Pesquisar este blog

sábado, 8 de outubro de 2011

Núcleo de Tecnologia de Marabá promove 3ª Concurso de Blogs

O Núcleo de Tecnologia Educacional de Marabá está promovendo o 3º Concurso de Blogs das Escolas Públicas de Marabá e Região. O objetivo do certame é estimular o uso dos blogs como ferramenta pedagógica nas escolas públicas nos municípios sob responsabilidade da 4ª Unidade Regional de Educação (URE) da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). As inscrições estão abertas e vão até o dia 31. O evento de premiação será no dia 2 de dezembro.

O Concurso tem o intuito de estimular a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC's) nas escolas públicas do Pará e foi criado inspirado no I Concurso de Blog Estadual, organizado em 2009 pela Coordenação de Tecnologia Aplicada à Educação (CTAE). Já nesta primeira edição o NTE Marabá inovou, criando a categoria “Alunos”, que ainda não havia no concurso estadual. O resultado foram 68 blogs inscritos.
Em 2010, o concurso se consolidou e cerca de 100 blogs foram inscritos, contando com a participação de blogueiros educacionais de municípios como Parauapebas e Bom Jesus do Tocantins, além da presença de uma escola indígena. Este ano, o NTE inicia mais uma etapa deste projeto, que tem colaborado para que as escolas e os professores utilizem o blog como uma ferramenta pedagógica que estimule a autoria dos alunos.
Maiores informações em: http://ntemaraba.blogspot.com/

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

II Festa da Agricultura Familiar em Parauapebas

A agricultura familiar cresce em tamanho e importância em Parauapebas. São frutas, legumes, carnes, leite e derivados produzidos em escala cada vez maior, que abastecem os supermercados locais e a Feira do Produtor, fruto de muito trabalho e investimentos na zona rural do município.
Mais de dois milhões de reais são investidos em programas que dão suporte a esse desenvolvimento, promovido por ações de orientação técnica, suporte de máquinas agrícolas, permuta de mudas e sementes para plantio, empréstimos de matrizes de pequenos animais (ovelhas, bodes, peixes e abelhas), cursos de capacitação, entre outros benefícios.
E para comemorar e compartilhar com a comunidade urbana de Parauapebas resultados tão expressivos, a Prefeitura realiza a II Festa da Agricultura Familiar, que tem como tema “Produzindo com Sustentabilidade”.
O evento teve iniciono dia 03 e vai até o dia 08 de outubro, com programação que inclui cursos de capacitação e palestras para os pequenos produtores, um café da manhã para a imprensa local e uma visita do comitê gestor da MASPP – Mostra de Artes dos Servidores Públicos de Parauapebas ao Cetaf – Centro Tecnológico da Agricultura Familiar.
A programação termina no sábado, na Praça de Eventos, a partir das 11h da manhã. Na oportunidade, os pequenos empreendedores rurais comercializarão produtos da Agricultura Familiar, peixes vivos, além de almoço com comidas típicas.
Os visitantes também poderão visitar o estande da Secretaria Municipal de Produção Rural - Sempror para conhecerem os programas e ações que fortalecem a Agricultura Familiar do nosso município, além de prestigiar apresentações culturais e exposição de pequenos animais

Parauapebas terá nova Feira do Produtor

Em continuidade ao trabalho de apoio à Agricultura Familiar e ao incentivo à economia local, a Prefeitura Municipal de Parauapebas determinou à Secretaria Municipal de Obras - Semob um novo desafio: a construção de um grande Centro de Abastecimento Hortifrutigranjeiro.
O empreendimento que irá substituir a atual Feira do Produtor atenderá diretamente a cerca de 250 feirantes e gerará aproximadamente a mesma quantidade de empregos indiretos. A obra, localizada na Avenida Faruk Salmen, Bairro Novo Horizonte, já foi iniciada e está em fase de terraplanagem. A construção do Centro de Abastecimento Hortifrutigranjeiro está orçada em aproximadamente nove milhões de reais e terá a duração de 12 meses.     
Estrutura
Com uma área de quase oito mil metros quadrados, o prédio terá dois pavimentos. No térreo, serão construídos 66 boxes para a comercialização de diversas espécies de carnes.  Além disso, neste piso haverá banheiros, posto bancário, agência dos Correios e estacionamento externo amplo. No segundo piso, haverá 42 lojas, banheiros, salão multiuso (sala de reunião com 137 lugares), sala de administração, duas lanchonetes e praça de alimentação.

Funcionários dos Correios nos estados rejeitam acordo e greve continua

A maioria dos sindicatos de trabalhadores dos Correios rejeitaram, em assembleias promovidas nesta quarta-feira (5) em todos os estados e no Distrito Federal, o acordo fechado ontem (4) entre a Federação Nacional dos Trabalhadores de Empresas de Correios, Telégrafos e Similares (Fentect) e a direção da estatal, na audiência de conciliação do Tribunal Superior do Trabalho (TST). Com a decisão, a greve da categoria, que já dura 22 dias, prosseguirá e será julgada na segunda-feira (10) pela Seção Especializada em Dissídios Coletivos.
Segundo o secretário-geral da Fentect, José Rivaldo da Silva, pelo menos 18 dos 35 sindicatos da categoria se posicionaram contra o acordo de ontem, que previa aumento real de R$ 80 a partir de outubro e aumento linear de salários e benefícios de 6,87%.
A proposta acordada também previa a devolução do valor correspondente aos seis dias de greve que já foram descontados dos trabalhadores em folha de pagamento suplementar. Esses dias seriam descontados posteriormente, na proporção de meio dia de trabalho por mês. Os outros dias de greve seriam pagos e, posteriormente, compensados pelos trabalhadores que fariam horas extras nos fins de semana e feriados.
No comunicado enviado ontem aos sindicatos, a Fentect alertou que já existe no TST jurisprudência desfavorável à categoria em relação ao pagamento dos dias parados e às cláusulas econômicas. Por isso, pediu que a categoria aprovasse o acordo.(O popular)

Jeff Koons desafia o significado da arte

O artista americano de 56 anos, um dos principais nomes da arte contemporânea no mundo, usa materias e imagens do cotidiano em suas séries


"Michael Jackson e Bubbles" de Jeff Koons no Museu de Arte Contemporânea, Los Angeles

Greve dos bancários entra no décimo dia; saiba o que fazer

A greve dos bancários entra em seu décimo dia nesta quinta-feira (6), sem nenhuma negociação prevista entre os trabalhadores paralisados e a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos). Os bancários pedem um aumento real de 5% nos salários; os bancos propuseram 8% de reajuste, sendo 0,56% de aumento real.
A greve não pode prejudicar o consumidor. Especialistas orientam, no entanto, que ele deve fazer a sua parte, buscando canais alternativos para quitar as dívidas.
Os especialistas dizem que é importante se prevenir de eventuais cobranças de multas por atraso, guardando provas da tentativa de pagamento da conta. Segundo o advogado especializado em direito bancário Alexandre Berthe, quem for cobrado pode recorrer ao Procon ou ao Juizado Especial Cível.

Confira abaixo as orientações dos especialistas

1) Canais alternativos
Quem precisar pagar uma conta e encontrar a agência fechada deve tentar fazer o pagamento por outros canais, como caixa eletrônico, internet, telefone e correspondentes bancários (além das lotéricas, alguns hipermercados oferecem o serviço);
2) Negociação com o fornecedor
O pagamento de mensalidades pode ser negociado diretamente com escolas ou operadoras de planos de saúde, por exemplo. O consumidor deve pedir uma prorrogação do prazo de vencimento ou outra forma de pagamento, como débito na conta. As empresas são obrigadas a oferecer outras opções;
3) Multas
O Idec informa que, como a greve não é uma situação gerada pelo consumidor, o atraso no pagamento não deve gerar penalidades para ele. Caso o pagamento não seja possível, a dívida não poderá ser cobrada com juros ou multa;
4) Provas
É interessante manter alguma prova da tentativa de pagamento, como uma foto tirada do celular mostrando que a agência estava fechada, para evitar a cobrança de multas ou juros. As próprias notícias publicadas pela imprensa informando sobre a greve podem servir como prova;
5) Protocolo de atendimento
O consumidor que entrou em contato com a empresa pedindo uma alternativa para pagamento deve anotar o dia e a hora desse contato, além de pedir o número de protocolo de atendimento. Essa é outra maneira de se evitar cobranças futuras, sugere o advogado do Idec Flávio Siqueira Júnior;
6) Procon e Juizados
Se o consumidor tentou pagar a conta, não conseguiu e ainda assim foi cobrado de multa ou juros pelo atraso, ele deve fazer o pagamento, para não ter o nome incluído em cadastros de proteção ao crédito. Depois, deverá registrar queixa no Procon ou nos Juizados Especiais Cíveis;
7) Financiamento imobiliário
A greve pode gerar atraso na análise e na aprovação de financiamentos de imóveis, e algumas certidões que o consumidor obteve em cartório e levou ao banco poderão vencer nesse período. Mas, segundo o advogado Alexandre Berthe, o banco é que terá de assumir a despesa, caso seja necessário tirar novas certidões;
8) Cuidado com a segurança
O consumidor que não tem o hábito de usar caixa eletrônico e quiser pagar alguma conta não deve pedir ajuda a estranhos. Como não haverá funcionário da agência para prestar ajuda, ele deve levar alguém para ajudar, se necessário. “Aumenta muito a quantidade de golpes nos períodos de greve”, diz o advogado Alexandre Berthe.

Morre Steve Jobs, criador da Apple, iPod, iPhone, iPad...

O gênio visionário – responsável por revolucionar segmentos da indústria e colocar a tecnologia na palma da mão do consumidor – tinha 56 anos e lutava contra um câncer de pâncreas. Perfeccionista e inventivo, transformou a empresa criada na garagem de seus pais em uma das mais valiosas do planeta.
Steve Jobs – o gênio da tecnologia responsável por revolucionar ao menos três segmentos da indústria (computação pessoal, música, e telefonia) e inovar outra (animação para filmes) – morreu nesta quarta-feira, aos 56 anos de idade. Ex-CEO e força criativa por trás da Apple, ele lutava desde 2003 contra um câncer raro no pâncreas, que o levou a deixar, em agosto, a direção da companhia que ele fundou em 1976 e ajudou a transformar em uma das mais valiosas do planeta. Jobs deixa a mulher, Laurene, e quatro filhos – três mulheres e um homem.(Veja)

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

CORREIOS e comando de greve fecham acordo no TST

Os Correios e o comando de greve fecharam nesta terça-feira acordo no Tribunal Superior do Trabalho (TST). O TST entrou no conflito depois que, na sexta-feira, a empresa apresentou pedido de liminar para que a Justiça suspendesse a greve por se tratar de serviço essencial e abrisse processo de dissídio coletivo. A expectativa da estatal é que as atividades voltem ao normal na quinta-feira.
O acordo prevê que os funcionários dos Correios terão reposição, retroativa a agosto, da inflação de 6,87%. Eles também receberão, partir de outubro, mais 80 reais, que serão incorporados na folha. A estatal também se comprometeu a devolver, em folha suplementar, os seis dias descontados, o que era um dos principais pontos de resistência da categoria. Eles serão pagos entre janeiro e dezembro de 2012, sendo meio dia parado a cada mês. Já os 15 dias que ainda seriam descontados serão compensados pelos trabalhadores nos fins de semana - sábado e domingo - até no máximo a segunda quinzena de maio de 2012.
Nesta quarta, os sindicatos realizarão assembleias. A orientação é para que os trabalhadores aprovem o acordo.
A paralisação dos funcionários dos Correios começou no dia 13 de setembro.

GUSTAVO LIMA CANTA HOJE EM COMEMORAÇÃO 17º ANIVERSÁRIO DE CANAÃ DOS CARAJÁS

Cinco dias de festa marcaram a programação de aniversário de emancipação política e administrativa de Canaã dos Carajás que começaram no dia 1º de outubro e foi marcado por competições de motocross e bicicross, além de exibições de paraquedismo e motoshow ocorridos no dia 2. 

No dia 03(segunda), apresentou-se o cantor gospel Irmão Lázaro e dia 04(terça), a banda Anjos de Resgate. Encerrando as festividades, hoje dia 05(quarta, quando Canaã comemora 17 anos de emancipação, Gustavo Lima faz seu show na "Terra Prometida de Carajás".

PFC CONTRATA JOGADORES DO ÁGUIA

Com a eliminação precoce do Águia de Marabá do Campeonato Brasileiro da Série C, os jogadores do clube azulino que tinham contrato acertado até o mês de novembro acabaram ganhando férias antecipadas. Porém, nem todos resolveram descansar e a reportagem fez um levantamento para saber quem ainda está em fase de negociação ou já veste a camisa de outro clube.
O Parauapebas não perdeu tempo e já garantiu a contratação de três jogadores que eram considerados titulares na equipe do técnico João Galvão. O atacante Peri, o zagueiro Roberto e o meia Flamel já se apresentaram para encarar a pré-temporada para a disputa da Primeira Fase do Campeonato Paraense de 2012. Eles têm a difícil missão de ajudar a colocar um segundo representante da região sul e sudeste paraense na elite do futebol estadual. Para reforçar ainda mais o elenco, o técnico Vitor Jaime revela que também está de olho no zagueiro Charles.
.(Diario do Pará)

terça-feira, 4 de outubro de 2011

16 DE OUTUBRO COMEÇA O HORÁRIO DE VERÃO

O horário de verão começa no primeiro minuto do dia 16 de outubro e termina em 26 de fevereiro de 2012. As regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil devem adiantar os relógios em uma hora, além do estado da Bahia, único do Nordeste que entra na lista. O governador Jaques Wagner anunciou ontem adesão, que já ocorreu antes, mas foi suspensa em 2003.
Ao todo, serão 133 dias de horário de verão. No ano passado, o horário diferenciado resultou na redução de 4,4% da demanda de energia no horário de pico entre o fim da tarde e o início da noite, quando o consumo é mais alto nas regiões onde o sistema foi adotado, de acordo com o Ministério de Minas e Energia.
O horário de verão é adotado sempre nesta época do ano por causa do aumento na demanda por energia, motivado pelo calor e pelo crescimento da produção industrial às vésperas do Natal. No verão, os dias são mais longos por causa da posição da Terra em relação ao Sol e a luminosidade natural pode ser mais bem aproveitada.(Zedudu)

ELEIÇÃO 2012 - País elegerá 7.700 vereadores a mais em 2012

As próximas eleições municipais serão marcadas pelo aumento do número de vereadores no país. Em 2012, o Brasil elegerá 7,7 mil vereadores a mais do que em 2008, segundo levantamento da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), divulgado hoje (3).
Ao todo, poderão ser eleitos 59.764 mil vereadores em todo o país. O aumento do número de cadeiras para os legislativos municipais é consequência da aprovação da Emenda Constitucional 58/2008 pelo Congresso.
De acordo com a CNM, 2.153 municípios poderão aumentar o número de vereadores. A entidade fez o levantamento, entre os dias 21 e 28 de setembro, em 1.857 municípios. Esse número corresponde a 87% daqueles que podem eleger mais vereadores em 2012. Conforme a pesquisa, 50,08% do municípios modificaram a lei, o que permite elevar o número de vereadores.
Segundo a CNM, entre os 49,9% dos municípios que ainda não fizeram a alteração, 61,6% pretendem fazê-la. A data limite estabelecida para a mudança na legislação é 30 de junho de 2012. O município de Conchal (SP) foi o único que não quis elevar o número de cadeiras no legislativo local. A cidade optou por reduzir de13 para 11 o número de vereadores.

Comissão aprova 69 novas varas e 2598 cargos para a Justiça do Trabalho


A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou, na quarta-feira (28), 15 projetos de lei do Tribunal Superior do Trabalho (TST) que criam 69 novas varas do Trabalho e 2598 novos cargos para a Justiça do Trabalho. No total, serão 88 cargos de juiz, 1232 de analista judiciário, 452 de técnico judiciário e 826 cargos em comissão e funções comissionadas – todos lotados em 13 estados, além do Distrito Federal.
As propostas, que tramitam em regime de prioridade, serão analisadas ainda pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Aquelas que criam varas do Trabalho serão analisadas pelo Plenário. Já as que somente criam cargos tramitam em caráter conclusivo e, se forem aprovadas pelas comissões e não houver recurso para análise em Plenário, seguirão diretamente para o Senado.
Confira as propostas aprovadas:
Projetos que criam varas e cargos
- PL 1835/11, que cria 11 varas trabalhistas na jurisdição do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, no Pará. As varas serão instaladas nas seguintes cidades: Belém (três), Marabá (duas), Parauapebas (duas), São Félix do Xingu e Macapá (três). A proposta também cria 11 cargos de juiz, 88 de analista judiciário, 44 de técnico judiciário, 11 cargos em comissão de nível CJ-03, 33 funções comissionadas de nível FC-5, 22 de nível FC-4, 22 FC-3 e 22 FC-2 
Confira os demais projetos que criam varas e cargos em todo o Brasil

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Morte de mulher incendiada em Parauapebas continua em mistério

A polícia continua investigando as causas da morte da mulher Maria de Jesus Ferreira Rodrigues, que por volta das 4hs da última terça-feira, 27, em um quarto localizada na rua Clara Nunes nº 246, Bairro da Paz, em Parauapebas.
De acordo com o que apurou a reportagem, a polícia trabalha com duas linhas de investigação: a primeira dá conta que a vítima chegou embriagada em seus aposentos, acendeu um cigarro e adormeceu, provocando o sinistro; já na segunda hipótese, a polícia levantou o nome de Dário Barbosa da Silva como sendo o autor da execução da mulher e tocado fogo na casa.
Segundo o delegado Antonio Miranda Neto, o indivíduo Dário Barbosa da Silva passou a noite ingerindo bebida alcoólica com Maria de Jesus Ferreira Rodrigues, que seria mulher de programa, retornou para a residência da vítima em companhia desta, e, por algum desentendimento, teria executado a mulher e ateado fogo no barraco de tábua, na intenção de não deixar pista.
Só que a polícia localizou sinais de sangue pelo chão, em pedaços de panos e noutros locais da residência, cujas evidências serão examinadas pelo Instituto de Medicina Legal (IML), para então a polícia saber se realmente o principal acusado, que deixou a cidade após o sinistro, é culpado ou não.
O sargento Oliveira, do Corpo de Bombeiros, explicou que até então a corporação ainda não tinha levantado as causas do incêndio do imóvel, que culminou com a morte da mulher.
Sargento Oliveira explica que foi preciso a guarnição do Corpo de Bombeiros responsável pela operação rescaldo pedir ajuda de água num carro-pipa à empresa Clean, uma vez que a viatura dos bombeiros só tem capacidade para 2.500 litros de água. O apoio de ajuda foi imprescindível para evitar que o incêndio se propagasse para as casas vizinhas. (Vela Preta)

FLAMENGO VENCE O SÃO PAULO NO MORUMBI

A sorte voltou a sorrir para o Flamengo. Num clássico marcado pelo equilíbrio no Morumbi, o time carioca conseguiu uma importante vitória por 2 a 1 sobre o São Paulo, e ganhou um ânimo extra para voltar à briga pelo título na reta final do Brasileiro, após a desastrosa sequência de dez partidas sem vencer. O gol que garantiu os três pontos saiu aos 38 minutos do segundo tempo, quando o tricolor paulista pressionava em busca da virada, num chute de Renato Abreu que desviou no meio do caminho. As duas equipes terminaram o jogo com dez em campo: Lucas e Willians foram expulsos, ambos na etapa final.
- Eles fizeram uma festa bonita para a estreia do Luís Fabiano, mas a gente veio aqui para estragar um pouco esta festa - comentou Ronaldinho Gaúcho, em referência aos 60 mil torcedores que foram ao estádio reencontrar o atacante, que retornou ao time são-paulino neste domingo.
Além da vitória fora de casa, a torcida rubro-negra comemorou também o empate entre o líder Vasco e o vice-líder Corinthians em São Januário e a derrota do Botafogo para a o Atlético-GO . Numa só rodada, o Flamengo diminuiu a diferença para quatro adversários diretos na tabela. Com 44 pontos, a equipe da Gávea está em sexto lugar, a seis pontos do Vasco, quatro do Corinthians, dois do São Paulo e um do Botafogo, faltando 11 partidas para o fim.
No próximo domingo, o Flamengo terá pela frente outro rival na disputa pelo título: o Fluminense, quinto colocado com os mesmos 44 pontos, no Engenhão. Mas o time rubro-negro terá três desfalques certos: Aírton e Willians vão cumprir suspensão, e Ronaldinho Gaúcho estará na seleção brasileira, assim como o tricolor Fred. Além disso, Júnior César e Thiago Neves deixaram o campo sentindo problemas musculares.

Conjunto de cavernas impede Vale de explorar ferro

Um conjunto que pode chegar a milhares de cavernas impede a implantação imediata do maior projeto de exploração de ferro da Vale nos próximos 40 anos. A mina armazena 3,4 bilhões de toneladas do minério - que a inclui entre as maiores reservas mundiais a céu aberto descobertas no mundo - e fica na vertente sul da Serra de Carajás, no interior do Pará.
As cavernas guardam, porém, vestígios arqueológicos milenares da ocupação humana na Amazônia e a legislação vigente no Brasil impede a destruição de cavidades naturais nestas condições. Para extrair o ferro, a Vale teria de demoli-las. O impasse reacende as discussões sobre a legislação ambiental.
A mineradora planeja retirar de Serra Sul 90 milhões de toneladas de minério por ano, até o esgotamento da jazida, em um investimento de US$ 11,3 bilhões.
Pesquisas realizadas nos últimos sete anos por empresas de arqueologia e espeleologia (o estudo de cavidades subterrâneas), contratadas pela Vale, apresentam conclusões que geram no setor de mineração bastante pessimismo quanto à possibilidade de os órgãos ambientais licenciarem o empreendimento sem que seja necessário um árduo trabalho político prévio.
O potencial de Serra Sul é até maior do que a jazida cobiçada pela Vale. Batizada de S11D, a mina ocupa apenas um dos quatro trechos em que a serra foi dividida pela companhia. O setor D é o único com projeto de exploração divulgado. Os corpos A, B e C, por enquanto, permanecem fora dos planos de expansão da Vale em Carajás.
Para complicar mais ainda a situação, todos os quatro setores estão dentro da Floresta Nacional (Flona) de Carajás, unidade de proteção ambiental do governo gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), autarquia federal surgida em 2007, com o desmembramento do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O ICMBio é crítico quanto ao empreendimento.
A localização de 174 cavernas no corpo D - quantidade ainda preliminar, pois as buscas de novas cavidades prosseguem - leva especialistas a calcularem que haja pelo menos 250 no setor e mais de mil em toda a Serra Sul, cuja maior parte do território está no município de Canaã dos Carajás, no sudeste do Pará.
"Certamente são milhares de cavernas em toda a Serra Sul. Toda região em que há minério de ferro se caracteriza pela existência das cavidades naturais subterrâneas. Como são áreas de acesso difícil, sem infraestrutura de apoio ao trabalho de campo, ainda há muito a apurar", avisa o espeleólogo e historiador Genival Crescêncio, que há 18 anos percorre a Serra de Carajás.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Vale e IFPA implantam curso em Canaã dos Carajás

A Vale e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) assinam, nesta segunda-feira (3), um convênio de cooperação para implantação de cursos técnicos em mecânica nas cidades onde a Vale mantém suas operações. O objetivo é contribuir com a formação e qualificação de novos profissionais para o mercado de trabalho. A assinatura do convênio será realizada às 9h, na reitoria do IFPA, na avenida Almirante Barroso.
A primeira cidade a receber o curso é Canaã dos Carajás, no sudeste paraense, onde a Vale desenvolve o projeto de cobre. São 40 vagas ofertadas para alunos residentes naquele município. “Os alunos aprenderão a planejar, aplicar e controlar procedimentos de instalação e de manutenção mecânica de máquinas e equipamentos conforme normas técnicas e normas relacionadas à segurança”, explica Janaína Pinheiro, coordenadora de Projetos Estruturantes da Vale, no Norte.
Os interessados precisam se inscrever até esta segunda-feira, 3, por meio do site www.conceicaodoaraguaia.ifpa.edu.br ou na sede da Universidade Aberta do Brasil, rua Sucupira nº 01, Centro, em Canaã dos Carajás. O requisito é ter concluído o ensino médio.  (Diário do Pará)