferrovia, como acontece no trecho Serra dos Carajás (PA)-Porto de Itaqui (MA). Só é usada pela para o transporte de toneladas de minério de ferro. “O governo poderá entregar os horários não utilizados pela empresa a outros interessados em fazer isso”, explicou.Mais informações clique aqui

Manifestantes invadem canteiro de obras da Vale no Pará


Manifestantes invadiram o canteiro de obras de um projeto de exploração de minério de ferro da companhia Vale, que está em fase de implantação na região de Carajás, no sudeste do Pará, no último sábado (18). De acordo com a Polícia Civil, os manifestantes depredaram veículos e alojamentos da companhia e danificaram viaturas da Polícia Militar. Neste domingo (19), sete homens foram presos e dois adolescentes apreendidos suspeitos de participação nos crimes.

Alojamentos foram depredados.
(Foto: Divulgação/Polícia Civil)

Segundo a polícia, um inquérito foi instaurado para apurar o caso e investigar outras pessoas envolvidas na ação. A manifestação teria começado na última sexta-feira (17), quando a comunidade do município de Curionópolis fechou uma estrada vicinal municipal, que liga a PA 275 à Vila de Serra Pelada, em protesto. Os moradores reivindicavam a presença de representantes do Governo no intuito de solicitar a pavimentação da estrada de acesso à Vila de Serra Pelada e ao vilarejo, além da construção de um posto de saúde e iluminação pública.
Uma equipe da Polícia Militar (PM) foi enviada até o local para negociar a liberação da via, mas por volta das 18h30 de sábado (18), o conflito teria se intensificado e os manifestantes decidiram invadir as instalações do projeto Serra Leste, localizado próximo a área.
Por determinação do titular da Diretoria de Polícia do Interior da Polícia Civil, delegado Silvio Maués, equipe de policiais civis da 20ª Seccional de Polícia Civil de Parauapebas foram até a região. Com apoio de uma aeronave, os policiais fizeram um sobrevoou na área para constatação dos danos. Em conjunto com a Polícia Militar, os policiais civis efetuaram as prisões.
Os suspeitos foram autuados em flagrante delito.Todos vão responder por destruir e roubar computadores dos escritórios. Os procedimentos foram lavrados na Seccional de Polícia de Parauapebas.

"Eles depredaram alojamentos e incendiaram veículos da companhia, além de quebrar os vidros das viaturas da PM. Até objetos eletroeletrônicos foram furtados da empresa durante a ação. Parte dos objetos foi recuperada neste domingo (19) quando os suspeitos foram presos, mas continuamos buscando mais envolvidos", conta o delegado Sílvio Maués. Os suspeitos estão presos na Delegacia de Curionópolis. 
A Vale informou que os manifestantes atearam fogo em suas instalações. A empresa diz que "respeita o direito de livre manifestação, mas repudia atos violentos que coloquem em risco a integridade de seus trabalhadores e das suas instalações, assim como repudia qualquer situação que comprometa o direito soberano e constitucional de ir e vir, inerente a todos os cidadãos".(G1)

domingo, 19 de agosto de 2012

Parauapebas terá Núcleo Avançado do CPC "Renato Chaves"



O Comitê Integrado de Gestores da Segurança Pública (Cigesp) aprovou na última terça-feira, 14, durante reunião do colegiado na sede da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), em Belém, um Termo de Acordo de Cooperação Técnica entre o Centro de Perícias Científicas (CPC) “Renato Chaves” e a Prefeitura Municipal de Parauapebas, no sudeste do Pará, para a construção do Núcleo Avançado do CPC “Renato Chaves” naquele município.
Pelos termos do convênio, a Prefeitura de Parauapebas deverá ceder um espaço físico, com estrutura e adaptações necessárias para a realização dos serviços de perícias criminais do Instituto de Criminalística (IC) e Instituto Médico Legal (IML), além de disponibilizar 26 servidores públicos, entre auxiliares de Enfermagem, motoristas, vigilantes, assistentes administrativos, peritos criminais e médicos para a qualificação e capacitação dos técnicos que vão atuar no órgão.

O IML disponibilizará os serviços de Perícia no Vivo como lesão corporal e crimes sexuais, além de Perícia no Morto, com os trabalhos de necrópsia e remoção cadavérica. O IC oferecerá as perícias de local de crime contra a vida, dosagem alcoólica e constatação e definitivo de drogas, para fins de flagrante. Perícias mais específicas, que precisem de análises mais detalhada, poderão ser encaminhadas à sede do Centro, em Belém.
Atualmente, além da sede da instituição, em Belém, o CPC “Renato Chaves” possui Unidades Regionais (UR) em Castanhal, Marabá, Santarém e Altamira e os Núcleos Avançados (NA) de Abaetetuba, Bragança, Tucuruí, Paragominas e, agora, Parauapebas, totalizando quatro unidades e cinco núcleos, que atendem várias regiões do Estado com as perícias de criminalística e medicina legal.
Segundo o coordenador das Unidades Regionais do CPC “Renato Chaves”, Alexandre Ferreira, o CPC já estuda a descentralização da perícia a outras regiões, ainda não atendidas. “Já trabalhamos conjuntamente com a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) num projeto que pretende descentralizar a perícia paraense, estendendo-a para outras regiões do Estado, como o oeste e o Marajó. Nosso objetivo é atuar nas Regiões Integradas de Segurança Pública, que reorganizam o atendimento da Segup em áreas específicas de atuação. Ainda estamos em fase de planejamento e pesquisa, pois este tipo de trabalho envolve um processo de viabilidade técnica muito complexo”, explica.
O Cigesp é presidido pelo secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Luiz Fernandes Rocha. Integram a entidade, todos os dirigentes dos órgãos do Sistema Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Segup, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Superintendência do Sistema Penitenciário, Departamento Estadual de Trânsito e Centro de Perícias Científicas "Renato Chaves”).

Fonte: Nil Muniz - Ascom CPC "Renato Chaves"