Pesquisar este blog

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

SERRA PELADA: Terceirização e novas possibilidades


Para reestruturar seu quadro de funcionários, a Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral - SPCDM, resultado da sociedade entre a Colossus e a Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada - Coomigasp, realizou demissões no dia 03 de novembro de 2011, por conta da terceirização de alguns serviços.
De acordo com a nota divulgada pela parceria SPCDM, a reestruturação em seu quadro de funcionários marca uma nova etapa em sua trajetória, caracterizada pelo foco total em preparar as instalações para o início da operação do Projeto Serra Pelada. A nota reforça ainda que o projeto deve continuar sendo um importante empregador na região, assim como as empresas prestadoras de serviços.
Para os especialistas na área de gestão administrativa, a terceirização ou outsourcing é uma prática que visa à redução de custo e o aumento da qualidade. Pode ser usada em larga escala por grandes corporações e, observada principalmente em empresas de telecomunicações, mineração, indústrias etc. A mineradora Vale, por exemplo, mantém contratos de terceirização com quatro empresas da área da construção civil para desenvolver seus projetos Serra Leste e Cristalino, no município de Curionópolis. Especialistas afirmam ainda que pequenas e médias empresas também podem se beneficiar muito com essa prática, uma vez que elimina burocracias internas com as atividades-meio.
Sendo assim, todos ganham, a começar pelo próprio município de Curionópolis que terá aumento de sua arrecadação de impostos, visto que muitas dessas empresas terceirizadas poderão criar vagas de trabalho com a prestação de serviços disponibilizando mão-de-obra. Uma das exigências da SPCDM junto às empresas que serão contratadas para obras de construção é a de recrutar mão de obra local capacitada. A mineradora também programará uma eficaz fiscalização sob a gestão da mão-de-obra terceirizada.
As medidas tomadas pela SPCDM contam com o apoio das lideranças garimpeiras. Por outro lado a Coomigasp seguirá pelo mesmo caminho da terceirização de alguns de seus setores da gestão administrativa.

URNAS PARA PLEBISCITO CHEGAM A PARAUAPEBAS



Cerca de 365 urnas eletrônicas chegaram  nesta sexta-feira, 04,  no Cartório Eleitoral de Parauapebas.  As urnas serão utilizadas durante o plebiscito de dezembro, que decidirá sobre a possível divisão do Pará para a criação dos Estados de Carajás e Tapajós.  

Parauapebas tem 218.104 habitantes

Departamento de Vigilância Ambiental de Parauapebas, órgão ligado a Secretaria Municipal de Saúde, informou relatório do registro geral do município com dados de julho a agosto de 2011. Nele pode ser constatado uma divergência com os números informados pelo IBGE quando do Censo realizado em 2010. Pelos números do IBGE Parauapebas tinha, à época, exatos 153.908 habitantes. Já pela contagem da Vigilância Ambiental, que afirma ter percorrido e contado residência por residência, em todos os 55 bairros urbanos e 10 vilarejos da Zona Rural existentes no município, exatos 218.104 habitantes. A diferença no número de habitantes encontrados pelo Censo 2010 e pela equipe da V.A. é de 64.196 habitantes, muito alta e que merece ser discutida para que saibamos o porquê de tão alta diferença, já que seria impossível a população ter aumentado tanto em apenas oito meses.
Os números fornecidos pela Vigilância Ambiental que mostra um total de 55 bairros, 2.643 quarteirões, 76.916 residências, 2.918 pontos comerciais, 6.550 terrenos murados, 7.497 terrenos sem qualquer obra, e, pasmem, 26.831 animais domésticos (16.999 cães e 9.832 gatos) no município. clique aqui e veja Tabela dos Bairros

Fonte: Zedudu

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

La Niña antecipa o inverno no Pará -A previsão para Parauapebas é de muita chuva



Meteorologia diz que volume de precipitações será maior que o comum
Novembro terá chuvas acima do normal, marcando o início do inverno no Pará, segundo o Instituto de Meteorologia (Inmet). O sul do Pará já vive intenso período de chuvas. A antecipação das chuvas, que chegam entre a segunda quinzena de dezembro e janeiro, acontecerá este mês por causa do fenômeno La Niña, o oposto do El Niño, motivado por um resfriamento anormal do oceano Pacífico. "As temperaturas na costa da Austrália já evidenciam este resfriamento, por isso existe a possibilidade do La Niña adiantar o nosso período de chuvas. Mas ainda não está confirmado", explicou o coordenador do 2º Distrito de Meteorologia do Inmet em Belém, José Raimundo Abreu.
As chuvas em outubro ficaram acima da média para o período. "Outubro e novembro são os mais secos do verão paraense. Com certeza, a quantidade de chuvas este mês ultrapassou a média, que é de cerca de 100 milímetros", informou José Raimundo, e novembro não será diferente. São esperados cerca de 130 mm de chuvas em Belém. "Essa primeira semana de novembro, a partir do feriado, será marcada por uma maior frequência de pancadas de chuva. Não teremos predominância de céu nublado, mas o clima não será o normal do período".
Enquanto Belém ainda aguarda confirmação das suas alterações climáticas, o sul do Pará já vive um período de chuvas fortes. "Registramos cerca de 100 mm de chuva em um intervalo de 12 horas em Parauapebas. Esse volume é alto, quase equivale a um mês inteiro em Belém", informou o coordenador. Novembro deverá trazer ainda mais chuvas para o interior do estado. Nos municípios de Tucuruí, Parauapebas, Itaituba a previsão é de muita chuva. "Na região próxima a Marabá as chuvas terão menor intensidade, porém, mais ao sul do estado a previsão é de chuvas intensas". Devido às mudanças de pressão atmosférica causadas pelo fenômeno La Niña, ventanias como a que atingiu os bairros do Marex e CDP na tarde de domingo, 30, poderão acontecer no Estado. (O Liberal)

Caso Ana Karina: divulgada Sentença de Pronúncia

O juiz Líbio Araújo Moura, da Vara Penal de Parauapebas publicou hoje no site do TJ-PA sentença de pronúncia contra os réus Alessandro Camilo de Lima, Francisco de Assis Dias (Magrão), Florentino  de Sousa Rodrigues (Minego) e Grasiela Barros Almeida, acusados de ter tirado a vida  da comerciária Ana Karina Guimarães em 10 de maio de 2010. Segundo os autos, a vítima, Ana Karina, estava grávida de nove meses de Alessandro, seu algoz.
Com a publicação da sentença, os réus terão prazo recursal de cinco dias, a contar da intimação, para contestá-la. Vale lembrar que, conforme cita o magistrado em trecho da sentença “nenhuma das partes questionou vício num intervalo entre o recebimento da denúncia e o presente momento, significando dizer que nenhum ato judicial foi inquinado de mácula”.
Resta aguardar o prazo aberto para ver se haverá alguma contestação. Em caso positivo, os autos seguirão para Belém para serem analisados. Em caso negativo, o magistrado deverá marcar a data para que se forme o Tribunal do Júri. É importante salientar que mesmo que apenas um dos réus recorra o fato deverá acarretar em atraso no julgamento, impossibilitando-o de acontecer ainda esse ano.
Dr. Líbio Moura, sob a alegação de que “inexistem provas de que o denunciado soubesse ou anuísse ao intento criminoso dos demais envolvidos”, afastou a competência do Tribunal do Júri para julgá-lo, devendo o mesmo responder posteriormente apenas por porte ilegal de arma.
A ato processual hoje divulgado mostra a eficiência da justiça local no trato desse caso, que, apesar das dificuldades na realização dos atos processuais, tudo vez para tentar rapidamente concluir o processo. Para se ter uma ideia, o caso do goleiro Bruno, apesar de estar em uma comarca melhor aparelhada e com os réus no local ( os do caso Ana Karina estão presos em Belém, distantes 700 Km da Comarca) encontra-se na mesma fase processual do de Ana Karina.
Confira aqui o inteiro teor da Sentença de Pronúncia nos Autos 0003637-73.2010.814.0040, que já se encontra com 1.221 páginas. (Fonte: Zedudu)

IBOPE REVELA QUE 56% DA POPULAÇÃO PARAENSE É À FAVOR DA DIVISÃO

Pesquisa encomendada pela “TV Liberal” filiada a Rede Globo, ao IBOPE Inteligência, publicada neste domingo, 30 de outubro de 2011, revela que 32% da população paraense é contra a divisão do Pará, 56% é a favor e 12% está indecisa. A pesquisa, que foi realizada entre 05 e 09 de setembro, teve como amostragem Belém e mais 14 municípios de grande porte e ouviu 1.400 pessoas em 5 dias em: Abaetetuba, Altamira, Ananindeua, Barcarena, Cametá, Castanhal, Itaituba, Marituba, Marabá, Paragominas, Parauapebas, Redenção, Santarém e Tucuruí. Em se considerando a margem de erro apontada, 2,0% para mais e para menos, é possível concluir que a opinião da população paraense está à beira de uma divisão do Pará. Então ficariam os novos estados da Federação Brasileira: Carajás, Tapajós e novo Pará.

Parazão 2012: P. F. C se prepara para encarar Bragantino no Rosenão

Visando seu próximo compromisso diante do Bragantino no próximo sábado (5), às 20 horas, no Estádio Rosenão, pela terceira rodada da primeira fase do Campeonato Paraense de 2012, o Parauapebas Futebol Clube (PFC), vem treinando forte para estrear com vitória na competição diante da sua torcida.
O técnico Vitor Jaime vem intensificando os treinos da equipe em dois períodos pela manhã treino técnico e tático, já no período vespertino a movimentação fica por conta do coletivo, tudo para buscar o melhor entrosamento do time.
Segundo o comandante Vitor Jaime o momento agora e de acertar tudo que tiver de acertar durante essa semana, que antecede o confronto contra o Bragantino. “Essa semana estamos trabalhando duro todo o elenco para não ser surpreendido em casa e com certeza fazer uma partida memorável como espera a torcida dentro de casa”, comentou o técnico do PFC. Vitor também citou os erros cometidos na derrota para o Sport Belém e que em Parauapebas isso não pode acontecer. “Contra o Abaeté fomos muito bem resistimos a pressão e saímos de campo com a vitória, já contra o Sport Belém nossa equipe entrou com excesso de confiança e fomos surpreendidos com a derrota de 2 a 1”, alertou o Vitor. Para ele a derrota já foi superada e o time está focado no Bragantino que perdeu em casa e vem com tudo para cima do PFC em busca da reabilitação. Mais informações no site showdebola96.blogspot.com


REVISTA EXPRESSÃO - NOVA EDIÇÃO

Revista Expressão em sua Edição 12, vem destacando a cultura da região que luta para virar Estado 

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

ENCHENTE CAUSA PREJUIZO E GERA PROTESTO EM PARAUAPEBAS

A chuva ocorrida na última terça-feira causou grande prejuízo a comerciantes e moradores de Parauapebas no Sudeste do Pará.
A tempestade que veio acompanhada de muitos raios durou toda a madrugada de quarta-feira e inundou casas e alguns comércios próximos a Avenida Liberdade.
Em alguns locais a água chegou a mais de um metro acima do nível do chão e pela manhã muitos comerciantes ainda calculavam os prejuízos.
Moradores e comerciantes mais afetados pela enchente realizaram um protesto interditando a Avenida Liberdade e algumas ruas do Bairro Rio Verde com pneus, madeira e alguns objetos que ficaram danificados na inundação. O caos  no transito nas proximidades do mercado municipal só foi restabelecido às 16:00hs  
Entre as principais reclamações dos manifestantes está  o acumulo de lixo que acaba entupindo os bueiros e a falta de uma política pública de reestruturação  do escoamento da água em época de chuva naqueles locais.
À tarde o corpo de bombeiros foi chamado para apagar os piquetes de fogo montados pelos manifestantes.




terça-feira, 1 de novembro de 2011

DIA DE FINADOS REVELA AUMENTO DE MORTES EM PARAUAPEBAS


Dia de finados revela números assustadores de mortes por acidente, morte violenta por arma de fogo e arma branca em Parauapebas.
Só em um dos Cartórios de Registro Civil de Parauapebas no Pará, de janeiro a Outubro de 2011, foram registrados 317(trezentos e dezessete) registros de óbito. O numero pode ser ainda maior, em virtude dos indigentes que são enterrados sem identificação e de familias que não chegam a registrar a declaração de óbito que é entregue no hospital e deve ser levada à registro em Cartório.
Os números revelam que as mortes por doença estão em 3º lugar, em 2º acidente de trânsito e no ranking estãos as mortes violentas por arma de fogo e arma branca

CONCURSOS PÚBLICOS oferecem 34 mil - vagas com salários de até R$ 15 mil

Estão abertas 34.022 vagas de emprego em concursos públicos no país. Há oportunidades para todos os níveis – ensino fundamental (equivalente ao primeiro grau), ensino médio (equivalente ao segundo grau) e diploma universitário.
Há vagas no Brasil inteiro para professores, auxiliares administrativos, agentes penitenciários, técnicos em informática, guardas municipais, analistas judiciários, policiais, cozinheiras, pedreiros, médicos, entre outros cargos.
Os concursos acontecem em pelo menos 16 Estados: Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Ceará, Bahia, Pernambuco, Pará, Amazonas, Piauí e Paraíba.
A remuneração varia de R$ 525 até R$ 15.360, de acordo com cargo e nível escolar. O maior número de vagas oferecidas é da Secretaria de Educação de Minas Gerais. O órgão está procurando 21.337 profissionais para as instituições de ensino de todo o Estado. Para participar, é necessário ter ensino médio ou superior e preencher a ficha de inscrição para o concurso até 29 de novembro. Os salários oferecidos variam de R$ 911 a R$ 3.300.
As maiores remunerações são para as 89 vagas da Prefeitura de Santa Carmem, no Mato Grosso, que oferece salários de até R$ 15.360. O município está recrutando funcionários de diversas carreiras e todos os níveis de ensino. Os interessados devem fazer a inscrição até o próximo dia 4 de novembro.
Materia completa clique aqui

Confira o que funciona neste feriado pelo Dia de Finados

No feriado nacional desta quarta-feira, 2 de novembro pelo Dia de Finados, repartições públicas, comércio, bancos, escolas e supermercados estarão de portas fechadas. 
Supermercados
As grandes redes de supermercados estarão de portas fechadas nesta quarta-feira, 2 de novembro. Apenas pequenos supermercados de alguns bairros poderão funcionar, a exemplo do que acontece em outros feriados.
Bancos e Comércio
As agências bancárias funcionam até esta terça-feira, das 9h às 15h e estarão fechadas na quarta-feira, retornando às atividades na quinta-feira, 3. As lojas do Centro Comercial  também estarão fechadas em virtude do feriado nacional.
Repartições e hospitais
Todas as repartições públicas estarão fechadas nesta quarta-feira, 2, voltando ao funcionamento normal na quinta-feira, 3. Os hospitais e Unidades de Pronto Atendimento  funcionarão em regime de plantão.
 Unique Shopping
Para as lojas do Unique shopping Parauapebas o feriado é facultativo.